Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LucasFSopranos

Members
  • Posts

    848
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by LucasFSopranos

  1. Bem forte essa MP aqui. Ontem tivemos máxima invertida e mínima invertida. A temperatura variou, de madrugada, de 17,6 °C até 5,7 °C às 20:00 sendo que desde da tarde da segunda-feira a temperatura já estava abaixo de 18,6°C. E hoje entre 1h e 2h da madrugada, ocorreu a mínima absoluta de 2,1 °C Algumas imagens que saíram no canal de TV daqui, da geada de hoje:
  2. Máxima invertida aqui: de madrugada fez 17,6 °C e, à tarde, não passou de 16,4 °C. Começou a limpar para valer depois das 16h Agora, com o céu com poucas nuvens, faz 13,8 °C e 53% de URA
  3. Olha o tamanho dessa banda de nebulosidade que está agora sobre o Sudeste e Centro-Oeste, se estendendo por milhares de quilômetros no Oceano Atlântico
  4. Ontem, por volta das 15h da tarde, a frente fria chegou aqui com muita rajada. Na estação do INMET, bateu quase 70 km/h as rajadas. Com isso, a temperatura caiu de 27°C para 18°C. Muita poeira foi levantada, principalmente de uma pedreira que fica no topo de uma serra perto daqui Até agora, choveu praticamente 8 mm. Somando com as chuvas de outros dias de junho, o acumulado chega a 50 mm no mês, o dobro da média esperada para este período. Agora, faz 12,7°C, com muito orvalho. O satélite agora: Então, a tendência é que o tempo se abra até as 13 horas e, daí em diante, a temperatura fique entre 16°C e 18°C, com a URA abaixo de 40%. O mês de junho deste ano não tem comparação com o do ano passado. A menor máxima daquele junho foi 25,5°C, que é praticamente a média das máximas deste ano. Sem contar que este junho está sendo chuvoso.
  5. Claro que é a previsão do dia de hoje, mas, pelo que estamos vendo, de fato, a previsão lembra a geada que matou muitos cafezais no Sul-Sudoeste de Minas em julho de 2021, não a do final de julho, mas a da semana anterior. Muito seca. Seria uma caída rápida: bate os 16 °C à tarde, com sol e URA abaixo de 30%, e depois, à noite, chega a 3 °C com 80% de URA entre as 21h e 0h. Depois, os modelos (ICON e ECMWF) preveem o tempo secando, com a URA caindo, ao invés de subir, a partir da 1h da manhã, e o ponto de orvalho chegando a -4 °C na manhã do dia 25
  6. Por aqui, está sendo a melhor MP em duração e extremos até agora. Trouxe a menor mínima absoluta, com 7,5 °C, e estamos desde o dia 9 sem bater 24 °C. Os últimos dias:
  7. Pelo visto, esta próxima MP, por enquanto, será a mais forte do ano por aqui. A do final de maio não foi fraca, mas teve curta duração, com no máximo um dia e meio de influência por aqui, e trouxe a menor mínima do ano: 8,8 °C. Esta próxima, que começará a influenciar amanhã, tende a trazer uma mínima entre 5 °C e 7 °C no seu pico, entre os dias 12 e 13. Além disso, deve influenciar de amanhã até o próximo domingo, segundo a previsão de hoje, bem mais tempo do que aquela de maio. O modelo ICON para a manhã do dia 12 para a região:
  8. Aqui veio a chuva prevista, começando por volta das 8h da manhã, bem fraca, e se intensificou lá pelas 9h, com ventania e muitos raios, além daqueles trovões que fazem tremer o chão. A temperatura caiu de 17,9°C para 13,7°C às 10h, com a força da chuva. Acumulou 23 mm até agora. Agora, com 14,7°C e chuva fraca. A previsão para os próximos 10 dias está bem interessante. Segundo ela, a maior temperatura nos próximos 10 dias seria de 26°C, em um único dia. Todos os outros terão máxima abaixo disso e, depois do dia 9, vem um período com máximas entre 19°C e 22°C e mínimas entre 8°C e 9°C
  9. Sem dúvidas! Essa projeção absurda, no pico do frio, ali já teria lugar com geada à noite, imagina no outro dia de manhã. E pegaria toda uma região com produção bem forte de café. Não só o produtor de café sofreria, mas quem gosta ou é viciado em café também. Os preços subiriam bastante. Com certeza, é outlier, mas, de qualquer forma, eu acho interessante essas saídas absurdas, pois elas nos dão uma noção do quão frio pode fazer em uma determinada região ou então do frio que fazia no passado, lá atrás, quando o planeta era mais frio. O máximo que temos hoje sobre o clima no passado são informações em jornais, com termos que não utilizamos mais, então fica difícil projetar algo. Agora, com essas saídas outliers, conseguimos ter uma noção, por mais absurdo que seja, de uma simulação projetada pelos modelos.
