Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jrmartinisp

Members
  • Posts

    479
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by jrmartinisp

  1. Atividade convectiva no vale do Paraíba pensei que ia passar Novembro em branco 1428948160_VID_20211125_1653467712.mp4
  2. Estas mp mais fortes e tardias não está favorecendo que a termodinâmica se estabeleça, vendo assim parece uma dinâmica de início de outono, vamos ver pelo menos a chuva desta ff se confirma, apesar de colocarem um acumulado alto até domingo a chuva se concentra na quinta e sexta-feira, no sábado já esfria e domingo nem há previsão de chuva a FF já estará no ES , há uma outra sendo esperada lá pelo dia 25.
  3. Bom dia, alguém fez o tabelão das mínimas de sp hj? Passei frio me senti em uma noite de julho.
  4. A questão da lá nina não é que traz secura total, e sim períodos muito longos sem chuva e períodos curtos com muita chuva, como o sul do país não é sazonal no quesito chuvas ou seja ela no normal é mais distribuída ao longo do ano, 30 dias sem chover no Rs já da um stress danado, diferente de regiões centro do país que já estão mais adaptadas a grandes períodos sem chuva. O que é ruim no meu ponto de vista é o estado de SP e MS. Outubro que seria o primeiro mês da estação chuvosa até foi bem, mas nada indica que deve continuar assim. Tudo indica que novembro pode ficar abaixo do normal. E toda hora vejo nos modelos jogando a chuva muito ao norte, ou seja de BH pra cima o mundo acaba em água e pra baixo uma eterna pós frontal 1979 foi assim. O coutinho já informou em alguns vídeos que o frio tende a se antecipar, qdo isto ocorre a segunda quinzena de março já tende a cessar o período chuvoso foi assim este ano. Aí fico pensando se novembro não será bom em chuvas resta o trimestre DJF.
  5. Ouço trovões aqui em Jacareí, já deve estar chovendo em sp nas imagens parece uma FF bem estruturada e continental típica de inverno daquelas que a gente aguarda por semanas
  6. Algumas fotos da casa dele e a cidade foi bem castigada https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/10/09/chuva-forte-com-granizo-causa-estragos-em-pirassununga.ghtml
  7. Ontem uma chuva destruidora atingiu Pirassununga, meu irmão que mora na cidade só conseguiu falar comigo hj a coisa foi feita vi no radar do ipmep o passo a passo e alcançou a refletividade máxima da escala.
  8. Na verdade isso me preocupa, em 2014 outubro começou frio, um belo bloqueio parece ter iniciado na sequência do frio que passou e virou um inferno
  9. 40 graus no interior de sp era algo incomum mesmo para regiões como Sj Rio preto,.Rib preto,.Araçatuba morei no interior nos anos 90 e o inferno era 36, 37, 38, mas 40 era fora da casinha, agora tem estação batendo nos 42, 43 acho que está frequência aumentou depois do verão de 2014.
  10. A bacia do rio Paraná precisa de chuva, mas pela secura este tipo de chuva só ameniza o solo seco, abaixa a poeira. Para acumular e encher precisa de chuva generalizada, chover acima dos 100mm, zcas, esta chuva do RS precisava cair aqui por ex não adianta chover agora e passarmos 20 dias torrando com mais de 35 graus isto se perde. Outubro precisa dar continuidade, mas é um bom sinal estas instabilidades, sinal de que as chuvas podem estar retornando na época correta o que se tratando de lá nina é um ganho, geralmente atrasa
  11. O que seria o centro sul? Precisamos fazer algumas divisões, se estiver falando do RS, SC e um pouco menos de influencia mas sem deixar de relevância, o sul e leste do PR e sul de Sp, quando la nina enfraquecer, o regime de maior ou menor chuva nestas regiões não depende tanto das estações do ano e sim da enso. (Se bem que me parece que o bloqueio do Brasil central a partir da última década aumentou e está influenciando mais estas regiões, mas isto é assunto para outro tópico) Agora se for mais para centro Norte do PR, SP sul de MG, RJ, MS a partir da segunda quinzena de setembro começa de forma irregular, outubro aumenta bastante, mas a termodinâmica ainda é irregular, porém sistemas sinoticos já conseguem evoluir bem melhor já que a atmosfera está mais aquecida e úmida e a partir de Novembro a chuva engrena de vez. Agora um parêntese aqui. Observando a última década anda uma zona, setembro me parece que está mais seco e Outubro anda tendo alguns bloqueios medonhos, isto independente da situação no pacífico o acumulado de 2014 em sp por exemplo ficou nos 25mm, foi um mês de agosto na hora errada e o de 2019 foi de 46mm. Vamos ver como sera este ano, mesmo porque o limite para o esgotamento de praticamente todos os recursos segundo a ONS se dará no mês de novembro se não voltar a chover.
  12. Seria tão viagem assim? Eu diria que no Maranhão seria difícil, mas talvez no Amapá? Se não me engano foi neste estado e em Roraima que já tiveram chuvas oriundas de sistemas tropicais Pelo mapinha clássico da atuação destes sistemas dá para perceber que o equador é uma barreira, provavelmente pela ação da célula de Hadley, mas sei lá talvez com a zcit se posicionando muito ao sul, já me disseram que as ondas de leste são oriundas dos mesmos sistemas que dão origem a alguns furações. Até 2005 qualquer um achava que o Brasil era um país livre deste tipo de sistema. Mas se pelo ar não vem, pelo mar vem, muito dos swells de norte que estes sim atingem litoral norte do nordeste são causados por furações.
