
GabrielG.
Members-
Posts
353 -
Joined
-
Last visited
About GabrielG.
- Birthday 11/18/2002
Location
-
Location
Ponta Grossa/PR
Recent Profile Visitors
4042 profile views
GabrielG.'s Achievements
-
A Cordilheira é uma faca de dois gumes, ela atrapalha o ingresso constante das MPs do pacífico, no entanto, em algumas ocasiões, ela força as correntes de jato ondularem, trazendo uns porretes direto da Antártida.
- 1040 replies
-
- 14
-
-
Pessoal não bota em conta, mas hipoteticamente, se a América do Sul ganhasse 5° de latitude, mudaria demais a dinâmica. Eu acho que esfriaria mais que colocamos em conta, visto que teríamos mais terras em médias/altas latitudes favorecendo mais os extremos, principalmente os de frio. O polo sul é bem mais frio que o norte, com toda certeza que nos análogos de latitude no Norte, faria bem mais frio. Outra coisa que ajudaria para extremos de frio na AS, se o cone sul fosse invertido, tendo menos terras na área tropical(que favorecia menos os bloqueios) e a maior porção de terra em áreas temperadas, isso sem por nem tirar latitude 😂
- 1040 replies
-
- 15
-
-
-
Mistura dos gases, não deixando o ar frio acumular. Pense, num dia sem vento, e sem cobertura de nuvens, há uma grande perda de temperatura por irradiação para o espaço, e geralmente o solo (a relva) perde calor mais rapidamente que o ar (que é um péssimo condutor térmico). Somando isso ao fato que o ar frio é mais denso, sempre tende se acumular na parte mais baixa do terreno. Por isso em condições de estabilidade, sem nuvens, com pouco ou nenhum vento, as baixadas se destoam dos topos. Agora em dias ventosos, essa diferença extingue, visto que mistura tudo e não forma esses "oasis" em determinados locais.
- 1040 replies
-
- 20
-
-
-
Continentalidade faz toda diferença. Eu sempre comparo o clima de minha região, com uma análoga na latitude e altitude na Argentina. Piraí do Sul e Salta na Argentina são idênticas nos parâmetros de altitude e latitude, porém, em lados opostos no continente. A diferença na previsões de ambas. Salta: Piraí do Sul: Pelo que eu venho observando, a região no pé da cordilheira dos Andes, tem uma facilidade absurda da MP escorrer, mesmo as que maritimizam lá na altura do mar da prata, sempre o ramo continental avança bastante pelo continente. Já na porção do Atlântico, as MPs avançam com muitoo custo para latitudes menores.
- 3237 replies
-
- 18
-
-
-
Ah sem sombra de dúvidas, calor não tem muito pra onde correr. As noites que você começa acordar no meio da madrugada porque está derretendo, terrível. Mas o frio em excesso também é uma desgraça, principalmente os pés pra aquecer e dormir 🤣🤣 Aqui depois de vários dias frioss, ultrapassamos a barreira dos 20°C, no entanto, os ambientes internos ainda estão um gelooo. Creio que o solo ainda não acompanhou a subida do ar, pq tá condensando muita umidade nos pisos. Esse mês de Junho não teve muitos dias de geada, porém, a sensação de frio é grande, justamente pela constância de máximas abaixo da média e pela chuva/umidade que está mais presente neste mês. A MP da semana que vem, para variar será um caráter mais úmido. Não trará o friozao que está previsto pro RS, masssss, as máximas serão bem baixas.
- 3237 replies
-
- 10
-
-
VIVAM O MOMENTO ! Essa MP de agora, até uns dias atrás, nem aparecia na grade dos modelos com essa intensidade. Aqui está sendo uma baitaaa surpresa. Aqui, bateu 1,x°C de mínima na cidade e estamoss com sol a pino e 9,6°C (pelo simepar). Talvez a máxima bata 10,1°C só pra estragar a sub-10 🤣🤣🤣 Mas o dia está sensacional !
- 3237 replies
-
- 18
-
-
-
Ah, difícil ocorrer algo em nossas bandas. Eu comparei a previsão x realidade. Em algumas ocasiões, ocorre um adiantamento do frio em altitude em relação do previsto, mas olhando a leitura do aero em Curitiba e comparando a previsão, bate certinho o previsto. Se continuar nessa toada, a janela estaria fechada na hora que congelaria a atmosfera. Fora que, me parece que o grosso das instabilidades se adiantaram. Mas nada tira que amanhã será um dia gélido, estará negativo em 850hPa boa parte do dia e com vento. Muito na estica, bate uma sub-10 com sol.
- 3237 replies
-
- 16
-
-
-
Aqui eu digo mesmo com o tempo ensolarado, a sensação térmica na pele é menor devido a umidade e vento. Embora a próxima semana seja abaixo da média, eu sou do time de "eventos de inverno" tem que haver dinâmica é para alternar com dias "quentes", assim aquecendo os ambientes internos. Aqui no final do 2° dia da MP passada, estava insuportável de frio internamente.
-
Rapaz, fazia tempo que não via um temporal desse calibre aqui. Lembrou muito os temporais de verão, começou a escurecer logo após às 13hrs e teve chuva com muitasss trovoadas. Mapa de raios de agora pouco 👇
- 3237 replies
-
- 16
-
-
-
Já está liberado pegar as correntes e sal ou ainda está cedo ? Previsao do tempo no celular meteu essa... Com toda certeza foi rodado no computador que faz o cálculo da sensação térmica de BH 🤣
- 3237 replies
-
- 24
-
-
-
Normalmente quando senta uma alta no Oceano, o frio é mais prolongado. Ao menos em minha região, a sensação das marítimas, são bem maiores. Eu atribuo isso a mais pelo vento leste incessante e pela maior umidade que essas MPs carregam. Os 20°C das marítimas dão mais sensação de frio na pele que as continentais.
-
Eu tinha visto que estatisticamente, grandes eventos de neve ocorria em Curitiba a cada 50 anos. Bom, nesse ano faz 50 anos desde a última grande nevada (1975). Mas isso quando não tínhamos os efeitos do AG como temos agora. Creio que o novo intervalo desses grandes eventos, deverá ser 1 por século.
- 2220 replies
-
- 16
-
-