Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2024

Topic will be automatically locked at 02:59 AM


Renan
 Share

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui mas acompanho o site tem alguns anos (Só pra constar, não sou o fake do Matheus kkk). Moro em Floripa, especificamente no centro da capital, mas não sou natural daqui, venho de Criciúma, cidadezinha do sul de SC, o clima da cidade é bastante dinâmico pra quem gosta, com mudanças bruscas no tempo. Pretendo participar com frequência, atualizando dados tanto daqui de Floripa (principalmente aqui do centro, pois eu sei que tem outros aqui do fórum que são da ilha e compartilham todas temperaturas da cidade) e de Criciúma (acredito que aqui ninguém do fórum seja dessa cidade, o que seria bom pra mim kkk). Hoje é o meu aniversário, sim, eu nasci na melhor estação do ano, sou team inverno mas já fui team verão. Até os meus 25 anos fui apaixonado por praia e muito calor, detestava frio. Hoje é ao contrário, curto calor até uma certa intensidade, praia quase nem vou e o sol de vez em quando é bom né. Minhas temperaturas ideais para o inverno fica em torno de 10/0ºC e o verão, 24/15ºC mas como moro em Floripa, esse clima favorito não existe aqui mas me contento com o que tem. Sobre o outono deste ano, fiquei bem decepcionado, não imaginava que seria dessa forma mas como não mandamos no tempo, temos que aceitar o que vier, mesmo reclamando. Bom... não quero me prolongar mais, por enquanto é isso.   

  • Like 25
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 14:17, Bruno Borg disse:

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui mas acompanho o site tem alguns anos (Só pra constar, não sou o fake do Matheus kkk). Moro em Floripa, especificamente no centro da capital, mas não sou natural daqui, venho de Criciúma, cidadezinha do sul de SC, o clima da cidade é bastante dinâmico pra quem gosta, com mudanças bruscas no tempo. Pretendo participar com frequência, atualizando dados tanto daqui de Floripa (principalmente aqui do centro, pois eu sei que tem outros aqui do fórum que são da ilha e compartilham todas temperaturas da cidade) e de Criciúma (acredito que aqui ninguém do fórum seja dessa cidade, o que seria bom pra mim kkk). Hoje é o meu aniversário, sim, eu nasci na melhor estação do ano, sou team inverno mas já fui team verão. Até os meus 25 anos fui apaixonado por praia e muito calor, detestava frio. Hoje é ao contrário, curto calor até uma certa intensidade, praia quase nem vou e o sol de vez em quando é bom né. Minhas temperaturas ideais para o inverno fica em torno de 10/0ºC e o verão, 24/15ºC mas como moro em Floripa, esse clima favorito não existe aqui mas me contento com o que tem. Sobre o outono deste ano, fiquei bem decepcionado, não imaginava que seria dessa forma mas como não mandamos no tempo, temos que aceitar o que vier, mesmo reclamando. Bom... não quero me prolongar mais, por enquanto é isso.   

Moro em Florianópolis também , mas no momento estou passando uma temporada no interior de Alagoas onde a família da minha mãe é residente.

 

Meus parabéns pra ti, e seja bem vindo ao fórum!! 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 14:17, Bruno Borg disse:

Boa tarde pessoal, sou novo por aqui mas acompanho o site tem alguns anos (Só pra constar, não sou o fake do Matheus kkk). Moro em Floripa, especificamente no centro da capital, mas não sou natural daqui, venho de Criciúma, cidadezinha do sul de SC, o clima da cidade é bastante dinâmico pra quem gosta, com mudanças bruscas no tempo. Pretendo participar com frequência, atualizando dados tanto daqui de Floripa (principalmente aqui do centro, pois eu sei que tem outros aqui do fórum que são da ilha e compartilham todas temperaturas da cidade) e de Criciúma (acredito que aqui ninguém do fórum seja dessa cidade, o que seria bom pra mim kkk). Hoje é o meu aniversário, sim, eu nasci na melhor estação do ano, sou team inverno mas já fui team verão. Até os meus 25 anos fui apaixonado por praia e muito calor, detestava frio. Hoje é ao contrário, curto calor até uma certa intensidade, praia quase nem vou e o sol de vez em quando é bom né. Minhas temperaturas ideais para o inverno fica em torno de 10/0ºC e o verão, 24/15ºC mas como moro em Floripa, esse clima favorito não existe aqui mas me contento com o que tem. Sobre o outono deste ano, fiquei bem decepcionado, não imaginava que seria dessa forma mas como não mandamos no tempo, temos que aceitar o que vier, mesmo reclamando. Bom... não quero me prolongar mais, por enquanto é isso.   

