Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bruno D

Members
  • Posts

    973
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

Bruno D last won the day on June 8

Bruno D had the most liked content!

1 Follower

About Bruno D

  • Birthday 11/16/1991

Location

  • Location
    São Paulo - SP

Recent Profile Visitors

1987 profile views

Bruno D's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

12.6k

Reputation

  1. O pessoal desapegou mesmo... Não é de hoje, que eu vejo grandes eventos, não gerando grandes repercussões por aqui. Em outros tempos, um setembro como o atual, geraria um tópico com recorde de páginas para o padrão do mês.
  2. Por esse mapa parece haver um bipolo entre os oceanos do hemisfério sul e os do hemisfério norte.... Um predominantemente acima da média, e o outro abaixo. Com o destaque do hemisfério sul ter muito mais superfície oceânica.... Imaginando que a troca de calor e a circulação promovida por isso, esteja bem pouco habitual entre os dois hemisférios.
  3. GFS 18z mantendo a aposta alta... Quando já tá faltando menos de 130 horas, não é uma apostas das mais cegas, alguma coisa diferente o modelo captou, e decidiu não soltar mais.
  4. Minha decepção neste evento tá sendo hj... Apostava nuns 11,x°C de máxima em São Paulo... Mas esquentou mais do que era projetado em meados da semana.
  5. Bom dia pessoal. Alguns bairros totalmente urbanizados já mergulhados no sub-10°C em São Paulo. Vila Mariana (CGE): 9,7°C Campo Limpo (CGE): 9,7°C E muitos já nos 10°C... Pelas últimas rodadas isso só ia acontecer no meio da tarde.
  6. Tava olhando agora uma MP com características um pouco parecidas, com a massa de ar frio que se aproxima: Erupção polar do começo de Agosto de 1991 Temos um anticiclone com morfologias muito parecidas: uma invasão continental com evolução híbrida e maritimização nós arredores de RS. Essa próxima MP tem um início ainda mais continental, o que irá trazer um pico de advecção mais robusto para a Região Sul... Entretanto a ASAS no Atlântico está mais forte agora, o que poderá gerar um retardamento mais acentuado da migração do sistema frontal de SP pra cima. Naquela ocasião em Agosto de 1991, o Mirante de Santana teve as seguintes marcas: DATA: MIN / MAX 01/08/1991: 16,0 / 26,4 02/08/1991: 6,4/ 12,2 03/08/1991: 6,8/ 11,8 04/08/1991: 6,8/ 19,4 05/08/1991: 6,6/ 25,2 Com esses dados, é possível imaginar que existe uma possibilidade das temperaturas mínimas estar sendo subdimensionadas na região. Olhando a data de 02/08/1991, vemos que o mirante encostou nos 6,4°C mesmo com tempo úmido, nublado e chuvoso. Algo parecido pode acontecer na sexta e no sábado. Sinótica dos eventos:
  7. Exageraram nas mínimas baixas, e em compensação jogaram 18°C de máxima no sábado 😂😂😂😂😂.... O europeu deu uma reduzida na força advecção, mas os dados até a última rodada apontava chances de mínimas entorno de 7°C mesmo com nebulosidade só pela força do ar frio em si. Agora talvez uns 7,x°C (8) rolê no Mirante, vamos vê se devolvem a advecção excepcional em cima do laço 😂😂😂
  8. Isso. O bloqueio é aquela área de alta pressão bem forte que tá ali no meio do Atlântico. Por isso o evento vai ser de um frio úmido em São Paulo, a frente vai ficar estacionada ao largo do sudeste por um tempo.
  9. Europeu parece ter dado uma acanhada na advecção, ao passo que mostra 1036hpa em Santa Catarina, eu não me lembro de uma pressão dessas centrada ali... Mas acho que as temperaturas parecem um tanto quanto modestas para mínimas no sábado, um anticiclone pesado desses passando após uma poderosa advecção, é pra dar negativas generalizadas por toda a região, ainda mais que nuvens só parecem que irão afetar o extremo leste do PR, talvez SC.
