Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LucasFSopranos

Members
  • Posts

    780
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by LucasFSopranos

  1. O destaque hoje aqui na região foi a mínima absoluta de 2,2°C no INMET de Passos. Considerando que a meia noite estava com 5,6°C e o ponto de orvalho em 4,7°C até que caiu bastante. É a menor mínima absoluta para maio por lá desde da abertura da estação em 2007, a anterior era de 3,0°C (2010). Também no dia 18 teve a menor máxima absoluta pra todos meses nesse período de 15 anos com 15,8°C superando a máxima de 16,1°C de julho de 2013. Essa MP histórica de 2013 ficou bloqueada praticamente em cima da região, então até que a máxima foi baixa considerando isso. Hoje ficou claro que a nebulosidade e o vento impediram mínimas negativas na região como foi no ano passado em julho. Eu colocaria essa MP como a mais forte dos últimos 30 anos para o mês de maio por aqui. 1. 2022 2. 1999 3. 2020 4. 2018 5. 2007
  2. O timing que não aconteceu ontem, segundo alguns modelos pode acontecer hoje e amanhã. A tarde com algumas nuvens e limpando na parte da noite, sem muito vento, possibilitando mínimas menores. ICON 06z amanhã:
  3. Está sendo um evento de frio forte, principalmente pela tarde fria com sol e ventos fortes no dia de ontem. Estava entre 11° e 13°C com sol, mas certamente a sensação tava abaixo de 8°C por causa das rajadas. A cada rajada a mão congelava mais um pouco. Quem saiu com luvas ontem acertou a mão, literalmente. Mas em relação as mínimas por enquanto está normal para um evento forte. Talvez amanhã será o dia das menores mínimas já que não teremos nuvens à noite e os ventos diminuíram bastante. Porém nada preocupante para lavouras, provavelmente apenas geadas isoladas. As lavouras foram salvas pela nebulosidade e os ventos como estava previsto. Mas foi bom assim. Imagine o cenário: esse frio em altitude + metade daquela secura em 20 de julho do ano passado. Com certeza teríamos mínimas de -4°C e -3°C. É mais um evento forte em maio como aconteceu nos últimos anos em 2018(máxima baixa com sol e mínimas baixas) e 2020(temperatura baixa à tarde toda com chuva e mínimas baixas.) Parece que se estabeleceu um padrão a cada 2 anos uma MP forte no mês de maio. Agora esse ar frio continuará influenciando aqui até segunda-feira, depois volta para o padrão normal do mês. Aí só lá no início de junho aparece outra MP influenciando, porém é apenas especulação pela distância. Bom dia a todos bazianos!
  4. A estação do distrito de Monte Verde parou de reportar lá pelas 23:00 e já estava com 4,8°C. A estação automática de Franca-SP, que eu estava acompanhando, também aconteceu o mesmo e já estava com 7,5°C no mesmo horário. Coincidências...
  5. Agora sim começou a ficar bom. Os ambientes internos gelados e o vento frio batendo lá fora. E é exatamente entre a madrugada e amanhã cedo que o ar frio na altitude de 1500m atingirá seu ápice por aqui: O ECMWF 12z aumentou a máxima para amanhã, porém creio que é outlier já que a média de todos membros continua concordando com uma máxima mais baixa.
  6. Para cá já temos o consenso entre todos os modelos que teremos uma máxima entre 12°C e 13°C com sol no dia 18. A duvida que fica é se nesse dia à tarde teremos umidade abaixo de 50% e alguma nebulosidade na madrugada, afetando no outro dia a formação da geada. Por enquanto o único que mostra a URA nesse dia abaixo de 50% é o GFS. Agora bem interessante ver mapas de temperaturas de antes do ar frio chegar e depois no Norte de Minas, Norte de Goiás e Sul de Tocantins: Dia 18 às 06:00 da manhã: Dia 20 no mesmo horário: Diferença de 10°C em dois dias!!!
  7. Pra ficar registrado essa previsão para o Distrito de Monte Verde na Mantiqueira: Se eu não estiver enganado, a menor máxima absoluta lá foi de 7°C em 2007. Então essa próxima MP tem potencial para ficar no TOP 3 menores máximas na estação meteorológica mais fria de Minas Gerais do INMET.
