Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    521
  • Joined

  • Last visited

About Matheus b Santos

  • Birthday 04/27/1997

Location

  • Location
    Adamantina-SP

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

Matheus b Santos's Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

6.6k

Reputation

  1. Um forte sistema de baixa está cruzando os EUA nessa noite, gerando vários alertas de tornado. Agora há um provável forte tornado se aproximando de Chester/IL tornado Emergência lá.
  2. Incrível o dia de ontem no Centro-Sul do país, principalmente no PR. Foram muitas Super Células. Em Adamantina choveu para valer finalmente! Choveu 45,5mm entre às 23h de ontem e às 10h de hoje. É a 4ª maior chuva do ano, com isso o mês chega a 116mm ultrapassando a média. Ontem foi um dia extremamente meteorológico por aqui, primeiro amanhecemos ainda com um pouco de subsidência, algo incomum para situações pré-frontais, em casa tive mínima de 17,8ºC, no entanto, o sol apareceu a temperatura disparou chegando a 35,7ºC, o vento soprava sempre forte de N, com isso o P.O aumentava e a pressão caia, cheguei a registrar valores de 1000hPa no fim da tarde, em 850hPa a atmosfera se mostrava perturbada, mesmo com o por do sol o vento de N continuava forte e quente, até às 11h da noite quando de repente começou ventar muito forte com a chegada das instabilidades, porém não teve muitos danos em Adamantina, o oeste paulista foi atingido por um "bow echo". O satélite no momento: O gráfico de casa: Já hoje tempo "calmo", chuva constante durante toda madrugada, a partir das 9h da manhã passou e o dia foi com nuvens altas, os extremos estão assim 17,3ºC x 22,7ºC dia bem agradável. Amanhã a alta pós-frontal que estava sobre o centro da Argentina desloca-se para o sul, assim deve ocorrer geadas no RS/SC:
  3. POSSIBILIDADE DE TEMPO SEVERO ENTRE MS/PR/SP Uma nova frente fria avança ao longo do dia entre o centro-sul do BR, enquanto isso a pressão entra em queda por conta do fortalecimento da Baixa do Noroeste Argentino alguns modelos sugerem pressão mín. de até 989hPa entre o Chaco e o Pantanal valores bem extremados para essas regiões, enquanto isso uma alta pós-frontal avança pela Argentina, as previsões estão por enquanto acertando no desenvolvimento inicial do sistema, nas próximas horas a Baixa do Noroeste Argentino deve alavancar muito calor para MS/PR/SP o potencial para tempo severo deve começar já no meio tarde nas células mais discretas a frente do sistema principal, a tendência pelos modelos é que forme uma potente LI entre PR/MS e avance na madrugada para SP, as rajadas de vento devem ser severas +100km/h, o gradiente de pressão está bem forte o que dá suporte para ventanias. A chance de tornado deve existir, no entanto, bem baixa por conta da LI, mas em cenários assim não é de se duvidar. Pelo WRF:
  4. Com a chuva da LI de ontem (16,3mm) o mês de outubro chega a 69,9mm, ou seja, está bem próximo da média histórica. Pelo que se observa dos dados nenhuma chuva foi excepcional mas pelo menos tem sido constante. Com a passagem dessas instabilidades o esperado para o decorrer da próxima semana é a queda nas temperaturas: Temperaturas bem agradáveis para o padrão do oeste paulista.
  5. Apesar da possibilidade de tempo severo a chuva veio calma em Adamantina, aliás bem fraca. Só ventou um pouco na chegada da LI o que fez levantar alguma poeira. Agora continua chovendo fraco com algumas trovoadas temperatura em casa de 21,6°C. Chuva acumulou até o momento 6,9mm (Ciiagro)
  6. Potente LI subindo o MS nesse momento. O cenário assim como apostado pelos modelos é potencialmente perigoso, a maioria dos locais a frente da LI tem tempo bom e temperaturas muito altas, alguns locais acima até de 36ºC. Alguns núcleos inclusive chamam atenção entre a região de Glória de Dourados/ Ivinhema/ Angélica. Os índices de MUCAPE no sul do estado dão suporte para Supercélulas;
