Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2022


Recommended Posts

Em 23/06/2022 em 21:12, EvandroPR disse:

Screenshot_20220623-211034-260.png

Screenshot_20220623-211103-014.png


Dia típico da “primavera seca” que acontece por aqui por volta da segunda quinzena de Setembro / início de Outubro , antes das chuvas retornarem. 
 

Mas hoje também teve grande amplitude térmica na baixada. Frio de manhã e calor de tarde. A variação foi: 09,2C / 28,2C

 

E agora já desabou e está com 12,2C na minha estação , sendo que ainda faz incríveis 18,7C na estação do @sjmoliveno Alphaville. Inversão térmica absurda essa noite ! 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2022 em 21:24, Renan disse:


Dia típico da “primavera seca” que acontece por aqui por volta da segunda quinzena de Setembro / início de Outubro , antes das chuvas retornarem. 
 

Mas hoje também teve grande amplitude térmica na baixada. Frio de manhã e calor de tarde. A variação foi: 09,2C / 28,2C

 

E agora já desabou e está com 12,2C na minha estação , sendo que ainda faz incríveis 18,7C na estação do @sjmoliveno Alphaville. Inversão térmica absurda essa noite ! 

 

Nas baixadas da região que tem estacoes, devem ter outras mais frias concerteza tivemos os 13/30 Com 17 C d diferença. Já onde é plano a amplitude termica foi menor de 8 a 10 C. 

Edited by EvandroPR
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

JÁ QUE SÓ SOBROU O FRIO VAMPIRO...RSRSRS.

DESTAQUE NESTA MANHÃ NO NOROESTE PAULISTA PARA...

 

BORBOREMA:

426743038_Screenshot_20220623-220302_SamsungInternet.jpg.8cc0f6fe0a3cd8a432e634dd1c8164a7.jpg

 

IBITINGA:

891252769_Screenshot_20220623-220416_SamsungInternet.jpg.7ae64009efc77b776cf7b2d98ba5b4e2.jpg

 

MÍNIMA MAIS ALTA FORAM OS 17°C DO TOPÃO DO AEROPORTO DE SJRP.

 

EM CASA: 14.2°C/29.5°C.

AGORA 17.1°C.

NA ZONA RURAL...

2057144892_Screenshot_20220623-221006_SamsungInternet.thumb.jpg.d5d6921f9234a505ed6b7a0bead75bd4.jpg

 

Edited by Maicon
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

temperaturas e umidade mínima registradas nos últimos dias em POA

 

terça: 10,2 / 16,7 °C - 89 %

quarta: 13,3 / 15,3 °C - 90 %

quinta: máxima de 15,4 °C - 94 %

 

tá quase dando pra nadar no ar mesmo

 

Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, temperaturas extremas durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

image.png.e406b698b531b947559a4af14947f049.png

 

Maxima sub-10, jornada con bajas sensaciones termicas por viento, desconfortable para andar en la calle, ni hablar para andar en scooter como lo hago yo....nuboso, ocasional aparicion del sol al comienzo de la tarde, apenas llvoizno algo parecido a un "estornudo de Bebe" por algunos instantes al atardecer.

 

En la estacion Prado maxima de 9,8°C, minima de 7,7°C.

 

"Invierno raiz"

 

 

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Máxima: 29,22°C em Garuva/São João Abaixo

Mínimas: 10,2°C↓ em Joinville/Dona Francisca

Menor máxima: 12,2°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 95,4 km/h no Morro da Igreja

                                      76,21 km/h no Morro das Torres

Precipitação máxima: 84,6 mm em Abdon Batista/Linha São José

 

 > A espera do Sábado para máximas baixas!

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Da série de microclimas em São Carlos, olhem novamente a diferença: aqui em casa, bairro alto e termohigrômetro na varanda do sexto andar, tive mínima de 18.5ºC e UR máxima de 43% na madruga, enquanto no INMET (bairro mais baixo) deu 11.3ºC com UR batendo 80%.

Ontem a UR ficou abaixo de 18% em casa a maior parte da tarde, a secura já está desconfortável, já tirei o umidificador do armário; porém, as máximas não passaram muito de 27/28ºC, sem desconforto térmico.

