Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020


Recommended Posts

46 minutos atrás, pedro fioravante disse:

Os mais de 100 mm de chuva pra São Paulo foi pro saco? E pelo que vi tiraram bastante do frio pra cá também..........aí aí 

Para cá, o GFS aumentou o frio numa diferença de 2°C para baixo, mas o Europeu manteve, porém no domingo já aumentou as máximas consideravelmente. Mas o mais estranho é o canadense que tirou o frio de sábado e colocou no domingo e na segunda, o oposto dos outros modelos.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Matheus Vinicius said:

Tá ótimo, mas colocar máxima de 3, tu ver e ficar feliz com isso, aí volta pra 8... é decepcionante.

 

Flutuações nos modelos é completamente normal ainda mais que estão retratando um cenário para daqui 5-6 dias. Se eu não me engano, para este dia a máxima seria invertida, e não seria dos 3°C durante a tarde. Ele se daria durante as primeiras horas da madrugada. E fora que 3°C em Curitiba durante a tarde é um evento bemm raro. também não da para se iludir com previsão do tempo a médio/longo prazo. Nós teremos uma definição mais exata de como será dia 21/22 apenas na quarta e quinta feira. E caso houver neve, a previsão será horas antes do evento.

Edited by GabrielG.
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Daniel Lisboa disse:

O GFS  e o CMC continuam bons para SP e o centro-oeste. Para o resto do Sudeste, de fato deu uma leve piorada. 

 

 

Eu geralmente me baseio mais no europeu, pelo menos o pouco que acompanho o ECMWF pega melhor a situação sinótica que o GFS e muito melhor que o CMC em quase todas as situações. Pra falar verdade tem muito tempo que não olho mais CMC, meus preferidos são ECMWF e ICON.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Caio César disse:

Comparação do perfil da atmosfera entre rodadas GFS para a mesma coordenada da região de São Joaquim em nevadas recentes e a projeção desta próxima:

 

T850, T800, T750, T700, T650, Prec

 

Rodada 00Z de 04/08/2010 - 40cm de neve cairam na região

 


+  0.     -0.6           -0.9           -2.3           -3.2           -4.3           0.00
+  3.     -0.7           -0.6           -2.1           -3.3           -3.9           0.08
+  6.     -0.9           -1.1           -2.9           -3.3           -4.2           0.00
+  9.     -0.6           -1.4           -2.9           -3.1           -3.9           0.00
+ 12.      0.2           -0.8           -2.1           -2.7           -3.8           0.02
+ 15.      2.3           -1.2           -2.9           -3.6           -4.2           0.00
+ 18.      1.9           -1.2           -3.8           -6.1           -7.0           0.03
+ 21.      1.3           -0.6           -3.1           -5.5           -6.4           0.00
+ 24.      1.5           -0.5           -3.2           -6.1           -6.9           0.02
+ 27.      2.0           -0.2           -3.0           -5.7           -7.8           0.00
+ 30.      2.2           -0.2           -2.8           -5.3           -8.6           0.00
 

 

Rodada 06Z de 26/06/2011 - Quando caíram de 1cm a 10cm pela região.

 


+  0.      8.6            6.5            4.0            1.1           -2.4           6.40
+  3.      7.3            5.2            3.0            0.5           -2.6           6.80
+  6.      5.5            3.2            1.1           -0.1           -3.8           2.01
+  9.      3.2            0.6            0.7           -0.6           -3.5           0.21
+ 12.      1.0           -2.3           -1.3           -2.5           -4.3           0.00
+ 15.     -1.0           -4.1           -4.2           -3.2           -5.2           0.00
+ 18.     -1.8           -5.4           -4.9           -3.8           -6.0           0.00
+ 21.     -2.5           -5.1           -4.5           -5.8           -7.3           0.00
+ 24.     -3.2           -3.3           -4.9           -7.2           -9.3           0.00
+ 27.     -3.2           -1.9           -3.8           -6.6          -10.1           0.00
+ 30.     -1.7           -0.2           -2.0           -4.9           -9.0           0.00
 

 

 

Rodada 18Z de 21/07/2013 - Apenas alguma acumulação no Cruzeiro no dia 22/07 e nevasca histórica em grande parte de SC entre os dias 22 e 23/07.