Seja bem vindo, Bruno.

Se me permite, só uma correção.

Você é modesto. Não me consta que Criciúma, o principal polo urbano do sul do estado e o quinto maior de SC, seja uma cidadezinha, com seus mais de  340 mil habitantes no aglomerado urbano.

image.png.0423414c70e14155b8ebd55f2aa3e694.png

 

Edited by sjmolive
  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 14:17, Bruno Borg disse:

Hoje é o meu aniversário, sim, eu nasci na melhor estação do ano, sou team inverno mas já fui team verão. Até os meus 25 anos fui apaixonado por praia e muito calor, detestava frio. Hoje é ao contrário,

Seja bem-vindo.

 

E parabéns pelo aniversário de 26 anos! 🥳

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 14:02, pindorama disse:

 

Nossa. Isso me atiçou uma dúvida: Curitiba já registrou máxima sub-10ºC com sol? Porque POA já teve algumas e não faz assim taaaanto tempo, só não lembro quando. 

Embora Curitiba possa ter máximas abaixo de 10 ºC no inverno, dias claros e ensolarados com tais máximas são raros. Geralmente, quando a temperatura não passa de 10 ºC durante o dia, há presença de nebulosidade, neblina ou até mesmo chuva. Dias com sol, mesmo durante ondas de frio, tendem a ter máximas ligeiramente mais altas devido ao efeito do aquecimento solar. Se alguém tiver os dados certinho, poderia nos iluminar sobre quando isso ocorreu (se é que já ocorreu algum dia).

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 15:14, Edison Bocorny Jr disse:

Praia segue suspensa no Chuí, cidade litorânea mais au sul do Brasil

Screenshot_20240701-151208.png

 10 dias consecutivos com máxima na faixa mais ou menos de 10ºC, considerando que entre hoje até quarta/quinta ás máximas vão variar entre 15/17º C que também é relativamente fria.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Tarde com raios, trovões e pancadas moderadas de chuva no Grande Rio.

As 13h o céu escureceu bem e começou a cair uns pingos grossos, logo depois começaram os trovões. Eu não escutava trovões desde o fim de março por aqui, pois desde abril o tempo está muito seco e com pouca chuva que normalmente tem caído fraca desde lá.

Aqui no Parque Anchieta, zona norte, já acumulou desde as 13h00, 13,6mm (Alerta Rio). Na Vila Militar (INMET) acumulou desde as 13h00, 18,4mm.

Hoje a temperatura até o momento variou entre 17,2ºC e 21,1ºC na Vila Militar.

 

Acumulados registrados até as 15h15 pelo Alerta Rio:

1754072282_alerta-rio01072024-1523.thumb.jpg.e0f2d939b8bbbc65563ab86b4182c88d.jpg

  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

On 7/1/2024 at 9:41 AM, Eclipse POA said:

kd o aquecimento global agora?? 😂

por isso nao caio em conversinha d comuna globalista 👍

 

image.png.9dd4305794b88c4ed6e3dd47198b9497.png

 

CLARAMENTE SÃO RÉPTEIS DE SANGUE FRIO QUANTO MAIS ESQUENTAR MELHOR ESTÃO FAZENDO PSICOLOGIA REVERSA ATRAVÉS DE TORRES DE NIÓBIO EMISSORAS DE ONDAS GRAVITACIONAIS ELETROMAGNÉTICAS PRA CONTROLAR NOSSO PENSAMENTO

 

ABRE O OLHO

 

(desculpa gente não aguentei)

  • Like 1
  • Haha 12
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 15:35, Samihr Hermes disse:

 

CLARAMENTE SÃO RÉPTEIS DE SANGUE FRIO QUANTO MAIS ESQUENTAR MELHOR ESTÃO FAZENDO PSICOLOGIA REVERSA ATRAVÉS DE TORRES DE NIÓBIO EMISSORAS DE ONDAS GRAVITACIONAIS ELETROMAGNÉTICAS PRA CONTROLAR NOSSO PENSAMENTO

 

ABRE O OLHO

 

(desculpa gente não aguentei)

 

 

HAARP AGENDA GLOBALISTA 2030 INVERSAO MAGNETICA

  • Like 1
  • Haha 11
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde bazianos, tudo bem ? 

