Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nestor Antonio Bresolin Junior

Members
  • Posts

    1182
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    10

Nestor Antonio Bresolin Junior last won the day on October 2 2023

Nestor Antonio Bresolin Junior had the most liked content!

About Nestor Antonio Bresolin Junior

  • Birthday 02/12/1992

Location

  • Location
    Lajeado/RS, Garibaldi/RS, Vercelli/IT

Recent Profile Visitors

2285 profile views

Nestor Antonio Bresolin Junior's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Posting Machine Rare
  • One Year In
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • Reacting Well Rare

Recent Badges

14.3k

Reputation

  1. Pouco está se falando da cheia histórica do Rio Uruguai na fronteira oeste/noroeste do RS e alguns pontos do extremo oeste de SC, mas já é das maiores da história. Região esta que é insistentemente atingida por temporais, muito mais que na porção leste do RS. Para se ter uma ideia, até ontem, choveu 460,2 mm em Palmeira das Missões, no noroeste do RS e na bacia do Uruguai. De acordo com o INMET se configura como a maior precipitação do mês, até agora, no Brasil. Impressionante as imagens da região de São Borja, Itaqui e Uruguaiana. https://x.com/metsul/status/1715020865513923007?s=20 https://x.com/metsul/status/1715146620956713369?s=20
  2. Hoje a tarde foi abafada em comparação com os outros dias, principalmente devido ao tempo bastante nublado. Tivemos variação em Garibaldi de 11,1ºC/19,6ºC. A previsão para Garibaldi é de uma sequência de temperaturas mais altas e chuva:
  3. Ao observar esse outubro bastante fresco/frio no Rio Grande do Sul (com exceção ao noroeste do estado, que é uma causa perdida), me chamou a atenção o resumo anual do que eu acredito ser uma das cidades/estações com o clima mais estável e ameno do Brasil, isso se não for a mais. Se o ano acabasse hoje, teria a menor média máxima de todos os demais meses, de apenas 15,2ºC. Em se tratando de ano de El Nino, torna-se ainda mais interessante. A estação do Rancho Felicidade se localiza em Ausentes, a pouco mais de 1.200 m de altitude (que em MG, por exemplo, não sequer considera-se como altitude elevada), e cerca de 1 km do costão da serra, junto ao Cânion Amola Faca. A região recebe muita umidade vinda do mar, pois recebe o primeiro impacto quando os ventos marítimos ascendem em direção ao platô, e por isso o clima se mantém tão fresco. Ainda assim, apesar de próxima ao costão da serra e suscetível ao fenômeno da viração diariamente, que deixa a estação encoberta com neblina e dificultando o declínio das temperaturas devido à alta umidade, e de não se localizar em uma baixada (o desnível em relação às colinas próximas não passa dos 10 m), consegue registrar mínimas bastante expressivas. Se houvesse uma caça às bruxas de temperatura baixa no município de Ausentes como há em outros, muito provavelmente teríamos registros muito bons. E caso se instalasse estações afastadas do costão, próximas à divida com Bom Jesus e Jaquirana, em baixadas expressivas, a chance aumentaria anda mais. Ainda, sobre o resumo do ano, é uma estação que em dois dias do ano a temperatura máxima atingiu os 28ºC, sendo a máxima absoluta do ano pouco superior aos 29ºC, que ocorreu quando o Brasil ardeu com a onda de calor de setembro.
  4. A jornada foi nublada, com pouquíssima abertura de sol próximo ao meio-dia, mas durante a tarde o tempo continuou nublado e frio. A máxima hoje foi de 15,9ºC em Garibaldi.
  5. O Rio Taquari chegou à cota de 20,64 m, e ao que tudo indica, atingiu a estabilização. Pela manhã fez certo frio em Garibaldi, com mínima de 9,7ºC, com a nebulosidade impedindo o maior esfriamento. Na metade sul do estado esfriou ainda mais, chegando aos 2,9ºC em Herval. Menores mínima nessa manhã:
  6. O Rio Taquari em Lajeado atingiu a cota de 19,64 m, ou seja, 6,64 m acima da cota normal, configurando, assim, como a 5ª cheia do ano. Posso estar errado, mas não me lembro de um ano que houve 5 cheias. Acredito que nem em 2015, quando choveu 3114 mm em Lajeado. Imagem do Porto de Estrela com as plataformas já submersas: Imagem do Grupo Independente.
  7. A chuva que começou na madrugada de ontem não deu trégua até hoje, e continua a cair. O Rio Taquari, mais uma vez, transbordou e invadiu o Porto de Estrela e alguns bairros menos elevados de Lajeado. Algumas ruas foram novamente interditadas. A cota atual é de 18,72 m, e lembrando que a cota normal é de 13 m. Ocorre que choveu muito, e continua a chover, nas cabeceiras dos sistema Taquari-Antas. Alguns municípios vizinhos têm alguns bairros e estradas alagados também. Sobre as temperaturas esse mês, se mantiveram bem frescas, apesar de outubro se mostrar menos úmido que setembro, ainda que esteja bastante chuvoso. A exceção foram os eventos pré-frontais. No mais, tivemos temperaturas comportadas. Chama a atenção que algumas localidades na serra se mantêm bastante frias para a época, como a estação junto ao Parque Nacional da Serra Geral em Cambará do Sul, próxima ao costão da serra, com temperatura máxima do mês, até agora, pouco superior aos 20ºC. Assim como Ausentes, com ambas estações próximas ao costão: No sul do estado, apesar de ter negativado esse mês, as máximas foram maiores devido à menor nebulosidade. Foram vários os dias de sol por lá, com comparação com os aqui na metade norte do estado:
  8. Acordei as 6h da manhã hoje com uma tempestade muito barulhenta em Garibaldi. Muito granizo, com diâmetro de cerca de 4cm, achei até que ia quebrar os vidros do apartamento. Olhei na rua e os vizinhos estavam todos acordados também devido ao barulho forte, além da ventania. A tempestade durou cerca de 10 minutos. Desde a madrugada então não para de chover, novamente.
  9. Mais uma manhã fria porém bastante ensolarada em Garibaldi. A mínima hoje foi de 6,9ºC. A tarde começa agradável, e agora temos 19ºC. Demais regiões do estado, especialmente o sul e serra, amanheceram frios também:
  10. O dia foi bastante frio hoje em Garibaldi, para os padrões de outubro, e com bastante sol. A máxima foi de 15,6ºC. Em Bento Gonçalves, cidade vizinha onde passei o dia, a máxima foi um pouco menor: 15,3ºC. Apesar do sol, a sensação foi de bastante frio, principalmente devido ao vento.
  11. O Rio Taquari em Lajeado ontem transbordou novamente, pela 4ª vez esse ano. Dessa vez bem menor, mas atingiu a cota de 19,91 m, sendo que a cota normal do rio é de 13 m. Algumas ruas e bairros foram novamente inundados. Felizmente essa manhã o rio já começou a baixar.
  12. Mais uma manhã de inverno em plena metade de outubro no RS. Inverno estendido no sul do estado, que essa manhã negativou. Em Garibaldi a mínima foi de 7,5ºC, que só não foi menor devido à nebulosidade. Agora (12h ) temos apenas 10,1ºC. Hoje não chove, mas o céu continua bastante nublado. As menores mínimas nessa manhã pelo estado:
  13. A neblina continua, porém um pouco mais fraca. A garoa também está intermitente. No momento temos 9,9ºC. Se continuar assim, hoje vai se configurar como uma das tardes mais frias do ano em Garibaldi. Nem parece um dia de outubro.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.