Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco Pacheco

Members
  • Posts

    1646
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by Caco Pacheco

  1. Chance zero de set/22 ser o mais frio da história em Sampa...Especialmente nas máximas. Dados são dados.
  2. Vai ser uma briga boa de acompanhar set 22 x set 83 até o final do mês! Na torcida para set/22, embora será bem difícil tirar a diferença, especialmente nas máximas. Tem os dados de set/2016, Aldo?
  3. Se seguir essa tendência apresentada, creio que será um dos meses de setembro mais frios (creio que da história); não me recordo de nenhum mais frio que tenha presenciado. O último bem frio (mas nada tão anormal para setembro "dos antigos" foi 2016). Este de 2022 vai superar 2016, mantendo esta tendência.
  4. Que tendência fantástica, essa até dia 21/set do europeu para São Paulo! Muito animado. Tem chovido bem hoje, de forma intercalada. No momento, chuva bem fraca e 15,5ºC. Previsão na máxima errou FEIO.
  5. Domingo com máxima de 14º em Sampa; sem máxima invertida. Existe isso em BH ou Goiânia? Ou em Juiz de Fora?
  6. Impressionante como entre maio e início de setembro é um bate e volta entre outono-inverno- e inicio de primavera em BH! Haja saúde! Aqui em Sampa, definitivamente, a primaverava inicia neta próxima 4ªfeira, 07/setembro. Sem medo de errar. Ou seja, inverno perdurou desde aquela MP de maio até 06/set. 3 meses e meio. Tá bom. O miolo foi fraco (metade de junho e julho, por completo). Final de maio, agosto e início de setembro deram a bola. NOTA 7.
  7. MP com tempo encoberto praticamente aniquila as oscilações de temperaturas mínimas/baixas na RMSP.
  8. Máxima invertida, que se deu à meia noite desta 6ªfeira, como previsto. A advecção começaria mesmo durante a madrugada, com amanhecer gelado; já na faixa dos 10ºC. Durante todo o dia desta 6ªfeira, a máxima pela cidade e RMSP devem ter ficado em torno dos 10/12, a depender da localidade. Aqui na Granja Viana, encoberto, venta bem e 8,7ºC. Dia BASTANTE frio. Mínimas, como havia falado, não serão o destaque deste evento por aqui, mas sim as máximas baixas. Amanhã máximas continuam bem baixas (~13/14ºC), porém o dia promete não ser TÃO FRIO como hoje. Oficialmente, o sábado registrará a máxima mais baixa (não terá máxima invertida...).
  9. FF em SP deve chegar no final da tarde desta 5ªfeira. Já entrada do ar polar na retaguarda, durante a madrugada de 6ªfeira, que terá máxima invertida. Espero máximas MUITO BAIXAS durante todo o dia de 6ª e sábado (não ultrapassando os 13ºC). Domingo frio ainda, com tempo nublado. Chance de sub-15ºC de máxima. Todavia, devido ao tempo instável, as mínimas não serão generosas (8/10ºC). Aliás, a amplitude térmica no sábado deverá ser baixíssima. Espero sim neve; especialmente na serra catarinense. Quanto à quantidade, ainda não espero grandes acumulados nas "cidades". Vamos ver nos pontos mais elevados.
  10. Frio muito forte mais em termos de máximas bem baixas por aqui, Renan. De qualquer modo, MP mais forte do ano. Parece que teremos muitas instabilidades, impedindo.
  11. Quase 2 madrugada desta 2ªfeira. Chovendo BEM há 1 hora, de maneira contínua. Previsão de ótimos volumes durante esta 2ª até 4ªfeira na RMSP. Em relação às temperaturas: amenas 2ª e 3ª (14ºC~20ºC). Queda a partir da 4ªfeira. 5ª feira deverá ser o dia mais frio, com máxima bem baixa; talvez uma mínima sub 14ºC; quiçá sub 13ºC. Não há expectativas de mínimas extremas no evento do meio da semana.
  12. MP trará bons acumulados de chuva entre 2ª e 3ªfeira. Resfriamento do ar polar será mais sentido em Sampa entra 4ª e 6ªfeiras. Hoje durante o dia entrou uma FF, que fez nublar o tempo durante à tarde e cair a temperatura. Sábado e domingo serão friozinhos. Estou na expectativa para um evento mais adiante, em termos de FRIO MESMO, com mínimas extremas (abaixo dos 6ºC, tomando o Mirante como referência, ou máxima abaixo dos 13ºC). Falaram em data chave dia 12 ao que me parece. E também que haverá frio tardio esse ano. ATÉ +- 10/Setembro mantenho as esperanças nesse sentido. O frio tardio bem forte que me recordo foi no pífio inverno de 2012. Lá por volta de 27 setembro. O mais precoce: abril/99.
  13. Frio fará. Porém creio que no máximo uma MP forte. Uns 2 dias de máximas baixas aqui para Sampa com tempo instável e +- 15ºC. Mas sem mínimas extremadas. Enfim, para mim, sem chances de superar a MP de maio. Que tbém não foi aquela coisa toda para cá; com mínima de 6ºC aqui em casa. Destacou-se bastante o Centro-Oeste em tal evento.
