Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Junho/2023


Recommended Posts

Em 17/06/2023 em 07:02, Darley disse:

2015 continuará sendo o único ano sem Sub-10 no Mirante. 

 

Mínima de 09,5°C no Mirante, portanto confirmando a primeira sub-10 do ano na estação mais importante da cidade. Acho que vai ser difícil repetir a ruindade de falta de frio do inverno 2015, em termos de extremos de frio. Nas médias de temperatura, acho que 2002 ainda é pior. 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

A mínima no Sesc Inmet hoje foi uma mínima deliciosa 7.6 graus .

 

Não estava previsto essas temperaturas em topos na cidade pelos principais institutos.

 

O Sesc conseguiu empatar com o Iag , que sempre ganha nas mínimas. 

 

Suspeito que essa seja a mínima do ano até o final, como esse ano está bem parecido com 2009 , que após Junho teve um inverno bem sem graça,  já fico conformado hehe .

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano registrada hoje aqui em casa: 7.4ºC; na automática do INMET deu 4.6ºC. Pelo segundo dia consecutivo, lá pelas 5h e tanto baixou neblinão forte, o que acredito que impediu maior resfriamento aqui em casa.

Agora já tenho 10.8ºC, subindo rápido, sol entre nuvens e quase sem vento.

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Conforme o previsto pelo europeu, a manhã deste sábado vem sendo marcada pelo frio e chuva fraca, de modo a proporcionar uma  sensação de frio úmido não tão frequente por estes bandas...uma coisa é certa, este tempinho está  sendo perfeito para matar as saudades de SC!

Screenshot_2023-06-17-09-09-48-575_com.android.chrome.jpg

Screenshot_2023-06-17-09-08-01-207_com.android.chrome.jpg

 

 

Screenshot_2023-06-17-09-05-08-901_com.windyty.android.jpg

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 08:56, Renan disse:

 

Mínima de 09,5°C no Mirante, portanto confirmando a primeira sub-10 do ano na estação mais importante da cidade. Acho que vai ser difícil repetir a ruindade de falta de frio do inverno 2015, em termos de extremos de frio. Nas médias de temperatura, acho que 2002 ainda é pior. 

 

Está bom demais...eu sinceramente desconfiava que sequer teríamos alguma sub-10 em inverno com el Nino atuando. Para mim está de bom tamanho já.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

INMET-JF com temperaturas acima da média para Junho até o momento. 

 

image.png.f95fcd265c6b3e777df1143d495b9ebc.png

 

Anomalia de +01,1 nas mínimas e +00,8 nas máximas. Não houve nenhuma advecção de ar frio significativa no mês até o momento, que é a pior coisa para os topos. Mês com poucas variações de temperatura, sem calor e sem frio. A chuva acumulada está em 15,4mm e com isso faltam 2mm para chegar na média mensal (sim, o regime de chuvas daqui é bem baixo no trimestre JJA).

  • Like 19
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 05:21, A.Carlos disse:

 

São Paulo registrando boas marcas nesta madrugada.

 

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 4,9℃

- CGE PARELHEIROS: 6,2℃

- CETESB PICO DO JARAGUÁ: 6,8℃

- CGE PINHEIROS: 7,3℃

- INMET SESC: 7,6℃

- INMET MIRANTE: 9,6℃

 

Mínimas de hoje  em Sampa (INMET e CGE).

Fica bem nítido como o topão do Mirante "sofreu" para ter mínima decente hoje. :D

 