  • Like 18
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2022 em 22:33, Eclipse disse:

temperaturas e umidade mínima registradas nos últimos dias em POA

 

terça: 10,2 / 16,7 °C - 89 %

quarta: 13,3 / 15,3 °C - 90 %

quinta: máxima de 15,4 °C - 94 %

 

tá quase dando pra nadar no ar mesmo

 

 

mínima de 13,8 °C no final da quinta-feira. Temperatura que praticamente não mudou ao logo da madrugada desta sexta.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 09:35, danilo brumana disse:

Expectativas que eu tinha no dia 19

 

1186772122_Screenshot_20220619-2311092.png.6235f52d234fd2eb43b229a2e3cab59c.png

 

Realidade no dia 24

 

457546918_Screenshot_20220624-0927463.png.5c5bfb453fd6a39d8f489c6daad2be5d.png

 

Tá tudo certo por aqui ☺️ eu ainda amo o clima dessa cidade. Tá sempre me agradando em tudo 🙏🏼 


Que mudança absurda na previsão em um curto espaço de tempo. E você pode ter certeza, daqui a 5 dias a previsão para o dia 04/07 em diante estará completamente diferente do que mostra atualmente. Não há a menor necessidade de perdermos tempo com previsões de longo prazo. 

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 09:35, danilo brumana disse:

Expectativas que eu tinha no dia 19

 

1186772122_Screenshot_20220619-2311092.png.6235f52d234fd2eb43b229a2e3cab59c.png

 

Realidade no dia 24

 

457546918_Screenshot_20220624-0927463.png.5c5bfb453fd6a39d8f489c6daad2be5d.png

 

Tá tudo certo por aqui ☺️ eu ainda amo o clima dessa cidade. Tá sempre me agradando em tudo 🙏🏼 

 

Nossa, isso provavelmente não vai se cumprir aí, ao menos nessa intensidade/duração. Até pra BH essa previsão está ruim! Apesar de as máximas estarem compatíveis, as mínimas estão altas para o padrão daqui nessa época do ano.

 

Hoje, por exemplo: apesar da total ausência de sistema meteorológico relevante - o que justifica a tarde morna de 26,5C ontem - só o efeito combinado da época do ano (sol baixo e mais inclinado) + ar seco (subsidência) causou mínima de 12,5ºC na Pampulha. Sensação de frio no começo da manhã. 

 

A MP marítima vai baixar um pouco as temperaturas entre domingo e terça, com tardes amenas e chance de sub-10, mas depois voltamos para o padrão atual de marasmo. Ao menos as temperaturas estarão dentro da média.

 

 

Edited by LeoP
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 09:35, danilo brumana disse:

Expectativas que eu tinha no dia 19

 

1186772122_Screenshot_20220619-2311092.png.6235f52d234fd2eb43b229a2e3cab59c.png

 

Realidade no dia 24

 

457546918_Screenshot_20220624-0927463.png.5c5bfb453fd6a39d8f489c6daad2be5d.png

 

Tá tudo certo por aqui ☺️ eu ainda amo o clima dessa cidade. Tá sempre me agradando em tudo 🙏🏼 

Essas previsões de app são totalmente sem nexo, só servem pra gente ter uma noção de quando vai chover ou não, na temperatura não dá pra confiar nem um pouco, se vc sair baixando apps de previsão do tempo, vai ver que a maioria dá previsões diferentes de temperatura.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 10:14, Renan disse:


Que mudança absurda na previsão em um curto espaço de tempo. E você pode ter certeza, daqui a 5 dias a previsão para o dia 04/07 em diante estará completamente diferente do que mostra atualmente. Não há a menor necessidade de perdermos tempo com previsões de longo prazo. 

 

Em 24/06/2022 em 07:32, Renan disse:

Mínimas de hoje mas estações da cidade, mostrando a impressionante atuação dos microclimas causados pela inversão térmica:

 

0FF75EF6-E5E2-4324-9C98-17739BD46AB1.thumb.jpeg.2f54fe3bde8875bfc9afa41b938ccc34.jpeg

Renan,

a estação de Bias Fortes, afundou na mínima, 4,2. Foi a noite/madrugada das baixadas.

PWS Dores de Campos, 3,7ºC( regiao de Tiradentes)

PWS rio Paraopeba 3,2

PWS BCasa Branca/Brumadinho 3,9

 

As PWS municipais de Marmelópolis com grande amplitude de ontem para hoje, passaram de 26 de máxima

0,4 Capela dos Marins

1,2  Ponte Alta

1,7  Centro

 

Aqui no RJ, a mínima que, chamou atenção, foi na autom. Salinas/Friburgo, com 2,6ºC, ontem a tarde marcou 24,8 e umidade mínima de 18%

 

Pena que novamente a estação Campo Belo, parou de funcionar, no Rebouças -4,5ºC

 

 

 

 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 6/24/2022 at 9:35 AM, danilo brumana said:

Expectativas que eu tinha no dia 19

 

1186772122_Screenshot_20220619-2311092.png.6235f52d234fd2eb43b229a2e3cab59c.png

 

Realidade no dia 24

 

457546918_Screenshot_20220624-0927463.png.5c5bfb453fd6a39d8f489c6daad2be5d.png

 

Tá tudo certo por aqui ☺️ eu ainda amo o clima dessa cidade. Tá sempre me agradando em tudo 🙏🏼 

 

Será que vai ser novamente daqueles bloqueios que só não atingem o sul do RS?

