Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2454
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

LeoP last won the day on September 18 2021

LeoP had the most liked content!

3 Followers

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Contagem - Belo Horizonte (Pampulha)

Recent Profile Visitors

6737 profile views

LeoP's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

24.5k

Reputation

  1. Frio agora de manhã também em Belo Horizonte, com 11°C na Pampulha e baixadas geladas (que a estação não pega). De moto, quando passo em alguma baixada seguida de algum morro, chego a sentir o ar morno na subida pela diferença de temperatura. Mas fez frio nos topos também, com 12°C na estação do Cercadinho e 14°C na área central. O dia é radiante, com máxima prevista de 25°C: Ao menos na primeira semana de agosto, estaremos completamente blindados dessa onda de calor aqui no leste, inclusive sob efeito de uma MP que deve deixar as temperaturas abaixo da média por alguns dias.
  2. Não é assim que a banda toca. É justamente quando tá quente aí que aumenta a chance de frio em boa parte do Sudeste, já que a anticorrelação entre as regiões é grande. Isso atingiu o ápice em julho/17, quando a concentração de frio aqui (e da falta dele aí) por semanas seguidas fez a aberração de PoA ter um julho mais quente que aqui na média (se não me engano, a diferença nas máximas entre as cidades chegou perto de 3ºC). ----------------------------- Variação de 12,9 a 25,3ºC na Pampulha hoje, com sol e vento leve. Um dia clássico de julho na cidade, daqueles que representam tudo o que o mês normalmente oferece. Agora temos 15ºC nas partes altas da cidade. A previsão mantém firme um significativo resfriamento a partir do dia 31/07. Será uma MP um tanto comum para o padrão de inverno, se for pra definir intensidade, chamaria de "fraca a moderada", mas é o suficiente pra ser a mais forte de 2024.
  3. Bom dia a todos, entrou um pouquinho de ar frio de ontem pra hoje na RMBH, o que fez as temperaturas caírem até os 12°C nos topos agora cedo e a sensação térmica diminuir de forma geral, com máximas hoje um pouco menores que ontem. O céu tem estado absurdamente azul, ainda num tom bonito por aqui. De ontem, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, ainda dentro do limite do município de BH: Já há alguns dias vem se mantendo (e se intensificando) a previsão de um significativo resfriamento entre o final de julho e, principalmente, o começo de agosto, no que seria o período mais frio do ano, com marcas dignas de inverno clássico em Belo Horizonte. Delícia demais ver a curva de temperatura oscilando: A julgar pela baixa ou quase nenhuma influência desse sistema em capitais como Cuiabá, Campo Grande e Rio Branco, deve ser uma MP marítima clássica, com frio no leste e calor no oeste do país. Vamos acompanhar essa previsão, pois o que tem sido previsto há alguns dias indica uma quebra generalizada de baixa de temperatura de 2024, mínimas e máximas, pra boa parte de Minas Gerais.
  4. Semana começou com 12,0C em Belo Horizonte (Pampulha), com baixadas geladas. Quem anda de moto sabe bem o quanto um morro faz muita diferença nessas horas. Mas a vibe 2024 segue presente e hoje à tarde já vamos passar dos 27°C, porém a máxima tende a cair um pouco ao longo da semana - ou seja, não será um aquecimento progressivo. Noites e começos de manhã frios e tardes mornas têm sido a regra há uma semana. O dia é ensolarado. Hoje por volta das 7:45 👇
