Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2024

Renan
 Share

Recommended Posts

Para Juiz de Fora, o ECMWF ainda não mostra nada extraordinário , mas seria um friozinho prolongado. Já o GFS mostra algo mais intenso, com máximas bem baixas. Ainda falta muito tempo para o evento, portanto grandes ajustes virão.

Hoje tive um dia bastante agradável por aqui, com variação 13,7C / 27,2C. Máxima bem acima da média , mas com a umidade baixa a sensação de calor foi pouca. 

• Like 12
  • Thanks 2

Em 04/07/2024 em 19:22, Leandro A M Leite disse:

Eu já estava antevendo há meses que julho teria mesmo uma onda de frio muito forte, também já antevia que junho seria quente, desde a onda de frio que assolou grande parte dos EUA em janeiro, e dezembro foi o mais quente da história nos "Lower 48", e parece que isso se refletiu no nosso junho, e o janeiro americano parece que vai refletir no nosso julho, pra Cuiabá já está previsto 12ºC e pra Primavera do Leste 11ºC na madrugada de sábado 13 de julho, mas pode ser menos, isso sob sustentação de céu nublado. 

um gênio incompreendido 

• Haha 20

Em 04/07/2024 em 19:22, Leandro A M Leite disse:

Eu já estava antevendo há meses que julho teria mesmo uma onda de frio muito forte, também já antevia que junho seria quente, desde a onda de frio que assolou grande parte dos EUA em janeiro, e dezembro foi o mais quente da história nos "Lower 48", e parece que isso se refletiu no nosso junho, e o janeiro americano parece que vai refletir no nosso julho, pra Cuiabá já está previsto 12ºC e pra Primavera do Leste 11ºC na madrugada de sábado 13 de julho, mas pode ser menos, isso sob sustentação de céu nublado. 

Alguém já considerou a hipótese de o @Leandro A M Leiteser um bot?

• Haha 8
  • Sad 1

Em 04/07/2024 em 14:27, RafaelBHZ disse:

Cara, é pouco. Muito pouco. Mas, pelo menos existe certa dignidade no dia a dia. Mas pela previsão, vamos ter uma janela enorme para bater a marca de 30°C novamente, e em pleno mês de julho. 

Até agora, 2024 está pior que 2015 e 2019 e lidera disparado como o pior outono-inverno que já testemunhei em vida.

Isso não é nada, o outono-inverno tá horroroso, também é o pior que já vi ate agora. Basta ver o que postei nos resumos hoje. Mas achei interessante essa sequência no meio dessa bagunça toda.

Existe mesmo a possibilidade de a estação bater a marca na semana que vem - embora as últimas atualizações tenham reduzido o potencial de calor. Eu acho que deve bater em pelo menos 1 dia, inclusive.

----------------------------------------------

Essa previsão de frio intenso tá me lembrando o que já foi muito comentado aqui: de outonos ruins (ou péssimos, como esse) terem a possibilidade de serem sucedidos por grandes massas de ar polar entre a 2ª metade do inverno e a primavera. Inclusive, 2013 foi assim, né? Tava muito ruim até junho, com choros e prantos no fórum, e julho/agosto vieram com ondas de frio históricas.

Enquanto não há definição do quadro futuro, pelo menos no curtíssimo prazo tem um friozinho. Algumas previsões apontam 11/12ºC amanhã cedo, o que, se confirmado, significaria os menores valores de 2024 até aqui.

• Like 11

Em 04/07/2024 em 20:43, Edison Bocorny Jr disse:

Meterored não tem vergonha na cara e já afirma que VAI nevar daqui 8/9 dias.

Nunca vi uma previsão com 8 dias de antecedência afirmar que vai nevar, ainda mais no Brasil 

Screenshot_20240704-204154.png

É uma lástima. É a absoluta banalização da previsão de neve no Brasil. Acreditam que nossas serras estão a 40S, só pode.

Esse é outro instituto que coloca neve em quase todas as incursões de ar frio. Parece ter firmado um convênio com a rede hoteleira da serra tamanho o descaramento e a sucessão de erros.

• Like 6
  • Thanks 4

Eu tava um tanto decepcionado com a baixa movimentação aqui haja vista a projeção maravilhosa que temos pela frente, mas eu entendo: a real é que tá todo mundo com o c...na mão de comemorar antes da hora. Somos o torcedor que vê o time na fila há 457 anos e mesmo com 2 a 0 aos 35 do segundo tempo ainda acredita que uma desgraça vai acontecer e o título não virá.

• Like 4
  • Haha 6
  • Sad 2

Em 04/07/2024 em 20:56, Daniel Lisboa disse:

Eu tava um tanto decepcionado com a baixa movimentação aqui haja vista a projeção maravilhosa que temos pela frente, mas eu entendo: a real é que tá todo mundo com o c...na mão de comemorar antes da hora. Somos o torcedor que vê o time na fila há 457 anos e mesmo com 2 a 0 aos 35 do segundo tempo ainda acredita que uma desgraça vai acontecer e o título não virá.

