Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1393
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

RafaelBHZ last won the day on October 19

RafaelBHZ had the most liked content!

About RafaelBHZ

  • Birthday 08/18/1998

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RafaelBHZ's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

8.5k

Reputation

  1. A noite foi chuvosa na região central de MG. Tivemos acumulados de pelo menos 30 milímetros na maioria dos municípios. E o sábado segue com tempo fechado e condições para pancadas de chuvas fortes no centro-norte e leste do estado. A estação convencional de BH acumula 235 mm no mês até agora, para uma média de 239 mm. Situação parecida nas estações automáticas. Ou seja, acabou sendo um mês de novembro totalmente dentro da normalidade.
  2. A chuva na capital ainda está ligeiramente abaixo da média este mês, com 195 mm nas automáticas e 182 mm na convencional até este momento. Mas se considerar que a precipitação média de novembro, 239 mm, caiu em outubro, ainda estamos com as chuvas acima do normal nestes 2 meses de período chuvoso. Apesar de alguns eventos extremos, a chuva está bem distribuída ao longo dos dias, assim como neste corredor de umidade até agora.
  3. Também não me lembro de algo assim na estação Cercadinho. Mas vale lembrar que ela foi inaugurada em 2014, então a maioria dos meses que ela vivenciou foram quentes ou normais. Acredito que se a estação já existisse em 2011 ela teria registrado algo parecido, pois naquele ano tivemos muitos dias fechados e bastante frios para a época. Quem me acompanha a anos aqui no BAZ sabe o quanto eu gostei de 2017 por ser um ano com boas anomalias negativas e um ótimo inverno. Mas olha, acho que 2021 superou pelo agregado. O outono foi bem fraquinho mas todo o restante deste ano foi muito bom para BH, tanto em frio quanto em chuva. Esse mês de novembro está consagrando em definitivo. Meu top five do século XXI em BH atualizado seria: 1 - 2021 2 - 2017 3 - 2010 4 - 2020 5 - 2011
  4. Concordo, penso o mesmo. E como eu moro em um local movimentado, em dias chuvosos dá aquela sensação de que todo o agito, a barulheira e a correria do dia a dia finalmente cessaram um pouco e podemos descansar. Aqui em na região de BH, temos um dia exatamente como o previsto: chuvoso e sub 20°C. A chuva não deu uma trégua sequer até agora, e segue caindo tranquila, sem incomodar ninguém. Agora a tarde, entretanto, já começo a notar um aumento na intensidade dos ventos, o que está abaixando a sensação térmica.
  5. Ontem a noite tive uma pancada de chuva que acumulou entre 20 e 30 milímetros aqui em Contagem. Na capital mineira, a chuva chegou um pouco mais branda. Durante o dia, tivemos um clássico da primavera-verão: muitas nuvens e chuvas em pontos isolados. O famoso "chove lá, não chove cá, chove cá não chove lá." Essa foto foi no final da tarde, antes da chuva. Houve uma formação bem interessante. Para hoje e para o resto da semana, a previsão é de chuvas fortes e eventualmente volumosas, com tempo bastante fechado. Expectativa também de uma queda acentuada na temperatura, como os colegas anteciparam. Em BH isso não é tao comum mas também não é tão raro em novembro.
  6. Uma LI se formou ao norte de Belo Horizonte e avança pelo centro-norte do estado. Noite muito animada em MG!
  7. Com relação a extremos no período chuvoso, Belo Horizonte pra mim se tornou a capital onde eles ocorrem com maior frequência e maior facilidade, ao ponto dos 75 milímetros em 24 horas ( continua aumentando) serem algo totalmente banal, assim como os estragos. Na maioria das cidades isso seria "o dia chuvoso", aqui é só +1 dia comum, igual um outro aí de outubro que tivemos 80 milímetros. E ainda é bem abaixo do que a cidade consegue registrar. Se bobear, daqui pouco tempo estamos aqui de novo reportando um evento extremo e seus estragos. As capitais do leste do nordeste e Vitória são outras que se assemelham a isso, mas com menor frequência.
