Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation since 09/01/22 in all areas

  1. Bom início de tarde a todos. Ontem passei por um terrível momento na estrada entre Lima Duarte e Juiz de Fora. Aconteceu que, por volta das 22:40, enquanto retornava para Juiz de Fora, eu sofri um acidente envolvendo uma vaca que estava no meio da estrada e, com a forte batida, ela foi arremessada alguns metros para o acostamento, morrendo instantaneamente. E eu, por um milagre de Deus, não sofri QUALQUER FERIMENTO, estou intacto ! O carro provavelmente terá perda total, mas tem seguro e isso pouco está me importando (danos materiais). Enfim, só queria compartilhar com vocês essa experiência para dizer que precisamos estar MUITO ATENTOS na estrada sempre. Não subestimem os riscos que podem estar por toda parte. Passado o grande susto, estou aqui em casa curtindo o dia mais quente desde Março, com forte pré frontal e temperatura de 32°C neste momento na minha estação. Céu claro e muita fumaça.
    33 points
  2. Ontem foi um dia histórico em minha vida: ouvi um trovão em setembro pela primeira vez. Foram vários trovões que ouvi. Entre 18h e 19h relâmpeou sem interrupções, especialmente ao sul de Queimada Nova. Essas descargas elétricas foram frutos desses núcleos: O aeroporto de Petrolina também reportou trovoadas. A última vez que isso tinha ocorrido em setembro foi em 1976. Aqui em Queimada Nova o acumulado ficou em 6 mm. Desde 2013 quando registro dados daqui, esta é apenas a segunda vez que chove em setembro. Em outras áreas o acumulado foi bem superior. Em São João do Piauí, cuja média de setembro é de míseros 1,3 mm, teve 54,8 mm nas últimas 24h - 42 vezes acima da média mensal. Só isso faz deste o 3º setembro mais chuvoso da série histórica do município que foi iniciada em 1911 mas tem muitas falhas (27 setembros não tem dados). Ficam na frente: 09/1939 (76,0 mm) e 09/1932 (60,5 mm). Esse período seco foi realmente de chuvas atípicas. Maio, junho e agosto também registraram chuvas fora de época em algumas áreas do interior do Nordeste. No dia 31 de maio, por exemplo, choveu com trovoadas em Petrolina, sendo esta a trovoada mais tardia já registrada lá.
    31 points
  3. HOJE VIM A SÃO PAULO. E FOI ABSURDA A DIFERENÇA DE CAMPINAS-JUNDIAÍ-SÃO PAULO. FAZIA SOL E CALOR NO FIM DA MANHÃ EM CAMPINAS. CARRO MARCAVA 27°C. MAS DE JUNDIAÍ PRA FRENTE FICOU CADA VEZ MAIS NUBLADO. CHEGANDO EM SP ESTAVA ASSIM: DETALHE PARA 17°C NO TERMÔMETRO:
    29 points
  4. Havendo recorde ou não (não consigo opinar pois não tenho conhecimento sobre instrumentação), coincidentemente estou enviando essa semana uma obra que fiz, que foi uma encomenda de um amigo de SP apaixonado pelo parque. Demorei 4 meses para finalizar essa obra, e vou usar agora como homenagem ao recorde especulado, ou somente à treta mesmo kk
    29 points
  5. Bom dia! Madrugada foi bem agitada, ficamos sem energia até de manhã devido à queda de raios próximo do distrito. Na zona rural as pancadas foram fortes, aqui não deu muita sorte e pegamos as chuvas de raspão. Total de 4mm (Bacuriti) apenas, Cafelândia com 12,2mm, e segue chovendo fraco. 01:30am, muitos raios, apesar de ter chovido pouco na vila. Segue nublado, chuva fraca e ameno, com 19,5ºC. Chuvas infelizmente não conseguiram nem molhar sob a copa das árvores aqui na vila. Esses são os acumulados dos últimos 15 dias em SP e região, Bauru finalmente teve a primeira chuva boa do mês de 13,7mm (IPMet) Pelo mapa, percebe-se que as regiões que ainda falta chegar a chuva são o extremo N e NE do estado. No geral os acumulados são bons para setembro, exceto a região que saí desde a divisa do estado com MS (Três Lagoas), passando por Bauru até a região de Botucatu, onde os acumulados na maioria das estações são entre 12-5mm, enquanto regiões do noroeste com mais de 60mm. -------------------------------------------------------------------------------------- Curiosidade: o grande represamento do rio Tietê a partir do centro-oeste paulista (entre as Usinas de Ibitinga e Promissão) exercem forte influência na supressão das chuvas nessa época do ano, na saída do inverno. Com as águas mais frias, as correntes ascendentes são fortemente quebradas e forma-se sobre o rio uma área de alta pressão. Como as chuvas vem geralmente de NW, a face sul da margem (leia-se Bacuriti kkk) é impactada negativamente, geralmente chegando sempre enfraquecidas após atravessar a represa. Abaixo Imagem do dia 8 de fevereiro 2022, percebam como as represas (tanto no Tietê quanto no rio Paraná) suprimem os cúmulos de se desenvolverem. No caso da imagem, a margem norte do Tietê estava sem nuvens porque o vento era de SW. Quando de NW, ocorre o mesmo com a margem sul, e daí vocês podem imaginar o impacto disso na convecção da Cbs.
    27 points
  6. Bom dia... Depois de uma segunda-feira bem chuvosa e escura, com acumulado de 62 mm em casa (entre às 10h de ontem e às 4h de hoje), temos um dia bem primaveril. Toda a região de Curitiba foi bem servida de chuva ontem. Previsão de retorno da instabilidade já no final do dia. Probabilidade de chuva na madrugada de quarta-feira.
    26 points
  7. Gente, peço a licença para postar mais algumas imagens sobre a Amazônia. Essa imagem é do dia 03. Acho que uma das mais emblemática que eu já vi, a quantidade de focos de grandes proporções é bizarra. Imagem de hoje no meio da tarde. A pluma de fumaça literalmente tampou o sol, não é possível enxergar a superfície pelo satélite. Não me lembro de ver isso assim pra cá, se duvidar as 15hs no oeste paulista já seria possível olhar diretamente para o sol sem fritar a córnea. Noite segue abafada aqui, com 24ºC sem vento.
    26 points
  8. Bom dia a todos. Faz tempo que não posto nada, mas sempre acompanho as ótimas publicações dos colegas do fórum. Hoje a neblina paranapiacabense chegou forte depois das 11h. No momento faz 16,8ºC no incoterm. Comprei outra ecowitt. Só estou esperando chegar para poder instalar outra estação por aqui. Às 11h: 11h30:
    26 points
  9. Contrariando qualquer expectativa, nesse momento áreas de chuva de forte intensidade pipocando na região de Ribeirão Preto, setor esse com a menor chance de precipitação e mais seco de acordo com os modelos. Do jeito que essas células estão evoluindo não se descarta granizo. 21:30UTC
    26 points
  10. Começando hj cedo bem tranquilo e sereno minha pedalada matinal 😌, quando me deparo com isso 👇 à uns 200 m de casa.. 😳
    26 points
  11. Bem, eu estava cuidando com as palavras até falar com algum especialista. O VAR analisou o vídeo e confirmou que se trata de precipitação hibernal em Curitiba, em condições raríssimas, fenômeno ocorrido hoje de manhã 25/09/2022, as 9h30, no Parque Barigui em Curitiba. Explicações do meteorologista Guilheme Schild, da UFPEL, que faz pesquisas sobre granizo, direto lá do BAZ Zap: "Sondagem de chuva congelada. Sem instabilidade: Camada fria a partir 500 -600 hpa. Logo abaixo ar quente e frio em superfície Granizo teria que ser maior tbm.a partir.d.0 De 0.5 cm Camada profunda e úmida com congelamento e perfil muito seco abaixo.. ar mais seco diminui a taxa de derretimento Conservou a pedrinha mais tempo. A ponto de algumas chegarem a superfície Granizo quase certeza que não é Granizo sem trovoada Não precisa estar muito frio pra chuva congelada Quando ainda há ar frio em superfície Mas diria que 90% de chance de tu ter visto chuva congelada ou sleet , como preferir Graupel ou sleet. Deixa bastante dúvida nesses dois..mas granizo deste tamanho não tem como Temos um caso raro aí Deve ser anotado Acontece eventos tardios em períodos de lá nina geralmente"
    25 points
  12. Rajadas máximas: 100,4 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara 96,9 km/h em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro 94,68 km/h no Morro da Igreja 93,7 km/h em Brusque/Centro 77 km/h em São Francisco do Sul/Capri 75,31 km/h no Morro das Torres 71,6 km/h em Garopaba Fotos de Urubici hoje de manhã. Fonte: primo na família.
