Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Augusto Göelzer

Administrators
  • Posts

    1015
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Everything posted by Augusto Göelzer

  1. @LeoP@Renan@Juzinho Qualquer dúvida sobre reanálises, podem utilizar esse site aqui, contém a reanálise do ECMWF - ERA5 ou do NCEP/NCAR, atualizando mensalmente: Climate Reanalyzer Fevereiro 2024 ECMWF - ERA5: NCEP/NCAR: Esse mesmo site possui reanálises de tudo quanto é tipo, até em modo de gráficos se quiser.
  2. Para quem sofre de ansiedade: Faz no mínimo 15 dias que o EPS insiste em todas as rodadas com o início do outono mais ou menos coincidindo com o astronômico. Porém não significa que vamos ir para o "gelo", apenas sairemos da superfície do sol para uma normalidade da época. Média 850mb entre 23 e 30/03: Após isso temos uma tendência de aquecimento se desenhando para segunda semana de abril, mas nessa época o potencial de calor já é bem menor que o de março. PS: Neste outono até o começo de outubro, quanto menor a latitude maior a incerteza quanto a anomalias negativas, será um ano mais difícil para regiões tropicais.
  3. Águas frias na região do NINO 3 finalmente submergindo. 28/02: 04/03: Para quem acompanha o CPC da noaa já estava aguardando por isso, conforme indicado na última imagem de 27/02.
  4. Sou bem pé atrás com a média do CFS para la ninas. Sempre prefiro ficar restrito a média dos membros mais quentes do modelo, que seria em torno de -1 a -1,5°C no SON (la nina moderada), sendo essa a média de previsão dos modelos dinâmicos.
  5. Membros do euro por enquanto mostram a trajetória da baixa fazendo sua rota em direção sudoeste ao seu local de formação. Apesar disso, um ciclone de característica sub/tropical costuma ser extremamente imprevisível tanto em trajetória quanto intensidade, ainda mais em um continente com tão poucos dados de superfície para alimentação da modelagem. Então não se apeguem tanto a uma rodada, e monitorem diariamente usando a maior quantidade de informações possível.
  6. Opa, mas é claro! A primeira imagem: é um mapa que mostra a mudança da radiação absorvida pelo planeta nos últimos 3 anos. Na escala positiva as regiões absorveram mais radiação, enquanto na escala negativa houve um aumento da refletividade para o espaço. Isso tudo relativo a média de 2001-2019. A segunda imagem é a média dessa variação de radiação de acordo com cada grau de latitude, com frases pontuando os principais acontecimentos no gráfico. -Na região da Antártida, houve um mínimo de gelo marinho histórico em 2023, fazendo a radiação absorvida aumentar muito por lá; -Na região próxima da linha do equador, apenas foi pontuada a variação natural do El Niño/La Niña; -No hemisfério norte, entre 35°N e 40°N, houve um grande pico de radiação absorvida, possivelmente por conta da redução da emissão de enxofre nos combustíveis dos navios, composto que formava muitas nuvens do tipo stratus (que ajudam a refletir radiação), parecidas com as nuvens "contrails" criadas no céu por aviões. O tweet abaixo é basicamente pontuando as coisas que estou comentando aqui. Espero ter conseguido ajudar, qualquer dúvida só perguntar! 😁
  7. https://x.com/AnthonyPaez595/status/1720195623067017434?s=20
  8. Paraguay essa tarde: Itacurubi del Rosario, departamento de San Pedro. Foto de Arturo Giménez San Estanislao, departamento de San Pedro.
  9. Dada a grande proporção e severidade da onda de calor prevista para a proxima semana, venho por meio desta mensagem, avisar que teremos O PRIMEIRO BOLÃO DE CALOR DESDE O EVENTO DE OUTUBRO 2020!!! PARA MAIS INFORMAÇÕES:
  10. No twitter fizeram um meme desse assunto kkkkkkk: A grande probabilidade do pico de aquecimento nos oceanos do Hemisfério Norte é a redução da emissão de SO2 por dezenas de milhares de navios que circulam diariamente. https://twitter.com/LeonSimons8/status/1633566568528375811?s=20 - Fio muito interessante sobre isso.
  11. É exatamente como o @Flavio Feltrimcomentou. Por isso fazem mapas utilizando a diferença de anomalia instantânea do planeta, além dos mapas clássicos usando alguma normal (81-10/91-20). Assim podemos observar o quão proporcionalmente intenso pro planeta é este El Niño. Mas claro, mesmo um El Niño fraco, em tempos de aquecimento global, pode significar recordes generalizados e coisas não vistas antes, mas isso não significa que ele afetou tanto proporcionalmente quanto o Super El Niño de 1982-1983 por exemplo... apenas a nossa média normal que está elevada em relação ao passado.
  12. Opa! Não seria todos os modelos dando El Niño forte menos o JMA? Eu uso por: Fraco: +0,5 a +0,9 Moderado: +1,0 a +1,4 Forte: +1,5 a +1,9 Super: >+2,0 Últimos caso de El Niño forte: 1991-1992, com seu auge trimestral em +1,7°C no DJF.
  13. Sempre lembrem de utilizar este espaço em discussões meteorológicas aleatórias! Mensagens transferidas pra cá.
  14. Não acredito em Super El Niño por enquanto, apesar de ter modelo prevendo isso. Por enquanto minha aposta é de forte intensidade (entre +1,5 e +2,0).
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.