Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    1537
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

LeoP last won the day on September 18

LeoP had the most liked content!

2 Followers

About LeoP

  • Birthday 12/16/1991

Location

  • Location
    Pampulha - Belo Horizonte

Recent Profile Visitors

3104 profile views

LeoP's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

13.1k

Reputation

  1. Isso me lembra os climas desérticos, quando as médias pluviométricas devem ser relativizadas, pois as chuvas costumam ser extremamente concentradas e, quando caem, extrapolam a média exorbitantemente. Claro que os desertos são outro nível, pois lá pode chover a média de anos ou décadas em poucas horas e depois ficar anos sem chover, mas isso que aconteceu aí em outubro me lembrou um pouco. E me parece que a La Niña já está dando as caras na prática, né? . . . Por aqui, ontem voltou a chover, porém fraco e isolado, com alguns raios, sem qualquer organização. Os acumulados variaram entre 1 e 3mm apenas. O dia foi nublado (com aberturas) e, com isso, a temperatura subiu menos que o previsto - máxima de 28ºC - porém esteve abafado. Para essa semana, tá pintando uma condição mais tranquila, com tempo mais firme. Só há previsão de chuva - isolada - hoje e amanhã. Como outubro já extrapolou bastante a média, é até bom que fique assim. Tá pintando uma nova "invernada", com tempo fechado, ameno e muita chuva, a partir de domingo.
  2. A temperatura subiu bem hoje por aqui também, com máxima de 29ºC após mínima de 16C. O sol apareceu entre nuvens ao longo do dia, porém com vários períodos de céu parcialmente nublado, que bloqueiam os raios solares, como pode se ver nas imagens abaixo: Essa nebulosidade é típica da primavera e verão e é ela que impede os picos de calor que ocorrem em setembro e começo de outubro. Volta a chover a partir de domingo. Agora (19h30), vento, céu quase limpo e 23ºC.
  3. Assim como ocorreu no último episódio de tempo chuvoso, o sol voltou pra todo mundo no mesmo dia! Em BH, ele também reapareceu hoje, porém ainda com muitas nuvens e períodos nublados, que chegaram a ameaçar chuva - deve ter rolado uns eventos fracos e isolados pela RMBH. Faz cerca de 1 semana que as nuvens dominam o céu da capital, embora na maioria deles haja aberturas de sol (só os últimos 2 foram encobertos/chuvosos). O destaque de hoje fica com as temperaturas. O dia começou frio na cidade, com céu nublado, algum vento e apenas 14,4ºC na área central, valor relevante para uma 2ª quinzena de outubro. Ao longo da tarde, predominaram temperaturas amenas, com máxima de 24ºC. São valores típicos de MAIO. Agora (21h30), uma noite ligeiramente ventosa, com céu estrelado - entre algumas nuvens baixas - e 17ºC. Friozinho outonal.
  4. Boa noite, Belo Horizonte recebeu mais 17mm hoje, principalmente entre o meio da manhã e o começo da tarde, de forma que outubro acumula 236mm distribuídos em 12 dias. A temperatura mínima, de 15,7C, ocorreu durante a chuva mais forte entre 11h e 12h e, devido a alguns períodos de maior claridade durante a tarde, tivemos uma máxima pontual de 20,2ºC, valor bem baixo para o mês. Durante a tarde, predomínio de cobertura maciça de nuvens, mas apenas com chuviscos ocasionais: Para amanhã, o dia deve começar frio - 15ºC - mas já há previsão de aberturas de sol e os próximos dias devem ter chuva fraca e isolada apenas, ou seja, teremos uma trégua. Mas, a partir de segunda, voltam as condições de tempo mais fechado e acumulados altos. 19h30, 17 a 13ºC nas estações da cidade, bastante frio para os padrões de primavera.
