Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Posts

    792
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Peregrine

  1. Como diz a canção "reconhece a queda e não desanima, levanta sacode a "geada" e da a volta por cima"
  2. Que o Pacífico está em sua fase fria (ODP ~30 anos) não se têm dúvidas. O que não conhecemos são os mecanismos que fazem esse resfriamento. Seriam as Ondas de Rossby ditas oceânicas? Ou os Anticiclones Móveis Polares ? O que conhecemos no Brasil sobre essas Oscilações é justamente o que vêm ocorrendo no Sul: maior ocorrência de geadas como ocorreu na fase fria anterior (1945/1975). Coincidindo com essas Oscilações, temos justamente a Tese de Vangeingeim: Pacífico Equatorial Frio, predomínio de Circulação Atmosférica Meridional (troca acentuada entre o Ar tropical e o Ar polar). Esse modo de Circulação favorece a ocorrência de Extremos Climáticos.
  3. Eu dizia no final de Agosto (acompanhando o raciocínio de Marcel Leroux) que no decorrer de Setembro teríamos a visita do Ar antártico. Não duvido que em Outubro ainda tenhamos alguma onda de Frio, principalmente em áreas do Sul do Brasil. A explicação? O déficit térmico na Antártica. Apesar do pequeno aquecimento, ainda há regiões por lá na casa dos -60° (segundo o GFS).
  4. E as lavouras ? Lembra da conversa que tivemos no início de Setembro? Fiz a projeção, melhor, "profecia" (kkk) que seria interessante arriscar o plantio no início de setembro. Parece que vai dando certo ! Apesar do acumulado até agora não ser o ideal, tua região pode fechar o mês acima de 120mm.
  5. Poxa, isso é muito bom ! Agora é enfrentar Outubro e Novembro e torcer, mesmo que as chuvas sejam esparsas, por uma boa colheita em Dezembro. Janeiro poderemos ter excesso de chuvas o que de certa forma atrapalha a colheita.
  6. Então vejamos: Se o Sol é a forçante que faz surgir a AB e temos baixa atividade solar bem como aumento da cobertura de nuvens no altiplano, certamente ela será enfraquecida. Isso faz com que a Circulação Atmosférica no nosso Continente não responda ao "resfriamento" do Pacífico Equatorial. Nos três últimos anos tenho percebido a intensificação de chuvas no Verão justamente onde não deveria chover. Dessa forma, além de levar em conta a baixa atividade solar, passo a considerar a predominância de Circulação Atmosférica Meridional (trocas de Ar intensificadas entre os Polos e os Trópicos) teorizada pelo Climatologista russo George Vangeingeim. Agradeço sua explicação !
  7. E as lavouras ? Me parece que quem arriscou plantar no comecinho de setembro vai comemorando.
  8. Pelas animações de Satélite, um Ciclone muito forte vai em direção aí Caribe, inclusive já está sendo monitorado pela NASA em mesoescala. Vale conferir !
  9. Estou me referindo ao trimestre OND. Vamos aguardar ! Quanto ao Sul, as chuvas não vão trazer problema. A preocupação deve ser com geadas em algumas áreas.
  10. Esse é um pouco do meu raciocínio também. Sucessivas entradas de Ar Polar e uma Primavera com uma alta pressão bem no Centro do Brasil. Chuvas dentro da média ou acima no Sul e estiagem no Centro Oeste e grande parte do Sudeste. Tomara que estejamos errados !
  11. Algumas considerações, se estiver errado me corrijam: Em anos de La Nina o corredor de umidade que adentra nosso Continente pela Amazônia é fortalecido. Com La Nina há uma intensificação no verão da Alta Pressão no altiplano boliviano. Com El Nino esse corredor de umidade é enfraquecido bem como a Alta da Bolívia. Agora o questionamento. Se desde 2020 estamos com La Nina, porquê tem chovido no Verão no altiplano boliviano ?
  12. Só lembrando que em 2017 estávamos sob influência de um poderoso El Nino (elevação das temperaturas do Planeta em quase 1°)
  13. Alegria para quem já jogou a semente no chão ! Infelizmente nesse cenário "lotérico", só resta torcer para chuvas.
  14. Entender o que estamos atravessando, passa pelo conhecimento do último período frio do Pacífico Equatorial (ODP) que se deu entre os anos de 1945/1975. Evidente que não podemos esquecer dois aspectos fundamentais: Atividade Solar e Força Gravitacional Lunar. Interessante perceber a Variabilidade da Circulação Atmosférica. Pacífico Quente predomínio Zonal. Pacífico Frio predomínio Meridional.
  15. Meses atrás, meu amigo @Carlos Camposcitava a modernidade líquida do grande Zigmunt Bauman. Pois bem Carlos, aqui pelo nordeste ainda vivemos a modernidade sólida !
  16. Revoada de cupins aqui no sertão é sinal de chuva chegando ! A matutada fica logo empolgada.
  17. Infelizmente a agricultura é um risco. Quem esperar para outubro corre o risco de colher no verão. Se as chuvas em Janeiro vierem fortes, complica a colheita.
  18. Tive a "visão profética" (kkk) do teu interesse pela agropecuária. Brincadeiras a parte, esses que vão se arriscando no Plantio agora, talvez tenham mais êxito do que os que vão esperar Outubro. Apesar de ser pequeno agricultor, sou apaixonado por estudos sobre Clima e busco sempre compartilhar o que venho estudando com os meus amigos aqui na minha região. Valeu !
  19. Não seria o momento de iniciar o Plantio ? Aproveitar o momento e tentar colher antes de Janeiro ? Mesmo que durante a Primavera as chuvas fiquem abaixo da média, 450mm até dezembro já garante uma boa safra de milho.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.