Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    662
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Matheus b Santos

  1. Nessa semana uma forte onda de calor atinge a Argentina o EPS veio firme para possíveis recordes em território argentino.
  2. Novembro foi mais fresco em Adamantina porém depois de três meses bons de chuva tivemos irregularidade em novembro, sendo que 58% da chuva caiu em uma única pancada de verão aqui na cidade, o acumulado foi de 100mm. Dados de temperatura: Casa Jardim Buritis Acumulado de chuva em casa:
  3. Dezembro começou, aqui em Adamantina a previsão indica que os primeiros 15 dias de dezembro terão comportamento típico de verão, noites abafadas e tardes quentes com pancadas de chuvas. O Eps indica bons acumulados superiores a 150mm entre o oeste e noroeste paulista. Com isso a temperatura deve ficar entre a média ou até abaixo da média climatológica.
  4. Choveu pouco lá, somente 100,1mm no CIIAGRO local. Pena que entra para dezembro no calendário meteorológico.
  5. No último dia do mês em Adamantina tivemos uma condição típica de verão, amanhecemos com 18,5°C, esquentou no período da tarde com 31,9°C de máxima no início da tarde, e veio uma forte chuva de verão que acumulou 16mm em casa. Agora nesse fim de tarde há grandes CB’s a nordeste daqui (Araçatuba)
  6. Adamantina hoje às 8h da manhã: Choveu granizo no centro da cidade, agora segue chovendo fraco por aqui. Momento que a instabilidade atingiu a cidade:
  7. Outubro teve temperaturas dentro da normalidade em Adamantina e chuva acima da média. Temperatura: Casa Buritis Diferente de outros outubros não tivemos temperaturas extremas neste mês, só calor típico do mês, mas nada forte. Chuva Acima da média e bem distribuída, choveu bem como em agosto e setembro, no ano chegamos aos 1219,1mm. Quanto a massa de ar polar de novembro foi bem forte e provocou a menor temperatura para novembro no CIIAGRO local (11,8ºC). Em casa fez 11,8ºC uma MP bem forte para época. Em Presidente Prudente fez 12,4ºC hoje cedo é a menor temperatura para novembro desde 1979:
  8. Todo mundo está bem ansioso pela chegada da frente fria nesse início de novembro com até prováveis recordes de frio, no entanto, além do cenário muito bom para frio teremos uma possível janela para tempo severo no sul do Brasil e parte de Argentina e Paraguai, olhando detalhadamente o campo sinótico do evento, haverá tudo que um bom evento de tempo severo precisa, calor + configuração de baixa no noroeste argentino e forte gradiente de pressão, além de muito escoamento de umidade em níveis baixos da atmosfera, o que alimenta os temporais. No WRF 0z de hoje indicou dois cenários, o começo da janela para tempo severo seria hoje, principalmente entre SC/PR e sul de MS, onde a maior probabilidade seria de granizo e vendavais, um SCM atua desde manhã nesses locais o que coloca em dúvida o potencial de células mais discretas: O prevots lançou um nível 2 para essas áreas: Porém, é amanhã que as condições para tempestades severas estarão mais elevadas. O WRF coloca 2 cenários potencialmente perigosos, um é uma poderosa LI que se formará ainda na Argentina/Uruguai e avançara rapidamente pelo RS, nesse primeiro cenário o maior perigo será as fortíssimas rajadas de vento que acompanharão o sistema, mais para o fim da tarde e começo de noite áreas entre SC/PR e principalmente o Paraguai devem ter atenção, células discretas incrementadas pela grande queda de pressão atmosférica e com bastante energia disponível CAPE, devem se formar a frente do sistema, como essas células serão isoladas, e haverá condições extremamente favoráveis, não se descarta ocorrência de granizo severo e até mesmo ocorrências de tornados. 1º 2º Análise no Vitor Goede do caso:
  9. Muitos temporais no oeste paulista neste momento, a temperatura atingiu 34,2ºC aqui em casa, um bom combustível para tempestades.
  10. Setembro foi chuvoso e bem mais frio que o normal no oeste paulista, a média simples em casa fechou em 21,7ºC, só para comparar ano passado tive 27,5ºC de média simples! Choveu bem, de forma distribuída e dividida, a segunda quinzena foi mais fria que a primeira, e o pico de calor ocorreu de maneira bem isolada no dia 09/09 (fumaceira). Dados de casa e do bairro Buritis aqui em Adamantina: Choveu 167,7mm aqui em casa o que dá o dobro da média para o período, no ano tenho 1.067,1mm. O inmet de P.Prudente estava fora do ar em setembro, assim não tenho dados oficiais para o mês aqui na região, mas se o usar os dados daqui que é bem próximo de Prudente como forma de comparação seria o setembro mais frio desde 2005: Tudo indica que os primeiros quinze dias de outubro também terão temperaturas abaixo da média e chuvas de maneira regular, vamos acompanhar.
