-
Posts
367 -
Joined
-
Last visited
About Alberto Hanauer
- Birthday 04/17/1998
Location
-
Location
Ituiutaba mg
Recent Profile Visitors
4359 profile views
Alberto Hanauer's Achievements
-
Por aqui, o ar polar chegou entre o fim da madrugada e a manhã de sábado. Apesar da mínima modesta de 11,7 °C, as rajadas de vento acentuaram bastante a sensação de frio. Porém, devido ao perfil seco da atmosfera e ao sol típico de quase segunda quinzena de agosto, a máxima alcançou os 25 °C. O auge desta massa de ar polar está previsto para ocorrer entre segunda e terça-feira. Modelos como GEM, UKMO e Meteoblue indicam mínimas entre 3 °C e 4 °C, o que, em condições ideais, já possibilitaria geada fraca em microclimas urbanos e, quem sabe, algo mais significativo em baixadas da zona rural. Mínimas do dia de hoje:10/08
- 1228 replies
-
- 15
-
-
Falando especificamente aqui de Ituiutaba ,Considero que, a partir de meados da segunda quinzena de julho, inicia-se gradualmente a transição do "core" do inverno para um estado pré-primaveril, que se consolida na segunda parte de agosto. De agora em diante, as mínimas vampirescas entre 11 °C e 13 °C ,ou até menos (como os registros de 8 °C a 9 °C na semana passada) , passam a ser de 13 °C a 15 °C. Já as máximas, a partir de agora, alcançam com muita facilidade os 29 °C a 32 °C. Invasões polares ainda estão sobre a mesa, porém são de tiro curto ,no máximo, 2 a 3 dias. Sem amenidades e conforto térmico, o curto período ameno vai se despedindo e, aos poucos, A capital do pontal ,volta ao seu padrão normal ,ou seja, calor e mais calor. Com relação ao dia de hj, ainda se registrou um amanhecer gelado tipico de manhas Julinas, porem desde o ultimo fim de semana nota-se um gradual aumento das temperaturas máximas e consequentemente amplitude térmica, típico de finais de julho
- 2157 replies
-
- 16
-
-
Por aqui, seguimos com o padrão típico de julho: manhãs frias e tardes relativamente quentes (elevada amplitude térmica). Em relação aos próximos dias, os modelos WRF, Meteoblue e ICON convergem para a manutenção desse padrão. O WRF, inclusive, chega a flertar com mínimas abaixo dos 10 °C , possivelmente causadas unicamente pelo resfriamento por subsidência. Enquanto isso, segundo dados da estação do INMET, hoje tivemos mínima de 10,4 °C e máxima chegou a agradáveis 28,5 °C.
- 2157 replies
-
- 16
-
-
Quanto aos próximos dias, são esperadas condições típicas da estação: frio ao amanhecer e temperaturas agradáveis, com leve aquecimento à tarde. A grade do Meteoblue representa bem o ápice do que se pode esperar do inverno por aqui, numa região de baixa altitude, situada no paralelo 19 em pleno interior continental.
- 2157 replies
-
- 16
-
-
Nos últimos dias, apesar de estar basicamente a mais de 600 Km ao norte, vivenciamos amanheceres semelhantes na terça e na quarta-feira. Já nesta quinta, a neblina ficou mais restrita aos vales e margens de rios. Com isso, a alta umidade relativa do ar ao pôr do sol e durante o amanhecer tem segurado uma queda mais expressiva da temperatura, mantendo as mínimas entre 13 °C e 15 °C.
- 2157 replies
-
- 18
-
-
No final, os 2°C acabaram por se tornar 6°C. Foi uma MP forte, porém nada de outro mundo. O maior destaque deste evento foram os acumulados de 15 mm na estação do INMET e de até 40 mm em locais mais a oeste, como em Santa Vitória. Acredito que a umidade relativa do ar, relativamente" alta", tenha atrapalhado uma queda mais acentuada na temperatura. Quem sabe julho traga uma bomba polar seca que, no mínimo, nos faça lembrar de 2021. Momentos antes da chegada das instabilidades pre frontais...
- 3237 replies
-
- 19
-
-
-
A nova atualização do modelo voltou a flertar com mínimas na casa dos 3 °C. À medida que nos aproximamos do início do evento, é bem provável — e já esperado — que GEM, Meteoblue e WRF entrem em convergência. Enquanto isso, o mês de junho vem se comportando de maneira bem típica aqui na região: madrugadas e inícios de manhã frios (entre 13 °C e 15 °C), e tardes alternando entre quentes e "agradáveis" (de 27 °C a 30 °C). Obs.: "Agradáveis" dentro do padrão local. À medida que nos aproximamos do auge do inverno (da última semana de junho até por volta de 20 de julho), espera-se uma amplitude térmica cada vez mais notável e pronunciada. As mínimas devem atingir o pico, com valores por vezes, abaixo de 12 °C, mesmo sem a atuação de ar polar apenas pelo efeito de perda radiativa, devido à secura do ar e às noites longas.
