Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marcio valverde

Members
  • Posts

    395
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by marcio valverde

  1. Oxalá esteja totalmente errado, pq seria muito azar: Complexo, espero que seja para todo mundo haha.
  2. A mim tb. É a região mais dinâmica que temos. Se eu morasse num lugar como o @Felipe S Monteiro ia querer um sobrado com ampla vista para os arredores para admirar as tempestades. Por aqui uma manhã abafada. Já na região de Assis pelo jeito está fazendo um frio patagônico.
  3. Por aqui dada a elevadíssima umidade e a temperatura em torno dos 10°C durante a madrugada esperava por um amanhecer com nevoeiro, porém, não foi o que aconteceu e o céu estava límpido ao alvorecer. Já quase às 10h e o céu foi tomado pelo nevoeiro adquirindo aquele aspecto carrancudo que tanto me encanta e ao @Carlos Campos deveras infelicita kkk. Lindo dia, pena que estou trabalhando e não posso sair por aí para admirar a paisagem. Temperaturas ainda na casa dos 12°C.
  4. No vídeo do Coutinho ontem para o canal Tempo e Dinheiro ele falou de um evento significativo de frio para a virada do mês mais ou menos na toada de alguns prognósticos que já foram postados aqui. Então, ao que parece esse marasmo vai durar coisa de uma semana e logo teremos gélidas novidades e quem sabe um pouco de chuva. Estou contente com esse inverno até agora, segue bem dinâmico mesmo tendo começado cedo. Sou um dos que crê na influência não apenas da La Niña mas também das tais cinzas vulcânicas. Ontem não pude fotografar mas no amanhecer aqui a coloração absolutamente anormal do céu indicava que ainda há muito material em suspensão na atmosfera. Só não faço ideia de como se faz para mensurar isso.
  5. Bom dia todos. Linda e inesperada manhã invernal por aqui. Sim, havia previsão de chuva. Sim havia previsão de sol entre nuvens mas a realidade saiu bem melhor que a encomenda. Pela manhã era difícil acreditar numa mudança tão repentina. Parecia um daqueles dias de bloqueio sem sinal de mudança no horizonte de semanas mas era só uma manhã de pré-frontal mesmo. Ventou um pouco em torno das 18h quando a FF chegou aqui e logo começou a chover forte. Uma pancada; duas, três, fui dormir em torno das 23h e chovia forte. Acordei quase às 02h e ainda chovia fraco. Resultado: 85mm. É um volume não muito comum mesmo para o verão, já no miolo do inverno não recordo de nada que chegue perto disso. Mas como a minha memória não conta para nada, dos dados que tenho a maior chuva para junho aqui foi em 2020 com 27mm em 26.06.2020. Para efeito de comparação os acumulados mensais são de 23mm em 2017; 0,0mm em 2018; 34mm em 2019; 56mm em 2020 e 52mm em 2021. Daí se vê como foi um ponto fora da curva. Infelizmente o radar de Prudente está em modo pisca-pisca mas o infravermelho do satélite leva a crer que o que aconteceu aqui não foi um caso isolado.
  6. Para casos como esse devia haver dentre as opções de curtir a postagem o emoticon com coraçõezinhos nos olhos porque mais do que agradecer ao colega que se deu ao trabalho de pesquisar e postar a vontade é de manifestar o quanto se está maravilhado com a possibilidade de que o evento venha a acontecer 😍 Aqui também está assim o que é uma grata surpresa pq mais do que a benção de ser contemplado com a MP é não ser castigado com um bloqueio 😁 Ou uma daquelas criaturas mitológicas que perambulavam por Winterfell fazendo danuras quando o winter finalmente comes 🥶. Nesses dias de frio mais intenso infelizmente não pude sair por aí à procura de geada mas tenho notícia do pessoal que trabalha no campo de que houve, ainda não tenha sido ampla nem intensa como é óbvio. A palhada de cana aqui e acolá amanheceu branquinha. Aqui em casa no topo as mínimas rodaram os 6 a 8°C.
  7. Parece muito bom e, com algumas diferenças, comum por aqui também. Em alguns lugares chamam de dobradinha mas aqui no interior o povo chamava de bucho mesmo já que o ingrediente principal é o rumem bovino mas nunca tinha visto fazer com grão-de-bico (garbanzo), apenas com feijão branco, mas deve combinar bem. Sopa de grão-de-bico é uma delícia além ser nutritiva e saudável. Findo o momento Ana Maria Braga e para não ficar totalmente off acrescento que a chuva de ontem à noite, em duas pancadas distintas, acumulou a incrível marca de 1mm. Hoje, depois de uma curta abertura de sol lá pelas 8h, tivemos um dia totalmente nublado com alguns chuviscos mas nada de máxima sub 20 porque isso é para quem pode e não para quem quer.
  8. São Paulo na latitude de Lages ia ter neve de vez em quando e Curitiba na latitude de Porto Alegre com aquela altitude ia ser lindo de ver. Sonhos apenas, mas não reclamo porque estamos quase na mesma latitude do Espírito Santo se não me engano e contudo podemos experimentar algo de frio quando uma onda mais continental aparece. Com cinco graus a menos iríamos parar lá em Guarapuava mas com 400m de altitude não ia nevar não. P.s. houve dois chuvisqueiros agora há pouco mas foi coisa irrisória. Espero que venha mais.
  9. Uma das melhores coisas do inverno kkk, mas sei que nem todo mundo gosta. Aqui em casa como é do agrado de todos sempre fazemos.
