Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Posts

    823
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by jrmartinisp

  1. Ando meio sumido aqui,.mas não poderia deixar de postar o que está acontecendo agora, tenho um amigo que mora no centro de sp capital e está chovendo forte ha uns 40 min cge já decretou estado de atenção na cidade toda. Na animação do satélite as nuvens parecem acompanhar o giro do sistema ciclonico que está em alto mar. Coisas raras de se ver por aqui
  2. Divisa der SP RJ ta movimentado deve ter granizo ai, por aqui ja choveu uma 3x bem até segue uma foto de como estava agora pouco, mas ja esta chovendo de forma continua
  3. Aldo, qdo trabalhava em Santo amaro e morava no centro de SP vi muita chuva em direção ao centro de SP alimentada por Brisa, ou seja olhando na direção ao Sul eu via a nebulosidade baixa típica da brisa e na dianteira dela um baita temporal como se fosse um microclima especifico da cidade, esta situação acontece muito a partir da segunda quinzena de Dezembro até a primeira de Março, quando não há cavados FF's, nada, apenas muito calor , uma certa umidade e uma alta no Oceano, mas não com seu centro em cima de SP. E era engraçado pq as vezes isso se formava mais a tarde e saia do trabalho, pegava a L9 sentido Osasco e conseguia "alcançar" a chuva em algum ponto do trajeto até Pinheiros que era aonde descia. isso não quer dizer que não chovia em Sto Amaro, chovia e as vezes cada temporal tenebroso, me lembro de chuvas que ja arrasaram ali e com bairros da região tipo capão redondo a ponto de eu não ter como voltar para casa, só que sempre que tinha temporais naquela região ou mais ao sul da cidade eu ia ver, tinha uma FF em alto mar ou um cavado, ou seja algum "fator" a mais do que simplesmente brisa e calor, me lembro de uma chuva em fevereiro acho que de 2012 que acabou com a Zona Leste da cidade choveu mais de 100mm em poucas horas, foi um horror, tinha até o print da imagem do radar da unesp, não havia sistema nenhum, nem estava chovendo pelo estado de sp era a única chuva no radar, única e exclusiva formada por brisa. Aqui aonde estou, no vale do Paraíba tbm tem influencia de Brisa seja de chuvas que as vezes se formam na zona leste de sp e vem pra ca , ou o próprio relevo, como estamos em um vale que de um lado é a serra do mar e do outro a mantiqueira tem bastante formação de temporais nesta região induzidas por relevo, ja no litoral ele nao é mto bom de chuvas elas tem que vir do continente e conseguir vencer a serra do mar, não acontece a todo momento, em compensação qqer FF por mais fraca que seja traz chuva, tanto que não da pra falar que tem estação seca no litoral de sp. Ja aconteceu comigo de eu sair do litoral de sp depois de um dia extremamente chuvoso e me espantar que na capital não tinha caído 1 pingo.
  4. Se com 5 ondas de calor quase que seguidas o que aconteceu aqui ainda foi modesto, imagino o que aconteceria se não fosse.
  5. Eu já prefiro arriscar um 2016, o problema de comparar com anos muito antigos é que os Oceanos de forma geral não estavam no patamar de hj.
  6. Aqui em Jacarei 3 dias com boas chuvas, e agora um, céu totalmente chapado com 25° ja choveu e tem previsão de mais chuva , a analisar pelos péssimos prognósticos até semana passada estamos indo bem. Ta bem "barrigado" este sistema o que significa que não esta avançando como esperado talvez, faz falta as analises técnicas do Cptec, mas temos zcas segundo a carta da marinha de hoje
  7. Po visto não é só aqui que as coisas estão estranhas tem um anticiclone enorme no Atlântico Norte que está chamando a atenção de meteorogistas, fui até ver no windy e está la msm. https://www.tempo.pt/noticias/previsao/fenomenos-meteorologicos-adversos-em-portugal-por-causa-de-um-super-anticiclone-porque-estao-no-centro-das-atencoes-meteorologia.html#:~:text=O super anticiclone do Atlântico,-feira%2C 21 de dezembro.
