Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LeoP

Members
  • Posts

    2349
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by LeoP

  1. Retiro, ao menos em parte, o que disse mais cedo. O relato até serve para o extremo norte de Belo Horizonte, onde passei o dia, mas agora que a estação da Pampulha voltou a reportar dados, resolvi conferir e fiquei impressionado: somente hoje, principalmente no período da tarde, A ESTAÇÃO DA PAMPULHA - BH TEVE IMPRESSIONANTES 93 MM DE ACUMULADO DE CHUVA. SÃO QUASE 100 MM DIÁRIOS EM PLENO MÊS DE ABRIL! Isso é mais do que toda a média do mês. Por volta do meio da tarde, um dilúvio desabou sobre a região, com enxurradas: Onde estava, não houve nada perto disso. Em todo caso, não ouvi nenhum raio. Impressionante! Agora faz 19,9ºC na cidade.
  2. Chuva típica de outono! Ocasionada pela entrada (ou influência da) frente fria, com poucas características das trovoadas tão comuns no verão. Apesar sol de manhã, do calor prévio (que nem foi intenso, máxima de 29 graus) e do céu que escureceu rapidamente pouco antes do meio da tarde, a virada no tempo veio sem nenhuma descarga elétrica e a precipitação avançou aos poucos, pelo menos na região norte da capital, onde passei o dia. Venda Nova e Pampulha, 15 e 16h30, respectivamente: Essa chuva da 2a imagem não é torrencial, é leve e persistente e continua agora ao anoitecer. Um otimo sistema que poderá trazer 14 graus no final de semana. Vai salvar abril de 2024 da completa insignificância. Agora faz 21 graus na capital mineira e chove leve de forma constante há 2 horas, pelo menos.
  3. Pré-frontal chegando e aquecimento trouxeram tarde quente em BH, dentro do previsto, com máxima de 30,1ºC, após mínima na casa dos 19. Sol entre nuvens e maior abundância de cirrus, típico dos dias em que o vento sopra de norte com aquecimento. Amanhã e sexta-feira devem ter chuva e, a partir de sábado, começa uma sequência de dias de sol e maior resfriamento noturno, com as menores marcas do ano até aqui. Previsão de 15ºC ao amanhecer por dias seguidos. Será a maior sensação outonal do ano, bem típica de abril.
  4. Europa saiu do verão para o inverno em 24 h: Apesar de impressionante, áreas de centro e oeste do Brasil conseguem viradas de tempo até parecidas (contraste térmico) com muito menos latitude!
  5. Aos poucos, o outono vai avançando em BH, embora de forma tímida. Hoje completamos 5 dias seguidos sem chegar nos 30 graus em nenhuma estação do município, mesmo sob predomínio de sol em todos eles, exceto sábado. Nos bairros mais altos, apenas um único dia de abril chegou nessa marca. O fato é que o padrão mudou: as trovoadas já cessaram, o vento aumentou, a umidade diminuiu e, mesmo com mais horas de sol, as temperaturas caíram uns 2/3 graus em média em relação ao que estava fazendo até então, com picos de até 16/17 graus de mínima. Muitas pessoas já estão abrindo mão de ventiladores e do ar condicionado e o abafamento dentro de casa quase acabou. Enfim, condição mais digna. Hoje foi um bom exemplo: após tarde de calor fraco, a noite começa com céu limpo e temperaturas de 22 graus na Pampulha e 19ºC próximo da Serra do Curral, sob brisa. Bem agradável.
  6. O tempo abriu em relação a ontem e BH teve um domingo agradabilíssimo, com sol entre nuvens e temperaturas moderadas. Variação de 17 a 29°C, com um céu muito bonito e vento, condições excelentes para atividades ao ar livre: Mesmo num abril muito fraco como esse, os dias agradáveis de sol já começam a aparecer e serão muito frequentes nos próximos meses 😍
  7. Acho muito difícil todos os modelos estarem errados. Me parece garantido uma 1a metade de outono-inverno ruim de forma geral. Mas acho provável a melhora do quadro a partir de julho, já que a atmosfera já vai estar respondendo ao el nino mais fraco (agora) ou até a um princípio de neutralidade que está próximo. Próxima primavera sim, tende a ser muuuuito melhor que a última. Agora, tudo isso deve levar em conta o histórico recente dos modelos para o centro da América do Sul, de apontar anomalias de +3/4 e a realidade ficar nos +1/2.
  8. Muita nebulosidade predominou no céu belorizontino hoje, inclusive nos horários de maior potencial de insolação (entre o fim da manhã e o meio da tarde, foto abaixo). Isso trouxe um sábado de temperaturas moderadas. Variação de 19~27 graus, com vento.