 

Campo de T500mb adicionado.

 

 


+ 21.     -1.1           -1.6           -2.5           -3.1           -5.0          -11.7           0.73
+ 24.     -0.7           -2.3           -2.6           -3.8           -5.7          -11.7           0.32
+ 27.     -0.8           -3.8           -4.1           -6.3           -8.2          -13.2           0.28
+ 30.     -1.9           -4.0           -5.0           -7.3           -9.6          -13.4           0.00
+ 33.     -3.4           -4.7           -6.2           -8.5          -10.1          -13.6           0.00
+ 36.     -4.8           -6.2           -7.9           -9.9          -11.7          -15.1           0.00
+ 39.     -5.1           -6.4           -8.3          -11.5          -14.4          -15.1           0.00
+ 42.     -5.1           -7.4           -9.1          -12.2          -16.2          -19.3           0.00
+ 45.     -3.6           -7.4           -9.1          -12.1          -15.9          -25.6           0.00
+ 48.     -1.2           -4.7           -5.2           -8.2          -11.4          -24.4           0.00
+ 51.     -1.6           -4.1           -3.5           -5.6           -9.2          -18.6           0.00
+ 54.     -2.8           -2.8           -2.4           -5.2           -8.7          -16.6           0.00
+ 57.     -2.5           -0.6           -1.8           -5.0           -8.5          -17.8           0.00
 

12Z 16/08/2020 - Quantos cm cairão na região?

 

Campo de T500mb adicionado.

 


+ 99.      0.5           -0.4           -1.2           -4.3           -6.9          -15.6           0.11
+102.      0.8           -3.0           -3.6           -4.9           -7.7          -14.7           0.04
+105.     -1.3           -5.0           -6.7           -6.2           -8.4          -16.2           0.00
+108.     -3.0           -6.2           -7.3           -6.8           -9.0          -15.7           0.00
+111.     -4.3           -7.0           -7.3           -7.0           -9.9          -17.3           0.00
+114.     -4.5           -6.2           -7.3           -9.0          -11.1          -19.0           0.00
+117.     -4.9           -5.8           -7.9           -9.9          -12.0          -20.0           0.00
+120.     -4.3           -5.7           -7.8          -10.8          -12.8          -20.7           0.00
+123.     -2.2           -5.7           -7.6          -10.6          -13.6          -21.4           0.01
+126.     -1.3           -4.8           -7.8          -10.7          -14.4          -22.6           0.45
+129.     -1.6           -4.8           -7.5          -10.8          -14.6          -23.6           0.41
+132.     -1.7           -4.9           -6.7           -9.3          -13.5          -25.2           0.12
+135.     -1.1           -4.5           -5.0           -8.1          -12.8          -25.6           0.24
+138.     -0.9           -2.9           -5.0           -7.5          -11.8          -21.8           0.25
+141.      0.0           -3.3           -3.8           -6.3          -10.2          -18.2           0.10
+144.      0.6           -2.0           -2.7           -5.8           -7.7          -17.1           0.03
+147.      2.5           -1.4           -3.2           -4.4           -5.5          -17.0           0.03
+150.      3.8           -0.5           -3.1           -3.5           -4.3          -16.6           0.16
+153.      2.0           -1.0           -1.9           -1.6           -3.2          -16.8           0.09

 

Esta próxima onda de frio tem potencial semelhante a 2013 na região de São Joaquim, nesta mesma coordenada que acompanho e comparo há anos, estando mais úmida e com maior potencial de precipitação.