  8. Na minha opinião, o GFS 18z foi o pior para as lavouras na questão de geadas. Máxima de 18°C com sol no dia 17 e o ar frio entrando com força lá pelas 18:00 e a temperatura caindo até 1°C na manhã do dia 18. Detalhe: 0,7°C em 850hPa!! No mesmo dia, a máxima seria de 13,7°C com 34% de URA e o ponto de orvalho em -1,9°C. Imagine a queda da temperatura entre a noite e a madrugada. Acho que depois das rodadas de hoje, fica claro que ela será muito forte pra grande parte do país. Tanto é que o INMET já emitiu o alerta de geada para várias regiões do Sudeste. Os próximos dias serão para os modelos decidir se no dias com as menores máximas teremos alguma nebulosidade, URA mais baixa ou se teremos ventos fortes na madrugada. Isso tudo pode afetar na formação da geada no outro dia de manhã. Fato é que esse cenário sugerido pelo GFS às 18z é péssimo para quem tem lavouras em áreas de "risco" a geadas.
  9. Interessante essa previsão do modelo inglês em que coloca a linha de -0°C, -1°C em 850hPa entrando no Estado de São Paulo e pegando um pouco Minas Gerais:
  10. O ECMWF 00z também aposta nessa sensação térmica bem baixa, principalmente no dia 18. Aqui ele coloca às 15:00, a temperatura de 13°C com 50% de umidade, 29 km/h de vento médio e rajadas de 62km/h e tempo parcialmente nublado. Por esse cenário, o risco de geada seria bem baixo, porém a sensação térmica seria absurdamente baixa. Temperatura às 15:00 na Mantiqueira e partes de São Paulo: Em todo o Sudeste: Rajadas:
  11. É parecido as anomalias nas duas regiões, Victor Naia. Naquele mapa do ECMWF 12z as áreas com maiores anomalias estão no Paraná/Norte de Santa Catarina na divisa com o Paraguai e pequenas áreas no Triângulo Mineiro e Sul de Goiás. Veremos se esse mesmo cenário de hoje mantém nos próximos dias. Acho que na sexta-feira já teremos uma boa noção.
  12. Essa é a máxima no dia 18 no Sudeste, segundo o modelo Europeu na rodada 12z: Aqui na região com 13°C a tarde com sol. E a média de todos membros do modelo Europeu está com uma máxima de 15,1°C, ou seja não é um membro isolado propondo esse cenário. Hoje foi a rodada mais forte em todos os modelos pra essa MP.
  13. @marinhonani, uma boa noticia. Segundo o coordenador da 5° DISME, a estação daqui está coletando os dados, mas não está transmitindo. Lá em junho vão fazer a manutenção e recuperar esses dados. Enquanto ela não volta a transmitir esses dados, fico olhando como parâmetro as estações de Passos, Franca e outras da CIIAGRO, Cooxupé e etc mais próximas daqui. Não sei se você já tinha visto a PWS em Santo Antônio da Alegria, SP bem perto daqui que está a 1160m de altitude. Fica localizada nesse morro: Imagem de Santo Antônio com esse morro ao fundo: O link dela: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISANTO161/ Está fazendo 19,9°C agora, depois da passagem de uma chuva fraca que mais cedo estava lá no interior de SP como o @Maicon mostrou e chegou agora na região.
  14. Pois é, marinhonani. Faz quase 1 ano e meio que essa estação automática não funciona. No ano passado em agosto, o jornal aqui da cidade entrou em contato com o 5°DISME e disseram que o problema da não manutenção era orçamentário e a covid-19. Complicado! A covid-19 não pode ser mais uma desculpa já que a vacinação em Minas está bem avançada. A orçamentária já é uma "desculpa" antiga e não tem como argumentar contra, infelizmente. De todas estações automáticas do INMET em Minas Gerais apenas mais 3 estão com pane e só uma está mais tempo sem funcionamento que a daqui. É uma pena, mas é mais um buraco de 1 a 2 anos(sabe-se lá se voltará) nos dados de uma estação meteorológica que começou a funcionar no mesmo local lá na década de 40.
  15. Pra cá na minha opinião as rodadas dos modelos do dia de hoje continuaram ótimas. O ECMWF sim deu uma diminuída, mas não tanto quanto como foi para alguns regiões. Em rodadas anteriores tinha previsto para o dia mais frio mínimas de por exemplo 3°C, 5°C e agora está em 6°C. Na minha opinião 2°C ou 3°C de diferença pode ser devolvida com facilidade em algumas rodadas. Pelo GFS da 18z teríamos um cenário bem mais forte com a MP atuando do dia 16 até o dia 26 com mínimas abaixo ou igual a 3°C em três dias seguidos e nos outros dias com mínimas e máximas com anomalia negativa significativa. Já o modelo Canadense na rodada 12z foi a rodada mais forte para cá desse modelo. Máximas de 12°C/13°C com sol nos dias mais frios. Creio que essa MP será um meio termo do cenário sugerido por esses três modelos hoje.
