Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    893
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Matheus b Santos last won the day on October 21 2023

Matheus b Santos had the most liked content!

About Matheus b Santos

  • Birthday 04/27/1997

Location

  • Location
    Adamantina-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Matheus b Santos's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

11.3k

Reputation

  1. Conforme previsto durante a madrugada os ventos conseguiram entrar de S/SW e a temperatura caiu aqui, 17,4ºC (vila jamil de lima), durante as primeiras horas da manhã tivemos nevoeiro/névoa que foi dissipando com o passar das horas, após muitas nuvens se formaram e só foram dissipar ao fim da tarde. Aqui tive variação de 17,4ºC/28,2ºC, agora limpou como visto na imagem de satélite, faz 21,9ºC aqui em casa: Amanhã previsão é de tempo ensolarado. Amanhece fresco 16ºC e a temperatura chega a 28ºC, vamos ver se conseguimos igualar a mínima de janeiro, a chance maior é no sábado.
  2. Hoje mais um dia com muita nebulosidade em Adamantina, está assim desde sábado, no geral a chuva se concentrou no domingo, ontem deu uma leve pancada a noite, e hoje uma leve pancada a tarde. Mesmo com a nebulosidade a temperatura segue acima da média, agora noite está começando limpar o tempo, a tendência é que a temperatura caia ainda na madrugada no oeste paulista. Nenhuma queda absurda mas para quem estava tendo mínimas de 21/22 nos últimos dias um 18°C está bem legal. O sul já está todo limpo o que garantirá mínimas baixas amanhã cedo assim como o sul de MS. Infelizmente a MP é muito fraca, tem chance de sequer bater a mínima de janeiro aqui (16,1°C). Sem contar que depois deve iniciar uma nova onda de calor para época. Maio está em uma tendência muito ruim pelo ensemble estendido. Acho muito difícil essa tendência se reverter, muito provável que entraremos para o 11° mês acima da média aqui, algo nunca visto antes.
  3. Tempo começou mudar ainda ontem em Adamantina, às 18h muitas instabilidades chegaram ao oeste paulista, choveu e até às 11h da noite já tinha chovido 9,5mm em Adamantina. Porém após às 11h começou chover bastante, e isso perdurou durante toda madrugada até o amanhecer, em Adamantina ainda não contabilizei na minha casa o acumulado, mas no centro choveu 51mm, CIIAGRO 70mm até às 7h da manhã, em Prudente mais de 100mm e alagamentos. Primeiro mês acima da média depois de vários meses. Pelo menos isso. Novas instabilidades formando agora.
  4. 2023/2024 veio para acabar com todos meus pecados, infelizmente sem fim de verão por aqui. É absolutamente normal não ter frio em abril aqui, o que não é normal é ter uma sequência infernal de 9meses muito acima da média sem qualquer refresco e uma seca bem forte. E olhando o ensemble o cenário é desanimador, tudo indica que maio seguirá esse padrão. A principal diferença é que a Argentina começara ficar mais fria em meados de maio (sim, abaixo da média) o que fará que essa bolha quente suba um pouco pegando MG/GO/MT e TO e alhures.
  5. Atualizando esse calorão para vocês, mês de março seguindo um padrão nojento instalado por aqui foi seco e muito acima da média, foi o segundo março mais quente da história no oeste paulista (perde para 2002). Primeiro em casa, começamos o mês com muito calor, algo fora de padrão para março, tivemos também uma onda de calor muito forte na metade do mês e depois uma frente fria marítima que colocou as temperaturas mais dentro da realidade para um março, mesmo assim não salvou a tragédia que foi o mês. A chuva novamente foi muito abaixo da média, choveu somente 71mm. No ano temos 417,5mm isso já contando com abril. Em Presidente Prudente INMET: 2º mês de março mais quente da história maior mínima registrada para março junto com 2018 maior máxima desde 1967 junto com 2005 Agora no ano: Janeiro +1,3ºC Fevereiro +1,6ºC Março +1,8ºC Ano: +1,5ºC Desde julho/23: Julho +1,1ºC Agosto +1,5ºC Setembro +3,2ºC Outubro +1,6ºC Novembro +1,7ºC Dezembro +1,8ºC
  6. Aqui na mesma situação (Presidente Prudente): Mas tem lugar pior (Mariscal Felix Estigarribia oeste do Paraguai):
  7. Olha, poderia até concordar, mas não dá para comparar as duas não, reconheço que a de maio/22 foi muita boa principalmente para MG/GO e DF, mas ainda sim a de julho de 2019 foi mais forte tanto em frio em altitude quanto em frio em superfície, porém mais bloqueada, aquela de 2022 o ciclone impulsionou até o sul do TO, claro uma coisa em maio (histórica) e a outra em julho (mais comum). 2019 Sudeste: 2022: 2019 Centro-Oeste: 2022: No sul então nem se compara (2019): 2022:
  8. Quando o El Niño começou, quem quiser comparar é só puxar a reanálise, só sei que depois desse post meu não tive nenhum mês com anomalia inferior a +1,0°C. Aliás, sigo para mais um mês com anomalia positiva o 9° seguido.
  9. Sigo firme na aposta, baixas latitudes vão seguir quentes. Talvez latitudes abaixo de 30°S tenham algo mais decente. Lembrando: tendência de acima da média não significa ausência de frio. Só reprisar que 2019 teve uma MP mais forte que todo 2022 no centro-sul. Qual é mais quente? Claramente 2019. Já estamos praticamente no miolo de abril sem sequer neutralidade no oceano, quiçá na atmosfera. Acredito que efeitos da La Niña para começar influenciar o Brasil é lá para julho, já em médias de temperaturas sigo apostando em um inverno acima da média no Brasil. Exceto algumas áreas.
  10. Rodadas anteriores, provavelmente 0z. Na 0z de hoje “deu uma leve melhora” mas por enquanto é melhor ainda ter cautela, será frio fraco (normal para abril) e depois voltará o calor.
  11. CFS é viciado, mas o euro sempre mostra tendências próximas da realidade, porque o Seasonal nada mais é que uma tendência, claramente não quer dizer que será dessa forma, mas a tendência mostra que seguiremos com temperaturas acima da média principalmente no centro do país. E ele vem acertando repentinamente nos últimos meses, eu espero que erre pelo menos um mês, mas…
  12. Europeu seasonal rodou ontem, joguei no monitoramento do ENSO. Infelizmente tendência de inverno tão ruim quanto 2023, por enquanto, talvez as altas latitudes se salvem dessa vez.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.