Se for botafoguense então,  impossível ter esperanças. Pode estar 3x1 com um pênalti a favor aos 37 do segundo tempo que vai acabar 3x4.

***Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. 

• Like 1
  • Haha 9

Bom, eu não poderia deixar de comentar essa sequência NADA trivial de frio para os próximos 12 dias. Curioso para ver o fechamento da primeira quinzena de julho nas estações.

Atuação de uma forte crista/bloqueio persistente no pacífico a oeste do Chile fazendo com que muitos cavados subam direto para o norte da Argentina e o sul do Brasil por todo esse período... ou seja, muita e constante advecção de ar frio.

Aqui podemos observar bem essa condição, pela anomalia de altura geopotencial em 500mb entre os dias 7 e 12 de julho.

ecmwf-deterministic-samer-z500_anom_5day-0785600.thumb.png.f26a60daa18db6468869ab3488491412.png

O resultado não poderia ser mais claro:

ecmwf-deterministic-samer-t2m_c_anom_7day-0958400.thumb.png.60be73f9a99a8ed7d10553c32206d646.png

ecmwf-deterministic-samer-t850_anom_5day-0742400.thumb.png.7902d37d6b83a78eaaffccb1b41c3a97.png

Enfim, também não é nenhuma "novidade" para quem está mais atento ao clima nos últimos meses, essas situações de bloqueios persistentes em várias regiões é que vem gerando bolhas de ar frio e ar quente muito intensas nas latitudes abaixo do trópico, então já tinha a possibilidade alta dessa sequência ocorrer.

Enchentes em maio no RS com frio muito intenso na Argentina, junho congelante na patagônia, ambos compensados com calor intenso e recordes a norte, foram exemplos desse padrão de circulação lento/travado.

• Like 17
  • Thanks 9

Em 04/07/2024 em 21:17, Augusto Göelzer disse:

Enchentes em maio no RS com frio muito intenso na Argentina, junho congelante na patagônia, ambos compensados com calor intenso e recordes a norte, foram exemplos desse padrão de circulação lento/travado.

Imagino que tem risco, disso virar o novo normal, diante das Mudanças Climáticas. 

• Like 3
  • Sad 5

Depois de termos tido predomínio de nuvens médias durante todo o período diurno, São Paulo vem tendo uma noite de quinta feira com céu praticamente limpo.

Hoje, o fenômeno das ilhas de calor segue ainda mais forte em relação ao período noturno de quarta feira.

Se temos apenas 11/12 graus nas estações do CGE no extremo sul da cidade, faz até 21 graus nos locais mais quentes.

Até às 21 horas, os dois principais aeroportos da Grande SP registravam valores próximos de temperaturas. 21 graus em Congonhas e 20 em Cumbica.

• Like 8

Em 04/07/2024 em 20:48, Caio César disse:

É uma lástima. É a absoluta banalização da previsão de neve no Brasil. Acreditam que nossas serras estão a 40S, só pode.

Esse é outro instituto que coloca neve em quase todas as incursões de ar frio. Parece ter firmado um convênio com a rede hoteleira da serra tamanho o descaramento e a sucessão de erros.

Cuidado com as palavras. Se realmente estiver achando ruim a previsão tem que criticar com as palavras que querem ouvir.

Tem um dicionário. Essa aqui palavra aqui você pode falar, essa aqui você não pode. É assim que funciona e assim seguimos.

--

🌤️☁️

Máxima: 28,8°C em Mondaí/Linha Catres

Mínima até o momento: 6,4°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menores máximas: 13,43°C em Timbé do Sul/Figueira

15,3°C no Morro da Igreja

15,7°C em Taió/Serra do Kraemer

15,8°C em Praia Grande/Serra do Faxinal

> O sol apareceu bem em boa parte de SC. Algumas áreas ficaram mais nubladas e tiveram máximas controladas.

> Amanhã segue frio no sul catarinense. Boa parte de SC da uma esquentada amanhã no pré-frontal.

• Like 9
  • Thanks 1

Em 04/07/2024 em 22:35, Moretão disse:

Cuidado com as palavras. Se realmente estiver achando ruim a previsão tem que criticar com as palavras que querem ouvir.

Tem um dicionário. Essa aqui palavra aqui você pode falar, essa aqui você não pode. É assim que funciona e assim seguimos.

--

🌤️☁️

Máxima: 28,8°C em Mondaí/Linha Catres

Mínima até o momento: 6,4°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menores máximas: 13,43°C em Timbé do Sul/Figueira

15,3°C no Morro da Igreja

15,7°C em Taió/Serra do Kraemer

15,8°C em Praia Grande/Serra do Faxinal

> O sol apareceu bem em boa parte de SC. Algumas áreas ficaram mais nubladas e tiveram máximas controladas.