  10. Por enquanto nada de chamativo nas previsões para cá, com mínimas de dois dígitos 🤨e máximas pouco inferiores aos 30°C, isso até o segundo terço do mês. A Climatempo é que vem com uma solução mais extremada para o próximo final de semana com mínimas de zero no sábado e 2°C no domingo com geada. Insólita é a previsão da segunda, mínima de 8°C com geada e máxima de 30°C kkk. Teoricamente é possível mas considerando as previsões dos demais acho pouco provável. Mais interessante é a previsão de chuva entre quarta e sexta.
  11. Bom dia a todos e bem-vindo junho querido. Maio terminou com chuva. Nem ouvi porque foi de noite e pelo visto não teve vento nem raios ou trovões. Acumulou 30mm que somados ao restante do mês deu 71mm (03/05 11mm, 10/05 3mm, 14/05 16mm, 15/05 6mm, 30/05 5mm e 31/05 30mm). É pouco objetarão alguns rsss, mas se conferirmos com o meu pequeno histórico de anotações vemos que não está tão mal assim: 2017 113mm, 2018 4mm, 2019 162mm, 2020 4mm, 2021 27mm. O dia amanheceu bem nublado com temperatura na casa dos 19°C. Muito agradável. Podia ficar assim por mais uns três dias.
  12. Qual a altitude de local das medições? Acho muito interessantes as mínimas aí, considerando que a sede do município não está nem a 800m de altitude. Por outro lado é um vale encaixado entre elevações o que deve favorecer o acúmulo de ar frio.
  13. As imagens que chegam do Recife e redondezas são uma tristeza só. Aqui, pelo contrário, os efeitos da quadra mais seca do ano já se fazem sentir, seja na umidade do ar seja no solo e vegetação. É normal e já disse outras vezes que é a época mais bonita do ano na minha opinião. Parece que um bloqueio já se estabeleceu e a próxima FF terá quase nenhum efeito aqui. Seguem umas fotos que saquei num passeio de bike hoje cedo com vento contra e sol e sol de inverno. Naquela hora o INMET de Valparaiso registrava 14.7°C (mínima do dia) com máxima às 17h de 31.1°C.
  14. Se me permite vou dar um pitaco: no latim summo o ponto mais alto ou o ser mais elevado/qualificado/capaz de uma espécie e supra o que está acima de algo, então na origem supra+summo não é apenas o mais elevado mas aquele que está acima do mais elevado, ou seja, é algo fodástico. Acho que nem o crème de la crème dos franceses chega perto. Sendo assim be careful ao usar essa palavra porque depois dela não tem mais nada. Um dia ainda arranjo tempo para estudar latim.
  15. A alegria genuína das crianças e talvez mais ainda que a delas a da diretora da escola são tocantes. Belo registro da neve e também do povo simples do interior do Uruguay naqueles idos de 1991.
  16. Pode ser bizarro o quanto for mas se for condizente com uma chuva por aqui tem o meu apoio haha. No vídeo de hoje o Coutinho me deixou esperançoso quanto ao frio na semana que vem. Tá longe ainda...
  17. Mas eu te entendo, passar frio dentro de casa é triste. Já morei num AP que não recebia sol no inverno e em ondas de frio mais longas aquilo virava um freezer.
  18. Pode ser pior: enviesamento, cada vez mais presente na ciência moderna. Se os dados coletados não satisfazem a ideia pré-concebida do pesquisador ou de quem manda no órgão, alteram-se os dados com algum argumento qualquer de que a nova metodologia retrata melhor essa ou aquela realidade que é a que se pretende retratar, mesmo que rara ou inexistente. Corrompe-se o próprio conceito de ciência mas quem se importa com isso?!
  19. Máxima de ontem e mínima de hoje. Nada de geada como já era esperado. Praticamente não há diferença entre topo e baixada. Sobrou vento e faltou temperatura.
  20. Nebulosidade e vento persistente = a temperaturas em estagnação. O resultado foi um amanhecer relativamente mais quente que o de ontem, ao menos nos termômetros. 8°C por aqui. Seria condizente com geadas nas baixadas não fosse o vento. Assim como o @Fernando Roberti não me animei a procurar. Quem sabe amanhã. Para hj a promessa é da tarde mais fria do ano em anos mas para isso se concretizar precisamos de nuvens e de uma advecção persistente.
  21. Começam a pipocar estações com um temperaturas abaixo dos 10°C em toda parte. Aqui temos algo em torno disso tb: A queda está mais rápida que o previsto.
  22. Não caiu. A mínima rondou os 07°C aqui no topo mas como ventava acho que nas baixadas não foi muito diferente disso. Quisera poder instalar uma estação aqui por perto mas não conheço ninguém na zona rural que pudesse abrigar uma estação. Lembrando que a previsão era essa.
  23. Eu ia postar algo exatamente para tratar disso. Acabo de fazer uma viagem de uns 50km com sol a pino na estrada mas a temperatura no termômetro do carro sempre rondou os 21°C, com vento como você ressaltou, ou seja, já tem ar frio entrando. Eu não ficaria surpreso se o Mirante registrasse menos de 5°C.
  24. Para emoldurar caso se confirme. A bem da verdade nunca vi nada semelhante por aqui e acho que nem mesmo na capital que é muito melhor da máximas do que aqui pelas muitas razões que todos conhecemos bem. Uma máxima sub vinte já é uma alegria agora imagina quase uma semana inteira. Ia dar muito comentário sem contar a imprensa que eu me recuso a acompanhar por vergonha alheia kkk. A chuva da manhã somou apenas 6mm e depois de umas poucas aberturas de sol o dia permaneceu fechado e fresco, rondando os 22°C.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.