  9. Mas a análise não deve ser assim isoladamente, mas pelo conjunto. 2022 foi um ano excelente como um todo, apesar de julho. Fazendo uma analogia com o atual El Niño: todos sabemos que ele deixa a primavera muito quente e mais seca no sudeste, mas outubro de 2023 teve recordes históricos de chuva em vários pontos e pluviometria acima da média na maior parte da região, o que até amenizou as anomalias positivas. Esse mês invalidou o EN? Não. Hoje tive variação entre 20 e 29ºC, com céu parcialmente nublado e chuvas isoladas à tarde. Bem a cara do verão, em todos os sentidos.
  10. Tenho ficado muito decepcionado com as mínimas desse ano aqui mas, quando leio o fórum, passa rapidinho. O "bom" é que tá todo mundo no mesmo barco. Vendo as tabelas acima, não consigo reclamar do verão aqui (que foi quente): Pampulha - BH 👇 Noite morna, com 22,8C às 23 h.
  11. Máxima de 30,6C em BH hoje, dentro da normalidade para um dia quente da 1ª quinzena de abril. Anomalias de máxima quase 3 x menores do que foi apontado no mapa do Icon. E o aquecimento de hoje deveu-se, basicamente, ao sol que voltou a predominar: Pela previsão que vi hoje, ainda estamos sujeitos a chuvas fracas e pontuais ao longo de abril, o que indica a transição para o período seco em curso.
  12. Filho feio não tem pai! Citam genericamente "previsões" como se não tivesse sido previsão deles mesmos. Além disso, a chamada dá a entender que o frio intenso deu lugar à chuva de uma hora pra outra, o que não faz nenhum sentido até pelo caráter antagônico das duas condições. Tipo, vc entrega um produto ao seu público e depois, do nada, diz que vai acontecer o contrário do que falou no começo. Mas não é só o Meteored não, o que eu já vi de instituto comemorando e se vangloriando de acertos e fingindo demência nos erros não caberia no servidor do fórum. 22ºC em BH. Noite agradável.
  13. Modelo Icon, utilizado pela Metsul, projetando temperaturas entre 7 a 9ºC acima da média amanhã em parte de MG, o que inclui BH. Se fosse verdade, significaria recorde absoluto para abril por ampla margem e entraria na estatística como uma das maiores temperaturas já registradas no verão: Fonte: https://metsul.com/ar-frio-na-argentina-traz-queda-de-temperatura-nesta-quarta-feira/ No entanto, as previsões indicam máximas de 29ºC amanhã, o que é significa anomalia de +1 ou anomalia nenhuma, se a gente considerar que estamos na 1ª quinzena. O que acontece com esses modelos para o Brasil tropical?
  14. Depende do que você chama de centro-sul. Maio/2022 teve a massa de ar polar mais intensa para todos os meses desde a década de 80 aqui em partes de MG. No mesmo período, foi registrada a menor temperatura já medida na história do DF - o que não significa que foi a MP mais intensa da história da região, mas mostra o quanto aquela onda de frio foi poderosa. Em boa parte do Sudeste e centro-oeste, 2022 foi mais frio no geral e teve picos de frio muito mais intensos que 2019. ---------------------------------------------------------------------------------------------- Torço muito para o Coutinho estar certo, mas ficaria extremamente surpreso de ver a La Niña mais forte já registrada logo depois de um período em que os oceanos estavam igual água de sopa. Parece até um contra-senso tal resfriamento no momento atual do planeta, pelo menos pra mim que sou leigão no assunto.
  15. Aqui em BH, a impressão é que a chave já virou. Não começou a "temporada de frio", como costumamos chamar o período oposto ao verão aqui, muito longe disso, mas passou o verão. As trovoadas cessaram, as temperaturas diminuíram, as noites estão frescas (e ventosas!) e o abafamento foi quase todo embora, de forma que estamos muito mais tempo sob a zona de conforto térmico nos últimos dias, que estão agradáveis. Ontem, mesmo com sol o dia inteiro, a capital teve máxima de 27 graus, após mínima de 18. São bons valores considerando o começo de abril - mês de transição, em que o final é bem mais frio que o começo - e condizentes com um dia sem estresse quanto ao calor. Não chegou nenhum ar frio relevante e as mínimas do ano seguem pertencentes ao alto verão, no entanto, sob tempo chuvoso e fresco. A novidade foi voltar a sentir temperaturas próximas dos 20 graus ainda no começo da noite, sob vento, após uma tarde ensolarada e de pouco calor. Isso é raro no verão, que só refresca sob chuva. Hoje o dia é de maior nebulosidade (foto abaixo, pela manhã). Agora faz 27,1°C na área central da capital mineira.
