Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marinhonani

Members
  • Posts

    6195
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

marinhonani last won the day on January 28

marinhonani had the most liked content!

3 Followers

About marinhonani

  • Birthday 08/20/1971

Location

  • Location
    Laje do Muriaé-RJ

Recent Profile Visitors

3402 profile views

marinhonani's Achievements

Grand Master

Grand Master (14/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • Reacting Well Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare

Recent Badges

13.9k

Reputation

  1. Renan, ótimas mínimas. aquela estação PWS, a oeste de Carandaí, marcou 2,8, não aparece no mapa underground de estaçoes PWS. Fazendo 1 ano da onda de frio histórica em maio no centro-norte de Minas. Itamarandiba, registrou 3,1 no dia 20. Em Carbonita 4,5 em Conceiçao do Mato Dentro 3,2. No Cercadinho desceu a 4,4. no estaçoesdobrasil, as estaçoes do Inmet, saíram do ar em janeiro, não voltaram mais, uma pena. Não sei o porque disso, Sigma e estaçõesdocharlier, retiraram as automáticas.
  2. Madrugada e amanhecer de hoje,foi mais frio de 2023 em parte do RJ e partes da Zona da Mata de Minas, Sul de Minas. -2,5 PWS Pousada Vale da Cachoeira Itamonte(1599 altitude) -1,4 automática Monte Verde/Camanducaia 3,5 PWS Terras Frias/distrito Campo do Coelho/Friburgo 4,4 automática Salinas/Friburgo 5,3 automática Avelar/Paty do Alferes-RJ 8,9 automática Carmo 10,5 PWS IFFluminense/Itaperuna 10,6 automática Cambuci-RJ 10,8 automática Silva Jardim-RJ No Sul de Minas e Mantiqueira, mais um amanhecer com negativas -9,2 PWS baixada do Campo Belo -3,8 PWS Furnas
  3. Renan, esfriou rápido no anoitecer, máxima amena, umidade mínima de 44%. Tem uma PWS instalada no IFFluminense/Itaperuna, é um modelo WRF, registrou mínima de 11,2 no dia 17, o amanhecer mais frio aqui na regiao Noroeste Fluminense. No dia 4 de maio, passei em frente o IFF/Itaperuna e vi a estação PWS em frente ao pátio de descanso e estudo dos alunos. Não é o lugar ideal, mas registra boas mínima, por ser uma área rural, beira da rodovia. PWS IFF Itaperuna marcando 13,6 ás 22 h 40 PWS Conceiçao do Ibitipoca, marcando 6,0 ás 22 h 50
  4. Rafael, a mínima hoje de 5,1 ás 6 h 36, na PWS Vinícola Terras Frias/Campo do Coelho dist de Friburgo. Agora 22 h 36, a PWS marcando 8,3.
  5. Renan, o ar frio não chegou a região Noroeste do RJ/divisa com MG, na próxima madrugada tem grande chance de registrarmos a mínima de 2023, umidade aqui desceu aos 36%. Temperatura caiu rápido no anoitecer. Esse mapa que você divulgou, não aparece os dados das automáticas de Carmo, Madalena, Cambuci, Muriaé, Viçosa, Manhuaçu.
  6. Renan, aqui na região, fez calor até o dia 20, serenou na noite de 19. Mínima de 2023, hoje de manhã. Na foto de Raposo, aquela serra ao fundo, chama-se Serra do Brito, existiu uma casa na encosta desse morro, de uma família muito rica, ficava no lado oposto de Raposo. De tempos em tempos, ocorrem chuvas muito intensas em Raposo, que duram de 50 min a mais de 1 hora, com isso várias cachoeiras com água cristalina descem a Serra do Brito e inundam a parte baixa de Raposo. Em dezembro de 2018, um morador local, filmou a avenida tomada de água, mais de meio-metro de correnteza, e como a chuva tinha diminuído ( nesse dia, a estação do Cemaden mediu 145 mm), filmou a Serra do Brito com várias cachoeiras despejando morro abaixo com águas límpidas( a Serra do Brito tem 800 metros de altitude.
  7. Renan, muita chuva em pontos da Zona da Mata, o maior acumulado Igrejinha/Cemaden, 93 mm, Viçosa quase 60 mm. Em diferentes regiões do RJ, também com muita chuva da tarde/noite, valores acima de 40 mm até 101 mm no centro de Cachoeiras de Macacu. Aqui no Noroeste do RJ, 85 mm na est. INEA/Natividade, isso até 20 h 15. Abril de tempos em tempos surpreende nos valores de chuva. Dessa vez numa grande área.
  8. Renan, março, foi tão monótono, quente, pouquíssima chuva, por isso, quase não fiz comentários, passei dias sem olhar o BAZ. Choveu apenas 28 mm em Laje do Muriaé,( em 2022, foi pior, com 9,2 mm). Março 2023 na região de Muriaé. 131 mm INMET de Muriaé 107 mm Cemaden Patrocínio do Muriaé. 107 mm Miraí( de jan a mar, choveu uns 750 mm) Na madrugada do dia 22, teve uma chuva muito forte em parte da cidade de Muriaé, a estação Cemaden com maior chuva, foi a hidrológica Rio Muriaé, com 47 mm, ao norte dali, uns poucos km, a automática do INMET, registrou 110 mm a partir da meia-noite, entre 1 h até 2h acumulou 89 mm. Achei que estava errado o total de 110 mm, mas no pluviometro da PCH Botelho, que fica poucos km a leste do INMET, choveu 98 mm. Na cidade de Ubá, choveu muito forte no início da noite de 27, teve uma estação do Cemaden, que acumulou 56 mm em 20 minutos. A partir da meia noite de segunda, choveu muito forte em Cataguases, com 3 estações somando acima de 80 mm.
  9. Carlos Campos, foi bem frio o ano de 1965 em Palmas. Negativas de março até outubro(a exceção abril).
  10. Leo P, aqui na divisa com Minas verão pleno, máximas na mesma sequencia desde 29 de janeiro. Chuvas apenas 3,8 mm em março. Mas em cidades a oeste e noroeste daqui, acumulados de 63 até 83 mm, isso numa distância em linha reta de apenas 11 km.
  11. Parece que em 2023 o inverno na Sibéria está mais rigoroso, já registrou -62,7 na estação de Tongulah. Janeiro, fevereiro teve várias estações registrando de -55 até -58 . O início de março com várias estações registrando, abaixo de -50 e a mais fria até -55,0 em Deliankir. A estação de Vostok/Antártida, assumiu o ranking da mais fria no OGIMET no dia 27 de fevereiro, começando março com mínimas abaixo de -60. Hoje marcou -65,2.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.