Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1472
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Everything posted by RafaelBHZ

  1. Aqui dentro de casa mesmo com mínimas de até 16°C e janelas abertas, o menor valor aferido foi 19,6°C pela manhã. Pra esquentar é uma beleza, muito fácil, mas pra esfriar é uma luta. Para esfriar de verdade os ambientes internos e aumentar a sensação de frio o que precisa é de uma boa sequência de dias frios, coisa que acontece naturalmente em Chapecó mas em BH é bem eventual. Fora que o sol aqui é mais forte e as tardes esquentam muito mais facilmente, aí a perda de temperatura pela manhã rapidamente é neutralizada.
  2. Esses 11°C você registrou dentro ou fora de casa? Pergunto pois estou monitorando a temperatura aqui em casa e dentro de casa dificilmente têm ficado abaixo dos 20°C ou acima dos 26° nos últimos dias. Tenho reparado que há uma facilidade muito maior da temperatura interna acompanhar os valores de temperatura máxima do que a temperatura mínima, mesmo com a circulação de ar normal. Nessa MP vou conseguir pela primeira vez essa variação da temperatura interna com um frio intenso, e talvez mesmo com 5°C lá fora, tenho minhas dúvidas se dentro de casa, com janelas abertas e boa circulação de ar, vai chegar a 11°C ou mesmo perto disso igual esse seu registro aí em Chapecó. Talvez isso também faça toda a diferença na comparação de frio entre as duas cidades.
  3. Imagino que as próximas rodadas devem reduzir o potencial de frio como sempre acontece, mas depois devolver. Já morri e reencarnei umas 3x desde que essa MP apareceu no radar, mas vamos com fé que vai dar certo!
  4. Dia de pedir folga e sair pelo mundão sem rumo, sem destino, só para vivenciar o frio da melhor forma possível. Aqui em Contagem a chuva já chegou e cai de forma tranquila e serena já a alguns minutos.
  5. Danilo, em 2017 lembro que você fez um compilado de reportagens sobre o frio em BH. Agora você nos abandonou mas imagina só a abertura do telejornal ao meio dia com essa situação aqui na quarta-feira:
  6. Estava pensando aqui, a menor temperatura que eu me lembre de presenciar até hoje na convencional de BH foi 8,8°C em 2010. A estação, localizada dentro do forno de um restaurante do bairro Santo Agostinho, finalmente possui chances reais de ficar abaixo dos 10°C e quem sabe superar essa marca.
  7. Sobre ser histórico ou não esse evento, é bem simples, como sempre foi: Para alguns lugares será histórico e para outros não. Cada lugar tem o seu momento de brilhar e ser feliz, de acordo com a própria realidade. Se o critério fosse apenas frio extremo e nevascas, nenhum evento brasileiro poderia ser considerado histórico na visão dos gringos, mas na nossa realidade, são. E tá tudo certo. Em tempo, o inmet emitiu alerta de geada também para a RMBH, o que é algo raríssimo de se ver, isso se não for inedito. Boas chances de geadas fora dos lugares óbvios de sempre.
  8. Há um consenso de que BH terá uma sequencia de dias com máximas abaixo dos 20°C, mas me impressiona que no auge as previsões mais conservadoras indicam 18°C de maxima, enquanto as mais ousadas chegam a indicar até 15°C, tudo isso com sol. Na minha opinião se houver uma máxima de 16,9°C ou menos com sol será até mais impressionante do que as temperaturas mínimas, sejam qual for. Na Pampulha é bem improvável, mas nas demais é possível sim pelo andar da carruagem.
  9. Se confirmar essa previsão, eu vou sair de casa 05:00 no auge do evento e vou para alguns locais estratégicos em Contagem, próximos daqui de casa. Se a logística não fosse tão ruim para trabalhar horas depois, eu iria para o Casa Branca em Brumadinho, mas agora a gente já sabe que lá tem geadas, inclusive tivemos imagens no ano passado. O maior barato seria encontrar geada na área urbana ou próximo desta vez. O meu maior alvo será a praça da rua cubatão aqui no bairro monte castelo, uma baixada plana com um gramado enorme a 959m de altitude. Se lá eu ver que não vai dar certo, vou para a região do Petrovale, em Ibirité. Mas tem muito chão ainda, vou tentar manter a sanidade mas está difícil demais!
