Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Juniorsw

Members
  • Posts

    169
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Juniorsw

  1. Sobre isso, uma dúvida meio de leigo: por que a grande maioria das ZCAS mais recentes têm ocorrido exatamente na faixa entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia, e não mais ao sul?
  2. Uberlândia 1 hora atrás: calor infernal, temperaturas entre 35 e 37 graus, chance de recorde ser quebrado. Uberlândia alguns minutos depois: 63KM/H!!!
  3. Uberlândia atinge hoje o recorde de novembro pelo INMET: 37,5ºC. O anterior era de 36,8ºC. Talvez a previsão tenha um fiasco com a nebulosidade e esse recorde dure, talvez a previsão acerte e esse recorde seja atingido amanhã ou quinta. Quem sabe?
  4. ... e esse valor não durou muito. 38ºC hoje no INMET Uberlândia, recorde de setembro e o terceiro maior valor da série histórica. Pior que a máxima, pra mim foi a mínima, que essa sim foi recorde: 27ºC. VINTE E SETE GRAUS DE MÍNIMA! Como não houve quebra de recorde na máxima, houve na mínima, e minha nossa 😵 acho que esse foi o pior dia que presenciei, termicamente falando, em toda minha vida: foi praticamente IMPOSSÍVEL fazer qualquer esforcinho fora de um ambiente ventilado ou climatizado sem se exaurir rapidamente, nem que seja na sombra. Pela previsão, o inferno fica até quarta, agora nas previsões com chances mais reduzidas de superar os 38,5ºC de 2020, devido ao aumento da nebulosidade nesses próximos dois dias. Depois, felizmente vai vir um breve alívio:
  5. INMET-Uberlândia agora: 37,2ºC. Recorde de setembro: 37,7ºC. Possivelmente será quebrado hoje.
  6. Pra Uberlândia... perdão não ter especificado 😅 nunca que Sampa teria uma previsão assim. (espero, né)
  7. Tava achando difícil os 38,5°C de 2020 serem superados há uns dias... pois o Euro ouviu e resolveu bem facilitar pra mim trazendo quatro dias com possibilidade de quebrar hellcordes:
  8. Boa noite. Continuando o inferno de sempre, hoje foi calor e secura por aqui: máxima de 32,7ºC e 19% de UR. Até estava fresco pelo inicinho da manhã, mas nada demais. Chocando um total de 0 pessoas, Euro mostra pra cá o mesmo inferno do restante do interior brasileiro, com alguma probabilidade de beliscar hellcordes gerais no fim de grade: Sobre recordes, acho um pouco difícil, mas... depois de 2020 é melhor não duvidar de mais nada.
  9. Essa área sobre o Triângulo Mineiro foi responsável por trazer uma baita tempestade nos 135 anos da cidade de Uberlândia, com destaque pro vento em rajadas na faixa dos 60km/h, finalizando assim essa bizarra última semana tempestuosa de agosto: Danos foram registrados pela cidade: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2023/08/31/dia-vira-noite-e-vento-forte-atinge-uberlandia-veja-imagens.ghtml
  10. Boa noite. Ontem, 24/08, Uberlândia registrou, além da maior temperatura do ano, um dos registros mais elevados de agosto até o presente: 34,8ºC. Já hoje o dia foi um pouquinho mais tranquilo, mas ainda de muito calor: máxima de 32,7ºC. E sinceramente, esses últimos três dias têm sido péssimos. Além da baixa UR (ontem, incríveis 13% foram alcançados), a poeira tem tomado conta com os fortes ventos, parecendo que nem houve chuva domingo e segunda. Posso até estar acostumado pela época do ano, mas mesmo assim haja nariz pra aguentar... Para a próxima semana, além de um alívio no calorão, um retorno mais consistente das chuvas é esperado: Se for relacionado à previsões ou relatos, eu reajo desse jeito mais no sentido de "não consigo acreditar" 🤔 não tem uma reação de choque ou susto, então às vezes acho essa mais próxima kkkkkk longe de mim tratar qualquer publicação aqui como duvidosa.
  11. Da saga flop do bem: temperaturas na faixa dos 16°C-17°C às 15h por aqui, >10°C< a menos que o previsto pro horário. Estamos tendo um dia úmido, com chuvas fracas no estilo "para e volta" e trovoadas ocasionais. Acumulados relativamente baixos (7mm CEMADEN e 4mm INMET), mas mesmo assim já tá melhor que o mês de julho todo. ATT: mínimas invertidas no INMET (16,4ºC às 16h x 16,7ºC às 8h) e aeroporto (16ºC às 16h x 17ºC às 7h)
  12. Boa tarde. Hoje registramos, até o momento, a maior temperatura pra agosto desse ano: 32,6ºC. De consequência, ao contrário dos últimos dias, hoje o calor seco já foi mais um pouco desconfortável de se aturar. E a tendência? Obviamente sendo Brasil Central já ligado na chavinha de bloqueios/inferno primaveril, nada de interessante pra época. Daqui pra frente, só pra trás. Resta sermos agraciados por algum "retorno inesperado das chuvas" nas próximas cinco, seis, sete semanas...
  13. Pelo menos não foi pra tanto: atrasou, mas veio! Aeroporto de Uberlândia às 15h: Enquanto isso, no tempo.com...
  14. Cara, 12°C em Cuiabá, 11ºC em Corumbá, 9ºC em Campo Grande. Como que a gente do Triângulo perde uma dessas????? 🥺🥺🥺