    25 points
  13. *Precaução, está longe e estamos falando de setembro, mas: 00z do euro dia 22 e 23 GFS
    25 points
  14. Ao que tudo indica esse ano não teremos SETEMBRÃO, o ensemble do modelo europeu já vem indicando há algumas rodadas que haverá o retorno do período chuvoso para o Brasil central agora no meio/fim de setembro, o que não permitiria episódios de calor intenso como ocorreu em 2020/2021. O euro hoje indica a passagem também de frentes frias pelo sul e sudeste do país que manterão as temperaturas abaixo da média em boa parte do centro-sul do Br. 14 a 19 de setembro: 19 a 24 de setembro: 24 a 29 de setembro: Aliás o modelo europeu (operacional) indicou na 0z uma MP bem forte para meados de setembro, GFS e o ensemble também indica algo para essas datas. Acho que teremos emoções no fim de setembro...
    25 points
  15. Máxima na minha estação hoje 12,8°C com um quadro visual absolutamente GÓTICO , raramente observado na nossa latitude. A impressão durante todo o dia foi de um céu nórdico e isso é mais uma surpresa deste Setembro q ontem mesmo nos brindou com geada ampla nas baixadas e mínimas próximas à 0°C. Não é necessário dizer q adorei esse dia especial q contou ainda com precipitação de características invernais já mencionado pelo @stankevecz1. Outra coisa interessante: Zero trovoadas!
    24 points
  16. O tempo em Ribeirão Pires fazendo jus ao seu hino nos últimos dias: "Ribeirão Pires cidade serrana, acolhedora, saudável, humana. Deste Brasil pequenina fração, mas muito grande no meu coração Com tua névoa e frio garoar..."
