Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Posts

    862
  • Joined

  • Last visited

3 Followers

About Peregrine

  • Birthday 08/31/1979

Location

  • Location
    Fortaleza

Recent Profile Visitors

2472 profile views

Peregrine's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Dedicated Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Very Popular Rare
  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

4.8k

Reputation

  1. Tu é muito bom ! Que colocação perfeita. Realmente as depressões (ciclones) que nascem na face frontal das altas pressões (anticiclones) têm comandado o clima do RS. Basta vê o excesso de chuvas já na primavera e mais recentemente no outono. Valeu !
  2. Apenas um entendimento diferente, melhor, contemporâneo de compreensão do comportamento da Circulação Atmosférica Global. Quanto ao poema chinês, realmente por lá amplas regiões já começam a congelar no outono quando o déficit térmico entre Ártico/Groenlândia e região tropical começa a se intensificar. Abraços !
  3. Entendendo a dinâmica do “Ar Polar”: “Essas Altas Pressões que nascem nos Polos merecem um nome específico porque não são simplesmente uma descida de ar frio, mas uma associação móvel de um anticiclone (ar frio), que é o motor do todo. Um corredor de depressão periférica e uma depressão fechada (ar quente) intimamente associados ao anticiclone e ele diante de sua existência e seus caracteres. As noções de ar frio ou ar quente têm um valor absoluto ou relativo. O conjunto A / D se move, o deslocamento em massa do Anticiclone não é confundível com as direções reais do vento, por um lado na Alta Pressão (no sentido anticiclônico) e, por outro lado no corredor de depressão ou na depressão (no sentido ciclônico), deslocamento e ventos respondendo ao princípio: mobilis in mobile.”
  4. Vou apostando todas minhas fichas em uma nova Onda de Frio no Sul do Brasil um pouco antes da virada do mês. A intensidade ? Impossível prevê. O deslocamento do sistema de Alta Pressão ? Só 1 ou 2 dias antes da chegada do Ar Antártico.
  5. Grande @Carlos Campos, tava sumido. Dias desse retornei para “esfriar” o ânimo da galera por aqui. Tinha gente que com menos de 20 dias do início do inverno, jogando a toalha.
  6. Sei não viu, mais esse velho barbudo parece o tal “Peregrino”. Aqui pelo Sertão 24 graus e eu já estou é com frio…kkk
  7. Esquece o “site”, se liga no artigo. Qualquer dúvida, posso te esclarecer ! Sou “Velinho” mais gosto de está atualizado.
  8. Na verdade não é bem uma “matéria” e sim um artigo científico. Se tu quer se aprofundar em uma ótica mais contemporânea ( o que mostram os Satélites meteorológicos ) sobre Circulação Atmosférica, podemos trocar algumas idéias. Todavia, procura ler o artigo. 👍
  9. Segue link de artigo científico sobre a “onda de frio” de julho de 2013. Quem aprecia uma boa análise científica, fique a vontade. https://www.researchgate.net/publication/290606239_A_ONDA_DE_FRIO_DE_JULHO_DE_2013_OS_APMs_E_SUA_REPERCUSSAO_NO_ESPACO_GEOGRAFICO_BRASILEIRO
  10. Caro amigo, considero o termo “bloqueio” não muito próprio para Climatologia. Bloqueio remete a algo parado e a Circulação Atmosférica jamais para. Esses sistemas de Alta Pressão giram no sentido anti-horário, no centro do sistema a Calmaria e nas bordas a Agitação. Cada onda de frio que atinge, principalmente o Sul do Brasil, transportada pelos sistemas de Alta Pressão, dias após passam a ocupar o Centro do nosso País (os meteorologistas brasileiros chamam de ASAS). Abraços !
  11. A média anual de Fortaleza é em torno de 1.350mm. O que chama minha atenção é o registro do município de Barroquinha-Ce (Chapada da Ibiapaba) onde a média anual é de 1.000mm e os registros por lá já vão ultrapassando 2.400mm. Talvez seja o município do Nordeste com maiores acumulados até agora. Quanto aos “sistemas, pois bem, por estarmos próximos a linha do Equador, recebemos influência das Altas Pressões que nascem no Ártico, despejam Ar Polar na América do Norte e induzem chuvas em boa parte do Norte do Nordeste brasileiro (Isso no inverno do HN). Alguma dúvida, fico a disposição ! 👍
  12. Caro amigo, tenho estudado nos últimos 8 anos os “fenômenos” que induzem chuvas no Nordeste. Muito se fala nas tais “Ondas de Leste” (DOL) notadamente no inverno. Nos vários artigos científicos que andei pesquisando, nenhum trata especificamente sobre como ou porquê essas ondas ou distúrbios se formam. Se não há uma explicação científica para a formação do fenômeno, em princípio ele não existe. Nessa “figura” que você apresenta, percebo um sistema de Alta Pressão (giro anticiclonico) com o centro posicionado entre o litoral do Espírito Santo e Bahia. Valeu !
  13. Os amigos devem estar se perguntando: O que esse matuto do sertão nordestino quer acompanhando o frio pelo Sul do Brasil ? Simples…esses eventos de frio que assolam o Sul do Brasil são indutores de chuvas no Nordeste. Não é obra do acaso os relatos de chuvas dos amigos nordestinos aqui do BAZ, muito menos coincidência a estação chuvosa no Leste do Nordeste se dá entre meados do Outono se estendendo no decorrer do Inverno.
  14. No meu comentário eu falava sobre Ondas de Frio no Sul do Brasil, notadamente RS, SC e parte do Paraná (região fora dos trópicos) Quanto ao Sudeste, o Frio vai depender muito da trajetória das Altas Pressões ao avançar rumo a linha do Equador. Dias atrás achei que pudéssemos ter geadas em boa parte do Sul de Minas, errei. Todavia tivemos registros de baixas temperaturas e geada registrada em Camanducaia. Abraços !
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.