- 3237 replies
-
- 16
-
-
-
Rapaz... se vier a se confima,r estará pau a pau com 2021 ou ate mais intensa. Geadas severas nas baixadas da zona rural e micro climas ,Além pontos da zona urbana. Pequenos agricultores e comerciantes sofrerao impactos .
- 3237 replies
-
- 13
-
-
Isso demonstra o caráter extremamente continental desta MP. Fez mais frio até mesmo nas quentes Ipiaçu e Chaveslândia do que no Alto Paranaíba, pelo menos no início. Aqui em Ituiutaba, a frente fria chegou por volta do meio-dia de quarta-feira, trazendo uma linha de instabilidade que causou uma ligeira quedada temperatura antes de uma queda mais acentuadal. Houve chuviscos que prosseguiram até o final da noite, mas os acumulados foram irrisórios — cerca de 1 mm. O grosso da injeção de ar polar, ainda rasa, ocorreu no final da madrugada e ao amanhecer de quinta-feira. O início do dia foi marcado por visibilidade baixa, garoa em spray e céu encoberto por nuvens baixas, condição que persistiu até por volta das 8h da manhã. No restante do dia, o céu continuou encoberto, com sensação de frio acentuada por rajadas de vento gelado. A máxima foi de apenas 17 °C — um dia bem diferente do padrão típico de outono/inverno da região, em que geralmente se registram mínimas entre 12 °C e 15 °C e máximas de 27 °C a 30 °C. Em relação a hoje, a mínima foi de 9 °C, e estimo uma máxima em torno de 22 °C a 23 °C. O amanhecer de amanhã ainda deve apresentar resquícios do ar polar, embora enfraquecido. Espero uma mínima semelhante, mas já com um notável aquecimento ao longo da tarde.
- 2220 replies
-
- 18
-
-
-
Muito provavelmente , a não ser que ocorra uma reviravolta surpreendente , estamos prestes a presenciar o primeiro frio de verdade deste ano, bem diferente do "vampirão" típico do Cerrado. Os modelos ICON e GFS apostam em uma quinta-feira com padrão "curitibano" aqui para a região, com o sistema frontal já começando a influenciar as zonas mais a oeste do Triângulo Mineiro a partir da tarde de quarta-feira. Há, inclusive, chance de baixos acumulados que, caso ocorram em conjunto com a injeção de ar frio polar ,ainda que raso , podem ser os ingredientes que garantirão uma tarde de quinta-feira bem atípica para a região. A propósito, essa baixada, localizada ainda na zona urbana, porém pouco urbanizada, tem um potencial bem interessante para o acúmulo de ar frio. Brilhou muito em 2021 (literalmente), e espero, quem sabe, algo especial para este ano.
- 2220 replies
-
- 19
-
-
-
Se isso se confirmar, ainda sobraria fauna e flora em Rio Verde, Jataí e Primavera do Leste? Se cuida, amigo @Leandro A M Leite hahahaha! Enquanto essa suposta "Santa Helena" não chega, por aqui o início de maio,(primeira semana) foi um tanto quant atípica e úmida. No entanto, um padrão típico de outono-inverno já se instalou: a umidade do ar vem caindo gradativamente, o sol está mais fraco e as noites mais longas favorecem uma amplitude térmica interessante. As noites estão relativamente frias para o mês de maio, porém as tardes ainda seguem quentes, com temperaturas entre 28 °C e 30 °C. Quanto à próxima massa de ar polar, resta aguardar as rodadas mais próximas dos modelos para uma análise mais concreta e realista.
- 2220 replies
-
- 14
-
-
-
-
Bingo!! O Importante é que venha. Como diz o coutinho:"Não será uma Brastemp " . Independente da intensidade seja ela forte , fraca, ou bomba polar, aposto que será a responsável pela primeira brisa outonal deste ano, mudando de vez a chave para o período outono- inverno no Brasil tropical. Enquanto isso, tivemos hoje um amanhecer fresco padrão de abril
- 753 replies
-
- 11
-
-
Aqui na capital do pontal ,no paralelo 19, segue o mês de abril não muito diferente do esperado com as pancadas de verão se mostram cada vez mais fracas e menos consistes . já com relação as temperaturas, é notado uma tímida redução média nas mínimas que desde o início do mês tem oscilado entre 18 e 21 , diferentes dos nojentos 21 a 24 do auge do período úmido. Pro final do mês já é comum presenciar as primeiras quedas de temperaturas ocasionais de devido a ação de uma mp fraca e diminuição dá insolação/ noites longas e ar seco
- 753 replies
-
- 13
-
-
Mais quente que 2024? O mundo acabou em 2012 e só agora nos demos conta ? Com relação aos próximos dias ,o cenário será de bloqueio com a presença da sauna ainda típica e chata deste período, e tudo leva a indicar que as águas de março não fecharão o verão como o esperado.
- 835 replies
-
- 10
-
-
Finalmente após quase 6 meses, voltou a chover aqui na região. A chuva chegou inicialmente ao fim da noite de quarta feira, de forma intercalada entre fraca e moderada intensidade e retornando novamente a tarde de quinta ,Devido a instabilidades que causaram um ramo rápido de pancadas de chuvas Algo parecido se espera para o dia de hj ..
- 675 replies
-
- 11
-
-