    24 points
  17. INMET - São José/Floripa registrou a maior máxima para Setembro desde começo dos registros. A máxima chegou a 33,6ºC, superando com folga o recorde antigo que era de 32,6ºC de 12/09/2006. Setembro até o momento:
    24 points
  18. Faz tempo que não posto nada aqui no BAZ, mas vamos lá.. Em Palmas/TO os últimos dias tem sido de muito sol, calor e baixa umidade relativa do ar durante as tardes, índice chegou aos 14% no dia 01/09, sendo até o momento a menor marca do ano. A maior temperatura do ano foi registrada ontem (04/09) com 38,8°C na estação automática, 39,4°C na estação convencional e 36,3°C no aeroporto (localizado em área mais afastada do centro da cidade e nas proximidades do lago). Até a presente data não houve nenhum registro de temperatura na casa 40°C na convencional ou automática do INMET na cidade, geralmente as primeiras marcas acontecem no mês de agosto. Fazendo um retrospecto, desde 2013 a estação não chegava ao mês de setembro sem nenhum registro de temperaturas dessa ordem. Vale destacar a problemática da estação do INMET na cidade que sofre forte influência da ilha de calor da cidade por estar localizada em uma área densamente urbanizada, mesmo problema identificado em dezenas de estações do instituto Brasil a fora. Outra característica dessa época do ano são as temperaturas mínimas mais elevadas (>25°C) que são relativamente comuns especialmente nas estações do inmet (que já registraram 27,1°C em agosto), podendo ocorrer inclusive no aerporto (que já teve mínima de 25,6°C em agosto). As máximas ontem (04/09): Porto Nacional 39,6°C Palmas 39,4°C Pedro Afonso 39,3°C Pium 38,8°C Lagoa da Confusão 38,3°C Formoso do Araguaia 38,2°C Araguína 38,0°C Nos próximos dias o calor deve aumentar bastante, o que é típico dessa época do ano. Segundo os sites de previsão do tempo e as rodadas dos modelos brutos as primeiras marcas de 40°C devem ser registradas no decorrer dessa semana, especialmente durante o fim de semana e início da semana que vem. Fonte: https://www.tempo.com/palmas_tocantins-l110074.htm Fonte: weather.com Fonte: meteoblue.com No estado do Tocantins segundo o modelo europeu teremos várias estações alcançando 40°C, novamente, típico dessa época do ano. EURO (Domingo 11/09) Não postarei as projeções do GFS, pois ele é extremado em suas previsões nessa época do ano para todo o Brasil central, sendo comuns modelagens que beiram os 50°C que como bem sabemos, não se concretizam. Vale lembrar que é o mesmo modelo que comumente projeta falsas tempestades tropicais e furacões no Atlântico Sul durante o verão. DISCLAIMER: ESTE POST NÃO É UMA PREVISÃO DO TEMPO E NÃO DEVE SER INTERPRETADA COMO TAL. PARA PREVISÕES METEOROLÓGICAS E CLIMÁTICAS CONSULTE UM PROFISSIONAL HABILITADO, ÓRGÃOS OFICIAIS E EMPRESAS DEVIDAMENTE REGISTRADAS.
    24 points
  19. O inverno voltou ! Mínimas previstas para este Domingo: Na prática, isso se reflete em mínimas negativas nas baixadas altas da Mantiqueira , com geada boa. E entre 6C a 7C na minha estação, trazendo a esperada quebra do meu recorde absoluto do mês.
    23 points
  20. Nos últimos anos essa seria uma previsão inimaginável para Setembro: Edit: Ignorem esses 20°C de máxima de hoje, na verdade mal passou dos 15°C.
    23 points
  21. Boa noite a todos. Dia de pré frontal brabo na região, com enormes amplitudes térmicas é muito seco , mas agora à noite começaram os ventos frios de Sul. Os extremos nas minhas estações: Juiz de Fora (Bandeirantes) , variou dos 09,8C a 30,7C. Ibitipoca teve uma variação incrível dos 04,7C a 29,0C ! Essa foi a maior amplitude já registrada na estação , além de ter sido a máxima absoluta dela desde Maio. E eu estou aqui em Ibitipoca, passando o final de semana. Posso dizer que é a minha segunda casa esse lugar, tamanho o amor que sinto por esse pedacinho. Vou mostrar duas fotos: Um conjunto de casas de arquitetura típica daqui, altitude de aproximadamente 1250 metros. O pôr do sol aqui é especial e visível de praticamente qualquer topinho, pois Ibitipoca é uma ramificação isolada da Mantiqueira, onde é o ponto mais alto em todas as direções.
