Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nestor Antonio Bresolin Junior

Members
  • Posts

    864
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Nestor Antonio Bresolin Junior last won the day on July 28

Nestor Antonio Bresolin Junior had the most liked content!

About Nestor Antonio Bresolin Junior

  • Birthday 02/12/1992

Location

  • Location
    Lajeado,RS/Vercelli,IT

Recent Profile Visitors

1413 profile views

Nestor Antonio Bresolin Junior's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Posting Machine Rare
  • One Year In
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

11.1k

Reputation

  1. Há dias temos jornadas com frio noturno e pela manhã, e tardes agradáveis, ao redor dos 20ºC ou pouco acima. Hoje tivemos sorte e o sol apareceu mas amanhã tudo muda de novo. A mínima aqui na região ficou nos 7,4ºC. Até agora, o mês de setembro, apresenta médias mínimas com anomalias de -3,0ºC, mas rendendo dias bastante frescos e agradáveis. Menores mínimas: Por aqui, os próximos e últimos dias de inverno, assim como início da primavera, estão com cara de abril/maio:
  2. Primeira metade do mês no RS. Com exceção dos forninhos que são os vales (Teutônia, Lajeado) e o noroeste, as médias estão bem amenas. No geral os dias têm estado bem agradáveis.
  3. Dia nublado em Lajeado novamente, e tivemos alguma garoa durante à tarde. Nas minha andanças pela cidade vi algumas aberturas de sol, mas nada expressivas. A máxima ficou nos 21,6ºC mas ainda com intensa sensação de frio nos ambientes internos. Pude perceber que várias espécies (exóticas e nativas) já repuseram totalmente suas folhas, e algumas parcialmente.
  4. Mais um dia nublado em Lajeado. Ontem tivemos na parte da tarde uma abertura de sol, quando a temperatura subiu aos 22,8°C (idêntico à segunda-feira) de forma comportada. As máximas no geral têm sido comportadas. Por enquanto setembro está, e de acordo com a previsão tudo leva a crer que continuará, abaixo da média. Próximos dias em Lajeado: Mínimas hoje pela manhã no RS:
  5. Depois do final de semana com dias lindíssimos de frio e sol, hoje o tempo já está cinza de novo, que destruiu as mínimas. As menores foram majoritariamente na metade sul do estado:
  6. Manhã de 11 de julho no RS... ops! Manhã de 11 de setembro! Temperatura desceu a 2,6ºC aqui na parte baixa do Vale do Taquarí.
  7. Dê uma lida sobre evapotranspiração, cobertura vegetal e rios voadores, ai você vai entender como a Amazônia influencia o clima de todo o centro-sul do Brasil. Posso indicar inúmeros artigos e longos estudos sobre isso.
  8. O que acontece que faz setembro ter eventos de calor extremo no sudeste? Lembro de vários episódios assim em SP e MG nos últimos anos.
  9. Isso só corrobora coma minha afirmação. E eu não estou me detendo a Ausentes especificamente, mas em um todo sobre a metade norte com latitudes menores. A síntese é de que o 'verão' chega mais tarde na porção extremo sul do RS em relação à porção norte.
  10. Depende do contexto, né. Em Bangkok um tailandês chamaria 20 graus de frio. Mas o que eu me referi é sobre máximas.
  11. A 'vantagem' da altitude se dá pelos picos de extremos negativos, se não fosse isso, os números seriam muito parecidos. Mas o meu post não foi comparação/análise estatística. Mas então vou trocar o termo 'frio' por 'falta de calor', se melhor couber. E tudo mudaria se comparássemos PM Curral, por exemplo, que nem sei como está, mas acredito que parecidas ou até inferiores à Ausentes.
  12. Não sei se entendi o que você falou, mas o que me referi é sobre a constância de 'frio'. Não houve negativas mas não quer dizer que não tenha feito frio, até porque o que controla essa percepção de constância são as máximas, e nessas latitudes altas é exatamente o que risca essa linha. O clima dessa porção do estado tem característica bem marítima e 'fresca', e pelas tabelas se percebe a maior dificuldade de acesso das massas quentes na região. Diferentemente do verão, que é bastante quente. A gente sabe que quando mais se viaja em direção ao sul (ou ao norte, no HN) o clima é mais constante, por várias razões amplamente explanados na bibliografia clássica.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.