-
Posts
1954 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
5
LeoP last won the day on September 18 2021
LeoP had the most liked content!
About LeoP
- Birthday 12/16/1991
Location
-
Location
Contagem - Belo Horizonte (Pampulha)
Recent Profile Visitors
5228 profile views
LeoP's Achievements
-
@ricardosilva exceto a sub-20 de janeiro, esse gráfico de SP poderia ser tranquilamente o daqui. Aliás, aqui ficamos mais de 1 mês sem registrar 30 graus entre dezembro e janeiro por conta do céu excessivamente nublado e das chuvas muito frequentes. Hoje, pela manhã, a Pampulha (BH) esteve com céu incrivelmente azul, daqueles que a gente vê com frequência a partir do mês de maio. Foi muito bonito, mas com temperaturas de verão: Diferente de Juiz de Fora, aqui não houve nenhum refresco (matinal ou vespertino) e a variação ficou em 19,6/31,1C, com sol a pino na nuca do povo. Às 21h, 25,5C na Pampulha 🥵 e o final de semana promete ser de altíssimo verão na cidade, com máximas na casa dos 32ºC e nenhuma chance de chuva.
- 661 replies
-
- 12
-
-
-
Não sei se enquadraria em aberração climática, pois esses valores no final de março ocorreram ano passado. Outro dado que chama a atenção é que o recorde absoluto de maio é de quase 33ºC, algo que parece quase impossível de acontecer e que passamos longe de superar em todos os maios recentes que tenho lembrança. Mesmo em tempos de mudanças climáticas - geralmente associadas ao aquecimento - as temperaturas máximas de outono/inverno têm se mantido bem comportadas em BH e os recordes de calor dificilmente são atingidos - até agora. Como muito tem-se comentado aqui, o calor continua em BH, com variação 20/31 hoje. Continua a previsão de chuvas na semana que vem e, nessa dinâmica atual, é a única coisa que pode trazer algo de interessante.
-
Que desastre kkkkkkk Esse outono - o mês de maio, em especial - foi tão podre que esses valores aí foram facilmente superados, recentemente, em períodos e condições bem mais desfavoráveis ao frio. Nesse verão, houve o registro de 15,0C à tarde numa tempestade convectiva, assim como fez 13ºC no fim de novembro do ano passado na Pampulha. . . . Por enquanto não há nenhum resquício da nova estação por aqui, mas isso não me surpreende - e não deveria surpreender muitos aqui que já querem o frio outonal só porque chegou o outono astronômico. Isso não significa nada em nossas bandas tropicais. Há um delay longo do verão após seu término oficial, talvez por causa dos oceanos mais aquecidos, não sei. Até meados de abril, o que espero é calor. A média de abril, por aqui, fica em uns 18/27C, uma queda suave em relação a março e puxada mais pelo final do mês. Ou seja, a primeira quinzena costuma ser uma extensão do verão, em versão light. Hoje já é o segundo dia seguido que aparece calor e chuvas com trovoadas na previsão para semana que vem em BH. 🌴🌴
- 661 replies
-
- 12
-
-
-
De fato, houve esse ótimo refresco bem na virada da estação, com 13C nos bairros altos de BH e 16C no restante da cidade, mas vale lembrar que, logo depois, tivemos a maior sequência de calor daquele ano até então e as maiores temperaturas do verão (considerando março como verão), com 32/33C no finalzinho de março. Fica até difícil analisar. Se aquela MP foi a virada pro outono, então tivemos a maior "onda de calor" e as maiores temperaturas daquele ano (até então) no começo do outono climático. Lembro de ter reclamado muito de tamanho calor nas portas de abril. Aliás, a primeira quinzena de abril foi bem a cara do verão também, com mínimas em 18/20, máximas em 28/31 e chuvas pontuais na Pampulha. A virada pra valer veio no dia 14/04, quando houve uma queda brusca de mínimas. . . . Assim como ontem, o fim da tarde e o começo da noite de hoje tiveram temporais localizados pela RMBH. Enquanto houve chuva forte com raios em alguns pontos, outros só viram nuvens e queda suave de temperatura. Foi um dia moderadamente quente, com máximas na casa dos 29ºC. Uma foto que fiz das nuvens pesadas no retorno do trabalho: Os próximos 15 dias seguem dando sono. É verão que não acaba mais e uma ou outra chuva.
