-
Posts
2167 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
9
Content Type
Profiles
Forums
Gallery
Calendar
Everything posted by RafaelBHZ
-
Era disso que eu estava falando com relação à BH. O frio dessa semana apesar de poder gerar uma boa mínima, não terá a qualidade que possivelmente essa MP da virada do mês terá.
- 3237 replies
-
- 14
-
-
Que MP estranha essa daí... vai chegar, provocar uma mínima em torno de 10°C em Belo Horizonte e sumir como se nada tivesse acontecido, esquentando rápido demais. Acredito que nem dê tempo o interior das casas sofrerem um resfriamento mais significativo neste evento. Apenas quem sair cedo na rua vai notar maior diferença. Para nós, caso esfrie mesmo, parece que será em outra na virada do mês.
- 3237 replies
-
- 18
-
-
Fiz a travessia BH x Sabará passando pelo Pico Belo Horizonte (1390m) no sábado de manhã, iniciando às 04:00 e nem mesmo em Curitiba quando peguei 4°C senti tanto frio quanto lá em cima, por causa do vento. Menos de 5 minutos com as mãos expostas e já começava a perder os movimentos. Acho que devíamos começar a levar a sério aquelas manchetes sobre a sensação térmica, porque olha... não é fácil não. Eu levei um termohigrometro e por mais que não havia lugar ideal para aferições, eu deixei no mato alto com um dos sensores e a temperatura estava sempre na casa dos 11°C por lá. Talvez com uma medição profissional e correta registraria 9°C como a Cercadinho, mas impossível saber. Alguns registros: 20250614-061647-1_1xCy7gC7.mp4
- 3237 replies
-
- 24
-
-
-
Pessoal de Lafaiete, Barbacena e afins costuma nos olhar igual estamos olhando para Curvelo, mais quente, com certa frequência né. Mas o jogo virou por hoje, estamos do outro lado da moeda junto com o clubinho do frio. Hehehe
- 3237 replies
-
- 13
-
-
-
Belo Horizonte com tempo bem fechado. Chove forte ao sul da RMBH. No céu essa era a vista às 15:35 chegando na RMBH. ATUALIZAÇÃO: VENTANIA E CHUVA JÁ NA CAPITAL E ARREDORES
- 3237 replies
-
- 21
-
-
Sinceramente? Maio foi tão agradável aqui em MG que não vou reclamar de absolutamente nada por essa MP não vir até nós. Segue o jogo e bora pra próxima, o centro do continente precisava mais dessa compensação no momento. Em breve chega uma MP mineirinha que come quieta, daquelas que ninguém da nada por ela e exerce maior influência por aqui do que essas outras com maior mídia. É assim que nosso clima funciona e nós que acompanhamos a tanto tempo já estamos mais do que cientes.
- 2220 replies
-
- 15
-
-
-
Nao consegui ver nenhuma previsão em nenhum lugar que traduza ate então uma influência tão grande dessa MP em Minas Gerais. O máximo que encontro é uma repetição desta última "MP múmia" em boa parte do estado. Bom pra época e melhor que 2024? Com certeza. Mas nada demais.
- 2220 replies
-
- 11
-
-
-
Alguem falou aqui uma vez que BH tem o clima da titia véia, e é mesmo. Com exceção de anos ruins como 2015, 2023 e 2024, no geral tirando poucos dias do ano, é sempre confortável, nem quente demais e nem frio demais. Pra quem não liga pra meteorologia, so pensa no conforto térmico, e pra quem gosta de estações bem definidas, aqui é um dos melhores lugares do país. Mas pra gente que gosta de uma emoção, um frio mais intenso, um dinamismo, fica um gostinho de quero mais que as vezes é saciado, como foi em 2017 e 2022. Mas 2/3 horas pegando a estrada ja resolvem o problema do dinamismo, seja indo sentido ouro preto / zona da mata ou indo sentido Serra do Cipó (150km a nordeste).
