Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Breno Coimbra

Members
  • Posts

    649
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Breno Coimbra

  1. Durou um dia (1!!!) a trégua do frio no Rio. Ainda durante a tarde de ontem o tempo fechou e antes do anoitecer a chuva veio, se intensificando durante a madrugada e começo da manhã de hoje. Aqui em Ipanema faz apenas 18°C agora com céu totalmente nublado e a máxima ainda não passou de 19°C. Quando finalmente parecia que os ambientes internos iriam ficar mais agradáveis...
  2. Mais um dia de frio no Rio, hoje com direito a tempo nublado e chuva fraca pela manhã. Aqui em Ipanema a temperatura variou de 17 a 19°C, sendo a menor máxima do ano. Porém, desde sexta não faz mais que 21°C por aqui (no sábado apesar da máxima de 20°C durante a madrugada, não passou de 18°C durante o dia, sendo a tarde mais fria que hoje), e os ambientes estão gelados. Por mim particularmente já deu, mas o frio continua amanhã o dia todo e depois continua aparecendo pelo menos durante a noite (e volta de novo domingo com mais um tedioso dia chuvisquento).
  3. Os últimos dias foram de friozinho no Rio. Aqui em Ipanema, na zona sul, ontem a máxima não passou de 20°C, a menor do ano até agora, e a mínima ficou em 17°C. Sexta não passamos de 22°C com chuva forte durante a noite. Hoje amanhecemos com apenas 16°C, e agora faz 21°C com céu parcialmente nublado (mas amanheceu limpo). Ao que parece, uma mini era glacial começa aqui a partir de sexta, com pelo menos uma semana de MÁXIMAS entre 18 e 20°C, algo incomum por aqui. Antes disso, esquenta a partir de terça mas a mínima amanhã ainda deve ser boa
  4. Noite já de friozinho na zona sul do Rio com 19°C aqui em Ipanema, fez muito sol o dia todo com mínima de 17 e máxima de 23°C por aqui, temperatura muito confortável e sem vento ao contrário dos últimos dias que mesmo sem tanto frio no termômetro a sensação foi muito baixa. A semana deve ser de sol e elevação gradual da temperatura. O por do sol desse domingo foi especialmente bonito e avermelhado aqui no Posto 9.
  5. Meio de tarde de muito frio na zona sul do Rio de Janeiro. Depois de uma manhã e começo de tarde de muito sol mas vento constante, o tempo virou e choveu até moderado aqui em Ipanema por pouco menos de uma hora. Já não chove mais, mas o tempo continua fechado e faz apenas 17°C por aqui. A máxima foi de 21°C no começo da tarde.
  6. Hoje o Rio apanhou pra Vitória, com latitude pior e altitude igual! Que fase... Agora 18°C em Ipanema, a mínima foi de 16°C.
  7. Aqui na cidade do Rio por enquanto nada que já não tenha sido visto em outros meses de maio recentes até, ainda assim foi um belo dia de sol e friozinho. Aqui em Ipanema, na zona sul, a máxima foi de 23°C e a mínima 17°C (menor desse ano até o momento), com o vento constante pareceu bem menos. Agora tenho 20°C com muito vento por aqui, nas áreas mais continentais os termômetros já estão na casa dos 16-17°C e as mínimas amanhã devem ser mais interessantes.
  8. Uma atípica tempestade de granizo atingiu o Centro do Rio de Janeiro ontem a tarde, bem como uma extensa área da zona norte que incluiu bairros como Tijuca, Vila Isabel, São Cristóvão e Méier, indo até pelo menos Cascadura, já na região de Madureira. No começo da noite, outros núcleos também provocaram queda de granizo, mais fraco, na região de Sulacap, Realengo e Vila Valqueire, na zona oeste. O fenômeno também foi registrado, e com força, na cidade de Niterói. Aqui na zona sul não choveu granizo, mas ocorreram duas pancadas de forte intensidade e curta duração. A temperatura já começa a cair devagar e temos nessa manhã 20°C em Ipanema, mas a queda maior começa na próxima noite. O dia de hoje ainda deve ser chuvoso.