  8. Com certeza o próximo inverno será melhor que 2023 a analogia que se desenha é com 2016, mas lembre que 2022 era la niña e tinha todos os fatores para ser um inverno bom e não foi, só não foi um ano perdido pq Maio, Setembro e até Novembro tiveram bons episódios de frio. Mas além do pacífico ajudar o Atlântico tem que seguir, não pode ter baixa na costa chilena as MPs vem por ali, a AAO precisa colaborar e precisa ter ciclone para jogar o ar frio pelo país continente adentro, senão vira baleia polar no Atlântico. A questão é que estas outras variáveis a previsão climática não pega.
  9. Bom dia, Ontem a partir das 17 horas o ventou virou com força total para leste e acreditem fez "frio" a noite, a mínima chegou a 17° por aqui. Acho que já dá pra ter uma ideia do que nos espera para o Natal pelo vídeo do Coutinho, nada significativo pra ca, MG tá com cara de mudança de padrão. O que é muito bom porque pelo menos 1 evento de chuva mais significativo irá ocorrer em uma região que precisa. Mas SP tá bem ruim de chuvas, grandes chances deste Dezembro fechar abaixo da média, e aqui vai um ponto de atenção pq a chuva está muito irregular o que choveu até agora este mes foi puramente ação da termodinâmica então de repente pode dar um pancadão até o final do mes e acertar o Mirante e fechar na média, mas seria a falsa sensação de que choveu dentro do esperado. Já nas temperaturas, tem um pico de calor dia 23, lembrando que estou em Jacareí e aqui é um pouco mais extremado tanto para o frio qto para o calor em relação ao Mirante. Mas depois do que já aconteceu este ano tá tranquilo.
  10. Não tenho postado muito sobre o tempo daqui, mas segue a dinâmica do que acontece na capital a chuva de Domingo foi intensa aqui mas fora isso quase nada. Sobre a circulação atmosférica alterada em nada lembra nosso verão, lembra uma circulação de inverno, talvez seja uma amostra de como seria nosso verão sem os corredores de umidade. Me parece que uma FF vai avançar marítima e vai mudar o padrão por aqui entre 22 e 24 lembrando mais o verão, mas de resto não me arrisco dizer, parece que uma ZCAS ou o projeto de uma vai tentar se formar quando ela avançar para o RJ já que temos Vcan um pouco mal posicionado pq esta mais ao sul, vamos ver.
  11. O mais raro Registro de sprites que foram feitos aqui na América do Sul e se bobear um dos maiores do mundo. Foram observados Durante os temporais da Argentina e Uruguai
  12. É importante frisar isto pq com ctz será melhor de 2023, mas não podemos esperar no paraíso, 2014 e 2020 não tinha El Niño e em 2014 fez muito calor e em 2020 teve muito calor tbm, sem contar que 2022 não teve um inverno bom, Maio e Setembro compensaram muita coisa, mas o miolo do inverno foi ruim e já estavamos há 3 anos com la njna
  13. Se fosse no inverno muita gente chamaria isso de alta do bem, que é aquela que fica mais ao Sul e BH recebe ventos de leste do oceano, mas que é um pesadelo para o sul pq aquecem no continente e desce para os estados de la levando ar muito quente. Aqui em sp nada exagerado, mas nunca nos damos bem com este cenário e está chato, se colocar na ponta do lápis já devemos colecionar fácil uns 60 dias de calor desde setembro. Incomoda que de 15 de Dez a 15 de Jan é o período com maior chance de ZCAS, depois o verão vai ficando mais seco. Mas o cenário em nada lembra aquela massa de nuvens cortando o Brasil de fora a fora.
  14. Não fosse Outubro e Novembro, estaríamos na roça, porém como tem muita insolação se mantiver este ritmo e Janeiro tbm for ruim ao final do mês já estaríamos com um baita stress hídrico, vamos ver.
