
klinsmannrdesouza
Members-
Posts
1145 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
1
klinsmannrdesouza last won the day on April 27 2019
klinsmannrdesouza had the most liked content!
About klinsmannrdesouza
- Birthday 11/20/1998
Location
-
Location
Rua Dulcinopolis, 186 bairro Jardim Aeroporto
Recent Profile Visitors
The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.
klinsmannrdesouza's Achievements
-
O que está faltando é a conjunção de frio intenso em todas as camadas atmosféricas mais um cavado sobre o centro-sul e ciclone no litoral do PR/SC/RS; formando uma pista de ventos sul sobre o continente e injetando umidade sobre baixas temperaturas. Em 2013, a frente foi bloqueada sobre o Espírito Santo e centro de Minas, enquanto chegava até Roraima. Faltou expessura em 850 hpa e melhor configuração da alta para o frio sobre o Sudeste. As mps de 2021 foram democráticas, frio forte em todas as camadas atmosféricas, porém faltou umidade em altitude.
- 2616 replies
-
- 17
-
-
-
Nem sempre la nina é garantia de frio intenso/extremo. Em 1972 houve uma onda de frio em junho ou julho que causou geadas danosas no centro-sul do país e foi ano de el nino. 1994 a mesma coisa, duas ondas de frio extremas, num intervalo de 15 dias e novamente el nino. 1997, que é pouco lembrado por causa do inverno rigoroso de 1996, teve abril, maio, e junho bem frios e úmidos. O daquele ano destaque ficou para junho onde um sistema frontal provocou chuva volumosa em áreas pouco comuns, como Goiás, centro-norte de Minas e sul do Tocantins, áreas que quase não chovem nessa época. Depois veio uma massa polar bem abrangente, que como essa afetou as 5 regiões brasileiras, só que mais fraca em termos de mínima absoluta. Só julho e agosto daquele ano que foram péssimos.
- 2616 replies
-
- 17
-
-
-
Vendo pelo windy.com, a circulação dos ventos dessa massa polar conseguiu chegar, pelo litoral, em Salvador, e está chegando em Teresina!!! As setas indicando a direção dos ventos claramente mostram a infuência da alta no sertão nordestino.
- 2616 replies
-
- 16
-
-
-
A abrangência dela superou todas as de 2000 pra cá, quase todo o Brasil sob ventos de sul é raridade. Entramos para a história.
- 2616 replies
-
- 22
-
-
-
Sim, todo o sistema começa a entrar no continente já pelos dias 13 e 14, do dia 15 em diante é que o frio se espalharia para muitas áreas da América do Sul. Falando nisso, se esse frio todo acontecer, podemos ter tempestades com granizo e até tornados na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil? Uma frente fria nesse porte movimenta bastante a atmosfera na sua passagem, e em algumas ondas de frio históricas houve granizo e chuva volumosa em áreas não muito comuns.
- 2616 replies
-
- 13
-
-
-
A mídia tem que ir avisando aos poucos, 80% do modelos numéricos estão prevendo frio descomunal para maio só que ainda está longe para dar como certo.
- 2616 replies
-
- 15
-
-
-
Um indicativo de que esse frio todo tem chances reais de acontecer é que o berço das massas polares que chegam na América do Sul está muito mais frio do que o normal, a própria MetSul escreveu sobre isso. De acordo com alguns institutos, quando aquela região está anormalmente fria, algum anticiclone polar de forte intensidade é direcionado na nossa direção. A data chave do início do evento é dia 15, no continente sul-americana como um todo.
- 2616 replies
-
- 20
-
-
-
É como se o BAZ estivesse em 1979 e essas previsões fossem daquela onda de frio do final de maio.
- 2616 replies
-
- 21
-
-
-
1975 e 2013 foram historicos para a metade oeste da América do Sul, do triângulo mineiro para cima no Sudeste foi fraco. Campo Grande zerou nesses dois eventos ( em 75 até negativou) enquanto Belo Horizonte teve 11 graus de mínima, bem aquém do potencial de frio por lá. Algo parecido aconteceu na América do Norte em 2014, os sistemas frontais chegavam, pelo leste, no México, enquanto no oeste mal passavam da Califórnia.
- 2616 replies
-
- 14
-
-
-
Onde você acha essas reanálises? No meteopt não consigo encontrar, antes tinha dos anos a partir de 1948. Falando em eventos de frio antigos, um ano que pode ser candidado a mais frio desde que se tem registros confiáveis no Brasil é 1956, nas reanálises sinóticas maio daquele ano foi tipicamente invernal com duas ondas polares continentais bem amplas, daquelas que chegam ao Nordeste pelo interior. Uma em especial no final do mês, pelo que vi nas cartas sinóticas no Meteopt, foi semelhante às previsões para a próxima mp: a América do Sul gelada da Patagônia ao sul do Maranhão, bem como metade do Brasil com sub 10 de mínima. O curioso é que não há registros de neve fora do comum no Sul em 1956, apesar do frio que fez naquele ano, só em 1957 que nevou com acumulação.
- 2616 replies
-
- 12
-
-
-
Oscilações normais. Só teremos mais certezas quando faltar no mínimo 72 horas para o evento começar a acontecer.
- 2616 replies
-
- 12
-
-
-
Pelas rodadas dos modelos, essa próxima mp pode no mínimo ser igual a essas de maio 2004/2007, com a isobara de 10 em 850 hpa chegando no paralelo 15S e a de 6 em 20S, as capitais do Sul, São Paulo, Campo Grande, Goiânia, Brasília e BH com sub 10 de mínima.
- 2616 replies
-
- 10
-
-