Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LucasFSopranos

Members
  • Posts

    849
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

LucasFSopranos last won the day on November 16 2019

LucasFSopranos had the most liked content!

1 Follower

About LucasFSopranos

  • Birthday 12/09/1998

Location

  • Location
    São Sebastião do Paraíso/MG

Recent Profile Visitors

3928 profile views

LucasFSopranos's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

6.9k

Reputation

  1. Fui, por curiosidade, ver a previsão deste julho em Maputo, em Moçambique, na África: Bem ameno às tardes e noites, madrugadas e manhãs frias. Claro, não é uma Cuiabá, em termos de frio, mas está ótimo, considerando sua altitude de 47 m e o fato de estar na costa africana
  2. Bem forte essa MP aqui. Ontem tivemos máxima invertida e mínima invertida. A temperatura variou, de madrugada, de 17,6 °C até 5,7 °C às 20:00 sendo que desde da tarde da segunda-feira a temperatura já estava abaixo de 18,6°C. E hoje entre 1h e 2h da madrugada, ocorreu a mínima absoluta de 2,1 °C Algumas imagens que saíram no canal de TV daqui, da geada de hoje:
  3. Máxima invertida aqui: de madrugada fez 17,6 °C e, à tarde, não passou de 16,4 °C. Começou a limpar para valer depois das 16h Agora, com o céu com poucas nuvens, faz 13,8 °C e 53% de URA
  4. Olha o tamanho dessa banda de nebulosidade que está agora sobre o Sudeste e Centro-Oeste, se estendendo por milhares de quilômetros no Oceano Atlântico
  5. Ontem, por volta das 15h da tarde, a frente fria chegou aqui com muita rajada. Na estação do INMET, bateu quase 70 km/h as rajadas. Com isso, a temperatura caiu de 27°C para 18°C. Muita poeira foi levantada, principalmente de uma pedreira que fica no topo de uma serra perto daqui Até agora, choveu praticamente 8 mm. Somando com as chuvas de outros dias de junho, o acumulado chega a 50 mm no mês, o dobro da média esperada para este período. Agora, faz 12,7°C, com muito orvalho. O satélite agora: Então, a tendência é que o tempo se abra até as 13 horas e, daí em diante, a temperatura fique entre 16°C e 18°C, com a URA abaixo de 40%. O mês de junho deste ano não tem comparação com o do ano passado. A menor máxima daquele junho foi 25,5°C, que é praticamente a média das máximas deste ano. Sem contar que este junho está sendo chuvoso.
  6. Claro que é a previsão do dia de hoje, mas, pelo que estamos vendo, de fato, a previsão lembra a geada que matou muitos cafezais no Sul-Sudoeste de Minas em julho de 2021, não a do final de julho, mas a da semana anterior. Muito seca. Seria uma caída rápida: bate os 16 °C à tarde, com sol e URA abaixo de 30%, e depois, à noite, chega a 3 °C com 80% de URA entre as 21h e 0h. Depois, os modelos (ICON e ECMWF) preveem o tempo secando, com a URA caindo, ao invés de subir, a partir da 1h da manhã, e o ponto de orvalho chegando a -4 °C na manhã do dia 25
  7. Por aqui, está sendo a melhor MP em duração e extremos até agora. Trouxe a menor mínima absoluta, com 7,5 °C, e estamos desde o dia 9 sem bater 24 °C. Os últimos dias:
  8. Pelo visto, esta próxima MP, por enquanto, será a mais forte do ano por aqui. A do final de maio não foi fraca, mas teve curta duração, com no máximo um dia e meio de influência por aqui, e trouxe a menor mínima do ano: 8,8 °C. Esta próxima, que começará a influenciar amanhã, tende a trazer uma mínima entre 5 °C e 7 °C no seu pico, entre os dias 12 e 13. Além disso, deve influenciar de amanhã até o próximo domingo, segundo a previsão de hoje, bem mais tempo do que aquela de maio. O modelo ICON para a manhã do dia 12 para a região:
  9. Aqui veio a chuva prevista, começando por volta das 8h da manhã, bem fraca, e se intensificou lá pelas 9h, com ventania e muitos raios, além daqueles trovões que fazem tremer o chão. A temperatura caiu de 17,9°C para 13,7°C às 10h, com a força da chuva. Acumulou 23 mm até agora. Agora, com 14,7°C e chuva fraca. A previsão para os próximos 10 dias está bem interessante. Segundo ela, a maior temperatura nos próximos 10 dias seria de 26°C, em um único dia. Todos os outros terão máxima abaixo disso e, depois do dia 9, vem um período com máximas entre 19°C e 22°C e mínimas entre 8°C e 9°C
  10. Sem dúvidas! Essa projeção absurda, no pico do frio, ali já teria lugar com geada à noite, imagina no outro dia de manhã. E pegaria toda uma região com produção bem forte de café. Não só o produtor de café sofreria, mas quem gosta ou é viciado em café também. Os preços subiriam bastante. Com certeza, é outlier, mas, de qualquer forma, eu acho interessante essas saídas absurdas, pois elas nos dão uma noção do quão frio pode fazer em uma determinada região ou então do frio que fazia no passado, lá atrás, quando o planeta era mais frio. O máximo que temos hoje sobre o clima no passado são informações em jornais, com termos que não utilizamos mais, então fica difícil projetar algo. Agora, com essas saídas outliers, conseguimos ter uma noção, por mais absurdo que seja, de uma simulação projetada pelos modelos.
  11. Claro, vão ajustar bastante essa saída do GFS 12z pela distância ainda, quase 2 semanas. Mas essa previsão do GFS de hoje aí acabaria com muitos cafezais na minha região por causa das geadas. Negativando em 850 hPa, com -0,2 °C. Máxima de 11,3 °C com 27% de URA... -7 °C de ponto de orvalho. Quem é produtor de café aqui vai dar calafrios só de imaginar algo assim. Metade dessa força aí já teríamos geadas generalizadas, então que ajuste, mas não retire tudo.
  12. Para cá, a MP foi boa. Ontem tivemos uma máxima sub-20, com 17,9°C, máxima que aconteceu em poucos minutos do dia, quando houve aberturas e o sol apareceu por pouco tempo. Em apenas um horário a temperatura instantânea ficou acima de 17°C. A tarde inteira foi com muitas nuvens e umidade acima de 70%. E hoje de manhã tivemos a primeira mínima sub-10 do ano, com 8,9°C, com o tempo parcialmente nublado durante toda a madrugada. Foi uma MP de tiro curto; ela influenciará apenas um dia e meio aqui, mas melhor do que não ter influenciado nada. Gosto dessa paleta de cores do "Mapa de Cores" do site do INMET, e ele mostra a diferença de temperatura do dia 28 para o dia 29:
  13. Em Olímpia-SP, já dá para ver o céu azul, limpando, nas estações mais próximas, fazendo entre 13°C e 15°C
  14. Aqui em S. Sebastião do Paraíso, o ar frio chegou com força às 9 hr da manhã, fazendo sair de 13°C para 11,0°C, agora faz 11,7°C, com o tempo bem fechado. A previsão é que à tarde a temperatura fique entre 14°C e 18°C, dependendo do quão nublado estiver. Lindas imagens do Sul do Brasil!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.