Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco Pacheco

Members
  • Posts

    1625
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by Caco Pacheco

  1. Seja bem vindo, outono! 1ªMP do ano que marca um "divisor de águas" na dinâmica climática aqui em Sampa.
  2. Bota rara nisso! Deve ter ocorrida há uns 40 anos...; se é que já ocorreu nessa época.
  3. Pois é... Mas verão e/ou inverno não têm transição. É preto no branco. Tem regiões que dá para caracterizar melhor o outono. Depende exclusivamente da latitude (falo de dinâmica e avanço de de Mp´s, variação do tempo, etc; e não de variação de temperatura APENAS). No Brasil, é difícil. Mais para centro-sul do RS e sul de SC; e olhe lá! Outono por aqui é uma incógnita "mal resolvida". Este texto da MetSul preenche os critérios que eu concordo da região Sul e, em escala inferior, do Sul da região Sudeste ( SP, sul e região da Mata de MG, Mantiqueira, parte do RJ), além sul do MS. Também enxergo uma "transição" do final do inverno climático (partir meados agosto..às vezes antes, às vezes depois...) para uma "primavera-seca", especialmente no sul do Sudeste e "norte do Sul". Período seco, com gradual elevação das temperaturas, noites e manhãs ainda frias; possibilidade grande ainda de ingresso de MP´s fortes. Período que antecede a "volta das chuvas". Em Sampa, EM REGRA, "outono" é a partir da 2ªquinzena de abril até final maio, quando começa o inverno. Lógico que varia ano a ano....
  4. Sábado ainda de verão 100% em Sampa. Houve vários temporais típicos de verão, principalmente no início da semana. Amanhã termina o "verão raiz"? Começaremos uma transição verão-outono por aqui? Chega uma MP mais consistente amanhã. Mas, "outono-outono", se tiver por aqui, lá para meados de abril; geralmente na primeira MP mais forte. E é estação de curtíssima duração por aqui. Águas de março vão fechando o verão por aqui...
  5. Óbvio! Principalmente a partir do próximo fim de semana, ficará mais pronunciado isso, até que uma MP mais potente lá para abril "estabeleça" mais um padrão outonal. 2016, como já comentado, nem houve outono! Foi de verão para transição, para inverno na veia. Varia ano a ano... A latitude influencia nisso. Bagé desde ontem já tem temperaturas de 12ºC... Mas ainda vai esquentar durante a semana, esfria no fim de semana. E por aí vai... São Paulo só entra nessa fase a partir da 2ªfeira (21/março!)-outono astronômico. Ainda estamos 100% verão. Só refrescou devido ao aumento de umidade. Mas tá um mormaço do cacete desde ontem. Até 21 março, padrão verão por aqui em Sampa.
  6. Não acho, Renan. A meu ver, apenas o Sul gaúcho já entra no outono climático nesta 6ªfeira/sábado. Daqui uma semana (numa prevista próxima FF mais potente), veremos até onde os efeitos serão mais sentido sentido Norte. Nesta nova FF, a única certeza que tenho é a mudança de padrão para outono no restante do RS e, possivelmente, sul de SC. Torcendo que a mudança seja mais ampla. O Sul gaúcho tem um clima bem mais diferenciado. Vamos ver!
  7. No Brasil acho que o verão se prolonga, ao menos, até 20 de março. O refresco a partir de sábado é o mesmo que tivemos no início de janeiro... Apenas no sul do RS, creio que já se sinaliza um outonico a partir destes dias. Nada de outono antecipado, por ora. Mas uma MP "forte" pode dar a guinada para o outono.
  8. 100% de acordo. Os verões de 2014 e 2015 foram surreais. MUITO FORA DA CASINHA. Este tá meio que normalzão para cá. Ainda com certa falta de ZCAS em relação há já um bom tempo. Até meados de janeiro tava bem fraquinho o verão. A 2ª quinzena foi bem forte. Fevereiro começou "friozinho". Mas logo em seguida veio o calorão de dias ininterruptos. Já deu pra mim... Quero refresco, que virá no sábado. Mas ainda não indica fim de verão climático pelo FORECA.
  9. Exceção feita ao miolo de janeiro aqui em Sampa, este verão está sensacional em relação às temperaturas! Fevereiro, desde 3ªfeira, com "singelos ares outonais" até. Muito bom mesmo. Não estou dizendo que já estamos entrando numa transição. Mas desde 3ªfeira até hoje, sim, singelos ares outonais têm ocorrido. Sem previsão de calorão nos próximos 10 dias! Ou seja, já caminhando para final de fevereiro sem calorão. Bão demais.
  10. Erro crasso de alguns Institutos para cá. Indicava parc. nublado e sol; máx ~22ºC. Até agora encoberto, com chuvisco. Sequer cheguei aos 16ºC ainda.
  11. Tendência de calor ostensivo no final da próxima semana para São Paulo. Início de semana ameno, mas vai aquecendo bem. Mas logo em seguida chega uma MP. Parece-me " a tal MP do final do mês": FORTE. Mas nada como as que já tivemos este ano. Acho que é por aí... Frio úmido por aqui: 12ºC.
  12. Eventos de calor na 2ª quinzena agosto até que é normal, embora não seja regra em Sampa. Porém agosto ainda é inverno por aqui. Óbvio que cada ano difere um do outro. No geralzão, inverno climático por nossas bandas vai até +- 10/setembro. Os calores "secos" insanos, mais para o final de setembro e outubro, especialmente. O calorão do final da próxima semana não implica "fim do inverno" e início da primavera, por si só. Tem que ver e analisar os dias seguintes... Obviamente, conforme a latitude diminui, a primavera chega antes. BH antes de SP; esta última antes de Curitiba, antes de PoA, antes de Bs Aires, etc....
  13. Até +- 10/set, MP muito forte é MUITO COMUM! Lembro até de uma MP bem forte em 2012 nos últimos dias de set. Essa foi fora da casinha... Mas até 10/set há reais chances de MP muito forte, neve, etc...
  14. Frio do cacete hoje em Sampa. Frio úmido é horrível. Encoberto e 14ºC; ventinho leve pra piorar. Usando luvas, gorro e cachecol. Malha fina de lã com um casaco por cima.Já pensando em colocar mais uma meia por cima da outra (estou de chinelo na sala). Aqui dentro, 16ºC. Aguardando calor da próxima semana, e calorão para fim da semana que vem no Sudeste. Acho que boa parte do Sul também terá alguns dias quentes (menos que sudeste), com exceção da parte leste RS e SC.
  15. Mínima 2ºC aqui na Granja Viana. Empatou com 2016. Baita evento. E com mais 3 MP´s em agosto, este inverno baterá o de 2016.
  16. A mais forte "de agosto". As outras 2 de agosto seriam ainda mais fracas... Nem a mais forte de agosto superaria esta última de julho.
  17. Deve bater 2016. Na torcida por uma sub 3ºC no Mirante. Aqui, 5ºC. Vamos ver se chega a sub-2ºC.
  18. Vc não tá se referindo a um jogo do SPFC no CANINDÉ, qdo o Raí jogou na sua volta no final dos 90`s ??? Esse eu lembro...
  19. Sim. Menor máxima com sol desde julho/94, o que é espetacular. Aguardar agora a mínima para amanhã. Certeza de sub-5ºC no Mirante. A questão é se bate os 3,5ºC de 2016 ou não... Bater os 0,8ºC de 1994 acho impossível.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.