- 2220 replies
-
- 13
-
-
Pelo desenho parece que é uma ZCAS de ar polar, como se o ar frio estivesse vindo da Amazônia para o sudeste. Que loucura de rodada kkkkkkkkkkkkkk
- 2220 replies
-
- 20
-
-
-
18/05/2025 - Domingo Depois de uma noite gelada, acordei 05:30 para tentar ver alguma coisa do nascer do sol, mas como eu imaginava, o cenário era outro. Visibilidade muito reduzida devido a neblina. Neste local já estavamos ao lado do Parque Municipal do Tabuleiro, que pertence à Conceição do Mato Dentro, na face leste da serra. Ou seja, é ali que encontra-se o limite da região de maior influência dos ventos vindos do oceano, o que consequentemente proporciona este espetáculo com enorme frequência segundo os locais. Acredito que estávamos com uns 10°C - 12°C pela manhã. Seguindo a travessia pelo Tabuleiro, presenciamos maior nebulosidade e até alguns momentos de garoa durante o dia. Senti o clima mais quente, em alguns momentos até abafado ao entrar em matas fechadas. Chutaria que a maxima chegou a uns 24°C deste lado da serra. Esta era a vista do alto da cachoeira do tabuleiro ao 12:00, a mais alta de Minas Gerais. A água estava gelada apesar das temperaturas um pouco mais agradáveis. Ja ao final do dia, após 32 km de travessia, o tempo abriu um pouco, e estava bem ameno na parte mais baixa do parque. E essa era a vista da cachoeira do tabuleiro por volta das 17:00. Antes de vir embora, ainda passei no distrito da Serra do Cipó, já do lado oeste, para jantar a noite e ainda estava bem frio. Mas até chegar lá, pegamos uma condição bastante insalubre na estrada, com visibilidade quase 0 e alto risco de acidentes. Cheguei em BH por volta de 23:00 e mesmo sendo tão "perto" da Serra do Cipó, não tinha o menor indício deste dinamismo na capital. Estava a nossa xoxeira boa, céu aberto e condições tranquilas, com um friozinho leve. Ah se essa umidade conseguisse chegar até aqui... Mas é isso pessoal, recomendo demais que um dia tenham a oportunidade de conhecer essa região, vocês vão se surpreender com as paisagens e também com o clima. MG tem muita coisa para se conhecer!!!
- 2220 replies
-
- 30
-
-
-
17/05/2025 - Sábado Imagens bônus da subida e da chegada ao topo e "meio" da serra. Reparem na segunda imagem que a nebulosidade já começa a aumentar conforme avançamos para leste e comparem com a primeira, onde ainda estávamos na subida: Depois disso, andamos mais um pouco e nos aconchegamos em uma casinha onde foi possível acender uma fogueira para resistir ao frio. A queda de temperatura foi brutal com o cair da noite, e junto dela o vento se intensificou. Acredito por volta das 18:00 já estávamos com uns 16°C e vento.
- 2220 replies
-
- 28
-
-
-
Alem da correria que tem sido de segunda a sexta, passei o último final de semana isolado, praticamente sem internet, e como diria o grande poeta e atleta Marinho, "Eu não sei o que aconteceu, se aconteceu eu não to sabendo. A meteorologia não é isso daí que aconteceu porque eu nem sei o que aconteceu!" Dito isto, realizei a travessia Lapinha x Tabuleiro, na região da Serra do Cipó entre o sábado e o domingo. Foram 32 km enfrentando todos os tipos de condições climáticas e temperaturas que iam de um friozinho agradável a uma sensação térmica congelante nos momentos em que haviam rajadas de vento que mais lembravam furacões. É um lugar muito lindo e com muitos locais acima dos 1200 m de altitude. Trata-se da barreira geográfica que muitas vezes impede a umidade vinda do oceano de avançar até a capital. O clima é agradável a maior parte do ano, e acredito que mesmo estando a 150 km a norte de Belo Horizonte, se encaixa sim na definição do que alguns aqui chamam de Brasil 2.0 do clima. Seguem alguns registros bem legais que fiz enquanto estive por lá. Vou separar em 2 postagens, para melhor qualidade. 17/05/2025 - Sábado Neste dia ainda estava no lado "oeste", na Lapinha da Serra, que pertence ao município de Santana do Riacho. Iniciamos o Trekking por volta de 09:00 e o tempo estava aberto deste lado da serra, mas não se enganem com este céu claro. Estava gelado e ventava muito, acredito que não passou de 20°C durante todo o dia. E sabe lá qual era a sensação térmica real.
- 2220 replies
-
- 27
-
-
-
Então ta bão! Entendi seu ponto e fico feliz que tenha entendido o meu também. Desculpa qualquer coisa mas principalmente pra nós aqui de MG e também de outros lugares tem sido irritante ver tantos problemas nas previsões. Uma hora a gente cansa. No mais, continue trazendo informação pra gente e se vir em MG ta convidado pra um café com pão de queijo com a gente aqui em BH!
