Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caio César

Advisors
  • Posts

    12592
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    9

Everything posted by Caio César

  1. https://www.climatempo.com.br/noticia/sul/possibilidade-de-ciclone-bomba-sobre-o-mar-proximo-ao-sul
  2. Tem uma boa convergência, inclusive do Ensemble, para este cenário. O GFS segue ainda distante no tocante a posição do cavado e precipitação, isoladamente sem projeção de neve.
  3. Euro e canadense num consenso muito interessante para o próximo final de semana. Um super cavado em 500mb cruzando o sul do Brasil, trazendo frio intenso, amplo e chance de neve no domingo. Com o auge das anomalias negativas no Brasil ocorrendo na segunda-feira. O frio virá, mas os detalhes só conheceremos mais adiante. Obs: sobre as críticas @Daniel85 entendo o seu ponto, mas o poço cavado e a proximidade a um evento de grande magnitude, como este próximo, expõem o fundo do poço a que se chegou. Ficando impossível não aponta-lo com a esperança que lições sejam aprendidas. Como percebo que, coincidência ou não, algumas críticas aqui já surtiram efeitos nos últimos prognósticos de neve por alguns institutos no episódio passado. Assim espero.
  4. Só fico imaginando aonde será o supletivo em meteorologia que capacitou essa gente 🤔🤔?
  5. Olha, está bem disputado o posto de pior instituto do Brasil, mas essa Meteored tá se esforçando pra ficar com o título. Nesse inverno, para além de várias previsões de neve furadas, teve a neve "com certeza" há quase dez dias da previsão, e teve a decretação do final do inverno antecipado, de que não teria mais nenhuma MP neste ano. Teve também a pérola da chuva congelada sendo mais favorável quando a atmosfera fica entre 5C e 10C. Só faltou explicar porque Soledade é mais fria que Yakutsk e porque o permafrost brasileiro é uma boa área para criar gado. Tô aguardando essas postagens ainda... Pra quem perdeu a previsão de 05/08/2024 que merece o prêmio "Márcia Sensitiva de Meteorologia": https://www.tempo.com/noticias/previsao/intensa-massa-de-ar-frio-esta-a-caminho-seria-a-ultima-onda-de-frio-do-inverno.html
  6. Os invernos JJA mais quentes da história em Florianópolis: 1 - 2015; 18,3/18,1/20,4 - JJA 18.93 2 - 1914; 19,4/19,5/17,7 - JJA 18.87 3 - 1919; 19,0/20,4/16,8 - JJA 18.73 2015 foi o recorde absoluto DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS! Agosto deu um gás forte para que isso ocorresse.
  7. Algo muito importante está por vir. Quando todos os modelos vão pegando com este prazo, é porque o sistema é verdadeiramente amplo e significativo.
  8. Muitos microclimas na Grande Florianópolis, mas com a estação do Ciran no norte da ilha, em meio a um mangue na reserva ambiental dos Carijós, com uma mínima de 1,7. Praticamente o mesmo valor de ontem. Baita sequência pra ilha de SC. Bateu hoje com folga muitas estações e inclusive a minha estação no topo do Cruzeiro, que já começou a receber o bafo de NW que deve predominar pelos próximos dias.
  9. Os sinais que os deterministicos apontam a partir do dia 22/23 estão ganhando consistência e convergência no Ensemble e no EPS. Tudo indica que teremos algo interessante pra fechar agosto. O Euro IA também trabalha com o indicativo de algo forte para 24/08 Vamos acompanhar 🙌🙏
  10. Atualização ENSO (variação semana anterior): NINO 1+2: -0.2 (+0.2) NINO 3: -0.0 (+0.3) NINO 3.4: -0.0 (+0.2) NINO 4: +0.4 (+0.1) Fonte: CPC - NOAA
  11. Imagem que resume o meu amanhecer com geada muito forte nos locais protegidos do forte vento que soprava. Na minha estação, 30 /40 metros acima o vento estava assim. Hoje a noite devo ter alguma neve. Pena tive que voltar pra Floripa. Oremos.
  12. Galera ontem a noite e essa madrugada tivemos pancadas de neve fina e fraca. VID-20240809-WA0150.mp4 Agora temos freezing rain. Garoa bem fraquinha que congela na superfície. VID_20240810_070535635.mp4 Evento fraco mas muito legal para as crianças. Para quem já tinha quase que jogado a toalha... saímos no lucro aqui. Um ótimo evento de frio a todos!
  13. Negativamos aqui. Céu nublado, vento aumentando, sensação muito baixa. Um pouco mais frio que o esperado.
  14. GFS aumentou muito ligeiramente o frio nas camadas, ampliando um pouquinho a janela do congelamento da atmosfera até às 06h de sábado, sem inversão. A janela do euro é bem mais curta, se fechando logo após a meia noite, o que põe bastante incerteza nesse fator. No geral dependemos do transporte de umidade desta baixa pressão em direção aos pontos mais elevados da serra geral no momento em que a as camadas estarão com temperaturas propícias. GFS e CMC colocam um pouco de precipitação encima dos aparados no momento oportuno. O Euro também prevê pequenos núcleos, porém com a janela de temperatura já se fechando. O euro IA é mais generoso, talvez por conta de sua baixa resolução. Em um ano ruim é o que temos! Vamos agora torcer por um alinhamento melhor e mais consistente de todos os fatores necessários para que tenhamos, enfim, o evento mais desejado do inverno para muitos neste espaço.
  15. É isso mesmo. Um novo fenômeno. Chuva congelada com temperatura +5 a +10C. Por isso que vivem dando neve. De 4C a 9C já vira neve.
  16. Da série: quando não tem condições de neve eu erro, e quando tem, também. E vamos além, cravando o futuro exatamente como a Márcia Sensitiva... Pode até dar uma cagada e acertar, mas desconheço tamanha convicção de quem lida com fenômenos meteorológicos. Nunca falha. Com quase dez dias de antecedência: Excelência em fenômenos invernais:
  17. Para a neve deu uma piorada no europeu. Icon e CMC também afastaram ligeiramente o cavado, o que não é favorável. Para o segundo pulso, ambos GFS e Euro reduziram bastante. O GFS se manteve estável (até ligeiramente mais forte) para o primeiro pulso e a neve. Segue o baile.🙏
  18. Quando não tem chance nenhuma de neve colocam na previsão e em tudo que é telejornal, quando tem chance mencionam somente chuva congelada, fora da serra e não indicam o período mais propício (decorrer da sexta e a madrugada de sábado). Nome do instituto? Não preciso nem dizer. Possibilidade de chuva congelada Na quinta-feira, 08, com a entrada do ar polar e ainda com a umidade alta, podemos ter algum tipo de precipitação invernal - mesmo que de maneira pontual, em cidades do sul do Rio Grande do Sul (áreas mais próximas da fronteira com o Uruguai). Ainda é uma chance remota, mas que não pode ser totalmente descartada!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.