  5. A noite foi fria e registramos, agora de manhã, as menores temperaturas do ano em Belo Horizonte (exceto a Serra do Curral): 11,4C Pampulha (encosta) 11,5C Cercadinho (topão) 14,4C Cid. Jardim (topão no centro da cidade) Na Pampulha, boa sequência de mínimas nos últimos dias: 16/07: 11,6C 17/07: 11,6C 18/07: 13,4C 19/07: 12,3C 20/07: 11,5C 21/07: 11,4C Uma imagem do sábado ensolarado na cidade, com máxima na casa dos 26ºC:
  6. Nesse caso, é urgente a criação de parques nacionais nessa região, pra manter um mínimo de representação dessa fisionomia tão peculiar da Mata Atlântica. Aqui em MG, uma parte relevante dos campos rupestres estão em áreas protegidas, caso contrário poderiam desaparecer rapidamente, já que ocorrem só em altitudes acima de 900 m. No centro-oeste, o Parque Nacional das Emas é uma ilha de cerrado preservado no meio de um "mar de plantações". Nossa capacidade de destruir tudo é tão grande que tem que pegar, cercar e isolar. . . . Eu costumo relatar muito o tempo na Pampulha, que é mais relevante pra onde moro mas, apesar da melhora recente, a situação nos topos de Belo Horizonte segue lastimável. Até o momento, estão na liderança dos mais quentes já registrados, sendo que o super topo da Serra do Curral tem a pior situação proporcional. As mínimas absolutas dos topos suguem muito ruins. A melhora foi para onde acumula algum frio. As médias devem cair um pouco nos próximos dias.
  7. Seu resumo foi impecável. Importante considerar que essa previsão está muito melhor do que a do mesmo período de 2023, que foi o ponto de virada de chave para este padrão acima da média que perdura desde então. Talvez o inverno deste ano seja o exato oposto de 2023: ano passado, esteve "ok" até meados de julho" e péssimo depois. Esse ano, péssimo até o começo desse mês e melhorando agora. Vamos ver e torcer. Hoje foi o dia mais quente da semana, com variação entre 13 e 27ºC na Pampulha. Agora (23:11), 17ºC.
  8. Mínimas boas novamente em BH (Pampulha), com os mesmos 11,6°C de ontem e sensação de frio pela manhã. Na previsão, pouco aquecimento nesta semana e um pequeno reforço de ar frio a partir do domingo, com marcas semelhantes ou até ligeiramente inferiores a dos últimos dias. Aos poucos, após semanas de muito estrago, o inverno parece começar a se consolidar com marcas típicas da estação por períodos maiores.
  9. FINALMENTE melhoramos um pouco a mínima anual em Belo Horizonte (Pampulha), que estava elevadíssima. Se até ontem sequer tínhamos baixado de 13, hoje... 11,6°C entre 6 e 7 h:
  10. Tem que ver se a média leva em conta a automática (essa que citou) ou a convencional, que teve sim algumas mínimas iguais ou superiores a esse valor. De qualquer forma, Brasília tá tendo um inverno bem melhor que várias áreas do centro-sul brasileiro, especialmente até o início desse mês, antes da onda de frio no Sul. Quando relativizei, tempos atrás, a "bolha de calor" no Brasil central, me referi a isso. A região, frequentemente, está até com anomalias menores que boa parte do centro-sul. Em junho, foi a única porção fora da patagônia (e talvez algum outro ponto do sul do continente) com alguma anomalia negativa na América do Sul. Em julho, parece que também está com anomalias controladas, especialmente pelas Tmín. Hoje mesmo a cidade bateu os 9°C. ------------------------ Eu considero Brasília e BH cidades irmãs do ponto de vista