Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

wallace silva

Members
  • Posts

    310
  • Joined

  • Last visited

About wallace silva

  • Birthday 05/06/1992

Location

  • Location
    São Gonçalo - Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Recent Profile Visitors

2994 profile views

wallace silva's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • One Year In
  • Very Popular Rare
  • Collaborator Rare
  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

4k

Reputation

  1. Tudo em aberto amigos, como ocorreu na última MP onde o operacional dos modelos não pegavam nada de muito interessante, observando os membros claramente se vê a tendência de queda mais forte a partir do dia 26/07 ao menos no Sudeste, utilizo aqui São Paulo como exemplo.
  2. "O bloqueio atmosférico no Pacífico permitiu que uma bolha de ar polar se expandisse do extremo sul até o norte da América do Sul. É um cenário típico de extremos climáticos cada vez mais possíveis com a instabilidade global." — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 📢 Recomendações: Evite saídas desnecessárias. Proteja pessoas em vulnerabilidade social e animais. Nunca use brasas, fogueiras ou velas dentro de casa. Acompanhe os alertas oficiais dos órgãos meteorológicos e da Defesa Civil. Obrigado por me avisar para não ascender uma fogueira dentro de casa amigo, vc é um amigo. ----------------------------------- Fim de grade pelo GFS é uma paulada, vira e mexe os modelos vem pegando uma MP forte assim, talvez pra fechar Julho com chave de ouro.
  3. Esse inverno serviu para nos ensinar que não precisamos de nenhuma Bomba de 1040hPa para termos um clima ameno e sim uma convergência de não bloqueio ocasionado pelo Anticiclone do Atlântico Sul (esse aí é o grande vilão) com as Altas conseguindo transpor os Andes reforçando mesmo que de forma fraca os pulsos de ar frio, esse é o alinhamento perfeito ao menos pro Sudeste.
  4. A sorte é que no litoral Baiano as águas são quentinhas, então curtir uma praia com 24/25° com Sol pleno e a temperatura da água acima dos 26°c é de boa, do RJ pra baixo que complica e para se ter uma ideia no último verão ocorreu um fenômeno de ressurgência de águas que pegou o litoral do Rio em cheio, lembro de estar na praia num desses dias com temperatura ambiente beliscando os 40°c e estava MUITO desconfortável se banhar, literalmente o pessoal torrava na areia até o limite e depois iam se "arrefecer" na água por no máximo 10m pq mais do que isso dava até câimbra, voltava para as areias com o corpo fresco o suficiente para ficar 20m ou mais naquele calor de forma confortável, antes de torrar de novo e recomeçar o ciclo sem fim....
  5. As brisas marítimas rasas de orientação SO SSO e S são fortemente bloqueadas de chegar na Zona Norte e Bangu devido os maciços da Tijuca e da Pedra Branca. Note o paredão que eles formam. Você percebe claramente a mudança de clima quando sai de Madureira, vai descendo, atravessa os maciços passando pela Praça Seca até chegar no bairro do Tanque, ali já começa a bater brisa, esses bairros já estão abaixo da linha vermelha que risquei no mapa. Ja lá do outro lado no extremo Oeste do Rio em Santa Cruz/Paciência/Campo Grande, quando entra vento OSO SO e SSO ficam bem mais frescos que na Zona Norte também. Até Eu lá atrás em SG recebo brisa marítima, você lembra que ano passado sempre postava fotos na beira de algumas praias mais no fundo da Baía de Guanabara, as vezes Eu parava lá depois de vir da Zona Norte e era perceptível a diferença na temperatura. E por último e não menos importante, a malha urbana continua da zona Norte até a baixada fluminense é simplesmente insana, acho que se a Zona Norte formasse um município único com Belford Roxo, Nilópolis, São João, Mesquita e Duque de Caxias até metade tipo Saracuruna, seria em questão de densidade demográfica talvez a maior do Brasil.