  7. Possibilidade de tempo severo hoje entre MS/PR e SP. O WRF coloca uma extensa LI cruzando o estado de SP na tarde de hoje, o que deve gerar rajadas de vento severas. Algumas células discretas podem provocar granizo grande também.
  8. Cenário muito promissor a tempo severo na tarde/noite de hoje entre o MS/PR/SP:
  9. Chuvas fortes no MS durante a madrugada e começo dessa manhã. Em Campo Grande/MS o aero reportou rajadas de 96km/h e trovoadas. Em Adamantina a piscina fria desse sistema provocou rajadas de vento sem chuva, em Presidente Prudente teve poeira novamente. Porém, só está começando chover agora por conta de instabilidades a frente do sistema. Rajadas de vento hoje:
  10. Outubro com comportamento totalmente diferente de setembro em Adamantina. Mês está bem ameno para os padrões e com constância de chuvas. Ontem tivemos uma máxima de 20,3ºC é a segunda menor máxima para outubro na série do CIIAGRO, em casa por muito pouco não tive uma sub-20 com 20ºC cravado. Já quanto a chuva apesar de constante tem decepcionado novamente, o ano de 2021 as previsões não se concretizam. Ontem a maioria dos modelos indicavam 70/100mm o que vi foi um acumulado de 9,4mm de chuva fraca. No mês estamos com 48,7mm o que indica uma chuva "na média". O YR mostra mais chuva lá pelo fim da semana, eu espero que concretize. Quanto as temperaturas seguem amenas para o período, inclusive na semana que vem deve cair as temperaturas novamente.
  11. Tornado Warning a norte de Harrah/OK. Rotação intensa.
  12. Setembro em Adamantina/SP foi seco e quente. No tocante a média máxima fechamos em 34,7ºC essa é a segunda maior média máxima, a primeira é de outubro de 2002 (35,3ºC), no monitoramento disse que esse mês empatava com dezembro de 2018, no entanto, foi um equívoco. Tivemos também duas marcas expressivas tanto em mínima quanto em máxima: Os 39,3ºC registrado no dia 08 (09 - método Ciiagro) tinha sido a maior temperatura já registrada nos primeiros 22 dias de setembro, só tínhamos marcas acima de 39ºC após o dia 22, porém a onda de calor foi tão forte que destruiu vários recordes diários em sequência. Os 40,8ºC do dia 20/09 é oficialmente a temperatura mais alta de setembro, e por muito pouco não quebra o recorde geral de 40,9ºC de 27/12/1997. Porém sempre ressalto que a estação estava off ano passado funcionando somente de dia com a placa então registrei pelos dados horários 41,7ºC no dia 30/09 e 42,2ºC em outubro "são registros extraoficiais" já que não constam no banco de dados do CIIAGRO. A mínima de 24ºC da noite do dia 20/09 foi a segunda mais alta perdendo somente para o dia 18/09/1997, e empatando com os dias 07/08 de setembro de 2007. Média Simples fechou em 26,5ºC sendo a segunda mais alta, perdendo para setembro de 2007. Médias: Mínima 18,3ºC (+1,4) Máxima 34,7ºC (+3,7) Simples 26,5ºC (+2,5) No ano até o momento (+0,1) Quanto a chuva nenhuma novidade além de escassa tem sido irregular: Choveu 28,6mm contra média de 81,8mm (1992-2019) Choveu 65% abaixo da média.
  13. Dia começou com chuva e trovoadas aqui em Adamantina. Os últimos dois dias tem sido com a presença de pancadas isoladas por aqui, no sábado tivemos tempo nublado durante todo o dia choveu bem pouco (4,8mm - Ciiagro), no entanto a temperatura foi bem agradável 18,4 x 22,8ºC em casa, ontem foi diferente, dia amanheceu ensolarado e com vento forte do quadrante N (abafamento), com a aproximação das instabilidades a temperatura caiu e tivemos uma tarde oscilando entre 19/22, a máxima foi de 34,4ºC em casa. O gráfico ficou bem legal com a chegada da "piscina fria": Inclusive voltou a ventar forte ontem, mas bem menos que na sexta-feira. No fim da tarde uma boa chuva pegou Adamantina acumulamos no dia de ontem 12,7mm. Hoje o acumulado já está acima de 10mm novamente com chance de mais chuva no período da tarde. Aliás chama muita atenção os índices para tempo severo hoje no oeste paulista.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.