Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luide Luckmann

Members
  • Posts

    1645
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    39

Luide Luckmann last won the day on July 1

Luide Luckmann had the most liked content!

2 Followers

Location

  • Location
    Braço do Norte- SC

Recent Profile Visitors

3638 profile views

Luide Luckmann's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • One Year In
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

22.7k

Reputation

  1. Sim, mas esses veranicos ocorrem em qualquer mês do inverno, praticamente com a mesma frequência. E maio do ano passado foi excepcionalmente quente né? O que quero dizer é que falam como se fosse regra ter veranico em maio, ou como se tivesse uma data definida para início desse suposto veranico, é o que me transmite essa expressão popular.
  2. Nem existe esse tal "veranico de maio", na realidade. Não sei nem de onde tiraram essa expressão. Talvez seja pelo fato de ser relativamente comum maios um pouco mais secos, que acabam gerando maior amplitude térmica diária. Mas ao menos na nossa região e pelo que vejo no RS também, esse mês frequentemente está associado a eventos extremos de chuva, o que reforça o fato de não existir esse veranico de maio.
  3. O que é totalmente normal na nossa climatologia, mesmo nos invernos mais frios teve veranicos dentro de meses frios. Tipo 1962,1964,1983,1987,1988, em julho de 2016 também teve período de calor.
  4. Os modelos globais vieram todos com MP moderada chegando entre 18/19-07 na 00Z, seguindo os primeiros esboços do GFS.
  5. É que essas MPs "ciclonadas" não favorecem nosso litoral mesmo, por conta de umidade, nuvens, vento e aquecimento adiabático. Já li muito sobre isso aqui no fórum e o ideal que os ciclones estejam mais ao sul, que foi justamente o que ocorreu em junho. Temos um longo percurso até o final do mês ainda.
  6. Sim esse inverno está um espetáculo, a gente sabe disso quando TODOS, inclusive pessoas que não prestam atenção nisso, comentam sobre o frio intenso e constante. E acredito que agosto não vai decepcionar. É que a Metsul usa como base esse modelo, assim como o pessoal do Meteored.
  7. Os mapas para a segunda quinzena não estão muito animadores não kkk Apenas no começo de agosto que ele coloca anomalias negativas voltando:
  8. Oscilação Antártica deve ir pra valores mais baixos nos próximos dias, que deve abrir novamente a "porteira" para as MPs intensas saírem da Antártica:
  9. Essa onda de frio de abr/2016 foi a mais intensa na nossa região desde 1971, e trouxe máximas raríssimas para abril, sub-20 até com chuva é incomum, agora com sol é excepcionalmente raro. Ao mesmo tempo, o período de calor que a antecedeu foi excepcional, acho que só em 1970 e 1973 teve calor assim prolongado em abril.
  10. Não dá para comparar os dados da automática de Urussanga com a antiga convencional, pois pelo que sei mudou de lugar, além disso a convencional só mede temperatura instantânea, não aqueles picos de mínima e máxima como no caso da automática. Mas se fosse pra comparar, esse junho foi mais frio que qualquer mês que se tem registro desde 1961, mais de 60 anos, histórico total.
  11. Mas vale ressaltar que regiões mais ao sul, mesmo estando no litoral inclusive no nível do mar, podem ter mudanças extremamente bruscas no tempo mesmo no verão e principalmente no inverno. Urussanga em 2016 por exemplo, teve uma queda na temperatura média de mais de 11 GRAUS num período de 60 dias entre abril e junho de 2016, sem dúvida um dos anos mais emocionantes de todos os tempos em se tratando de clima:
  12. Urussanga/Inmet está com média compensada de 10,1 nesses primeiros 7 dias!! Isso é provavelmente uns 11C de média simples, ou seja 5 graus abaixo da média!!
  13. Por aqui julho está excepcional, melhor que 2021, principalmente porque ainda teremos sub-10 de manhã pelo menos até domingo, isso se não esticar mais ainda, e as máximas estão bem comportadas por enquanto. Provavelmente na semana que vem as máximas e mínimas vão subir uns 4 graus, mas como já tem projeções apontando chegada de frente fria pelo dia 20, não acredito que o veranico vai se estender muito.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.