 

Como em 2013 é possível observar um rápido resfriamento em 500mb, o que denota a passagem de um cavado em altos níveis, situação que é corroborada pelos índices e imagens da vorticidade neste mesmo nível da atmosfera.

 

Há que se observar também a persistência da precipitação projetada para a região, que pode continuar até o final da tarde de sábado, com a atmosfera ainda congelada a partir de 2000m, cenário que estende a janela de neve para os pontos acima dos 1600m até as 18h de sábado.

 

Destaca-se que a rodada numérica para esta oportunidade aparece ainda bastante DISTANTE no campo de confiabilidade em relação as demais apresentadas, o que sugere possíveis ajustes no decorrer do tempo e aproximação com a ocorrência do cenário de fato.

 

De todo o modo, fica registrado para pesquisa futura e avaliação da efetiva ocorrência do cenário apresentado para este possível episódio de neve, que os modelos sugerem estar distante  96h a 120h do presente momento. 

 

 

 

Juro que entrei no fórum para comentar: 

" Caio poderia aparecer com a opinião dele".

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Todas as capitais do Sul, Sudeste e Centro-oeste, além de Porto Velho e Rio Branco no norte, terão mudança considerável no tempo no final da próxima semana devido à gigante polar que vai rasgar a América do Sul. Alguns locais serão mais atingidos que outros, lógico, porém haverá mudanças relevantes generalizadas. Até mesmo Vitória-ES, no litoral norte do sudeste (área péssima pra continentais), terá queda de temperatura bem marcada no dia 22.

 

A única exceção fica para a região de Brasília - DF que, pelo tempo.com, deve passar a segunda quinzena completamente alheia à bagunça meteorológica que está chegando:

 

544847704_Semttulo.png.b5f3f4cfc7d8c71e156cb9bad6fe677d.png

 

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Eu geralmente me baseio mais no europeu, pelo menos o pouco que acompanho o ECMWF pega melhor a situação sinótica que o GFS e muito melhor que o CMC em quase todas as situações. Pra falar verdade tem muito tempo que não olho mais CMC, meus preferidos são ECMWF e ICON.

 

Tenho observado atentamente as rodadas dos últimos dias. Pelo que observei neste caso dessa MP em especial, o GFS está mais estável em relação aos demais. CMC muda muito de rodada a rodada, e o Europeu começou a ficar mais estável agora também. 

 

Pelo GFS temos para minha região uma MP MUITO FORTE, pelo Europeu é uma MP normal (bloqueada). Vamos ver quem determinará o ajuste fino por essas latitudes mais baixas. 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Renan disse:

 

Tenho observado atentamente as rodadas dos últimos dias. Pelo que observei neste caso dessa MP em especial, o GFS está mais estável em relação aos demais. CMC muda muito de rodada a rodada, e o Europeu começou a ficar mais estável agora também. 

 

Pelo GFS temos para minha região uma MP MUITO FORTE, pelo Europeu é uma MP normal (bloqueada). Vamos ver quem determinará o ajuste fino por essas latitudes mais baixas. 

O GFS está mais estável desde o final de junho do ano passado, sendo ele o primeiro a detectar aquela massa polar muito intensa, neste ano ele tem errado menos do que o ECMWF, por mim merece um pouco mais de atenção. Um cenário provável seria a mescla entre os extremos (GFS com frio histórico e ECMWF com frio normal), neve nas serras gaúchas, catarinenses e parte do Paraná e alguma precipitação invernal em Curitiba (podendo ser neve ou chuva congelada).

De qualquer forma, se continuarnas projeções de frio histórico como está, a população precisa ser avisada.

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Renan disse:

 

Tenho observado atentamente as rodadas dos últimos dias. Pelo que observei neste caso dessa MP em especial, o GFS está mais estável em relação aos demais. CMC muda muito de rodada a rodada, e o Europeu começou a ficar mais estável agora também. 

 

Pelo GFS temos para minha região uma MP MUITO FORTE, pelo Europeu é uma MP normal (bloqueada). Vamos ver quem determinará o ajuste fino por essas latitudes mais baixas. 

