Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    23349
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    238

Renan last won the day on September 16

Renan had the most liked content!

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Renan's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

56.5k

Reputation

  1. E a RMSP com mais uma tarde gélida: Vai ser lindo de ver a anomalia nas máximas deste mês.
  2. Cobertura ao vivo: O bom é que a moça está falando relativamente devagar, e para quem não é 100% fluente em inglês (ainda), isso ajuda bastante, rsrs.
  3. Todos concordam que esse Setembro merece NOTA 10 ??? E vamos fechar o mês com mais algumas máximas baixas, e começando Outubro também com temperaturas abaixo da média: Como podemos ver, as chuvas seguirão ocorrendo, mas houve uma redução dos volumes nesta atualização.
  4. Os modelos estão muito insistentes com essa ideia de que BH teria também chuvas abundantes, mas sem o friozinho diurno que a zona da mata provavelmente experimentará em vários dias da grade de 15 dias. Estranhei, pois mesmo que a chuva por aqui venha acompanhada com uma atuação mais proeminente do ar frio oceânico, diminuindo as temperaturas, eu creio que em BH esse tipo de ar frio também não encontra grandes dificuldades para chegar, ainda mais com o BR Central adormecido como está. As máximas provavelmente estão superestimadas mesmo, como ficou bem exemplificado no dia de hoje deste gráfico aí.
  5. Dia agradável, porém muito úmido, causando uma sensação leve de abafamento pela tarde. O sol quase não apareceu e a chuva veio com moderada intensidade pela manhã, cessando à tarde e provavelmente retornará agora à noite, pois há boas explosões de CB's ao nosso oeste e noroeste, se deslocando pra cá. Predominou o tempo encoberto por nuvens altas e médias. Extremos na minha estação: 17,3°C / 24,7°C Chuva acumulada até o momento: 09,4mm Chuva acumulada no mês: 100,6mm - Chuva mensal que até o fechamento do mês, vai superar FACILMENTE o recorde atual de Setembro que é de 116mm em 2015. Acredito que termine com uns 150mm aproximadamente, pelas últimas projeções.
  6. Está com uma carinha de verão 🤭 A única coisa que está faltando por aí é umas máximas baixas. Mas se chover já está bom demais também.
  7. E a chuva resolveu se adiantar por aqui. Desde o fim da tarde as nuvens carregadas chegaram e estão trazendo pancadas com momentos de trovoada. O acumulado já chega a 12mm na minha estação e 10,7mm em Ibitipoca. As temperaturas agora são de 14,9C lá na serra e 17,8C aqui. Muita instabilidade amanhã , com chance de temporais. Ao contrário de SC, PR e SP, cujo principal destaque são as temperaturas abaixo da média , eu diria que aqui na zona da mata, apesar de também estarmos abaixo da média , o que mais chama a atenção é a chuva. Vamos ficar com volumes acima ou bem acima da média em muitas áreas do estado , pelo visto.
  8. Enquanto isso, Curitiba permanece na casa dos 11 graus neste início de tarde, um gelo puro ! Estava previsto algo assim ?
  9. O mapa possui várias imprecisões. Não considero. MP bem fraquinha aqui na minha região , mas pelo menos chegou, e ajudou a diminuir um pouco mais as médias de Setembro. Mais tarde trago os dados deste Setembro que , depois de muito tempo , está sendo abaixo da média na temperatura e acima da média na chuva. E concordo que esse tópico merecia ser um dos mais movimentados do ano , tamanha a dinâmica deste mês e as temperaturas ótimas.
  10. Flop "do mal" hoje por aqui, com as nuvens ficando mais ao leste da região que o previsto, resultando em tempo seco e até um pouco de calor nesta tarde. As estações da cidade reportam entre 26°C aqui no Bandeirantes e 23,5°C no topo com muito sol e nada de nuvens, quando o previsto pelo ECMWF e outros institutos era máxima de 20/21 graus. Ponto para o GFS, que previa máxima de 23°C e foi o que "menos errou". Bom, ao menos eu espero que a noite a temperatura caia bastante, e com um pouco de sorte obtenho mais uma mínima boa amanhã cedo.
  11. E ocorreu a esperada entrada do ar polar. A tarde ainda foi bastante quente , chegando aos 29,6C e agora, 22:30, o tempo está nublado e vento fraco, com 15,1C. Uma queda bem grande em tão pouco tempo! Viva a dinâmica de Setembro ! Nos topos de JF, agora faz 11,8C no Alphaville e um vento bem frio.
  12. Satisfatório ver a imagem de satélite com esse padrão tipicamente de auge da estação chuvosa: Mas essa instabilidade também veio com temperaturas bem altas por aqui, junto com sensação de abafamento padrão Janeiro. A variação hoje na minha estação foi de 18,3C a 29,8C (um dia típico de Janeiro). As instabilidades vão passando por toda a zona da mata desde ontem e trazendo bons volumes de chuva, de forma que a média mensal já foi superada em muitos locais. Acumulados mensais nas minhas estações até o momento são de 77,2mm no bairro Bandeirantes e 77,4mm em Ibitipoca (50mm somente hoje por lá). Em resumo: A estação chuvosa já começou intensa por esses lados , e era exatamente do que precisávamos devido ao término muito precoce da última estação, ainda em Fevereiro. A natureza e todas as atividades econômicas agradecem.
  13. Bom dia a todos. Dia agitadíssimo ontem em Juiz de Fora, com uma tempestade que se abateu sobre certas áreas da cidade, incluindo a região onde está a estação do INMET. Fato esse que gerou a notícia: "Juiz de Fora tem pior tempestade desde 2007", informação gerada pelo fato das rajadas de vento terem atingido os 93km/h ontem na estação, porém não foram consideradas outras variáveis como chuva acumulada e tamanho do granizo, para essa informação ser gerada. Tampouco foi veiculado o fato de que outros temporais tão fortes quanto esse ocorreram em anos recentes, porém os índices extremos não foram captados devido justamente à falta de cobertura de estações meteorológicas. Enfim, pelo menos a notícia não veio tão mirabolante quanto aquelas da sensação térmica em BH, certo ? Hoje, primeiro dia da primavera astronômica, as condições do tempo estão extremamente padrão verão. Mínima bem alta de 18,3°C (A MAIS ALTA DESDE O DIA 14 DE ABRIL). E tempo bastante úmido. Máxima prevista de 29 graus, mas duvido muito que irá se cumprir devido ao excesso de nebulosidade. Há chances para mais temporais.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.