Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    2144
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8

RafaelBHZ last won the day on January 26

RafaelBHZ had the most liked content!

1 Follower

About RafaelBHZ

  • Birthday 08/18/1998

Location

  • Location
    Contagem-MG

Recent Profile Visitors

6360 profile views

RafaelBHZ's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

18.1k

Reputation

  1. Ja chegamos ao sábado e tudo que tivemos até então na RMBH foram chuvas isoladas. Cada dia chove em um local diferente mas ainda assim com pouco acumulado, e sem atingir as estações. No centro-norte e leste do estado, a situação é pior, pois nem pancadas isoladas estão acontecendo na maioria absoluta das áreas. As previsões seguem otimistas para a próxima semana e prometem chuvas enfim mais generalizadas e com melhor volume, mas só um milagre para março atingir ou mesmo se aproximar da média de 197 mm. Até agora foram 14/15 mm. O lado bom é que pelo menos podemos descartar um repeteco de 2024, onde tivemos 172 dias de estiagem. Parece que esse ano será um pouco mais normal neste sentido.
  2. Eu já achei um inverno MUITO dinâmico para os padrões de BH justamente pela quantidade maior de dias com frio úmido e pelos ventos constantes vindos do oceano. O outono daquele ano não foi muito bom, mas depois que a chave virou foi só alegria. É como se o padrão daí de Juiz de Fora, que normalmente possui maior frequência de dias frios e úmidos, tivesse expandido para o centro-norte de MG, DF, ES, BA, etc, que são locais tradicionalmente mais secos e sem tanta variação. E fevereiro/2025 durante o bloqueio também foi bem parecido com fevereiro/2017. Pouca chuva mas temperaturas muito agradáveis e muita infiltração marítima. Realmente parece haver uma boa correlação, e isso me deixa otimista!
  3. Essa bolha do Brasil central com anomalia de +2°C na prática entendo como temperaturas dentro da média, tendo em vista o desempenho recente e a já comprovada neutralidade com relação a média nestas localidades na maior parte do tempo. E quando este mapa indica anomalias entre 0,5°C e 1,0°C pode ser que na prática sejam até mesmo temperaturas abaixo da média.
  4. Ou seja, so pegar a previsão do CFS e inverter. Teremos um modelo com 100% de precisão na América do Sul com uma simples inversão dos valores. Problema ta resolvido, simples, prático e rápido. Enquanto isso, so gravar que tudo que disserem vai acontecer ao contrario.
  5. Enquanto o Brasil sofre com o calor, a previsão para Ushuaia tem indicado neve fraca nos próximos dias mesmo em momentos com temperaturas de até 9°C. Achei deveras curioso.
  6. Contagem (primeiro plano) e BH (ao fundo) no final da tarde, com chuvas isoladas a leste da região metropolitana. Da para notar claramente que, quanto mais avança a leste, maior a nebulosidade.
  7. Engraçado como BH e Juiz de Fora são diferentes quando se trata deste tipo de bloqueio. 90% das vezes Juiz de Fora tem maior propensão à infiltração marítima e temperaturas agradáveis em comparação a BH, mas nestes em específico faz menos calor por aqui.
  8. Tudo na paz na previsão para BH, que deve ter temperaturas tranquilas antes da quebra do bloqueio, prevista para a próxima semana.
  9. Gente, tem alguma coisa que podemos fazer para corrigir esse erro persistente dos modelos? Digo, algum local onde podemos contactar os responsáveis ou algo assim. Seria interessante fazer um levantamento da divergência entre a previsão e realidade nos ultimos anos e levar dados concretos para o pessoal encontrar o problema e solucionar. É evidente que algo está errado nas regiões tropicais, principalmente.
  10. Se lhe conforta, saiba que em 2014/15 muitas discussões giravam realmente em torno da possível transformação do leste do sudeste em um novo semi-árido. Mas o tempo passou e nos anos seguintes as coisas normalizaram com relação às precipitações.
  11. Vocês terão o pior dia da história de BH todos os dias, com acréscimo de umidade e as vezes até pior. Sem ar condicionado em casa eu coringaria vivendo tanto tempo assim.
  12. Refresquei a memória aqui com relação aos dados de fevereiro/2024 em BH e lembrei que foi um mês bastante chuvoso, com 234 mm. As chuvas em 2024 cessaram apenas de março em diante. Em 2025, se a tendência continuar, teremos entrado no período seco com 1 mês de antecedência em relação ao péssimo 2024 e com 2 meses de antecedência em relação ao normal. Nesse cenário mais pessimista, a criticidade das queimadas que normalmente ocorre a partir de agosto, já bateria à porta em junho com o solo extremamente seco. Mas vale lembrar que em 2024 foi uma atmosfera totalmente estática, nenhum sistema avançou de março em diante, o que culminou em 172 dias de estiagem. Não acredito que em 2025 aconteça o mesmo, embora não ouso duvidar de nada. Não acredito muito nestes mapas com anomalias de temperaturas tão positivas como os postados, pelo menos não aqui em MG. Mas estes de anomalia de precipitação já me parecem mais assertivos. Como a configuração está muito mas muito semelhante à 2014, que foi um ano onde choveu muito em Abril, eu ainda sou capaz de apostar algumas fichas de que o início do outono possa compensar a falta de chuvas de fevereiro e março. Outra semelhança com 2014 é que estavamos com neutralidade, o que será o caso a partir das próximas semanas. Enfim, cenas para os próximos capítulos. Mas o fato é que as rodadas de hoje não estão muito diferentes do que o @Matheus b Santos e o @Rodolfo Alves vem postando a dias...
  13. Muito calor durante o dia em BH, mas tem ventado bastante. Agora a noite da até pra sentir uma certa umidade nas rajadas de vento, que também estão mais frescas. Reflexo de pancadas isoladas que se formaram no leste do estado, apesar do bloqueio. Um resumo de como foi o tempo hoje, ontem, amanhã, depois de amanhã e para sempre, segundo as previsões: Nada de chuva volumosa pelo menos até dia 10 de março... no máximo pancadas isoladas. Espero muitíssimo que o período chuvoso não tenha se encerrado no dia 03/02 e que essa estiagem não emende com a de inverno. Se não, vamos sofrer com queimadas igual sofremos em 2024. Pelo menos as temperaturas ficarão comportadas, em torno de 30°C/29°C de máxima e mínimas de até 18°C por muito tempo. Mas precisa voltar a chover!!
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.