  10. Eu também não conhecia esse site, muito obrigado! Vasculhando lá, verifiquei que no dia em que BH registrou a sua menor temperatura da história na convencional do Inmet, com 3,1ºC em 01/06/1979, a MP teve um desenho muito semelhante às projeções dos ultimos dias, com uma vasta área de abrangência no país. Estão deixando sonhar demais!
  11. Sentir 5ºC em BH é mais memorável e raro do que sentir 3ºC em Chapecó, hein! Da tempo voltar pra cá! 😁😁
  12. Olha a sequência para BH: Me chama a atenção o quanto seria um frio duradouro, além da forte intensidade. A persistir esse cenário, eu não descartaria mínima sub-5°C tanto na estação Pampulha quanto na Cercadinho, porque vai dar tempo esfriar nas partes altas e também ter MUITO ar frio para mostrar o potencial das baixadas. Em Florestal, Sete Lagoas e Brumadinho é papo para vários dias seguidos com geada. De toda forma, mesmo com os pés no chão e nos cenários pessimistas, vejo uma sub-6°C como possibilidade real em alguma estação de BH. Ps: Outro detalhe é que esses 6°C/17°C com sol previstos para o dia 19 são exatamente a variação que ocorreu na Cercadinho no auge do frio no memorável julho/2017.
  13. É impressionante como essa projeção simplesmente ignora as barreiras clássicas que as MPs encontram no Brasil central e no leste do sudeste. Como todos sabem, é uma dificuldade enorme para o ar frio atingir de BH "para cima", e essa projeção não só atinge BH em cheio como ainda bate na porta de Montes Claros no norte de MG. É como se BH virasse Barbacena, e Montes Claros virasse BH. Muito difícil não ficar animado com esse cenário. Vou tentar manter a sanidade mental.
  14. E eu comprei uma mini estação, com termometro externo e interno para medir as temperaturas aqui em casa mas ela só chega dia 20. 🤡🤡🤡 Nada profissional, mas espero que dê para brincar nessas MPs. Vou colocar o sensor externo em um local protegido para que fique o mais próximo possível da realidade.
  15. Bem vindo de volta, Danilo! Muito interessante a sua mudança, o clima de Chapecó é um dos que eu mais aprecio e se fosse olhar apenas esse fator, eu facilmente faria o mesmo. O fato de não ser um clima tão seco como o nosso em metade do ano sem duvidas deve ser um ganho muito alto de bem estar e qualidade de vida para você, mas por outro lado, boa sorte no verão! Enquanto as ZCAS estiverem atuando com força em BH, você vai estar torrando aí rsrs Falando em mudança, eu penso em fazer o mesmo futuramente, nasci em BH, quero morrer de velhice aqui, mas pretendo viver parte da minha vida em outro local. Inclusive eu iria fazer uma viagem para Curitiba em julho, com o intuito não só de conhecer os pontos turísticos e de repente sentir um frio mais intenso, mas também para avaliar os bairros comuns visando uma possível mudança a longo prazo. Ia até pedir dicas aos colegas do Paraná de lugares muito frios e com geadas nos arredores, mas infelizmente o RH não liberou, férias agora só fim do ano. Fica para o próximo inverno!
  16. Leo, e outro detalhe importantíssimo que temos que lembrar: Da tarde de ontem até agora, em pleno mês de Maio, choveu mais do que Março e Abril SOMADOS na maior parte da cidade. Não me recordo de nada parecido em todos estes anos acompanhando meteorologia, o mais próximo disso foi Abril/2014 com mais de 200mm, sendo o mês mais chuvoso do ano, ou julho de 2014, que teve 4 dias seguidos de chuva e acumulados em torno de 50mm. Mas essa pedrada aí, com acumulados dignos de ZCAS em menos de 24 horas na estação seca, é novidade!