Capela do Socorro: 4,3°C

Barragem-Parelheiros: 6,2°C

Perus: 6,8°C

Pinheiros: 7,2°C

Butantã: 7,6°C

IAG: 7,6°C

INMET-Interlagos (SESC): 7,6°C

São Mateus: 7,6°C

Campo Limpo: 8,2°C

M'Boi Mirim: 8,3°C

Tremembé: 8,3°C

Pirituba: 8,4°C

Cidade Ademar: 8,5°C

Ipiranga: 8,6°C

Capela do Socorro-Subprefeitura: 8,7°C

Jabaquara: 8,7°C

Vila Mariana: 8,7°C

Freguesia do Ó: 8,8°C

Lapa: 8,8°C

Santana: 8,9°C

Vila Maria: 9,0°C

Vila Prudente: 9,0°C

Penha: 9,2°C

INMET-Mirante de Santana (Conv): 9,3°C

Itaquera: 9,4°C

Santo Amaro: 9,4°C

INMET-Mirante (Aut): 9,5°C

Itaim Paulista: 9,8°C

Vila Formosa: 9,8°C

Mooca: 9,9°C

Sé: 10,0°C

São Miguel Paulista: 10,2°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 19
  • Thanks 5
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 10:25, Aldo Santos disse:

 

Mínimas de hoje  em Sampa (INMET e CGE).

Fica bem nítido como o topão do Mirante "sofreu" para ter mínima decente hoje. :D

 

Barragem-Parelheiros: 6,2°C

IAG: 7,6°C

INMET-Interlagos (SESC): 7,6°C

Jabaquara: 8,7°C

INMET-Mirante de Santana (Conv😞9,3°C

 

 

Apenas para resumir: IAG (topo), CGE PARELHEIROS (topo), CGE JABAQUARA (topo), INMET SESC (topo, PRÓXIMO À REPRESA)...Definitivamente, o INMET MIRANTE foi feito em cima de um forno a lenha !!!!

 

  • Like 12
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Mínimas no sul de SP:

 

 3,8°C Itapetininga (639 m | CIIAGRO)

 4,0°C Bom Sucesso de Itararé (844 m | PWS)

 4,6°C Juquitiba (690 m | CIIAGRO)

 4,7°C Apiaí (914 m | CIIAGRO)

 5,0°C Capão Bonito (709 m | CIIAGRO)

 5,3°C Itapirapuã Paulista (579 m | CIIAGRO)

 5,5°C Guapiara (759 m | CIIAGRO)

 5,7°C Piraju (687 m | CIIAGRO)

 5,9°C São Miguel Arcanjo (708 m | CIIAGRO)

 6,2°C Barra do Chapéu (812 | CIIAGRO)

 6,2°C Tejupá (640 m | CIIAGRO)

 6,3°C Paranapanema (700 m | CIIAGRO)

 6,4°C Ribeirão Branco (788 m | PWS)

 6,6°C Itaberá (696 m | CIIAGRO)

 6,7°C Sarapuí (586 m | CIIAGRO)

 6,8°C Taquarituba (640 m | CIIAGRO)

 6,9°C Sarutaiá (842 m | CIIAGRO)

 7,2°C Itaóca (191 m | CIIAGRO)

 7,2°C Itapeva (743 m | INMET)

 7,5°C Buri (663 m | PWS)

 7,6°C Itaporanga (621 m | PWS)

 7,8°C Barra do Turvo (659 m | INMET)

 7,9°C Riversul (601 m | CIIAGRO)

 8,1°C Itaí (676 m | PWS)

 8,2°C Timburi (727 m | PWS)

 8,3°C Coronel Macedo (619 | PWS)

 9,1°C Iporanga (109 m | CIIAGRO)

10,1°C Eldorado (26 m | CIIAGRO)

10,1°C Jacupiranga (44 m | CIIAGRO)

10,2°C Pariquera-Açu "2" (28 m | CIIAGRO)

10,3°C Sete Barras (27 m | CIIAGRO)

10,5°C Pedro de Toledo (61 m | CIIAGRO)

10,7°C Iguape (3 m | INMET)

10,7°C Juquiá (17 m | CIIAGRO)

10,8°C Cajati (69 m | CIIAGRO)

11,3°C Registro (35 m | INMET)

12,9°C Itariri (81 m | CIIAGRO)

13,8°C Peruíbe (14 m | CIIAGRO)

  • Like 16
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi de muito sol em Adamantina só nublou um pouco após às 20h a variação de temperatura em casa foi de 8,4ºC/18,1ºC (menor mínima do ano até o momento).