  10. GFS 12z (1035hpa) no nordeste de SC... Tou sentindo que o frio em superfície está meio subdimensionado. Imagino mínimas muito baixas generalizadas na região sul. E até mesmo São Paulo com muita nebulosidade pode ter uma mínima na casa dos 6,x°C na madrugada de sexta para sábado. (A temperatura promete ficar por muitas horas na casa dos 1/3°C em 850°hpa na região), então difícil o Mirante não encostar nos 7°C ou mesmo abaixar disso, ele se dá bem com frio de advecção como este. Se nada mudar não descarto uns 8,x°C na leitura das 15hrs (18UTC) de sexta, e uma mínima de 6,x°C no sábado.
  11. Essa próxima MP, pode ser uma versão de Agosto bloqueada da MP do final de Julho de 2007... Seria uma versão mais robusta em termos de advecção em 850°hpa no Sul, porém mais limitada em muitos aspectos devido ao bloqueio. Esse aspecto de bloqueio vai impedir o frio excepcionalmente democrático na totalidade leste do país, mas a característica híbrida do anticiclone, com isobaras na diagonal deve provocar um bom evento de frio na maior parte do leste do Sudeste. O grande destaque tem tudo pra ser o Leste de São Paulo, o evento de Julho de 2007, já foi excepcional em termos de frio de máximas, mas o próximo evento tem ingredientes a mais para um frio diurno ainda mais robusto nas terras paulistanas (A advecção será mais forte durante o seu pico, o que coincide com a disponibilidade de umidade e nebulosidade gerada pela presença do bloqueio), esses ingredientes somados devem gerar ao menos duas tardes completamente geladas na capital paulista (sexta e sábado).... Isso mantendo os últimos prognósticos. Aspectos de diferenciação: O próximo anticiclone rompe no continente de maneira muito mais continental do que o de Julho de 2007, o que explica a advecção mais forte no sul na camada 850°hpa. Mesmo híbrido desde de seu início, o anticiclone de 2007 era mais robusto e amplo, e ausência de bloqueio pronunciado, fez com ele jogasse suas isobaras por uma ampla área do leste do país, o futuro anticiclone vai evoluir de forma hibrida, mas o bloqueio vai limitar seu raio de ação, ele não vai muito além do leste de MG/RJ em seu pico. O futuro evento deve se destacar no frio de Máximas, enquanto Julho de 2007 foi um evento bom no geral: Máximas e Mínimas em uma ampla área do país. Um timing diferente, ou uma advecção mais robusta ainda de SC para cima, poderia gerar alguma precipitação invernal de rabeira de frente no PR ou até mesmo nas terras altas do extremo sul de São Paulo, alguns detalhes diferentes na sinótica e na evolução dos sistemas poderia gerar um evento do tipo.
  12. Pelo Europeu existe indicativos de uma atmosfera congelada a partir de 850hpa na manhã de sexta pela manhã, se a chuva se postergar para além da madrugada de sexta, não pode se descartar alguma precipitação invernal na região de Apiaí, pelos dados da 00z do Europeu.
  13. Vai rolar uma combinação de frio fortíssimo e alta umidade no leste do Sudeste, mas por hora me parece que advecção fria em 700hpa está bem limitada de SP pra cima, mas com alguns ajustes pode ser que aconteça. Se as camadas congelantes chegarem na região do PNI vai ser a nevada mais forte desde de 85 por lá. Os modelos não devem ser muito assertivos na região possivelmente tbm.
  14. GFS 18z mantém muito do que já foi mostrado nas 12z, essa sinótica que já vinha sendo sugerida pelo Europeu desde ontem, está praticamente se consolidando nos cenários dos principais modelos. O que mostra uma concordância relativamente alta, o que melhora os prognósticos, principalmente caso não existam grandes alterações nas próximas rodadas. Ainda assim, percebe-se que o americano botou um pouquinho mais de força no anticiclone, que agora pode bater os 1034hpa entre o nordeste de SC e leste do PR. Pela força do sistema e da advecção, me parece que tem chances do frio em superfície está sendo um pouco subestimado no sul.
  15. Pelo Europeu 12z, São Paulo poderia sair de uma tarde com 29°C (na quinta) para outra com temperatura ao redor dos 9°C (na sexta)... Se algo deste tipo acontecer vai ser uma mudança um tanto radical, vai surpreender muitos paulistanos. E essas mudanças radicais, geralmente impactam muito mais em termos de sensação térmica, ou mesmo de experiência climática no geral.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.