- 2220 replies
-
- 11
-
-
-
Cara, não vem pegar ar porque todo mundo aqui sabe que o problema não é você e a crítica é direcionada justamente aos modelos. E todo mundo aqui do fórum parece que já entendeu isso, se você ainda não, parabéns, seja bem vindo ao clube! Antes tarde do que mais tarde! O único cuidado que acho de suma importância da sua parte ao postar é ter cuidado nas suas análises e também nas palavras selecionadas, porque você dá a entender principalmente para leigos que a situação está sempre TENEBROSA, CATASTRÓFICA, HORRENDA, INFERNAL e outros adjetivos em letras garrafais se baseando totalmente nos dados "crus" que não estão traduzindo bem a realidade. É muito bom suas postagens pra ter uma ideia do que está acontecendo entre os modelos, mas a análise já ficou claro aqui pra todo mundo que não deve ser feita em cima deles porque os erros com relação aos desvios estão escrachantes, e isso já vem sendo comprovado por todo mundo aqui. Em todos os meses as saídas são exatamente iguais, e isso não é só de maio, de abril, de 2024... ja tem muito mais tempo. Era PRA TODOS OS MESES terem as anomalias positivas que você citou E EM TODOS LUGARES se eles tivessem certos, não um ou outro. É a história do relógio parado, que algumas vezes vai acabar acertando. ------------------ Pra ficar ainda mais claro o que estou querendo dizer: Os que os modelos dizem todo mês: TEREMOS "CATASTRÓFICAS" ANOMALIAS DE +4°C, +6°C, +8°C PARA PRATICAMENTE TODO O PAÍS, SEM EXCEÇÃO, DURANTE TODO O MÊS POR TODOS OS MESES DE TODA ETERNIDADE!!!!! TODOS VOCÊS VÃO MORRER COZIDOS!!!!! O que acontece na maioria absoluta dos meses: Anomalias generalizadas de até +0,5°C, +1,0°C, as vezes +1,5°C com um outro se destoando isoladamente e sendo realmente um lixao absoluto. ------------ Tem lugares como partes do interior de São Paulo onde a coisa realmente ta feia a muito tempo, e o índice de acerto é maior. As postagens do @Matheus b Santos são exemplo disso, e mesmo assim não é sempre que as anomalias são grotescas. O problema dos modelos está na generalização de super anomalias em absolutamente todo território nacional como se fosse um padrão universal constante, uma verdade absoluta para todos. Para os modelos, o Brasil inteiro já tem um clima Indiano a bastante tempo, o que não é verdade. E aqui, justifico minha menção a cidade São Paulo, a Cuiabá, a Belo Horizonte e a Curitiba no meu post com base nas suas próprias palavras. "O MÊS DE MAIO SERÁ TÃO RUIM QUANTO 2024 DE FORMA GERAL NO CENTRO-SUL DO BRASIL, PRINCIPALMENTE SUDESTE E CENTRO-OESTE" Ora, se é de forma geral, vamos analisar de forma geral mesmo e validar a informação, qual o problema? Citei cidades de 4 regiões de climas distintos para fins de comparação com 2024 especificamente. É assim que a gente identifica se é uma questão localizada ou não. E a realidade, para a grande maioria, é que essas super anomalias não são tão frequentes assim. Os desvios positivos são uma realidade, mas são muito mais tranquilos do que o sugerido na maior parte do tempo. Mas espero de verdade que tu entenda que a crítica não é direta ao Rodolfo e muito menos pessoal. Ao contrário de outras discussões aqui do fórum onde nitidamente o objetivo era ataque pessoal, o meu aqui não é esse e mesmo que alguém queira me atacar, eu não vou descer de nível. A única questão que vou deixar um feedback construtivo (acho que isso o fórum permite) ao senhor ou a qualquer outra pessoa que tomar um susto enorme ao ver um mapa de anomalias em tons vermelho-morte que acabou de sair do forno dos modelos, é: CALMA! CAUTELA! As vezes o pânico vai justificar? Vai. Pode ser que Maio seja realmente isso tudo? Pode. Mas na maioria absoluta das vezes não vale a pena fazer uma análise sensacionalista digna da Choquei pautada exclusivamente na informação crua que esses mapas nos trazem. Foi-se o tempo que dava para confiar de forma plena, agora até segunda ordem precisamos ter um double check, avaliar o histórico do desempenho e partir para outras fontes de informação que possam validar ou não o que foi mostrado e exatamente onde vão acontecer. Aí sim chegamos a uma conclusão.