 

Agora morando morando em Lages - SC. A 3 anos que não visito Belo Horizonte. Mas sempre acompanhando os colegas @LeoPe Rafael. O que me motivou a sair da capital mineira foi o amor de vcs aqui pelo o frio.

 

Me animou tanto que acabei gostando disso e fui estudar Geografia. E sem dúvidas foi a melhor escolha que fiz. Chapecó foi a primeira escolha em 2022. 2023 me mudei para serra Catarinense para viver em Lages, tô gostando daqui. 

Agora tenho geada no gramado da minha casa rsrsrs. Sigo sempre acompanhando aqui vcs e mesmo não participando tanto quanto no início. No mais deixo um abraço para todos. 

 

Seguem algumas fotos desses últimos dias frios aqui na cidade de Lages 

 

Fez -2 por aqui. 

 

 

 

IMG_20240701_072338055.jpg

IMG_20240630_082327068.jpg

Edited by danilo brumana
  • Like 18
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 15:46, Samihr Hermes disse:

Tempo em Quati, 1100 m de altittude no município de São João do Tigre, PB

 

image.png.0d9c5af1b275c54ca08107dee52c5742.png

 

Garanhuns, PE

 

image.png.28582d3195ceb18668abab99091cd497.png

 

Agora faz 19 C na área rural de Lagoa do Ouro, PE perto da divisa com Alagoas

 

image.png.98b7b59e24a14ceaa6e0f63dab4e4e55.png

O tempo virou por lá em Garanhuns eu acho , depois que marcou 24ºC , parece que começou a ficar nublado e ventou.

 

A mesma coisa aconteceu por aqui depois do sol, agora a tarde ficou nublado e a temperatura em Palmeira dos Índios da estação INMET mais próxima daqui estava em  28,8º COM sensação de calor ,despencou para agradável  25/24,5.

 

E Quati é um povoado lá na Paraíba, é?

 

E essa estação tinha visto ontem no wundermap, mas não foi ainda incluída no sigma, enquanto que aquela estação de Custódia, Pernambuco que marcou 9,9ºC ontem e hoje 13,1º foi adicionada no sigma .

 

Acredito eu que nem todas as estações do wundermap foi adicionada no sigma ainda.

 

E essa máxima é interessante nessa cidade de Lagoa do ouro , que fica entre Palmeira dos Índios, Al e Garanhuns, Pe , além de ser uma cidade de maior atitude, é área de matas e recebe maior umidade vinda do mar em relação a Garanhuns que é um pouco mais ao norte.

 

Edited by Vinícius Balera
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Ontem ocorreu a menor máxima do ano aqui em Eldorado, fez 18,2°C, o que foi relativamente bom, já que ao final da tarde ocorreram algumas aberturas no céu.

A mínima, entretanto, ficou aquém do esperado, muito por conta da nebulosidade, que, aparentemente, iria se dissipar, mas que acabou voltando com força a noite e impediu a queda na região. Bom Sucesso de Itararé tinha na faixa dos 4°C às 21:30, por exemplo, e hoje amanheceu com 4,1°C, valor praticamente inalterado desde ontem.

 

Assim terminou junho em Eldorado, com anomalia de +0,6°C nas mínimas e de +2,2°C nas máximas. Só do dia 25 para frente que tivemos um verdadeiro sabor do inverno:

image.png.e6d8b594661e219ea0746a2966973543.png

 

Até aqui todos os meses do ano terminaram acima da média, vamos ver se este julho consegue inverter esta tendência. Prognóstico para os próximos dias, com chance da mínima anual ser renovada amanhã:

image.png.15da2fcaef5de1bb07610a3725e8b84c.png

 

Às 16h faz 20,9°C | 64,3%. O céu está limpando depois de quase o dia todo nublado, trazendo uma boa expectativa para a mínima de amanhã:

image.thumb.png.cd410a5342b835f3d1acb28f202b24c7.png

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 7/1/2024 at 2:05 PM, Vinícius Balera said:

O tempo virou por lá em Garanhuns eu acho , depois que marcou 24ºC , parece que começou a ficar nublado e ventou.

 

A mesma coisa aconteceu por aqui depois do sol, agora a tarde ficou nublado e a temperatura em Palmeira dos Índios da estação INMET mais próxima daqui estava em  28,8º COM sensação de calor ,despencou para agradável  25/24,5.

