Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Matheus b Santos

Members
  • Posts

    587
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Matheus b Santos

  1. Últimos dias foram frios em Adamantina, temperaturas aqui em casa: 18 de maio 5,9ºC/14,9ºC 19 de maio 7,3ºC/20,3ºC Hoje 7,3ºC/21,8ºC No CIIAGRO a menor mínima foi de 5,0ºC, foi a menor mínima para maio desde 2006. Na nova PWS que instalaram aqui em uma baixada urbana a mínima hoje foi de 4,8ºC. As temperaturas devem subir aos poucos ao longo dos dias, sem calor ao que parece, frio deve retornar no início de junho. Hoje como disse dia foi de muito sol:
  2. 12h e 20min em Adamantina Temperaturas: 11,7ºC - Ciiagro 12,2ºC - Vila Jamil de Lima 12,7ºC - Buritis
  3. Mínimas e máximas hoje aqui em Adamantina/SP Dia bem ensolarado, ventoso e frio! 5,3º/17,2ºC - CIIAGRO 6,9º/18,6ºC - Vila Jamil de Lima (casa) 7,6º/18,4ºC - Buritis
  4. Como previsto, instabilidades cercando PR/MS e Paraguai, há possibilidade de tempo severo isolado.
  5. Além de um cenário extremamente favorável para frio/ um possível ciclone tropical ou subtropical na costa do sul do Brasil, geada e neve, há também neste fim de semana um ambiente favorável para algumas tempestades principalmente entre MS/SP, isso em decorrência do escoamento de ar quente e úmido de norte, e o gradiente da aproximação do sistema frontal. O wrf/4km dá possíveis tempestades entre sábado e domingo principalmente em SP: Acumulados bons em boa parte do estado de SP: Depois só aguardar o frio, excelente grande do YR para cá:
  6. Dia nublado em Adamantina, deu alguns chuviscos principalmente de madrugada, porém sem acumular. Máxima por enquanto de 25,9ºC, há um sistema frontal adentrando o sul do Brasil hoje, a MP irá se alongar e atingir levemente o oeste paulista na quinta/sexta-feira. A chuva deve voltar no fim de semana, e após a temperatura despenca. Na grade do YR está assim:
  7. Máxima ontem ficou em 33,3ºC em Adamantina, a partir das 16h vento virou do quadrante sudoeste e a nebulosidade aumentou, depois das 19h começou chover, choveu pouco 7mm só, mas a temperatura caiu bem, manhã desta quarta-feira teve 13,8ºC em casa. Agora céu parcialmente nublado e 15,5ºC. Pelas projeções do WRF/4km a próxima madrugada terá temperaturas baixas principalmente no norte e noroeste de SP (giro do ciclone): Não atoa indica até possibilidade baixa de geadas nas baixadas de lá: O campo de água precipitável mostra isso por conta da atmosfera mais seca sobre essa região, possibilitando uma maior perda de calor durante a noite.
  8. Assim terminou abril aqui em Adamantina (casa). Levemente acima da média nas temperaturas, e abaixo da média na chuva. A menor temperatura foi registrada no dia 16/04 (13,1ºC) e a maior no dia 04/04 (34,4ºC) Choveu somente no dia 13/04 na melhor frente fria do ano até o momento, alguns dias tiveram chuviscos, mas sem acumular. O mês começou quente e no fim do mês tivemos mais uma rodada de calor. Quanto a maio inicia com possibilidade de recorde de calor. Adamantina tem algumas marcas de 34ºC registradas em 2004, 2005 e 2007, um 34,x significa quebra de recorde. A possibilidade é real. Quanto ao frio devemos ter a primeira MP mais continental para cá, acredito que deve vir a primeira sub-10 do ano no CIIAGRO, já no tocante a chuva o cenário é bastante desanimador. A grade do YR:
  9. Céu bonito aqui no oeste paulista, já a temperatura nem tanto. Hoje tive variação em casa de 20,7/33,5°C, com muito sol e algumas cumulus durante a tarde. O euro parece ter jogado o pico de calor para o comecinho de maio (1/2/3), aqui em Adamantina podemos bater recorde de máxima, de acordo com o Ciiagro a maior máxima para maio é de 34°C, o euro coloca algo em torno de 33/34. Depois, ao que indica teremos uma MP, o que já é comum para época e podemos ter alguma sub-10 no Ciiagro o que seria a primeira do ano. Ainda não há um consenso no pós-MP e também na intensidade da MP, mas ao que parece temperaturas em grande elevação.
  10. Boa tarde, Depois de um frio comum para época que tivemos durante o fim de semana de páscoa vamos tendo aquecimento gradual da temperatura no decorrer dos dias, a subsidência noturna ainda provoca mínimas até que baixas na zona rural, mas no centro das cidades pouco é sentido. No momento secura e céu azul em Adamantina com vento de Norte, temperatura de 32,1ºC UR em 31%. A máxima bateu 32,8ºC, porém a preocupação vem para próxima semana. Temperaturas muito acima da média o YR dá 36ºC para cá. Adamantina nunca passou dos 35,8ºC depois do dia 20/04. No tempo.com dia 01/05 teria temperatura de 35ºC o que acabaria com o recorde de maio. Na grade confiável do YR: Como é uma previsão próxima dificilmente irá mudar, a esperança agora ficará para maio. O Ensemble do euro só mostra algo mesmo para maio.
  11. Localização. Além de que Adamantina o relevo onde está localizada a estação fica quase em uma baixada na zona rural (6km) a oeste da cidade, já Prudente fica numa encosta quase topo no centro da cidade o que não permite quedas expressivas na temperatura como na zona rural em noites de estabilidade.
