Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

marinhonani

Members
  • Posts

    6279
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Everything posted by marinhonani

  1. Na automática de Salinas/Friburgo-RJ, a temperatura despencou de ontem para hoje, ontem máxima de 24,5 ás 14 h. A partir de 23 h, caiu na faixa de 1,0 grau por hora. Ás 21 h marcava 9,2. Hoje entre 6 h e 7 h, registrou 2,0 graus. Com certeza teve geada nos gramados da Escola Agrícola Rei Alberto, fica abaixo da estação. Nessa tarde, ao meio-dia e 1 hora, registrou umidade mínima de 20%.
  2. Carlos Campos, parece que as medições da manhã no Inmet, eram ás 7 h até o ano de 1938. Quando pesquisei dados da década de 20 e 30 da convencional de Passa Quatro-MG, leitura das 7 h as vezes coincidia com a mínima do dia.
  3. Ivan, a PWS/Violeira de Viçosa, não tenho certeza, mas foi instalada em 2021 ou 2020. Acompanho ela faz uns três anos. Fui pesquisar, a PWS/Violeira de Viçosa, foi instalada em 17/09/2019.
  4. Ivan, você é professor do ensino básico! Aqui em Laje do Muriaé, o tempo voltou a fechar, céu todo amarelado por nuvens baixas, pelo reflexo da iluminação pública.
  5. Estação/Cemaden na Pedra Bonita/São Conrado/Rio, com a chuva de hoje, acumulou 300 mm em julho. Essa estação ficou mais de 4 anos inoperante, saiu do ar em fevereiro de 2019 e voltou a funcionar no dia 26 de junho.
  6. Renan, a chuva chegou na região de Itaocara, por volta de 14 h 30, choveu 19 mm em 60 minutos. Na automática de Cambuci, choveu 35 mm. Se ler essa mensagem nessa noite ´poste o mapa do CEMADEN, com os valores de chuva ao redor da capital fluminense e outro aqui da região Noroeste/e parte da Zona da Mata. Fui em Muriaé de manhã, ao lado da rodoviária tem um termômetro digital, marcava 22 graus ás 10 h 10, céu encoberto, no termômetro do Creta do amigo Walmar, marcava também 22 graus. Aqui em Laje do Muriaé, infelizmente não choveu.
  7. Renan, os morros no fundo, devem ser o início da Serra do Brigadeiro, entre Muriaé, Ervália. Na torcida para chover legal aqui, a partir da tarde de amanhã. Vou na parte da manhã, em Muriaé, com um colega morador de Niterói, ele vai buscar um automóvel Creta/Hyundai. Hoje conversei com o primo Adílson, criador de alevinos para corte e peixes ornamentais. Confirmou a geada no amanhecer de 18 de julho de 2000, no gramado da faz. Bom Destino, como era agricultor, acorda muito cedo, ficou surpreso com o gramado em volta da sede(fica 4 metros acima da baixada com tanques de alevinos), todo branco de gelo. Uns 2 km dali na outra sede de fazenda de uma prima por parte de mãe, o marido dela, acorda antes do amanhecer para lidar no curral, olhou a temperatura na varanda da casa, o termômetro marcava 4,0 graus, mas essa casa fica numa encosta baixa, uns 13 metros acima da várzea onde fica o curral. Nesse dia 18 de julho na convencional de Santo Antônio de Pádua, mínima de 6,1 graus e altitude de 91 metros, baixada.
  8. Renan, aqui em Laje do Muriaé, na intermediário os valores de chuva, teve cidade que choveu menos outras mais do que aqui em Laje. A partir de 16 h a chuva intensificou bem nas cidades de Porciúncula e Natividade, ficam ao norte daqui, a primeira com mais 13 mm e a segunda mais 9 mm. No radar do Pico do Couto, mostra as nuvens vindo do norte.
  9. Renan, meu palpite é ondas de leste mais ao sul. Começou a chover bem fraco, agora 21 h 55. Tempo encoberto desde o anoitecer.