  15. Pegamos como exemplo Sp que teve 2 verões seguidos muito chuvosos, 2009/2010 e 2010/2011 aonde os reservatórios todos estavam na capacidade máxima 2011/2012 já não foi tão bom, assim como 2012/2013. Já 2014/2015 foi bem ruim, a chuva de Novembro/Dezembro daquele ano ficou muito ao norte me lembro de problemas no Es e parte de MG mas deixou Sp de fora foram dias e dias de eterno pós frontal. Aí chegou Janeiro de 2014 e houve uma mudança brusca no padrão de chuvas, que foi piorando cada vez mais até o auge no fim do mês e boa parte de fevereiro, houve uma quebra apenas no final do mês, Março até choveu, o estrago já começou a ser feito veio a estação seca e os reservatórios já entraram em situação ruim, daí foi só ladeira abaixo Para SP na situação atual está tranquila, Outubro já choveu muito e Novembro já choveu acima da média Se o verão for ruim reserva hídrica dificilmente sera problema. No momento começando a chover por aqui com bastante raios e trovões, fiquei surpreso, até tinha previsão, mas nem estava calor, a infiltração estava forte ainda estávamos em pós frontal, é difícil o tempo voltar a se instabilizar assim.
  16. Aqui em Jacareí a chuva flopou total lançaram alertas de tempo severo até apareceu nuvens escuras, raios e trovões, mas chuva mesmo foi pouca a FF refrescou por aqui desde ontem, mas nada de chuva abrangente e depois essa MP vai dar uma secada semana que vem, a partir de quarta-feira tem modelos namorando 35° para a capital, já para o interior a situação vai ser ruim pouca chuva, e temperaturas nos 37, 38 , deve voltar a chover depois do dia 20, mas eu não tô confiante, espero estar errado Parece que as chuvas de Dezembro já aconteceram em Outubro. Ao contrário de BH Outubro teve bastante chuva volumosa por aqui, mas não ZCAS, aliás nem sei se este sistema vai se formar este mês.
  17. Olhando as previsões do tempo, parece que a atmosfera vai resolver brincar de fim do inverno, pq a semana que vem seria praticamente toda seca e muito quente em SP ou pelo menos aqui pelo leste, eu ainda não vi os últimos vídeos do Coutinho para ver as tendências, mas de qqer forma Isto me chama a atenção pq são muitos dias previstos sem precipitação, vejo um repeteco de 2019, mas me preocupa isso virar um 2014. Historicamente o auge da chuva em sp costuma se dar entre 15 Dez e 15 Jan, costuma ser a época com maior chance de formação de ZCAS, mas mesmo sem ZCAS a atmosfera fica muito instável. Da segunda quinzena de Janeiro em diante o verão fica um padrão mais termodinâmico que vai se estendendo até Março qdo começa a falhar as vezes vai até Abril, geralmente é uma MP que põe fim a isto, bom voltando para o agora, me parece que a partir do outro fim de semana as coisas voltam para a caixinha certa, mas não deixa de ser um alerta, previsões com mais de 1 semana estão variando muito modelos divergindo, tá meio caótico as coisas. Hj tem previsão de chuva e até com bons acumulados na previsão, tem alerta para o leste de sp, mas no canal visível não tem nada, está um céu quase sem nuvens, vai ter que acontecer uma reviravolta e pipocar muita coisa até hj a tarde
  18. Esta alta mesmo que mequetrefe já estava sendo prevista nos vídeos do Coutinho que já havia comentado que até segunda ia dar uma secada no Leste de SP, PR, RJ e claro, acertou direitinho, e como consequência a falta de nuvens nesta época fazem as temperaturas dispararem. Porém nas anomalias de temperatura por este bloqueio ser pequeno e isto nem ser considerado onda de calor não foi muito plotado nos mapas igual a Novembro por exemplo. No Windy começo da semana passada qdo ainda estava chovendo eu ja estava vendo o GFS namorar uns 35° para sp no fim de semana. A Josélia postou um vídeo que diz bem como será este verão.