  16. Quem tabela as temperaturas e analisa histórico sabe como a gente ainda tá seguindo o padrão de anomalia dos últimos 8 meses sob esse el niño intenso. Muitas vezes a gente se apega muito a recordes mensais e nem se dá conta da anormalidade que persiste, mesmo quando não há uma onda de calor pra trazer "marcas extremas". Por aqui, está muito frequente a temperatura, no mínimo, flertar com os top-10 do histórico quase que semanalmente há muitos meses, enquanto que nem me lembro a última vez que o inverso aconteceu. Pelos comentários que tenho lido aqui, algo que parece generalizado são as mínimas altas e aqui não é diferente. A frequência de mínimas acima de 20 é absurda a ponto de quase toda a cidade ter tido médias mínimas de 20/21 graus nos últimos 2 meses. Presenciei muitas vezes chuva persistente (tempo chuvoso) com temperatura de 21, 22 graus, o que demonstra a incapacidade de resfriamento da atmosfera de forma geral. A chuva tá vindo mais "morna". Choveu de forma muito satisfatória e frequente neste verão, o que amenizou o que poderia ter sido uma grande tragédia caso um bloqueio robusto resolvesse sentar em cima da gente com tais condições climáticas... ... foram 850 mm acumulados em 44 dias com registro de precipitação (JFM). Considerando os dias sob instabilidades nas redondezas que não atingem a estação de fato, pelo menos 2/3 da estação teve nuvens/chuva para amenizar o calor. Isso salvou o verão.
  17. A chuva de ontem pegou em cheio a estação convencional da área central de BH, que teve expressivos 32 mm acumulados no fim da tarde. Com isso, abril, mês que marca uma expressiva queda de pluviosidade média, já tem cerca de 35% da precipitação média mensal. Os últimos dias têm sido bem a cara do período. Sol, calor moderado, tempo parcialmente nublado e chuvas isoladas pontualmente intensas à tarde. Pela RMBH:
  18. Sobre a previsão "bugada" do CFS, vale a pena recordar qual foi o prognóstico para março do modelo. De acordo com os dados postados ontem pelo Carlos Dias, Goiânia e Brasília - que normalmente tão bem no miolo do mapa diabólico do CFS - tiveram anomalias de +1ºC em março, mesmo com a supressão momentânea da chuva no meio do mês. Áreas do sul, que costumam ficar de fora do vermelho apocalíptico do CFS, tiveram anomalias perto de + 2ºC. Já vi a MetSul (ou MetSusto, como costumam falar aqui) entrar nessa onda algumas vezes, infelizmente. São bem certeiros para a área de atuação deles, o Sul, mas tenho críticas à forma como lidam com previsões para o Sudeste e Centro-oeste. -------------------------------- Aqui em BH, abril começou igualzinho a estação do Renan: fresco de manhã (mínima de 17,8) e quente à tarde (30,8C). Hoje as mínimas já estiveram superiores aos 20C novamente e o verão continua presente na nossa rotina, com a ocorrência de chuvas isoladas em vários dias. Hoje, inclusive, temporais desabaram em parte da cidade, como é típico da estação: Só espero mudança de padrão térmico aqui no meio do mês ou mesmo no final do mês. Por enquanto, minha expectativa é quase zero, no máximo um aumento da quantidade de horas amenas.
  19. Dia nublado, porém praticamente sem chuva em Belo Horizonte hoje. Predomínio de um tempo sem graça, que não ameaça chuva e os poucos períodos de sol eram bastante ofuscados pela nebulosidade. As temperaturas estiveram suaves ao longo do dia - apesar das mínimas típicas de verão pleno - com uma atípica uniformidade das máximas: 20,6 / 26,7 Pampulha 21,1 / 26,8 Cid. Jardim/ Centro 18,4 / 26,1 Cercadinho/Serra do Curral o céu às 14:00 👇 Por aqui, também percebi uma mudança do quadro térmico desde a última frente fria. O conforto térmico melhorou bastante e aumentaram os períodos amenos. Mas, como nem tudo é perfeito, estamos ainda com muito mais cara de verão do que do outono propriamente dito e isso fica evidente pelo dia de hoje, especialmente quanto às mínimas. O céu nublado persistente dos últimos dias também contribuem para deixar os dias mais frescos. Agora, 22ºC e chuvisca ou chove leve de vez em quando.