 

E Quati é um povoado lá na Paraíba, é?

 

E essa estação tinha visto ontem no wundermap, mas não foi ainda incluída no sigma, enquanto que aquela estação de Custódia, Pernambuco que marcou 9,9ºC ontem e hoje 13,1º foi adicionada no sigma .

 

Acredito eu que nem todas as estações do wundermap foi adicionada no sigma ainda.

 

E essa máxima é interessante nessa cidade de Lagoa do ouro , que fica entre Palmeira dos Índios, Al e Garanhuns, Pe , além de ser em alta atitude, é área de florestas e receber maior umidade vinda do mar que Garanhuns.

 

 

Entendi, ainda não olhei as estacões do inmet hj. Imagino que essa região de Lagoa do Ouro deve ter máximas menores e mínimas maiores devido a umidade.

 

Quanto a Quati, as coordenadas do local são essas: -8.147317511155379, -36.70427544293414. Pode ver no google maps e no meteoblue.

 

A estacão de São Miguel é problematica, alguém lá costuma ficar mexendo nela olha o que aconteceu ontem a noite:

 

image.thumb.png.2dd15163861d6ca596467baa8b23bacc.png

 

A temperatura estava caindo até 14.8 C e de repente dá uma guinada pra cima. Isso deve ser alguém mexendo na estacão, talvez colocando pra dentro de casa. Eu sinceramente nem sei. Talvez algum dos colegas do forum que tenham estacão consigam explicar.

 

Desculpem a ausencia de c cedilha gente to usando teclado gringo no linux e não sei como botar 😅

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 10:54, pindorama disse:

Essa MP foi um tanto decepcionante para a RM de Curitiba, ontem tiveram "altos" 16ºC de máxima (apesar da boa mínima de 2ºC) e hoje de manhã estava previsto 2ºC mas não baixou de 6ºC. 

 

Fica evidente que o ar frio ainda ficou mais bloqueado do Norte de SC para cima. 

A dinâmica com predomínio de ar frio seco e polar já predomina há certos dias, do "Centro-Sul de SC para baixo".

 

Sempre enxergo NE de SC como um "divisor de águas"; especialmente durante o "período frio" do Centro-Sul brasileiro 

 

RS "já mergulhado no inverno"; bloqueio atmosférico já foi definitivamente transposto.

 

Altura NE de SC até sul Estado SP, o bloqueio perde mais força

 

Sampa e "sudeste" da região do SE brasileira (leste paulista, Sul/região da Mata de MG, Rio Janeiro), apesar dos 2 últimos dias frios, padrão "bloqueio" ainda predomina; amanhã o "marasmo volta"

 

Acho que região BH sequer sentiu efeitos desta MP

 

Brasília e Goiânia então, nem se fala....

 

Neste domingo, 30/junho, variei 11,2ºC~15,5ºC (Dia mais frio do ano disparado!) 

 

Frio já diminuiu hoje (Variação de 11,4ºC ~ 17,6ºC). Tempo em progressiva melhoria, desde início da tarde.

 

No aguardo e esperança de o bloqueio atmosférico ser transposto de vez! (partir meados julho?)

 

 

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Confused 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 16:12, Samihr Hermes disse:

 

Entendi, ainda não olhei as estacões do inmet hj. Imagino que essa região de Lagoa do Ouro deve ter máximas menores e mínimas maiores devido a umidade.

 

Quanto a Quati, as coordenadas do local são essas: -8.147317511155379, -36.70427544293414. Pode ver no google maps e no meteoblue.

 

A estacão de São Miguel é problematica, alguém lá costuma ficar mexendo nela olha o que aconteceu ontem a noite:

 

image.thumb.png.2dd15163861d6ca596467baa8b23bacc.png

 

A temperatura estava caindo até 14.8 C e de repente dá uma guinada pra cima. Isso deve ser alguém mexendo na estacão, talvez colocando pra dentro de casa. Eu sinceramente nem sei. Talvez algum dos colegas do forum que tenham estacão consigam explicar.

 

Desculpem a ausencia de c cedilha gente to usando teclado gringo no linux e não sei como botar 😅

Na última atualização , Palmeira dos Índios despencou para 23,5ºC ,enquanto que no aplicativo ainda tá em 28º C kkkkkk.

