Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    529
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Matheus b Santos

  1. Boa noite, Novembro terminou mais quente que o normal em Adamantina e muito seco, tivemos 53,7mm acumulados o que corresponde a 55% abaixo do esperado. Dezembro de forma inicial parece que seguirá no mesmo ritmo, escassez de chuva e temperaturas acima da média. Os modelos indicam um padrão clássico de La Niña com chuva abaixo da média no sul nos primeiros 15 dias de dezembro e chuvas acima da média no Centro-Norte. Pacífico engrenando o ritmo no padrão de chuvas por aqui, a La Niña tende a intensificar no decorrer do mês e o consenso é para que atinja seu pico em Janeiro. Os CFS também indica esse padrão com seca no sul para Dezembro. Es O que pode salvar o oeste paulista nesse dezembro seria um recuo do canal de umidade o que às vezes acontece, principalmente por conta da ASAS, apesar do GFS sinalizar um padrão de mudança depois do dia 15 a maioria das previsões esse ano furaram para cá, ainda mais quando o assunto era chuva, por isso não espero nada demais para esse mês.
  2. Mais uma vez a chuva ficou devendo para o oeste paulista. Ontem nas instabilidades pré-frontais uma pequena, mas forte chuva atingiu aqui e provocou 7,1mm. Já hoje agora no fim da tarde uma instabilidade passou e provocou 2,5mm. Muito pouco, teremos novamente chance de chuva no domingo/segunda. Mas tudo indica que teremos menos que 50mm acumulados. Algumas fotos da célula de hoje, baita mesociclone.
  3. O pior que acho que nem é tanto o abrigo, apesar de ser muito pequeno e mal ventilado, pois quando fiz o teste de vários sensores em um abrigo confiável a diferença se manteve, acho que é calibração mesmo, ou então o produto que não é confiável. De qualquer forma se quiserem ter feedback positivo e aumentar as vendas terão que solucionar esses problemas, caso contrário...
  4. Como disse o Felipe os dados de temperatura das WRF comercial são bem longe de confiáveis, eu tenho uma estação dessa e fica no telhado da minha casa. Pois bem. Os pontos que já oriento para quem for adquirir uma estação meteorológica, pela minha experiência claro, os dados são péssimos para não dizer horríveis. * O sensor de temperatura aquece, e não é o local (vou explicar abaixo). * O pluviômetro não registra direito pelo menos o meu. * Anemômetro (para mim a única peça que serviu). Quanto ao sensor de temperatura, para quem não sabe eu tenho um Ecowitt também, o meu interesse maior foi sempre monitorar dados de temperatura e umidade em casa, esse Ecowitt fica abrigado num modelo do @Felipe Backendorfjá postado aqui no grupo feito com pratos, é bem simples, mas os dados são bem fidedignos pelo local. Esse ecowitt fica sobre o telhado junto com a estação da WRF, eu simplesmente arranquei o abrigo deles e construí um novo abrigo e amarrei na haste (no cano), quando comprei o Ecowitt eu fiz isso e coloquei três sensores dentro do abrigo. - 1 Sensor Ecowitt - 1 Sensor Termo higrômetro - 1 Sensor da WRF Os 3 sensores estavam exatamente no mesmo local. No entanto, o sensor da WRF como eu já sabia aquecia 2ºC acima, absurdo para parâmetros meteorológicos. Já os dois sensores batiam tanto na máxima como na mínima, eles cravavam os mesmo valores o que mostrava que estavam calibrados. Gosto de mostrar os dados, então vamos comparar o dia 18 de agosto de 2021 dia de sol, calor, e vento. Ecowitt https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA2/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily WRF https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IADAMA1/graph/2021-08-18/2021-08-18/daily Ou seja, diferença de 2,6ºC na máxima e 2,1ºC na mínima. LEMBRANDO, estavam ambos sensores no mesmo local. Agora a estação "oficial" do Ciiagro que fica na zona rural de Adamantina no mesmo dia. Então indiscutível que os dados não servem para absolutamente nada. Quanto ao pluviômetro ele sempre registrava menos que o Ciiagro, eu até entendo que às vezes pode chover mais lá que aqui, mas em todos os dias era algo quase impossível, depois de setembro o pluviômetro simplesmente parou de funcionar, não sei se está sujo ou algo do tipo, mas não tive interesse em consertar. O anemômetro é até que bom e resistente porém já observei que está "desregulado" na direção do vento, e também repete muito as rajadas de vento. Sempre em 26,6km/h aqui. Pelos valores cobrados eu aconselho a pessoa investir em um ecowitt, ou então uma ambient.
