Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    24626
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    312

Everything posted by Renan

  1. Bons valores, aqui não chegou nem perto disso (18,3C) devido ao tempo parcialmente nublado persistente. A chuva retorna na Quarta-feira.
  2. Março começou com mínima muito elevada de 21,2°C na minha estação, e agora já tenho 29,2°C e 78% de umidade. Difícil.... Possibilidade de temporais à tarde e noite.
  3. Tópico para monitoramento do mês de Março, o primeiro mês do outono meteorológico (MAM), mas apesar disso ainda é um mês com domínio amplo do calor! Porém , é o último 🙏
  4. Ninguém aguenta mais esse padrão de calor e umidade constantes. Nem o meu bebê , que está sentindo esse desconforto e está chorando mais do que de costume. E aconteceu hoje o “pior dos cenários”: além da máxima extremamente alta de tarde (34,1C), aconteceu que uma extensa linha de tempestades se formou na divisa entre RJ e MG, veio no sentido Sudoeste e está passando pela zona da mata neste momento, entretanto a instabilidade desviou lindamente de Juiz de Fora em especial, e trouxe um festival de relâmpagos e nada de chuva, consequentemente a temperatura ainda é de elevados 22,6C lá fora e , dentro da minha casa, imperdoáveis 28,5 !!! O ar condicionado está ligado no quarto e marca 24C, ainda distante de ser fresco mas não posso diminuir deste valor por causa do bebê. Será uma longa noite de abafamento. Duvido que baixe dos 20C em alguma estação da cidade.
  5. Desta vez sem chuvas para ajudar no refresco, o dia hoje foi de calor constante em Juiz de Fora. Assim como todos aqui, também já estou saturado do padrão verão e sua persistência de temperaturas e umidade elevadas. Os extremos de hoje foram: 20,5°C / 31,9°C - Contando os dias para o início do outono climático.
  6. O vídeo completo está aqui: 20bb5357-6c3e-41d4-ae75-7094a0a28c6f.mov - Também nunca entendi direito essa classificação começar com EF0….
  7. O negócio é o seguinte: A região Nordeste está simplesmente impressionante no quesito tempo severo neste início de ano. Na madrugada de ontem ocorreu outro tornado, desta vez em Arraial d'Ajuda-BA, o funil tocando o solo foi detectado pela câmera. https://www.sulbahianews.com.br/tornado-atinge-arraial-dajuda-e-deixa-estragos-fenomeno-foi-confirmado-por-especialista/ O que está causando esse aumento do tempo severo na região ?
  8. Choveu forte mais uma vez na última noite por aqui, mas mesmo assim a temperatura não conseguiu descer abaixo dos 20C, a mínima foi de elevados 20,5C. Muito ar tropical em todos os níveis da atmosfera. Agora parcialmente nublado e 30,3°C com umidade em quase 75%, gerando aquela sensação de desconforto e abafamento. Impressionante como o verão de Juiz de Fora tem um padrão de umidade bem elevada, ao contrário de BH que costumeiramente registra um bom número de tardes com UR abaixo de 40%.
  9. Dia de calor sufocante. A máxima atingiu os 32,4°C enquanto a UR não baixou dos 54%, resultando no famoso calor abafado do verão. Ao contrário de ontem, que acabei sendo surpreendido por uma trovoada vinda da direção SE, hoje as chances disso acontecer são ainda menores, pelo que é evidenciado na imagem de satélite deste momento: Essa é uma típica situação de convecção isolada, movidas unicamente pela termodinâmica, mas ainda muito desorganizadas por conta da atuação da ASAS.
  10. Chuva forte surpreendente hoje, que eu realmente não esperava...ainda mais pelo fato das instabilidades terem vindo do quadrante SE, um tipo de deslocamento raro. A pancada foi forte e rápida, e quase sem trovoadas. Novamente 14mm, e o mês chegou a excelentes 237,8mm.