 

As estações  e localidades com menores temperaturas que você descobriu usando o meteoblue, meteroed e wundermap nas regiões agreste e meio-sertão entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte até o momento foram: São Miguel, RN; ´Pico do Jabres no município de Matureira, e Povoado Quatis no municipio de São José do Tigre, Paraíba ; e Lagoa do Ouro , PE? 

 

Obs: agora que é 16:00 da tarde, Garanhuns caiu de 25,5º para apenas 18,6º C hehe, é o efeito da umidade marítima e proximidade das chuvas chegando no agreste.

Edited by Vinícius Balera
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 12:42, Caio César disse:

 

As últimas projeções passaram a indicar uma primeira quinzena de julho abaixo da média para o RS e SC, especialmente, e uma segunda quinzena acima, com a possibilidade de um período curto bem acima da média. Vamos acompanhar...

Um pouco acima de Norte SC/PR então...., FODEU TUDO!!!

 

PQP!!!

 

Lembrando DEMAIS padrão 1995, 2002 e 2005 para Sampa

 

 

  • Like 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 15:25, AugustoSP disse:

GFS previa 24 graus para 15:00hrs aqui em Campinas e com sol.
Realidade é que mal chegou a 16 na automática do Cepagri e com alguns chuviscos.
Euro chegou próximo, sugerindo máxima de 18 graus.

Só as minimas que estão ruins mesmo.
image.png.a4e6c230db28d973a4871a2ac6378701.png
image.thumb.png.4fe572369e881ea48048a3e2f09facbb.png

Não sei por quê eles colocam "Baixada Santista" apenas em cima da cidade de Santos. A Baixada Santista vai até Peruíbe, que fica bem mais a sul/oeste de Santos. Toda aquela faixa litorânea que fica exatamente a sul da capital é Baixada Santista. 

Nessa posição aí, era melhor colocar "Santos" mesmo. kkkk

 

Falando em Baixada Santista, aqui em Mongaguá eu estou com o dia inteiro de céu encoberto, mas sem chuva. O dia iniciou com 15,0 ºC às 07:10, e a temperatura ficou na casa dos 18,x ºC durante a manhã; e na casa dos 19,x ºC durante a tarde. A máxima parcial aqui em casa está nos 19,6 ºC, que está fazendo agora.

 

Já a previsão para os próximos 3 dias mostra o seguinte:

terça-feira: sol entre nuvens com variação 16 ºC / 21 ºC

quarta-feira: sol entre nuvens com variação 18 ºC / 26 ºC

quinta-feira: sol entre nuvens com variação 18 ºC / 25 ºC

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 16:29, Caco Pacheco disse:

Um pouco acima de Norte SC/PR então...., FODEU TUDO!!!

 

PQP!!!

 

Lembrando DEMAIS padrão 1995, 2002 e 2005 para Sampa

 

 

Lembrando mesmo. Mas esses foram todos anos de El Nino. Se acontecer algo parecido em neutralidade fria, é porque estamos f...mesmo 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

RS vai entrar numa era glacial? Impressionante, não me recordo uma previsão de uma sequência de frio tão extensa. Para cá "tá bom" mas nada demais, mesmo que ainda assim chame a atenção pela sequência de friozinho leve....sub-20ºC até perder de vista.

Edited by pindorama
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Junho de 2024 em algumas estações:

 

JUN242.thumb.PNG.79856f03774aeb6fff42a6784e9edc13.PNG

 

*Várias estações os dados foram retirados da EPAGRI para facilitar o tabelamento. Com isso pode haver pequena diferença nos extremos em alguns dias, por ser das 23 h às 23 h, sendo o extremo das 0 h até 0 h, como pode se observar na MP do final do mês, que teve 5,4°C de máxima no INMET SJ, e 3,7°C de máxima no Morro das Torres, no dia 29.

Edited by Moretão
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Primeiro dia de julho, por aqui um dia nublado, com um pouco de sol fosco durante a tarde. Variação de temperatura hoje de 15°/24°

O destaque positivo fica para esse exato momento em que uma chuva leve cai sobre a cidade.

Não vai nem apagar a poeira mas já é digno de nota.

Temperatura agora de 16,2° no meu termômetro em Lafaiete

Edited by Enio Rezende
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 09:59, Vinícius Balera disse:

Esses dias também foi registrado 10.9 em Piatã , que é relativamente comum na região da Chapada Diamantina.