  5. Chuva por enquanto decepcionando em grande parte do estado de SP(principalmente no oeste paulista). Pelo euro as previsões eram de acumulados superiores a 40mm em diversas áreas, diferente disso, os acumulados mais expressivos foram de 50/60mm e em grande parte das estações menos de 30mm, o euro 0z indicava acumulados superiores a 70mm aqui, mas choveu até agora 10mm no ciiagro. Ainda há novas áreas de chuva se formando a sudoeste daqui, podemos ter mais chuva nessa noite/madrugada a torcida é para isso, a grama já está muito seca de novo. Pelo radar novas instabilidades se formando: Hoje tive máxima de 27,6ºC e mínima de 22,4ºC em casa, dia foi muito abafado. P.O variou entre 20,1º e 23,4ºC. A chuva deve já ir embora amanhã, podemos ter ainda um evento de chuva no meio da próxima semana, ainda incerto.
  6. Sumido do fórum porque o tempo aqui está uma verdadeira chatice. Deu uma pequena mudança nessa sexta-feira com entrada de fortes ventos do quadrante SE por conta de uma MP no oceano. Hoje em casa tive mínima de 15,3ºC, no Ciiagro a mínima foi de 14,5ºC, boas marcas para novembro. Até agora o mês é um repeteco do que foi no ano após os 42,7mm do dia 24/10 a chuva simplesmente desapareceu, tornando-se somente isolada e mal distribuída, até o momento no CIIAGRO temos 791,1mm acumulados, e com as projeções de hoje para o fim do mês e também para dezembro não é de se duvidar que esse ano feche como o mais seco desde 1961, para isso teríamos que ter até dezembro pouquíssima chuva o que acho improvável, mas não impossível. Em casa o mês está quente. Pelo tempo 14 dias não haverá uma grande modificação do padrão que deve seguir seco e quente. Na segunda-feira algumas instabilidades se formaram aqui perto e gerou-se uma pequena onda de vento, como já está há alguns dias sem chover foi o suficiente para levantar poeira, então pode haver novas tempestades de poeira por aqui novamente, o solo não se recuperou da seca.
  7. Dias tem sido bem monótonos em Adamantina, quase uma cópia um do outro. Sol na parte da manhã, algumas nuvens no período da tarde e noite com céu limpo. Por enquanto as temperaturas estão entre 18/19 na manhã e 30/33 a tarde, mas irá aumentar, não descarto um 35/36ºC. A chuva deve simplesmente ficar longe nesse mês, esse ano tem 783mm até agora no CIIAGRO e dificilmente conseguirá chegar nos 1000mm. O euro vem jogando o canal de umidade lá para o Centro-Norte nos últimos dias, e com a AAO positivada a passagem de sistemas frontais também deve ser escassa. A seca não acabou, e não deve acabar tão cedo, aliás não vão ser chuvas irregulares que resolverão o problema. A tarde de hoje sem nuvens convectivas:
  8. Um forte sistema de baixa está cruzando os EUA nessa noite, gerando vários alertas de tornado. Agora há um provável forte tornado se aproximando de Chester/IL tornado Emergência lá.