  10. Claro, vão ajustar bastante essa saída do GFS 12z pela distância ainda, quase 2 semanas. Mas essa previsão do GFS de hoje aí acabaria com muitos cafezais na minha região por causa das geadas. Negativando em 850 hPa, com -0,2 °C. Máxima de 11,3 °C com 27% de URA... -7 °C de ponto de orvalho. Quem é produtor de café aqui vai dar calafrios só de imaginar algo assim. Metade dessa força aí já teríamos geadas generalizadas, então que ajuste, mas não retire tudo.
  11. Para cá, a MP foi boa. Ontem tivemos uma máxima sub-20, com 17,9°C, máxima que aconteceu em poucos minutos do dia, quando houve aberturas e o sol apareceu por pouco tempo. Em apenas um horário a temperatura instantânea ficou acima de 17°C. A tarde inteira foi com muitas nuvens e umidade acima de 70%. E hoje de manhã tivemos a primeira mínima sub-10 do ano, com 8,9°C, com o tempo parcialmente nublado durante toda a madrugada. Foi uma MP de tiro curto; ela influenciará apenas um dia e meio aqui, mas melhor do que não ter influenciado nada. Gosto dessa paleta de cores do "Mapa de Cores" do site do INMET, e ele mostra a diferença de temperatura do dia 28 para o dia 29:
  12. Em Olímpia-SP, já dá para ver o céu azul, limpando, nas estações mais próximas, fazendo entre 13°C e 15°C
  13. Aqui em S. Sebastião do Paraíso, o ar frio chegou com força às 9 hr da manhã, fazendo sair de 13°C para 11,0°C, agora faz 11,7°C, com o tempo bem fechado. A previsão é que à tarde a temperatura fique entre 14°C e 18°C, dependendo do quão nublado estiver. Lindas imagens do Sul do Brasil!
  14. Por causa desse aspecto continental dessa próxima MP em Minas e do possível bloqueio, vai haver uma diferença grande de temperatura à tarde em lugares que são da mesma região no Estado, com poucos quilômetros de distância. Às 15h do dia 29 pelo modelo ICON: Na área verde, para baixo, com 17°C a 19 °C, onde o céu já estaria limpo. O bolsão em azul, com temperaturas de 13 °C a 16 °C, nas cidades que ficam bem na divisa de SP/MG, onde ainda estaria nublado. E a área em laranja e vermelho, onde não haveria nenhuma influência dessa próxima MP. Poços de Caldas com 14 °C às 15h, São Gonçalo do Sapucaí com 22°C, Três Corações com 24 °C, e São Lourenço com 22°C/23°C. De Poços até São Gonçalo do Sapucaí são 100km de distância em linha reta. E todas cidades estão no Sul de Minas Claro, isso é uma previsão feita hoje, rodada das 06Z. Do jeito que estão os modelos, não duvidaria que algo mude aí; quatro dias são bastante tempo.