climático, pois têm climas muito parecidos em quase todos os aspectos, mas cada vez mais enxergo diferenças de dinâmica entre elas. Por aqui, nem de longe estamos tendo um inverno mais camarada. Como comentou o Rafael, após a tarde amena de ontem, com máxima de 24,9C na Pampulha sob alguma nebulosidade e vento por causa de uma fraquíssima MP no oceano, tivemos um suspiro do inverno agora de manhã, com mínimas entre 12 e 15°C (13,4°C na Pampulha). Ainda assim, não bate as mínima de 01/06 em nenhum ponto. Para essa semana, parece que teremos dias típicos de outono, como uma segunda quinzena de maio.
  11. Verdade, mas veja como os padrões se repetem e aos poucos ganham sentido. A gente sabe que nenhum ano é igual ao outro e que, em 1983, o forte el niño trouxe enchentes em latitudes mais baixas que esse ano, justamente porque o bloqueio estava mais pra cima. Não é esperado um copia e cola. Juiz de Fora que, naquela época, teve ótimos resfriamentos com frio úmido bloqueado, seria o equivalente hoje ao sul de SP, por exemplo, pela diferença na posição do bloqueio. Como o Rafael disse, sem conhecer o histórico, dá a impressão que entramos em uma espécie de limbo meteorológico, é mais bizarro e assustador. Mas, ao analisar o passado, vemos que este padrão existe e faz parte do clima, tudo fica mais verossímil. Ganhou uma cara nova com o aquecimento do planeta, mas isso nem deveria ser surpresa. Pelo menos aqui, está tudo muito parecido. Aquele mês de setembro foi o 3º mais chuvoso da série aqui (perde pra 2005, o campeão, e 1976 em seguida). Vamos ver como será em 2024. Se ocorrer algo parecido, será muito bem vindo pra finalizar mais cedo os incêndios florestais que prometem esse ano. ------------------------------------- A máxima hoje bateu 29ºC na área central de BH e, ao que tudo indica, não chegaremos aos 30 como chegou a ser previsto (já que amanhã já deve subir menos e vai cair no final de semana). Vamos rumo aos 60 dias seguidos abaixo da marca. Temos uma noite bem morna aqui, com 20ºC. -------------------------- Aproveitando a discussão iniciada pelo @jean10lj, o regime de chuvas tornou-se mais extremo por aqui também. Sem me alongar muito, um único dado basta. Com dados desde 1961, em 7 dos 12 meses do ano os recordes absolutos de chuva em Belo Horizonte ocorreram nos últimos 15/20 anos, inclusive o absoluto de todos os tempos em janeiro de 2020 (superou em quase 100 mm o recorde anterior). Aquela sensação de muitos eventos extremos de chuva na capital tem base na realidade.
  12. Sobre esse assunto, vi essa notícia aqui que achei relevante: uma possível La Niña muito prolongada, assim como ocorreu entre 2020 e 2022: https://veja.abril.com.br/ciencia/se-confirmada-la-nina-pode-persistir-por-anos-diz-especialista Me intrigou essa parte aqui: "Fenômeno tem poucas variações na intensidade, mas aquecimento global faz com que duração seja prolongada".
  13. Recordar é viver. MJJA em Belo Horizonte - 1983 Maio Junho Julho Agosto MIN MAX MIN MAX MIN MAX MIN MAX 18,0 30,2 17,2 25,5 14,8 21,7 11,7 25,1 18,4 28,9 16,2 26,8 15,2 23,9 12,9 28,5 18,6 28,3 13,8 27,0 13,8 25,5 15,4 29,8 18,6 26,8 13,7 26,7 14,4 27,7 15,2 30,0 16,6 27,3 13,3 27,9 14,0 27,1 17,0 29,9 17,4 27,9 13,6 28,4 13,1 28,1 17,8 31,4 16,8 29,8 13,8 28,7 12,4 29,2 17,3 31,8 16,6 29,9 13,3 28,5 14,0 26,4 19,0 27,3 18,0 29,6 13,6 29,2 12,9 25,3 15,2 28,9 17,7 29,4 13,6 28,4 11,7 25,9 16,6 29,8 16,2 30,0 16,0 26,3 13,4 