  16. Péssima noticia essas ultimas rodada pra quem curte um cafezinho. Se já está alto o preço do café nos mercados, imagine com mais uma onda de frio bem forte antes mesmo dos meses de junho e julho. Por essa previsão atual ela seria bem democrática chegando até o norte de Minas e sul da Bahia. Montes Claros lá no norte de Minas está com previsão de 9°C sendo que o mínima absoluta para maio por lá é de 9,8°C. Vamos acompanhando pra ver se de fato essa MP vai chegar tão forte assim no Sudeste.
  17. Hoje amanheceu com as menores mínimas do ano aqui na região. Com o tempo bem úmido desde do inicio da tarde de ontem, a sensação foi de ainda mais frio. Mínimas absolutas: 7,1°C - Caldas, MG 8,4°C - Cabo Verde, MG 8,7°C - Poços de Caldas, MG 8,8°C - Santo Antônio da Alegria, SP *Estação que está a 1160m de altitude. Deve ser um dos lugares mais altos da região metropolitana de Ribeirão Preto. 8,9°C - Pradópolis, SP 9,4°C - Campestre, MG 9,5°C - Patrocínio Paulista, SP 9,7°C - Franca, SP 9,9°C - Resende, MG 11,1°C - Passos, MG Essa MP lá do meio de maio que já apareceu em algumas rodadas do GFS e do ECMWF está com cara de que, caso chegue até o Sudeste, será bem forte. Isso se não tiver nenhum bloqueio..
  18. Boa noite, Baz! A partir de manhã teremos a chegada da primeira onda polar com mais força do ano aqui na região. Todos modelos tem o consenso de que as mínimas absolutas vão variar entre 7°C e 9°C nos dias mais frios entre os dias 5 e 6 de maio. Achei interessante a saída do GFS das 18z que coloca amanhã aqui uma tarde de 14°C/15°C, mas acho difícil já que nenhum outro modelo acompanha com essa previsão de uma tarde mais fria. Dependendo da combinação da chegada da onda polar mais a nebulosidade pode ser até que tenhamos uma tarde sub-20. De qualquer maneira amanhã com certeza teremos uma tarde com máxima bem amena para o inicio de maio. Pra ficar registrado essa tarde fria que o GFS previu na última rodada: Dia 6, mínimas segundo o ICON:
  19. Aqui na região está chovendo todos dias desde do final do ano passado e na maior parte dos dias foram no modo "ZCAS", com chuvas o dia inteiro e que eu lembro no máximo tivemos uma semana de janeiro com chuvas no modo "Verão", que é aquela chuva no fim de tarde. As duas ZCAS mais intensas entre Janeiro que atuaram no Sudeste entre Minas e São Paulo teve atuação por aqui. O resultado disso é a franca recuperação das represas da região: A represa de Furnas está com o nível 6 metros mais alto que no mesmo período do ano passado, hoje com 762,57 metros. Mas lembrando que essa ainda é considerada a cota mínima ideal. Imagem de 05/02/2021: E hoje no mesmo local:
  20. Finalmente teremos chuva acima da média e contínua em toda região com essa ZCAS. Tomará que esse período de chuva acima da média se estenda até abril para que possamos passar todo o período de inverno e primavera sem problemas de abastecimento e energia. E atenção pra quantidade de chuva extrema prevista para algumas regiões de Minas e Rio de Janeiro: Pelas ultimas rodadas do CFS todo centro-oeste e sudeste terá chuva acima da média em janeiro com destaque para toda essa região que a ZCAS influenciará nos próximos dias. Infelizmente, no Sul a chuva continua abaixo da média. Na verdade, essas ultimas rodadas do CFS estão muito boa para o centro-oeste e sudeste. Chuva acima da média ou perto da média até abril de 2022. Para o Sul tá péssimo. Só o norte do Paraná teria chuvas acima da média em fevereiro e mesmo assim não muito acima da média.
  21. Estranhei quando vi muitas nuvens tomando o céu e quando fui ver o radar essa área grande de instabilidade no interior de SP com muitas áreas de chuva forte e avançando pra cá: Esse outubro tá sendo um Oásis comparado com anos anteriores! Mesmo quando tem previsão de chuva irrisória, ainda sim temos uma formação como essa se desenvolvendo pelo interior do Sudeste e centro-oeste.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.