  6. Como já debatido, umas das melhores sequências de dias amenos que Eu já presenciei no leste do Sudeste, INMET Niterói que é uma das piores da R.M.R.J em mínimas está assim, até o momento a temperatura média está em apenas 19,9°c. Municípios menos ubarnizados e mais pra dentro do continente da R.M.R.J que tem mínimas bem menores como Guapimirim e Cachoeiras estão com a média menor ainda.
  7. Depois das brincadeiras de ser o local mais frio do Brasil "se..." Tive a curiosidade de colher os dados da estação INMET do bairro e planilhar. Nada mal pra um bairro no Rio à beira mar e com vento "Minuano" constante. A estação é identificada como "[A636] RIO DE JANEIRO - JACAREPAGUA - RJ" https://mapas.inmet.gov.br/
  8. Dia maravilhoso ! Sol pleno e céu de brigadeiro, uma coloração azul muito linda, um tom de luz diferente do verão, uma claridade difícil de aguentar sem óculos apropriado, tudo isso com uma leve brisa fresca. Durante meu horário de almoço fiquei exatamente uma hora "dourando" no sol (sou aquele moreno que desbota, sem sol ficou cor de papelão) com uma camisa fina de algodão e não caiu uma sequer gota de suor. No mapa do Wunderground a maioria das estações entre 23°c e 24°c. Se estivesse de folga já teria postado aqui aquelas fotos do nosso litoral que o @Carlos Campos adora.
  9. Forte nevoeiro marítimo nos bairros ao lado da Baía de Guanabara, na BR 101 em direção ao Rio a visibilidade é bem baixa, não consegui ver quase nenhum morro da região. Se nota que quanto mais distante do corpo d'água, menor é o fenômeno a ponto de Eu estar agora a apenas 3km distante em linha reta da minha casa e o céu está completamente azul. As cidades a leste da Baía de Guanabara como Niterói, São Gonçalo e Itaboraí ao menos em bairros próximo à Baía esses nevoeiros ainda são comuns de acontecer no inverno, já na zona norte da capital isso é bem raro. INMET Niterói que é uma das piores na R.M.R.J em mínimas marcando 14°c, não duvido que em bairros rurais mais pra dentro do continente na grande Rio tenha chegado a 10°c ou ligeiramente abaixo. ̷J̷a̷c̷a̷r̷e̷p̷a̷g̷u̷á̷ ̷c̷h̷e̷g̷o̷u̷ ̷a̷ ̷0̷°̷c̷ ̷f̷a̷m̷í̷l̷i̷a̷,̷ ̷r̷e̷l̷a̷t̷o̷s̷ ̷d̷e̷ ̷p̷i̷n̷g̷u̷i̷n̷s̷ ̷a̷v̷i̷s̷t̷a̷d̷o̷s̷ ̷n̷a̷ ̷r̷e̷g̷i̷ã̷o̷ ̷
  10. E esse monstrengo que o GFS 12z está enxergando lá pro dia 18/07 em alto mar, esse sistema com os devidos ajustes pode se tornar uma MP histórica caso entre pelo continente ou um mega bloqueio. No 18z a pressão baixo "apenas" para 1048hPa. Só tenho uma coisa a declarar:
  11. Várias áreas da RMRJ sub16. Complemento o que o amigo falou no post acima, diversas festas juninas ocorrendo e de fato o frio é um fator, todo mundo aproveitando. ------------------------ Só faltou a capivara polar abaixo dos 10° , alguém usa I.A aí pra corrigir isso.
  12. O ChatGPT aproveitou que estava na cidade e subiu algum morro pra pegar uma cannabis digital, não é possível. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Agora existe alguns "se" nesse texto que tem respostas, sobre como seria o clima do Rio se a cidade tivesse 800m de altitude ? A resposta é Petrópolis que já fez parte da região metropolitana, o centro de ambas os municípios estão distantes apenas 43km em linha reta e com isso já temos esse abismo todo na dinâmica climática das cidades. Petrópolis tem pra mim um dos melhores climas em conforto térmico do Brasil, calor moderado no verão com médias na máxima de 28°c no mês mais quente que é Fevereiro podendo assim desfrutar das diversas cachoeiras da região serrana e no inverno em Julho com média de 21°c de máxima, sendo bem comum passar dias com máximas sub20 e mínimas sub10 no trimestre J.J.A. Agora uma duvida sincera sobre um tema abordado no texto que é algo que sempre pensei sobre, vocês aí que são bem viajados, questão da densidade do ar muda algo na percepção de temperatura ? Sabemos que humidade influencia muito, 30°c no clima seco com brisa do inverno passa MUITO LONGE dos mesmos 30°c,100% de URA e sem uma brisa sequer no verão. 9°c em POA ou Rio que são ao nível do mar teria a msm sensação de 9°c em Curitiba a mais de 800m ? o̸u̸ ̸a̸ ̸m̸e̸s̸m̸a̸ ̸s̸e̸n̸s̸a̸ç̸ã̸o̸ ̸s̸i̸b̸e̸r̸i̸a̸n̸a̸ ̸d̸e̸ ̸B̸H̸
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.