  14. Tudo beleza, Renan. Então, eu diria que aquela MP de maio "inaugurou" o inverno climático. Isso encheu o pessoal (especialmente quem entende nada de meteorologia) de expectativas num inverno extremamente gelado. Aquele papo "Se maio já tá assim, imagina como vai ser o inverno...". Sabemos aqui que isso não se fundamenta no Brasil. Não há declínio gradual consistente como em países de clima predominantemente temperado, com 4 estações bem definidas, etc... Então, realmente estou muito cético quanto à possibilidade de esta MP da semana que vem ser mais forte do que a de Maio; mais para "descrente" do que "crente" desta possibilidade. Vejo como única esperança para que isto aconteça, uma maior variação dos modelos, ou seja, as condições não estão definidas, estabelecidas. Há cenários futuros que me parecem que os modelos conseguem já prever e estabelecer/definir com precisão/confiabilidade/segurança maiores num prazo antecipado maior. Já outros cenários (não sei por quais variáveis atmosféricas), parecem exigir mais detalhamento, análises específicas e TEMPO para o estabelecimento e definição do que realmente ocorrerá. A MP de maio já estava "configurada" e "desenhada" há essa altura do campeonato. Já se sabia o que ocorreria. Já esta de agora parece mais indefinida ainda... Vamos monitorando.
  15. E a MP da próxima semana passou de moderada-forte para moderada. Chove ainda, porém diminuída em quantidade e dias. Uma primeira FF chega neste sábado, e trará chuvas até 3ª feira. Mas a maior queda na temperatura se dará a partir da próxima 4ª feira, com reforço de ar polar mais forte, e que secará o tempo. Nesta 5ªfeira até 6ª feira as máximas dão uma boa aumentada. Pode beliscar nos 28/29ºC, como há muito tempo não acontecia.
  16. Obrigado, Aldo. Fiquei muito surpreso com o fato de agosto ter quase o dobro dos valores mínimos absolutos em relação ao mês de junho! E realmente fazia tempo que maio não ostentava a mínima anual: 1977! Ano em que nasci..rsrsrrsrsrs
  17. A respeito dessa MP da próxima semana... Realmente não creio em potencial algum para bater a de maio para qualquer lugar do Brasil, neste ano. MP "média-forte" apenas... Ocorre todo santo ano, sem exceção. As menos, a partir do final de semana, e praticamente toda semana que vem, predominará tempo instável com volta das chuvas. Parece-me que tem predominado um baita de um bloqueio atmosférico neste inverno no continente. Tenho notado que o sul do continente tem tido um inverno muito nevoso! Bariloche e região tem nevado bastante neste. Talvez as Frentes frias estejam ficado semi-estacionárias por lá mesmo, ou pouco acima. É o que ando me indagando como leigo.
  18. Alguém sabe qual foi o último ano que teve o mês de maio com o dia mais frio do ano aqui em Sampa? Realmente não me recordo... Tenho quase absoluta certeza que desde a década de 90 isso não ocorre. Se mais nenhuma MP nesse vir a superar aquela de maio, vai quebrar um tabu de décadas! Inverno seco e nota 5 por enquanto. Maio bom; junho e julho BEM meia-bocas, porém com muito poucos dias sequer beliscando os 27ºC, se não estiver equivocado. Agosto deve ser melhor que junho/julho. Veremos.
  19. Seja bem vindo, outono! 1ªMP do ano que marca um "divisor de águas" na dinâmica climática aqui em Sampa.
  20. Bota rara nisso! Deve ter ocorrida há uns 40 anos...; se é que já ocorreu nessa época.
  21. Pois é... Mas verão e/ou inverno não têm transição. É preto no branco. Tem regiões que dá para caracterizar melhor o outono. Depende exclusivamente da latitude (falo de dinâmica e avanço de de Mp´s, variação do tempo, etc; e não de variação de temperatura APENAS). No Brasil, é difícil. Mais para centro-sul do RS e sul de SC; e olhe lá! Outono por aqui é uma incógnita "mal resolvida". Este texto da MetSul preenche os critérios que eu concordo da região Sul e, em escala inferior, do Sul da região Sudeste ( SP, sul e região da Mata de MG, Mantiqueira, parte do RJ), além sul do MS. Também enxergo uma "transição" do final do inverno climático (partir meados agosto..às vezes antes, às vezes depois...) para uma "primavera-seca", especialmente no sul do Sudeste e "norte do Sul". Período seco, com gradual elevação das temperaturas, noites e manhãs ainda frias; possibilidade grande ainda de ingresso de MP´s fortes. Período que antecede a "volta das chuvas". Em Sampa, EM REGRA, "outono" é a partir da 2ªquinzena de abril até final maio, quando começa o inverno. Lógico que varia ano a ano....
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.