
klinsmannrdesouza
Members-
Posts
1217 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
1
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by klinsmannrdesouza
-
Em quase todos os anos, sempre tem uma ou mais mPs continentais que chegam até a metade Sul da Bahia e do Tocantins, ainda que de forma suavizada. As mais extremas, comi tivemos em maio 2022, chegam até o Pará, centro sul do Maranhão e Piauí. Mas parece que as previsões não noticiam as mudanças no tempo ao norte de Brasília, como se nunca esfriasse no Nordeste ou no Pará.
- 641 replies
-
- 13
-
-
-
Boa tarde bazianos! Tenho uma dúvida: como os institutos meteorológicos consideram a área de abrangência das massas polares? Como por exemplo, nesta colocaram na extensão do Rio de Janeiro ao sul do Amazonas, porém dá pra ver que os ventos da alta chegaram até nas proximidades de Manaus e no Nordeste.
- 641 replies
-
- 15
-
-
As médias são menores na faixa leste do país e mais estáveis, a porção oeste, do Mato Grosso do Sul até o Amazonas, num mesmo mês pode ter calor e frio intenso. Podem reparar que até em invernos fracos, como 2014, 2023 e 2024, o interior da América do Sul esfria bastante.
- 641 replies
-
- 14
-
-
-
Tornados no Brasil - Discussões sobre classificações
klinsmannrdesouza replied to JOÃO MARCOS's topic in Tempo Severo
Oficialmente, nunca ocorreu um tornado no perímetro urbano de Campo Grande. O máximo que tivemos, de 2000 para cá, nuvem funil em três ocasiões: Dezembro 2009: ano de el nino, meados da tarde, o funil se formou pela metade, desfazendo-se antes de uma chuva forte: Abril de 2012: também foi de tarde, funil de dissipou. Março 2024: funil mais pronunciado, ocorreu na região sul da cidade. -
Tornados no Brasil - Discussões sobre classificações
klinsmannrdesouza replied to JOÃO MARCOS's topic in Tempo Severo
O MS é um estado que possui alto potencial pra tornados, pela localização que recebe ventos fortes tanto quentes quanto frios, todo ano vejo aqui em Campo Grande nuvens semelhantes a super células, porém sem aparecer o funil. Creio que pelo estado ter pouca população, fica difícil registros mais frequentes. -
Nas ondas de frio mais intensas lá chega a no máximo 15 graus, menos que isso é extremo.
- 3237 replies
-
- 13
-
-
-
A onde de frio de maio/junho de 1979, a frente fria chegou até Sergipe pelo litoral, no interior do continente ela atravessou a Bahia, Sul do Piauí e Maranhão. O ar polar seco deve ter chego até Porto Seguro. Recentemente, as ondas de frio de julho 2019 e maio 2022 também tiveram o sistema frontal alcançando o litoral da Bahia, até na região de Salvador (a de 2022 deve ter avançado um pouco mais).
- 3237 replies
-
- 12
-
-
-
Porto Seguro recebe o ar polar seco das ondas de frio continentais, já Salvador recebe o ar polar na sua forma úmida, por estar muito mais ao norte, fica na borda do sistema. Mas é interessante como o litoral por aquelas bandas não é tão quente nas máximas, os ventos que sopram ora da ASAS, ora das frentes frias ajudam a manter um calor suportável.
-
Em anos normais, Salvador é o local mais próximo do Equador que as frentes frias conseguem chegar, pelo litoral, os ventos polares chegam lá só que de forma suazivada. Por exemplo, quando cai a temperatura lá, geralmente oscila entre 21 e 25 graus, as mínimas são altas até para a latitude, porém as máximas ficam comportadas entre maio e agosto; muitas vezes abaixo dos 30 graus. Diferente do oeste brasileiro, que tem facilidade em esfriar muito para a latitude, chegando a ser a região tropical do mundo com maior frequência de massas polares, porém ultrapassa os 30 graus com facilidade.
- 3237 replies
-
- 12
-
-
Em tempos, a faixa leste do Brasil, de Salvador até a cidade do Rio, tem mínimas anuais muito altas. Tudo bem, é litoral e de baixa latitude, porém mesmo nas massas polares muito intensas, a cidade do Rio de Janeiro não baixa dos 10 graus na sua totalidade, Vitória, no Espírito Santo estaciona nos 13/14 e o litoral da Bahia ao sul de Salvador fica entre 15/28 graus.
- 3237 replies
-
- 12
-
-
-
O maior problema, este caso, é a falta de sincronia com um cavado ou ciclone para expandir o frio na direção leste; havendo um dos dois ou ambos, pela isobara e trajetoria da alta, a frente fria chegaria ate a Bahia. No windy, se ve que todo o sistema adentra a América do Sul pela Terra do Fogo, uma característica importante para impulsionar ar frio nas baixas latitudes, pois a massa polar conserva sua potência. Falta somente um mecanismo que direcione todo esse frio na porção oriental do Brasil.
