Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ricardosilva

Members
  • Posts

    1517
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by ricardosilva

  1. Pensa que esse ano com certeza já não será um deles. Bom demais inaugurar a temporada de sub-10 tão cedo assim.
  2. Como o Aldo bem lembrou no tópico do Mirante esse valor de 7,1º provavelmente foi registrado na quarta-feira, graças ao bizarro critério de consideração de temperaturas mínimas (das 9h as 9h, ou seja, estava mais frio as 9h01 de quarta que as 6h da manhã de quinta). Particularmente acho que isso só bagunça na hora de registrar os dias, por essas e outras não acompanho mais a Convencional, ainda assim, olhando só para os dados da automática foi uma baita semana essa em SP, mudando o clima do mês da água pro vinho: Acho que ainda podemos faturar mais uma sub-10 nessa madrugada, às 22h o Mirante já tinha 11,6º. Vamos ver se a MM vai deixar.
  3. Bem lembrado Aldo, já tinha até me esquecido dessas diferenças de horários para consideração de mínimas e máximas...é estranho demais acompanhar assim, na prática o menor valor hoje foi da automática mesmo, pois nesse conceito um único dia gelado pode gerar duas medições em dias distintos apenas pelo fato de o horário de mudança de data se dar bem perto do período mais frio do dia.
  4. Estranho o INMET ter considerado como máxima da automática esse valor de ontem sendo que as 00hUTC fazia 12,9º: É uma zona esses conceitos de medição. ---- Hoje mais um dia maravilindo em São Paulo, com variação de 8,3º/13,2º na automática do Mirante com tempo nublado, uma surra nos modelos que previam sol e máxima de 16º. Outros dados: CGE Sé ..............................................8,5º/13,4º CGE Marsilac .....................................7,1º/13,7º (sem considerar essa queda brusca de agora a noite) CETESB Pico do Jaraguá (1.135m) 5,2º/10,4º E agora a noite, FRIO: INMET MIRANTE DE SANTANA 9,7º INMET SESC INTERLAGOS 8,7º IAG/USP 7,2º CGE MARSILAC 3,5º
  5. Ia postar isso no tópico de monitoramento mas achei mais apropriado perguntar uma das questões aqui pois é bem relacionado a estação em si: -Por que houve uma diferença tão grande nos registros de mínima hoje entre a automática (8,3º) e a convencional (7,1º) do Mirante? Emendando, como é de fato feito a leitura da automática? Na minha cabeça até então era uma leitura da menor temperatura registrada a cada hora, só que esse dado da convencional caso esteja correto mesmo (lembrando que é alguém que anota manualmente) me dá a entender como se a automática estivesse "perdendo" alguns dados cruciais... Até antes da pandemia eu considerava os dados da Convencional o mais sagrado e oficial de todos, mas esses novos tempos provaram que não dá pra ficar contando com uma pessoa para aferir uma tarefa tão simples que pode ser executada por software.
  6. O Brasil não tem estrutura para aguentar frio constante...é legal no primeiro, segundo, quiçá terceiro dia. Depois disso a casa gela absurdamente, a hora de tomar banho vira um tormento. Isso pra não falar do lado de fora, quando estive em Boston em Janeiro peguei um dia que variou entre -1º/+1º. Não aguentei 30 minutos na rua sequer sem precisar voltar para o hostel para pegar uma meia de lã. Quem não tem roupas apropriadas sofre.
  7. Na leitura das 22h nas estações do INMET BH aparece na liderança: Belo Horizonte (Pampulha) 8,5º Curitiba 8,8º (dado das 21h) Brasília 9,5º Goiânia 9,8º São Paulo (Mirante) 9,8º Campo Grande 10,2º Porto Alegre 13,0º Rio de Janeiro (Vila Militar) 13,2º Cuiabá 16,0º (dado das 21h) Florianópolis 17,2º Deu pra perceber que essa mp não foi legal para o litoral gaúcho e catarinense (proximidade com o ciclone arruinou chances de mínimas boas), nenhum destaque para o horário.
  8. Que dia lindo o de hoje em São Paulo. Como é bom saber que sua cidade pode entregar um clima tipicamente europeu em pleno outono astronômico. Indo almoçar hoje com períodos de sol e 9ºC de temperatura me fez lembrar de Paris ou Roma na primavera. Faz valer a pena suportar o verão escaldante que temos as vezes (esse ano mesmo cheguei a ter insonia em uma noite de março tamanho era o calor na madrugada). É um exorcismo definitivo de um período péssimo para frio na cidade iniciado em 2012 e que perdurou até 2015, com um "revival" entre 2017 e 2018...dá pra dizer tranquilamente que estamos tendo boas surpresas há 4 anos seguidos (todos com boas sub-10 na estação do Mirante). O vento ainda castiga a cidade agora a noite, o que está dificultando a queda da temperatura, de todo modo faz 9,7ºC no CGE de Santana, com rajadas de 25km/h, o que pela calculadora do NOAA dá 6,2º de sensação térmica.
  9. Variação nas estações do INMET em São Paulo hoje: Mirante de Santana: 12,8º/18,1º (mínima registrada agora às 20h) SESC Interlagos: 12,6º/19,3º (mínima registrada em dois momentos do dia, no começo da manhã e agora as 20h) Pico do Jaraguá CETESB já tem 9,5º
  10. Estações Sub-10 em São Paulo nesse momento: CGE Marsilac 5,0º CGE Parelheiros 9,1º CGE Capela do Socorro 9,6º