    23 points
  22. Setembro pelo ECMWF estendido, anomalias semanais até o dia 26
    23 points
  23. Semana com o tempo bem movimentado, logo na segunda teve dois episódios de granizo, um mais cedo, e outro no começo da noite. No último, as pedras tinham um tamanho considerável. 1_VID_20220919_190035(0).mp4 Já foram 4 episódios de granizo em casa desde o fim de agosto, em 2021 inteiro não teve nenhum. Na terça não choveu, mas na quarta choveu muito, provocando destelhamentos, e uma enchente relâmpago no centro de Altônia. https://portaldoviolanews.com.br/noticia/13408/temporal-causa-estragos-em-altonia-pr Na quinta o ar frio começou a entrar, e na sexta a mínima foi de 7,8°. Hj a mínima foi de 10,5°. Agora faz 24,8° com UR em 34%, é a temperatura mais alta em 6 dias. Amanhã o tempo já muda novamente, e mais uma semana chuvosa vem por aí.
    22 points
  24. Imagem raríssima de grandes núcleos de chuva na madrugada de hoje no sul do Piauí. Em Canto do Buriti o acumulado foi de 42,6 mm. A média do mês é de apenas 5,2 mm na cidade, ou seja, só hoje choveu 719% acima da média do mês. Dentre os setembros que se tem registro na cidade (1962-2001 e 2007-2021) apenas o de 1977 com 81,6 mm teve mais chuva. Houve chuva também, mas fraca nos arredores de Queimada Nova. Hoje quando acordei havia uma chuvinha ao sudeste. Infelizmente o radar de Petrolina está off. Vamos ver se mais tarde aparece alguma coisa por perto. No momento os núcleos estão concentrados no centro e sul da Bahia.
    22 points
  25. Bom dia à todos... Começamos o sábado como estava previsto: gelado! Mínima na Borda da Mata 2,1°C batendo o 2,4°C do dia 1/Set. A geada foi forte na baixada e fraca na área urbanizada da Vila.
    22 points
  26. Boa tarde a todos. A Sexta-feira foi fria por conta do excesso de nebulosidade e chuva na região. Lagoa Rodrigo de Freitas - Foto: Pedro Ivo/Agência O Dia Dia nublado e com chuva na Lagoa Rodrigo de Freitas - Foto: Pedro Ivo/Agência O Dia 16/09/2022 - Variações 16,4°C / 18,7°C - Jacarepaguá/Rio de Janeiro 16,1°C / 19,0°C - Ecologia Agrícola/Seropédica 16,4°C / 18,8°C - Xerém/Duque de Caxias 16,2°C / 19,1°C - Silva Jardim 16,6°C / 19,1°C - Forte de Copacabana/Rio de Janeiro 16,8°C / 19,7°C - Vila Militar/Rio de Janeiro 16,7°C / 20,0°C - Marambaia/Rio de Janeiro 17,1°C / 19,7°C - Barreto/Niterói 16,6°C / 20,3°C - Arraial do Cabo INMET
    22 points
  27. Bom dia... Choveu boa parte da madrugada e temos agora períodos de chuva e neblina. Dia frio. Geada na primavera. Tomara...
    22 points
  28. Maravilha esses núcleos pipocando no sudeste do AM, sul de PA e até mesmo o extremo norte do TO e noroeste de MT. Ajudará a diminuir as queimadas.