  9. Incrível o dia de ontem no Centro-Sul do país, principalmente no PR. Foram muitas Super Células. Em Adamantina choveu para valer finalmente! Choveu 45,5mm entre às 23h de ontem e às 10h de hoje. É a 4ª maior chuva do ano, com isso o mês chega a 116mm ultrapassando a média. Ontem foi um dia extremamente meteorológico por aqui, primeiro amanhecemos ainda com um pouco de subsidência, algo incomum para situações pré-frontais, em casa tive mínima de 17,8ºC, no entanto, o sol apareceu a temperatura disparou chegando a 35,7ºC, o vento soprava sempre forte de N, com isso o P.O aumentava e a pressão caia, cheguei a registrar valores de 1000hPa no fim da tarde, em 850hPa a atmosfera se mostrava perturbada, mesmo com o por do sol o vento de N continuava forte e quente, até às 11h da noite quando de repente começou ventar muito forte com a chegada das instabilidades, porém não teve muitos danos em Adamantina, o oeste paulista foi atingido por um "bow echo". O satélite no momento: O gráfico de casa: Já hoje tempo "calmo", chuva constante durante toda madrugada, a partir das 9h da manhã passou e o dia foi com nuvens altas, os extremos estão assim 17,3ºC x 22,7ºC dia bem agradável. Amanhã a alta pós-frontal que estava sobre o centro da Argentina desloca-se para o sul, assim deve ocorrer geadas no RS/SC:
  10. POSSIBILIDADE DE TEMPO SEVERO ENTRE MS/PR/SP Uma nova frente fria avança ao longo do dia entre o centro-sul do BR, enquanto isso a pressão entra em queda por conta do fortalecimento da Baixa do Noroeste Argentino alguns modelos sugerem pressão mín. de até 989hPa entre o Chaco e o Pantanal valores bem extremados para essas regiões, enquanto isso uma alta pós-frontal avança pela Argentina, as previsões estão por enquanto acertando no desenvolvimento inicial do sistema, nas próximas horas a Baixa do Noroeste Argentino deve alavancar muito calor para MS/PR/SP o potencial para tempo severo deve começar já no meio tarde nas células mais discretas a frente do sistema principal, a tendência pelos modelos é que forme uma potente LI entre PR/MS e avance na madrugada para SP, as rajadas de vento devem ser severas +100km/h, o gradiente de pressão está bem forte o que dá suporte para ventanias. A chance de tornado deve existir, no entanto, bem baixa por conta da LI, mas em cenários assim não é de se duvidar. Pelo WRF:
  11. Com a chuva da LI de ontem (16,3mm) o mês de outubro chega a 69,9mm, ou seja, está bem próximo da média histórica. Pelo que se observa dos dados nenhuma chuva foi excepcional mas pelo menos tem sido constante. Com a passagem dessas instabilidades o esperado para o decorrer da próxima semana é a queda nas temperaturas: Temperaturas bem agradáveis para o padrão do oeste paulista.
  12. Apesar da possibilidade de tempo severo a chuva veio calma em Adamantina, aliás bem fraca. Só ventou um pouco na chegada da LI o que fez levantar alguma poeira. Agora continua chovendo fraco com algumas trovoadas temperatura em casa de 21,6°C. Chuva acumulou até o momento 6,9mm (Ciiagro)
  13. Potente LI subindo o MS nesse momento. O cenário assim como apostado pelos modelos é potencialmente perigoso, a maioria dos locais a frente da LI tem tempo bom e temperaturas muito altas, alguns locais acima até de 36ºC. Alguns núcleos inclusive chamam atenção entre a região de Glória de Dourados/ Ivinhema/ Angélica. Os índices de MUCAPE no sul do estado dão suporte para Supercélulas;
  14. Possibilidade de tempo severo hoje entre MS/PR e SP. O WRF coloca uma extensa LI cruzando o estado de SP na tarde de hoje, o que deve gerar rajadas de vento severas. Algumas células discretas podem provocar granizo grande também.
