Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Peregrine

Members
  • Posts

    645
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Peregrine

  1. Boas chuvas na madrugada/manhã em municípios do centro sul cearense. Acredito que alguns chegando perto de 100mm.
  2. Final de inverno início da primavera, tendo por base o que venho pesquisando, achei que parte do Sul e Sudeste pudessem ter uma redução acentuada de chuvas como na primavera de 1963. Errei, não sei se erro tão grave, mas reconheço, errei.
  3. Mais um novembro com chuvas acima da média em boa parte do Ceará. Acredito que superamos 2020, até então o Novembro mais chuvoso nos registros da Funceme (1973). Mais de uma dezena de municípios registram chuvas acima de 100mm. O destaque é cidade do Crato com 230mm.
  4. Amigo Carlos, existe uma Variabilidade Natural na Circulação Atmosférica, esta por sua vez dita o Clima do Planeta. Por ~30 anos a Circulação ocorre de forma Zonal ( o que ocorreu entre final dos anos 70 até aproximadamente início dos anos 2000). Por ~30 anos a Circulação passa a ser Meridional ( o que vem ocorrendo desde 2003/2004). Entender esse "processo" que estamos atravessando hoje, é tentar entender o que ocorreu entre 1945/1975. Quanto aos eventos da radiação solar, imagina nossa situação aqui pelo nordeste. O índice de câncer de pele na nossa população é altíssimo.
  5. E começa o Verão Meteorológico...As atenções agora desse matuto nordestino se voltam para o Inverno Meteorológico do HN. Esperar a Corrente de Jato levar extremos de frio para parte dos EUA e consequentemente, frentes frias para a costa Norte do Nordeste.
  6. Lamento a situação de Curitiba e região. Porém excelente notícia sobre a produção de grãos. 10% de aumento no Paraná é muita coisa. Em 2 anos seremos, se as condições climáticas não mudarem, os maiores produtores de alimento do Planeta. Pena sermos uma população tão pobre.
  7. Tivemos Novembro de 2020 o mais chuvoso pelo menos nos registros da Funceme. Me parece que Novembro de 2021 vai quebrar esse "recorde" . Já tem município no Sul do Ceará ultrapassando 200mm agora em Novembro !
  8. De dois anos para cá tenho buscado compreender as Ondas de Rossby (corrente de jato ou Vortex Polar) e a influência no regime de precipitações aqui no nordeste. Ando um tanto cético ao La Nina. 2020/21 muito se falou e não tivemos influência nenhuma aqui pelo Sertão. Acredito pelo que tenho visto pela mídia, principalmente daí, que a Corrente de Jato possa influenciar mais o inverno no HN que propriamente o La Nina. Valeu !
  9. Novembro de 2020 foi o novembro mais chuvoso no Ceará desde início dos anos 70. Me parece que novembro de 2021 vai quebrar esse recorde.
  10. Meu "efeito Dunning Kruger" me diz que a causas são as Ondas de Rossby (corrente de jato ou como falam os americanos, Polar Vortex). Gosto de usar o termo Ondas de Rossby para manter viva a genialidade de Carl Gustav Rossby.
  11. INMET emite alerta amarelo para chuvas no centro do Maranhão, centro do Piauí e Sul do Ceará nas próximas 12 horas. Agora é aguardar !
  12. É que aqui pelo semiárido nordestino só conhecemos Calor e Quentura.
  13. Posso afirmar que Julho de 2021 foi extremamente quente no Hemisfério Sul ? 2021 tem sido um ano extremamente quente no Hemisfério Sul ?
  14. 1-La Nina é um fenômeno de circulação atmosférica (acoplamento Oceano/Atmosfera) e não só um resfriamento do Pacífico Equatorial. 2- A circulação atmosférica na América do Sul é influenciada pela região do Nino 3. 3- A ocorrência de La Nina ocorre quando os ventos em superfície na costa oeste da América do Sul sopram forte em direção ao Equador. Assim, o que tenho observado, é que ao invés do resfriamento característico de la nina (águas frias do Nino 3 para o 4, o que está ocorrendo é justamente o contrário: Nino 4 bem mais frio que 3. Se estou errado, contesta !
  15. Tu tem que contestar as análises que compartilhei do Climatologista russo George Vangeingeim. Por outro lado, o efeito "Dunning Kruger" pela ótica da Filosofia, é pura idiotice. Leia mais, estude mais !
  16. Verificou-se que as épocas "zonais" correspondem aos períodos de aquecimento global e as meridionais aos períodos de resfriamento global. (Lamb 1972; Lambeck 1980). As séries temporais generalizadas sobre as formas de circulação atmosférica para 1891-1999 foram gentilmente colocadas à nossa disposição pelo Instituto Federal de Pesquisa Ártica e Antártica (AARI) em São Petersburgo (Rússia). Isso também é consistente com as teorias e observações descritas po
  17. A circulação meridional (C) dominou em 1890-1920 e 1950-1980. As épocas de circulação combinadas "zonais" (W + E) dominaram em 1920-1950 e 1980-1990. A atual época "latitudinal" (WE) de 1970-1990 ainda não foi concluída, mas está chegando ao seu estágio final e, portanto, a época "meridional" (circulação C) está agora em seu estágio inicial.
  18. Os períodos dominados por qualquer forma única de circulação atmosférica se alternaram com um período de aproximadamente 30 anos nos últimos 100 anos. Esses períodos foram denominados "épocas de circulação". Estes podem ser agrupados em dois grupos principais: épocas meridionais (C) e "latitudinais" combinadas (W + E): (W + E) = - (C)
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.