 

METADE SUL:

PM E BAGÉ

1635944856_ScreenShot2022-06-24at11_03_25.png.62a28d832516d91e8c16495282f91987.png

 

308421557_ScreenShot2022-06-24at11_04_44.png.ba730bd9ef2926e07101474ac0b45fb6.png

 

METADE NORTE

SOLEDADE E GRAMADO

631843155_ScreenShot2022-06-24at11_07_31.png.2908338a5255dbf3b6f24043b6b068c1.png

 

256726372_ScreenShot2022-06-24at11_07_51.png.f237c268f9cb8b55689a0c7b3316b56a.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Novamente aquela situação curiosa de nebulosidade restrita para cá (como na quarta-feira já houve), diferença de 6°C entre Eldorado (27 m) e Apiaí (891 m) às 11h:

image.thumb.png.48561e31759b64cf4bcd13486b238a16.png

 

E o mais interessante é que não é nevoeiro (pelo menos aqui) como se leva a crer por satélite, somente nuvens baixas mesmo:

image.png.106a329e525abc44b11df9ee19a22346.png

 

Parece até um "Ctrl c + Ctrl v" de quarta-feira, só que dessa vez abrangendo mais áreas:

3d941791-330a-49a7-b139-42cfd50f66d0.thumb.jpg.2a88e1fc38e10debf7e8cd241fe26602.jpg

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 19
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

O pessoal tinha comentado sobre o frio vampiro aí pra trás, e um dos "problemas" desse tipo de frio é esse aqui que registrei hoje: mínima de 12°C fora de casa e 18°C dentro de casa mesmo com janela aberta e ar circulando. Porque apesar de esfriar a noite, os ambientes internos não conseguem acompanhar o resfriamento.

 

20220624_120655.thumb.jpg.21cd50d0f0a7ec14b80b0b9d7a6d8475.jpg

 

Quando fui dormir 00:30 ainda estava 21°C aqui dentro e 15°C la fora, mas o frio praticamente só é sentido caso a pessoa fique exposta a ele por algum tempo. Mesmo com a temperatura baixa, se for sair de casa só por alguns minutinhos e voltar, não vai precisar de agasalho, pois não da tempo o corpo sentir direito. 

 

Mas é claro que essa condição ainda é infinitamente melhor do que o calor que faz em BH e região na maior parte do ano. 

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 23/06/2022 em 02:41, jrmartinisp disse:

Talvez pela quantidade de dias quentes sim, praticamente de Agosto até meados de Outubro o Brasil central ferve, mas não duvide do potencial de calor que faz no norte da Argentina se não me engano já fez 48,x° em regiões por ali aqui no Brasil não chegamos nos 45° e mesmo as marcas de 44,x que tiveram no Piauí e em MT são um pouco duvidosas. 

Sim! Em termos de intensidade essas ondas de calor na Argentina são piores justamente por ocorrerem no ápice do verão, em janeiro. Então imagina se no Brasil central os bloqueios de setembro/outubro fossem em janeiro? Deixando de lado a climatologia, que torna isso praticamente impossível, é de se esperar que num hipotético bloqueio em janeiro no Brasil central, temperaturas da ordem dos 45°C fossem alcançadas com facilidade.

  • Like 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 14:01, Juzinho disse:

 

Eu trocaria em um piscar de olhos, com vc hehe 

Quer um calorzinho dos trópicos ? 

 

 

te deixo com essa bola, minha cota se esgotou nesse último Janeiro já kkkkkkkkkkkkkk

 

image.png.154fe5585ee122e0a427e9d704971bab.png

 

 

e não é reclamação, eu tô é descrevendo o que tá rolando em POA. Ou melhor, o que está mofando POA. 

Link to comment
Share on other sites

On 6/24/2022 at 2:14 PM, Eclipse said:

 

 

te deixo com essa bola, minha cota se esgotou nesse último Janeiro já kkkkkkkkkkkkkk

 

image.png.154fe5585ee122e0a427e9d704971bab.png

 

 

e não é reclamação, eu tô é descrevendo o que tá rolando em POA. Ou melhor, o que está mofando POA. 

 

Acabamos de ter mais uma pancada de chuva de Lajeado. Eu gosto do tempo assim, mas tá realmente tudo mofando e a cidade (e as pessoas) parece triste kk 

  • Like 3
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Se a cidade decepciona com as mínimas, é a capital lider no frio húmido, 3 dias entre 13° e 16° e até com temperaturas menores, muitas vezes acima de 90% de URA é de fato uma sensação de inverno que a população de POA sente, 14° a 98% de URA bate a sensação de frio de 8° com URA abaixo dos 50% na minha percepção, ainda mais por vários dias seguidos.