  15. Cenário muito promissor a tempo severo na tarde/noite de hoje entre o MS/PR/SP:
  16. Chuvas fortes no MS durante a madrugada e começo dessa manhã. Em Campo Grande/MS o aero reportou rajadas de 96km/h e trovoadas. Em Adamantina a piscina fria desse sistema provocou rajadas de vento sem chuva, em Presidente Prudente teve poeira novamente. Porém, só está começando chover agora por conta de instabilidades a frente do sistema. Rajadas de vento hoje:
  17. Outubro com comportamento totalmente diferente de setembro em Adamantina. Mês está bem ameno para os padrões e com constância de chuvas. Ontem tivemos uma máxima de 20,3ºC é a segunda menor máxima para outubro na série do CIIAGRO, em casa por muito pouco não tive uma sub-20 com 20ºC cravado. Já quanto a chuva apesar de constante tem decepcionado novamente, o ano de 2021 as previsões não se concretizam. Ontem a maioria dos modelos indicavam 70/100mm o que vi foi um acumulado de 9,4mm de chuva fraca. No mês estamos com 48,7mm o que indica uma chuva "na média". O YR mostra mais chuva lá pelo fim da semana, eu espero que concretize. Quanto as temperaturas seguem amenas para o período, inclusive na semana que vem deve cair as temperaturas novamente.
  18. Tornado Warning a norte de Harrah/OK. Rotação intensa.
  19. Setembro em Adamantina/SP foi seco e quente. No tocante a média máxima fechamos em 34,7ºC essa é a segunda maior média máxima, a primeira é de outubro de 2002 (35,3ºC), no monitoramento disse que esse mês empatava com dezembro de 2018, no entanto, foi um equívoco. Tivemos também duas marcas expressivas tanto em mínima quanto em máxima: Os 39,3ºC registrado no dia 08 (09 - método Ciiagro) tinha sido a maior temperatura já registrada nos primeiros 22 dias de setembro, só tínhamos marcas acima de 39ºC após o dia 22, porém a onda de calor foi tão forte que destruiu vários recordes diários em sequência. Os 40,8ºC do dia 20/09 é oficialmente a temperatura mais alta de setembro, e por muito pouco não quebra o recorde geral de 40,9ºC de 27/12/1997. Porém sempre ressalto que a estação estava off ano passado funcionando somente de dia com a placa então registrei pelos dados horários 41,7ºC no dia 30/09 e 42,2ºC em outubro "são registros extraoficiais" já que não constam no banco de dados do CIIAGRO. A mínima de 24ºC da noite do dia 20/09 foi a segunda mais alta perdendo somente para o dia 18/09/1997, e empatando com os dias 07/08 de setembro de 2007. Média Simples fechou em 26,5ºC sendo a segunda mais alta, perdendo para setembro de 2007. Médias: Mínima 18,3ºC (+1,4) Máxima 34,7ºC (+3,7) Simples 26,5ºC (+2,5) No ano até o momento (+0,1) Quanto a chuva nenhuma novidade além de escassa tem sido irregular: Choveu 28,6mm contra média de 81,8mm (1992-2019) Choveu 65% abaixo da média.
  20. Dia começou com chuva e trovoadas aqui em Adamantina. Os últimos dois dias tem sido com a presença de pancadas isoladas por aqui, no sábado tivemos tempo nublado durante todo o dia choveu bem pouco (4,8mm - Ciiagro), no entanto a temperatura foi bem agradável 18,4 x 22,8ºC em casa, ontem foi diferente, dia amanheceu ensolarado e com vento forte do quadrante N (abafamento), com a aproximação das instabilidades a temperatura caiu e tivemos uma tarde oscilando entre 19/22, a máxima foi de 34,4ºC em casa. O gráfico ficou bem legal com a chegada da "piscina fria": Inclusive voltou a ventar forte ontem, mas bem menos que na sexta-feira. No fim da tarde uma boa chuva pegou Adamantina acumulamos no dia de ontem 12,7mm. Hoje o acumulado já está acima de 10mm novamente com chance de mais chuva no período da tarde. Aliás chama muita atenção os índices para tempo severo hoje no oeste paulista.
  21. Bom dia, hoje como eu disse ontem será um dia bem turbulento entre PR/SP. Prevots lançou inclusive alerta de nível 2 citando possibilidade de tornados: Os índices de tempo severo indicam potencial para tempestades principalmente sobre o PR, o tempo severo continuará entre sábado e domingo. Hoje amanhecemos com chuva e trovoadas, e o dia deve seguir assim, instável. A estação do Ciiagro após o temporal de ontem não está reportando os dados corretamente, há locais ainda sem energia e água.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.