Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1566
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    4

RafaelBHZ last won the day on September 17

RafaelBHZ had the most liked content!

About RafaelBHZ

  • Birthday 08/18/1998

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

RafaelBHZ's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

11k

Reputation

  1. Outubro já começou com chuva na região metropolitana de BH, que chegou tranquila próxima da 00:00 e durou algumas horas, contrariando um alerta da defesa civil de tempestade severa, que sinceramente eu não entendi o porquê foi disparado, já que as condições não estavam nem um pouco favoráveis para isso. Os maiores acumulados ficaram em torno de 10 mm nos municípios a norte da capital. Para este primeiro dia, chance de pancadas de chuva a partir da tarde, o que deve de repetir ao longo da semana e com chance de bons acumulados. Ao que tudo indica, teremos um mês de outubro normal, assim como foi o mês de setembro, sem extremos de chuvas e temperaturas.
  2. Curiosamente a minha minima do dia está sendo agora, a temperatura havia travado em 23°C ao longo de toda a madrugada e estava um pouco desconfortável para dormir. Acabei acordando 04:30 e aproveitei para fazer uma caminhada e naquele momento apesar do tempo abafado, já estava chuviscando e chovendo em alguns pontos isolados da RMBH. Por volta de 09:50 tirei algumas fotos da chuva chegando pra valer. Inclusive, pelo ritmo em que estamos, caso permaneça assim no restante do dia, teremos acumulados dignos do auge do verão em pleno setembro.
  3. Tem uma estação em Oliveira-MG que toda vez registra acumulados exorbitantemente altos. Desconfio que ela fica próxima de algum sistema de irrigação e toda vez recebe bastante água, porquê é sem lógica os valores reportados. Por esta razão há uma anomalia de precipitação acima da média em MG, mas isso deve ser desconsiderado.
  4. Infelizmente os modelos retiraram praticamente toda a chuva prevista para BH na próxima semana, sinalizando o seu retorno apenas na primeira semana de outubro. Parece que a transição definitiva para o período chuvoso não vai ser tão fácil e rápida como parecia, mas pelo menos as temperaturas não vão subir tanto como em outros anos.
  5. Desde a madrugada tem chovido aqui na RMBH, na forma de pancadas. Algumas bem fortes, outras nem tanto, e parecem estar um pouco mais democráticas. Já podemos dizer que o pior da seca passou e está aberta a temporada chuvosa 2022/2023.
  6. Demorou mas finalmente uma pancada de chuva um pouco mais descente atinge a minha casa neste momento, com vento mas sem raios. Um baita alívio para a vegetação!
  7. Os acumulados dos ultimos 7 dias mostram que a chuva ainda está bastante restrita a algumas regiões do estado de MG, e segue em falta sobretudo no centro-oeste e no norte do estado. Na RMBH, com exceção de algumas cidades ao norte, como Vespasiano, também seguimos esperando as primeiras pancadas mais expressivas.
  8. Antigamente se me perguntassem eu diria que essa combinação de frio e umidade era minha condição favorita, mas atualmente sem dúvidas eu prefiro o tempo frio e ensolarado. Quando eu era mais novo o clima não impactava tanto no meu humor e na minha empolgação, mas conforme vamos envelhecendo, cada detalhe passa a importar bastante. O problema pra mim não é uma sequência de máximas baixas, e sim a umidade excessiva frequente, como o que aconteceu aqui em BH no inicio do ano, lembro que ficamos 1 mês com raras aparições do sol e muita chuva, o que desanima para fazer atividades do dia a dia mesmo com a temperatura agradável. Mas alegre-se por morar na região de Curitiba, o padrão climático de vocês parece ser bastante agradável, apesar de algumas exceções como esta. O maior problema é quando o desagradável que é o padrão, como no Brasil central, onde o calor excessivo (e opressivo) se faz presente o ano todo. Voltando a BH, temos boa cobertura de nuvens e a frente fria que se aproxima parece ter maior potencial para provocar chuvas do que a outra de sexta-feira, já a partir desta noite segundo algumas previsões. Tomara que desta vez dê tudo certo para virar a chave.
  9. O ar polar parece que chegou de verdade só agora, caiu 2°C na Pampulha desde meu último post, tendo 19,4°C ao meio dia e nas regiões serranas está próximo dos 16°C. Quase 24 horas de atraso, mas pelo menos é melhor que nada.
  10. Tem grandes diferenças entre os sistemas propriamente ditos, mas os efeitos práticos estão muito semelhantes, sobretudo a atuação geográfica. Não é qualquer MP que faz acontecer isso com tamanha discrepância. Às 10:00 temos a Pampulha com 21,3°C (!!!) e Conselheiro Lafaiete, que é "logo ali", apenas 12°C. Nem as previsões mais pessimistas imaginaram algo assim, tudo que podia dar errado deu, eu tô de cara! Do jeito que ta indo daqui a pouco o tempo abre e chegamos a 30°C de tarde. Péssimo sábado para gostar de meteorologia morando em BH, hoje é dia de sair pra beber até esquecer deste detalhe. Se eu sumir, me procurem NAQUELA MESA do bar mais próximo de vocês.
  11. É meu amigo, a Pampulha ja está quase com 19°C às 09:00 sendo que a máxima prevista era 16°C ou 17°C pela maioria dos institutos. Pela lógica não teremos nem uma máxima sub-20°C na maior parte de BH, somente nas regiões altas da cidade. A chuva também não veio em boa quantidade, atingiu cidades a sul, a leste, a oeste, a norte, mas aqui nem 5 mm. É a maior decepção climatologica do ano na minha opinião, esperava mais pelo contexto. Não sei nem se culpo os modelos ou a falta de sorte mesmo.
  12. 19°C na Pampulha às 23:00, sinal nenhum de ar polar ainda e sem chuvas revelantes. O desenho dessa MP ta muito parecido com a de 2013, pegando de Nova Lima "pra baixo" e aqui em BH nada. Pelo dia meteorológico, a máxima de 16°C prevista já era, vamos ver se pelo menos até amanhã a tarde acontece um milagre. Eu queria chuvas expressivas no lugar do frio, mas ta difícil. Essas frentes frias "preguiçosas" que se arrastam lentamente pelo país raramente são boas neste sentido pra gente. Nessa época o ideal são aquelas que chegam rasgando o país de forma relâmpago, estas que provocam temporais como o granizo de set/2008 e o de ago/2020.
  13. Esse sistema é muito devagar, fica aquela sensação de que ele vai flopar em BH, o que seria um novo 7x1 pelo contexto e pela nossa necessidade de chuvas. Mas pela previsão, sua influência seria a partir do final da tarde, tomara que dê tudo certo!
  14. O tempo está bem fechado, não duvido que possa chover mais tarde em BH, contrariando as previsões para hoje. Eu não sei explicar, mas com as condições atuais, realmente estou com a sensação de ter voltado para a década de 2000, só falta o granizo, como em 2008. Acho que acostumei tanto com uma versão infernal de setembro que esse ano está sendo como uma viagem no tempo, para uma época onde as coisas eram mais normais.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.