- 661 replies
-
- 15
-
-
-
Bom dia e boa semana a todos, como já dito pelo Rafael, o domingo foi de calor e tempestades isoladas, pontualmente severas, pela região metropolitana de BH. Além de Contagem, que teve granizo, parte de BH foi atingida e a região central da cidade acumulou bons 18,2 mm ontem. Com isso, a estação convencional de Santo Agostinho chega a 106 mm, valor minimamente decente - embora a maior parte da chuva tenha caído só no dia 11. Foi bem mal distribuída, bem a cara dessa segunda metade de verão. Passei o final de semana no sítio em Sabará, cidade vizinha a BH, e lá o tempo também fechou, com muitas trovoadas, mas só chuva leve e chuviscos: A semana tende a ter sol e calor, mas não dá pra descartar chuvas repentinas, como tem ocorrido. Depois de mínimas na casa dos 20°C, às 11h já temos 27,6C, ou seja, a tarde será quente - a cara de março/23.
- 661 replies
-
- 12
-
-
Mínimas boas na capital mineira hoje também, com 15,9C no Buritis (bairros serranos), 17,0C na Pampulha, 18,9C na área central (Santo Agostinho). Durante a tarde, calor, mas moderado, com máximas em torno de 29C. Pelo 3º dia consecutivo, chuvas rápidas, isoladas e pontuais atingiram a RMBH. Muitas nuvens e cortinas de chuva entre Betim, Contagem e a parte oeste de BH no fim da tarde: A noite começa gostosa por aqui, com temperaturas na casa dos 23ºC às 19h35, céu limpo e um vento fraco. Bem cara de fim de verão mesmo, com essas chuvas pontuais e calor mais fraco.
- 661 replies
-
- 13
-
-
Tempestade de GRANIZO em parte da RMBH agora de tarde, com chuva forte e raios: (como não consegui mandar o vídeo sozinho, coloquei no twitter pra mostrar aqui) Diante do que as previsões têm mostrado, BIZARRO!
- 661 replies
-
- 13
-
-
Choveu fraco ontem na região metropolitana de BH, bem na hora do jogo do galo no Mineirão pela pré-libertadores. Os volumes foram baixos na capital: entre 1,4 e 3mm na forma de garoa, mas que umedeceu a terra. Em alguns pontos da região metropolitana, choveu mais. Com isso, foi uma madrugada fresca na cidade, com mínimas entre 16,7 e 19,8C de acordo com o bairro. Março vai melhorando aos poucos por aqui, apesar de dificilmente reverter a 1ª quinzena. Já dá pra dizer que será mais confortável que o forno que foi março do ano passado, o mês mais quente daquele verão. Passadas as 10h da manhã, a temperatura está entre 24 e 25ºC na cidade, com sol e um vento fresco.
- 661 replies
-
- 15
-
-
A temperatura caiu um pouco mais em BH de ontem pra hoje. Com isso, tivemos um dia muito agradável, com pouca sensação de calor e muita sensação de frescor. Nas estações da capital, as mínimas variaram entre 17,3 e 20,8C e as máximas entre 24,9 e 27,0C de acordo com o bairro, com céu parcialmente nublado ao longo do dia. Realmente tem cara de influência de outono, afinal foi fresco mesmo sem ter chuva. Mas, pelo menos aqui, tá muuuuuuuuuito cedo pra se pensar em mudança de padrão de estação ou em algum frio. O máximo - e que parece que é o que vai ocorrer - é a ocorrência de um calor mais civilizado, mais moderado. O auge do verão PASSOU. A noite começa (19h40) com céu quase limpo em Belo Horizonte e 22ºC na Pampulha. Tá muito agradável!
