Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Augusto Göelzer

Administrators
  • Posts

    1035
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Augusto Göelzer last won the day on March 29 2022

Augusto Göelzer had the most liked content!

About Augusto Göelzer

  • Birthday 03/24/2001

Location

  • Location
    Nova Trento e Florianópolis - SC

Recent Profile Visitors

7852 profile views

Augusto Göelzer's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

10.3k

Reputation

  1. Alguns dias atrás postei sobre a confiança em uma MP com mínimas na terça, mas muitos detalhes mudaram. Essa massa adquiriu a função de abrir a porteira para outras, sendo mais úmida e mantendo uma advecção boa de ar frio. Já as duas subsequentes a ela se tornaram secas e com boas mínimas, com confiança BEM ALTA nesta 12z para o RS e UY. SC ainda não é possível cravar, mas o leque de possibilidades para mínimas bem baixas está em aberto. Euro 12z controle + ensemble + membros para Santa Maria (mínimas): Lages: Modelo da IBM que é tão bom quanto o euro, porém fechado e só disponível em meteogramas do wunderground e do weather channel, também sinalizando uma boa MP na mesma data, em moldes bem parecidos. Bom, por pelo menos uns 10 dias, o bloqueio dará uma folga para o RS/SC, podendo finalmente ter umas temperaturas dignas de junho e julho.
  2. Enquanto isso no RS, segue a atuação da "frente do dilúvio". WRF 24h (entre 15h de hoje até 15h de amanhã): Multimodels até que concordando com o WRF em relação ao posicionamento da chuva, apenas um pouco mais a sul: O que é bom ficar atento, é que em todos os últimos eventos, a chuva tende a se posicionar mais a leste, pegando o sul de SC e as bacias do Taquari.
  3. Mas não faz o menor sentido dizer que só +6°C é considerado um período muito quente para o BR tropical. E isso do CFS é só um BUG conhecido, não tem pq usar isso de referência para ser torradeira ou não kkkkk O que não falta são recordes sendo batidos ou quase igualados e médias BEM altas nesse junho na maioria das regiões, incluindo as de menor latitude. Para mim isso é sim torradeira. E lembrando que em junho uma anomalia de +4 no RS vai ter mesmo peso que uma de +1/+2 nas regiões de menor latitude, questão de desvio padrão.
  4. O Brasil Central sim está quase “sempre” fervendo, não é errado falar isso, mesmo que um dia ou outro no meio do mês esteja no “azul”. Reanálise era5 até 11/06: Mesmo pegando o dia de hoje, temos sim uma grande massa de ar quente e anômala pegando latitudes baixas, e nos locais hoje em azul, daqui 3 dias já estarão no vermelho. Anomalia de hoje: Anomalia 19-26/06:
  5. Costumo acompanhar os ensembles dos modelos, principalmente do euro nesse prazo mais “longo”. E claro, mesmo nele temos oscilações e mudanças de tendências, até ontem a tendencia do avanço do ar seco era mais animadora para SC, hoje leve recuada para o RS. Água precipitável 00z na manhã mais fria: Temperatura mínima pelos 50 membros do euro ensemble para Santa Maria:
  6. Chuva parando no RS e sul de SC, acumulados bem expressivos desde ontem a noite: Já há relatos de danos, alagamentos e algumas cidades começando a ter a enésima enchente desde maio.
  7. Apesar do junho terrível, o "sinal' de frio para os dias 24 a 27 está bem decente, em relação a probabilidade de ocorrência. Essa mp deve ser o suficiente para uma mínima absoluta não tão absurdamente fora do normal, pelo menos no RS e SC.
  8. Ainda temos a questão do enxofre emitido dos navios circulantes no mundo até 2020, que mascaravam o aquecimento oceânico no Atlântico Norte principalmente. Fazendo com que esse salto que estamos tendo agora chame mais atenção.
  9. O que se espera por enquanto é, passado esse pico de 23/24, a tendencia volte a acompanhar o gráfico quadrático que o Felipe plotou anteriormente, já que as emissões nem sequer realmente começaram a diminuir, só conseguimos frear a taxa de aumento anual mesmo. Detalhe, uso da terra NÃO está incluído no gráfico. Logo, o gráfico de concentração de co2 do planeta seguirá subindo com força nas próximas décadas.
  10. Duas áreas +200mm nas próximas 48h pelo WRF 4km. Depois de uma trégua de 20 dias, voltamos ao padrão de 2023/2024.
  11. Amanhecer maluco no leste de SC hoje, devido a advecção de ar quente + compressão adiabática (devido ao relevo), vindo de noroeste: Temperatura em 925mb para ilustrar:
  12. Só lembrando que temos tópico para discussão de mudanças climáticas, para não ficar muito tempo no offtopic aqui.
  13. Boa noite! Deixamos rolar um pouco já que as críticas são válidas, elas estão dentro das regras, já que falamos apenas para evitar críticas a empresas e institutos de meteorologia, e nós da moderação, entendemos completamente elas. Só que tom e a forma com que essas críticas foram feitas não estão dentro das regras do fórum. Logo, todas as mensagens com este teor e suas respostas foram deletadas. Att, Equipe de Moderação BAZ.
  14. A atmosfera não se encontra numa taxa perfeita de 6,5°C/km o tempo todo. Transporte de ar frio, quente e úmido, além de inversões térmicas ocorrem entre as camadas e alteram esse valor tranquilamente.
  15. Parei para ver mais atentamente o vídeo, e meu, isso é isopor ou qualquer outra coisa parecida gente... cara se segurando pra não rir ali kkkkkkk
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.