  20. Junho/2016 foi muito bom em Belo Horizonte pelo conjunto, um dos melhores meses invernais da década, sem dúvida. No entanto, como evento isolado, foi facilmente superado por outras ondas de frio recentes, como junho e agosto de 2010, julho 2017, maio 2019, maio 2022 e outras, se considerar máximas baixas com chuva etc. Houve um evento de chuva histórico no começo do mês (cerca de 70/80 mm) com máximas baixas, seguida de forte pré-fontal (máxima de 30,5C) e uma segunda quinzena altamente invernal, com inúmeras mínimas de 10/11 e máximas de 20/22 na área central da cidade: Belo Horizonte - centro: Foi ótimo, me lembro de muitos dias sob vento gelado na rua, pois essas temperaturas vinham com muito vento e céu parcialmente nublado. Mas nada de histórico.
  21. Conforme relatou muito bem o @RafaelBHZ, choveu muito mais do que o previsto em BH e região metropolitana. Diante de previsões (que eu vi) de "volumes baixos" ou "pouca chuva", a realidade de hoje é completamente diferente: Hoje no começo da tarde também vi uma escuridão muito impressionante, a ponto de parecer que estava anoitecendo. A estação da Pampulha chegou a reportar ínfimos 139 Kj/m² de radiação logo após as 14 h. Tudo isso após um dia de frescor e pouco calor, entre 18,7 e 27,6C na Pampulha. Com isso, está aberta a possibilidade de a capital mineira bater 300 mm em março de 2024, coroando um verão de excelentes chuvas. Temos 20ºC desde o fim da tarde por aqui.
  22. A última frente fria foi muito boa aqui em BH, em termos dos acumulados de chuva e mudança de tempo, já o ar polar associado a ela, muito fraco. Os topos da cidade sequer ameaçaram as mais baixas temperaturas desse ano, que ocorreram durante chuvas no verão pleno. Somente a Pampulha se beneficiou da combinação desse ar mais fresco com uma madrugada de tempo mais aberto e registrou bons 16,7ºC, a mais baixa do ano até agora no local. Mas houve uma ótima mudança de padrão desde então, com o fim do calor forte e o aumento dos períodos frescos. Entramos naquela fase do verão muito comum no mês de abril, em que as chuvas (em geral, fracas) ainda ocorrem com certa frequência e são acompanhadas por temperaturas mais suaves. O típico fim de verão ou "verão light". Hoje foi um bom exemplo: após sol entre nuvens de manhã, o tempo passou a nublado à tarde e isso segurou as máximas: 20,5 / 27,6 Pampulha 20,9 / 27,7 centro 18,1 / 27,3 Cercadinho Choveu rápido no final da tarde. Aos poucos, as médias de março vão melhorando, mas sem chance de reversão. Para amanhã, a previsão é de tempo nublado com chuva leve, até um pouco mais fresco que hoje.
  23. Choveu muito em Belo Horizonte na última noite, bem mais do que estava previsto. Nas estações da cidade, foram 26 mm (extremo sul) até muito expressivos 77 mm na estação da Pampulha! A precipitação começou por volta das 21h e estendeu-se até boa parte da madrugada, quando a temperatura baixou para os 19ºC que comentei ontem. Hoje, temos um dia bastante diferente de ontem. O céu está nublado a encoberto e a temperatura cerca de 6ºC a menos que ontem no mesmo horário. Segue uma imagem do começo da tarde na zona norte da cidade: Temos um dia marcado por alternância de momentos de bastante escuridão com outros mais claros, mas sempre nublado. Algumas poucas aberturas de sol fraco ocorrem agora a tarde. Foi muito bom poder sair no horário de maior insolação do dia e sentir um ar fresco, um tempo bastante amigo. Nesse meio de tarde, temos 23 a 25ºC na cidade, um sábado extremamente agradável e confortável!
  24. Muita chuva e 19°C em BH, finalmente uma temperatura amena! Ambientes internos agradecem.
  25. Pelo tempo.com, o Rio de Janeiro já terá volumes muito altos de chuva amanhã, na casa dos 100 mm. Esse instituto costuma subestimar os volumes na nossa região, então é possível que seja maior. Outra coisa, muitas vezes, a chuva pode cair da tarde pra noite, pegando a madrugada também, ou seja, meio que ficar dividida em 2 dias. Pequenas diferenças de horário podem justificar previsão agressiva para um dia ou o seguinte. Sobre chuvaradas no Rio, não é de hoje que eu reparo como o bimestre março -abril é sujeito a tempestades severas no estado. Percebo pois contrasta com a nossa realidade (MG) em que esse bimestre marca uma redução das chuvas e por consequência um potencial de tempo severo bem menor. ------------------------- Noite morna em BH, meio abafada, com 22,9 C a meia-noite. As previsões colocam a virada para amanhã à tarde, por volta das 14 h, com possibilidade de temporais, então daria pra esquentar de manhã.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.