Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Renan

Moderators
  • Posts

    22839
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    219

Everything posted by Renan

  1. Bem, para esse caso, necessita avaliar as médias climáticas para sua cidade (é Jaú?) e verificar se realmente são marcas significativas ou corriqueiras de todo inverno. Outro dia bem friozinho por aqui, os extremos nas minhas duas estações foram: Juiz de Fora: 08,7 / 23,4 Ibitipoca: 06,5 / 20,5 Na torcida pela elevação das temperaturas nos próximos dias.
  2. Você tá muito ansioso, com a depressão pós MP. Aos poucos entenderá que essa dança diária dos modelos é absolutamente normal, assim como é absolutamente normal que sua cidade terá dias de calor em pleno inverno , por não ser um clima frio. Eu te entendo , eu já sofri muito com modelos também, mas hoje em dia aprendi a aproveitar todos os dias, independente de previsões. Na verdade, alguns dias com calorzinho serão bem vindos. Para esquentar as casas.
  3. Que curioso ! Algumas estações abaixo da média tanto nas mínimas quanto nas máximas, e ainda assim com desvio positivo na média geral ?
  4. E aí eu fico pensando nisso. Na fatídica nevasca de Campos do Jordão no inverno de 1928, o que precisou acontecer para aquele feito ? Uma advecção polar AINDA MAIS poderosa do que foi esta última na serra da Mantiqueira, e essa advecção veio com muita umidade também (provavelmente frente bloqueada), ao contrário desta que acabou de ocorrer. Uma conjunção incrível certamente, mas que não perco as esperanças de ver algum dia.
  5. Primeiros 11 dias de monitoramento da estação em Ibitipoca, 1.200m alt: Estou gostando , mesmo não ficando no fundo da baixada. As máximas também estão boas, com destaque para a máxima sub-15 com sol no dia 18. Acredito que tem potencial de registrar mínima negativa, só precisa de uma MP com menos vento.
  6. Bonito anoitecer em Juiz de Fora, com matizes de diferentes cores: E mesmo antes de 18h já faz bastante frio agora, na minha estação tenho 13,2C ! Dia maravilhoso, típico de uma MP velha. Variação de 06,8C a 21,9C e sol o dia todo. Em Ibitipoca a variação foi de 05,4C a 20,5C.
  7. A minha foi hoje, Nani. Registrou mínima de 06,8°C. Com isso, na minha estação, não conseguimos superar os 05,8°C registrados em 29/05/2020, o atual recorde para Maio na minha estação. Não foi uma grande MP para as baixadas da região, mas sim para os TOPOS, que tiveram a maior advecção fria para Maio em 32 anos.
  8. Nani, O problema dos dados perdidos no Campo Belo não está na internet, mas sim no sinal das antenas do repetidor. Está dando problema na bateria das antenas quando chega a uma determinada temperatura. O William está vendo uma forma de resolver , e será em breve. Mínimas de hoje nas minhas estações foram um pouco mais parecidas. Bandeirantes: 06,8C Ibitipoca: 05,4C Próximos dias com aumento das temperaturas mínimas e estabilidade nas máximas. Será uma semana extremamente agradável .
  9. São sempre fantásticos os seus registros. E pensar que essas geadas são apenas as primeiras de muitas que você ainda vai ver nessa temporada. Quanto a mim…basicamente dependo de ir na serra da Mantiqueira, aqui do lado, para garantir ao menos 1 visualização do fenômeno por ano.
  10. No centro do Brasil, pode ter sido sim, até pela raridade do evento. Mas aqui para o Sudeste, ou para boa parte dele (exceto norte de Minas), é provável que essa não seja a MP Mais forte do ano. Isso porque a tendência desse ano é extremamente favorável e ainda tem muito chão pela frente. Não devemos considerar as estatísticas de invernos recentes, mas sim do que vimos acontecer nos melhores invernos da história.
  11. Esse é o já prometido “frio da virada do mês “. A verdade é que já tô querendo desde já , ainda quero muito mais do que o que rolou essa semana. Outro amanhecer bem frio por aqui, mínimas de 06,9C no bairro Bandeirantes e 02,4C em Ibitipoca.
  12. Estou com expectativas da menor temperatura mínima na minha estação neste evento se dar justamente amanhã. Agora temos 10,2C e sem vento, sem nuvens. A aguardar o resultado amanhã.
  13. Nani, hoje resolvi ir em algumas baixadas daqui de Ibitipoca para testar a diferença entre elas é minha estação, mas não houve diferença alguma porque há vento em todo o relevo daqui hoje. Vou esperar alguma noite com vento totalmente parado e testar. Não sei se chega a dar mais do que 2 graus de diferença , pois a estação realmente não fica muito fora da baixada. Em todo caso, fica perto de árvores também, mas mesmo assim estou gostando bastante do frio que está registrando. Em breve trago os dados da estação desde a inauguração até hoje. Estou aqui nos 1200m da escola. No momento vento bem gelado e 10,7C.
  14. Em Ibitipoca, mínima de 01,8C e geada pela manhã. Destaco também Bias Fortes e a incrível marca de 02,2C. Mas incrível mesmo é Montes Claros com 06,2C ! Estou muito assustado com esse valor em pleno Maio.
  15. Mínimas de hoje pela região. Destaque para a diferença brutal entre Juiz de Fora (🤡) e as estações a oeste e noroeste:
  16. Olha…..os recordes que não caíram hoje, estou achando que caem amanhã viu. Hoje foi o dia que o ar polar chegou aí, amanhã será o auge do frio.
  17. Mínima na convencional hoje de Juiz de Fora: 06,5 graus ! MENOR TEMPERATURA PARA MAIO DESDE 1990, QUANDO FEZ 05,1C ! Para ficar perfeito , só precisa chegar uma onda polar com a mesma dinâmica e sinótica de Julho de 1994. Considero essa a melhor MP já registrada na zona da mata mineira , com diversos valores impressionantes. Quem sabe não chegou a hora de finalmente o INMET daqui baixar dos 5 graus , algo que não ocorre desde 2000.
  18. Resta saber quanto deu na convencional de Brasília. Essa sim, a melhor referência para comparar com as MPs antigas. Esses 05,1 foram na automática e provavelmente fica ao lado da convencional, mas não tenho certeza.
  19. Bom dia a todos. Entrada violenta do ar polar por aqui, trazendo frio e vento forte. Alguns destaques: - Na automática do INMET de Juiz de Fora, a mínima de 06,9C foi RECORDE para Maio desde a instalação em 2007. - Estou aguardando sair o resultado da estação convencional, para saber se foi a menor temperatura para Maio desde 1990. - Frio muito violento em Ibitipoca, com mínima de 04,2C e rajadas que passaram dos 30km na madrugada. Sensação térmica baixíssima. - No meu bairro, mínima de 07,4C mas será renovada nos próximos dias.
  20. Finalmente SJ saindo da má fase ! Estava na hora de um grande evento, que pode melhorar ainda mais. Essa igreja é muito bacana, já fui algumas vezes nela e na praça na frente. Quero ver as fotos e vídeos !
  21. Tá nevando demais em SJ, gente ! Se a temperatura em altitude permanecer negativa no decorrer dessa noite, com as camadas congeladas, poderá ocasionar uma grande nevasca na serra catarinense devido à conjunção perfeita com a tempestade subtropical que se aproxima e aumenta mais ainda as precipitações.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.