  5. Bom dia, BH também entrou para o time das cidades sombrias. Após breve pausa na madrugada, o tempo passou a chuvoso pela manhã, num dia escuro e completamente encoberto (como era previsto). As temperaturas também chamam a atenção, com apenas 15,9C na Pampulha e 14,0ºC no Cercadinho (bairro Buritis), às 11h: Claramente o ar polar chegou. A persistir essas condições, a Pampulha terá sua 2ª máxima sub-20 para Outubro de 2021.
  6. Sobre o novo recorde, mais uma vez BH segue sua tendência de renovar os recordes de chuva. É uma tendência que ocorre há muitos anos, assim como os de calor, e tem sobrado poucos recordes antigos. Diferente de boa parte do centro-sul, a cidade não está com anomalia negativa forte e, talvez, é justamente isso que tem intensificado as chuvas por aqui. Hoje o dia foi nublado, com chuvas intermitentes ao longo do dia e queda da temperatura. As máximas ficaram em torno dos 25ºC, com sensação de abafamento em alguns momentos da tarde, mas em geral confortável. Ao longo da tarde, nuvens altas e baixas tomaram conta do céu: Amanhã o dia será muito interessante: vai ser chuvoso, com possibilidade de acumulados altos e máxima de apenas 22ºC, porém com entrada de vento sul após o anoitecer, o que pode firmar um pouco o tempo e fazer as temperaturas caírem para os 15ºC pela noite. Ou seja, vamos terminar o dia sob sensação de frio! 23:38, 18ºC, com chuva fraca.
  7. Já em outubro, fora do período mais intenso das monções de verão (normalmente entre meados de novembro e meados de janeiro, quando as ZCAS são muito comuns), Minas Gerais já tem seus primeiros transtornos de maiores proporções dessa temporada, dessa vez em Ouro Preto, que pode decretar estado de calamidade pública nos próximos dias: Aqui em BH, o mês já acumula 206mm na Pampulha, quase o dobro da média e, como o Rafael já disse, temos dia nublado e chuvoso, condição que vai encharcando o solo. O tempo tende a permanecer assim amanhã, com queda de temperatura. No momento (14h), faz 22ºC na cidade. Para resolver um problema (crise hídrica), surgem outros. Mais uma vez, vamos apanhando para o nosso próprio clima.
  8. Rafael, foi a primeira tempestade da primavera, com algum potencial destrutivo. Estava voltando do trabalho quando a chuva desabou e vi MUITOS bolsoes d'água e alagamentos transitáveis pelo caminho. Em alguns pontos foi pior: O INMET Pampulha já acumula quase 190mm! A temperatura chegou a bater 17,9C durante o temporal, a mínima do dia, de forma que a noite é amena - bem diferente do abafamento do dia. O tempo tende a ficar mais nublado e chuvoso nos próximos 2 dias (principalmente na quarta) e as temperaturas podem bater os 15ºC ao longo da semana.
  9. BH teve dia típico de verão, com céu parcialmente nublado, períodos de sol, forte abafamento e chuvas com trovoadas entre o meio e o final da tarde. Na Pampulha, foram 9mm entre 16 e 17h, o suficiente para a temperatura cair de 31 para 19ºC: E tem muita chuva pra cair ainda: O acumulado do mês está em 139mm na Pampulha.
  10. Em BH, dia de muitas nuvens, porém com aberturas de sol suficientes para trazer abafamento - máxima passou dos 29ºC - e chuvas isoladas e passageiras na primeira metade da tarde - diferente da condição de chuva mais forte prevista. Após as instabilidades, céu encoberto ao longo da tarde: Para os próximos 4 dias, as previsões seguem indicando volumes bem expressivos, podendo ocorrer já amanhã e a semana que vem será fria para a época. Mês de outubro muito interessante. Céu um pouco mais aberto nessa noite, com 22ºC.