27,3 15,4 29,9 17,2 31,2 15,7 27,3 13,1 28,3 14,4 29,2 18,8 30,5 14,8 28,1 12,9 28,9 13,8 30,8 17,1 30,0 15,2 26,7 15,0 28,1 14,8 31,2 17,3 29,2 16,3 28,3 16,4 27,0 18,2 29,1 18,7 28,7 13,4 28,7 14,6 28,1 17,4 26,9 18,6 27,7 13,1 28,3 14,2 27,5 15,4 23,7 17,8 27,3 13,4 26,9 14,5 25,5 14,4 19,6 16,0 29,4 13,5 26,9 12,5 26,9 13,4 19,0 16,8 28,6 12,9 27,8 13,6 27,9 12,3 22,0 16,4 28,5 13,3 26,9 14,2 27,9 14,0 21,4 16,1 28,3 11,3 26,7 13,2 27,6 16,0 20,9 15,0 28,7 11,7 27,3 13,6 24,9 15,5 20,5 15,8 28,7 12,7 26,3 15,4 25,3 14,6 27,5 14,3 29,4 12,4 27,3 14,0 26,9 18,2 24,5 13,2 29,3 12,3 28,3 14,4 26,9 14,6 24,1 14,2 30,0 12,4 28,9 15,0 26,3 12,9 18,7 13,6 29,4 15,4 27,3 14,4 26,5 13,8 19,9 12,6 29,4 15,8 25,5 15,4 24,8 13,8 20,7 13,4 29,8 14,0 23,3 14,2 21,8 15,0 22,1 13,6 30,2 - - 12,6 20,7 14,0 18,1 16,43 29,11 13,92 27,34 13,96 26,32 15,16 25,56 22,77 20,63 20,14 20,36 12,6 26,8 11,3 23,3 11,7 20,7 11,7 18,1 18,8 31,2 17,2 29,2 16,4 29,2 19,0 31,8 Foi um trimestre MJJ muito parecido com o atual. Ficamos semanas na xoxeza absoluta, com nenhuma máxima abaixo de 25ºC até o último dia de junho. Até a mudança de padrão, só chegou algum ar polar minimamente relevante na virada de junho para julho e no finalzinho de julho. Em maio, a média máxima foi de 29ºC e a menor máxima foi de quase 27ºC. Em MAIO. As mínimas são razoáveis porque, nessa época, a estação principal de Belo Horizonte ficava em uma baixada (hoje está em topo), então os valores devem ser relativizados. No entanto, fazendo um exercício de comparação (e aproximação) com os registros da Pampulha hoje, só pra gente ter uma ideia, os valores são compatíveis: quase 14ºC no local em JJ/83 e a Pampulha teve 14,5ºC em junho/24 e terá algo semelhante em julho, ao que tudo indica. O objetivo maior aqui é mostrar o padrão semelhante de dinâmica. Tem precedente. Nas temperaturas, hoje tende a estar um pouco mais quente, claro, por causa do aquecimento global. Em 1983, a mudança de padrão ocorreu só na segunda quinzena de agosto (marcado de rosa), com ótimas máximas e mínimas comuns. Na primavera (SON), o tempo mudava periodicamente, dando continuidade ao novo padrão estabelecido. Vamos ver como será este ano. Ao que parece, a 2ª quinzena de julho será um pouco melhor que esta primeira - o que não é difícil.
  14. Aqui também deve cair uns 4 graus e as mínimas baixam em seguida. O EXATO padrão que eu comentei esses dias, sem tirar nem colocar nada. Dias quentes com 16/29 seguido de dias mais amenos entre 13 e 25ºC, é tudo o que 2024 tem a oferecer. O máximo. Ao que tudo indica, teremos mínimas melhores na semana que vem, baixando para até 12ºC na Pampulha (olha o nível). Mais alguns dados que exemplificam esse outono-inverno terrível: A última chuva em BH foi no dia 18/04, que teve um temporal de quase 100 mm na Pampulha com alagamentos; A última máxima abaixo dos 25ºC na Pampulha deu-se no dia 02/06, ou seja, há 38 dias; A menor máxima do ano é de 22,5C no dia 01/01; Grande parte do município ainda não baixou de 13ºC em 2024; Os últimos poucos dias com muitas nuvens no céu ocorreram em maio; O último dia encoberto foi em 16/04! Ouro Branco (1050 m) bateu fucking 29,9ºC hoje, mais uma vez acima da capital.
  15. Eu tenho, acompanhar o galo/Atlético - MG (2 derrotas seguidas, com direito a goleada, e 12º no brasileirão) e a Seleção Brasileira (eliminada da Copa América nas quartas)
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.