    22 points
  29. Boa tarde a todos Ontem a região teve a madrugada mais fria do ano! Foto: G1 01/09/2022 - Mínimas 9,0°C - Xerém/Duque de Caxias 9,3°C - Silva Jardim 10,7°C - Vila Militar/Rio de Janeiro 11,3°C - Marambaia/Rio de Janeiro 11,4°C - Jacarepaguá/Rio de Janeiro 12,0°C - Ecologia Agrícola/Seropédica 12,3°C - Sampaio Correia/Saquarema 13,0°C - Barreto/Niterói 16,5°C - Forte de Copacabana/Rio de Janeiro 18,2°C - Arraial do Cabo INMET
    22 points
  30. Era sabido lá em Maio que algum período do inverno ia ser quente, estava nos vídeos do Coutinho, infelizmente foi no miolo, isto frustrou muita gente que sempre espera a maior onda de frio, do ano, a Nevada inesquecível, nesta época. Ainda mais com as promessas de segundo ano seguido de la nina, atlântico não atrapalhando, talvez o lance das cinzas vulcânicas, a própria expectativa pelo que aconteceu em Maio, mas faltou uma AAO mais permissiva, e aquelas baixas no Chile cagaram os anticiclones do pacífico sul, acho que o problema nem foi bloqueio aqui, foi falta de avanço de MP, isto previsões climáticas não pegam. Não foi um ano de extremos, mas fez frio. Bem diferente da dupla 2014/2015. Outra coisa que vejo o pessoal cometendo erro, não considerar Maio como um mês de inverno, astronomicamente não é, mas climaticamente é, a insolação de Maio já é tão baixa quanto a de Julho e Setembro considerado a maior parte do mês como inverno no último decênio já tem praticamente a mesma de Março. A janela para um bom frio começa na segunda quinzena de Abril e acaba na primeira de Setembro. E foi um ano bom, o frio começou cedo inclusive com friagem na região norte em Março o que não é comum. Mês de Maio surpreendeu muito, com aquela onda de frio no meio do mês, ainda que a região Sul não tenha sido tão beneficiada, Junho foi ok, Julho no coments, Agosto foi bom e Setembro está sendo a estrela do ano, acho que a Nevada do ano aconteceu esta noite. E pelo visto não acabou, há outras MPs para entrar na virada para Outubro. Tbm não foi um ano ruim de chuvas, se desenhava um cenário muito ruim nas previsões para a região Sul o que não aconteceu. Houve uma antecipação da estação seca sim, porém o período úmido já está se estabelecendo com várias regiões tendendo a fechar bem acima da média caso as previsões de chuva da semana que vem se confirmem. E o mais interessante até agora, nem sinal de calor extremo, ainda que não tenha feito frio extremo, calor, por ora, tbm não teve.
    21 points
  31. Pessoal ja cansou do frio mesmo, Eu tô vendo notícias de previsão de neve ja há alguns dias e pessoal aqui quieto, uma bela MP continental entrando no país já no equinócio da primavera e só tem 21 páginas no mês, certeza que se fosse em Abril já teria umas 80
    21 points
  32. Tarde fria, com 14,6°C agora, sendo a máxima do dia 15,8°C às 11h da manhã. Perspetiva de bons volumes pluviométricos para as próximas horas aqui no leste, inclusive já está começando a chover. O vídeo é das 11h30.
    21 points
  33. Boa noite... O dia foi inacreditavelmente lindo pela manhã e horroroso de tarde. Mas vamos pra parte 1, q é a bonita! Amanhecemos com 7,4°C na estação Borda da Mata e 8,2°C na minha estação. Céu limpo depois de muita garoa pela madrugada. O Sol apareceu forte mas sempre com muito vento gelado. Me senti na Escócia em época de outono. Até a paisagem rural daqui contribuiu muito pra essa sensação única: As enormes igrejas remotas q podem ser vistas da estrada onde passei. E, claro, as ovelhas, aproveitando o Sol bem vindo...
    21 points
  34. Um bom dia a todos. É com muita alegria que mostro a vocês o mapa de chuva acumulada até o momento do dia de hoje aqui na região: - O mapa não atualizou as estações da Ambient Weather, então temos ainda 42,4mm no Alphaville (impressionante) e também 18,5mm em Ibitipoca. O meu acumulado diário de 34mm é o maior desde Fevereiro. Também é o maior acumulado diário que eu já registrei para Setembro. Realmente este mês veio para compensar o nosso Julho ruim. A chuva da frente fria veio, e veio com volumes ACIMA do previsto por qualquer modelo.