 

Ontem também Vitória da Conquista registrou 10,5; e hoje 9,3ºC 

 

E resolvi pesquisar mais sobre o potêncial do frio de Vitória da Conquista, descobrir que em 2021 chegou a fazer 5º C

 

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/06/28/temperaturas-cidade-ba-inverno.ghtml

 

https://agenciasertao.com/2024/07/01/vitoria-da-conquista-registrou-menor-temperatura-do-ano-nesta-segunda-feira/

 

https://www.portalsalvadorfm.com.br/noticias/77854,suica-baiana-vitoria-da-conquista-registra-5oc-na-manha-desta-sexta-feira.html#!

*MIN ABS ANUAL REG NORDESTE TOP 5*

 

08,4 Licinio de Almeida BA
09,3 Vitória da Conquista BA
09,5 Custódia PE
10,9 Piatã BA
11,3 Correntina BA

 

By Carlos Dias 

  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

As instabilidades começaram a se afastar da grande SP a partir do meio da tarde, permitindo que o tempo abrisse aos poucos em São Paulo.

O sol foi aparecendo em meio às nuvens altas, que se dissiparam por completo na hora pôr do sol.

 

As temperaturas chegaram a subir um pouco, mas ainda ficaram abaixo do que era previsto para hoje.

As estações do CGE e os aeroportos da região metropolitana alcançaram os 16/17 graus.

Nesse momento, temos entre 12 e 14 graus em toda a cidade.

Edited by Daniel85
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 20:12, Rodrigo-GO disse:

*MIN ABS ANUAL REG NORDESTE TOP 5*

 

08,4 Licinio de Almeida BA
09,3 Vitória da Conquista BA
09,5 Custódia PE
10,9 Piatã BA
11,3 Correntina BA

 

By Carlos Dias 

Fantástico!! Até setembro será atualizada!!

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 20:12, Rodrigo-GO disse:

*MIN ABS ANUAL REG NORDESTE TOP 5*

 

08,4 Licinio de Almeida BA
09,3 Vitória da Conquista BA
09,5 Custódia PE
10,9 Piatã BA
11,3 Correntina BA

 

By Carlos Dias 

Piatã está muito xoxo até agora.

Quase 12 de mínima um lugar que já registrou 3 graus.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Estou pesquisando pelo inmet alguns lugares tradicionalmente quente, mas que tiveram recorde de frio e encontrei essa temperatura de São Luís que não faz nenhum sentido.

 

Primeiro que foi registrado logo em março , segundo não houve atuação de nenhuma massa polar na região ou até mesmo seca, já que as mínima estavam em seu patamar normal.

Captura de tela 2024-07-01 211935.png

  • Like 4
  • Confused 4
Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos a 4° tarde sub-20 lá no interior de SP. Em casa, José Bonifácio, minha estação registrou 18.2°C de máxima.

 

Ontem tivemos pancadas a noite, que acumulou 3.8mm.

O dia foi bastante úmido por lá. Com chuva fraca intercalada por chuviscos, acumulando mais 4.8mm.

 

A mínima do dia está ocorrendo agora, fazendo 13.3°C, com UR em 99%, e visibilidade praticamente nula pelo nevoeiro.

 

Screenshot_20240701-215926_WhatsApp.thumb.jpg.398ef82edb2b51a23278725f4b6f8909.jpg

 

OBS: A PREVISÃO NESTA MANHÃ DO EUROPEU ERA DE MÍNIMA DE 16°C, E MÁXIMA DE 23°C. 

Mas, na verdade, tarde toda ficou entre 15°C e 17°C. E agora 13°C. Uma lástima estas previsões. Modelagem toda descalibrada!

 

Edited by Maicon
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Realmente os modelos  metereologigicos estão com suas previsões muito descalibradas este ano.

Não estão acertando nem mesmo para o próprio dia, imaginem com mais de 1 semana. Enquanto um coloca calor outro coloca frio, em um chove e no outro dá sol. Sem contar que no dia seguinte muda tudo!

 

Eu sei que isso faz parte do jogo, mas este ano tá osso!!!

 

Já não temos mais uma "dança dos modelos" e sim uma bagunça sem limites.

Edited by Jonny Arruda
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 7/1/2024 at 2:24 PM, Vinícius Balera said:

Na última atualização , Palmeira dos Índios despencou para 23,5ºC ,enquanto que no aplicativo ainda tá em 28º C kkkkkk.