  11. Uma das coisas que eu mais gosto em meteorologia é desse solzinho que aparece depois de vários dias nublados/chuvosos. Isso costuma acontecer aqui com frequência entre novembro e fevereiro durante os canais de umidade (ZCAS e antigas ZCOU), em diversas intensidades. A sensação é muito boa mesmo. . . . E parece que o sol resolveu voltar pra todo mundo hoje e aqui não foi diferente. Depois de 5 dias mais escondido (e 2 dias completamente ausente), hoje o tempo abriu bem mais que o previsto e BH teve dia de muito sol (entre nuvens). O melhor são as temperaturas: 15 a 26ºC na Pampulha, ou seja, extremamente agradável, com friozinho à noite e ao amanhecer. As nuvens voltam a aumentar nos próximos dias, sempre com sol e chance de chuva fraca. A partir de sexta-feira, os volumes podem ser altos novamente e o tempo deve ficar mais fechado. Até o momento, o acumulado do mês está em 100,8mm (96%), de forma que outubro/21 deve ter pluviometria bem acima da média. 22h30, 18ºC.
  12. Confirmada a primeira máxima abaixo de 20ºC do ano em todas as estações de BH, em dia de chuva ininterrupta que acumula 23mm até agora (e aumentando). Variações (mínimas provisórias, podem ser renovadas agora a noite): 17,3 / 19,5 Pampulha 16,9 / 19,8 Santo Agostinho/ Centro 15,5 / 17,6 Cercadinho/Buritis Apesar disso, não foi nem de longe a menor sensação térmica do ano, por causa das mínimas 'altas'. Como eu gosto de sentir as condições do tempo - e não somente de acompanhar os dados - saí pra pedalar no final da tarde pra sentir o ar frio, pouco comum nesse horário por aqui, mesmo que tenha que pegar chuva - o que realmente aconteceu: 18:00 - segue a chuva, com temperatura de 17 a 15ºC pela cidade e sensação de frio leve. Começaram a surgir alguns raios e trovões agora no começo da noite.
  13. Por aqui temos, até o momento (12h), 15mm acumulados de forma ininterrupta desde o final da noite de ontem, ou seja, é chuva leve contante, com poucos momentos de chuva moderada. Pampulha tem 18,5ºC ao meio dia, em dia sombrio e úmido: A máxima até agora é de 19,0C à meia noite. Como não tem previsão de sol, podemos ter a primeira máxima sub-20 do ano na estação, em plena primavera. Como já foi dito aqui, é comum esse tipo de situação, já que nosso inverno é ensolarado e tem destaque mais nas mínimas. @RafaelBHZ na torcida...
  14. Boa noite, falando em tempo sombrio, BH teve dia encoberto e escuro, exceto em raros momentos da tarde, quando tivemos algumas aberturas. Choveu durante a madrugada e toda a manhã, com bom acumulado de 20mm bem distribuídos por muitas horas. Pela tarde, predomínio de céu nublado: Reparem ao fundo, as nuvens tocam a Serra do Curral. Dias como hoje têm neblinas ou nevoeiros nos bairros elevados da cidade. A variação das temperaturas mostra um outubro lindo, que em nada lembra alguns da década passada: 17,0 / 21,6 Santo Agostinho/centro 15,2 / 19,3 Cercadinho/Buritis 17,0 / 22,6 Pampulha A previsão é de outro dia sombrio e escuro amanhã, com muita chuva durante todo o período, possivelmente a metade da média do mês. Existe a possibilidade, inclusive, de ser a menor máxima do ano. O sol só deve aparecer na terça-feira pela tarde, o que ainda não é garantido.
  15. Em BH, ao contrário do previsto (rsrs), o dia hoje foi um pouco mais quente que ontem (27ºC), apesar de predominar o conforto térmico, especialmente pelos ventos constantes. O sol voltou a aparecer ao longo do dia, sempre entre muitas nuvens: Assim como ano passado, o pico do calor foi antecipado e a maior parte de outubro será bem amena na cidade. A previsão para toda a grade está fresca e muito úmida: Deve chover muito entre domingo e terça, extrapolando a média ainda na primeira quinzena. Agora (19h), 20,3ºC.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.