 

Já hoje amanhecemos com 8,9ºC temperatura deve chegar aos 19ºC a tarde.

 

A chuva acumulada no evento dessa semana: 107,5mm, junho bem acima da média, no ano já passamos dos 1000mm.

 

  • Like 19
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Ontem variamos entre 14,6°C e 18,2°C. A densa neblina persistiu praticamente até o meio-dia. A precipitação como um todo não foi tão significativa, acumulando apenas 7,6 mm. Não foi como no final de maio, quando acumulamos 60 mm em um dia, mas toda precipitação é bem-vinda.

 

Essa MP está me agradando até agora. É o terceiro/quarto dia consecutivo abaixo da média, com a umidade sempre alta.

 

Mínimas absolutas amanhã:

 

image.png.a9940370813e4e37c110f9bfb1942757.png

 

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 11:12, LucasFSopranos disse:

Bom dia!

 

Ontem variamos entre 14,6°C e 18,2°C. A densa neblina persistiu praticamente até o meio-dia. A precipitação como um todo não foi tão significativa, acumulando apenas 7,6 mm. Não foi como no final de maio, quando acumulamos 60 mm em um dia, mas toda precipitação é bem-vinda.

 

Essa MP está me agradando até agora. É o terceiro/quarto dia consecutivo abaixo da média, com a umidade sempre alta.

 

Mínimas absolutas amanhã:

 

image.png.a9940370813e4e37c110f9bfb1942757.png

 

🥶

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Mudança no tempo em Belo Horizonte também, finalmente! Depois de uma semana de muito sofrimento (não pelas temperaturas, que estiveram muito agradáveis) mas pela completa ausência de tudo diante da turbulência na América do Sul, voltou a chover na RMBH na noite de ontem:

 

C0860B41-A079-4839-A5A7-E3D972E2A364.thumb.jpeg.a98ad3e9e8f1833e49e5619de48e7576.jpeg
 

AD6C4894-2A3A-4242-8C35-B4D3FDF36991.thumb.jpeg.50eec3ea0de8533651fa7e60301ee6ac.jpeg

 

Assim como em Juiz de Fora, as chuvas foram sempre fracas e acumularam pouco (entre 2 e 5 mm), mas vale lembrar que estamos em plena estiagem e a precipitação foi contínua por algumas horas. Uma chuvinha boa.

 

Agora durante o dia, temos um dia encoberto e fresco. A mínima ainda foi alta (17C), mas ainda não passamos dos 21,5C ao meio dia.

 

 

Edited by LeoP
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Buen día, comparto las temperaturas extremas en la estación Melilla el día jueves y el dia viernes:

 

Dia Jueves 15/6:

 

JUEVES.jpg.1198f71ba9a1e660ecafb63aa444a0f1.jpg

 

Día viernes 16/6:

 

image.png.fdfbb63c4df97337fdf69729d5c0e8f5.png

 

Actualmente tenemos un mediodia nuboso, con lloviznas y con apariciones de sol, 9,8°C en la estación principal de la ciudad  a las 12hrs:

 

image.png.e14cef92e30e7dc57125e91e66677585.png

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/06/2023 em 21:51, BrunoSaoPauloCapital disse:

Isso depende dos gostos e do jeito de cada pessoa. Eu, por exemplo, gosto muito de dirigir pela estrada em dias de céu totalmente fechado com nuvens cinzas, enquanto faz 14 ºC lá fora, ouvindo músicas meio melancólicas. É uma sensação de nostalgia, junto com um frio na barriga quase indescritível.

 

Em relação à chatisse atual, também depende do gosto da pessoa. Eu gosto de uma boa sequência de dias chuvosos sem tocar nos 21 ºC, mas também considero chato, caso a chuva não pare depois de uns 6 dias. Em fim, tudo é meio relativo.