  19. Esta alta mesmo que mequetrefe já estava sendo prevista nos vídeos do Coutinho que já havia comentado que até segunda ia dar uma secada no Leste de SP, PR, RJ e claro, acertou direitinho, e como consequência a falta de nuvens nesta época fazem as temperaturas dispararem. Porém nas anomalias de temperatura por este bloqueio ser pequeno e isto nem ser considerado onda de calor não foi muito plotado nos mapas igual a Novembro por exemplo. No Windy começo da semana passada qdo ainda estava chovendo eu ja estava vendo o GFS namorar uns 35° para sp no fim de semana. A Josélia postou um vídeo que diz bem como será este verão.
  20. Me permitam fazer algumas observações. Ondas de calor em Novembro acontecem até com alguma frequência. Em 1985 teve uma memorável que trouxe a máxima absoluta de sp que durou uns 13, 14 anos. Outra que não se percebeu muito foi a de Nov de 2009, o que acontece é que é muito difícil uma onda de calor respeitar calendário. Geralmente estas ondas duram de uma a 2 semanas, pelo fato de Novembro estar colado com Outubro que é um mês que reina nos recordes anuais e em ondas de calor é relativamente comum o Início do mês "herdar" algum calor em andamento como foi novembro de 2020, o que da a impressão de que Novembro é um mês que não ocorre isto é que muda muito da primeira para a segunda quinzena, geralmente na segunda quinzena o padrão verão se instala de vez e aí é aquela história, se no resto do mês chover ou até entrar alguma MP a média do mês e a pluviometria ficam dentro do esperado e isto camufla o que aconteceu. A deste ano vai ficar marcada assim como a de 2020 e Novembro de 1985 pq muitos lugares bateram recordes, coisa que não aconteceu em 2009. Outra coisa que diferencia este evento foi o que comentaram, Outubro foi suave, depois do calor de Setembro parecia que a chavinha já havia virado, mas a onda de calor de Setembro não havia sumido em Outubro ela só ficou mais confinada a oeste vide a chuva de reclamações de Cuiabá e era uma diferença incrível entre o Leste e o Oeste parecia aquelas coisas de MP super continentais, só que com calor, o que aconteceu foi que aquela MP do início do mês tropicalizou e facilitou a expansão do ar quente que já estava no centro norte do país praticamente desde Setembro. A onda de calor de Outubro de 2014 nasceu de uma MP tropicalizada, eu sempre fico receoso quando vem alguma MP mais forte fora de época. Embora não seja o tópico, Sobre a Onda de calor de fevereiro de 2014, foi diferente de tudo que já vi, não veio exatamente do Sul, as ffs estavam sendo bloqueadas no Uruguai divisa com o RS a região de BS na Argentina por exemplo ficou de fora e o verão ali é de lascar, eu vejo pelos dados que o Fábio posta. O que me chamou a atenção neste evento foi que o centro da Asas em alguns dias ficou posicionado praticamente em cima de SP/ RJ impedindo qualquer possibilidade de chuva por vários dias, Foi um evento tão incomum dentro do período chuvoso que me lembro de em alguns dias ver o céu com aquele tom de azul forte praticamente sem nuvens, igual céu de MP continental, porém com temperaturas muito altas . Quando você vê um céu assim geralmente vc está no centro de uma alta. Por estarmos dentro do período chuvoso não tinha fumaça, pra chegar neste nível a alta realmente tem que estar muito forte, me lembro de ver valores de geopotencial passar de 5900 , tinha picos de 5930 um valor absurdo, geralmente a asas se aproxima mais do Brasil no final do verão, mas fica no oceano e o giro dela até ajuda a formar algumas pancadas lançando infiltração marítima sob atmosfera muito quente, muita chuva vinda de leste acontece nesta situação. O que aconteceu neste evento andou sendo bem estudado em anos seguintes e me parece ser reflexo de coisas que aconteceram no Índico. Havia lido algum estudo que comparava um evento semelhante que aconteceu em 1984. Outra onda de calor que precisa ser mecionada aqui é a de Abril de 2016, pq apesar de Abril já não ser mais um mês da estação chuvosa nunca o vi como um mês potencial para fazer estrago com calor e por ja ter passado por toda a estação chuvosa isso que foi o mais bizarro. Tbm caiu no esquecimento pq no finalzinho do mês uma mega MP pos fim em tudo, tivesse atrasado mais uns 5 dias e ia ser um mês para entrar para a história.
