Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

diogoperetti

Members
  • Posts

    93
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

diogoperetti last won the day on July 11 2022

diogoperetti had the most liked content!

About diogoperetti

  • Birthday 09/04/1985

Location

  • Location
    porto alegre

Recent Profile Visitors

537 profile views

diogoperetti's Achievements

Community Regular

Community Regular (8/14)

  • Reacting Well Rare
  • Collaborator Rare
  • Very Popular Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

1.2k

Reputation

  1. Estação automatica (inmet) de Quarai-RS registrou hoje máxima de 40,2C sendo até o momento a temperatura mais alta registrada (dados oficiais) no RS em 2024. Campo bom registrou 39,8C sendo a temperatura mais alta registrada na regiao metropolitana (poa) em 2024. Porto Alegre registrou maxima de 36,3C o que siginifica que nessa onda de calor (termina hoje) a temperatura não passou de 37C entao ficou longe das piores ondas de calor da capial (40C), o que incomodou foi a humidade alta mesmo....
  2. Nevou muito ontem na região central da Alemanha, levei várias horas para chegar aqui em Monschal perto da fronteira com a Bélgica vindo da Holanda, com estradas cobertas de neve, vários acidentes, visibilidade baixa e caminhões atolados. Na autobahn A3 o transito simplesmente parou e pessoas tiveram que dormir nos carros, resgate usou quadriciclos para levar água e mantimentos, situaçao foi tensa. Hoje finalmente a neve parou e o sol apareceu, tempo seco e gelado com máxima de -3C. Nas últimas 24 horas acredito ter nevado mais de 25cm por aqui... Ar artico cobre grande parte da europa ocidental, tirando Itália,Espanha e Portugal (aliás que pais bem ruim de se morar para um amante do frio, simplesmente quase nunca chega ar gelado ali mesmo estando no paralelo 40)
  3. Frio continua em grande parte da Europa Ocidental. Estou em Amsterdam, ontem tivemos varios tipos de precipitacao invernal no mesmo dia, sleet, graupel, neve... Hoje pela manha nevou um pouco e acumulou na cidade 1-2cm. Agora faz 1C e ceu limpo. Amanha a noite entra novo reforco de ar gelado do Artico que deve interagir com ar humido e mais quente vindo do atlantico, trazendo boas nevadas no norte da franca ( Paris pode ter 10-15cm de neve) e regiao central da Alemanha. Ultima rodada do GFS apontou uma potenta alta polar de 1050hpa na escandinavia o que traria frio muito intenso para grande parte da Europa (-15 a -20C em 850hpa), mas apenas no fim da grade, pode nao se concretizar....
  4. Estou em agora em Paris onde depois da nevada um centro de alta pressao manteve or ar frio e estável sobre a cidade, deixando um nevoeiro constante há 2 dias, fazendo com que a temperatura praticamente não variasse, ficou entre -1 e 1C. A previsão para próxima semana é interessantíssima: 2 centros de baixa pressão irão interagir, um na costa portuguesa trazendo muita humidade e outro na escandinavia trazendo ar gelado. O modelo europeu preve quase 20cm de neve para Paris na quarta feira, se isso se confirmar a cidade ficará um caos. Já o gfs, preve chuva forte, a diferença entre os 2 modelos se dá no momento da interacao entre as duas baixas, situaçao interessante de se monitorar....
  5. Estou agora na região dos alpes franceses em Chamonix a 1050m acima do nivel do mar, agora faz -5c com nevoeiro. O dia começou com céu limpo mas o nevoeiro tomou conta depois do meio dia, foto abaixo foi a 3800m de altitude num observatório do mont blanc, cidade abaixo tapada pelo nevoeiro. Sobre o aquecimento global, tirei uma foto de como as medias aumentaram aqui na região e a redução dos dias com neve...
  6. Onda de frio cobre grande parte da europa com temperaturas baixas. Aqui na Suíça finalmente parou de nevar e o sol apareceu. Minima foi perto de -9c, neve se acumulou acima dos 700m de altitude.