- 3237 replies
-
- 14
-
-
-
Em termos, pelo windy, a rodada atual do ECWF indica uma massa polar híbrida, entrando pela América do Sul pela Terra do Fogo, seu centro chega a 1035/1037 hPa na altura do Uruguai. Isso pode espalhar frio pelo Centro-Oeste até no sul do Amazonas.
- 3237 replies
-
- 14
-
-
-
90% das massas polares se deslocam pelo interior da América do Sul com facilidade graças ao chaco/Pantanal, incluindo as maritimas. A diferença é que nas continentais, o centro da alta sobe até o Uruguai/Rio Grande do Sul, enquanto nas outras o mesmo escoa no mar ao sul de Buenos Aires.
- 3237 replies
-
- 12
-
-
Aqui em Campo Grande, nos meses de junho e julho o sol se põe as 17hs, 17:40 já está bem escuro! Em contrapartida, começa a amanhecer o dia por volta das 05:20, e o sol da as caras 06:20/06:25. Já em dezembro e janeiro, 04:55 o sol está nascendo, e ele se põe próximo das 18:30, sem horário de verão. É estranho, parece que no hemisfério sul as variações da luz solar durante o ano são mais intensas.
-
Boa noite, bazianos, aqui em Campo Grande MS, estamos tendo o segundo período de frio intenso do ano. Na massa polar anterior, de acordo com os órgaõs meteorológicos locais, a mínima foi de 6 graus; pode ter ocorrido geada fraca na área rural do município, levando em consideração as altitudes entre 450 e 800 metros que há por aqui. A oreografia da cidade é boa, se estivesse na latitude de São Paulo, registraria facilmente minimas de zero graus ou negativas exporadicas. Como nem tudo são flores, o frio por aqui dura pouco, e passados três dias, temos que conviver na gangorra climática: madrugadas frias e tardes quentes.
- 3237 replies
-
- 23
-
-
Boa tarde, baianos. Após um tempo sem postar nada, venho relatar a mudança brusca no tempo aqui em Campo Grande, MS, de calor acima dos 30 graus para frio de 4/6 com possível geada nas áreas sem urbanização. Um detalhe: nesta época do ano, da segunda quinzena de maio até a primeira quinzena de julho, anoitece bem cedo aqui. Agora são 17:09, horário local, e já não temos mais sol!
- 2220 replies
-
- 17
-
-
-
Os efeitos do El Nino de 2009 foram mais brandos do que o último que tivemos: enquanto este mais recente torrou o Brasil e aniquilou o inverno de 2023, no outro o bloqueio ficou mais ao norte, as frentes frias de julho e agosto de 2009, pelo leste do país, chegavam até o Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e centro-sul de Minas Gerais foram até beneficiados com chuvas fora de época.
-
Foi uma mudança muito brusca de padrão na atmosfera, até os primeiros dias de abril daquele ano estávamos sob condições de verão pleno, depois chegou a frente fria, o encontro dela com a massa quente causou aquele dilúvio no Rio de Janeiro. Maio e Junho foram na média/abaixo a depender da região, o que foi decepcionante em 2010 foi aquele monstro polar não ter tido força de avançar por todo o Sudeste e a Bahia.
-
Boa noite bazianos, tudo bem? Aqui em Campo Grande passamos a primeira metade do mês de janeiro com pouca chuva, pois o canal de umidade estava mais ao norte. O quadro reverteu, e estamos tendo chuvas fortes praticamente todo dia, com direito a ventania, raios e formações um tanto estranhas nas nuvens. Digo estranhas, pois se assemelham aquelas que aparecem quando chega uma frente fria, bem como algumas são parecidas com super células, cenário comum por aqui em abril, quando começa a esfriar.
-
Bom dia bazianos Posso estar enganado, mas o clima da Flórida só tem fama de quente dentro dos EUA, por que lá inverno é bem frio em 80 por cento do país, com mínimas inferiores a -5C. Todo ano Miami registra mínima absoluta de 4/5C dependendo da localização na cidade, e o interior da Flórida chega a 0 ou -2C com geadas. Fazendo uma analogia com o Brasil, a Florida tem o mesmo clima que o Paraná.
-
Boa noite bazianos, pela primeira vez em muitos dias, chove aqui na capital sul-matogrossense. Chuva muito bem vinda, que limpa o ar, aumenta a umidade relativa e que é um indicativo de mudanças no padrão atmosférico. Torço para que nas próximas semanas as áreas de chuvas expandam-se nas demais regiões do Brasil.
- 1192 replies
-
- 17
-
-