Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno Coimbra

Members
  • Posts

    636
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Breno Coimbra

  1. Não batemos nem os 20°C hoje aqui na zona sul do Rio, terceira vez já desde o meio de outubro - sem contar as inúmeras máximas de 21, 22°C. Completamente fora do comum. A chuva deu uma trégua no meio da tarde, mas sem qualquer aparição do sol, nem mesmo claridade. No momento volta a chover bem fraco por aqui e estagnado nos 19°C.
  2. Mais um dia deprimente de tempo nublado e chuva fraca contínua no Rio, tal como foi praticamente todo o mês de outubro e como foram exatamente os últimos oito dias. Faz 19°C em Ipanema no momento com chuva e tempo muito escuro. O carioca já encontra-se carrancudo, desanimado e apático. Os ambientes estão extremamente úmidos e frios, hoje mesmo encontrei mofo nascendo no teto de um dos quartos do apartamento. Em 29 anos, não me lembro de um precedente comparável. Não há previsão de melhora significativa nas próximas duas semanas, pelo menos. Simplesmente horrível, se eu tivesse com a grana um pouco mais à vontade iria para o litoral do Nordeste até isso passar. Até para quem gosta de chuva ou frio, a situação já ficou insalubre.
  3. Outubro vai chegando ao fim como o mês mais nublado que já vi na vida no Rio, não contei mais que três ou quatro dias que o sol tivesse predominado (e pelo menos metade não teve nem mesmo uma mínima aparição). A chuva apareceu em boa parte também,na maior das vezes como chuvisco ou de forma fraca, mas mesmo quando não veio ameaçou. Com isso, temperaturas também estão bem abaixo da média e hoje não foi diferente, com máxima de apenas 22°C aqui na zona sul de Londres de Janeiro. Agora faz 19°C e claro, nublado. Para os próximos (vários) dias não deve melhorar muito, não sei vocês mas eu não aguento mais morar num clipe da Adele.
  4. Máxima de apenas 18°C hoje aqui em Ipanema, na zona sul do Rio, igualando o menor registro desse ano, e mínima de 14°C, a apenas um grau da menor do ano. Simplesmente um dia de alto inverno carioca na segunda quinzena de outubro! Memorável, sem dúvidas, ainda que o tempo nublado quase diariamente esse mês já esteja cansativo. Vale ressaltar que a máxima foi ironicamente registrada entre 17 e 18:30, pois até então não havia passado de 17°C, que inclusive é a temperatura do momento. Amanhã mais um dia nublado mas as aberturas de sol devem ser mais numerosas e por isso o frio diminui. Em 18 anos observando o tempo, esse foi de longe o dia mais frio já visto por mim em outubro nessa cidade, é a história sendo feita!
  5. Foi interessante por ser completamente fora do comum, mas realmente esse outubro nublado está deprimente. Simplesmente não é mais época.
  6. Quase onze da manhã e ainda 15°C com céu nublado aqui em Ipanema, na zona sul do Rio. Simplesmente mais frio para o horário do que qualquer dia do INVERNO desse ano. Se o sol não aparecer, sao enormes as chances da menor máxima do ANO ser registrada hoje.
  7. 14°C nessa manhã de outubro em plena Ipanema, simplesmente surreal. Chove fraco sem trégua há quase 24 horas.
  8. Dia irreconhecível para outubro no Rio. Aqui em Ipanema, zona sul, tivemos máxima de apenas 20°C e mínima de 17°C, que é a temperatura do momento. Ontem a máxima foi de 22°C, e o maior vem amanhã, com uma muito provável e raríssima máxima abaixo de 20°C em outubro (em 18 anos observando, não lembro de já ter visto, embora já tenha ocorrido em novembro uma vez).