  15. Aqui, se compararmos este maio de 2025 até agora com o que foi o maio de 2024, está bem melhor, mas há de se lembrar que o maio passado deve ter sido o pior maio de todos os tempos. Até o dia 16 daquele maio, só houve uns 4 dias com máxima abaixo de 30°C. Mas, comparando com a média de 2000 para cá, a média das mínimas nesses 16 primeiros dias está 2,4°C acima da média, as máximas estão dentro da média, e a média compensada está 1,4°C acima, no momento, o mês com maior desvio para cima no ano, mas pode recuperar um pouco pela previsão dos próximos dias. Então, por enquanto, um mês mais quente na média, mas nada comparável ao que foi no ano passado. Acompanho algumas previsões de outras cidades no Centro-Oeste e, sinceramente, é difícil reclamar deste mês mais quente aqui na média, quando essas cidades sequer baixam dos 20°C de madrugada. Por exemplo, Cuiabá, nos últimos dias: São Sebastião do Paraíso:
  16. Impressionante esse calor aí na sua estação; dificilmente o Leste de Minas é mais quente que aqui, mas nessa onda de calor aí, com certeza, foi mais quente. Está fazendo calor, mas nada comparado com o que ocorreu aí. Na verdade, nos últimos dias, os fins de tarde e à noite estão sendo marcados por CBs surgindo por aqui, bem perto daqui ou em cima da cidade. Ontem, com certeza, houve uma microexplosão aqui por volta das 17:00, com chuva e ventos muito fortes, deixando algumas ruas alagadas e alguns bairros sem energia por algumas horas. E essa área de chuva forte que surgiu bem aqui seguiu pelo interior de SP, na divisa com o Sul de Minas até Poços de Caldas, que também houve chuva muito forte, com relatos de alagamento e queda de árvores. Depois, lá pelas 23:00, surgiu outro CB bem perto daqui, com uma atividade elétrica muito intensa, contrastando o escuro da noite com os clarões dos raios no horizonte. E, pelo que se vê nas últimas saídas dos modelos meteorológicos, existe a possibilidade de ZCAS depois do dia 26, pegando São Paulo, interior de São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e até beliscando Belo Horizonte e Juiz de Fora até o ínicio de fevereiro. Uma área de atuação diferente da última ZCAS no Sudeste, que pegava mais o centro e o norte de Minas.
  17. Aqui, como em outros lugares do Brasil,aqui foi o ano mais quente dos registros, sem sombras de dúvida. Essa é a média em relação a 2000 para cá, e veja que, mesmo para esse padrão mais quente de 2000 pra cá, ainda sim, o desvio foi de +1°C na máxima e na mínima em praticamente todos os meses, com destaque para o setembro bizarro, com desvio de +3,7°C na média das máximas. Na verdade, se lembrarmos de 2023, o padrão depois de julho foi o mesmo de 2024, ou seja, foi de julho de 2023 até novembro de 2024, com desvios perto de +1°C na mínima, máxima e média, ou mais que isso, em praticamente todos os meses. E, quando eu comecei a acompanhar a meteorologia, achava que 2014 e 2015 eram anos insuperáveis. Ano de 2024: Na média, ficou assim o ano de 2024 aqui em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, em comparação a média de 2000 a 2023: JANEIRO (+0,1°C) FEVEREIRO (0,0°C) MARÇO (+0,6°C) ABRIL (+1,0°C) MAIO (+1,7°C) JUNHO (+1,5°C) JULHO (+1,3°C) AGOSTO (+0,3°C) SETEMBRO (+2,6°C) OUTUBRO (+1,2°C) NOVEMBRO (0,0°C) DEZEMBRO (+0,2°C) ANO DE 2024 (+0,9°C) EXTREMOS: MÍNIMA ABSOLUTA: 1,4°C (13/08) MÁXIMA ABSOLUTA: 38,3°C (08/10) MENOR MÁXIMA ABSOLUTA: 17,5°C (10/08) MAIOR MÍNIMA ABSOLUTA: 21,8°C (09/03) Sem dados de precipitação.