 

Em relação à estação do ano, nós já estamos no inverno meteorológico há 15 dias. E o padrão de inverno entrou para valer no dia 11 de junho.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

No monitoramento, eu fiquei meio nos últimos 5 dias devido ao nascimento da minha segunda filha. Pelo que eu acompanhei nesses 5 dias aqui na Baixada Santista - litoral de São Paulo, foram 4 dias de chuva quase ininterrupta (de 12 a 15 de junho), com mínimas de 18 ºC e máximas de 20 ºC.

 

Hoje, o dia ainda amanheceu meio nublado, mas o céu ficou bem azul às 11:30. A temperatura oscilou entre 17 ºC e 22 ºC.

 

Temos previsão de mínima de 12 ºC amanhã, o que seria a menor temperatura de 2023. Máxima por volta de 18 ºC.

Parabéns pelo nascimento da sua filha. Que venha logo o(a) terceiro(a)! 

 

Por aqui amanhecemos com 8⁰C mas, ao contrário do que eu esperava, não havia diferença entre vale e topo, logo, nada de geada. Em alguns pontos teve nevoeiro nas baixadas. O sol de ontem já ajudou a aquecer um pouco os ambientes internos. 

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 10:16, Luide Luckmann disse:

Pra deixar o pessoal atualizado kkkk.

Acho que poderia se criar um tópico de projeções a longo prazo, mesmo que quem acompanha o fórum tenha ciência de que a taxa de acerto é baixa, mas ficaria mais fácil buscar os comparativos. Somente uma sugestão

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 11:04, Otavio Cyrino disse:

Mínimas no sul de SP:

 

 3,8°C Itapetininga (639 m | CIIAGRO)

 4,0°C Bom Sucesso de Itararé (844 m | PWS)

 4,6°C Juquitiba (690 m | CIIAGRO)

 4,7°C Apiaí (914 m | CIIAGRO)

 5,0°C Capão Bonito (709 m | CIIAGRO)

 5,3°C Itapirapuã Paulista (579 m | CIIAGRO)

 5,5°C Guapiara (759 m | CIIAGRO)

 5,7°C Piraju (687 m | CIIAGRO)

 5,9°C São Miguel Arcanjo (708 m | CIIAGRO)

 6,2°C Barra do Chapéu (812 | CIIAGRO)

 6,2°C Tejupá (640 m | CIIAGRO)

 6,3°C Paranapanema (700 m | CIIAGRO)

 6,4°C Ribeirão Branco (788 m | PWS)

 6,6°C Itaberá (696 m | CIIAGRO)

 6,7°C Sarapuí (586 m | CIIAGRO)

 6,8°C Taquarituba (640 m | CIIAGRO)

 6,9°C Sarutaiá (842 m | CIIAGRO)

 7,2°C Itaóca (191 m | CIIAGRO)

 7,2°C Itapeva (743 m | INMET)

 7,5°C Buri (663 m | PWS)

 7,6°C Itaporanga (621 m | PWS)

 7,8°C Barra do Turvo (659 m | INMET)

 7,9°C Riversul (601 m | CIIAGRO)

 8,1°C Itaí (676 m | PWS)

 8,2°C Timburi (727 m | PWS)

 8,3°C Coronel Macedo (619 | PWS)

 9,1°C Iporanga (109 m | CIIAGRO)

10,1°C Eldorado (26 m | CIIAGRO)

10,1°C Jacupiranga (44 m | CIIAGRO)

10,2°C Pariquera-Açu "2" (28 m | CIIAGRO)

10,3°C Sete Barras (27 m | CIIAGRO)

10,5°C Pedro de Toledo (61 m | CIIAGRO)

10,7°C Iguape (3 m | INMET)

10,7°C Juquiá (17 m | CIIAGRO)

10,8°C Cajati (69 m | CIIAGRO)

11,3°C Registro (35 m | INMET)

12,9°C Itariri (81 m | CIIAGRO)

13,8°C Peruíbe (14 m | CIIAGRO)

Em minha PWS em Ibiuna, mínima de 5.5C

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

E a mínima por volta das 7 da manhã conseguiu baixar um pouco e chegou em 5,9!!! ❄️❄️❄️

 

agora a tarde tá aquele solzinho que nem esquenta, faz apenas 17,3° a máxima chegou em 18,4° 

 

a mínima de amanhã pode ser parecida/igual hoje

 

céu limpíssimo

 

pelos modelos as mínimas ficam sub 10 domingo, segunda e terça aqui, a máxima so deve passar de 20 na segunda ...