- 661 replies
-
- 12
-
-
-
Houve uma ligeira mudança de padrão atmosférico na RMBH nos últimos dias. Aquele sol escaldante e persistente não está ocorrendo mais e os dias têm sido mais nebulosos, com incremento de umidade. Com isso, dentro da loteria do verão causada pela termodinâmica sozinha, voltou a chover no final de semana, muito mais que o esperado, como o Rafael já detalhou. Me impressionei demais com os 83 mm da estação convencional, num contexto que aparentava ser altamente desfavorável e, também, apenas com previsão de volumes baixos. Mais um fiasco pra conta das previsões e mais um show da natureza, que nos brindou com uma precipitação de excelente qualidade quando mais estávamos precisando. Diante de tudo isso (mais nuvens e chuvas), as temperaturas baixaram e o calor, finalmente, cedeu na cidade. O final de semana já teve mínimas entre 18 e 19ºC em BH e, hoje, as máximas foram as menores desde o final de janeiro: 27,1C - área central 27,3C - Pampulha Assim foi a assinatura do dia de hoje, com chuvas isoladas na região metropolitana após 16h: O conforto térmico melhorou de forma geral.
- 661 replies
-
- 12
-
-
-
Falei sério, vc acertou em cheio. Ontem passou uma reportagem no JN falando da recuperação do Pantanal, que está enchendo de novo. Se tem que parar de chover aqui pra melhorar lá, que seja, nossa situação hídrica está excelente e não precisamos de mais chuva. Fica desagradável por conta do calor, mas paciência, é a vida. Quanto ao restante do ano, não diria que está todo comprometido. El Niño tem forte correlação com seca no Nordeste (principalmente no norte da região), aqui a correlação é baixa nesse sentido. A seca histórica de 2014 foi sob neutralidade negativa e depois de vários anos sem nenhum traço de el niño, assim como as enchentes históricas de janeiro de 2020 vieram sob um contexto de neutralidade positiva e após um el niño fraco. Depois daqueles anos muito secos (2014/15), nossa situação hídrica começou a melhorar em 2016, quando voltamos a registrar ZCAS em janeiro, mesmo sob um intenso El Niño. Existe uma correlação forte com a temperatura, que tende a ser acima da média no próximo verão. Claro que, sendo assim, o tempo chuvoso ficará mais restrito, mas podemos ter grandes temporais concentrados, o que também não é bom. . . . BH vem tendo um dia tolerável hoje. O tempo está parcialmente nublado, com períodos nublados, e a Pampulha tem 27,8ºC às 13h. Tá abafado, mas não tá quente de fato. Pode chover de forma passageira nas próximas horas, inclusive com raios.
- 661 replies
-
- 12
-
-
Depois daquela pequena mudança ontem, com chuvas isoladas pela tarde, o tempo voltou a firmar por completo em BH e tivemos outro dia quente, embora continue ligeiramente mais fresco que os outros dias de março. A variação ficou em 19/30C na Pampulha e a tarde terminou assim: A temperatura caiu pra 23ºC ao anoitecer mesmo sem chuva, o que significa que a atmosfera está menos aquecida. Com o tempo aberto, a noite deve ser fresca. Pode voltar a chover amanhã, mas as previsões colocam só pancadas muito isoladas ao longo dos próximos 10 dias, ou seja, até o dia 21 de março estaremos com um déficit muito grande de chuva para o mês, fora as temperaturas acima da média. Diante de uma previsão para março que falava em tempo fresco, ZCAS, excesso de chuva e até transtornos, estamos diante de um erro monumental e desastroso de previsão. Parabéns ao @RafaelBHZ que, apenas pelas observações empíricas do comportamento da atmosfera, o famoso feeling, vem dizendo isso há semanas e desbancou sozinho todos os modelos, equipamentos, tecnologias e institutos de previsão climática. @RafaelBHZ 👑
- 661 replies
-
- 10
-
-
-
O céu da área central da capital hoje ao meio-dia: Sem dúvidas, apesar de ainda abafado, foi o dia mais amistoso do mês e desde as chuvas de meados de fevereiro. Não só pelas temperaturas mais moderadas, mas também pelo tempo mais escuro. Não houve aquele sol de rachar na cabeça do povo, foi um dia mais civilizado. No INMET Pampulha, tivemos hoje os primeiros acumulados do mês, com 5 mm entre 15 e 16h. Pelas câmeras do clima ao vivo, vi que choveu na área central mas, como são isoladas, não sei se atingiu a estação convencional do Santo Agostinho. Só amanhã pra saber. Com isso, a temperatura está variando entre 21 e 22ºC desde às 16h, com uma brisa eventual e sensação térmica sensivelmente mais confortável que todos os últimos 10 ou 15 dias. Não é um sonho de consumo, já que há abafamento nos interiores e nos períodos de calmaria, mas é um alívio.