  17. Belíssima virada no tempo aqui na RMBH. Ate a manhã, tínhamos predomínio de tempo aberto com algumas nuvens, mas agora o tempo fechou de vez e chove fraco e com muito vento aqui em Contagem. Ta parecendo que a chuva ainda vai aumentar um pouco, tempo muito fechado!
  18. Será que teremos as amadas MPs marítimas ao longo do mês de maio aqui no leste do sudeste? Por esse mapa, acredito que sim! Mas enquanto isso, seguimos com temperaturas agradáveis e uma xoxeira tolerável em BH, sem chuva, sem frio e sem calor, tanto que não temos nem muitas pautas para postar sobre as condições climáticas daqui. Terça e quarta deve esquentar devido à pré frontal mas depois espero que a temperatura caia e venha um frio mais constante. As baixadas pelo menos estão indo bem nos últimos dias Inmet Florestal, Sete Lagoas e a PWS de Casa Branca estão aproximando dos 10°C todos os dias por conta do tempo seco e do céu claro.
  19. Aqui em casa seguiu o padrão desde março: Chuva fraca que apenas molha o chão. Pelo menos ajudou a dar uma aliviada, mas segue muito desconfortável. Quando o frio de verdade vier (e espero que venha mesmo) imagino que vai ser uma virada de chave violenta, uma resposta a altura para esse calorão.
  20. Após um dia de muito calor e máxima de 31°C em BH, a noite está surpreendendo e contratariando qualquer previsão para hoje: Chove em alguns pontos da região metropolitana, com intensidade variável.
  21. Realmente as previsões estão me lembrando muito 2021. Tudo indica a manutenção do calor neste outono em BH, que foi exatamente o que aconteceu ano passado. Mas se o inverno, assim como em 2021, vier para compensar isso, por mim ta tudo bem. Hoje seguimos com tempo agradável e um friozinho pela manhã graças a ultima MP, mas o calor e máximas acima dos 30°C devem retornar gradativamente até o final da semana.
  22. Apenas 15°C em Barbacena, zona da mata mineira, às 11:00. Enquanto isso, BH a 130 km está com 24°C. Guardadas às devidas proporções, isso sempre me lembra a MP de 2013, com frio intenso bloqueado na zona da mata e na capital nada. Um filme de terror! Mas por enquanto estamos dentro da previsão que indicava 25°C de máxima e está incomparavelmente mais agradável que todos os dias anteriores.
  23. É, o jeito é torcer por maio, porque Abril já era e vai secar mais nos próximos dias. Se a chuva tivesse ficado abaixo da média em Março mas sem essa discrepância toda, seria tolerável, mas demos muito azar. Porém, ainda acredito em alguma chuva nos meses tradicionalmente secos. Esta noite choveu fraco aqui em Contagem e deu para molhar o chão, mas apenas isso. Infelizmente já secou e praticamente não vai ajudar em nada a vegetação. Agora é esperar a queda das temperaturas e torcer para não flopar também.
  24. Ontem peguei chuva em BH, uma pancada que foi forte e rápida e acumulou 8 mm na estação Pampulha, mas aqui em casa, em Contagem, está difícil cair uma chuva que consiga molhar o chão e acumular significativamente. Nem parece o que acontecia até fevereiro, onde tudo era motivo de chuva. Desta forma, com pancadas apenas isoladas, tem lugares onde a grama já apresenta tons amarelados. E segue muito quente, 31ºC na Pampulha neste momento e 28ºC na Cercadinho. A maior parte do centro-oeste e sul de minas estão na mesma, sem sinal de resfriamento e com pouca ou nenhuma chuva. Vamos ver se isso muda até amanhã, porque episódios de chuva vão ser cada vez mais escassos a partir de agora.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.