Não consegui visualizar o GFS hoje. Parece que não está rodando direito. O que ele mostrou na 12Z? As tardes frias de sexta e sábado continuam de pé?

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Em Blumenau também vamos tendo um dia escuro e agradável, faz 17,5C/88% com leve brisa de leste.

 

Esse agosto é muito fácil de dividir entre antes do dia 11 e depois do dia 11 aqui em Santa Catarina. Fomos de seco + tédio pra úmido + dinâmica e agora parece que teremos uma forte onda de frio. Ainda há tempo pra consertar as médias de Agosto/2020!!

Tem tudo pra ser o melhor mês do ano meteorologicamente falando, quem sabe não role uma chuva congelada em algum canto do Vale?

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Dia bem mais fresco e nublado do que o previsto hoje no Rio. Aqui em Ipanema ficamos entre 20 e 22°C o dia todo sem sinal de sol e até uma chuvinha por cerca de uma hora no começo da tarde. Dia feio para um domingo, mas tá valendo. Ontem fez sol, mas ventou muito e nublou no fim do dia, mar agitado e muita areia na cara quando me arrisquei na praia. Pra semana, amanhã deve ser uma réplica de hoje com talvez algum sol, quarta faz calor e depois a chuva e o frio vêm, só falta saber em qual intensidade. Agora 21°C.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Patrick Ribeiro disse:

Não consegui visualizar o GFS hoje. Parece que não está rodando direito. O que ele mostrou na 12Z? As tardes frias de sexta e sábado continuam de pé?

 

Sim, estão mantidas as tardes frias. Na 18Z, além da tarde fria no Sàbado, o GFS meteu 6C pra cá no Domingo de manhã. Baita frio.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Victor Naia disse:

Para Varginha, bem no meio do Sul de Minas, a previsão está péssima. Nada de frio. Só chuva, que de fato precisamos. Até terça feira à noite, vou analisar em reservar pousada em Itamonte. Caso a chance de neve seja inexistente, vou p/ Monte Verde.

 

 

 

Será que vai repetir Julho de 2013 em Minas ? Espero que não. Esse cavado só precisa fazer esse ar gelado subir mais um pouco pra cá. Na torcida para que a alta pressão não seja tããããão continental assim.

  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Renan disse:

 

Sim, estão mantidas as tardes frias. Na 18Z, além da tarde fria no Sàbado, o GFS meteu 6C pra cá no Domingo de manhã. Baita frio.

Espero que o GFS vença essa. Pelo Europeu, também teríamos tardes frias, mas nada de espetacular. Só que as mínimas pra cá a partir do domingo seriam bem decepcionantes pra uma MP tão forte. Mal desceríamos dos 10°C.

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites


Isso não é janela de neve... é uma porteira cenario preocupante comesa a ser desenhado para evento extremo de frio e neve...

Em 58 foram mais de 1 metro acumulado... Antes de comesarem a falar que antigamente era mais frio... durante toda a decada de 50 moreram centenas de pessoas vitimas de insolação... era comum eventos extremos de calor 

image.thumb.png.0c10de1cab5e9d6ed6c277bd2b5db347.png 

Edited by carlex
  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Renan disse:

 

Será que vai repetir Julho de 2013 em Minas ? Espero que não. Esse cavado só precisa fazer esse ar gelado subir mais um pouco pra cá. Na torcida para que a alta pressão não seja tããããão continental assim.

Em 2013, aqui o frio chegou dia 25 para valer aqui. Máxima de 12. Dia 26 mínima de 5. Nada espectacular comparado ao interior de SP, mas foi frio. Na fazenda formou geada dia 26 até 29. Lembro bem. Dias antes, peguei este friozão em Londrina, e chuva congelada em Apucarana (2°C) - além de 6°C à tarde na Serra de Mairiporã com chuva no dia 24.