  8. Chuva EXTREMA na região metropolitana de BH nesta noite. No meu bairro, é a pior desde o fatídico janeiro de 2020. Já chove a mais de meia hora e tenho alagamento inclusive na porta de casa, o que é raríssimo pois moro próximo a nascente de um córrego. Conforme vai descendo o curso do córrego, a situação parece estar cada vez pior segundo relatos. Que começo de novembro! VID-20211101-WA0095.mp4
  9. Logo no primeiro dia de novembro, as torneiras do céu se abriram com tudo em BH, após dias de tempo nublado, ameno e sem volumes expressivos. Eu não estava muito crente em um novembro dentro ou acima da média, mas talvez essa primeira semana já garanta um cenário bastante confortável.
  10. É como eu tinha comentado em um post esses dias. Se tem um mês onde acontece esse tipo de frustração, esse mês é outubro. Historicamente é padrão, me lembro de vários outros dias semelhantes em outubros de anos anteriores. Temperaturas amenas, céu nublado e pouca chuva. Por isso nem esquento muito a cabeça. Mas, eu prefiro muito mais esse tipo de frustração do que um outubro de tempo aberto e máximas extremamente elevadas. Com a chuva já acima da média, acho que temos é que aproveitar esse momento. Sobre os prognósticos, eu particularmente espero um mês de novembro com temperaturas "ok" e chuvas abaixo da média na região central de MG, com maiores volumes concentrados mais ao norte e retornando com tudo em dezembro. Me lembro de uma previsão a longo prazo assim a alguns meses atrás, e parece ser a tendência olhando a expectativa de chuva para os próximos 15 dias.
  11. Ainda sobre BH, a máxima na estação Cercadinho foi de 17°C às 08:00. Após a chuva, não passou dos 15,9°C durante a tarde, temperaturas que refletem a realidade dos bairros altos. Eu trabalho em uma das avenidas mais altas de BH e não consegui tirar o agasalho durante a tarde, principalmente devido ao vento gelado e constante no meu prédio. É engraçado como o mês de outubro é imprevisível. Em anos ruins a essa altura do campeonato, poderíamos estar com máximas de 36°C ou até flertando com o recorde histórico. Em anos bons, temos frio, chuva e máximas que são muito baixas para qualquer época do ano. Agora só falta a maldição de setembro ser quebrada e o mês ter algum friozinho como antigamente. Mas esse aí é um caso complicado.
  12. Que estranho, seu post apareceu pra mim somente após ter postado o meu, até tinha recarregado a página antes de postar para ver se não seria redundante e se você já tinha falado alguma coisa. Vou deixar o meu somente com imagens. Empolguei, excelente dia em BH! kkkkk
  13. Choveu horrores nos últimos dias em BH. Pensam que acabou? Que nada! Temos uma manhã fria e tempestuosa, com ventos muito fortes devido a entrada do ar mais frio, como antecipou o @LeoP. Na primeira imagem, vista para a região central e na segunda, vista para o bairro belvedere, região centro-sul.
  14. Considerando de 0:00 a 22:00 desta terça-feira, Sete Lagoas é +1 município mineiro a registrar 100 milímetros em até 24 horas. Um temporal atingiu a cidade entre o final da tarde e a noite. É impressionante o que está acontecendo em Minas Gerais, principalmente a facilidade em registrar eventos extremos de chuva desde 2020.
  15. DADO HISTÓRICO TAMBÉM EM BELO HORIZONTE!!! A ESTAÇÃO CONVENCIONAL DO INMET (SANTO AGOSTINHO) REGISTROU 80,2 mm DE CHUVA EM 24 HORAS!!! É O MAIOR ACUMULADO EM 24 HORAS PARA UM MÊS DE OUTUBRO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO, EM 1910! O RECORDE ANTERIOR ERA DE 78,5 mm EM 22/10/2009!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.