Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eduardo KNeto

Members
  • Posts

    249
  • Joined

  • Last visited

About Eduardo KNeto

  • Birthday 06/14/1993

Location

  • Location
    Poços de Caldas-MG/Botelhos-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Eduardo KNeto's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Week One Done Rare
  • One Month Later Rare

Recent Badges

247

Reputation

  1. Boa noite a todos, a nordeste de Poços de Caldas MG seguimos na seca, a minha cidade é mais uma das que parecem ter um domo de vidro, as chuvas fortes desviam e com gosto da área urbana, ontem passou a menos de 10km de distância, choveu fraco a noite acumulando 5mm, setembro conseguiu a façanha de ser pior que o do ano passado, com apenas 17mm contra 23mm, em uma unica pancada na noite do sábado a 3 semanas atrás, fico impressionado por ver que regiões bem mais a norte como BH já terem tido bons acumulados, igual ao ocorrido em 2020. Ano passado só foi chover pra valer aqui em 9 de novembro, e várias vezes a chuva passando ao lado da cidade, fato que aumentou e muito a partir de 2012, cada vez mais presencio o desvio das chuvas, vamos ver como vai se comportar esse outubro, que para superar o de 2020 seria fácil, basta chover mais de 20mm no total.
  2. Saudades de um setembro como o de 2009 por aqui, naquele mês tivemos grandes temporais na região de Poços, me lembro do dia 08/09, cheguei da escola e vi nos jornais grandes temporais no estado SP, por volta das 16hrs começou a escurecer e aparecer nuvens bem carregadas chegando de oeste, choveu bem forte nesse dia, tenho vários registros de chuva nesse 09/2009, dia 8, 9, 20, 23 e 28, hoje em dia é rarissimo uma linha de instabilidade como essa conseguir chegar aqui. Agosto fechou com 6mm, chuvas fracas no domingo e segunda. A previsão segue desanimadora pra cá pelo tempo.com, do dia 5 até o dia 13 máximas acima dos 30C, com uma sequencia de 33C e 34C a partir do dia 7. Abaixo uma foto do dia 08/09/2009:
  3. Boa tarde pessoal, região de Poços de Caldas segue muito seca mas não tão quente, na minha cidade a nordeste de Poços ainda não choveu nesse mês, aquele evento de chuva do meio do mês passou perto mas só caiu uns miseros pingos, nem molhou o asfalto, máximas tem ficado entre 26C e 28C já a vários dias, e as previsões de chuva para começo de setembro sumiram dos modelos. Ano passado foi um show de horrores aqui, passamos o trimestre ASO sem nenhuma chuva volumosa, os acumulados foram 3mm, 23mm e 20mm respectivamente, sempre com chuvas fracas de menos de 10mm, a estiagem favoreceu uma infestação de pernilongos, eu chegava a matar mais de 40 por dia dentro de casa, só melhorou depois da primeira chuva boa que foi em 09/11 com 22mm, pelo visto isso vai se repetir nesse ano se as previsões se confirmarem devido ao la nina.
  4. Por aqui o frio da semana passada foi um pouco mais intenso na mínima, hoje amanheceu com 2.9C contra 2.7C, confesso que esperava um valor menor, pois a temperatura na noite e começo da madrugada estava cerca de 1C a 2C menor que do dia 20 no mesmo horário, ontem a máxima foi de 15.7C com sol, agora 13:35 esta 16.7C sol com nuvens altas, dentro de casa esta 14C muito desconfortável, a sensação de frio desta mp esta maior devido as máximas menores e a chuva do dia anterior que surpreendeu. Lembrando que nas baixadas deve ter geado parecido com a semana passada, meu termômetro fica na parede entre o chão e o telhado de brasilit no quintal.
  5. Próximo a Poços de Caldas tive um dia com chuva fraca desde cedo, hora parava hora voltava mas sempre fraca, agora 14C e segue chuviscando, deu uma boa limpada no ar, vamos ver amanhã cedo, pelo gfs a menor temperatura em 850 deve ser próximo a 5C.