 

Vamos torcer Renan. Tomara que não seja tão continental como hoje está programada. Mas p/ JF, zona da Mata, RJ ainda sobraria alguma coisa. Meio do Sul de Minas, centro oeste do estado nada. 

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Chuva acumulada prevista para os próximos 10 dias

 

Europeu 12z

Apesar de ter voltado a enfraquecer o frio em São Paulo, ao menos melhorou um pouco a expectativa de chuva para os próximos dias em áreas do estado e outras áreas do sudeste.

Agora indica bons acumulados também para o Vale do Paraíba, Região de Campinas. Melhorou um pouco também para o sul de Minas Zona da Mata.

idSpZyF.png

dizLLZ7.png

 

 

GFS 18z

Leve piorada em relação a 18z de ontem postada por mim por aqui.

1z do europeu está melhor.

rHObGwx.png

PmRhf6R.png

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite bazianos, será uma semana interessante de muitas expectativas devido a onda de frio e sua intensidade, além da possível queda de neve e sua abrangência, cada rodada nova dos modelos é um novo dado a ser analisando por isso bom ter cautela, o otimismo é grande, certamente o momento mais esperando da estação.

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, Renan disse:

Agosto 1999 X Agosto 2020:

 

5e3c48a7-732c-4a94-8ed2-07b231485d62.jpg.f1191e9c737dd8f9909c536f572b0c47.jpg

 

gfs-deterministic-samer-t850-8054400.thumb.png.e05db9608752ce6877c61108b070bd0e.png

 

Em algumas rodadas, como as de ontem do GFS e CMC as semelhanças sinóticas e do padrão de advecção em 850hpa eram ainda mais assustadoras.

 

Ao que parece os modelos estão caminhando para um meio termo entre as propostas mais brandas do Europeu e as mais agressivas do GFS+CMC.

 

Se a tendência de retirada não for muito progressiva nas próximas rodadas, podemos esperar a devolução de parte do frio pelos modelos, quando o sistema estiver rompendo sobre o continente. Essa dinâmica de recuo pra depois se aproximar novamente de rodadas mais fortes é comum em MPs potentes. Ficamos no aguardo 🙏

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Bruno D disse:

 

Em algumas rodadas, como as de ontem do GFS e CMC as semelhanças sinóticas e do padrão de advecção em 850hpa eram ainda mais assustadoras.

 

Ao que parece os modelos estão caminhando para um meio termo entre as propostas mais brandas do Europeu e as mais agressivas do GFS+CMC.

 

Se a tendência de retirada não for muito progressiva nas próximas rodadas, podemos esperar a devolução de parte do frio pelos modelos, quando o sistema estiver rompendo sobre o continente. Essa dinâmica de recuo pra depois se aproximar novamente de rodadas mais fortes é comum em MPs potentes. Ficamos no aguardo 🙏

Pelo ECMWF, que possui o cenário mais leve para o frio; a massa polar será continental bloqueada no Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a neve vai ocorrer nas serras gaúchas e catarinenses, o Sul, SP, MS, sul/oeste do MT, RO e AC terão frio intenso, os demais estados não sentirão nada. Já pelo GFS e CMC; teremos uma massa polar histórica que vai chegar até o Tocantins, grande parte do Pará e norte do Amazonas. O Sul do país ficará encoberto na neve, que pode ocorrer também no Sul de São Paulo e no Parque Nacional do Itatiaia; metade do país vai registrar mínimas abaixo dos 10 graus e a geada será ampla.

Minha aposta é uma mistura entre esses extremos; neve com acumulação entre o RS e sul do PR,  possível ocorrência em Curitiba e no Parque Nacional do Itatiaia, geadas no Sul, SP, MS, sul de Minas/Triângulo Mineiro e região serrana do RJ. Frio intenso no centro-sul como um todo, além de RO, AC e sul do AM.

