Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2830
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

LeoP last won the day on November 16 2024

LeoP had the most liked content!

3 Followers

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Contagem - Belo Horizonte (Pampulha)

Recent Profile Visitors

9882 profile views

LeoP's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

29.5k

Reputation

  1. Bom dia, contrariando todas as previsões (que indicavam sol e céu limpo), BH e região têm mais uma manhã de céu encoberto por uma densa camada de nuvens médias. Pelo satélite, dá pra ver que a nebulosidade tem um limite curioso a oeste, provavelmente influenciado pela Serra da Canastra. O leste e sudeste do estado estão com céu limpo, situação igual a de ontem: A nível de rua, estamos com esse jeitão aqui na orla da Lagoa da Pampulha: Mesmo com as nuvens, a Pampulha teve boa mínima de 12,8°C e agora (10:20) faz 18°C na maior parte da cidade, com até 15,4°C próximo da Serra do Curral.
  2. Esses dados antigos muito fora do padrão atual parecem até mentira, como se usassem uma metodologia diferente... --------------- Por aqui, após uma manhã nublada, o tempo abriu ao longo da tarde e o entardecer já foi de céu quase limpo. É possível ver, na imagem, a camada de nuvens bem afastada da região metropolitana da capital as 17:30: A máxima variou entre 20 e 22°C pela capital, em mais um dia típico de inverno, e já temos temperaturas próximas dos 15°C nesse começo de noite. Nas áreas próximas da Serra do Curral, já faz 13°C. Mais um reforço de ar frio sobre uma atmosfera que já estava fria. Vamos aos 10.
  3. Bom dia, a infiltração marítima segue forte aqui na RMBH nesse domingo, que tem céu encoberto por nuvens médias e vento. O interessante do dia de hoje é o céu aberto e sol em parte do leste e sudeste do estado, o que é um contrassenso, se pensar que o ar frio oceânico vem de leste. É como se a infiltração tivesse "pulado" essas regiões. Na capital mineira, temperaturas próximas dos 17°C e mal passaram dos 15°C nos bairros próximos da Serra do Curral as 10 h.
  4. A infiltração marítima se intensificou ainda mais na RMBH e temos um sábado dominado por nuvens baixas e ventos constantes na região, com sensação de frio. É um tempo meio chato, mas eu gosto pois é a única variação esperada e comum no aspecto do céu nessa época do ano. O resto é ocasional e fora da climatologia típica. Agora há pouco (11 h): As mínimas ficaram na casa dos 13°C e várias estações da capital ainda não passaram dos 19°C ao meio dia.
  5. O triângulo mineiro já não recebe de forma efetiva a influência desse ar frio como o centro-leste do estado. Uberlândia (INMET A507), por exemplo, está com 15,1/26,4 - o que é dentro ou um pouco acima da média lá (caso a tabela do wikipedia seja referente a esta estação). A infiltração marítima acentuou-se no estado hoje e isso se reflete nas temperaturas (CPTEC/Sigma): Em BH, fim de manhã com 19°C na maioria dos bairros e grande variação de nuvens.
  6. Bom dia. Primeiro terço de julho marcado por temperaturas muito abaixo da média até aqui, com sensação de frio constante durante as manhãs e noites. Na Pampulha, até o momento, é o julho mais frio da série iniciada em 2006, empatado com 2017. INMET Pampulha (anomalias 2006-2024): Mín.: 11,3°C (-2,7°C) Máx.: 24,5°C (-1,3°C) Média: 17,5°C (-1,8°C) A previsão indica chance de chuva e frio para o final de semana, com máxima próxima dos 20°C no domingo seguido por mínimas de 10 na segunda, condição que pode amplificar a anomalia negativa de temperatura até o momento. O tempo está parcialmente nublado na RMBH, inclusive com garoa de manhã cedo em alguns pontos.
  7. Aumento da infiltração marítima (desde ontem a noite) trouxe muitas nuvens médias à capital mineira na tarde de hoje, que teve céu parcialmente nublado e pouco sol. A máxima ficou próxima dos 23°C. Apesar de atrapalhar as mínimas, esse padrão tende a manter por mais um tempo a longa sequência de máximas abaixo da média por aqui e trazer mais vento. No momento, 18 a 15°C.