  21. Meu trimestre favorito começa agora, sim eu sou meio maluco,mas explico. Gosto do verão de SP, é bem Dinâmico, o calor incomoda mas não tem alguns absurdos que tem na primavera pq chove bastante, e gosto desta atmosfera carregada de energia. No inverno não que não seja legal, mas as vezes a gente fica aqui 10 dias na expectativa por 1 sistema meteorológico muitas vezes que é o que pode ser aquele que vai marcar sua vida, e aí chega na hora não é nem metade do prometido pelos modelos e isto gera uma certa frustração. Mas eu fiz questão de frisar SP pq sei que em outros lugares é pior, o próprio litoral de SP e RJ ficam bem ruins na minha opinião pq ou estão sob dilúvio ou em um calor úmido e pegajoso. O vale do Ribeira tbm segue isso, já o outro lado o vale do Paraíba que é aonde me encontro é praticamente igual a capital, o interior tbm tem boas pancadas de chuva estamos tbm sujeitos a ZCAS, mas Outros lugares do país tbm costumam ser ruins nesta época como a região de POA, a região de BS na Argentina. Já BH por exemplo é de boa já estive lá no verão e é bem de boa tbm. Enfim só espero que o El Niño não estrague muito como foi com Novembro.
  22. Em Jacareí e pelo vale do Paraíba chove constante de forma moderada desde as 20hs já havia chovido a tarde e pela manhã isto vai gerar um bom acumulado. Há um núcleo bem desenvolvido ao sul de BH. 22° no momento. Me parece que vai dar uma secada aqui na virada do mes O Gfs vez ou outra já namora umas temperaturas bem quentinhas mas me parece pontual, a trégua seria pequena depois volta a chover. Sobre a chuva de Natal, Ondas de leste são sistemas de baixa pressão oriundos da zcit, quando se deslocam pelo Atlântico Norte encontram condições para se desenvolver e muitas vezes furações nascem destes distúrbios. Aqui no sul não há condições para isto. Mas assim como já houve formação de furações fora de época no Atlântico Norte, houve um caso recente em Janeiro, porque uma OL não pode se formar fora de época por aqui, talvez o posicionamento da Alta da Bolívia mais o Vcan tenham ajudado, mas isto é achismo, só estudando as condições para entender o que houve, o fato é que nenhum modelo pegou isto. Até apareceu alguma coisa mas nem perto de dar prognóstico destes volumes. Outro assunto é sobre Enso podemos sair de um verão direto para o inverno, no último vídeo do Coutinho, a resposta vai ser meio bruta, a chavinha pode virar de uma vez para o inverno como foi 2016.
  23. Hoje foi um dia muito interessante de se observar nas imagens de satélite além do sistema girando no centro do país. Argentina pelando a oeste e abaixo da região de Córdoba, aonde esta na cor preta, porém com alguns núcleos pontuais de chuva. Praticamente todo o sul do país dentro de uma massa de nuvens, no nordeste o setor leste com chuvas significativas a Bahia uma secura extrema parece até que foi o estado escolhido para isso e pela região norte núcleos pequenos, com pancadas isoladas ou seja está chovendo menos do que deveria.
  24. Começando a chover bem pelo vale do Paraíba a chuva está vindo da região de Campinas e pelo visto vai atingir a cidade de sp ou pelo menos a zona norte. Uma coisa que é interessante é que me parece que esta chuva faz parte de uma alinhamento de nuvens e que meio que acompanha o giro do sistema que está no centro do país VID_20231127_164143105.mp4
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.