Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Darley

Members
  • Posts

    1477
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by Darley

  1. Neste último dia de novembro, a maior chuva das capitais ocorreu em Campo Grande. Aqui em São Paulo o Mirante terminou o mês abaixo dos 100mm, mas um destaque ocorrido foi que o mês teve o dia mais chuvoso de 2021(e foi o maior acumulado diário para o mês desde 2006).
  2. A estação meteorológica do Mirante de Santana registrou a MAIOR CHUVA EM 24h DO ANO DE 2021 até agora, chuva que nem sequer vimos neste ano até aqui. Foram 54mm na convencional e 51,2mm na automática. Além disso, essa é a maior chuva em um único dia para o mês de novembro em anos, bem como o maior acumulado diário desde 27/06/2020. O recorde anterior do ano era 49,4mm no dia 02/01 Não será em janeiro a maior chuva do ano no Mirante.
  3. A capital com o maior acumulado de chuva no primeiro fechamento do mês foi Curitiba: a estação automática teve 40,8mm. Vitória(convencional) veio logo em seguida, com 40,7mm. Lembrando que novembro é o mês mais chuvoso do ano na escala anual em Vitória. Na cidade de São Paulo, o Mirante acumulou 21mm(conv) e 20,6mm(aut); SESC Interlagos acumulou 11,8mm, as estações dos aeroportos Campo de Marte e Congonhas acumularam 8mm cada uma e o Aeroporto de Guarulhos teve 23mm. O CGE chegou a decretar estado de atenção na Zona Leste, o acumulado chegou a ultrapassar 30mm no extremo da ZL.
  4. E chegou o penúltimo mês do ano. Novembro, agora faltam 61 dias para terminar o ano. E o mês começa com chuva em São Paulo, desde 1 da manhã sem parar(intensificou a partir das 5h).
  5. Segundo o radar, há uma área de chuva praticamente estacionada na região de Bragança Paulista. A estação INMET de Bragança Paulista acumulou 8mm na última hora.
  6. Não sei se foi falado aqui, mas parece que caiu o primeiro recorde nacional mensal de temperatura máxima na América do Sul. Ocorreu no Peru: 39,8 ° C em 24 de outubro em Puerto Ocopa. Não há muitos dados sobre os recordes mensais do Peru, mas dizem que esse pode ser o recorde confiável para outubro no país. Confere?
  7. E vem chuva em São Paulo. Com um detalhe: pelo radar, a instabilidade vem de nordeste em direção a RMSP, o que não é muito comum (geralmente, os temporais na RMSP costumam vir de oeste, sudoeste ou noroeste.)
  8. Segundo o modelo Cosmo INMET, Campo Grande será a capital onde mais vai chover até o final do mês. Vamos acompanhar...
  9. Este outubro para mim está irreconhecível no Mirante, apenas uma máxima superior a 30°C neste mês até aqui (e isso em um mês que nos últimos anos passava facilmente de 34-35)... Segundo previsões, o dia mais quente dos próximos 10 duas será o sábado (23). Como está as anomalias no Mirante até aqui?
  10. Área de chuva em SP bem organizada, vai desde a região central do estado até o Litoral Norte segundo o radar.
  11. Sobre essa nova estação do CGE: ficou mais fácil observar a "prévia" da estação SESC Interlagos, uma vez que no CGE a temperatura e o acumulado de chuva podem ser observados em tempo real. No momento algumas estações acumularam mais de 20mm até o momento, com o maior acumulado na Freguesia do Ó (Cachoeirinha), 23,2mm
  12. Está chovendo GRANIZO aqui no extremo da ZN. A chuva está fortíssima com altíssimo rain rate por aqui.
  13. CGE decretou estado de atenção na Zona Norte. Pelo radar a chuva está toda concentrada nesta área, enquanto não há áreas significativas de chuva nas demais regiões.
  14. Já começou a pipocar instabilidade novamente na RMSP. Inclusive já tem chuva forte na região da Serra da Cantareira (próxima do Centro de Mairiporã).
  15. Mirante já está sub-13. Mínima de setembro de 2021 já baixou a mínima absoluta recorde de setembro de 2020.
  16. Creio que essa previsão de chuva seja boa para a região da usina de Itaipu e outros reservatórios da região.
  17. Pelo que vi nas previsões, a maior ameaça do Furacão Larry seria as Ilhas Bermudas. Sobre o Furacão Ida: o nome Ida também foi muito usado na época em que os tufões do Pacífico Ocidental também eram nomeados pelos EUA(JTWC, no Havaí) e usava praticamente os mesmos nomes usados pelo NHC para as temporadas de furacões no Pacífico Leste e Atlântico Norte.
  18. Vitória (automática) é a capital com a maior chuva 24h no primeiro dia do mês. As capitais com os maiores acumulados no primeiro dia de cada mês de 2021(considerando estações convencionais, automáticas ou de aeroporto): 01/01: Teresina(aeroporto) 01/02: Brasília (aut) 01/03: Florianópolis (aut) 01/04: Teresina (conv) 01/05: São Luís (conv) 01/06: Boa Vista (conv) 01/07: Recife (aut) 01/08: Belém (aut) 01/09: Vitória (aut)
  19. E foi mais além: Manaus teve a maior chuva em 24h no Brasil inteiro neste último dia de agosto (53,3mm na convencional). A chuva em Manaus em agosto estourou literalmente a boca do pluviômetro. Capitais com a maior chuva em 24h no último dia de cada mês em 2021(incluindo estações secundárias considerando apenas dentro do município ou no DF): 31/01: Aracaju (automática) 28/02: Brasília (Brazlândia automática) 31/03: Manaus(convencional) 30/04: Boa Vista(convencional) 31/05: Recife (automática) 30/06: Manaus(convencional) 31/07: Salvador(convencional) 31/08: Manaus(convencional) Manaus aparece TRÊS vezes nessa lista. E em todas elas foi a cidade mais chuvosa do Brasil inteiro nesses dias.
  20. Sobre a chuva que ocorreu no GP da Bélgica no último domingo: uma estação próxima do circuito(Mont Rigi) chegou a acumular mais de 30mm em 24h no dia da corrida. Foi um mês de agosto bastante chuvoso na região, essa estação mencionada terminou o mês com mais de 200mm no fechamento 12UTC(mais do que o dobro do normal, que é de 99mm).
  21. Manaus vai terminar o mês de agosto com chuva bastante acima da média (quase o triplo do normal, e provavelmente com um dos maiores desvios positivos das capitais que terminarão o mês com chuva acima do normal). Pelo que estou vendo, Manaus deve ser a capital mais chuvosa no fechamento de amanhã. Sobre Boa Vista, já choveu quase 2000mm neste ano (a média é de 1711mm), mas a marca de 2000mm deve ser superada ainda em setembro. Em Belém a chuva mais do que dobrou a média do mês.
  22. Estação SESC Interlagos bateu novo recorde diário de chuva para o mês desde sua inauguração (20,2mm). O recorde anterior era 19,2mm em 19/08/2020. E lembrando que o dia mais chuvoso do ano até agora no SESC teve "apenas" 36,6mm.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.