Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Posts

    557
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

jrmartinisp last won the day on March 18

jrmartinisp had the most liked content!

About jrmartinisp

  • Birthday 07/27/1980

Location

  • Location
    São Paulo

Recent Profile Visitors

1745 profile views

jrmartinisp's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Posting Machine Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

3.2k

Reputation

  1. Nas previsões climáticas estavam dando um período úmido em Junho sobre sp como aconteceu em outras situações. É difícil confiar plenamente em previsão climática, neste ano mesmo a tendência era de chuvas muito abaixo do normal no sul e isto não se confirmou, mas tenho observado da última década para cá, acho que de 2009 pra ca, tenho observado que vem ocorrendo algum período úmido entre Maio e Agosto que desvia os acumulados para mais de 100mm em sp, Junho é o mês que isto mais ocorreu. Mas é algo que vem se repetindo se está previsão se confirmar será mais uma vez que isto vai ocorrer.
  2. Eu tenho 2 aquecedores 1 a óleo e 1 daqueles que faz um ventinho quente, eu moro em Jacareí Sp, não é um lugar muito frio, mas moro em uma baixada então esfria bem em várias situações, o a óleo eu ligo em um quarto que uso de escritório (trabalho de casa a maior parte dos dias) quando chega nos 15° a temperatura interna +ou- e meu pé fica gelado, no banheiro uso o outro mas é só pra tomar banho, não uso pra dormir, ou outras ocasiões pq liga-los custa muito $$$. A conta de luz aumenta muito qdo vc usa energia para aquecimento. E tbm eu já tô calejado de passar frio, a maioria dos meus anos eu estudei de manhã, vim de família simples, qtas e qtas vezes acordava antes das 6 para ir para a escola num frio da desgraça e não tinha aquecimento na pia do banheiro, a água doía no osso. Eu colocava a roupa da escola debaixo das cobertas pra esquentar antes de vestir. Banho então, era complicado, os chuveiros de antigamente eram ruins, eu ia abrindo bem devagar na hora que ligava soltava o registro.
  3. Acho que nunca vi temperaturas tão baixas na cidade de sp com sol, (apesar de nuvens estarem aparecendo agora) acho que isso aconteceu em julho de 1994 ,mas não era com vento
  4. Maio tem menos insolação que Agosto, se vc pegar o meio do mes como estamos agora ele está a cerca de 35, 36 dias da máxima inclinação solar que se dá no soslticio de inverno , mas Maio ainda não tem uma atmosfera e oceanos resfriados como Agosto, já 15 de agosto por exemplo está a cerca de 45, 46 dias só que a atmosfera e oceanos já estao bem mais resfriados do que em Maio, a primeira quinzena de Agosto em SP é um dos períodos mais frios do ano, porém na segunda quinzena isso muda bastante, com o sol já aumentando sua força no hemisfério sul e com a alta pressão que se instala no centro do país, é fácil este calor se expandir e chegar por aqui e aí começa a trintar fácil nas temperaturas. Se este evento de agora ocorresse na primeira quinzena de Agosto o potencial de frio poderia surpreender ainda mais.
  5. Falando no eclipse céu limpo aqui em Jacareí, observação plena, é difícil fotografar em um celular decentemente, é um belo espetáculo para quem está conseguindo ver. Choveu no finalzinho da madrugada início da manhã, depois o sol apareceu bem mais até do que eu imaginava e com isso a tarde foi amena, mas acho que foi a última, já fechei bem a casa para evitar resfriamento interno, eu sempre faço isto em grandes mps isso faz com que demore mais (cerca de 1 dia) para os ambientes internos ficarem gelados
  6. Acho que não deveria ser só para os gaúchos o que to vendo de Click bait com essa onda de frio não tá escrito essa mp tá longe de ser histórica, a previsão de neve é muito limítrofe, histórica é qdo neva em Curitiba, em Porto Alegre, na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, temperatura abaixo de 3° no centro de sp, ela é ampla vão ser dias seguidos de frio e vai fazer frio em regiões que não é comum como no norte de Minas, sul da Bahia, até o sul do Tocantins, nestas regiões talvez seja a maior relevância desta onda de frio, mas histórico é exagero. No dia 30/07 do ano passado mesmo fez muito mais frio.
  7. AAO em queda, isto pode refletir em algo mais consistente até o final do mês, que os modelos meio que andam sinalizando
  8. Isto é o que chamam de arco íris branco, quando as gotas são muito pequenas a ponto de elas não conseguirem dispersar a luz do sol nas cores do arco íris clássico. Algo semelhante é o halo solar, mas este ocorre com Neblina que por estar em superfície faz apenas o meio arco.
  9. Por falar em chuva, chove neste momento por aqui, incrível como que a instabilidade veio avançando desde o sul do estado sem perder muita força, isso pq é uma FF mixuruca. Mas o mês de maio está indo melhor neste quesito que Abril Radar de são Roque continua bugado. Sobre a próxima MP acho que a esta altura da previsão e da concordância dos modelos já dá pra dizer que passamos do campo das possibilidades, agora é a força do sistema, é normal os modelos irem tirando o frio para devolver uma parte em cima do laço, geralmente é assim nos grandes eventos.
  10. Nota-se algumas áreas de chuva sobre sp nesta noite radar de são Roque está bugado. ------ Uma coisa que reparei é que segundo o ECMWF, dia 20 teríamos uma FF no Rio grande do .....norte?
  11. A principal mudança foi a posição da baixa que ficou mais ao norte, isto faz diferença do que a baixa na região do prata a ponto de uma possibilidade de neve começar a aparecer nas previsões, mas acho cedo pra qqer coisa, é tendência, mas tem 12 dias pela frente, ainda é final de grade.
  12. Chovendo bem até nesta manhã pelo vale do Paraíba, Pelo resto do estado vê que a chuva já está chegando na divisa com MG. Isto está antecipado, de acordo com as previsões de ontem a chuva era para a parte da tarde. ---- Eu bem que desconfiei que esta ciclogenese estava mais a norte que o habitual, metsul confirmou que o comum é na bacia do prata. Curioso a banda de nuvens que está no sul entre SC e RS associado ao giro da baixa.
  13. E evoluiu para uma baita chuva, a probabilidade para hoje era baixa VID_20220502_193624652.mp4
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.