Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Darley

Members
  • Posts

    2294
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    19

Everything posted by Darley

  1. Sobre Gênova: é nessa região que se forna um dos sistemas meteorológicos que mais despeja chuva na Europa e que tem certas comparações com a ZCAS no Brasil (em acumulado de chuva): a Baixa de Gênova. Em outubro do ano passado houve formação desse sistema, que provocou muita chuva entre a República Tcheca, Eslováquia, Áustria e Sul da Polônia, causando inundações. Isso fez com que a chuva de outubro ficasse muitíssimo acima da média nessas regiões.
  2. A chuva de junho ultrapassou a média no Mirante e o mês vai fechar com mais de 70mm. É o junho mais chuvoso desde 2020. São Paulo será uma das capitais com chuva acima da média em junho de 2025. Com o mês de junho acima da média, o primeiro semestre termina com apenas 2 meses com chuva abaixo da média (março e maio). Com as chuva da última quinta, o Mirante ultrapassou a barreira dos 1000mm ainda no primeiro semestre. Vai fechar com 1015,4mm O Mirante frequentemente vem tendo os 1° semestres acima de 1000mm. O mais chuvoso foi o de 1991.
  3. O que quero saber é quanto está o acumulado de chuva em junho nas cidades onde tiveram jogos paralisados do Mundial de Clubes. Cincinnati, Miami, Orlando quanto choveu neste mês? Aliás acabou de paralisar mais um jogo. Quanto choveu neste mês em Charlotte?
  4. Não sei como está a situação da chuva na parte Leste dos EUA, mas as chuvas fizeram paralisar 5 jogos do Mundial de Clubes. Sendo que um deles ficou parado por 2 horas.
  5. Sobre a chuva das capitais neste mês de junho, um dos destaques é Manaus, que está quase o dobro da média do mês.
  6. Sobre a chuva de maio de 2025 em Buenos Aires, um detalhe: o Mirante de Santana teve 286,6mm em janeiro de 2024(que foi o mês mais chuvoso de 2024). Apenas 0,3mm a menos.
  7. Convencional do Mirante deu 9,6. Este maio foi bem melhor do que o do ano passado (que teve aquele horror da primeira quinzena) e termina com a primeira sub-10 do ano no Mirante (2015 segue sendo o único ano sem sub-10). Um detalhe é que a primeira sub-10 do ano e a primeira máxima sub-20 do ano aconteceram ambas neste mês. São Paulo neste ano sofreu mais para ter máxima sub-20 do que uma mínima sub-10...
  8. 1: esses 98mm foi a maior chuva em 24h em Buenos Aires desde quando? 2: qual foi a última vez em que Buenos Aires teve por dois anos consecutivos um mês acima dos 200mm? E pensar que Buenos Aires ficou CINCO anos seguidos sem passar dos 200mm em um mês! Dezembro de 2018 foi o último mês antes dessa sequência que foi quebrada em março de 2024. 3: Buenos Aires tem o maio mais chuvoso desde quando?
  9. Pelo visto sim, Mirante finalmente deve mesmo registrar a primeira máxima sub-20 de 2025. Hoje não passou dos 18 graus. A última vez que isso aconteceu foi no dia 13 de novembro do ano passado (na automática, a última vez convencional foi em 20 de outubro)
  10. Pouco deve mudar no Mirante em relação a chuva. Abril de 2025 vai terminar com quase 200mm, foi o abril mais chuvoso desde 1983 e o terceiro mais chuvoso desde 1943, além de ser o abril mais chuvoso do pós 2000 superando o de 2012. Foi um mês marcado pela atípica frequência de temporais, foram tantos neste mês que fizeram o SESC Interlagos ter o mês mais chuvoso do ano até o momento e que fará com que 2025 seja o primeiro ano desde 2019 em que o mês mais chuvoso do ano no SESC Interlagos não será janeiro ou fevereiro. Tem bairro que já deve terminar com mais de 300mm no CGE.
  11. Pois é, a previsão de chuva na cidade de São Paulo foi um Flop e veio bem menos do que se esperava. Acho que o grosso dessa chuva no estado caiu no interior mesmo (e também no MS inclusive em Campo Grande)
  12. Para efeito de comparação: neste ano a última máxima na casa dos 30 no Mirante foi no dia 2 deste mês. No ano passado isso aconteceu no dia 18 de maio(convencional)
  13. Atualizando: Ao leste é a área de chuva que cruzou o estado, enquanto já tem outra área de chuva vinda do MS entrando no oeste paulista Obs: pau torando em parte do MS
  14. Atualizando a condição, nota-se claramente que há uma LI varrendo o interior e não se descarta passsar pela Grande SP nas próximas horas
  15. Radar do IPMET mostrando uma ampla linha de chuva que vai do leste do MS, passando pelo oeste paulista e Norte Pioneiro do Paraná e vai até o Vale do Ribeira Há uma área de tempestade na região de José Bonifácio.
  16. Se confirmar o novo recorde de abril, o Mirante em apenas 4 meses do ano já vai se aproximar dos 1000mm Não será o primeiro recorde que cairá: o mais antigo de chuva 24h também caiu neste ano e agora o de novembro passa a ser o mais antigo 24h.
  17. Informação importante sobre o Mirante: o recorde mensal de chuva mais antigo do Mirante está ameaçado. Se o recorde de abril for quebrado, agosto passará a ser o recorde mais antigo do Mirante. E além disso, em caso de quebra, o Mirante terá 5 dos 6 recordes do primeiro semestre no pós 2000, restando apenas o mês de maio(1987) Ressaltando que abril passou a ser o mais antigo depois da quebra do recorde de outubro (o anterior era de 1969!) Segundo o Climatempo, abril de 2025 já é o mais chuvoso pós 2000. Está sendo o abril mais chuvoso desde 1991. https://www.climatempo.com.br/noticia/sudeste/sp-volta-a-ter-temporais-a-partir-desta-quinta-feira Uma capital já quebrou o recorde de abril: Cuiabá https://www.climatempo.com.br/noticia/centro-oeste/cuiaba-esta-tendo-o-abril-mais-chuvoso-em-64-anos
  18. Pelo que vi nos modelos, parece que o tempo começará a se estabilizar mais em São Paulo a partir da virada do mês. Abril com muita chuva, podendo ser o mais chuvoso em anos por aqui. Quais os motivos que levaram a abril de 2025 ser tão chuvoso?
  19. INMET Interlagos já ultrapassa os 200mm em pleno mês de abril. Não é janeiro, fevereiro, março, dezembro. Isso em pleno mês de abril! A chuva de abril está se comportando como janeiro ou auge do verão climático na região.
  20. Se não me engano, há um bug nos dados de chuva das estações CGE na consulta do site do INMET. O @Rodolfo Alvesdeve ter os dados exatos de chuva do mês no CGE e SAISP
  21. CGE decretou estado de atenção pela SEGUNDA vez hoje. E novamente em toda a cidade(apesar de que na primeira vez a Zona Norte mal foi atingida) Aliás, nos últimos anos, os estados de atenção em toda a cidade ficaram cada vez mais frequentes. Provavelmente pode ser mudança de critério do CGE, anteriormente era por subprefeitura. Teve um dia em 2023 que foi três vezes.
  22. Neste momento chovendo forte em todos o ABC e em partes da ZS(de Santo Amaro pra baixo) e ZL(principalmente na região do Jardim Santo André), além de chuva menos intensa no noroeste da RMSP.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.