> Amanhã segue frio no sul catarinense. Boa parte de SC da uma esquentada amanhã no pré-frontal

Respeito todos e suas opiniões, mas vou concordar com o Caio, previsão de neve no Brasil principalmente  em cidades turísticas, mexe com as pessoas e suas expectativas, que fazem planos, e querem o resultado ( neve) caso contrário a frustração é grande, então a previsão tem que ser a mais assertiva  possível, e quando de fato o fenômeno é real, caso contrário isso gera frustração, inclusive na meteorogia 

Edited by Felipe Pelisari
  • Like 7
  • Thanks 2

Essa previsão do Meteoblue sei lá...estamos acostumados a ver previsões malucas que exageram no frio, mas esta me parece conservadora até DEMAIS para um cenário de frio tão intenso. Só 3ºC em São Joaquim sem neve nem nada? Sei lá até destoa bastante com outras previsão mais conservadoras...

sj.jpg

Edited by pindorama
  • Like 7

Em 04/07/2024 em 23:18, pindorama disse:

Essa previsão do Meteoblue sei lá...estamos acostumados a ver previsões malucas que exageram no frio, mas esta me parece conservadora até DEMAIS para um cenário de frio tão intenso. Só 3ºC em São Joaquim sem neve nem nada? Sei lá até destoa bastante com outras previsão mais conservadoras...

sj.jpg

Meteoblue é péssimo. A impressão é que eles sempre jogam uma temperatura meio termo pra não ficar longe de acertar nem de errar.

• Like 8

Em 05/07/2024 em 00:06, Daniel Lisboa disse:

Meteoblue é péssimo. A impressão é que eles sempre jogam uma temperatura meio termo pra não ficar longe de acertar nem de errar.

Pior que em certas situações é disparado o site/modelo (é um conjunto de modelos próprios) de melhor desempenho para a região que eu mais acompanho, que é o norte do RS e oeste de SC nos planaltos, humilha todo o resto. É o único que pega as máximas baixas. Na última MP teve dias que o euro dava 20C e fez 11C de máxima, e o meteoblue foi o mais próximo, como é costumeiro nessas situações. Isso é rotineiro em situações de frio raso ou bloqueado, que só o meteoblue pega.

Meteoblue é para 3-4 dias com desempenho excelente, ao menos para esses locais que mencionei

Previsão do ECMWF determinístico dia 24/06 para os dias 25/26/27 de junho

1413354844_WhatsAppImage2024-06-25at17_03.22322.png.8e9b8768f630bf3fb31954a8fff2e54a.png

Previsão do meteoblue

140239793_WhatsAppImage2024-06-24at20_28_06.png.162b20a6653ba3c0641be0ae3747ea90.png

E agora o que realmente aconteceu no topo

21212112.png.d859eec0874a124a41965ac7377922ef.png

Dito isso, o @Bruno Maonacompanhou e avaliou por um bom tempo o meteoblue para SP, e para SP ele não desempenhou bem, o melhor disparado é o TWC.

• Like 11
  • Thanks 4

Em 04/07/2024 em 15:08, Eclipse POA disse:

amigo, eu tava zoando kkkk abraço 

Eu também, até porque conheço e respeito suas idéias já de alguns anos. Caro amigo, venho avançando meu conhecimento sobre Clima e posso te afirmar categoricamente que as interpretações climatológicas atuais carecem de uma nova perspectiva sobre o comportamento da Circulação Atmosférica. Tenho observado alguns absurdos que são propagados pelos Institutos de Meteorologia no Brasil, aliás, porque não dizer em todo o Mundo. 👍

• Like 6
  • Thanks 2

Um novo conceito meteorológico é realmente necessário?

A questão essencial é se as concepções atuais são capazes de dar conta da realidade meteorológica e climática, ou seja, capazes de explicar tanto o tempo quanto o clima, em todas as escalas de espaço e tempo (duração).

A resposta é imediata: é «não», inquestionavelmente.

• Like 5
  • Thanks 1

Em 05/07/2024 em 08:29, jean10lj disse:

Pior que em certas situações é disparado o site/modelo (é um conjunto de modelos próprios) de melhor desempenho para a região que eu mais acompanho, que é o norte do RS e oeste de SC nos planaltos, humilha todo o resto. É o único que pega as máximas baixas. Na última MP teve dias que o euro dava 20C e fez 11C de máxima, e o meteoblue foi o mais próximo, como é costumeiro nessas situações. Isso é rotineiro em situações de frio raso ou bloqueado, que só o meteoblue pega.

