Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Beto Krepsky

Members
  • Posts

    3252
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Beto Krepsky

  1. Cara são muitos fenômenos extremos em pouco tempo no Brasil, enchente histórica no RS (o maior desastre natural do sul na história e entre os top no país). E agora essa queimada impressionante e histórica. O que mais 2024 vai nos reservar? Como diria a gíria o bagulho é doido. A questão que fica é, essa tendência veio para ficar ou ainda é efeito do boost que o super El Nino deu?
  2. Pena que pra mídia BR isso já não importa mais desde 2022, visto que está tudo solucionado. Esses últimos dias estão me lembrando aquele céu chinês das cidades grandes, tudo cinza e com aspecto esfumaçado, enfim aspecto poluído
  3. Clima e cultura o UY já tem de sobra, só falta ter uma economia pujante, um litoral com forte apelo turístico, logístico e imobiliário. E um interior exportador de carne como suinos e aviários (e laticínios no caso do Uruguay). Algo semelhante com o estado de Santa Catarina.
  4. Bem apesar de ser um inverno marcado por bloqueios intermináveis e várias ondas de calor fora de época, com certeza vai entrar na prateleira dos péssimos invernos, mas ainda assim bemmm distante do Hall dos piores invernos. Ao menos tivemos frio pra todos os gostos do frio úmido e tempo fechado (julho) ao frio seco e ventoso com marcas muito interessantes como está sendo agosto. Aqui em SC minhas piores experiências continuam sendo: - 2012 (o inverno se resumiu a 1 semana em junho e um agosto bizarro). - 2015 (uma xoxeza interminável de Elnino forte e um agosto bizarro). - 2017 (não teve inverno). - 2023 (não teve inverno). Por ora não consigo traçar 2024 paralelo com nenhum outro inverno desde que me conheço por gente... Mas confesso que com esse padrão de fervura global aliado a um padrão de LaNina, to bem preocupado com o que vai ocorrer com essa primavera/verão no Brasil, principalmente no centro do pais. Prevejo ondas de frio fortes fora de época intercalado com ondas de calor absurdas (muito provável um heat dome la por dezembro)
  5. Mas é óbvio que o tempo/clima tem um impacto grande no humor das pessoas. Isso em nada tem a ver com determinismo geográfico. Embora as condições geográficas e ambientais tiveram/tem um impacto enorme para desenvolvimento de uma civilização. A civilização humana começou na Mesopotâmia, nas quais reuniam condições perfeitas para plantio de grãos. É lógico pensar que pessoas que nasceram lá há 10 mil anos, sairíam na frente. Da mesma forma que o Paraguay JAMAIS será uma potencia mundial, simplesmente pela sua péssima localização geográfica.
  6. Nossa cara POA está com uma vibe bem depressiva, ta parecendo cenário pós-guerra, muitas ruas com tom de marrom e cinza, esse tempo frio e fechado, a cidade deve ta com clima de desânimo olhando pelos videos (não teria como ser diferente). Tem ruas que da vontade de aterrar e começar do zero =/
  7. É mais recente isso, em 2013 no maior evento de neve que o Sul já teve na era moderna as previsões foram muito discretas.
  8. Mas isso não exonera a emissora pela responsabilidade da divulgação da informação, concordas? É da cultura tupiniquim sempre terceirizar as falhas hehehe De qualquer forma, é um crime sem vítimas, tem coisas piores.
  9. Ano nostálgico pra mim, tinha 10 anos e aquele ano lembro de um inverno frio e vivia agasalhado, eu achava que o nosso clima era o mesmo da Europa. Fora eventos muito marcantes como o Tetra do Brasil (primeira copa do mundo que acompanhei), morte de Senna, e o começo do plano Real e a crise dos anos 80 que meus pais tanto falavam ficava pra trás.
  10. Diante da qualidade geral das midias de massa e filtros de informação que eles fazem, previsão de neve exagerada é o menor dos problemas. Ademas, se essa porção em azul ali do mapa estivesse ali na regiao de Pinheiro Machado/Herval teria esse desempenho todo ano.
  11. Acredito que estejas subestimando o frio, se fosse apenas uns 25graus mais frio seria histórico.
  12. O padrão 1999/2000 foi uma dobradinha de elite que talvez não tenhamos mais. Fico de cara que em pleno 2024 ainda possa ter gente que ainda não entende que a atmosfera tem um delay por conta da superfície líquida do planeta. Pra quem é leigo no assunto ou recém estudou, beleza da pra entender.. Só que o que me espanta nesse evento de El Nino que passou, é a duracao do bloqueio atmosférico e a sua amplitude, indo mais ao sul que o normal. SC foi englobada no bloqueio como se estivesse na latitude do estado de SP. RS foi o saco de pancada numa pequena faixa latitudinal que separava o frio retido do sul com calor do norte. E pra mim ai que está o dedo das impressões das mudanças com o planeta mais quente, pouco a pouco os padrões vão alterando. Problema que as consequências disso podem ser homeopáticas ou faixa preta.