 

As estações  e localidades com menores temperaturas que você descobriu usando o meteoblue, meteroed e wundermap nas regiões agreste e meio-sertão entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte até o momento foram: São Miguel, RN; ´Pico do Jabres no município de Matureira, e Povoado Quatis no municipio de São José do Tigre, Paraíba ; e Lagoa do Ouro , PE? 

 

Obs: agora que é 16:00 da tarde, Garanhuns caiu de 25,5º para apenas 18,6º C hehe, é o efeito da umidade marítima e proximidade das chuvas chegando no agreste.

 

São diversos locais nessa região que carecem de qualquer tipo de verificação. Poderia elencar mtos lugares.

 

Este é um exemplo em Brejo da Madre de Deus, PE (-8.23225519374454, -36.431480075479456):

image.png.30519176e1c98bf3fff5269457e33a58.png

 

Essa região quase inteira fica acima de 1000 metros, alguns lugares acima de 1100 metros, com o ponto culminante da Serra do Ponto chegando em ~1200 m. Isso tudo é a mesma altitude do Pico do Jabre, sendo que mais próximo ao oceano.

 

Essa é outra região acima de 1000 metros, parte do município de Pesqueira. Eu não tenho certeza absoluta, mas acho que essa região, em parte, pertence ao povo indígena Xucurú (-8.347992428466778, -36.79739727142921).

 

image.thumb.png.9faf2b22e89f051aa26e1f3048183a4e.png

 

Poção, Pernambuco:

 

image.thumb.png.06e4ee6be7f315ad860e958cea50c002.png

 

Chapada do Araripe, CE >800m:

 

image.thumb.png.ff5f68a4109be7d3695b4b5cf431874f.png

 

Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, RN (>700m):

 

image.thumb.png.b5d63a485e587b02aa48c47c5fab52f4.png

 

Lagoa Nova possui possui uma estação automática do EMPARN, ontem a mínima foi 17.1 C.

 

image.png.c1b18c8ac4cdeeeff959d03c649c3317.pngimage.png.ca88f8cde42c3a1d69244e86b1a7d0ea.png

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, temperaturas extremas el dia viernes (sexta feira) en Montevideo (Melilla):

 

Maxima aprox. 9°C minima aprox.4°C

 

En la estacio Prado maxima de 8,6°C minima 5,3°C

 

Jornada helada, ventosa, nubosa pero soleada.

Bajisimas sensaciones termicas!

Rachas de hasta 50km/h

Garuo levemente en Montevideo en algunos momentos, se registro una ligera nevizca en la zona serrana del este del pais.

 

Edited by PabloMQL
  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/07/2024 em 23:52, Samihr Hermes disse:

 

São diversos locais nessa região que carecem de qualquer tipo de verificação. Poderia elencar mtos lugares.

 

Este é um exemplo em Brejo da Madre de Deus, PE (-8.23225519374454, -36.431480075479456):

image.png.30519176e1c98bf3fff5269457e33a58.png

 

Essa região quase inteira fica acima de 1000 metros, alguns lugares acima de 1100 metros, com o ponto culminante da Serra do Ponto chegando em ~1200 m. Isso tudo é a mesma altitude do Pico do Jabre, sendo que mais próximo ao oceano.

 

Essa é outra região acima de 1000 metros, parte do município de Pesqueira. Eu não tenho certeza absoluta, mas acho que essa região, em parte, pertence ao povo indígena Xucurú (-8.347992428466778, -36.79739727142921).

 

image.thumb.png.9faf2b22e89f051aa26e1f3048183a4e.png

 

Poção, Pernambuco:

 

image.thumb.png.06e4ee6be7f315ad860e958cea50c002.png

 

Chapada do Araripe, CE >800m:

 

image.thumb.png.ff5f68a4109be7d3695b4b5cf431874f.png

 

Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, RN (>700m):

 

image.thumb.png.b5d63a485e587b02aa48c47c5fab52f4.png

 

Lagoa Nova possui possui uma estação automática do EMPARN, ontem a mínima foi 17.1 C.

 

image.png.c1b18c8ac4cdeeeff959d03c649c3317.pngimage.png.ca88f8cde42c3a1d69244e86b1a7d0ea.png

Surpreendente em saber dessas regiões com todo um potencial pra frio aqui no nordeste.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.