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas em POA.

 

Belém Novo (INMET): 9,7°

Jardim Botânico (INMET): 11,0°

Chácara das Pedras: 11,2°

Aeroporto: 11,8°

Centro: 12,1°

 

Canoas (Base Aérea): 11,9°

 

O vento e o tempo fechado da madrugada deixaram as mínimas muito homogêneas no município. Nessas ocasiões fica mais frio quanto mais elevado. Faltam estações nos morros de POA.

 

Agora sol aparecendo com muitas nuvens. Faz 16,0° com 62%.

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

Nesses últimos dias: 

 

Quarta 14/06: 14°C - 17°C (13 mm.)

Quinta 15/06: 13°C - 17°C (14,5 mm.)

 

Ontem, no período da manha, garoa e muita neblina, com máxima de 15°C. A partir do meio da tarde o tempo foi se firmando e esfriando, a mínima tanto de ontem quanto de hoje: 8°C

 

Após uma manhã até um pouco nublada, neste momento céu mais limpo e gelados 17°C

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 10:53, A.Carlos disse:

 

Apenas para resumir: IAG (topo), CGE PARELHEIROS (topo), CGE JABAQUARA (topo), INMET SESC (topo, PRÓXIMO À REPRESA)...Definitivamente, o INMET MIRANTE foi feito em cima de um forno a lenha !!!!

 

 

Mas existem topos e topos.

CGE Parelheiros, Interlagos e IAG são topos suaves.

 

Jabaquara fica no alto mas não tem encosta perto e, a rigor, nem topo é.

 

O Mirante é um baita topão na beira de encosta.

É muito difícil o ar frio ficar retido lá.

Vai "escorrer" pela encosta, não tem jeito.

A não ser que seja na advecção, na entrada do ar frio.

Agora, com ar parado, sem ou com muito pouco vento, não tem jeito.

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite.. A ff chegou e veio a chuva, pouca mas veio. O destaque mesmo foi para a maxima de 19,7 na área urbana (pontual), pois fez frio diurno (temperaturas entre 17/18 graus enquanto estava claro). No momento (18:00) temperatura na casa dos 16°C aqui em Conselheiro Paulino.

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Noite começando com temperaturas em queda e ventos soprando do mar (desde o meio da tarde). Esses ventos chegam a trazer nuvens baixas (após um dia com predomínio de nuvens altas).

 

Na maioria das estações do CGE, temos 14/15 graus e umidade na casa dos 70/80%.

 

 

Imagem da câmera da região central da cidade.

XgbdLXm.jpg

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2023 em 21:12, Aldo Santos disse:

Algumas temperaturas de hoje (Automáticas INMET)

 

Rio Branco-AC: 10,9°C / 15,0°C

 

Boca do Acre-AM: 11,3°C / 15,3°C

 

Vilhena-RO: 8,0°C / 15,9°C

 

Itiquira-MT: 8,1°C / 10,5°C

Primavera do Leste-MT: 7,9°C / 11,7°C

Tangará da Serra-MT: 7,2°C / 12,1°C

Alto Taquari-MT: 8,7°C / 13,2°C

Porto Estrela-MT: 9,2°C / 13,5°C

Rosário do Oeste-MT: 10,6°C / 13,5°C

Cuiabá-MT: 9,9°C / 13,9°C

Campo Verde-MT: 7,7°C / 14,1°C

Rondonópolis-MT: 10,6°C / 14,4°C

Salto do Céu-MT: 8,5°C / 14,5°C

Sapezal-MT: 8,6°C / 15,2°C

 

