Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    866
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Matheus b Santos last won the day on October 21 2023

Matheus b Santos had the most liked content!

About Matheus b Santos

  • Birthday 04/27/1997

Location

  • Location
    Adamantina-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Matheus b Santos's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

11k

Reputation

  1. Como dito e reiterado Adamantina vai tendo o período mais quente da sua história confirmado com folga. Não só aqui, vários locais do Brasil vem tendo médias muito altas desde agosto. Bom, nada mudou do meu último post para cá. Sigo com 9mm em março e temperatura beirando os 29,5ºC de média simples. Essa semana foi muito quente, mas quinta que veio o recorde. Minha estação registrou impressionantes 39,1ºC, o CIIAGRO 39,2ºC maior temperatura para Março batendo 2005. Presidente Prudente fez 37,7ºC igualando 2005 (histórico de 1967 para cá). De qualquer forma esse mês deve fechar como o março mais quente já registrado. Para quem anda feliz achando que vem mudança aí, as notícias não são boas, o euro ensemble e controle vem insistindo que o resfresco da semana que vem é rápido e fraco. Abril deve ser novamente um mês acima da média: Porém, de fato existe um friozinho fraco no fim de março. Adamantina: Tudo indica chuva mais constante na próxima semana depois de praticamente 30 dias sem chuva.
  2. Março já está extremamente quente e seco, e deve piorar muito mais, esse se não for o pior é um dos piores verões já registrados. O ruim seria bom para falar a verdade. Pelo tempo.com teríamos uma sequência absurda de mínimas e máximas altas para época. Essa semana foi previsto chuva, mas divergindo mais uma vez do previsto caiu duas pancadas ridículas que acumularam um total de 9mm. De acordo com o ensemble teremos o estabelecimento de um forte bloqueio novamente, algo que foi comum de setembro para cá. Os próximos 10 dias serão muito acima da média. Já a chuva fica represada no Uruguai e RS. Só um detalhe, Adamantina está com média simples de 29°C por essa sequência não é nada absurdo dizer que podemos chegar a 30°C de média!!!
  3. Em Adamantina no oeste do estado de São Paulo apesar de março ser o primeiro mês do outono, aqui é verão pleno, raríssimas vezes março apronta alguma coisa (vide 1968, 1976, 1987 e 2012). Agora no tocante ao período chuvoso eu costumo considerar como o último mês. Isso porque, a mudança no padrão de chuva é radical para abril, que chove menos da metade do que o normal em março. "São as águas de março fechando o verão", porém estamos vindo de um verão muito irregular nas chuvas, choveu pouco, não tivemos nenhum canal de umidade mais parrudo e além disso ainda estamos temos temperaturas muito elevadas. Nos últimos 60 dias choveu muito pouco na maioria das áreas do BR central. A tendência de acordo com o euro estendido é que as áreas no centro do Brasil sigam com temperaturas acima da média, aliás é algo que os modelos vem repetindo constantemente para adentrar outono/inverno. Somente áreas mais próximas ao litoral podem ter temperaturas mais dentro da normalidade, o que pode indicar algumas passagens de frentes pelo oceano. A chuva deve seguir esse padrão mais benéfica ao nordeste, e talvez no sul e muito irregular no centro do Brasil.
  4. 2024 começou da mesma forma que 2023 acabou no oeste paulista, muito quente e com chuvas extremamente irregulares. A situação é bem chata, o calor é muito forte, provavelmente é a sequência mais quente da história aqui, a chuva também não colabora, é rara, e quando chove é de forma isolada, às vezes chove forte em quantidades extremas em curto período de tempo. Bom quanto as temperaturas. Tive um janeiro bem quente, porém ainda teve uma MPzinha que ajudou a diminuir a média, choveu muito mal, somente 174,5mm, sendo que boa parte dessa chuva foi em um único evento extremo na noite do dia 12 e 13 de janeiro. Quanto a fevereiro também seguiu o padrão de janeiro, exceto com um período mais úmido entre o dia 14 e 20 de fevereiro. As temperaturas sempre acima da média, no último dia do mês tive um 38,3ºC maior temperatura para fevereiro aqui no meu curto período de dados. Agora na estação de Presidente Prudente/INMET os dados da normal 91/20 mostram o seguinte: Janeiro foi o terceiro mais quente da história perdendo somente para janeiro de 2015 (28,44ºC) e janeiro de 2019 (28,36ºC). Fevereiro foi o mais quente da história, perdendo para 1966 onde a estação ficava em outro local, mais recente tivemos 2017 com um fevereiro muito quente. Outras marcas interessantes, 38,6ºC em janeiro foi a segunda maior máxima da estação no novo local (1967 para cá), e 37,5ºC em fevereiro foi a segunda maior marca também.
