Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LucasFSopranos

Members
  • Posts

    796
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

Everything posted by LucasFSopranos

  1. Entre ontem a noite e hoje pela madrugada tivemos os maiores acumulados de chuva/24hrs desde do inicio do ano. E tudo graças a essas CB's em sequência que surgiram pela noite e madrugada, indo para o leste: Os acumulados foram: 89,8 mm - Franca, SP 86,8 mm - Passos, MG 65,8 mm - São Sebastião do Paraíso, MG
  2. Com certeza foi, a temperatura às 18 UTC era de 5,7°C naquela dia. Mas por causa de vários horários faltando a máxima não foi computada. Olha a lacuna justamente no período da onda de frio:
  3. Essa próxima MP tem o potencial de quebrar o recorde de menor máxima na estação automática do INMET do Distrito de Monte Verde, a estação mais fria do INMET de Minas. O ECMWF coloca máxima de 8°C com chuva no sábado. O ponto negativo? A estação está deixando de reportar os dados em todas ondas de frios mais intensas. Foi assim em maio e nessa última de agosto. Será muita sorte se nessa próxima MP ela continuar funcionando.
  4. Ontem tivemos o tempo perfeito para uma boa mínima hoje. Limpou o tempo depois da 1 da tarde e ficou assim toda noite e madrugada, a máxima a tarde chegou a 16,8°C, com URA mínima de 49% e rajadas de 47 km/h. A mínima absoluta hoje foi de 3,2°C, entre 5hr e 6hr da manhã. Foi a menor mínima desde de maio.
  5. Aqui choveu depois de 2 meses sem nada de chuva. Acumulou 15,2 mm. É muito bom acordar com o som da chuvinha. Agora está marcando 12,2°C e com rajadas de 39 km. Interessante observar que a temperatura continua caindo depois da 7:00 da manhã quando normalmente se registra a mínima absoluta. Isso não é tão comum aqui já que essa interação entre a nebulosidade, chuva e frio não é fácil de acontecer aqui. Se tivesse um reforço dessa nebulosidade juntamente com chuva à tarde, talvez pudéssemos ter uma tarde abaixo de 10°C, mas não será isso que vai acontecer. Pela previsão à tarde o tempo vai abrir e a temperatura subir um pouco. Amanhã pode ser que tenhamos a menor mínima desde de maio já que será o ápice desse frio em altitude no nível de 850 hPa.
  6. Impressiona o tanto de lugares completamente nublado ao mesmo tempo no Brasil agora de manhã, principalmente pegando o Sul e Centro-Oeste:
  7. Boas mínimas previstas para o dia 11: São boas mínimas principalmente porque no dia anterior o tempo só limparia completamente em alguns desses lugares do mapa no final da tarde e começo da noite, segundo a saída dos modelos hoje. Outro ponto positivo dessas últimas saídas é a previsão de chuva em alguns lugares que estão há bastante tempo sem 1mm de chuva, fora que pode também aliviar o tempo seco das últimas semanas com umidade em níveis críticos, abaixo de 30% e 15%.
  8. Umidade relativa do ar bem baixa em vários lugares pelo interior do Brasil em contraste com o leste beirando os 100% às 10:00 da manhã:
  9. Por que calor de 40ºC é mortal na Inglaterra e no Brasil é "normal"? https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/07/21/por-que-calor-de-40c-causa-panico-na-inglaterra-e-no-brasil-e-normal.htm?cmpid=copiaecola O doutor em meteorologia e assistente científico da ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), Lucas Ferreira, explicou para o UOL que uma das principais diferenças está na umidade do ar. Enquanto no Brasil o calor é mais úmido, o calor europeu é mais seco. "O calor na Europa é diferente porque é muito quente e seco. Com isso, nosso corpo perde muito mais líquido, porque tem muito menos vapor d'água no ar, então acaba que o suor evapora muito mais. É daí que vêm os problemas da desidratação e insolação, que são umas das piores coisas", disse o especialista. Ele conta que é semelhante ao que acontece no clima dos desertos, onde a umidade relativa do ar é baixa. O meu xará Lucas ainda não teve o prazer de conhecer o clima do Sudeste e Centro do Brasil entre setembro e outubro. Em 2020 aqui ficou uma semana batendo entre 36°C e 38°C com a URA mínima batendo os 13%. E em outras ondas de calor históricas foi exatamente a mesma dinâmica. Duvido que se o calor aqui fosse úmido chegaríamos a essas temperaturas por tantos dias. Quem sabe esse ano não teremos novamente uma onda histórica de calor lá entre setembro e outubro? Ao menos em junho e julho o roteiro está sendo o mesmo de 2020.
