Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Augusto Göelzer

Administrators
  • Posts

    1015
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Augusto Göelzer last won the day on March 29 2022

Augusto Göelzer had the most liked content!

About Augusto Göelzer

  • Birthday 03/24/2001

Location

  • Location
    Nova Trento e Florianópolis - SC

Recent Profile Visitors

6779 profile views

Augusto Göelzer's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

10k

Reputation

  1. @LeoP@Renan@Juzinho Qualquer dúvida sobre reanálises, podem utilizar esse site aqui, contém a reanálise do ECMWF - ERA5 ou do NCEP/NCAR, atualizando mensalmente: Climate Reanalyzer Fevereiro 2024 ECMWF - ERA5: NCEP/NCAR: Esse mesmo site possui reanálises de tudo quanto é tipo, até em modo de gráficos se quiser.
  2. Para quem sofre de ansiedade: Faz no mínimo 15 dias que o EPS insiste em todas as rodadas com o início do outono mais ou menos coincidindo com o astronômico. Porém não significa que vamos ir para o "gelo", apenas sairemos da superfície do sol para uma normalidade da época. Média 850mb entre 23 e 30/03: Após isso temos uma tendência de aquecimento se desenhando para segunda semana de abril, mas nessa época o potencial de calor já é bem menor que o de março. PS: Neste outono até o começo de outubro, quanto menor a latitude maior a incerteza quanto a anomalias negativas, será um ano mais difícil para regiões tropicais.
  3. Águas frias na região do NINO 3 finalmente submergindo. 28/02: 04/03: Para quem acompanha o CPC da noaa já estava aguardando por isso, conforme indicado na última imagem de 27/02.
  4. Sou bem pé atrás com a média do CFS para la ninas. Sempre prefiro ficar restrito a média dos membros mais quentes do modelo, que seria em torno de -1 a -1,5°C no SON (la nina moderada), sendo essa a média de previsão dos modelos dinâmicos.
  5. Membros do euro por enquanto mostram a trajetória da baixa fazendo sua rota em direção sudoeste ao seu local de formação. Apesar disso, um ciclone de característica sub/tropical costuma ser extremamente imprevisível tanto em trajetória quanto intensidade, ainda mais em um continente com tão poucos dados de superfície para alimentação da modelagem. Então não se apeguem tanto a uma rodada, e monitorem diariamente usando a maior quantidade de informações possível.
  6. Opa, mas é claro! A primeira imagem: é um mapa que mostra a mudança da radiação absorvida pelo planeta nos últimos 3 anos. Na escala positiva as regiões absorveram mais radiação, enquanto na escala negativa houve um aumento da refletividade para o espaço. Isso tudo relativo a média de 2001-2019. A segunda imagem é a média dessa variação de radiação de acordo com cada grau de latitude, com frases pontuando os principais acontecimentos no gráfico. -Na região da Antártida, houve um mínimo de gelo marinho histórico em 2023, fazendo a radiação absorvida aumentar muito por lá; -Na região próxima da linha do equador, apenas foi pontuada a variação natural do El Niño/La Niña; -No hemisfério norte, entre 35°N e 40°N, houve um grande pico de radiação absorvida, possivelmente por conta da redução da emissão de enxofre nos combustíveis dos navios, composto que formava muitas nuvens do tipo stratus (que ajudam a refletir radiação), parecidas com as nuvens "contrails" criadas no céu por aviões. O tweet abaixo é basicamente pontuando as coisas que estou comentando aqui. Espero ter conseguido ajudar, qualquer dúvida só perguntar! 😁
  7. https://x.com/AnthonyPaez595/status/1720195623067017434?s=20
  8. Paraguay essa tarde: Itacurubi del Rosario, departamento de San Pedro. Foto de Arturo Giménez San Estanislao, departamento de San Pedro.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.