Edited by wallace silva
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 14:19, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Acabamos de ter mais uma pancada de chuva de Lajeado. Eu gosto do tempo assim, mas tá realmente tudo mofando e a cidade (e as pessoas) parece triste kk 

 

 

 

é capaz de dar um apagão no próximo dia de sol de tanta gente lavando roupa kkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

On 6/24/2022 at 2:23 PM, wallace silva said:

Se a cidade decepciona com as mínimas, é a capital lider no frio húmido, 3 dias entre 13° e 16° e até com temperaturas menores, muitas vezes acima de 90% de URA é de fato uma sensação de inverno que a população de POA sente, 14° a 98% de URA bate a sensação de frio de 8° com URA abaixo dos 50% na minha percepção, ainda mais por vários dias seguidos.

 

De fato. A sensação invernal se mantém meio que constante quando o clima está assim, pois pra ser sincero, com essa umidade toda e ausência de luz, não tem momento nenhum do dia que se sente verdadeiramente aquecido. Nos invernos daqui geralmente temos longos períodos como esse, e se for ano se El Niño, pior ainda. Se em PoA essa configuração já é comum, na encosta da serra (Lajeado, Santa Maria, Novo Hamburgo, Montenegro, Sta. Cruz do Sul) é ainda mais, pois ainda tem o fator nebular/orográfico.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 22/06/2022 em 13:22, Eclipse disse:

o que está acontecendo em POA no final deste junho (aumento das mínimas e diminuição das máximas devido à umidade), e previsto para o começo de julho (veranico), é praticamente um repeteco de 2016 pra cá:

 

Final de Junho/16 - POA

image.png.f648be0c2c3a46633791c2c7ed51e2ea.png

 

 

Começo de Julho/2016 - POA

image.png.e565149aba16f7a20267635ff475c830.png

 

Não teve 7 bilhões de dias de chuva em 2016 nem de perto. O solo tava seco.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Um apanhado dos últimos 3 dias. Sol, nevoeiro ao amanhecer em alguns lugares, temperatura mínima em 9 graus e máxima em 24°/25°

Hoje foi assim também, foi feriado em Lafaiete pelo dia do Sagrado Coração de Jesus, um dia agradável e bem aproveitável. Agora, 17:35, céu limpo e 20 graus

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

E mais um dia de calor na cidade de São Paulo.

Hoje o dia foi também de sol mas com boa quantidade de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus) na maior parte do tempo.

Também tivemos névoa seca, o que fez parecer um dia de setembro.

 

Interessante que a maior parte da cidade teve ventos continentais como ontem... mas parte da zona sul mais próxima da serra do Mar teve ventos marítimos à tarde.

Com isso, a estação INMET-Interlagos aqueceu menos que ontem.

Ontem, a máxima lá foi de 28,6°C lá e hoje 26,7°C.

 

Pela manhã, tivemos o famoso "frio vampiro" (Só ataca de noite e de madrugada :D) em áreas periféricas e baixadas da cidade e região metropolitana.

Algumas mínimas:

CGE-Marsilac: 6,6°C

CGE-Capela do Socorro: 6,7°C

INMET-Barueri: 10,3°C (Oeste da região metropolitana)

CGE-Perus: 10,3°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 10,4°C

CGE-Pirituba: 10,8°C

CGE-São Mateus: 11,2°C

CGE-Pinheiros: 11,4°C

CGE-Butantã: 11,6°C

 

Nas oficiais da cidade,

Mirante (Aut): 14,0°C / 27,9°C

Interlagos: 13,4°C / 26,7°C

IAG: 10,9°C / 28,3°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/06/2022 em 14:19, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Acabamos de ter mais uma pancada de chuva de Lajeado. Eu gosto do tempo assim, mas tá realmente tudo mofando e a cidade (e as pessoas) parece triste kk 

Minha aluna chegou pra ter aula 

 

Olha o Estado do estojo dela 

 

Mofado 

 

IMG-20220624-WA0008.thumb.jpeg.16dbf9a9c63e5ef3ee11e83b49031f5d.jpeg

 

O violino 🎻 tbm. 

 

Tudo bastante úmido por aqui em Chapecó 

  • Like 12
  • Thanks 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Boa Noite. Mínimas em Nova Friburgo hoje (24-6):

Salinas (Inmet): 2,6°C

Conselheiro Paulino (Aqu em casa): 10,2°C

São Pedro da Serra (Eco Resort): 11,9°C

Alto das Braunes: 15,2°C

 

Agora (19:00) temperatura em declínio na casa dos 16°C na area urbana

 

Edited by Rafael
  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.