  10. Os últimos dias foram bem piores que o final de junho por aqui. Ontem, por exemplo, no começo da noite estava quente, o que não muito é comum nesse horário por aqui. E quando você olha a média dos últimos três dias dá pra entender o porquê: Dia 2: 14,8°C / 27,4°C Dia 3: 14,1°C / 27,9°C Hoje está melhor com a mínima absoluta de 8,9°C e a máxima de 26,5°C. Pela temperatura em 850hPa prevista aqui para o Sudeste, amanhã podemos ter até uma mínima menor já que será o ápice desse ar frio que está no atlântico. A imagem da temperatura em 850hPa para o dia de amanhã às 05:00 da manhã:
  11. Depois de tanto tempo do novo site, hoje que eu descobri esse "Mapa de Cores" do mapa do INMET: Achei bem interessante! Alguém teria um esboço no Excel igual a essa tabela de cores ?
  12. Dias atrás a estação daqui voltou a ficar online no site do INMET depois de 1 ano e 6 meses sem transmitir os dados. Voltou antes de julho. Em tese ainda dá pra monitorar boas MP's até o começo de setembro. Mas seria o ano de 2022 parecido com o de 2020? Frio forte em maio e depois nada mais significante. Hoje tivemos a menor mínima absoluta no retorno da estação com 6,9°C. Puro ar seco já que ontem à tarde a URA mínima foi de 23%. As máximas estão um pouco acima da média e mínimas abaixo para o mês de junho. Aqui está em uma zona de transição entre oeste e leste, então MP's marítimas conseguem influenciar o tempo por aqui. Aí sim amanhã teremos influência do ar frio e entre domingo e segunda-feira teremos máximas abaixo da média. Depois volta para o mesmo cenário dos últimos dias. Ameno à tarde. Frio à noite, madrugada e de manhã. Interessante essa imagem da temperatura em 850hPa na segunda-feira: O ar frio respeitando a divisa de MG e SP no interior.
  13. Essa MP é a mais forte depois daquela de maio. Nos últimos dias foi um repeteco de tempo nublado e chuva fraca ao longo do dia. E hoje seguirá alternando entre tempo aberto e nublado, porém sob influência do ar frio e a mínima absoluta amanhã provavelmente será influenciada por este tempo já que o cenário não favorece tanto a uma queda abrupta no decorrer da noite e madrugada. O ICON 12z, mínimas absolutas para amanhã. Interessante notar que o modelo está prevendo uma mínima absoluta menor em uma região com altitude menor do que em outros lugares. Provavelmente nesses lugares a nebulosidade dissipará mais rápido na madrugada e com menos vento. Nada mal uma mínima de 3°C/4°C pra essa MP.
  14. O GFS 12z foi bom demais para o Sudeste ou pelo menos pra grande parte da região. Se não foi outlier tá ótimo! Pelo que parece seria dois pulsos, um que começaria no dia 2 e o segundo bem mais forte no dia 4 e 5 em diante. Teria máxima baixa com chuva, com sol, mínimas baixas e bastante chuva nesse período. Fato é que o GFS e o ECMWF estão mantendo essa MP já faz um tempo e uma ou outra rodada tira para o Sudeste. Eu creio que virá, mas não dá pra saber a intensidade faltando mais de 7 dias para acontecer. Eu já estou feliz! Qualquer ar frio que faça aqui ter anomalia negativa nas máximas e mínimas já está mais do que ótimo. GFS 12z:
  15. Imagens da geada de ontem aqui: Essa imagem é interessante do verde com o branco da geada no fundo: Se a Estação Automática do INMET daqui estiver funcionando certamente deve ter registrado ontem entre 1,0°C e 1,5°C e hoje entre 3,5°C e 4,0°C. Geada fraca nos dois dias como estava previsto. Na sexta-feira acredito que foi a menor mínima para maio em 30 anos aqui.
