Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1618
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

RafaelBHZ last won the day on September 17 2022

RafaelBHZ had the most liked content!

About RafaelBHZ

  • Birthday 08/18/1998

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RafaelBHZ's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

11.6k

Reputation

  1. Em Contagem e em parte da região oeste e do Barreiro, caiu o mundo neste período. Foi uma surpresa pra mim chover tão forte por aqui hoje, e depois que choveu, fiquei surpreso pelos baixos acumulados nas estações, pois pensei que havia sido mais generalizada.
  2. Fim de tarde com vendaval e indicativos de uma baita tempestade em BH e cidades vizinhas. 20230122_175411.mp4
  3. Nani, a primeira é de 15:50 do dia 16/01 e a segunda de agora a tarde, por volta de 17:00. Na verdade desde meados de dezembro, independente do horário, as formações estão se iniciando com configurações semelhantes em muitos dias.
  4. Por aqui, dia de tempo totalmente encoberto e pancadas de chuva alternadas, por vezes de forte intensidade. As temperaturas caíram bastante em relação ao calorão que predominou no início da semana, e tivemos minimas entre 16°C e 17°C pela cidade e máximas entre 21°C e 23°C. Aqui em casa, o único momento de sol durante o dia todo foi curiosamente logo após a pancada de chuva mais forte que ocorreu por volta das 17:00, o que novamente gerou um belo arco íris. No momento (17:36), chove forte novamente e temos 21°C.
  5. Tenho reparado um comportamento interessante das instabilidades neste mês de janeiro. Quando se forma um corredor de umidade, geralmente as nuvens estão se formando em dois extremos e ficando um "vazio" com ceú claro no centro do corredor. Podem reparar que todos os dias tem sido a mesma coisa.
  6. Ontem a tarde tivemos uma bela chuva de verão, em sua definição mais clássica, aqui na RMBH. Enquanto chovia até com forte intensidade, o sol ainda brilhava de forma plena em muitos bairros. Geralmente as chuvas chegam pelo oeste e bloqueiam a luz solar. Mas com a circulação invertida por conta da alta pressão, as nuvens estavam vindo de sudeste. E quando elas chegavam até aqui, a luz solar ainda estava livre de qualquer obstáculo a oeste, proporcionando essa combinação. Depois disso, a noite seguiu com pancadas isoladas pela RMBH e hoje temos um céu encoberto e com momentos de chuva fraca e momentos de um sol tímido, com 25°C ao meio dia. Tendência de aumento nas chuvas nas próximas horas.
  7. A mínima hoje foi de 20,8°C na Pampulha e 19°C nas regiões altas de BH e região. Aqui em casa, não baixou de desconfortáveis 24°C dentro do quarto mesmo com boa ventilação, muito ruim para dormir! São os extremos do verão, ou a temperatura fica amena com muita chuva ou a temperatura dispara na presença do sol pleno.
  8. Logo após o seu post a tranquilidade saiu de cena e fortes chuvas atingiram algumas regiões de BH e cidades vizinhas. Foram acumulados 44 mm na estação Cercadinho e 76 mm na Serra do Rola Moça em Ibirité. Parece ter sido daquelas clássicas pancadas que atingem com maior intensidade a região do Barreiro, Contagem, Ibirite e proximidades. Felizmente nenhum incidente grave foi reportado.
  9. Mesmo BH não sendo atingida de forma tão brutal quanto nos anos anteriores, estamos sendo a cidade mineira com maiores acumulados nas ultimas 96 horas (Considerando apenas o Inmet), com valores próximos dos 200 mm neste período, superando até mesmo Muriaé, na zona da Mata. Vale lembrar que estes mesmos 200 mm caíram em 48 horas ou até menos em eventos entre 2020 a 2022. Olha a que ponto chegamos, este tipo de comentário seria inimaginável na década passada, mais precisamente até 2019.