  18. A bela nuvem prateleira, apesar de não ser visível a quilômetros de distância por causa dos morros, ainda assim é sempre impressionante vê-la chegando, com as linhas no céu. Esta aqui tem cerca de 70 km de extensão, de acordo com o radar. Quando vista daqui, parece que está quase tocando o pico do morro, com seus 1.070 metros de altitude. A extensão vista pelo radar:
  19. Boa tarde Desde que as chuvas voltaram em outubro, certamente hoje foi o dia mais chuvoso. Choveu sem parar desde ontem à noite até agora à tarde. Considerando que a estação meteorológica mais próxima daqui em Passos-MG registrou quase 100 mm hoje, creio que aqui também tenha chegado a um valor parecido. Máxima de 20,2°C à tarde e mínima do dia também à tarde, com 17,9°C. Não tenho ideia de quanto choveu desde de outubro, pelo fato de o pluviômetro da estação oficial local não estar reportando dados, mas a impressão é de que está chovendo bem acima da média, com dias sem chuva sendo bem raros desde outubro. E ainda nem chegamos em dezembro e janeiro. Caso isso se mantenha, será difícil ter um dia ou dois dias seguidos ensolarado nos dois próximos meses.
  20. Boa tarde Sem muito ânimo para comentar e monitorar o clima pela mesmice: calor, umidade de deserto, frentes frias com pouca precipitação que trazem ventos fortes de fuligem e fumaça, etc. Mas essa previsão para segunda e terça promete recordes de calor. O europeu, que costuma ser conservador em relação a extremos, já coloca uma máxima de 39°C para terça-feira. Aqui, a maior máxima absoluta de todos os tempos foi de 38,5°C em setembro do ano passado. O GFS, que já é exagerado por natureza, coloca 39,5°C, e em algumas rodadas já havia colocado 40°C. Olhando o mapa da temperatura em 850 hPa, dá para entender o motivo pelo qual o Euro prevê 39°C para cá; estaremos bem no "olho do furacão" da área mais quente do Brasil nesses níveis na terça-feira. Ali no mapa, está 29°C, mas no meteograma indica 31,3°C em 850 hPa para cá. A chance é altíssima de chegar aos 40°C pela primeira vez.
  21. Ótima rodada das 12z do GFS para a MP do final de agosto. Por hoje, pegaria bem até o centro-norte de Minas e o sul da Bahia. Mas está a 230 horas (quase 10 dias) de acontecer, então, por enquanto, é apenas curiosidade mesmo. E antes de chegar, segundo essa projeção do GFS de hoje, teríamos uma onda de calor absurda, provavelmente uma das piores para o mês de agosto. Essa temperatura em 850 hPa mostra a diferença e mudança absurda em questão de três dias:
  22. Hoje renovou-se a mínima absoluta, com 1,4°C. Isso tudo graças ao ar seco absurdo do dia anterior, quando a umidade chegou a 10%. Sem dúvidas, foi uma MP bem forte por aqui. Foram três dias com mínimas abaixo de 2,6°C, e no sábado a temperatura à tarde não passou de 13°C. O gráfico de temperaturas durante a madrugada, do dia 3 de agosto até hoje, mostra a diferença absurda que o ar polar trouxe: Amanhã, provavelmente teremos mais uma mínima absoluta abaixo de 10°C, e depois, nos próximos dias, a "normalidade" do inverno volta, com o maçarico ligado e máximas acima de 30°C. No final do mês, alguns membros do modelo Europeu mostram algo para cá. Tomara que esses membros vençam a disputa e acertem isso.
  23. Claramente, os modelos subestimaram essa MP para cá. Mínima absoluta de 1,6°C na estação do INMET. Isso porque a umidade estava acima de 90% desde antes das dez horas da noite. Mínima absoluta em Passos de 2,2°C. Deve ser a menor para agosto desde a abertura dessa estação. Se não for, está entre as menores mínimas. Máxima diurna de 17,1°C. Em Caldas, a mínima foi de 0,4°C. Máxima diurna no dia anterior de 15,1°C. Essa MP está sendo forte, principalmente se considerarmos o ano de 2024. Hoje à tarde, a umidade tende a descer abaixo de 30%, e, com os resquícios do ar polar, as mínimas ainda podem ser boas
  24. O fim de tarde aqui deu o timing certinho; o tempo limpou apenas depois das três horas da tarde. A máxima diurna foi de 13,8°C. Imagem do Parque da Lagoinha na cidade às 4 horas da tarde, com o céu já com poucas nuvens: Agora, aqui está com 7,4°C.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.