  16. Seria uma grande surpresa se essa MP do inicio de junho ficasse bloqueada no Sul. Normalmente quando é outlier a MP lá no fim da grade aparece uma ou duas rodadas e já some.. Nesse caso já tem algumas rodadas apontando essa MP e não é só um modelo. GFS: No ECMWF:
  17. O destaque hoje aqui na região foi a mínima absoluta de 2,2°C no INMET de Passos. Considerando que a meia noite estava com 5,6°C e o ponto de orvalho em 4,7°C até que caiu bastante. É a menor mínima absoluta para maio por lá desde da abertura da estação em 2007, a anterior era de 3,0°C (2010). Também no dia 18 teve a menor máxima absoluta pra todos meses nesse período de 15 anos com 15,8°C superando a máxima de 16,1°C de julho de 2013. Essa MP histórica de 2013 ficou bloqueada praticamente em cima da região, então até que a máxima foi baixa considerando isso. Hoje ficou claro que a nebulosidade e o vento impediram mínimas negativas na região como foi no ano passado em julho. Eu colocaria essa MP como a mais forte dos últimos 30 anos para o mês de maio por aqui. 1. 2022 2. 1999 3. 2020 4. 2018 5. 2007
  18. O timing que não aconteceu ontem, segundo alguns modelos pode acontecer hoje e amanhã. A tarde com algumas nuvens e limpando na parte da noite, sem muito vento, possibilitando mínimas menores. ICON 06z amanhã:
  19. Está sendo um evento de frio forte, principalmente pela tarde fria com sol e ventos fortes no dia de ontem. Estava entre 11° e 13°C com sol, mas certamente a sensação tava abaixo de 8°C por causa das rajadas. A cada rajada a mão congelava mais um pouco. Quem saiu com luvas ontem acertou a mão, literalmente. Mas em relação as mínimas por enquanto está normal para um evento forte. Talvez amanhã será o dia das menores mínimas já que não teremos nuvens à noite e os ventos diminuíram bastante. Porém nada preocupante para lavouras, provavelmente apenas geadas isoladas. As lavouras foram salvas pela nebulosidade e os ventos como estava previsto. Mas foi bom assim. Imagine o cenário: esse frio em altitude + metade daquela secura em 20 de julho do ano passado. Com certeza teríamos mínimas de -4°C e -3°C. É mais um evento forte em maio como aconteceu nos últimos anos em 2018(máxima baixa com sol e mínimas baixas) e 2020(temperatura baixa à tarde toda com chuva e mínimas baixas.) Parece que se estabeleceu um padrão a cada 2 anos uma MP forte no mês de maio. Agora esse ar frio continuará influenciando aqui até segunda-feira, depois volta para o padrão normal do mês. Aí só lá no início de junho aparece outra MP influenciando, porém é apenas especulação pela distância. Bom dia a todos bazianos!
  20. A estação do distrito de Monte Verde parou de reportar lá pelas 23:00 e já estava com 4,8°C. A estação automática de Franca-SP, que eu estava acompanhando, também aconteceu o mesmo e já estava com 7,5°C no mesmo horário. Coincidências...
  21. Agora sim começou a ficar bom. Os ambientes internos gelados e o vento frio batendo lá fora. E é exatamente entre a madrugada e amanhã cedo que o ar frio na altitude de 1500m atingirá seu ápice por aqui: O ECMWF 12z aumentou a máxima para amanhã, porém creio que é outlier já que a média de todos membros continua concordando com uma máxima mais baixa.
  22. Para cá já temos o consenso entre todos os modelos que teremos uma máxima entre 12°C e 13°C com sol no dia 18. A duvida que fica é se nesse dia à tarde teremos umidade abaixo de 50% e alguma nebulosidade na madrugada, afetando no outro dia a formação da geada. Por enquanto o único que mostra a URA nesse dia abaixo de 50% é o GFS. Agora bem interessante ver mapas de temperaturas de antes do ar frio chegar e depois no Norte de Minas, Norte de Goiás e Sul de Tocantins: Dia 18 às 06:00 da manhã: Dia 20 no mesmo horário: Diferença de 10°C em dois dias!!!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.