  9. Chocado com essa chuva nas zonas norte e oeste! Aqui na zona sul mal chuviscou!! Nem mesmo uma poça aqui em Ipanema
  10. Sim, 2011 também entra na lista, esse eu lembro bem por ter ficado 7 horas ilhado no centro da cidade em um ônibus voltando da faculdade, além de mais alguns eventos menores em outros anos, apesar da fama injusta de janeiro, março e abril são os meses verdadeiramente mais perigosos para chuvas extremas no Rio pelo menos nas últimas duas décadas. O episódio de quinta/ ontem teve potencial pluviométrico de causar uma verdadeira tragédia, mas aposto em dois fatores que ajudaram a diminuir muito o impacto: 1) o mês de março bastante seco até então, com acumulados baixíssimos de chuva nas últimas quatro semanas antes do evento e 2) a concentração muito maior em áreas de classe média e alta, os subúrbios mais pobres foram poupados.
  11. Muito triste a situação na Ilha Grande, relatos apontam que está praticamente isolada. Situação muito caótica também na parte continental de Angra dos Reis e em Paraty, além da cidade do Rio de Janeiro. Transtornos menores em Niterói e Maricá. E não para de chover na zona oeste e Grande Tijuca.
  12. Novamente chuvas fortes atingem o Rio nessa tarde, ainda que menos que o verdadeiro dilúvio de ontem a noite (em que chegou a chover 125 mm em 1 hora em Guaratiba e diversas outras estações tiveram entre 60 e 80 mm nesse mesmo espaço de tempo. Vale ressaltar que esse valor de Guaratiba é simplesmente o maior volume de chuva em 1 hora registrado em TODA a rede do Alerta Rio DESDE O INÍCIO DAS OPERAÇÕES EM 1997). Novamente as regiões mais atingidas são a zona sul, centro, Grande Tijuca e o litoral da zona oeste (Barra da Tijuca, Recreio e Guaratiba). Nas últimas 4 horas, chegou a chover 94 mm na Grota Funda, 75 mm na Rocinha, 62 mm no Jardim Botânico, 48 mm na Barra e 45 mm na Tijuca. A Lagoa Rodrigo de Freitas simplesmente acabou de TRANSBORDAR segundo plantão da Rede Globo feito agora pouco, e a situação do trânsito é caótica em grande parte da zona Sul. Apesar de toda essa chuva, felizmente não houve grandes perdas materiais e nenhuma perda humana. Agora chove moderado aqui em Ipanema, após uma pancada muito forte mas rápida no meio da tarde. Para finalizar, seguem alguns acumulados das últimas 24 horas no município: Guaratiba 291 mm Grota Funda 217 mm Rocinha 189 mm Jardim Botânico 178 mm Tijuca 163 mm Alto da Boa Vista 157 mm Barra 130 mm Vidigal 124 mm Santa Teresa 113 mm Laranjeiras 108 mm Copacabana 107 mm Recreio 98 mm Urca 92 mm Saúde (Centro) 90 mm Sepetiba 89 mm São Cristóvão 84 mm Grajaú 81 mm
  13. Um verdadeiro dilúvio atinge o Rio na noite dessa quinta feira. As áreas mais afetadas são a zona sul, Centro e parte mais litorânea da zona oeste (Barra, Recreio, Guaratiba). Diversos bairros já passam dos 70 mm em 1 hora, com o acumulado mais impressionante chegando a 125 mm no bairro de Guaratiba(onde em cerca de 2 horas já foram 201mm). Aqui em Ipanema também choveu muito forte e pela primeira vez em dois anos morando aqui, a minha rua alagou. Há cerca de 15 minutos a chuva passou para moderada, mas a água ainda não escoou. A situação pode ficar muito complicada nas próximas horas se a chuva continuar.
  14. Não batemos nem os 20°C hoje aqui na zona sul do Rio, terceira vez já desde o meio de outubro - sem contar as inúmeras máximas de 21, 22°C. Completamente fora do comum. A chuva deu uma trégua no meio da tarde, mas sem qualquer aparição do sol, nem mesmo claridade. No momento volta a chover bem fraco por aqui e estagnado nos 19°C.
  15. Mais um dia deprimente de tempo nublado e chuva fraca contínua no Rio, tal como foi praticamente todo o mês de outubro e como foram exatamente os últimos oito dias. Faz 19°C em Ipanema no momento com chuva e tempo muito escuro. O carioca já encontra-se carrancudo, desanimado e apático. Os ambientes estão extremamente úmidos e frios, hoje mesmo encontrei mofo nascendo no teto de um dos quartos do apartamento. Em 29 anos, não me lembro de um precedente comparável. Não há previsão de melhora significativa nas próximas duas semanas, pelo menos. Simplesmente horrível, se eu tivesse com a grana um pouco mais à vontade iria para o litoral do Nordeste até isso passar. Até para quem gosta de chuva ou frio, a situação já ficou insalubre.