  9. Dia de muito calor devido ao pre frontal no Rio, como desde pelo menos fevereiro não tínhamos. No INMET, a máxima no município atingiu 39,0°C, mas nas estações do Alerta Rio fez até 40,6°C em Guaratiba (e as estações de Santa Cruz e Riocentro também chegaram a 40°C). Até mesmo estações com pouca tradição de esquentarem tanto não saíram ilesas, com 36,7°C no Alto da Boa Vista e 36,9°C no Forte de Copacabana, que é literalmente debruçada no mar e mais fresca que as ruas internas do próprio bairro. Na Pws do Leblon, aqui pertinho de casa, fez incríveis 38,6°C. Com a virada da direção do vento pouco depois das 15h, a situação melhorou mais ainda tá abafado, com 29°C agora aqui em Ipanema.
  10. A fumaça desceu forte para o Rio hoje, e apesar do sol, o céu está quase que esbranquiçado. Tivemos uma noite praticamente de verão com mínimas entre 24 e 26°C e agora pela cidade temos temperaturas entre 31 e 35°C. Pela secura, não chega a ser tão sufocante, mas o nariz e garganta já sentem. Por sorte, diferente de boa parte do país essa situação de tanta fumaça e secura dura pouco e amanhã já devemos ter um alívio.
  11. Mais um dia nublado e de friozinho no Rio com 19°C aqui em Ipanema e céu bem escuro, com a brisa úmida parece mais frio. Ontem tivemos um dia também bem escuro e com chuva praticamente ininterrupta que variou de garoa até moderada em alguns momentos (acumulados na casa dos 30 a 50 mm nas proximidades) com mínima de 17°C e máxima de só 19°C (bem menos do que o previsto), este ano já foram cinco máximas sub 20 por aqui, o que não é muito comum e normalmente acontece só umas duas vezes por ano.
  12. Desde sábado temos tido dias com temperaturas quase idênticas aqui no Rio. Aqui em Ipanema, desde esse dia as máximas ficaram entre 21 e 22°C, e as mínimas entre 15 e 17°C. A única coisa que mudou foram as condições do tempo, nublado com poucas aberturas de sol ontem e predomínio de sol nos outros dias. Com essas temperaturas, segue mantida a sensação de frio já há uma semana por aqui! Também por poucas vezes vi um período longo sem passar de 22°C. No momento temos mais uma noite fria, com 17°C e poucas nuvens. O friozinho continua pelo menos até sexta.
  13. Algumas belas mínimas do Rio nesse sábado, em alguns bairros baixos foi a menor do ano e num geral foi a que mais lugares caíram sincronizados: Vila Militar 9,4°C Jacarepaguá 9,5°C Alto da Boa Vista 9,6°C Santa Cruz 10,7°C Guaratiba 11,8°C E na RMRJ, Seropédica com 8,2°C e Xerém com 7,5°C! Todas essas mínimas poderiam ter sido bem menores se a MM não tivesse dominado quase toda a madrugada. Aqui na zona sul, tudo nublado de meia noite e diante e com vento ainda por cima, não baixei de 15°C em Ipanema e tenho agora 19°C com aberturas de sol. As chances de recorde pros próximos dias diminuem mas o frio se mantém constante, como eu disse ontem foi uma boa MP mas nada histórica aqui no Rio em extremos, situação totalmente diferente do interior do Estado, essa cidade deve ter sido construída em cima de um vulcão.
  14. Máxima só de 19°C mesmo aqui na zona sul do Rio, o que para um dia que teve sol forte quase sem nuvens desse as 10h da manhã é bastante significativo (em 17 anos acompanhando essa é só a segunda vez que observo isso, a outra foi no mítico final de julho de 2007), poderia ter sido bem menos se a MM durasse o dia todo mas erraram quanto a isso. No momento temos um início de noite quase limpo e apenas 16°C em Ipanema, o que me preocupa é a nebulosidade a oeste (direção da Barra da Tijuca) e o vento, mas vamos ver se essa noite enfim cala minha boca, por enquanto eu ainda diria que esse inverno tá aquém de 2016 e 2011 para citar os mais recentes (2013 teve aquele evento muito bom de máximas baixas mas num geral não foi isso tudo aqui).