  10. BH desta vez está sendo atingida com menor intensidade do que em outros eventos de ZCAS que deixaram rastros de destruição. E por mim que continue assim, com bons acumulados e temperaturas amenas, mas sem causar tantos estragos.
  11. Hoje estive trabalhando no bairro Buritis, onde fica a estação Cercadinho, região onde muitas vezes citamos aqui como "bairros altos de BH" e que são uma versão quase subtropical da capital mineira. De manhã cedo o teto estava bem baixo, e na ida passando pela 040 na saída de BH para o RJ, a visibilidade estava quase 0. Lá no prédio onde eu estava, a visibilidade continuou bem baixa ate por volta de 10:00, além de chover até com moderada intensidade em alguns momentos. Na parte da tarde o tempo foi abrindo aos poucos até que o sol conseguiu sair por volta de 15:00 e desde então não choveu mais por aqui. Não estou conseguindo acessar os dados do Inmet, mas os acumulados não foram muito altos. Para fins de curiosidade, a estação Cercadinho fica atrás desta serra à esquerda das fotos que tirei na parte da tarde. Ela não representa a maior parte da cidade, mas ainda assim o quantitativo de pessoas que moram ou trabalham nas proximidades é muito elevado. No momento deste post (20:20), o tempo seguia nublado e com temperaturas bem amenas pela cidade, em torno de 20°C, o que é muito bom para a época. Tendência de novas pancadas de chuvas nas próximas horas, podendo ser fortes.
  12. E assim vai terminando Dezembro e também o ano nos reservatórios da RMBH. Dois deles com chuva acima da média e dois com chuvas abaixo da média. O sistema Paraopeba, no entanto, opera com 92% da capacidade, um valor excelente. Acumulados anuais ligeiramente acima da média, que fica em torno de 1650 mm. Na capital, chuvas acima da média em todas as estações, e ontem um novo temporal atingiu a cidade, com acumulados acima de 60 mm. No momento deste post está chovendo em algumas regiões da cidade, então ainda não podemos fechar os acumulados, mas todas as estações superaram os 400 mm, para uma média de 339 mm. Esta é a "cara" da última tarde de 2022 aqui na RMBH. Embora baixa, há sim uma possibilidade de estar chovendo na virada de ano. Sou muito grato pela troca de conhecimento e pelo aprendizado constante que esse fórum nos proporciona, e que continue assim neste novo ano que se inicia. A todos do BAZ e também aos seus familiares, um excelente 2023!
  13. Não adianta, Minas Gerais é o grande amor das ZCAS. Parta para outra e aceite, cara! Deixe ela ser feliz com a gente, formamos uma linda família juntos! Por outro lado, as MPs são nosso amor platônico, você poderia investir nelas. SP tem boas chances de conquistá-las!
  14. Houve um leve recuo do corredor de umidade e um avanço da área de atuação da ASAS em Minas Gerais. BH está bem na área de transição e foi possível observar bem este cenário ao longo do dia, assim como a troca gradual das nuvens pesadas por nuvens mais leves. Este cenário irá favorecer as chuvas no sul de MG e no estado de SP nos próximos dias.
  15. Posicionamento interessante. BH novamente não ficaria de fora de uma ZCAS mas desta vez teria acumulados normais para a época, sem extremos como nos últimos 3 anos. Eu realmente não lembro quando foi a ultima vez com essa configuração. Nas ultimas ZCAS em que BH ficou de fora, o posicionamento era sempre mais a norte, com um ar mais fresco atuando por aqui, normalmente devido à alguma MP. -------------------------- Voltando a dezembro, temos uma tarde chuvosa, sendo que começou com uma forte pancada e agora chove de fraca a moderada intensidade. A foto abaixo foi pouco antes da primeira chuva. Nos próximos dias o tempo deve ser um pouco mais estável, com as chuvas mais volumosas retornando com maior frequência apenas na semana que vem. Dezembro terminará com chuvas dentro a acima da média na capital, mas abaixo da média nos reservatórios da RMBH.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.