  16. Outubro vai chegando ao fim como o mês mais nublado que já vi na vida no Rio, não contei mais que três ou quatro dias que o sol tivesse predominado (e pelo menos metade não teve nem mesmo uma mínima aparição). A chuva apareceu em boa parte também,na maior das vezes como chuvisco ou de forma fraca, mas mesmo quando não veio ameaçou. Com isso, temperaturas também estão bem abaixo da média e hoje não foi diferente, com máxima de apenas 22°C aqui na zona sul de Londres de Janeiro. Agora faz 19°C e claro, nublado. Para os próximos (vários) dias não deve melhorar muito, não sei vocês mas eu não aguento mais morar num clipe da Adele.
  17. Máxima de apenas 18°C hoje aqui em Ipanema, na zona sul do Rio, igualando o menor registro desse ano, e mínima de 14°C, a apenas um grau da menor do ano. Simplesmente um dia de alto inverno carioca na segunda quinzena de outubro! Memorável, sem dúvidas, ainda que o tempo nublado quase diariamente esse mês já esteja cansativo. Vale ressaltar que a máxima foi ironicamente registrada entre 17 e 18:30, pois até então não havia passado de 17°C, que inclusive é a temperatura do momento. Amanhã mais um dia nublado mas as aberturas de sol devem ser mais numerosas e por isso o frio diminui. Em 18 anos observando o tempo, esse foi de longe o dia mais frio já visto por mim em outubro nessa cidade, é a história sendo feita!
  18. Foi interessante por ser completamente fora do comum, mas realmente esse outubro nublado está deprimente. Simplesmente não é mais época.
  19. Quase onze da manhã e ainda 15°C com céu nublado aqui em Ipanema, na zona sul do Rio. Simplesmente mais frio para o horário do que qualquer dia do INVERNO desse ano. Se o sol não aparecer, sao enormes as chances da menor máxima do ANO ser registrada hoje.
  20. 14°C nessa manhã de outubro em plena Ipanema, simplesmente surreal. Chove fraco sem trégua há quase 24 horas.
  21. Dia irreconhecível para outubro no Rio. Aqui em Ipanema, zona sul, tivemos máxima de apenas 20°C e mínima de 17°C, que é a temperatura do momento. Ontem a máxima foi de 22°C, e o maior vem amanhã, com uma muito provável e raríssima máxima abaixo de 20°C em outubro (em 18 anos observando, não lembro de já ter visto, embora já tenha ocorrido em novembro uma vez).
  22. Dia de muito calor devido ao pre frontal no Rio, como desde pelo menos fevereiro não tínhamos. No INMET, a máxima no município atingiu 39,0°C, mas nas estações do Alerta Rio fez até 40,6°C em Guaratiba (e as estações de Santa Cruz e Riocentro também chegaram a 40°C). Até mesmo estações com pouca tradição de esquentarem tanto não saíram ilesas, com 36,7°C no Alto da Boa Vista e 36,9°C no Forte de Copacabana, que é literalmente debruçada no mar e mais fresca que as ruas internas do próprio bairro. Na Pws do Leblon, aqui pertinho de casa, fez incríveis 38,6°C. Com a virada da direção do vento pouco depois das 15h, a situação melhorou mais ainda tá abafado, com 29°C agora aqui em Ipanema.
  23. A fumaça desceu forte para o Rio hoje, e apesar do sol, o céu está quase que esbranquiçado. Tivemos uma noite praticamente de verão com mínimas entre 24 e 26°C e agora pela cidade temos temperaturas entre 31 e 35°C. Pela secura, não chega a ser tão sufocante, mas o nariz e garganta já sentem. Por sorte, diferente de boa parte do país essa situação de tanta fumaça e secura dura pouco e amanhã já devemos ter um alívio.
  24. Mais um dia nublado e de friozinho no Rio com 19°C aqui em Ipanema e céu bem escuro, com a brisa úmida parece mais frio. Ontem tivemos um dia também bem escuro e com chuva praticamente ininterrupta que variou de garoa até moderada em alguns momentos (acumulados na casa dos 30 a 50 mm nas proximidades) com mínima de 17°C e máxima de só 19°C (bem menos do que o previsto), este ano já foram cinco máximas sub 20 por aqui, o que não é muito comum e normalmente acontece só umas duas vezes por ano.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.