  5. Ele voltou, Adamantina estava tendo uma semana úmida e tinha voltado a chover, ainda está um mês seco, ae voltamos novamente a programação normal com um forte bloqueio em médios níveis da atmosfera. As instabilidades estão a oeste da América do Sul, e com deslocamento aqui de leste o que mostra a forte influência do bloqueio. O tempo.com mostra uma tendência de forte aquecimento.
  6. O vórtice no sul do Brasil combinado com o ciclone no oceano resulta em fortes instabilidades essa tarde no oeste paulista, chove em Adamantina com muitas trovoadas.
  7. Finalmente voltou chover em Adamantina, o verão está muito seco, e nos últimos 3 dias choveu bem em toda região. No tocante as temperaturas seguem temperaturas elevadas, não tivemos trégua desde setembro/23. Chuva ainda bem irregular: Observem que ficamos mais de um mês sem chuva acima de 10mm.
  8. Sumido do fórum, e por motivos claros, o oeste paulista está vivendo uma sequência climática mês a mês horrível, não bastasse o calor a chuva está extremamente irregular para se ter uma ideia choveu dia 12/01 e 13/01 102,5mm, foi uma chuva só em dois pancadões de noite/madrugada, aquele outro 50mm também foi um pancadão de madrugada, não vi mais pancadas isoladas de fim de tarde o que era muito típico aqui. O ano: Já em chuvas: Choveu 4 dias acima de 10mm no verão. E os próximos dias não reservam nada de demais, se chover será isolada, o que não pode se duvidar de alguma chuva mais pesada em curto espaço de tempo.
  9. Depois de 9 dias sem chuva finalmente choveu nesse janeiro em Adamantina. A chuva veio nessa madrugada, aquele SCM que nasceu no RS passou por SC se renovou no PR e atingiu aqui. A chuva veio forte, com raios, vento e novamente em curto espaço de tempo. Os acumulados ficaram entre 30/60mm aqui, ainda de manhã já tínhamos sol, temperatura em elevação e abafamento. A tarde formações a Norte principalmente, mas nada atingiu aqui, agora ao fim da tarde novamente pancadas isoladas. Pelo euro determinístico depois desse início de janeiro a situação agora muda por conta do recuo do canal de umidade e maior frequência de sistemas frontais no sul.
  10. Janeiro muito seco no oeste paulista, em Adamantina no período de 1 mês (08/12) só choveu em 3x (16/12 2mm, 23/12 73mm e 30/12 15mm) Ontem a chuva "rodeou" a cidade, mas não choveu, muitos raios no período da noite principalmente na direção de Valparaíso. Hoje tivemos a péssima notícia de que 2023 foi o ano mais quente já registrado.
  11. Mais uma semana de tempo tórrido e seco no oeste paulista em pleno período chuvoso, última chuva ocorreu em 30/12 depois disso nem formações próximas está tendo. Além disso as temperaturas estão bem extremadas. Hoje tive 37,8ºC maior do mês depois de uma mínima de 23,6ºC. A tendência é que volte a chover com o recuo do canal de umidade.
  12. Chuva e desvios: Choveu 1.631mm em casa um ano acima da média (1.283mm) e com eventos de chuvas extremas (chuvas fortes em curto espaço de tempo). Dados diários: Presidente Prudente INMET: Janeiro -0,6ºC Fevereiro -1,0ºC Março +0,4ºC Abril -0,8ºC Maio +1,1ºC Junho -0,5ºC Julho +1,1ºC Agosto +1,5ºC Setembro +3,2ºC Outubro +1,6ºC Novembro + 1,7ºC Dezembro + 1,8ºC No ano: +0,8ºC Dezembro mais quente registrado com muita folga no oeste paulista, maiores máximas da série em muitos locais, e um dos meses mais quentes já registrados. Quanto ao ano, segundo semestre mais quente já registrado, graças ao começo desse ano não tivemos o ano mais quente já registrado. Pelos dados de Presidente Prudente 2019 ainda é o ano mais quente já registrado por lá, seguido de 2002 e agora 2023, os únicos anos a quebrarem a barreira dos 25ºC de média simples.
  13. Belo 28/07 por aqui, ops 28/12. Simplesmente CAVOK em todo dia sem uma nuvem sequer. 20,9°/35,9°C Amanhã probabilidade baixa de chuva a noite. Fotos por volta das 15h.
  14. Adamantina ficando bem monitorada. Lembro que há 3 anos somente existia o CIIAGRO. Além dessas estações ainda tenho um ecowitt em Flórida Paulista vizinha daqui - Aparecida, e também há a estação do CREA que fica na área central da cidade. Mínimas hoje cedo:
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.