  15. Como previ mais cedo, o sol saiu forte depois das 10h aqui no Rio e mais uma vez as máximas super baixas subiram no telhado, ainda assim estamos entre 18 e 20°C pela cidade com poucas nuvens, aqui em Ipanema tenho 19°C e muito sol, de fato bem incomum mas a MM que estragou a madrugada nem pra ajudar o dia serviu! Do jeito que estamos zicados capaz de nublar quando anoitecer!
  16. Manhã nublada e fria no Rio com 16°C aqui em Ipanema e também na maior parte da cidade, porém vejo que o tempo já começa a abrir na direção da praia e possivelmente já devemos ter elevação em breve, ontem Deus teve piedade e manteve a máxima em 18°C aqui e 19°C no município, já a mínima por enquanto foi de 15°C aqui e 11°C no município. Por enquanto NA CIDADE DO RIO essa é uma boa MP mas nada histórica mesmo, porém nem precisa ir longe pra coisa já mudar de figura, 11°C em Cabo Frio e 9°C em Macaé já é impressionante, isso sem falar do Estado de SP aqui pertinho também, a zica tá só na capital do Rio e a próxima noite é a deadline pra isso talvez ser corrigido.
  17. Não sei se foi excesso de expectativa ou outra coisa, mas no Rio por enquanto a decepção é grande. Depois de ficarmos na casa dos 15-16°C com chuva por toda a cidade já antes das 22h ontem, a temperatura simplesmente começou a SUBIR no começo da madrugada e amanhecemos entre 17 e 18°C, mais quente até que com polar velha. Como se a desgraça fosse pouca, diversas aberturas de sol acontecem desde o meio da manhã e já há bairros chegando a 19°C. Aqui em Ipanema ainda 18°C, mas do jeito que a zica tá braba não duvido se nem sub 20 tiver hoje. Até peço desculpas pelo azedume após o show no Sul e o sucesso agora em SP, mas dessa vez o Rio tá sendo massacrado e devia desativar por uns dias.
  18. O frio começa a chegar no Rio, como disse anteriormente a chuva chegou por volta das 8h e desde então teve poucas pausas e caiu até de forma moderada em alguns momentos da manhã. Já faz 17°C aqui em Ipanema (quinze graus a menos que ontem) e ainda em ritmo de queda. A máxima foi de 24°C à meia noite, mas desde que amanheceu foi de 21°C e no período da tarde não passou dos 18°C.
  19. Após o forte pre frontal de ontem, em que chegamos a 32°C e não baixamos dos 23°C aqui em Ipanema com céu limpo e vento quente e seco até pouco antes da meia noite (fui dormir às 23:50 e fazia ainda 27°C mas naquele momento o vento virou e caiu rápido), a chuva acaba de chegar aqui no Rio. Chove fraco na zona sul e 21°C, com previsão de queda implacável de agora em diante. De uma noite dormindo sem camisa e de ventilador, irei pra uma de moletom e edredom.
  20. Tarde quente e seca como há um tempo não via no Rio, no momento os termômetros pela cidade marcam entre 29 e 34°C com a maioria entre 31 e 33°C, o que chama mais a atenção é baixíssima umidade, entre 18 e 33% nas estações do Alerta Rio. Aqui em Ipanema tenho agora 31°C, céu limpo e vento "saariano" (quente, com aquele cheiro de calor e extremamente seco, chega a arder o nariz e garganta), uma tarde pra Brasília e Goiânia não botarem defeito.
  21. Porque manter o ar estoico e inabalável pra alguns é importante, se empolgar é cringe...
  22. E vai direto nos nossos bolsos! Vai ser difícil manter uma dieta onívora para cariocas e mineiros...
  23. Generalizada acho que não (pelo menos não do século XX pra cá), mas em pontos isolados é possível, em 94 fez 6,7°C no Alto da Boa Vista e não havia monitoramento na região que hoje muitas vezes bate o Adbv (Vila Militar e adjacências) e há relatos de geada fraca em pontos de Jacarepaguá nesse evento, em 28 fez 4,8°C no Campo dos Afonsos, outros eventos entre os anos 30 e 70 registraram valores na casa dos 7°C em bairros densamente povoados (nada impede de ter feito menos em áreas não cobertas na época), enfim, impossível não é mas faltam provas consistentes.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.