Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    22472
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    195

Renan last won the day on November 13

Renan had the most liked content!

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Renan's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

43.7k

Reputation

  1. Enquanto isso, fechei Novembro com pouco menos de 130mm, menos da metade que você registrou. A parte norte da zona da mata e divisa com o RJ tem eventos extremos de chuva bem interessantes.
  2. O dia de hoje rendeu belas fotos por aqui. Fiquei contente em tirar essas duas: A variação de temperatura foi praticamente o que se espera pra época (máxima de 30,3C e a mínima de 18,8C está sendo agora, após a chuva). A previsão é incrível para amanhã, há consenso entre os modelos para uma Sexta-feira bastante chuvosa.
  3. Apesar de ser acima da média, não deixam de ser excelentes essas médias. Temperaturas muito confortáveis por aí, sem necessidade de ventilador. Novembro terminou na minha estação como o mais seco e o mais ameno já registrado, simultaneamente. Mais tarde posto os dados no tópico certo. E Dezembro começou com chuva leve de madrugada, acumulando 3mm, e com mínima de 18,8°C. Agora está parcialmente nublado e calor de 28,8
  4. Chegou o último mês do ano e o primeiro do verão no hemisfério sul. Este mês tem sido de temperatura acima da média desde 2011 em minha região, será que o padrão será quebrado agora ? As previsões são otimistas para isso.
  5. O dia foi desconfortável por aqui também, digno do auge do verão. A variação na minha estação foi de 16,8°C a 33,9°C. No INMET essa máxima foi de 31,5°C. Amanhã teremos o retorno das trovoadas para amenizar o calor. E nos dias posteriores, ventos mais frios vão predominar e garantir dias frescos.
  6. Belo arco-íris se formou sobre Juiz de Fora nesta tarde de chuva forte e trovoadas em certas áreas da cidade. Na minha estação não choveu mais do que 1mm, mas no INMET o acumulado foi bom, chegando a 19,6mm. Mas o mês deve mesmo fechar com chuvas abaixo da média, apesar da situação bastante tranquila da cidade em relação ao abastecimento de represas. Portanto, a pouca chuva em Novembro não representa nenhuma preocupação. Os extremos de hoje: 18,1C / 28,1C
  7. Curioso pedacinho de nebulosidade sobre minha região está nos impedindo de registrar mais uma tarde quente. No momento tenho 24,1°C e céu encoberto mas com mormaço. Satélite de agora: O que mais me chamou a atenção foi esse formato retilíneo da disposição das nuvens à oeste e sul de JF.
  8. A inversão térmica atingiu valores incomuns para Novembro aqui em Juiz de Fora. O ponto de orvalho desceu a apenas 1C durante a madrugada no INMET, com umidade de 24%. Isso é raro até mesmo no inverno, que dirá Novembro! Na baixada, a temperatura caiu absurdamente entre o pôr do sol ontem e hoje de manhã. A minha mínima foi de 13,8C hoje, sendo que a máxima ontem foi 34,1C ! Mais de 20 graus de queda ! A mínima no INMET foi de 19,8C, isso é, 6 graus de diferença entre topo e baixada.
  9. Diferença avassaladora de quase QUATRO GRAUS na temperatura máxima entre topo e baixada. E sua estação tem valores de máxima muito semelhantes aos do INMET. E agora à noite, graças à unidade baixa, continua enorme a diferença de temperatura, mas dessa vez a favor das baixadas. Já estou sub-20 e na sua estação ainda na casa dos 25 graus. Impressionante
  10. O calor superou minhas expectativas ! Chego neste momento aos 33,7°C e por enquanto a máxima foi de 34,1°C. A umidade desceu bastante e chegou aos 24%, valor incomum para Novembro. Nos topos da cidade, graças aos ventos, a máxima ainda não chegou nem aos 32 graus, mas não tenho a mesma sorte por ficar em baixada com pouca ventilação. Nas baixitudes do vale do paraíba tem estação chegando aos 35 graus. Se tivesse estação em Além Paraíba-MG, com seus míseros 180m de altitude, estaria marcando uns 37°C.
  11. Concordo. Dava uma certa angústia quando fazia aquele forte calor de tarde em Janeiro, tipo 33 graus com bastante umidade, e você olhava para o relógio: 17h da tarde ! Ainda tinha muito sol pela frente até finalmente refrescar, pois o horário solar ainda era de 16h. Ou então quando chegava meio dia e já tinha uns 31 graus...mas o horário solar ainda era de 11h ! Ou seja, ainda iria esquentar muito até o horário real. Além disso eu acho muito legal já estar claro às 5h da manhã. Na Segunda-feira eu acordo nesse horário para viajar até uma cidade onde dou aula, então existe todo um efeito psicológico de ter a sensação de que dormiu durante todo o período noturno. Para mim, poderíamos ficar sem horário de verão o resto da vida agora. --- - Grandes chances do dia mais quente de Novembro ocorrer hoje. Já tenho 28 graus e o céu fica claro o dia todo hoje. Minha aposta é em 32 graus de máxima, vamos ver.
  12. Mínimas hoje: INMET - 13,7°C Alphaville - 13,8°C Minha Davis - 15,8°C A típica diferença de 2°C durante atuações de ar polar. 👉 Imagem de satélite ainda mostra muita nebulosidade sobre o leste do Sudeste, com destaque para o nordeste de MG e ES:
  13. As chuvas em Juiz de Fora também não estão nada demais. Tenho acumulados 109,2mm esse mês, ante uma média de 278mm que eu tenho para Novembro. Por enquanto é o Novembro mais seco já registrado na Davis, ao mesmo tempo em que é o mais fresco (média 24h está em 20 graus e a mini-normal é 21,4°C). As previsões para os próximos 7 dias indicam pouca chuva, então é provável que esse se torne mesmo o mais seco desde o início das medições em 2012. A definição de dia perfeito termicamente foi hoje. Os extremos foram de 16,9°C a 24,3°C. Condições ideais para ninguém sentir frio, nem calor.
  14. Nani, Mais uma vez JF fica de fora do evento extremo de chuva. Aqui foram 29,2mm na minha estação e o mês chegou aos 109mm de chuva. Nos meus anos de observações, percebi que a parte norte da zona da mata mineira está muito mais sujeita a eventos extremos de chuva do aqui na parte sul. Eu desconheço o motivo por trás disso. Em relação a tempestades severas, aí eu não vejo nenhuma diferença entre as cidades da zona da mata.
  15. Dia típico de meados de Abril por aqui. Após mais uma boa mínima (13°C), o dia é de céu com algumas nuvens e máxima foi de 27,4°C. A sensação é de calor quando ficamos expostos à insolação, que nessa época do ano já é muito intensa.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.