Ponta Porã-MS: 4,6°C / 7,0°C

Campo Grande-MS: 7,2°C / 8,9°C

Dourados-MS: 6,9°C / 9,1°C

Bandeirantes-MS (SEMAGRO): 7,7°C / 9,1°C

Amambaí-MS: 6,6°C / 9,2°C

Juti-MS: 7,7°C / 9,2°C

Sete Quedas-MS: 6,4°C / 9,4°C

Sidrolândia-MS: 7,2°C / 9,4°C

Sonora-MS: 8,1°C / 9,5°C

Nova Alvorada do Sul-MS: 7,7°C / 9,8°C

Rio Brilhante-MS: 7,9°C / 9,8°C

Maracaju-MS: 7,5°C / 10,0°C

Itaquiraí-MS: 8,1°C / 10,0°C

Bonito-MS (SEMAGRO): 6,7°C / 10,5°C

Camapuã-MS: 9,6°C / 10,9°C

Miranda-MS: 8,4°C / 11,2°C

Bataguaçu-MS: 9,7°C / 11,3°C

Nhumirim-MS: 8,6°C / 11,7°C

Coxim-MS: 9,5°C / 11,7°C

Ribas do Rio Pardo-MS (SEMAGRO): 9,1°C / 11,8°C

Corumbá-MS: 8,1°C / 12,0°C

Água Clara-MS: 10,3°C / 12,1°C

 

Tem cabimento uma cidade do Amazonas fazer mais frio que a capital paulista no mesmo dia, isso é realmente histórico, uma máxima tão baixa em Primavera do Leste não ocorria há mais de 20 anos, INMET registrou algo mais baixo  do que registraria no primeiro pulso da onda de frio de julho de 2000 e na onda de frio de junho de 2001. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Entrada de ar frio ocorrendo por aqui. Agora temos 17,1C na Davis-baixada e 14,0C na Ambient Weather - topo. Não é uma advecção forte , mas tá dando pro gasto, tá friozinho no vento. 
 

Durante a tarde ainda tivemos alguns CB’s passando pela região , alguns até com granizo, mas nenhum deles atingiu JF. Então ficamos mesmo com os 4,4mm da madrugada. Próxima chuva, só Deus sabe. 

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

@Renan eu achava que JF tivesse média mais alta no inverno, tipo algo próximo de São Paulo. 15 mm é praticamente a mesma coisa da RMBH.

 

Falando daqui, Belo Horizonte teve um dia encoberto hoje (com algumas poucas aberturas), como há um tempo eu não presenciava. Após a noite anterior instável, chuvas muito pontuais e fracas voltaram a cair pela cidade, nada de significativo.

 

As temperaturas estiveram amenas, sem frio nem calor, entre 17 e 23C:


12:00, com nuvens mais escuras e mammatus 👇🏻

A87C3026-DADD-47CD-A98A-FA98CC39F9B8.thumb.jpeg.3486f4edfe9f12698531be00649b756f.jpeg


 

17h, com diminuição de nuvens👇🏻

166FC90B-DBF0-4B10-B8CF-C3E0C2FFCE81.thumb.jpeg.155a99435dcec711f15ebc7a5809bf58.jpeg


 

Agora a noite o tempo abriu quase completamente e o ar frio finalmente avança, quase uma semana depois de ter chegado ao Brasil.

 

Às 20h, já tenho 17,8C, valor muito próximo da última mínima. A próxima semana promete ser inteira invernal, mas sem nada de especial como várias regiões do Brasil vivenciaram (chuva/vento/frio/neblina etc).

 

Somente a protocolar variação entre 23 e 9 graus.

Edited by LeoP
  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal! 

 

Cheguei ontem a noite, por volta de 23:00 à Curitiba, com temperatura em 10°C, após decolagem de Confins antes das chuvas que atingiram a RMBH. Deu para perceber a atmosfera bastante turbulenta no trecho entre BH e Oliveira por volta das 22:00 da sexta-feira. Já aqui em Curitiba, o tempo estava mais estável, com o que chamamos de frio de qualidade e algum vento. 