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Victor Naia disse:

Fantástico. SP registrou quanto em agosto de 1999? Infelizmente as estações de Lambari, Lavras, Machado e Caldas não achei os dados neste evento. JF brilhou. Sub-10 à tarde. 

Nevou no Itatiaia?

 

Em São Paulo o auge da MP teve os seguintes registros:

 

IAG: Max/Min

 

 

14/08/1999: 15,7/7,2

15/08/1999: 10,1/5,4

16/08/1999: 14,7/6,2

17/08/1999: 17,9/9,0

 

Mirante: Max/Min 

 

14/08/1999: 19,2/8,0

15/08/1999: 12,2/5,4

16/08/1999: 16,6/5,4

17/08/1999: 20,5/7,8

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Pelo ECMWF, que possui o cenário mais leve para o frio; a massa polar será continental bloqueada no Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a neve vai ocorrer nas serras gaúchas e catarinenses, o Sul, SP, MS, sul/oeste do MT, RO e AC terão frio intenso, os demais estados não sentirão nada. Já pelo GFS e CMC; teremos uma massa polar histórica que vai chegar até o Tocantins, grande parte do Pará e norte do Amazonas. O Sul do país ficará encoberto na neve, que pode ocorrer também no Sul de São Paulo e no Parque Nacional do Itatiaia; metade do país vai registrar mínimas abaixo dos 10 graus e a geada será ampla.

Minha aposta é uma mistura entre esses extremos; neve com acumulação entre o RS e sul do PR,  possível ocorrência em Curitiba e no Parque Nacional do Itatiaia, geadas no Sul, SP, MS, sul de Minas/Triângulo Mineiro e região serrana do RJ. Frio intenso no centro-sul como um todo, além de RO, AC e sul do AM.

 

Eu estou de acordo com você. Meio termo entre as rodadas mais extremadas do GFS e a brandura do Europeu em algumas rodadas. Como bem disse o Bruno ali atrás, também temos a questão dos modelos historicamente devolverem uma parte do frio faltando poucos momentos. Acredito em um belíssimo evento, que será lembrado mais do que Julho de 2013 para o Brasil como um todo. Será uma MP mais democrática que aquela.

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Confused 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, carlex disse:

Compartivo entre a difere nça de temperatura do modelo GFS (+frio em azul) e Europeu (+frio em vermelho)...

 

ezgif-6-04ef2f6da49d.thumb.gif.bf5e6d3e7817ace689d80e99b53ea256.gif

 

Show...

Ambos os modelos (linhas azul e vermelha) apontam um enorme cavado.

Digno de eventos históricos.

Acho que o Europeu ao pouco deve se render ao previsto pelos demais.

Vai ser algo bem forte!

 

503871283_Screenshot_20200816-230225_SamsungInternet.jpg.e1fdc9f69e926de6134e62743047b839.jpg

 

Aliás, tem algum nome técnico e específico para estas formações? Lembro que ano passado tivemos também.

 

Edited by Maicon
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Radar de São Roque mostra que nessa noite a grande área de chuva continua atuando no sudeste paulista.

Aqui na capital, apenas céu nublado (assim como foi o resto do dia).

Z4Z2ovP.jpg

 

 

Apesara da nebulosidade e da umidade, as temperaturas têm uma certa variação nas estações do CGE.

Enquanto no extremo sul faz 15 graus, em áreas próximas ao centro, faz 18/19 graus.

5RT6K99.png

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Rafael disse:

Parece que as matérias da Metsul voltaram a ser gratuitas para o público. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Patrick Ribeiro disse:

Não consegui visualizar o GFS hoje. Parece que não está rodando direito. O que ele mostrou na 12Z? As tardes frias de sexta e sábado continuam de pé?