  10. Renan, sim, não tem outro ponto monitorado na Zona da Mata, que supere o sua estação em Conceição do Ibitipoca. A localização perto do Sul de Minas, a altitude 1168 m, uma autêntica baixada, que mostra em alguns dias grande amplitude diária, como os dias: 6 julho 1,1 e 20,3 23 julho 5,5 e 23,8 Na convencional de Caparaó, a mínima no dia 6 julho, foi de 5,4. Em julho de 2000, Caparaó, registrou 0,5 Em julho de 2007, Caparaó, registrou 1,4
  11. Renan, na quinta ou sexta dei um pesquisada no google Earth pro, procurando cidades ou distritos na Zona da Mata, com altitudes acima de 800 metros, achei lugares com potencial de registrar mínimas menores ou igual a convencional de Caparaó. Todos em baixadas. 925 metros distrito de Matipó Grande/fica poucos km a oeste de Pedra Bonita 898 metros Pedra Bonita região de Matipó 867 metros Santo Antônio da Ventania/dist Ervália, fica poucos km ao norte de Guiricema. 856 metros Queirozes/dist. de Eugenópolis 820 metros bairro ao longo da BR-116/Rio Bahia/São João do Manhuaçu, o centro da cidade fica na faixa de 830 a 840 metros, o interessante nessa cidade, é que, a oeste dela, tem uma serra com altitude de 1400 a 1546 metros, nas noites calmas e estreladas, o ar frio escorre todo para a cidade. A cidade fica no sopé dessa serra, tem alguns km de extensão de norte a sul. Mais uma noite e madrugada de tempo encoberto por aqui, custou a firmar o sol novamente.
  12. Renan, qual foi a máxima no Inmet em julho 75 e agosto 99 e as datas. Aqui a menor máxima dos anos 80 pra cá, foi no dia 7 de julho de 1989, quando na convencional de Itaperuna, a observadora mediu 15,4 e não foi máxima invertida, na noite anterior estava mais frio do que no dia 7 todo. No dia 6 de julho teve neve na cidade de São Francisco de Paula-RS, vi no livro, "A Neve no Brasil" do Nilson Pedro Wolff. Várias fotos históricas de neve no sul, a mais antiga foi no distrito de Campo do Meio/Passo Fundo, no dia 02/09/1912, na histórica nevada que soterrou o município de São Joaquim. No dia seguinte esta poderosa massa polar, fez a temperatura mínima cair aos 8,2 na estação convencional de Campos dos Goitacazes -RJ, a menor para setembro em mais de 100 anos. As menores mínimas dessa convencional, são: 8,0 agosto 1918 7,6 junho 1918 7,0 julho 1918. Tempo abriu totalmente, temperatura amena e umidade alta 71%.
  13. Wagner97, pra variar é mais uma previsão de final de grade. Aqui o tempo fechou na noite de ontem, no início da madrugada parecia que um lençol laranja cobria a cidade, temperatura estancou ontem e não caiu mais até o amanhecer, agora 12 h 19 que o sol está querendo aparecer.
  14. Wagner97, e o melhor é que, nessa época de inverno e modelos no final da grade mostrando frio forte cobrindo todo RJ e o centro-sul de Minas, chego a sonhar sim, com uma massa polar histórica, as pessoas comentando na rua(mas esse ano ainda não sonhei), eu presenciando geada nas folhas secas da baixada na saída da cidade, aí acordo, que pena mais um sonho de frio histórico(tipo junho e julho de 1918, maio 1920, julho 1926, junho de 1933 e agosto 1933. Amanheceu indicando que ia limpar, mas não, céu encoberto direto e de vez em quando uma garoa. Se continuar assim a máxima de hoje, vai ser menor do que ontem. Temperatura em 19,0 na janela do quarto.
  15. wagner97, que imagens maravilhosas, seria um frio democrático, anomalia de -8 na temperatura ás 15 h, aqui na divisa com Minas. Mas a realidade é, final da grade e EL-NIÑO 1+2 com temperatura de +3,0. No EL-NIÑO 1983, após chuvas muito acima da média, na região Sul e parte de São Paulo de abril a julho. Tivemos uma onda de frio na Zona da Mata e todo RJ, que provocou mínimas bem baixas do dia 3 ao dia 7 de agosto, parece que teve um ciclone no litoral próximo ao Paraná .
