Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Posts

    662
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Peregrine

  1. Aqui na minha localidade, município de Morada Nova Ce, pertinho de Caicó RN, vamos também nessa primeira quinzena acumulando cerca de 200mm. Ao contrário de pequenos produtores aqui da região que se aventuraram com plantio em janeiro e praticamente perderam tudo, só agora iniciei meu plantio. Agora é aguardar 250mm bem distribuídos até final de Abril para garantir uma boa colheita.
  2. "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão, um dia me disseram que os ventos as vezes erram a direção, e tudo ficou tão claro..."
  3. Fevereiro acabando e minha expectativa de boas chuvas aqui no Ceará também. Tenho observado, de alguns anos prá cá, as chuvas têm ocorrido em forma de pancadas e localizadas. Chove 100, 150mm em pouco mais de 2 horas (média maior que todo mês) em algumas áreas e é só. Agora é aguardar março !
  4. Grande Carlos Campos, me recomenda a leitura de Zigmund Bauman e não consegue fugir da modernidade líquida !
  5. LeoP, quando você fala "Em 1963, com a Amazônia bem mais intacta que hoje, choveu quase 5x menos que em 2020 em BH, época de avanço da fronteira agrícola." Está querendo dizer que a floresta amazônica inibe chuvas no Sudeste ?
  6. Tu tá indo pelo caminho correto ! Existe uma Variabilidade Natural da Circulação Atmosférica. (1945/1975 período de escoamento Meridional). (1975/2005 período de escoamento Zonal). George Vangeingeim a partir de dados fidedignos (100 anos) lançou a tese do ACI (índice de circulação atmosférica).
  7. Vários municípios do Ceará encerraram Dezembro e vão iniciando Janeiro com bons volumes de chuva, principalmente pelo Sul do Estado. Nesses primeiros 6 dias do mês, segundo a Funceme, vamos atingindo quase metade da média de todo Janeiro. Aqui na minha região o normal para Janeiro é cerca de 100mm, vou registrando 40mm.
  8. Nos estudos que tenho realizado sobre a influência dos extremos de frio em parte dos EUA com as chuvas em parte do Nordeste Brasileiro, encontrei esse pesquisador americano. Para quem que se aprofundar em estudos sobre clima, ele tem excelentes artigos. http://www.judahcohen.org/
  9. Errei ao comparar, a partir de dados obtidos por aqui, que a primavera de 2021 poderia ser como a primavera de 1963 (me parece que 1963 foi bem mais seca). Valeu e feliz ano novo !
  10. Vou com você nessa análise. Os primeiros dias de Janeiro, até por volta do dia 8. Depois talvez as chuvas parem, voltando com força em Fevereiro.
  11. Grato amigo Carlos Campos ! Fique certo que jamais esquecerei sua valiosa ajuda naquele episódio de "Geada" aqui no Ceará. Suas informações foram o ponto de partida para minha investigação da chuva de granizo miúdo ocorrida aqui próximo. Feliz 2022 e que Janeiro traga chuvas para o Paraná.
  12. Ausente pelos afazeres no trato com o preparo para estação chuvosa que se aproxima, desejo aos bazeanos um Próspero Ano Novo. Pedindo desculpas aos amigos do Sul e parte do Sudeste quando fiz minha projeção no início da Primavera de Seca para a região. Errei, porém os "modelos" também erram.
  13. Amigos pelas redes sociais vão relatando chuva de 170mm ontem a noite na cidade de Tianguá (norte do Estado, divisa com o Piauí). Sei lá, com tanta Fake circulando por aí, vou conferir.
  14. Boas chuvas na madrugada/manhã em municípios do centro sul cearense. Acredito que alguns chegando perto de 100mm.
  15. Final de inverno início da primavera, tendo por base o que venho pesquisando, achei que parte do Sul e Sudeste pudessem ter uma redução acentuada de chuvas como na primavera de 1963. Errei, não sei se erro tão grave, mas reconheço, errei.
  16. Mais um novembro com chuvas acima da média em boa parte do Ceará. Acredito que superamos 2020, até então o Novembro mais chuvoso nos registros da Funceme (1973). Mais de uma dezena de municípios registram chuvas acima de 100mm. O destaque é cidade do Crato com 230mm.
  17. Amigo Carlos, existe uma Variabilidade Natural na Circulação Atmosférica, esta por sua vez dita o Clima do Planeta. Por ~30 anos a Circulação ocorre de forma Zonal ( o que ocorreu entre final dos anos 70 até aproximadamente início dos anos 2000). Por ~30 anos a Circulação passa a ser Meridional ( o que vem ocorrendo desde 2003/2004). Entender esse "processo" que estamos atravessando hoje, é tentar entender o que ocorreu entre 1945/1975. Quanto aos eventos da radiação solar, imagina nossa situação aqui pelo nordeste. O índice de câncer de pele na nossa população é altíssimo.
  18. E começa o Verão Meteorológico...As atenções agora desse matuto nordestino se voltam para o Inverno Meteorológico do HN. Esperar a Corrente de Jato levar extremos de frio para parte dos EUA e consequentemente, frentes frias para a costa Norte do Nordeste.
  19. Lamento a situação de Curitiba e região. Porém excelente notícia sobre a produção de grãos. 10% de aumento no Paraná é muita coisa. Em 2 anos seremos, se as condições climáticas não mudarem, os maiores produtores de alimento do Planeta. Pena sermos uma população tão pobre.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.