- 2220 replies
-
- 20
-
-
-
Olha Rodolfo, todos os meses você posta mapas catastróficos que não se concretizam. No Início de Abril mesmo lembro da sua postagem com projeções tenebrosas e no final das contas passou muito, mas muito longe. Foi um mês até bom na maior parte do país se for ver. E agora em Maio, pelo que vi da previsão de algumas cidades do sudeste, tá muito longe do que você falou sobre repetir 2024, mesmo em sites como o Meteored que pegam os dados um tanto "crus" do europeu. Baseando nas previsões em geral, só estou enxergando potencial de ser um mês de maio tão ruim no centro-oeste e partes do triângulo mineiro que já são mais próximas, mas ainda assim com muitas ressalvas porque o Meteored está sozinho. Outros sites trazem temperaturas bem mais comportadas para a época, embora ligeiramente acima da média. Para fins de comparação, voltei no tópico de Maio/2024 e a previsão nesse momento para a cidade de São Paulo era essa aqui, já depois da cidade estar registrando máximas atrás de máximas acima dos 30°C. Enquanto em Maio/2025, a mesma previsão para São Paulo é essa: Aqui para Belo Horizonte, a previsão no momento também está dentro da normalidade para Maio/2025... ...E inclusive a previsão atual para BH é muito mas muito melhor do que o cenário tenebroso que Curitiba, a capital mais fria, enfrentava em Maio/2024: De toda forma, ao final do mês vou voltar aqui com dados do Inmet registrados em cidades de diferentes regiões indicadas por estes mapas que em teoria teriam um maio tenebroso. Especialmente centro-oeste e triângulo mineiro. Aqui na maior parte do sudeste a chance parece ser 0. Vamos manter olhares atentos também para a região de Cuiabá, que essa sim parece estar na porta do inferno neste maio/2025 e condizente com os mapas apresentados. Veremos se isso se tornará realidade. Neste ano dá para notar maior facilidade até então em incursões do ar frio pelo leste do país. Talvez esse seja o preço a se pagar por essa configuração lá no Mato Grosso.
- 2220 replies
-
- 19
-
-
-
-
Belo Horizonte idem. Temperaturas dentro a abaixo da média até a próxima semana e depois há um indicativo de aquecimento, que, ainda assim, parece que vai passar longe mas muito longe de qualquer semelhança com 2024. Se alguma MP de maior respeito vier, acredito que vai ser no último decêndio do mês. Mas lembrando que uma máxima de 27°C em Maio, por exemplo, já é muito mais agradável que uma máxima de mesmo valor em Abril ou no verão, devido a URA mais baixa. O padrão mudou oficialmente agora.
- 2220 replies
-
- 11
-
-
-
Desde que você acompanha meteorologia sempre foi esse martírio na sua região ou é uma situação recente? Sempre acompanho suas postagens e é tanta dificuldade que faz parecer que existe um protótipo de semiárido no interior paulista.
- 753 replies
-
- 15
-
-
Infelizmente em outros lugares, como o dia meteorológico muda às 09:00, não será recorde. Mas mesmo assim, trago este recorte da chuva entre 18:00 de ontem e 18:00 de hoje na região central do estado para ilustrar a magnitude deste evento. A abrangência da chuva volumosa é invejável até mesmo para o auge do verão. E este é o retrato da região central do Brasil nos últimos 15 dias, ainda sem as chuvas de hoje na contagem de muitas estações. Por fim, gostaria de voltar no tempo e relembrar uma previsão tenebrosa que chegou a ser divulgada anteriormente sobre as precipitações neste mês, vindo de um modelo e de um instituto que ainda transmitem certa confiança. Mas eles não foram os únicos, na verdade o padrão de quase todas as previsões era este. A média na maior parte destas regiões não chega ou pouco passa de 100 mm em Abril. Pelo mapa, BH por exemplo não teria chuvas. Mas a realidade mostra-se totalmente oposta. Como podemos observar, no quesito precipitações, está sendo um VERDADEIRO MASSACRE da realidade contra a bolha de ar quente, seco e desértico que segundo os modelos predomina a anos de forma intermitente sobre nosso país. Agora, vamos aguardar o mês terminar para avaliar a anomalia das temperaturas observadas. No momento, mesmo que algumas regiões terminem ligeiramente acima da média devido à manutenção do padrão verão, o mesmo que trouxe boas precipitações, já não me parece precoce afirmar que o erro também será grotesco, de todos ou quase todos os modelos. Mas isto serão cenas para os próximos capítulos. Vamos ficar de olho e lembrar sempre de comparar a expectativa vs realidade, pois as divergências já passaram do limite de tolerância a muito tempo.