  11. Choveu 40mm nas últimas 24h em Adamantina, setembro está mais chuvoso que o normal, seguindo o que foi agosto, as temperaturas estão bem comportadas, bem diferente dos últimos dois setembros (2020 e 2021). É esperado mais chuva até sexta-feira, depois a previsão indica uma boa secada no fim de semana.
  12. Mínimas na sexta-feira em Adamantina: 10,3ºC - CIIAGRO 10,9ºC - Vila Jamil de Lima (casa) 11,6ºC - Buritis Mínimas hoje: 8,4ºC - CIIAGRO 9,7ºC - Buritis 11,5ºC - Vila Jamil de Lima Localização das três aqui em Adamantina, CIIAGRO esquerda, Vila Jamil Centro, e Buritis direita. Para fins de setembro qualquer mínima abaixo de 10ºC aqui é raro, então foi um bom evento.
  13. Ontem choveu 62,7mm, hoje choveu mais 5mm em casa, com isso acumulamos 67,7mm nesse evento, muito bom acumulado para setembro, e há previsão de mais chuva na semana que vem até o momento tive 103,2mm acumulado em casa. Agora o tempo está limpando e a temperatura começa cair, previsão que faça 10/11ºC no amanhecer dessa sexta-feira em Adamantina. Já no sul há possibilidade de geada.
  14. Muitas instabilidades em Adamantina e oeste paulista desde a madrugada, agora continua chovendo, no bairro Buritis já choveu + de 50mm, em casa também. Possibilidade de temporais segue entre PR/MS e SP.
  15. Ao que tudo indica esse ano não teremos SETEMBRÃO, o ensemble do modelo europeu já vem indicando há algumas rodadas que haverá o retorno do período chuvoso para o Brasil central agora no meio/fim de setembro, o que não permitiria episódios de calor intenso como ocorreu em 2020/2021. O euro hoje indica a passagem também de frentes frias pelo sul e sudeste do país que manterão as temperaturas abaixo da média em boa parte do centro-sul do Br. 14 a 19 de setembro: 19 a 24 de setembro: 24 a 29 de setembro: Aliás o modelo europeu (operacional) indicou na 0z uma MP bem forte para meados de setembro, GFS e o ensemble também indica algo para essas datas. Acho que teremos emoções no fim de setembro...
  16. Esquentou para valer no oeste paulista nos últimos dias, ontem aqui em casa bati a temperatura de 38,0ºC a maior do ano! Hoje a madrugada foi muito quente, a temperatura não conseguiu baixar de 22,1ºC, a última noite tão quente ocorreu no dia 10/04. Uma fraca frente fria irá passar pelo litoral de SP no decorrer do dia, e alguns modelos sugerem algum levantamento forçado de instabilidades em SP, só que de maneira fraca e irregular, pelo WRF: No entanto, mesmo com formação de instabilidades será impossível observar algo. O céu está tapado de fumaça nessa manhã por aqui.
  17. Agosto aqui em Adamantina dados de casa (Vila Jamil de Lima) Agosto terminou mais frio que o normal em Adamantina, e no oeste paulista, e também com mais chuva que o normal, a média de chuva em agosto pelos dados do Ciiagro é de 32,5mm, o que torna o mês mais seco do ano, choveu então mais que o dobro do esperado quebrando o padrão de seca que perdurava em julho. As temperaturas terminaram abaixo da média, tivemos MPs intercalando com dias quentes e secos, o que tornou o mês mais dinâmico, a média horária em casa foi de 20,7ºC. Setembro começa como foi agosto, algumas MPs fracas na grade intercalando com calor, alguns modelos apontam que setembro será abaixo da média em temperatura o que quebraria um padrão de setembros ruins aqui no oeste paulista, vamos aguardar e acompanhar.
  18. Ontem tive máxima de 35,4ºC em casa, é a maior desde 01/03, a partir das 22h começou a ventar (ramo marítimo) da MP e com isso a temperatura caiu, hoje amanhecemos com 15,8ºC, a tarde não deve ser quente como ontem, hoje o céu está com bastante fumaça devido as queimadas na Amazônia, primeira vez que desce para cá.
  19. Mínima de 9,3ºC em casa (vila jamil de lima) hoje cedo, agora tenho 16,3ºC e sol, previsão é que avance nebulosidade nas próximas horas aqui. Quanto a chuva, ontem acumulou mais 15mm em casa, com isso chegamos a 88mm no mês, mais do que o dobro do esperado para agosto.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.