Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Augusto Göelzer

Administrators
  • Posts

    974
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Everything posted by Augusto Göelzer

  1. Apesar de hoje ter sido o dia mais "tranquilo" do evento, não deixou de acumular bastante em alguns locais. Também tivemos o grande erro da modelagem em não apontar convecção alguma vinda do mar em grande parte do dia. 118mm Joinville (Vila Nova) 114mm Schroeder 90mm Florianópolis 89mm Paulo Lopes 85mm Palhoça 83mm Urubici 83mm Garuva 76mm São Pedro de Alcântara 74mm Santo Amaro da Imperatriz Agora começamos a entrar na parte tensa do evento, amanhã convecção aos poucos deverá aumentar, e de noite deve-se dar o início ao ápice do evento. Vamos aos modelos: Euro 12z: WRF 4km 12z: Novamente a previsão segue no mesmo padrão de sábado e domingo, mix dos dois. WRF tá "fraco" de chuva, porque só passa a mostrar convecção forte na quarta.
  2. Domingo seguiu o mesmo padrão de sábado, e conforme o esperado, acumulados bem acima do previsto. 192mm Schroeder 186mm Pomerode 171mm Corupá (chove moderado agora) 160mm Joinville (borda da serra) 150mm Benedito Novo 141mm Jaraguá do Sul 136mm Guaramirim 134mm Bom Jardim da Serra (MI) 125mm Guabiruba 115mm Blumenau 113mm Massaranduba 111mm Luis Alves 109mm Timbé do Sul 108mm Timbó Amanhã deve ser o dia mais tranquilo em relação as chuvas em boa parte de SC, excetuando o extremo norte. Orografia ocasionando chuva fraca será o principal motivo de acumulados. Convecção do oceano ficará restrita ao norte até próximo do entardecer, quando a umidade pesada deve retornar as outras partes do leste. Euro 12z: WRF 4km 12z:
  3. Conforme o esperado, todos os modelos subestimaram a chuva prevista. Os acumulados de hoje superam os 100mm em várias cidades: 150mm Schroeder 135mm Corupá 127mm Blumenau 126mm Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja) 124mm Araquari 118mm Urubici (Corvo Branco) 115mm Camboriú 110mm Jaraguá do Sul 108mm Itajaí 102mm Joinville Ainda faltam 2h para fechar o dia, e todas as estações devem continuar acumulando, outras cidades devem passar dos 100mm ainda hoje. Amanhã a modelagem indica acumulados bem maiores que os indicados pra hoje, e a regra de chover bem acima do previsto irá continuar. Euro 12z: WRF 12z: E novamente poderemos fazer o mix dos dois modelos, para prever a intensidade e área da chuva prevista.
  4. Neste momento, o VCAN já começa a atuar em relação a umidade direcionada do mar para SC: E já temos áreas de chuva fraca no norte de SC e algumas pancadas se formando em alto mar:
  5. Boa noite! Conforme o prometido, o post sobre a chuva prevista para amanhã: Euro 12z: WRF 4km 12z: Fazendo uma breve análise para amanhã. Temos um cenário que envolve bastante chuva orográfica, apontado principalmente pelo WRF 4km e sua ótima resolução, e também, convecção vinda do mar, fazendo com que o litoral também acumule uma boa quantia de chuva (apontado pelo euro). Por enquanto, para mim, é bem plausível que a realidade seja a mistura dos dois modelos, em relação ao tipo de chuva. Curioso para amanhã.
  6. Sobre a questão dos acumulados que REALMENTE devem acontecer, na minha experiência com monitoramento da região, eu estou esperando valores bem acima do mostrado pela modelagem. Além da orografia que ocasiona chuvas fracas e moderadas constantes por nuvens baixas e quentes, teremos desenvolvimento vertical e chuvaradas embebidas nesse sistema, de dificílima previsibilidade. Não é nada incomum qualquer 5/10mm na previsão virarem 50mm em uma dessas "bombas d'água" que vem do oceano, enfim, situação realmente muito perigosa para o leste de SC. Nos próximos dias estarei aqui para monitorar acumulados e mandar mapas do WRF 12z e Euro 12z para o dia seguinte, analisando seus desempenhos e datando esse evento possivelmente muito importante.
  7. Bom, depois de muito tempo sem postar, retorno ao fórum para registrar sobre a chuva que deve cair no leste de SC e PR nos próximos dias. Passei monitorando com afinco desde quarta da semana passada as previsões para esse evento, que pode surpreender com grandes acumulados, principalmente no norte de SC, até a região da grande Florianópolis. Depois de muita oscilação em dezenas de cenários, muitos completamente catastróficos, outros tranquilos, hoje finalmente começamos a ter uma boa noção do que está por vir, já que esta 12z conseguiu combinar acumulados e sinóticas muito parecidas de amanhã até quinta da semana que vem entre a maioria dos modelos. Enfim, vamos aos motivos. 1° Um cavado se desprende da circulação geral da atmosfera, passando a virar um VCAN e ficando completamente bloqueado acima do estado de SP: 2° Como resultado, uma alta pressão também fica completamente estacionária no oceano atlântico, sendo isso caracterizado como um bloqueio dipolo, trazendo ventos úmidos constantes para os litorais de SC/SP/RJ: Como resultado, temos uma circulação parecida com essa desde a superfície até praticamente 500mb por dias: Sinoticamente temos semelhanças com o evento de 22-24/11/2008, os motivos para a chuvarada foram semelhantes, só que nesse caso a posição do VCAN é diferente.