  16. Nestor, julho de 1923, teve umas três ondas de frio aqui no RJ, e parte de Minas, foi nesse julho de 1923, que Campos do Jordão registrou -8,0 no dia 25( recorde de mínima absoluta). Na antiga convencional de Barbacena, marcou -3,6 no dia 7(recorde de mínima absoluta), essa estação mudou de lugar no ano de 1941, foi instalada em 1/09/1911. Na cidade de Niterói, no dia 12 de julho, mediram 8,4 uma das menores mínimas absolutas. Aqui pertinho de Laje, na convencional de Itaperuna -RJ, instalada em 01/01/1922, a média das mínimas nesse julho, foi de 9,7 graus, essa estação funcionou até o ano de 1959, ficava poucos km do centro da cidade, numa encosta baixa, uns 10 m acima de uma grande baixada.
  17. Pressão atmosférica, passou de 1.032 hPa nas cidades litorâneas do RJ, desde Angra até a automática do Farol de São Tomé. Outro dia encoberto, com garoa de vez em quando. Amanhã começa as comemorações do 46º Festival do Arroz de Laje do Muriaé, show a noite na praça da Matriz Nossa Senhora da Piedade. No sábado show principal no parque de exposição, é o bairro mais frio de Laje do Muriaé, fica numa grande baixada, diferença de 3,0 a menos do que na área urbana em amanhecer de céu limpo e sem vento. Em 18 de julho de 2000, medi 3,1 graus num termômetro de máxima e mínima comprado em Nova York, pelo amigo Batista em 1997. Nesse mesmo dia, meu primo criador de peixes e alevinos, viu geada no gramado da faz. Bom Destino do pai dele, que fica numa baixada, numa altitude de 416 metros, cercada de montanhas de até 860 metros.
  18. Voltou a chover ás 00 h 40, não ouvi a hora que parou, acumulou mais 6 mm, total de 15,6 mm no Cemaden, apagou a poeira e lavou o asfalto na área urbana. Maior acumulado de chuva, desde a noite de 14 de abril. Na torcida para voltar a chover no fim da tarde, noite e madrugada.
  19. Área de instabilidade com trovões isolados, avançou da Zona da Mata e trouxe pancadas de chuva a partir de 21 h, aqui na divisa com Minas, ouvi 3 trovões médios. Deu para lavar o asfalto. Na estação Cemaden, mediu 9,4 mm. Outra área de chuva está avançando ao sul daqui, não sei se vai chegar aqui em Laje do Muriaé. Jornal Nacional informou que vai chover muito na quarta de tarde e a noite na cidade do Rio e região serrana.
  20. Uma pena que não formou uma dessas aqui. Aqui começou uma chuva leve ás 19h 20, mas já parou. Que venha mais na quarta e quinta.
  21. Aldo Santos, até 2016, me lembro que no mapa de estações do Inmet, tinha fotos da estação e na maioria das vezes dava para notar se a estação ficava em baixada, me lembro que essa estação ficava num local plano pela foto. Aí, nos últimos anos o Inmet fez várias modificações e sumiram com as fotos das estações automáticas e outros detalhes, era muito melhor de consultar as estações, mostrava as que estavam inoperantes com um balão de uma cor, se tivesse funcionando o balão tinha outra cor. O céu limpou aqui no fim da madrugada, com isso a temperatura caiu em relação a sábado. Na torcida para chover aqui, de quarta para quinta.
  22. Já tentei ver as imagens atualizadas do rambb, mas aparece somente as imagens até 9 h 30 UTC
  23. Que pena que o Gabriel Cardoso, sumiu do BAZ. Hoje a mínima na baixada do bairro do Charco/Delfim Moreira, desceu aos -6,5 graus e máxima de 16,0 graus. Temperatura já negativou, -0,1 graus.
  24. PWS/Corisco/ Parati-RJ, registrou a menor mínima do ano, com 9,2 graus a máxima subiu aos 26,4 graus, umidade desceu até 35%.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.