Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tomás WRuas

Moderators
  • Posts

    1937
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    24

Tomás WRuas last won the day on December 29 2019

Tomás WRuas had the most liked content!

4 Followers

About Tomás WRuas

  • Birthday 07/18/2001

Location

  • Location
    Florianópolis

Recent Profile Visitors

7565 profile views

Tomás WRuas's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare
  • Very Popular Rare

Recent Badges

6.7k

Reputation

  1. Acho que vc tem que logar no Ecowitt pra conseguir acessar. Ou criar uma conta, é gratuito. De qualquer forma, é um link temporário. Em breve vai voltar a ser Davis. Ou, se não rolar a Davis, vai voltar pro Wunderground.
  2. Nos últimos 10 anos a média mínima absoluta anual fica em 3,0C. Continua sendo um valor normal. Perde pra 2021, 2020, 2019, 2018, 2017... Mas entendo tua frustração com os últimos 3 anos. Só que não é algo específico daí, foram anos de mínimas pífias em todo o sul, Floripa mesmo teve o recorde de mínima absoluta mais alta da história.
  3. A estação da Epagri do Itacorubi fica exatamente aí no Jardim Botânico! Fez 2,9C nela
  4. Postando mais fotos da geada no Sertão do Ribeirão porque chegou no limite de tamanho e não deixou eu subir todas:
  5. A absoluta é -0,2°C em 29/07/2021. A única negativa registrada em Floripa até agora. No amanhecer de anteontem, 25/06/2025, fez 0,8°C no Sertão com bela geada. A segunda menor que registro por lá. Dá pra acompanhar os dados por aqui: https://www.ecowitt.net/home/index?id=117501 Na Costa de Dentro registrei 0,2°C, quase negativou a nível do mar! Vi vários meios de comunicação divulgando como se a marca de 0,8°C em Carijós anteontem fosse a menor desde 2000 em Floripa, quando fez 0,0°C no Itacorubi. É falso, dado que fez 0,6°C em junho de 2016 na mesma Carijós (e na época nem marcava mínima, era só instantânea de hora em hora, a mínima real pode ter sido menor). Mas enfim, incompetência normal que já estamos acostumados. Seguem os registros que fiz nesse amanhecer lindo de 25/06/2025 no Sertão do Ribeirão, com a maior geada na ilha desde junho de 2016! Bônus: a geada na Costa de Dentro nesse mesmo amanhecer
  6. Consegui deixar o Sertão do Ribeirão online pra registrar a onda de frio. Está nesse link: https://www.ecowitt.net/home/index?id=117501 É o CH1 ali Quem acompanha a estação deve ter notado que ela está fora desde dezembro do ano passado. Os dados até mês passado foram recuperados através do datalogger que deixei lá, mas a pilha acabou dia 12/05 e desde então até hoje os dados foram perdidos. Hoje subi até lá e deixei provisoriamente um sensor de temperatura da Ecowitt que o @Felipe Backendorf emprestou, mas tô providenciando o (possível) reparo da Davis. O datalogger também já esta registrando os dados caso a internet ou a luz caia. Expectativa de uma possível geada no amanhecer de quarta-feira!
  7. Aquela estação é ótima. Fica bem na Avenida das Rendeiras em local alto, pega muito bem o vento de todas as direções. Foi instalada em junho de 2019, lembro bem porque registrou um frio diurno forte logo nos primeiros dias. É bem impressionante esses 38,0 lá. Eu tinha uma estação na Lagoa da Conceição, no Canto dos Araçás, no verão de 2019; registrou 38,0 em 03/01/2019 e 38,3 em 24/02/2019, possivelmente os maiores valores da história na região. O Canto dos Araçás tem uma configuração de relevo bem diferente das Rendeiras, fica numa encosta espremida entre os morros e a Lagoa, então fica difícil saber o quanto teria dado nessa PWS das Rendeiras em 2019. Por curiosidade, uma PWS no Canto dos Araçás (mas em local diferente da minha) registrou 35,6 ontem. Eu tenho que atualizar esse tópico, porque desde que fiz mudaram bastante as estações, mas ainda é válido:
  8. Ontem à tarde, Floripa e região metropolitana tiveram um dos episódios de chuva extrema mais intensos dos registros. O sistema de chuva que causou alagamentos em Itajaí, BC, Itapema, Governador Celso Ramos veio lentamente descendo até parar bem em cima da região central de Florianópolis. Despejou 200 mm de chuva em apenas três horas em uma área muito ampla, pegando o quadrilátero Sambaqui/Biguaçu/São José/Centro Histórico, que inclui Santo Antônio de Lisboa, Itacorubi, Trindade, Continente... Ou seja, a região mais densamente povoada. Não bastasse isso, depois de uma trégua entre o final de tarde e início da noite, voltou a chover forte durante a noite e madrugada, só estiando pela manhã, acumulando em torno de 150 mm em uma região ainda mais ampla, que incluiu o sul da ilha. Os acumulados em 24 horas passam dos 400 mm em alguns pontos entre Tijucas e o centro de Florianópolis. O recorde de chuva 24h no Inmet de São José é 404,8 mm em 15/11/1991, num episódio que deve ter sido semelhante ao de hoje. Maiores acumulados desde o início das chuvas, na madrugada/amanhecer de ontem: 565,2 mm Potecas, São José (PWS) 414,4 mm Cidade Universitária, Biguaçu (Cemaden) 411,2 mm Monte Cristo, São José (PWS) 409,2 mm Centro Leste, Floripa (IFSC Mauro Ramos) 375,6 mm Santo Antônio de Lisboa, Floripa (Epagri) 366,0 mm Abraão, São José (PWS) 354,0 mm Bairro Universitários, Tijucas (Epagri) 343,2 mm Agronômica, Floripa (Cemaden) 332,2 mm Coqueiros, São José (Cemaden) 320,1 mm Serraria, São José (Cemaden) 292,9 mm Agronômica, Floripa (PWS) 277,4 mm Itacorubi, Floripa (Epagri) 262,7 mm Saco dos Limões, Floripa (Epagri) 235,5 mm Sertão do Ribeirão, Floripa (PWS) 214,0 mm Lagoa da Conceição, Floripa (Epagri) O medo é que novas enxurradas extremas ocorram à tarde e noite pela região, já que as condições seguem muito propícias.
  9. Com mínima de 1,8°C, registrei geada isolada a nível do mar na Costa de Dentro, aqui no sul da ilha. Vale ressaltar que a estação "oficial" de lá é uma Ecowitt que está offline, assim que esse dado é do datalogger que deixo dentro do abrigo para não perder os dados. Mas ele marca alguns décimos acima nas noites estáveis comparado à Ecowitt, além de ter registros apenas de 5 em 5 minutos. É provável, portanto, que a mínima real tenha sido na casa dos ~1,4. No Sertão do Ribeirão ficou em 1,9°C, recorde para agosto desde que instalei a estação em 2020. Meu registro da geada:
  10. Dia gelado em algumas partes de Floripa. Na Lagoa da Conceição a máxima ficou em 16,3°C ainda de manhã cedo, quando tinha sol. Passei lá ao meio-dia e fazia 14,1°C: Tinha até bastante movimento em contraste ao tempo fechado. Sábado, férias, mas principalmente o dia lindo que fazia na parte mais populosa da cidade, do lado de lá do Morro da Lagoa. Saí do Itacorubi com um baita céu de brigadeiro. Na Lagoa do Peri passei às 13h30 e fazia sol, mas com nevoeiro à espreita. Na foto dá pra ver a estação meteorológica da Epagri que fica no terreno da CASAN: Morro das Pedras O nevoeiro tomou conta da face leste da ilha. Nos Açores, ele baixou às 11h e a máxima depois disso foi de apenas 14,7°C, sendo que desde às 14h30 está na casa dos 13°C. Alguns registros dos Açores: Fazia tempo que a simples ação de um nevoeiro marítimo, fruto do oceano gelado, deixava a temperatura tão baixa durante o dia inteiro por aqui. Me lembra muito do inverno de 2016.
  11. Hoje tivemos a tarde mais fria do ano com tempo ensolarado em Florianópolis. Amanhã poderemos ter as mínimas do ano por aqui (até agora elas são as maiores da história). Máximas hoje: 14,9 Sertão do Ribeirão 15,0 Praia dos Açores 15,6 Costa de Dentro 15,9 Córrego Grande 16,5 Lagoa do Peri 16,5 Itacorubi 16,8 Carijós
  12. Mês passado instalei uma nova estação meteorológica em Florianópolis. Fica no extremo sul da ilha, na Costa de Dentro, em uma região de campo aberto cercada por morros. Ela está no nível do mar, possivelmente até abaixo disso: é uma área de banhado, e o Google Earth chega a apontar -1 m de altitude, enquanto o medidor do Iphone marcou 0 m. Eu acredito que pertecem a esse local os extremos de Florianópolis tanto em máxima quanto em mínima. Isso a nível do mar, já que a mínima absoluta dificilmente ganha do Sertão do Ribeirão. O link pra acessar é https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IFLORI64
  13. RECORDES DE CALOR DO BRASIL (marcas acima de 42ºC) 44,9 Itiquira - MT/PWS IITIQU1 (06/10/2020) 44,6 Água Clara - MS/Automática INMET (05/10/2020) 44,6 Ilha Solteira - SP/UNESP (05/10/2020) 44,3 Aragarças - GO/Convencional INMET (09/10/2020) 44,3 Pereira Barreto - SP/UNESP (02/10/2020) 44,1 Coxim - MS/Automática INMET (30/09/2020) 44,1 Juscimeira - MT/Davis Pro 2 (05/10/2020) 44,0 Poxoréu - MT/Convencional INMET (04/10/2020 e 09/10/2020) 44,0 Cuiabá - MT/Convencional INMET (30/09/2020)
  14. Há 12 dias atingiu 41,0°C também, dia 01/01/2022. Antes, só em fevereiro de 2012. O recorde absoluto histórico em Uruguaiana é 42,0°C, nos janeiros de 1917 e 1943. Quaraí bateu 41,5°C agora há pouco, recorde absoluto.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.