 

Acordei bem cedo para fazer o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, e deste modo senti os 8°C de mínima da capital Paranaense hoje, com tempo nublado. O trem atrasou um pouco e antes de descermos a serra me chamou a atenção o fato da temperatura não subir ao longo do dia, o que é a mais notável diferença com relação a BH. 

 

No passeio, tirei algumas fotos. Esta primeira foi enquanto passávamos pela terra do @Carlos Campos, Piraquara. Era pouco mais de 11:00 e a temperatura ainda era de 14°C. Detalhe para as belas araucárias. 

 

20230617_111940.thumb.jpg.3fe120df101abc9749874d6e25371d1e.jpg

 

Ao longo da descida, o tempo foi abrindo e proporcionou vistas muito belas da Serra do Mar. 

 

20230617_123029.thumb.jpg.a9b91b582ec4cce5141aa3b5bc417272.jpg

 

Em Morretes, a temperatura chegou a 23°C, e em alguns momentos a diferença para Curitiba se aproximou de 10°C. Eu nunca tinha presenciado uma diferença tão grande em um trecho tão curto. Abaixo uma foto da cidade às 15:00.

 

20230617_145702.thumb.jpg.dc212d748492bab7b5a6e4c8839569ac.jpg

 

Na volta foi a mesma coisa, saimos com 20°C antes das 17:00 de Morretes para chegar em Curitiba depois das 18:00 com 11°C. Frio com essa intensidade nesse horário em BH é algo extremamente raro, então foi como se fosse 06:00 pra mim. 

 

No momento (21:45), temos 9°C aqui em Curitiba. O céu está ficando nublado em alguns momentos e tenho minhas dúvidas se a queda será muito boa na madrugada, a ponto de ter geadas isoladas e 4°C como dizia a previsão. Mas seguirei acompanhando.  

  • Like 17
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Em 17/06/2023 em 20:51, LeoP disse:

@Renan eu achava que JF tivesse média mais alta no inverno, tipo algo próximo de São Paulo. 15 mm é praticamente a mesma coisa da RMBH.

 

Falando daqui, Belo Horizonte teve um dia encoberto hoje (com algumas poucas aberturas), como há um tempo eu não presenciava. Após a noite anterior instável, chuvas muito pontuais e fracas voltaram a cair pela cidade, nada de significativo.

 

As temperaturas estiveram amenas, sem frio nem calor, entre 17 e 23C:


12:00, com nuvens mais escuras e mammatus 👇🏻

A87C3026-DADD-47CD-A98A-FA98CC39F9B8.thumb.jpeg.3486f4edfe9f12698531be00649b756f.jpeg


 

17h, com diminuição de nuvens👇🏻

166FC90B-DBF0-4B10-B8CF-C3E0C2FFCE81.thumb.jpeg.155a99435dcec711f15ebc7a5809bf58.jpeg


 

Agora a noite o tempo abriu quase completamente e o ar frio finalmente avança, quase uma semana depois de ter chegado ao Brasil.

 

Às 20h, já tenho 17,8C, valor muito próximo da última mínima. A próxima semana promete ser inteira invernal, mas sem nada de especial como várias regiões do Brasil vivenciaram (chuva/vento/frio/neblina etc).

 

Somente a protocolar variação entre 23 e 9 graus.


Já foi um pouco maior essa precipitação média de Junho, Léo. Na normal 73-90 (medições no local atual começaram em 1973), essa média era de pouco mais de 20mm, hoje é 17mm. Desconfio que tem a ver com a frequência menor de sistemas frontais conseguindo chegar aqui. Mesmo assim, dá para perceber que a estiagem também é forte aqui, sendo bem mais sentida que no sul de Minas por exemplo. 
 

Engraçado que BH e JF seguem relativamente parecidas na quantidade de precipitação no inverno, enquanto JF e Rio tem mais a ver com a força que as advecções polares chegam. 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA o tempo começou a abrir em torno das 21h15min e a temperatura começou a cair. Tenho 11,6° e u.r. de 86% com nuvens de novo. A mínima da manhã foi de 11,2°. 

 

Time-lapse do anoitecer a velocidade de 120 vezes.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.