  12. Frio bom, mas longe de intenso. Adamantina Ciiagro tem uma mínima absolta média em abril de 12,4ºC, e uma absoluta de 3,8ºC. Presidente Prudente/INMET tem mínima média em abril 13,4ºC e uma absoluta de 5,8ºC. É um bom frio, mas no máximo vai fazer as mínimas ficarem "dentro" do que é esperado para o mês. Inclusive, não muito distante estamos tendo boas marcas em abril, o que mostra que essa MP já é comum para época, longe de ser excepcional. Presidente Prudente: 6,9º (2016) 10,8º (2020) 12,9º (2021) Adamantina: 3,8º (2016) 8,7º (2020) 9,6º (2021) __________________________________________________________________________________ Adamantina teve uma boa chuva na madrugada e manhã dessa quarta-feira, choveu 45mm em casa, porém foi a primeira chuva que registro esse mês. Tempo está fechado aqui, e há possibilidade de chuva ainda entre a noite de hoje e manhã de quinta-feira, depois é só esperar o refresco. No momento, 23,1ºC/86%
  13. Para quem curte tempo severo próximos dias serão animados no Sul do BR. Hoje eu diria que o oeste/sudoeste do PR terá tempestades intensas, principalmente ao fim da tarde começo de noite, o ambiente está favorável com forte escoamento em níveis baixos 850hPa. Só será necessário saber o tanto que esse SCM na manhã de hoje irá atrapalhar no desenvolvimento de células mais discretas à tarde.
  14. Adamantina está tendo um começo de abril como foi março, bem tediante, depois daquela MP fraca do início do mês tivemos sol e muito calor para época. A chuva também sumiu, último dia que choveu aqui foi 31/03, depois só ameaçou, ontem mesmo formaram várias áreas de instabilidade, mas não choveu. Essa situação tende melhorar no decorrer dessa semana, a previsão indica um pouco de chuva e um bom refresco a partir de sexta-feira. Na grade confiável do YR: Essa semana há também possibilidade de tempo severo no Sul do Brasil, então será uma virada radical no tempo. Pela reanálise do ERA5 março foi acima da média em temperaturas no Sudeste, somente o nordeste de MG e norte do ES terminaram com temperaturas normal ou abaixo do normal climatológico. Como sempre SP foi o centro da fornalha. E nas chuvas somente as áreas a oeste, sudoeste e leste de SP tiveram chuva acima da média. A chuva ainda tem se comportado de maneira isolada como eu já havia comentado, por exemplo, Presidente Prudente a sul daqui (bem próximo) teve janeiro, fevereiro e março abaixo da média, choveu 453,2mm quando o normal seria 548,3mm. Já aqui em casa choveu 671,9mm.
  15. O ar frio atingiu uma boa parte do Centro-Oeste e Norte do Brasil como já era previsto pelos modelos. Rio Branco está tendo uma tarde invernal, no momento uma PWS reporta 17,4ºC na cidade e a variação de 16,4º/18,2ºC. Algumas temperaturas agora no centro-norte do BR: 17,3 Rio Branco(aero) 18,5 Cuiaba (aero) 19,3 Parque Estadual Chandless - INMET(AC) 19,6 Riberalta (Bolívia) 20,1 Nova Mamoré (RO) 21,0 Cobija (Bolívia) 22,3 Porto Velho (RO)
  16. Choveu 32,5mm na tarde de ontem em casa, com isso Adamantina chegou a 220mm registrados no mês de março, o que ultrapassa a média climatológica. A tendência agora é diminuição das chuvas (abril pode ser acima da média). A chuva foi boa nos primeiros três meses do ano (engrenou no fim de janeiro), porém ainda tivemos uns períodos secos, a chuva também foi bem isolada, tem locais ainda secos no oeste paulista. Total = 671,9mm Nos três primeiros meses as médias de temperatura também ficaram acima do normal: Agora a tendência é ter noites menos abafadas.
  17. Ar frio entrando já no norte do Paraguai. download-_27_.mp4 À frente do sistema núcleos pré-frontais e alguns temporais isolados, e muito calor. Em Adamantina a temperatura bateu 33,4ºC, e agora há possibilidade de chuva no decorrer da tarde, inclusive temporais. Pelo radar há alguns núcleos próximos daqui, principalmente na divisa com MS. É amanhã que o risco de temporais aumenta pelo WRF teríamos um cenário interessante para o oeste paulista, posso fechar esse março com + de 200mm.
  18. O ICON que é um bom modelo (não surta igual o GFS e que não é conservador como o europeu) mostra a baixitude boliviana (Roboré) tendo uma tarde do dia 31/03 não ultrapassando os 17ºC: O recorde de menor máxima para março lá é 17,3ºC (27/03/1982), ou seja, uma MP que parece ser bem forte para o oeste da América do Sul.
  19. Semana deve iniciar quente mas terminará fria em partes do BR. As saídas dos modelos meteorológicos nos últimas dias tem indicado uma MP nesse finalzinho de março para partes do sul, sudeste, centro-oeste e até mesmo no norte (friagem precoce), as últimas rodadas tem mostrado a MP subindo de forma continental pelo centro da Argentina, e após indo para o oceano, como é um cenário clássico ainda em março e começo de abril, bem bloqueada sobre o SE, pegando ramo marítimo. A saída do ICON 0z hoje fenomenal: A MP será bem continental (frio raso em superfície deve pegar com facilidade o norte). Será bem forte para o Centro-Oeste e norte nas rodadas de hoje. O tempo nublado mais o vento sul deve dar uma sensação de frio nessas regiões. O GFS chega dar temperaturas de 9º/10ºC para divisa da Bolívia com Mato Grosso, detalhe: a tarde.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.