    21 points
  35. Boa noite! Hoje foi um dia muito agradável aqui na vila e Tmáx sub21, permanentemente nublado e fresco com alguns pingos de chuva. Durante o fim da noite de ontem e madrugada de hoje tivemos mais 9mm de chuva. Chuva de ontem a noite e madrugada de hoje: WhatsApp Video 2022-09-16 at 00.06.39.mp4 Na PWS da Usina Cafealcool a Tmáx foi de 20,9ºC e Tmín de 16,6ºC, pouca variação. Pela região: 14,7ºC/19,6ºC Marília (INMet) 16,7ºC/21,6ºC Lins (INMet) 16,7ºC/21,9ºC Promissão (Ciiagro)* 16,7ºC/22,0ºC Borborema (Ciiagro)* *Tmáx é na verdade leitura instantânea, só amanhã para saber precisamente. Por volta das 15:00 da tarde era essa leitura instantânea das TºC: SIGMA METEOROLOGIA E agora no finalzinho da noite de quinta temos chuviscos ocasionais, nuvens baixas e 17ºC. Olha só, que disparate.. só de imaginar que nos últimos três anos torramos em setembro por semanas a fio acima de 35ºC e uma Tmáx de 40,7ºC em 2020... Não dá nem pra acreditar nessa civilidade toda de 2022, friozinho e chuva. Que benção!
    21 points
  36. Quem poderia imaginar, a tabela aqui tá mais dinâmica que a daí. Aliás, por causa da rebarba do calor do Brasil Central que chega aqui, as trocas de massas de ar estão mais intensas na RMBH do que em todas as capitais do Sul, Sudeste e Centro-oeste! Isso não é nada comum: BH/MG: Diferente do que ocorre no inverno, as temperaturas estão mudando todos os dias. A próxima frente fria, finalmente, deve romper a massa de ar seco e trazer as primeiras chuvas da primavera - ainda no fim do inverno astronômico. E a massa de ar polar deve ser bem significativa para a época. Aliás, com tamanho contraste térmico e a previsão de volume considerável de chuva (11mm), fica o alerta para tempestades e granizo. Foi exatamente nesse período do ano (mais especificamente no dia 17/09) que, em 2008, BH viveu uma granizada histórica, com granizo graúdo, seguido de enchentes. Na ocasião, 3 pessoas morreram: Fonte: g1 Reportagem MGTV: Hoje ainda faz calor, mas sem temperaturas extremas como ontem.
    21 points
  37. E ontem tivemos mais uma máxima sub-20 em Eldorado, chegando ao total de 8 no mês e igualando junho! Aliás, setembro está sendo, acreditem se quiser, o mês mais frio do ano na média por aqui. Já está até na boca do povo, não tem um que não esteja reclamando deste setembro frio e chuvoso, foram apenas 2 dias sem chuva nesta 1° quinzena, no dia 08 e 09. Para hoje, temos previsão de mais chuva e talvez outra máxima sub-20. A mínima foi de 15,4°C e às 10:40 faz 18,0°C | 95,9%. No momento, não chove. E o que dizer desta previsão? É o mês de junho infiltrado no mês de setembro:
    21 points
  38. Isso que você disse sobre a Amazônia estar ali porque chove bem é uma inferência intuitiva nossa correta e lógica se for ver. Lembro até que isso virou reboliço na mídia e no meio acadêmico quando o Ricardo Felício deu aquela entrevista no Jô Soares afirmando isso, que a floresta tá ali porque chove, e que se cortasse tudo não mudaria nada. Mas há algo a mais além disso, como o Luciano disse, pois a existência da floresta em si, dada a sua dimensão, também tem influência, ela gera um impacto por si só (uma causa, criada pela consequência do local ser naturalmente úmido). O que quero dizer é que a Amazônia é um sistema também, cada árvore daquela ao fazer a fotossíntese transpira O2 e água na forma de vapor para a atmosfera. Uma árvore em média, de uns 20 anos de idade, pode transpirar algo entre 100-150 mil L de água por ano (a depender da espécie), água que tava no solo. Se vc contar que a Amazônia tem 6.700.000km2, e cerca de 18% disso foi desmatado, sobra 5.494.000km2. Se tivermos em média 150.000 árvores por Km2, são 824 bilhões de árvores. Uma média por árvore de 50mil L/ano daria 41,2 bilhões m3 ano. É muita água voando (só estimativas). O outro lado seria a perda inestimável do bioma (animais e plantas) e a perda do albedo natural (reflectância da vegetação na superfície). O calor seria maior e mais seco pela alteração na absorção da radiação solar, além de perder nascentes. Nada bom!
