Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    24447
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    303

Renan last won the day on November 6

Renan had the most liked content!

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Renan's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

69.6k

Reputation

  1. Minha mensagem de inauguração do tópico zicou o mês….um verdadeiro DESASTRE esse Novembro de 2023, sendo o mais seco e mais quente já registrado tanto na minha estação quanto no INMET. Mês sofrível e traumático, para jogar na lata de lixo e descartar. Mais informações em BREVE , no tópico de dados climáticos. ADEUS, NOVEMBRO/23, e até nunca mais.
  2. INMET-JF conta com 93,8mm de chuva em Novembro até a manhã (12Z) deste dia 29. Precisa chover mais 6,2mm até 12Z de amanhã para pelo menos chegar a 100mm. Caso contrário, se tornará o primeiro mês de Novembro da história que não alcança os três dígitos de chuva. Consequentemente, o mais seco já registrado também.
  3. O mapa de anomalias de chuva de Novembro no Brasil era desesperador até o dia 23/11. Vai melhorar até amanhã, mas será que vai mudar muito ? Creio que não. Na semana que vem a reanálise estará completa, e eu trago novamente o resultado.
  4. Chuva de fraca para moderada intensidade, taxa atual de 5mm/h. Ocorrem alguns relâmpagos isolados, vez ou outra. Vamos ver se consegue durar um pouquinho essa chuva...amanhã e Quinta serão os melhores dias, mas estou achando difícil alcançarmos pelo menos 100mm no mês.
  5. Bem severo esse evento em Palmas. Aqui por perto temos umas trovoadas também: Em Ibitipoca já choveu forte, foram 30,6mm de chuva nessa tarde e ainda chove fraco. Em JF, ainda sem chuva, somente relâmpagos no horizonte.
  6. Bem impressionante a chuva em Natal. Esse volume extremo e totalmente atípico já traz transtornos inesperados à população, como esses: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2023/11/28/chuva-em-natal.ghtml Com isso, acho que essa é a primeira vez que eu vejo chuvas extremas em um El Niño ocorrendo simultaneamente nas regiões Sul e Nordeste.
  7. Variação de hoje: 16,9°C / 23,6°C Em Ibitipoca, variou de 13,7°C a 24,1°C. Dia muito agradável, predominando tempo encoberto. O acumulado de chuva é irrisório e desesperador, são apenas 29,8mm na minha estação e 60,2mm no INMET, disparadamente o Novembro mais seco da história até o momento. Agora ficaremos numa total dependência dos próximos 4 dias para decidirmos nosso futuro sobre esse mês, mas em todo caso já considero este Novembro o pior já vivido por mim, sendo muito pior do que 2009 e 2015 por exemplo. Com El Niño, Novembro sempre fica mais quente que o normal aqui no leste do Sudeste, porém dessa vez a ruindade superou todas as expectativas. Foi um mês muito decepcionante e que agora me trará traumas, quando antes era o que me trazia mais confiança. 💔😟
  8. Aldo: Essa MP que chegou é MUITO MEIA BOCA, não chega nem a 5% do que precisaria para equilibrar com a onda de calor do mês, mas estou aceitando literalmente QUALQUER PEIDINHO POLAR para ajudar a refrescar a casa. Neste momento, janelas escancaradas para entrar o ar friozinho de 19,6C na minha estação e 16,6C no ALphaville.
  9. Nani, Juiz de Fora vivendo um Novembro desastroso em termos de chuva, o pior da série histórica. Tanto no INMET, quanto em minha estação, ainda estamos distantes de 100mm, e se fechar abaixo de 100mm aqui será a PRIMEIRA VEZ que isso vai ocorrer em um mês de Novembro. Na torcida para que pelo menos essa marca negativa não aconteça, já que todos os recordes de calor foram devidamente superados.
  10. Sinceramente ? Pra mim já deu esse negócio de máxima invertida. Atualmente eu tenho tabelado o INMET fora desse padrão maluco deles , até porque não vou calibrar esses dados da estação de JF com o de nenhuma outra estação no mundo em que seja necessário todas seguirem o padrão do horário de Londres. Uma bobeira fazerem isso, não vejo motivo algum para essa distorção. Estação no Brasil é medida pelo horário local, retratando a realidade. Ponto.
  11. Acho que eu nunca tinha visto uma animação de satélite tão esquisita quanto essa. Um verdadeiro encontro de nuvens altas vindas de leste com nuvens de desenvolvimento vertical vindas de oeste. Seria um choque de massas de ar distintas ? Uma mais seca (alta pressão no oceano) com uma mais quente e úmida (vinda do interior do continente). E o que faz a separação entre elas é literalmente o contorno da serra da Mantiqueira, o prolongamento dela que vai em direção a BH: Alguém sabe explicar melhor isso ???
  12. Na estação do INMET-JF, assim foi a sequência desta onda de calor: - E o dia 18 foi o mais histórico de todos os tempos em relação a calor: Pois reuniu, simultaneamente, a maior mínima e a maior máxima já registradas na estação desde 1973, no local atual de funcionamento.
  13. Esse foi o período da onda de calor na recém-instalada estação do distrito de Conceição de Ibitipoca, 1160m de altitude: É bem impressionante ter chegado a 35 graus numa altitude dessas (É O RECORDE ATUAL)...a estação fica em baixada, o que ajuda no aquecimento, é claro. Mesmo assim, bem impressionante. Percebe-se que, mesmo na pior onda de calor da história, as temperaturas mínimas ainda são muito decentes por lá.
  14. Mínimas da madrugada foram muito elevadas pela região. Na torcida para que as chuvas venham conforme o previsto e aliviem as coisas, porque tá difícil: Agora já tenho 30,4°C com 66% de UR. Pode chegar nos 35C caso não entre nebulosidade nas próximas horas.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.