- 753 replies
-
- 21
-
-
-
E amanhecemos com MUITA ÁGUA e acumulados que ja chegam a 73 mm na estação automática da Pampulha, em Belo Horizonte. Uma das chuvas tardias mais intensas de todos os registros, acredito eu. Há de se conferir. Contagem: Belo Horizonte:
- 753 replies
-
- 17
-
-
Falta de aviso não foi, queria ver a cara dos profissionais que saíram dando ctrl C + ctrl V naquelas previsões toscas dos modelos, com a eterna bolha de ar quente tropical. Vamos precisar de mais quantas doses de realidade pro pessoal acordar pra vida? Aqui em BH, o mês está bastante dinâmico e a previsão de chuva está adentrando a segunda quinzena, o que nem todo ano acontece. Acho que tem tudo para ser o melhor Abril desde pelo menos 2022. Bom equilibro entre temperaturas agradáveis e chuva. Como eu disse outras vezes, tenho um certo otimismo para esse outono/inverno aqui no leste da região sudeste.
- 753 replies
-
- 13
-
-
-
O que é "Muito acima da média" para a Climatempo? Porque do que estou observando da previsão até o dia 12/04 para as cidades nessa mancha vermelha no Brasil central, a realidade é de temperaturas dentro a pouco acima da média, impulsionadas pela primeira semana de Abril, que ainda será quente e úmida. Mas logo na sequência já chega a MP da virada de chave para equilibrar as médias. Pra ficar muito acima da média, os outros 20 dias do mês teriam que ter um calor absurdo que deixaria muitos anos ruins que já vivenciamos no chinelo. Ou com um bloqueio forte ou com a permanência do padrão verão, quente e úmido, o que é extremamente improvável após a primeira MP. E lembrando ainda que bloqueios como o de fevereiro não deixam essa faixa do país com temperaturas muito acima da média, pois promovem a entrada de ventos vindos do oceano. Apenas bloqueios no estilo eterna pré frontal que fariam esse estrago.
- 835 replies
-
- 15
-
-
-
Gente, já falamos aqui outras vezes e alguns colegas já ate mesmo fizeram a comparação entre a previsão de anomalias destes modelos com a realidade evidenciada pelas estações do Inmet. Foi comprovado que NÃO PODEMOS CONFIAR NESTES MAPAS e também que EXISTE ALGUM ERRO JÁ A ALGUNS ANOS nestas previsões para o Brasil central, principalmente. A verdade é que enquanto não resolverem este problema crônico dos algoritmos que geram estas previsões, estamos a pé. É como um relógio parado que 1x vai acertar, como acertou em 2024, mas na maioria das vezes vai estar errado. Coloquem isso na cabeça de vocês e passem a observar e comparar expectativa vs realidade. Porque se até hoje os institutos de previsão, que já deveriam ter reparado isso, não perceberam e ainda levam esses mapas a sério, cabe a nós essa tarefa e levar a situação para outras esferas, até que chegue um momento que os desenvolvedores percebam o erro grotesco que está acontecendo. Enquanto isso podemos organizar um bingo da previsão do tempo para os próximos meses que teremos mais chance de acertar do que essas previsões aí...
- 835 replies
-
- 20
-
-
-
Ja chegamos ao sábado e tudo que tivemos até então na RMBH foram chuvas isoladas. Cada dia chove em um local diferente mas ainda assim com pouco acumulado, e sem atingir as estações. No centro-norte e leste do estado, a situação é pior, pois nem pancadas isoladas estão acontecendo na maioria absoluta das áreas. As previsões seguem otimistas para a próxima semana e prometem chuvas enfim mais generalizadas e com melhor volume, mas só um milagre para março atingir ou mesmo se aproximar da média de 197 mm. Até agora foram 14/15 mm. O lado bom é que pelo menos podemos descartar um repeteco de 2024, onde tivemos 172 dias de estiagem. Parece que esse ano será um pouco mais normal neste sentido.
- 835 replies
-
- 12
-
-
Eu já achei um inverno MUITO dinâmico para os padrões de BH justamente pela quantidade maior de dias com frio úmido e pelos ventos constantes vindos do oceano. O outono daquele ano não foi muito bom, mas depois que a chave virou foi só alegria. É como se o padrão daí de Juiz de Fora, que normalmente possui maior frequência de dias frios e úmidos, tivesse expandido para o centro-norte de MG, DF, ES, BA, etc, que são locais tradicionalmente mais secos e sem tanta variação. E fevereiro/2025 durante o bloqueio também foi bem parecido com fevereiro/2017. Pouca chuva mas temperaturas muito agradáveis e muita infiltração marítima. Realmente parece haver uma boa correlação, e isso me deixa otimista!