  13. Realmente era comum poço nas casas, era muito criança quando morei em casa que tinha poço, fazia divisa com mais 2 casas mas a água não era de boa qualidade, não tinha bomba para extrair então era trabalhoso, eu nem chegava perto, meus pais inventavam história de que morava um monstro lá dentro (provavelmente para evitar algum acidente) então a água era usada para limpeza ou no máximo lavar roupas, me lembro que faltava muita água da rua, por dias, as vezes uma semana inteira, meus pais fiscalizavam o meu gasto de água e dos meus irmãos com rigor militar, gritarias como fecha esta torneira, ou fecha este chuveiro eram comuns, tenho até trauma qdo lembro. Esta situação começou a melhorar no final dos anos 80 e depois nos anos 90. E aí passei a viver mais em paz com estas histórias, mas pelo menos serviu para eu aprender a dar valor a água. Para não ficar muito off estava vendo colocarem imagens de satélite com algumas chuvas pelo sul da região norte e Centro oeste, mas a previsão de chuvas para sp nos modelos estão divergindo Ecmwf concentrando chuva no RS enquanto Gfs avança com chuva até o estado de SP, tudo tem a ver com o avanço de uma FF semana que vem, Climatempo colocou uma chuva tímida para o final da semana 1 dia apenas e depois mais nada, no vídeo do Coutinho cenário de irregularidade ainda, acho esta dupla Setembro - Outubro os piores para previsão.
  14. Sempre bom lembrar Eu já até comentei aqui sobre este ano, minha mãe falava muito desta seca, ela morava no interior de SP, muita gente achava que era castigo divino, igrejas faziam procissões pela cidade para pedir chuva (depois posto no tópico de históricos melhor sobre está seca que foi um horror) A questão é que mesmo não sendo um ano análogo, 58 anos depois a quantidade de gente no país aumentou, surgiram grandes cidades e as grandes cidades são grandes conurbados urbanos, então a demanda por água e energia tbm aumentou, se acontecer metade do que aconteceu aquele ano o impacto é muito maior A metsul já fez 2 grandes alertas sobre a situação pluviométrica na bacia do rio Paraná, e as consequências de estarmos na iminência de um apagão (que por sinal vejo que as pessoas estão pouco preocupadas com isto) o Ronaldo Coutinho vive mostrando em seus vídeos que a situação não é das melhores para favorecer chuva. Realmente é difícil saber o que vai acontecer nos próximos meses, será um trabalho e tanto para o pessoal que faz previsão climática, mas temos pistas e aí pelo que vejo agora e as tendências é que apostaria em eventos de chuvas mais significativos no Sul agora entre setembro e Outubro, resta saber até aonde vai o limite, se chega no PR ou SP (cenário bom) ou fica mais restrita ao RS, SC ( cenário péssimo pq PR e SP ficariam na seca e com temperaturas altas.) Depois entra novembro pela situação dos 2 oceanos estarem mais frios, sendo que o Atlântico está mais quente no nordeste, ffs vão passar mais fortes e rápidas jogando toda a umidade lá pra cima norte de MG, BA, o sul seca e isto incluí SP, fica aquela situação meio que de pós frontal que atrapalha a termodinâmica. Aí resta a sorte do verão, trimestre D J F que vai definir, se rolar zcas precisam se posicionar mais ao sul, se ficar em pancadinhas de fim de tarde mal distribuídas não ajuda, Março é um mês difícil de rolar zcas, imagina se der uma zebra e antecipar o fim do período chuvoso igual este ano. Do meu ponto de vista é o nordeste que vai se dar bem no quesito chuvas.
  15. Tô chocado com estas imagens do metrô deles e funcionando ainda sob esta situação toda, em sp é mto difícil alagamentos, mas tem 2 estações que isto acontece com alguma frequência que é Jd São Paulo e Adolfo Pinheiro, tipo esta que aconteceu em um temporal em outubro de 2018. Geralmente o metrô fecha a estação e dependendo paralisa a linha.
  16. https://metsul.com/segundo-maior-rio-da-america-do-sul-esta-secando/
  17. https://metsul.com/ciclone-bomba-ondas-gigantes-e-frio-recorde-na-australia/
  18. Nossa eu sou o oposto, detesto da segunda quinzena de agosto até meados de novembro , se morasse em Sp ia me entender. Agosto e setembro (claro nem todos os anos) são muito secos e quentes, o frio quando vem nesta época do ano pode até ser intenso, mas é rapido. Geralmente o padrão é ser poluído, fumacento. Outubro geralmente é o mês recorde do calor anual e chuva ainda é irregular apesar da média ser acima de 100mm ainda depende muito de sistemas sinoticos a termodinâmica ainda é deficiente. Só a partir da segunda quinzena de Novembro que geralmente a chuva engrena de vez e o aspecto muda, é quente, mas é úmido começa a época dos temporais e particularmente eu curto muito. Inverno/primavera boa para mim foi 2009 , infelizmente não é o padrão.
  19. Não sou físico, mas na prática uma toalha molhada é muito melhor que bacia, usei este método anos, pendurava na cabeceira da cama que era de metal para ficar o mais próximo dela então não tinha problema de estragar. Mas já faz uns 10 anos que comprei um umidificador e é bem eficaz.
  20. Melhor não, já vivenciei 30 graus a noite no litoral de sp e a sensação não é nada agradável.
  21. É estranho o centro ser ilha de calor, me lembro quando trabalhava na rua líbero Badaró quase no mosteiro já. Qdo ia almoçar se estivesse calor, ia andar pela rua São Bento, que estava sempre sombreada e ainda por cima canalizava um vento. Já no frio achava esta rua um gelo geralmente descia para o vale do Anhangabaú que é aberto em busca de sol.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.