    21 points
  39. Já vi estudos que indicam que a coisa é muito mais complexa do que isso. Existe floresta porque chove, claro, senão seria um deserto (Ou savana, estepe, etc). Mas, a floresta tem grande importância na nucleação das chuvas. Isso além do fluxo de umidade para o Sudeste. Tanto que o INPA (Instituto de Pesquisas da Amazônia) já realizou estudos em áreas desmatadas de Rondônia que mostram sensíveis alterações no regime de chuvas (Apesar de continuar chovendo). O que aquece o ar, é a radiação refletida pelo solo. E não a radiação direta do sol. Tanto é verdade que o máximo de radiação do sol ocorre quando ele está a pino, por volta de meio-dia. E a temperatura máxima é registrada depois de 2 ou 3 h e até depois das 4 h da tarde. Existe uma entidade física, muito usada em astronomia, que se chama albedo, que é a razão entre a radiação recebida por um corpo celeste e a radiação refletida (Que na Terra é a que vem do sol e, depois de refletida pelo solo, aquece o ar durante o dia).. E essa taxa de albedo é uma na Antártida (Totalmente coberta de gelo), outra diferente no Saara (Com solo sem vegetação), outro valor diferente numa savana (Vegetação tipo cerrado), outra numa floresta boreal e outra diferente numa floresta equatorial (Tipo a Amazônica). Então, se a Amazônia for transformada num cerrado, em pasto, certamente teremos alterações no albedo e, consequentemente, no clima (O que inclui chuvas) e no fluxo de umidade para cá. Se isso vai ser algo moderado ou catastrófico, nobody knows... Além disso, não precisa virar deserto. É só ter uma redução de 30/40% das chuvas no Sudeste, a temporada de chuva começar um mês depois do que é hoje e terminar um mês antes. Este novo padrão, permanecendo durante anos, já seria suficiente pra causar enormes problemas no abastecimento de água, geração de energia, agricultura, etc, etc.
    21 points
  40. Imagem do radar de São Roque mostrando núcleos de chuva atingindo a Grande SP.] Pela imagem da câmera, nota-se chuva caindo no centro da cidade. Em relação aos trovões, aqui no começo da zona leste da cidade foi possível ouvir uns 3 barulhos.
    21 points
  41. Rajadas máximas até o momento: 103,36 km/h no Morro das Torres 101,2 km/h em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro 95,62 km/h em Siderópolis/Barragem São Bento 73,37 km/h em Ponte Serrada 72,4 km/h em Concórdia/SSCK 72,4 km/h em São Joaquim/Cruzeiro/Montes da Serra 71,6 km/h em Garopaba > Como previsto, a chapa esquentou no leste catarinense. Calor absurdo para Setembro, principalmente no começo. Superou as expectativas.
    21 points
  42. Infelizmente foi confirmado que o drone (Ambient Weather) lá no PNI caiu no chão, mais uma vez, descobrimos que a terra, de fato, é redonda. Enquanto isso, (realmente não entendo porque), o @coutinhodivulgou o dado como correto e como novo recorde sendo que estava muito claro que tinha algo de errado, mesma ocasião da WRF - onde mesmo com suspeitas muito fortes o mesmo seguiu divulgando aqueles dados, que no final das contas estavam errados. Paciência e seguimos tentando fazer as coisas do jeito certo...
    21 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.