Acho que o que não ta rodando direito é a sua net, pô, toda hora uma coisa não funciona.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Renan disse:

 

Eu estou de acordo com você. Meio termo entre as rodadas mais extremadas do GFS e a brandura do Europeu em algumas rodadas. Como bem disse o Bruno ali atrás, também temos a questão dos modelos historicamente devolverem uma parte do frio faltando poucos momentos. Acredito em um belíssimo evento, que será lembrado mais do que Julho de 2013 para o Brasil como um todo. Será uma MP mais democrática que aquela.

Falar que vai ser mais lembrada que julho de 2013 acho que já é demais, certo que em 2013 MG e RJ não teve nada de histórico, e BH teve até a maior máxima para julho. Mas 2013 foi realmente muito forte para as regiões realmente afetadas, e só pela quantidade de neve que caiu, já bota essa que vai vir no chinelo (pelo menos pelo o que os modelos mostram).

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Até agora a mínima e máxima absoluta de 2020 em Primavera do Leste no INMET são respectivamente 10,2 C em 24 de maio e 35,2 C em 16 de janeiro e hoje, também hoje a umidade chegou a 14%, mas após um bimestre junho-julho monótono, agora começa a semana climática mais interessante do ano, pois poderá haver a quebra de recordes anuais tanto de calor como de frio, quase simultâneos.  

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

Falar que vai ser mais lembrada que julho de 2013 acho que já é demais, certo que em 2013 MG e RJ não teve nada de histórico, e BH teve até a maior máxima para julho. Mas 2013 foi realmente muito forte para as regiões realmente afetadas, e só pela quantidade de neve que caiu, já bota essa que vai vir no chinelo (pelo menos pelo o que os modelos mostram).

 

Por isso eu disse que é para o Brasil em geral. Mas tem razão, enquanto esse evento não acontece é melhor a gente não fazer comparações.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

FREEMETEO (ESSA PROJEÇÃO É PRA GUARDAR NO MURAL):

DE QUASE QUASE 40°C A 5°C.

 

422641319_Screenshot_20200817-000910_SamsungInternet.thumb.jpg.3cf161d8c0743466ba62e380d131026f.jpg

 

Nenhum destes dois extremos é fácil de bater. Já pensou registrá-los em menos de 48hs!

 

Pelo multimodal os extremos vão de 40°C a quase 0°C.

 

1541916275_Screenshot_20200817-001725_SamsungInternet.thumb.jpg.ea7a1ab0178a217a3df0b300d972f896.jpg

Edited by Maicon
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Para São Paulo será a semana com os registros de menores temperaturas máximas, durante a tarde, neste ano. 

 

Fiz um levantamento da quantidade de dias com marcas abaixo dos 14°C que ocorreram no MIRANTE, às 18 UTC, no período de 2000 a 2019 (meses de Maio / Junho / Julho / Agosto / Setembro).

 

Seguem os números:

 

TEMPERATURA MÁXIMA

QUANTIDADE

Até 9,9°C

03

10,0°C a 10,9ºC

04

11,0°C a 11,9°C

13

12,0°C a 12,9°C

31

13,0°C a 13,9°C

27

 

Obs.: - Em 26/09/2012 (no início da primavera), o MIRANTE registrou uma temperatura máxima de 11°C às 15 horas!!

- Em 2020, o menor registro no MIRANTE, às 15 horas, está em 14,4°C.

- Nesta semana, acredito que teremos uma máxima na casa dos 11°C sendo registrada durante a tarde no MIRANTE (em outras regiões da cidade os números podem ser menores).

Edited by A.Carlos
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Maicon disse:

FREEMETEO (ESSA PROJEÇÃO É PRA GUARDAR NO MURAL):

DE QUASE QUASE 40°C A 5°C.

 

422641319_Screenshot_20200817-000910_SamsungInternet.thumb.jpg.3cf161d8c0743466ba62e380d131026f.jpg

 

Nenhum destes dois extremos é fácil de bater. Já pensou registrá-los em menos de 48hs!

Pra essa semana está mesmo prevista uma onda de calor seguida de uma onda de frio em parte do Sudeste e Centro-Oeste. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.