Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2772
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

LeoP last won the day on November 16 2024

LeoP had the most liked content!

3 Followers

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Contagem - Belo Horizonte (Pampulha)

Recent Profile Visitors

9600 profile views

LeoP's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

28.4k

Reputation

  1. Temperaturas mínimas na capital mineira pelas oficiais do INMET: 8,5°C - Serra do Curral/Cercadinho - a menor desde julho/2023 11,2°C - Pampulha 12,2°C - Centro/Cid. Jardim - a menor desde julho/2023 Como podem ver, bastou uma dose mais forte de ar polar para os registros superarem qualquer dia de 2024 nos topos logo no primeiro dia da advecção de ar polar, na entrada do sistema. Com máximas mais baixas a partir de hoje, devemos ter sucessivas marcas de frio nos próximos dias que batem qualquer dia do ano passado. Isso mostra a tragédia absoluta do inverno do ano passado, mais do que a potência dessa MP, que será relevada nos próximos dias. No momento (09:50), sol e temperaturas entre 17 e 14°C na área central da cidade.
  2. Bom dia, manhã de frio pela região metropolitana, com as menores marcas desde 2023 em algumas estações de topo 👇🏻 Sigma Meteorologia Na capital, 11,2°C na Pampulha e 8,5°C na zona sul!
  3. Declínio de temperatura na capital mineira nessa noite, marcando o começo desta onda de frio na cidade. No momento, 15°C na Pampulha e 12°C na zona sul, com um pouco de vento. Para amanhã, previsão de 11 a 21°C e algumas previsões indicam muitas nuvens e até chuva leve pra cá.
  4. Diferente do que eu esperava, a temperatura não caiu nada hoje, pelo contrário. Eu poderia colocar mais um item no muito requisitado "muro de lamentações do BAZ" mas resolvi olhar a cidade de Cuiabá e não tem erro e nem surpresa: máxima só de 26°C lá (aqui, 27). Parece que estamos na fase "continental" do sistema, daí seu efeito nulo por aqui hoje. Isso muda amanhã, com forte advecção de ar polar a partir da tarde e ao longo da noite. A quinta já amanhece com as menores marcas do ano, na casa dos 11°C e as máximas mal passam dos 21. Por enquanto, mornos 21°C na Pampulha🌴
  5. Boa tarde a todos, grade completamente invernal para Belo Horizonte - MG: [ Yr Teremos dias frios e ensolarados entre quinta-feira e o final de semana e, depois, um aquecimento muito gradual, segurado pelo aumento de nebulosidade. A sensação de frio será constante, ainda que na semana que vem seja mais sentida de manhã e à noite. Os ambientes internos ficarão frios por muito tempo e isso vai garantir uma sensação de inverno bastante presente, algo que não chegamos nem perto de sentir em 2024. Sobre os valores absolutos, não me parece que chegaremos a nenhum extremo de relevância histórica. É possível/provável uma máxima de destaque na Pampulha (top-5), porém é estação recente (dados desde 2006). Na estação de referência climatológica, não vejo potencial de nenhuma marca histórica. Será, de fato, um ótimo período de inverno pleno, sem extremos. A festa começa mesmo a partir da tarde de amanhã, que já terá uma noite fria. Hoje, ainda mínima de 16.
  6. Como costumo dizer, as áreas a norte e noroeste de MG são as menos dinâmicas do estado e costumam ficar de fora de quase todos os sistemas polares. Assim está a previsão para as cidades de Unaí (noroeste) e Januária (norte), respectivamente: Particularmente em Unaí, pouquíssima influência do sistema.
  7. Boa noite, hoje ainda tivemos um dia morno aqui na capital mineira, com sol entre nuvens e temperaturas de 16/27 graus. É o último dia livre da atuação polar, que já começa a dar seus primeiros sinais de vida amanhã. As temperaturas entram em declínio contínuo pelos próximos 4 dias, inicialmente até com chance de chuva. Depois, baixas temperaturas generalizadas entre quinta e sábado, quando podemos amanhecer com 9°C na capital e registrar máximas de 19/20°C com sol. Assim está a previsão:
  8. Boa noite, pessoal precipitação também aqui em BH hoje, um chuvisco ou chuva leve, porém isso por si só é muita umidade para junho. Tivemos arco-íris aqui na Pampulha, fenômeno pouco comum neste mês: Sobre a semana que vem, a medida que se aproxima da data do sistema, as previsões tem mantido e até intensificado as temperaturas na Grande BH, que terá uma semana de muito frio. Segue previsão de dois institutos, que têm como referência áreas distintas da cidade: Meteoblue Meteored Em suma, previsão de máximas baixando para 17 a 19°C e mínimas de até 8°C. Isso é assinatura de ar frio forte. Será uma advecção que vai durar muitos dias e a mais intensa desde meados de 2023, pelo menos.
