Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    23576
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    249

Renan last won the day on February 5

Renan had the most liked content!

About Renan

  • Birthday 03/15/1986

Location

  • Location
    Juiz de Fora, MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Renan's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

58.9k

Reputation

  1. Hoje a máxima foi um pouco menor que ontem (atingiu 33,4 graus), mas a sensação terrível só foi até umas 14h, quando a cidade ficou encoberta pelas CBs que passearam por aqui. E a chuva veio com muitos raios e trovões, mas os acumulados foram pequenos na maior parte da cidade. Tive 10mm e, felizmente, após a chuva o tempo permaneceu bem nublado e matou qualquer chance do calor retornar hoje. Agora frescos 21,7C com ventinho fraco.
  2. Então… é mais propício sim, devido ao fato de que em Fevereiro registra-se uma diminuição das precipitações aqui no leste do Sudeste, com uma maior insolação e consequentemente maiores chances de picos de calor. Fevereiro é o mês mais quente do ano, na média.
  3. INMET - Juiz de Fora: Anomalia temp. máxima: -01,2 Anomalia temp. mínima: -00,1 Anomalia média compensada: -00,8 - Foi o Janeiro mais fresco desde 2013, e a mínima absoluta foi a menor desde 2008.
  4. Nani, Será que a estação de Muriaé descalibrou também, a exemplo do que ocorre com Coronel Pacheco. Minha máxima de hoje ficou em 34,4°C ! É a maior do ano até agora.
  5. O forte calor dessa tarde não é à toa. Estamos sob uma pré-frontal, a frente fria encontra-se mais ou menos entre a divisa PR / SP, no litoral. A temperatura em 850 está bem alta: Amanhã já se nota uma melhora do quadro, a temperatura nessa cota de altitude fica na casa dos 20C. De Segunda em diante, tudo tranquilo, temperaturas em 850hpa entre 16C a 18C na maior parte dos dias. A chuva também aumenta bastante.
  6. Muitas estações particulares com as maiores temperaturas do ano nesta tarde de auge do verão. Alphaville bateu em 31,3C e é a maior do ano. Ipiabas com incríveis 34,5 graus é o recorde de 2023 até agora @Ivan - Nas minhas estações , sem recordes por enquanto. Aqui em JF no bairro Bandeirantes eu bati 33,0C nesta tarde, mas já tive 33,6 em Janeiro. No entanto , pode ser que essa marca seja batida. Na serra da Mantiqueira, Ibitipoca atingiu 29,3 graus, mas já registrou 30,4 neste ano.
  7. Tarde de auge de verão por aqui, com o (pior) que a estação tem a oferecer. Muito sol, mas com Cumulus Congestus crescendo , quem sabe não ocorre o milagre da chuva ? Temos 32,1C no Bandeirantes com 64% e 29,9C no @sjmoliveAlphaville com 55% de UR. Hoje é o pior dia de calor deste verão até agora , ao menos na sensação dele.
  8. Acredito que seja uma situação que se aplica para toda a zona da mata mineira, e deve ter relação com a umidade que vem do mar sim. Mesmo no inverno , é raro a umidade cair abaixo dos 20% aqui, nos dias mais secos costuma chegar a uns 25% a 30%. O contrário de BH, que já vi chegar a quase 10% em alguns casos. Em suma , Juiz de Fora tem uma pluviometria anual parecida com BH, mas a umidade relativa média daqui é consideravelmente maior. Interessante.
  9. Ainda não chegamos ao meio dia , mas já tenho 30,2C com NADA MAIS E NADA MENOS QUE 69% de umidade relativa….Juiz de Fora fazendo cosplay de Blumenau , eu imagino ? No Topão do Alphaville faz 27,3C com 73% de umidade, sensação de abafamento também.
  10. Continuo impressionado com essa queda da umidade em BH durante as tardes do verão. Pelo visto o calor de Juiz de Fora é mais úmido que o daí. Nenhum dia na minha estação teve umidade abaixo dos 50% neste ano ainda. Agora tenho 28,8 graus e, infelizmente, com 69% de UR ! 🥵
  11. @Aldo Santos, não é daqui a pouco que ficaremos saturados do calor….eu , particularmente , já estourei minha cota 😂😂😂😂, basta ficar uns 10/15 dias de calor consecutivos que eu já me canso. E os extremos de hoje ficaram em 20,9C / 30,3C. Essa mínima foi um LIXO, entrou no top-5 das mínimas mais altas para Fevereiro na minha estação. Predominou o sol entre nuvens. O destaque de hoje ficou por conta deste halo solar:
  12. Até porque, para os moradores de SBS fica difícil enjoar do calor, já que o verão daí é bem tranquilo, hehehe. Por enquanto as nuvens altas estão me salvando, segurando um pouquinho a temperatura. Agora 25,2°C. Também venta bastante neste momento.
  13. Dito e feito: a mínima acima de 20C ocorreu (20,7C). E pensar que , em poucos meses, essa mínima de hoje vai ser muitas vezes a temperatura máxima do dia, frequentemente em dias ensolarados ! Vai bastar ter MP atuando , hehehe. Chega logo, outono / inverno ! 🙏
  14. Estou com uma noite tropical aqui em JF, muito ajudada por uma espessa camada de nuvens altas que estão dificultando a queda noturna . Ainda estou nos 21,8C e não dá sinais de que vai baixar muito além disso. Mesmo em Ibitipoca a noite está quente para os padrões (19 graus agora, e olha que choveu lá). E os extremos de hoje ficaram assim: 17,8 / 31,1 Mas como eu disse, acredito que a mínima de amanhã será bem alta.
  15. A primeira tarde do mês faz jus ao apelido “FERVEreiro” e temos agora sol entre nuvens e temperatura de 28,7C com 66% de UR. Ok , não é tão quente assim, mas andando na rua já é incômodo. Está um céu bonito , com nuvens variadas, predominando Cirrus e Cumulus
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.