  8. Aproveitando o assunto, será que Teresina é a capital com o clima mais desagradável do Brasil (pra quem gosta de tempo fresco/ameno)? Pensando no centro-norte, onde estão as candidatas, creio que Boa Vista, Belém, Macapá e Manaus, apesar de extremamente abafadas, são menos tórridas e têm mais chuva/menos sol. Fortaleza e São Luis mais ou menos o mesmo esquema, porém devem ventar mais, o que ameniza. As capitais do leste do nordeste são bem agradáveis, nem entram na conversa. Sobra Cuiabá, que tem ótimas surpresas no inverno, Rio Branco e Porto Velho, que também recebem ventos polares significativos e, por fim, Palmas, que ainda consegue pegar um resto de vento sul nas continentais. Fica entre Teresina, Palmas ou as 4 do norte (Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista). Eu colocaria Teresina, pelos motivos que expliquei acima. -------------- Vento e nuvens avançaram para a capital ao longo da manhã. Não fecham o tempo, mas a temperatura caiu um pouco em relação a ontem. 21°C no começo da tarde.
  9. Maldições malditas (nuvens) rondaram os céus mineiros nessa última noite e quebraram a sequência de manhãs frias com marcas próximas dos 10 na capital. Ainda assim, friozinho mais ventoso de 12°C ao amanhecer por aqui. Há muitas nuvens a sul e leste da capital, que podem avançar e baixar as máximas por aqui hoje, vamos ver. Sensação térmica até mais agradável, mas eu gosto é de sofrer, então... 🧐🤦🏻‍♂️
  10. Bom dia, hoje é o 5º dia seguido que amanhece com a mesma temperatura na Pampulha/BH: 10°C. Minha temperatura interna tem chegado a 17°C, o que acho desconfortável e uns 5/6 graus abaixo do que acho ideal para ambientes internos. Sinceramente, não sei como conseguem conviver com internas tão baixas por aí e por tempo prolongado, deve ser costume... No aeroporto da Pampulha, 9°C hoje cedo.
  11. Outra coisa que eu percebo desta época - e que difere muito do verão - é a influência do frio noturno e da manhã na sensação do nosso corpo. Parece que a exposição prolongada ao frio (dentro de casa à noite e ao sair na rua de manhã cedo) deixa o organismo com um certo grau de "hipotermia" e a gente custa a deixar de sentir frio ou passar a sentir calor. Eu preciso de uma exposição bem prolongada ao sol ou de bastante movimento pra começar a sentir calor nessa época por causa disso. A mesma temperatura, em contexto de casas aquecidas e sem frio noturno, já pode trazer sensação de calor rápido. Isso deve ser bem subjetivo, mas eu sempre tive essa sensação. -------- Máxima aqui de 22/23 graus, com céu quase que totalmente limpo. Agora já tenho 16°C e devemos novamente chegar aos 10.
  12. Bom dia, sobre as previsões... para o sudeste (especialmente MG-RJ-ES), está muito bom. Temperaturas dentro a abaixo da média até o final do mês, até bastante abaixo da média nesse primeiro momento. Por aqui, BH/Pampulha registrou sua menor temperatura do ano hoje, com 10,1°C. Embora não seja um valor de maior destaque, é a 4ª consecutiva nesse patamar, ou seja, rondamos a menor do ano por vários dias, sem configurar um pico. Estamos vivendo dias de inverno tropical na sua essência. No momento, 17°C.
  13. Pra cá, a previsão continua indicando um período infinito sob atuação de MPs fracas a moderadas: Belo Horizonte, MG No momento, 17 a 14 graus, de acordo com o bairro.
  14. Bom dia, 3ª mínima consecutiva de 10°C no INMET Pampulha, dias sempre secos e ensolarados, mais ou menos ventosos, com máximas variando entre 24 e 22°C: Temperaturas abaixo de 10°C têm ocorrido em baixadas da área urbana da capital. Maxima hoje deve ficar em 23°C.
  15. Muitos eventos de festa julina em BH hoje, uma tradição muito forte. Aquelas que estão ocorrendo agora a noite têm como ingrediente o frio, que sempre é desejado para a ocasião. Caldos, canjicas quentes e fogueiras combinam muito mais com temperaturas baixas. Aqui na Pampulha, temos 14/15°C com um vento fraco, bem agradável pra usar roupas quentes condizentes com a festa. A máxima do dia foi de 23 graus, uma tarde próxima do conforto puro, como diz o colega de São Paulo.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.