  15. Boa noite! Já havia um tempo que não postava, mas breve resumo do porquê: fevereiro e março foram HORRÍVEIS. Quentes, com chuvas bem abaixo da média (fevereiro devido às pancadas isoladas até demais, março devido ao fatídico bloqueio), nem um sinalzinho de dinâmica climática... enfim, dois meses para caírem no esquecimento. Para os próximos dias, é previsto o retorno das chuvas com a atmosfera estando mais favorável ao desenvolvimento convectivo, além de, claro, o fim aparente do que seria o verão climático. Finalmente! O fantástico mundo de Helena trouxe isto aí no fim da grade. Haja esperança...
  16. Boa noite! Seguindo o roteiro dos mineiros, hoje foi um dia bem úmido, clássico de verão: tivemos boas pancadas pela madrugada, chuvisqueiros pela manhã e chuva fraca intermitente pela tarde, com praticamente nenhuma abertura de sol (sol entre nuvens apenas). Logo, tivemos excelentes acumulados (44.4mm INMET e 54.2mm Cemaden) e também um dia bem ameno, com máxima de 22,9ºC INMET. Em relação aos próximos dias, por aqui teremos breve trégua das chuvas no Natal, e após o dia 25 retorna-se o cenário verão de chuvas convectivas pela tarde.
  17. Não são nem 12h e o céu mineiro já está com as cbs desse jeito... vem mais granizo e forte atividade elétrica por aí:
  18. Boa noite. Entre sexta e domingo (principalmente sexta), registramos algumas boas pancadas de chuva, que ajudaram a dar um breve frescor e abater a secura do bloqueio que se estabeleceu antes. Já de segunda para cá, calor e algumas atividades convectivas isoladas que não chegaram a atingir a cidade. Nada demais... Sobre os próximos dias, não tenho nem palavras... mesmo com medo de ter que pagar o pato com bloqueio por MP em pleno novembro, a vinda dela é uma das coisas mais incríveis que já vi nesses tempos acompanhando meteorologia. Pro meu azar, nos dias do auge da MP estarei em São Paulo 😬 pelo menos estarei vivendo um frio mais úmido, coisa rara pra quem só costuma ver MP continental fazendo efeito hehe. Previsão pra Uberlândia:
  19. Boa noite. Sumi um pouco, principalmente pelo bloqueio horroroso que se estabeleceu, mas só queria comentar as previsões. Primeiro: estou ASSUSTADO com o tanto que o Euro anda impreciso. Últimos 7 dias marcados pela sequência de previsões com 34ºC, 35ºC e até 36ºC em algumas rodadas, mas que custam chegar nos 32ºC (pelo menos a tendência de tempo quente e seco não erraram). Entendo o fator primavera, mas é algo que notei muito e não consegui hesitar em comentar. Segundo: sei que fins de grade costumam ser extrapolados, MAS 10ºC NUM 1 DE NOVEMBRO? NO TRIÂNGULO MINEIRO? Assim que abri pra conferir, minha reação foi simplesmente rir... desculpem.
  20. Bom dia. Ontem o dia praticamente foi daqueles que costumamos ter por aqui principalmente no mês de novembro em termos de acumulados, com a presença de chuvas em quase todas as horas do dia. Chuvas de madrugada e pela manhã, algumas aberturas pelo fim da manhã (máximas 21°C-22°C) e à tarde céu se fechando novamente, trazendo algumas pancadas (mínimas por volta desse horário, 18°C). No total de ontem, acumulamos 44mm INMET e 49mm Cemaden. Para os próximos dias, nada muito fora da casinha quanto ontem, mantendo-se o padrão primaveril de chuvas, e felizmente, de temperaturas:
  21. Bom dia! As últimas rodadas do Euro até ontem indicavam chuvas bem fracas pra essa semana, que na prática seriam quase nada. Outros modelos também estavam nessa linha, alguns nem sequer cogitando posibilidade de chover. Felizmente, na tarde de ontem essas previsões foram contrariadas, com formação de várias instabilidades que a partir da noite causaram chuva moderada a forte, de forma quase intermitente. Nisso, até o momento acumulamos 42,6mm INMET e 36,6mm Cemaden, o que são volumes e tanto pra setembro. Sensacional!
  22. Tomara! Já está cansativo esse cenário de secura, poeira e fumaça por aqui. Muito tempo que não se vê um céu bem fechado e tempestuoso, ou bem azulado de limpo depois de uma chuva...
  23. Boa noite. Tivemos dia bem abafado, sensação horrorosa com a cobertura de nuvens altas e médias persistente durante o dia. Máxima de 32,2ºC INMET. Mesmo com VÁRIAS INSTABILIDADES se formando pela região, o cenário persiste. Só nuvens altas e NADA de chuva, NADA. Pra amanhã são previstos 20mm... quero só ver de onde vai sair o sistema que vai fazer essa água toda cair 🤔
  24. Bom dia. Ontem tivemos um dia bacana, com temperaturas amenas de manhã e calor brando durante a tarde. Variação de 17,1ºC x 30,2ºC INMET. Hoje, já amanhecemos com até um certo frio, tendo 16,3ºC de mínima. Essa grade está simplesmente INCRÍVEL. Finalmente devolveram a segunda quinzena chuvosa de setembro que andava aparecendo de forma porca nos últimos anos (ou simplesmente não aparecia):
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.