  9. Ontem fez muito calor para a época, com máximas se aproximando de 29°C em Belo Horizonte. O resfriamento da semana que vem varia conforme a rodada dos modelos, porém sempre oscila entre moderado e forte, portanto me parece garantido uma semana fria na capital. A advecção será muito interessante por aqui: Nebulosidade e até garoa podem trazer algumas surpresas nesse período. Por ora, seguimos na primavera. Mínima de 14,9°C e agora 27.
  10. O interessante é que esta uniformemente quente em enorme área do estado. Aqui na Grande BH e adjacências, mais ou menos as mesmas temperaturas daí (essa temperatura em Ribeirão das Neves me parece um erro, até pela máxima incompatível registrada lá): Sigma meteorologia Às 14 h, os INMETs Ouro Branco, Pampulha e Sete Lagoas tinham a mesma temperatura (27,8 x 27,9 x 27,5°C). Isso tem assinatura de advecção quente. Ainda, bastante seco e friozinho (15°C) até o amanhecer.
  11. Boa tarde, choveu ontem nas 3 estações oficiais de Belo Horizonte, o que quebrou um sequência de 36 dias sem chuva e certamente já impede que sequências invernais secas como a do ano passado se repitam em 2025. Na estação de referência climatológica da cidade, foram 7,1 mm ou quase 70% da média mensal hehe A noite de ontem foi uma das mais frias do ano, apesar da falta de ar polar. Por causa da chuva, temperaturas em torno de 14°C já eram registradas na Pampulha ainda na primeira metade da noite, o que trouxe sensação de frio significativa para o horário. Como não há uma MP associada, mesmo com o céu estrelado depois, não havia suporte para queda adicional de temperatura, então a cidade amanheceu praticamente com as mesmas temperaturas do começo da noite de ontem e temos um dia normal hoje, sem nenhuma marca relevante. Foi um "gap" no meio dessa sequência de dias mais primaveris. Sobre semana que vem, a previsão pra cá está boa ou mesmo muito boa, mas pelo que aparece nas previsões hoje não é uma massa de ar polar forte. As mínimas na capital ficariam em torno de 12°C, com máximas que podem baixar até 21°C, com chance de chuva na entrada do sistema. Provavelmente teremos, também, variação de nuvens e vento, como é de costume nas massas de ar polar marítimo. Uma ótima sequência de dias invernais. A capital mineira tem um lindo dia ensolarado, com 25°C no começo da tarde.
  12. 19:00 - As menores temperaturas de Minas Gerais neste momento, fora as altitudes da mantiqueira, estão entre Barbacena, São João Del Rei e BH, nos locais onde choveu por causa do cavado. Diferença gritante de temperatura entre BH, com 16/13, e Curvelo, com quase 25°C, cidades separadas por cerca de 150 km: Sigma Meteorologia Considerando a rede INMET, BH tem a mínima DO ESTADO no momento, depois de Maria da Fé.
  13. Tarde de fortes chuvas fora de época na RMBH. Na capital, os volumes variaram entre 5 e quase 25 mm. Uma imagem da chuva chegando em Contagem: Nesse momento (18 h), temos as mínimas do dia: 16°C na Pampulha e 13 GRAUS na zona sul de BH. Gelado na rua!
  14. Bom dia! Tem possibilidade de chuva fora de época hoje em BH a partir do fim do dia, inclusive com chance de raios, vamos aguardar e torcer. Chuva nessa época do ano é sempre bem vinda. Olhando pra frente, como comentaram, há indicativo de frio, com manhãs próximas ou abaixo de 10°C na capital mineira e tardes invernais: Meteored/Tempo.com
  15. Só uma correção: a anomalia de BH é de +0,2, dado que a média do mês de maio é 20,6 (centro). --------------- Pela milésima vez desde a pandemia, TODOS os modelos colocam as maiores anomalias positivas para o centro do país. Brasília, BH e Goiânia, que estão no coração das regiões sudeste e centro-oeste, tiveram as menores anomalias das capitais do centro-sul, justamente o contrário do que foi amplamente previsto. Esse mesmo cenário, de previsão oposta à realidade, se repetiu em abril, em parte do verão e em outros meses de 2023 e 2024. Provavelmente veremos essas manchas vermelhas, em algum grau, nessas mesmas regiões, de novo na previsão pra junho, julho, agosto, setembro etc. Previsões climáticas não significam mais nada, ao que parece. E são esses modelos que inspiram prognósticos de institutos e meteorologistas, que soltam previsões climáticas usadas nas tomadas de decisão em âmbito público e privado, a nível individual ou coletivo. Complicado.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.