  11. Convecção suprimida, temperatura que dispara: Cheguei aos 32,8°C de máxima nesta tarde, devido ao tempo mais aberto, com apenas algumas Cumulus um pouco mais desenvolvidas, em meio a algumas Altostratus e Cirrus. O aspecto do céu esta tarde: Agora já começou a cair a temperatura e faz 30,1°C. Essa é a vantagem do final de Fevereiro: O ápice de radiação solar passou, o sol já está com inclinação semelhante a meados de Outubro e fica difícil ocorrer um calor realmente extremo nesse final de verão. O pico em que ocorre a temperatura máxima fica mais isolado, de forma que o calor forte à tarde dura menos tempo devido ao encurtamento progressivo do dia.
  12. Hoje tive uma variação 20,1C / 31,1C. Temperaturas um pouco acima da média pra Fevereiro, um típico dia quente da estação. Tivemos diversas formações de CBs no céu. Eu registrei essa daqui: No meio da tarde aconteceu uma forte pancada de chuva em vários pontos da cidade, inclusive aqui no bairro Bandeirantes. O acumulado foi de 14,4mm.
  13. Por motivos óbvios, ando mais ocupado que de costume (e com bastante sono devido às noites mal dormidas, o @coutinhojá tinha me alertado disso 🤣). Fevereiro vai se encaminhando para o fim, mas a satisfação com esse mês já está consolidada. E hoje, mais um dia com acumulados de chuva devido à passagem rápida de uma CB sobre a cidade , e no mês já chegou a ótimos 223,8mm! As temperaturas já subiram em relação aos últimos dias: hoje já chegou aos 31,1 (antes da chuva). Deve esquentar consideravelmente até Quarta-feira, que deve ter um pico de calor nesse dia. Vamos aguardar as novidades.
  14. Estou impressionado com os vídeos do tornado em pleno sertão, no bioma da caatinga, em relevo nem tão plano. SENSACIONAL! Essa é a palavra. Lamentavelmente trouxe alguns estragos, pelo que vi. Mas tem cara de ser um EF1 pela categoria de estragos.
  15. Minha estação com a mesma máxima da Pampulha, já a minha mínima foi 18,1C. Dia muito bom e nublado com pancadas de chuva. O acumulado aqui também foi modesto , com apenas 5,2mm.
  16. Com mais 45,8mm acumulados hoje, após uma forte pancada de chuva à noite, chegamos aos 189,8mm no mês e ultrapassamos a média para Fevereiro que é de 182mm na minha estação, com dados completos desde 2013. Grande mês ! A previsão indica muita chuva ainda até Sexta-feira, e depois vem um breve período sem chuvas ou chuvas isoladas.
  17. Obrigado a todos ! Hoje tivemos outro dia muito típico, no mesmo script de ontem. A diferença é que as pancadas de chuva até o momento não foram tão fortes e abrangentes. Mas já tivemos algumas grandes formações de CBs ao redor. A variação do dia ficou em 18,2C / 30,1C. E a chuva somou apenas 3,8mm.
  18. Para ficar perfeito, só falta Akará explodir mais instabilidades ao seu redor, mas para isso precisamos de ar mais úmido. Por enquanto a tempestade tropical está mais semelhante a uma tempestade subtropical no aspecto das nuvens.
  19. Dia 18/02/2024, o dia mais feliz da minha vida. Nasceu meu filho Lucas 🙏❤️ Nesse dia inesquecível para mim, tivemos um clássico dia de verão, com direito a manhã amena com mínima de 18,9°C...manhã com muitas nuvens altas e médias, depois veio o sol quente com máxima de 31,4°C e então, apenas 1 hora depois do nascimento dele, desabou o temporal na cidade. Perto do hospital há um pluviômetro do CEMADEN que acumulou 26mm. Rajadas de vento também foram fortes , chegando a 78Km/h no INMET. Certamente eu jamais esquecerei das condições do tempo nesse dia, hehehe.
  20. Manhã bem amena por aqui. Mínimas: Porém, essa amenidade já acabou…tenho 30,3C agora 🥵
  21. E parece que, pela primeira imagem de satélite, ela já começou a sua marcha em direção ao oeste. À medida em que migrar para a costa da região Sul, deve encontrar um ambiente mais favorável para se desenvolver em tropical.
  22. Outro dia agradável por aqui, com temperaturas comportadas. A mínima foi de 18,1C e agora, céu encoberto e 25,1C. Ainda não choveu , e as atualizações dos modelos indicam chance baixa para hoje e amanhã.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.