  11. Eu fico um pouco na dúvida, pois o crepúsculo astronômico em SP hoje vai até 18:49. Acho que se tiver alguma claridade depois desse horário aí com certeza tem a ver com o reflexo na alta atmosfera.
  12. Maio já é tecnicamente "inverno climático", pelo menos aqui em São Paulo, é um dos 3 meses com menores médias de temperatura máxima, junto atrás somente de Junho e Julho. Agosto já tem uma bela subida por causa da fornalha do Brasil Central.
  13. Pôr do sol de hoje aqui em São Paulo é talvez um dos mais lindos que já vi: Lá fora venta bastante e a sensação é de frio. Todas as estações estão afundando depressa, Marsilac CGE já tem 9,4º. Na Zona Norte, no CGE Santana temos 14,6º
  14. Mirante de Santana provavelmente já teve a máxima do dia pois na leitura das 14h caiu para 17,8º. Ar mais frio vindo do Paraná: Mapa do INMET das condições atuais mostra o ar polar invadindo o país:
  15. Aqui em São Paulo após uma manhã de muitas nuvens o tempo abriu totalmente, ao menos na Zona Norte. Segue foto de agora: Na estação da CETESB do Pico do Jaraguá (o pico bem no centro da imagem) faz 14,6º nesse momento. No Mirante de Santana a leitura das 13h foi de 17,9º. Venta bastante.
  16. Entendo e torço pra que se concretize dessa forma, mas em se tratando de São Paulo todo cuidado é pouco. Incontáveis foram as vezes onde uma borboleta pousando no lugar errado foi o suficiente para comprometer o que seria uma ótima mínima na cidade, principalmente zona central, mas a sorte está lançada. Se fizer 9,9º já me dou por muito satisfeito, pois no pós 2000 a regra geral em SP (Mirante) é passar o mês de Maio sem sub-10.
  17. Eu queria estar animado assim, mas quem é de SP tem que ficar com as barbas de molho pois basta uma simples mudança na direção dos ventos para trazer a MM sobre nós, que facilmente aumenta em até 5º as temperaturas se comparadas a grandes cidades das proximidades, como Sorocaba e Campinas. Tem um mapa que postaram uma vez aqui que era como que uma "previsão de nuvens baixas", seria interessante se pudessem postar como tá a previsão para a capital paulista nesse sentido.
  18. Fiz um apanhado de todas as previsões para São Paulo ao longo dessa semana que está vindo e no fim coloquei o meu palpite para o Mirante de Santana: Acho muito difícil fazer 5º no centro da cidade, para isso as previsões num geral teriam que estar apontando uma mínima entre 2º/3º para cá, o que não está ocorrendo. De todo modo qualquer sub-10 de mínima e sub-18 de máxima já será digna de nota.
  19. Resumi as previsões que o Google dá para algumas capitais para os próximos dias: RJ provavelmente pega a estação do Forte de Copacabana, mas acho que a Zona Oeste terá potencial para se aproximar de uma sub-10. De resto se me apresentassem esse quadro sem a data diria se tratar de julho. Aqui mesmo está falando em uma máxima de 14º com sol.
  20. Eu prefiro ficar com a previsão do Weather.com (Google) que geralmente é bem sólida a realidade de SP: Uma máxima de 15º com sol é feito digno de mp de miolo de inverno aqui na cidade.
  21. Tava olhando aqui os dados das automáticas do INMET para esse episódio e foi menos democrático do que pensei: Foi bem forte para a região Sul e interior de SP, no resto foi Ok eu acho, Cuiabá e BH mesmo por exemplo mal sentiram seus efeitos. Em São Paulo tirando o frio diurno notável do dia 30 eu diria que o resto está no script de um bom mês de Maio (que tá difícil ocorrer nos últimos anos todavia). Porém em época de aquecimento global eu comemorarei muito qualquer sub-10 que esse mês puder trazer no Mirantão da massa.
  22. Breve análise gráfica da nossa jornada de Outono até o momento na Estação do INMET Mirante de Santana em São Paulo: - O verão propriamente dito durou até o dia 13/04, quando entrou uma mp que secou a atmosfera e reduziu consideravelmente as temperaturas mínimas por um bom tempo; - A primeira fase do Outono (que chamo de "Outono quente")ainda tem máximas altas (e por vezes até as mínimas, tivemos temperaturas de 20º na madrugada até 23/04), mas a frequência de chuvas reduz consideravelmente, passou de um intervalo de 5 dias sem chuvas no extrato do outono ainda correspondente ao verão para 12 dias no primeiro intervalo seco da estação; - Pelo prognóstico que se segue para SP nos próximos dias não teremos mais dias quentes (com máximas iguais ou acima de 28º) e essa segunda mP que está atuando aqui desde o dia 04/05 que enterrou de vez o calor para a capital paulista...Se tudo der certo para nós somente em Agosto voltaremos a trintar.
  23. Hoje o dia foi bem contrastante aqui em São Paulo. Amanhecemos com tempo nublado e chuvas leves ocasionais (pelo menos aqui na Zona Norte). Porém logo no começo da tarde o tempo começou a abrir esporadicamente, com entrada de bastante vento frio de oeste, o que impediu o avanço das temperaturas mesmo com sol. A máxima foi invertida no Mirante de Santana, às 0hUTC com 23,6º e a mínina está ocorrendo agora com 17,2º as 23hUTC.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.