  7. Era para estar mais frio com certeza, na região dos alpes só vi neve acumulada nas áreas acimas dos 1200m de altitude. O forte polar vortex fez com que a corrente de jato represasse o ar polar ártico na escandinavia, somando isso o el nino e as temperaturas mais altas na costa não colaboraram. Esse padrão vai ser quebrado nos próximos dias com o enfraquecimento do vortice polar. Aqui na Suíça o frio demorou mais para chegar, Berna e Zurique tinham 2C a tarde com chuva, nevando apenas acima de 700m. Aqui onde estou continua nevando, ja foram mais de 20cm acumulados. Neve cessa na próxima madrugada e temperatura despenca para -10c.
  8. Alta polar vai empurrando o ar frio para Europa ocidental enquanto uma baixa na costa da Italia joga humidade provocando muita neve na Suíça, Austria e região dos alpes na França e Alemanha. Aqui em Grindelwald(1050 metros de altitude) faz 0c e neva fraco, acumulados de 10 a 15cm na madrugada.
  9. Finalmente o "calor" deve ir embora do continente europeu (ontem peguei 15c em lucerna) graças ao enfraquecimento do vortice polar. Para os proximos dias uma alta pressão vai empurrar o ar gelado no continente europeu. Deve ser um episódio de frio forte (-10 a -15c em 850hpa) na França, Alemanha, Suíça mas nada extremo comparado com o que está acontecendo agora na escandinavia. Estou perto de interlaken na Suíça a 850msl e faz -1c com céu limpo. Amanhã no fim da tarde chega a onde de frio trazendo nevadas durante o fim de semana para praticamente todo país.
  10. Grande parte da europa ocidental vai ter uma passagem de ano amena, a corrente de jato mantém o ar gelado represado na Escandinávia. Estou em Zurique (450m) onde chove fraco e faz 4C, neva bastante nas areas acima dos 1000m agora na Suíça.
  11. Modelo Europeu indicando enfraquecimento do Vortice Polar, o que resultaria na ondulacao da corrente de jato polar possibilitando ar extremamente gelado chegar em grande parte da Europa, então tudo indica que teremos frio forte no inicio de Janeiro: Continuamos com temperaturas moderadas aqui no sul da Baviera, minima -2 e maxima 7 com sol.
  12. Europa ocidental tem o inverno moderado pela corrente do golfo. Neste momento, a temperatura do oceano atlantico esta quase 3 graus acima de media o que contribui para essas temperaturas amenas, neste momento frio mais forte restrito a Escandinávia pegando ar gelado do anticiclone siberiano como mostrado na imagem abaixo. Na Alemanha é bem notável essa diferença onde a parte ocidental sofre mais influência da corrente do golfo do que a parte oriental, essa ultima semana, em colonia estava 10 graus com chuva enquanto dresden com 1 grau e neve, ambas praticamente na mesma latitude. Aqui onde estou agora no sul da baviera, semana de tempo seco e temperaturas amenas entre -1 e 9c. O bom de estar acima do paralelo 45 é que mesmo sem influência de massas de ar frio a temperatura não sobe muito, entao nao acontece por exemplo um veranico no meio do inverno comum de acontecer no sul do Brasil.
  13. Estou na Alemanha, na região da floresta negra, desde ontem temos alerta de ventos fortes devido a interação desde poderoso anticiclone com um centro de baixa pressão na escandinavia. Hoje foi um dia de chuva forte e ventos com rajadas de ate 100km/h, temperatura ficou ao redor de 5 graus, foi um dia para ficar em casa mesmo. A isoterma 0c ficou ao redor de 1500m, entao nevascas ocorreram nas regiões mais altas. Ontem nevou acima dos 700m perto de onde eu estou:
  14. Qual temperatura vocês acham que vai estar as 16h no estádio morumbi? Jogadores vão sofrer...
  15. Estou de férias na Islândia, esta ilha próxima ao circulo polar artico tem um clima marítimo polar mas sem extremos pois o clima é moderado pela corrente do golfo. O clima da capital reykjavik se parece muito com ushuaia, apesar da temperatura não ser extremamente baixa, nessa época do ano ao redor dos 6C o tempo instável com ventos fortes acaba deixando o clima bem desconfortável. Peguei neve, sleet, chuva, céu claro, vendaval tudo no mesmo dia. Neste momento uma baixa pressão próxima a groelandia provoca vendavais em quase todo o país. Agora aqui em hofn no litoral sul faz 5c com céu parcialmente nublado e ventos de 50 km/h...
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.