  6. Estive em Poços hoje e pela estrada vários sinais da geada e paisagem desértica, lembrando o sertão do Brasil central, agora 23C parcialmente nublado, triste pensar que provavelmente haverá muitas queimadas na região nos próximos meses e falta d'água em alguns locais. Na foto abaixo o gado na pastagem seca. Link com mais algumas fotos do trajeto: https://imgur.com/a/uAM8jht
  7. As lavouras em baixadas foram mais atingidas, na mata em frente onde estou vários sinais da geada. Primeira foto olhando para sul, e a segunda para oeste, nesta é possível ver a vegetação que sofreu com o frio. A cidade não é plana, o centro está no topo e dele desce para leste, oeste e norte onde tem 3 baixadas grandes, na época das chuvas da pra ver muitos cbs do interior de SP, na região de mococa e em Poços, grande parte deles não consegue subir de caconde e chegar aqui, mas o clima é bem agradável, pelo relevo não temos problemas de enchentes, verão é sem extremos, exceto em 2014 e 2015, em 21/06/2009 teve uma granizada que destruiu cafés, arrancou árvores, telhado da prefeitura, do poliesportivo e furou várias telhas, lembro que no dia seguinte nao fez frio. Hoje amanheceu com 9,3C e agora faz 22C.
  8. Foreca pra minha cidade, se isso se concretizar o prejuízo vai ser grande, o café vai sofrer muito, na última terça já foi atingido, eu perdi alguns galhos de chuchu e pouco a frente de onde estou vários mamoeiros e abacateiro com folhas murchas e secas de geada. A vegetação está surrada, cor marrom claro, em setembro e outubro vai bombar de queimadas.
  9. Poços de Caldas teve bastante geada, vi relatos de -2C e -3C em alguns pontos da cidade, vi várias fotos próximo ao aeroporto de lá. Aqui em Botelhos a nordeste de Poços, o registro foi de 2.7C no abrigo, ao ar livre registrei 0.1C as 1:30 da manhã, alguns canos de água de aquecedor solar estouraram e teve geada em locais mais baixos. Hoje o dia está parcialmente nublado, a temperatura agora é de 17.8C com 19% de umidade, aqui tem várias baixadas que devem registrar um frio considerável, o presídio fica em uma delas, deve fazer muito frio lá, é perto daqui, estou a 25 metros mais alto que essa baixada. Reportagem da TV Poços da geada de hoje: https://fb.watch/v/1WgtkFN2G/
  10. Surpreendente a secura ao lado de Poços de Caldas, estou em Botelhos a 970m semi baixada, e agora esta 14,4C com apenas 16% de umidade (o termômetro esta em baixo do telhado no quintal a 1,70m do chão), a tarde variou entre 19 e 20 com muito vento e umidade provavelmente abaixo de 10% que é limite do meu aparelho, o amanhecer foi com 7,4C, outro termômetro que deixei ao ar livre em cima do telhado marca 10,8C. Na onda de frio do começo do mês registrei 4C em baixo do telhado, vamos ver amanhã cedo, acho que deve ficar pouco acima desse valor.
  11. Em Botelhos, sul de MG, perto de Poços de Caldas, aconteceu uma seca desse porte ano passado, Abril fechou com 34mm, Maio 11mm, Junho 52mm (em um único dia), Julho 0mm, Agosto 3mm, Setembro 23mm, Outubro 20mm. Ficamos com pouquíssima chuva de meados de Abril a 8 de Novembro, a exceção essa de Junho, nunca havia visto isso aqui na região. Nesse Abril 2021, apenas 1 dia de chuva, no ultimo sábado, as temperaturas desse mês estão ok, a mínima do ano foi batida ontem, 12,6Cº com termômetro na parede em baixo do telhado, ao ar livre geralmente ele marca 3C ou 4C a menos. Um mês que tem decepcionado e muito no sul de MG na região de Poços é Junho, o ultimo que teve frio bom foi em 2016, 17 normal, 18, 19 e 20 horríveis, sinto muita saudade do clima de 2011, Junho com aquele monstro polar do dia 28 e depois em 4 Agosto, hj em dia é raríssimo chegar uma dessas aqui na região.