  8. AEROPORTO DE PORTO VELHO/RO REPORTANDO 15°C, FINALMENTE UMA MP DIGNA DE INÍCIO DO SÉCULO XX.
  9. HISTÓRICO!!!! NEVE EM FLOCOS NO MORRO DA IGREJA!! https://www.instagram.com/reel/CkazBceoaGp/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D
  10. Chongqing, China, 2022: Normal 91/20 do local: Médias simples da estação: Simplesmente a China conseguindo a onda de calor mais extraordinária já observada no planeta, ainda mais numa latitude "baixa". O Brasil que se cuide.
  11. Talvez o acontecimento mais chocante da história da humanidade em relação a calor.
  12. https://arstechnica.com/science/2021/11/scientists-extend-and-straighten-iconic-climate-hockey-stick/ Link sobre a reconstrução do clima para até 24000 anos antes de cristo.
  13. @Luide LuckmannEu realmente até agora não entendi aonde você quer chegar com essas mensagens acaloradas em relação a qualquer notícia de calor no planeta, sempre desviando do assunto ou tentando refuta-lo de alguma forma. Então só como um "aquecimento" vou te soltar um leve dado brasileiro, mostrando o estrago que o ser humano está conseguindo fazer com o clima do planeta (por vários motivos, não só CO2): Número de máximas acima de 40°C em Cuiabá: entre 1961 e 2009: 12 entre 2010 e 2021: 165 "Ah mas é um local isolado, certamente temos compensações no resto do planeta". Resposta: Não. Tenho 200 estações tabeladas pelo mundo e nenhuma delas apresenta qualquer tipo de compensação, todas estão aquecendo de forma grave, algumas mais raras de forma leve. O @jean10ljtambém tem outras 200 estações tabeladas, maioria com quase nenhuma interferência urbana, outras isoladas no planeta terra e adivinha só... todas com o mesmo resultado: aquecimento. E claro, extremos de frio diminuindo de forma drástica, não há evidência de que o aquecimento global cause algum aumento nessa variável. A internet ta cheia de conteúdo de extrema qualidade sobre o GW, desde vários sites governamentais como o NOAA, outros relacionados a pesquisas, o próprio IPCC que é riquíssimo de informações (você aprenderia muito com eles, e também, recomendo a todos os foristas que ainda são céticos a lerem bastante). Sair palpitando qualquer coisa como verdade absoluta sem nenhum embasamento é passível de exclusão de mensagem e até advertência, estamos sempre tentando deixar a discussão no fórum com um bom nível. Não precisa me responder nesse assunto, pra não estender o off-topic do monitoramento. Leve numa boa, nunca é tarde para aprender, eu também já tive minhas recaídas no passado. 😅 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Dito tudo isso, sim, eu acredito que esses 39,1°C do Paraguay são de uma estação que está apresentando problemas de aquecimento do sensor ou abrigo. De todas as estações da região, apenas uma ultrapassou a barreira dos 38°C (o que não deixa de ser relevante).
  14. Opa! Na maior mínima seria sim, superaria os 12,4°C em 07/07/2007. Tabela de extremos: E na média também é o recorde disparado da estação:
  15. Maioria dos mapas que você verá estão corretos, só que com períodos diferentes pra fazer a anomalia. Tidbits usa uma normal "recente", que é 1981-2010, e a reanálise postada anteriormente é usando a 1951-1980. Se por exemplo, você usar um período recente pra ver mapas de 1920, tudo vai ficar pintado de azul kkkkkk. Para mapas com o fim de mostrar o quanto o planeta vem aquecendo, é interessante pegar normais antigas... já que as recentes vão sempre padronizar com as temperaturas que estamos vivenciando no momento.
  16. Tem vários modelos de boa performance e resolução dando a linha de 40°C indo a praticamente 55°N no UK, é chocante e bizarro. Vários recordes de centenas de anos cairiam por diferença de 6/7°C no país. Enquanto a festa ta só começando no UK, hoje o risco de quebra de recordes é na Irlanda, de forma generalizada. Dublin a máxima histórica (aeroporto) é 31,0°C (pela wiki) e o maior valor registrado no país é 33,3°C em Kilkenny em 26/06/1887.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.