Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caco Pacheco

Members
  • Posts

    1614
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by Caco Pacheco

  1. Erro crasso de alguns Institutos para cá. Indicava parc. nublado e sol; máx ~22ºC. Até agora encoberto, com chuvisco. Sequer cheguei aos 16ºC ainda.
  2. Tendência de calor ostensivo no final da próxima semana para São Paulo. Início de semana ameno, mas vai aquecendo bem. Mas logo em seguida chega uma MP. Parece-me " a tal MP do final do mês": FORTE. Mas nada como as que já tivemos este ano. Acho que é por aí... Frio úmido por aqui: 12ºC.
  3. Eventos de calor na 2ª quinzena agosto até que é normal, embora não seja regra em Sampa. Porém agosto ainda é inverno por aqui. Óbvio que cada ano difere um do outro. No geralzão, inverno climático por nossas bandas vai até +- 10/setembro. Os calores "secos" insanos, mais para o final de setembro e outubro, especialmente. O calorão do final da próxima semana não implica "fim do inverno" e início da primavera, por si só. Tem que ver e analisar os dias seguintes... Obviamente, conforme a latitude diminui, a primavera chega antes. BH antes de SP; esta última antes de Curitiba, antes de PoA, antes de Bs Aires, etc....
  4. Até +- 10/set, MP muito forte é MUITO COMUM! Lembro até de uma MP bem forte em 2012 nos últimos dias de set. Essa foi fora da casinha... Mas até 10/set há reais chances de MP muito forte, neve, etc...
  5. Frio do cacete hoje em Sampa. Frio úmido é horrível. Encoberto e 14ºC; ventinho leve pra piorar. Usando luvas, gorro e cachecol. Malha fina de lã com um casaco por cima.Já pensando em colocar mais uma meia por cima da outra (estou de chinelo na sala). Aqui dentro, 16ºC. Aguardando calor da próxima semana, e calorão para fim da semana que vem no Sudeste. Acho que boa parte do Sul também terá alguns dias quentes (menos que sudeste), com exceção da parte leste RS e SC.
  6. Mínima 2ºC aqui na Granja Viana. Empatou com 2016. Baita evento. E com mais 3 MP´s em agosto, este inverno baterá o de 2016.
  7. A mais forte "de agosto". As outras 2 de agosto seriam ainda mais fracas... Nem a mais forte de agosto superaria esta última de julho.
  8. Deve bater 2016. Na torcida por uma sub 3ºC no Mirante. Aqui, 5ºC. Vamos ver se chega a sub-2ºC.
  9. Vc não tá se referindo a um jogo do SPFC no CANINDÉ, qdo o Raí jogou na sua volta no final dos 90`s ??? Esse eu lembro...
  10. Sim. Menor máxima com sol desde julho/94, o que é espetacular. Aguardar agora a mínima para amanhã. Certeza de sub-5ºC no Mirante. A questão é se bate os 3,5ºC de 2016 ou não... Bater os 0,8ºC de 1994 acho impossível.
  11. Em 2013 teve 5,XºC, certeza. (tempo encoberto de madrugada;) Em 2011 (onda de junho) deve ter dado entre 6-7ºC. Bom checar tbém set/2006; deve ter dado uns 6/7ºC tbém
  12. Em advecção (como agora), os microclimas não ficam "TÃO" pronunciados assim. Eles pronunciam-se BEM mais quando a MP se estabiliza e fica bem mais seca. Tipo: -4ºC no Marsilac e +6ºC no Mirante acho que não seria possível com advecção, somente com perda por irradiação... Acredito que a "perda por irradiação" é mais acentuada no pós MP. Outra coisa que dá para notar bem... O pico do Jaraguá se dá muito melhor com advecção (frio em altura). A noite de hoje e início de madrugada serão muito gelados em Sampa. Pelo Foreca (no qual me baseio há certo tempo já, e acho o mais confiável), nublaria no início da manhã. Noite limpa virando a parc/nublado no final da madrugada. Ontem dava mínima de 4ºC para o Mirante. Deu 5ºC... Foi bem. Por ora tá dando 3ºC de mínima.. Aqui hoje mínima de 3ºC. Vamos ver...
  13. É aquele lance da expectativa do "histórico"...;..... Vamos acabar com esse lance do tal "histórico"!
  14. Acredito que o pessoal de de SC, PR (assim como Sampa), também falará que o "evento histórico" foi de julho/2013... Já no RS, seria ago/2013... Isso "na história do BAZ".... Esse negócio de "HISTÓRICO" ....., como disse; não há parâmetros, comparações, etc... nem no BAZ, nem na mídia...; É TUDO ESPECULAMENTO. Reafirmo: para MIM, em Sampa: histórico: máxima de 2013 e mínima de 94. Não acredito que esta MP será "histórica", se estes dois eventos anteriores forem comparados. Mas, creio que sim, esta MP será histórica. Parodoxal, não?
  15. Esse negócio de histórico... O que é "histórico"???.. em... termos "meteorológicos"??? Acho que nem há critérios, parâmetros, comparações para isso... Para os mais jovens.. Histórico seria algo "mais forte que 2013", 2016, 2011??? Ora... Depende da região. Para os "beirando os 40" ou mais (como eu, que estou com 43)... aí vai uma certa disparidade entre Sul x Sudeste, entre 2000 (Sul) x 94 (Sudeste). Comecei acompanhar com 92, 93..... Tiveram "eventos históricos" até hoje... O que é "HISTÓRICO"? Para mim, histórico, na Capita SP: 8,5ºC máxima no Mirante em 2013 em julho. 0,XºC mímima no mirante em 94. O que é histórico para você, NA SUA REGIÃO????
  16. Pra SP, El Niño é praticamente certo que dá inverno podre. Niña ou neutralidade com viés p/ niña boas/grandes chances de inverno bom. Hoje: 8ºC a 22ºC. 3ª feira menor mínima ano, com 2,5ºC e geada pouca coisa aquém a jun/2016.
  17. Ô lôco meu! Por ora, a próxima MP tá mais forte que esta última! 2021 se equiparando a grandes invernos! Para mim, já bateu 2011. A continuar assim, pode bater 2016. Comparado com 2013, "possuem eventos distintos"; vide 94 x 2000. Muito bom mesmo. Só tá faltando uma neve abrangente nas serras RS/SC.
  18. A umidade acentua a sensação térmica; tanto para temperaturas baixas como altas. Isso é físico-científico. Bem, para mim, frio úmido é bem pior. Com vento, pior ainda.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.