  12. Na região a nordeste de Poços de Caldas a situação está muito feia, nesse Outubro estamos com apenas 11mm acumulados, com ultima chuva >2mm no dia 09/10, está pior que alguns meses de Agosto dos anos anteriores, acompanho o clima desde 2011, e essa é a seca mais longa que vivencio, desde 9 de junho o acumulado somado é de apenas 37mm, 0 em julho, 3 em agosto, 23 em setembro e 11 em outubro, e pelo andar da carruagem vai continuar ruim, pelas previsões a região centro norte de MG pra cima será muito beneficiada. Aqui segue tudo seco, a vegetação começou a esverdear no final de setembro, agora já esta murchando, la niña devia deixar pelo menos um pouquinho de chuva para a minha região, todo dia vejo no radar chuvas no interior de SP, triângulo, centro e leste de MG, mas parece que a "zica" é aqui. Até Poços de Caldas famosa pela chuva farta está com estiagem, lá já estão utilizando o volume morto das represas, dessa vez o problema não só em minha cidade, mas em toda região.
  13. Semana que vem vai ferver, nunca vi isso, quase 34ºC em 850hpa aqui no sudoeste de MG, vai bater quase 37ºC. A chuvinha da madrugada deu uma segurada nas máximas hoje, que ficaram em torno de 32ºC, dia 10 provavelmente vai bater o recorde de calor aqui dos últimos 5 anos, pelo menos o alívio deve vir a partir de 11/10. Repetecos de outubro de 2012 e 2014 cada vez mais frequentes, só espero não ver os de janeiro 14 e 15 tão cedo, aquilo sim foi calor, devido ao sol a pino e umidade mais alta, nos 3 anos que anoto o clima, acho que a maior temperatura que presenciei aqui foi 35ºC em fevereiro 2019. Alguns relatos bizarros desse 2020 pra vcs: em junho no dia 07 choveu uns ~50mm, depois disso as pitangueiras aqui floresceram, algo que normalmente ocorre em fins de agosto, nesse ano aconteceu com quase 3 meses de antecedência, também vi floradas de ipê no começo de julho, em fevereiro choveu mais de 100mm em um único dia, mais de 110 dias sem chuva >3mm, no intervalo de 8 de junho a 21 de setembro, choveu em apenas 1 dia (3mm), muitos extremos em um único ano. E o frio? foi só aquele de 27 de maio, junho bem acima da média, pra falar a verdade, os junhos a partir de 2017 tem decepcionado bastante por aqui, agosto vem sendo mais frio que junho, bizarro para latitude 21º, que em agosto o sol já "subiu" bastante no céu.
  14. Olá pessoal, espero que todos estejam bem!! Estou de volta após alguns poucos anos, me frustrei tanto com o clima que parei de acompanhar, estava me estressando muito, apesar disso ainda anoto diariamente e manualmente as máximas, mínimas e precipitação aqui ondo resido em Botelhos-MG (~1000m) ~22km em linha reta à nordeste de Poços de Caldas, falhei em apenas um único dia desde Agosto de 2017, coincidentemente o clima havia melhorado quando parei de acompanhar modelos e notícias a respeito, mas em 2020 piorou de vez, a cidade segue com o velho e conhecido "azar" das chuvas passaram ao lado, e pouquíssima chuva desde meados de Março, cheguei a passar de 8 de junho até 20 ou 21 de Setembro com apenas 3mm que choveu por volta de 20 de agosto (frio aqui foi ruim, nem baixou de 10ºC nessa MP), infelizmente conto para vocês que perdi todas as planilhas com os dados climáticos de 3 anos, minha conta Google foi roubada ontem, com ela se foi os dados climáticos e meu trabalho com canal no youtube, não vou me alongar nesse assunto, já contatei o suporte do youtube e vou aguardar retorno semana que vem, ontem 03/10, a temperatura aqui variou de 20,4ºC a 33,8ºC, maior máxima do ano foi 34,0ºC semana passada, veja só, curiosamente enquanto escrevo essa publicação começou a chover aqui, enfim, vou voltar comentar sobre o clima na minha cidade e região sudoeste de MG. Estava com saudades, vi que a maioria do pessoal ainda está aqui, o conterrâneo mineiro Renan de Juiz de Fora, Daniel85, entre outros, me lembro da maioria. Abraços a todos bazianos!!
  15. Boa tarde, por aqui tive duas mínimas sub-10 (9,5 e 9,8) em local coberto nos últimos dias, as máximas tem ficado em torno de 27ºC, tudo que mais quero agora é volta da normalidade climática no sudeste, como seria bom uma primavera e verão com chuvas dentro da média, sem aqueles bloqueios que insistem em aparecer em outubro e janeiro, a tão sonhada volta da ZCAS.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.