  13. RS praticamente zerando as anomalias. Agora o que chama atencao é a persistância elevada na serra catarinense, mas ainda da tempo de dar uma boa reduzida até sexta-feira. (talvez algo entre +1/+1.5). Já Curitiba é caso perdido mesmo...
  14. Acredito que sejam anomalias inéditas para SP capital e Curitiba. Por serem altas e próximas ao mar mesmo em ondas de calor severa, esses fatores davam uma certa segurada, principalmente a noite. A sorte foi a inclinação do sol, se não já pensou isso em janeiro? Curitiba 40graus? Bizarro. É o clima tropical avançando cada vez mais.
  15. Sinceramente eu perdi um pouco de fé nas comparações e análogos anteriores com os tempos atuais, por mais que elas fazem lógica e tenham boa vontade de fundo. É visível que o globo está com uma atmosfera com um calor latente e os oceanos estão começando a se saturar em absorver isso tudo, a dinâmica planetária está diferente. O que temos que fazer é aproveitar os eventos extremos que acontecem 1 ou 2x por década. Como 1991, 1996, 2000, 2013 e 2022 (grandes chances de ser o maior evento de neve da década). Acredito que na segunda metade de maio a mudança de chave vai começar por conta da queda da AAO, e que o padrão LA NINA ja vai dar as caras em junho/julho. Mas sinceramente até quantos Super El Ninos sequenciais a atmosfera pode suportar?
  16. Sinceramente, me recordo bem do verão 2009/2010 que foi uma quebra de paradigma aqui pra SC, e do escaldante verâo 2013/2014. Mas pra mim esse verão 2023/24 já superou. Com exceção de breves refrescos, desde dezembro eh um calor dos inferno, nunca usei tanto ar-condicionado na minha vida, e nunca vi tanta gente reclamando também. Porém, eu precisava de números para confirmar e comparar, esse ano ja sao 3 ondas de calor. Nao tivemos quebra de recordes, mas a media esta absurda.
  17. Climaticamente dezembro está de uma xoxeza terrível, tirando alguns dias da primeira semana que tivemos noites agradáveis, de resto é calor constante, intercalado com calor intenso. Ar-condicionado ligado direto o mês todo, tanto trabalho quanto no quarto. O regime de chuva caiu drasticamente. Agora de momento belas rajadas de E, provavelmente por causa da bela Alta la na costa argentina. Pra mim 2023 já poderia se despedir não vai trazer saudades alguma, assim como 2017, 2015 e 2012.
  18. 2016 foi um ano louco, o período mais quente do verão naquele ano foi em Abril, que por sinal foi o abril mais quente que me recordo. E no final daquele mesmo mês uma MP digna de julho. No geral aquele ano teve um inverno bom. E sim invernos de 2015 e 2023 são equiparáveis.
  19. Sandro aqui em Blumenau chegou levemente atrasada pelo previsto, chegou por volta de 8h30. Mas agora muita escuridão a manhã toda, eventuais raios fortes, e momentos de uma estranha neblina. Acumulados ainda não foram expressivos, mas rio subindo.
  20. Eu não entro no mérito na questão humana da Defesa Civil de SC porque pelo que observo fazem um bom papel. Agora o sistema de prevenção faço minhas críticas e to nem ai se é a melhor do país, quero saber da coisa funcionar bem. Não só eu, como conheço muita gente que por exemplo, não tem interesse em receber avisos de alerta deles pelas descredibilidade pelo mesmo. Excessos de avisos que muitas vezes sem sentido e pouco eficiente, e quando vem coisa séria, o orgão simplesmente CALA-SE. Exemplos.. Ciclone bomba de 2020 e enchente de 2011. Fora inúmeras passagens de FF que realmente ocasionaram estragos e eles NADA. As minhas críticas não são sem fundamento ou puramente reclamar por reclamar, e sim é algo deles analisarem melhor, se querem evoluir.
  21. Coutinho desceu a letra na Defesa Civil de SC que na parte de avisos pra mim são muito RUINS! Ruins e Arrogantes. Eu sempre comento com meus amigos, se a Def Cvil alarmar a população fica tranquilo, se eles ficarem quieto fiquem preocupados.
  22. Aqui em SC já tivemos N episódios como esse, inclusive com ausência de El Nino, faz parte da climatologia. Mas nem todo evento de El Nino provoca enchente. Última enchente aqui foi em 2013. Mas esse ano parece especial, a atmosfera está bem "sensível", visto que aconteceu ja no RS. Anos de "marasmo" não geram cliques nem manchete, então a gente também tende a só memorizar eventos fortes. Com certeza o aquecimento global desencadeia certos drivers, mas o problema que a mídia reforça o senso comum que o mundo até a década de 70 era Alice no País das Maravilhas.
  23. Acumulados totais em Blumenau em 24hs de 70 a 100mm, conforme o Coutinho disse, choveu mais que os modelos apontavam! Mas a natureza surpreende e pode ser que chova menos que o previsto para o final de semana. Nunca vi que o rio Itajai Açu subir tanto, foi praticamente de normalidade a 6metros em 7 horas.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.