Meteoblue é para 3-4 dias com desempenho excelente, ao menos para esses locais que mencionei

Previsão do ECMWF determinístico dia 24/06 para os dias 25/26/27 de junho

1413354844_WhatsAppImage2024-06-25at17_03.22322.png.8e9b8768f630bf3fb31954a8fff2e54a.png

Previsão do meteoblue

140239793_WhatsAppImage2024-06-24at20_28_06.png.162b20a6653ba3c0641be0ae3747ea90.png

E agora o que realmente aconteceu no topo

21212112.png.d859eec0874a124a41965ac7377922ef.png

Dito isso, o @Bruno Maonacompanhou e avaliou por um bom tempo o meteoblue para SP, e para SP ele não desempenhou bem, o melhor disparado é o TWC.

Também acho o meteoblue excepcional, acerta muito mais do que a maioria dos outros sites, pelo menos aqui pra Guarulhos e o engraçado é, enquanto o Meteored tem estado mais extremado, o meteoblue realmente não coloca nada de muito intenso nessa próxima onda de frio do final da semana que vem, principalmente em relação ao sul por exemplo, enquanto para Pinheiro Machado o Meteored coloca mínimas negativas por vários dias o meteoblue coloca tudo positivo e mantém as máximas baixas, São Joaquim idem, não coloca mínimas negativas porém mantém as máximas baixas... Realmente estou curioso para ver quem acerta, acredito também que o meteoblue deva sofrer pequenos acertos na previsão... Pra cá ele coloca vários dias com chuva e um friozinho legal:

485057492_Screenshot_20240705-0950482.thumb.png.346ab39f11cb95cff71ec41b109afdd9.png

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 2
  • Thanks 3

Em 04/07/2024 em 20:13, RafaelBHZ disse:

Como mineiro, sabe o que isso tudo ta me lembrando? 2013. 

Todo mundo feliz da vida e aqui em BH só tristeza. 

Aquela tarde história no Rio de Janeiro  com papa aqui todo mundo nunca ia imaginar de estar de casaco no Rio de Janeiro de tarde 15 graus e BH quase o dobro da temperatura.

• Like 7
  • Thanks 2

Diferentemente de ontem, São Paulo vem tendo uma manhã de sexta-feira com bastante sol.

As temperaturas estão em elevação.
Nesse momento, temos 20/21 graus nas estações do CGE.
Já nos aeroportos, temos 22 graus em Congonhas e 21 graus em Cumbica às 10 horas.

Na foto abaixo, nota-se essa camada de fumaça.

Screenshot_20240705-100518.thumb.png.6cb4cbca9d66db3b924383a4549107e8.png

• Like 10
  • Thanks 1

Hoje o dia começou com mínima de 20,1 ºC aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Devido ao céu completamente encoberto, não conseguimos ter um amanhecer com sub 20. O céu já está limpando, mas ainda temos alguma nebulosidade, o que faz o sol ficar com brilho meio fraco.

Agora (10:10), tenho 22,3 ºC e 71% de umidade.

A previsão da Microsoft (que mescla diferentes modelos), está dando:

Hoje: sol entre nuvens com variação 17 ºC / 23 ºC

Amanhã (sábado): nublado com possibilidade de chuva e 17 ºC / 21 ºC

Domingo: Chuva fraca e 16 ºC / 19 ºC

• Like 10
  • Thanks 1

Situação bem atípica nessa sexta-feira aqui, ainda ontem ao fim da tarde começou surgir alguma nebulosidade média aqui na região oeste de SP, a subsidência de ar seco ontem foi menor a noite justamente por isso.

À meia-noite ainda tínhamos 25ºC. Noite era quente:

image.png.1259bd29617bd7f11c3b982f79ee3cf3.png

Porém, contrariando os modelos de previsão essa nebulosidade persistiu e ainda persiste no oeste paulista trazendo mínimas bem altas (recordes) para cá, que sequer estavam previstas como dito.

Imagem de satélite de agora mostrando essa nebulosidade:

image.thumb.png.4ca14e1e973ea44205918278b3bb0338.png

Madrugada quente e seca justamente por isso.

2139934977_ImagemdoWhatsAppde2024-07-05(s)09_55.50_bc9d6df2.jpg.617a0f0c74475e825282516835e39a05.jpg

Mínima de 21,1ºC em casa (não sei se inverterá) mas tem boa chance de inversão.

Em casa:

353674332_ImagemdoWhatsAppde2024-07-05(s)10_01.32_83da02ab.jpg.931566d49f514f0798a1a9066c596937.jpg

A projeção era de 18ºC a mínima.

image.png.718824d88d6b45007037bfe1e2d26cf7.png

Nos inmet's da região (mínimas)

21,4ºC Presidente Prudente

20,7ºC Tupã

20,5ºC Marília

19,2ºC Valparaíso

14,1ºC Rancharia

Edited by Matheus b Santos
  • Like 10
  • Sad 7

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.