Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

DaviOlrb

Members
  • Posts

    375
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by DaviOlrb

  1. Um importante episódio de neve para Novembro deve atingir a Espanha nos próximos dias, cobrindo boa parte do país.
  2. Bem improvável um furacão atingir o Amapá quando você para pra pensar que as Guianas e o Suriname, que estão mais a norte, nunca foram atingidas. Mas é curioso como os furacões no Pacífico e Índico chegam muito mais próximos da Linha do Equador do que os furacões do Atlântico, tem registros de furacões na latitude 1ºN no Pacífico enquanto o máximo que já ocorreu no Atlântico foi no litoral da Venezuela na latitude 9ºN. Alguém saberia explicar o porquê dessa diferença? Em 2001 a tempestade Vamei afetou Singapura na latitude 1.4ºN e até hoje é o furacão mais próximo da Linha do Equador já registrado: https://en.wikipedia.org/wiki/Tropical_Storm_Vamei
  3. Cortina de neve cobrindo Bento Gonçalves agora https://visao.com.br/ao-vivo/81/ed-margarida-bento-goncalves-rs
  4. Lagoa dos Patos em Pelotas ao vivo: https://www.skylinewebcams.com/en/webcam/brasil/rio-grande-do-sul/pelotas/lagoa-dos-patos.html
  5. Acho que vai da sensação de cada um mesmo mas eu acho o verão de Natal bem abafado, principalmente Dezembro/Janeiro, até o céu fica com aquele aspecto esbranquiçado de tempo quente. Chove muito pouco também, principalmente Dezembro. Os mais velhos falam que a cidade esquentou muito. Seria ótimo se o INMET terminasse de digitalizar as séries antigas de Natal, só tem a partir dos anos 60 e com muitos erros pelo que eu notei, mas o aquecimento nas médias é notável, principalmente a partir do final dos anos 90 (talvez alguma influência dos arredores da estação, ou até uma mudança de lugar? Sei que a atual fica no campus da UFRN).
  6. Alguns tremores de terra essa madrugada no litoral do RN, o mais forte foi sentido aqui em Natal. RN: tremor de terra de magnitude 3.5 é sentido em Natal e mais cidades https://www.metropoles.com/brasil/rn-tremor-de-terra-de-magnitude-3-5-e-sentido-em-natal-e-mais-cidades Achei muito interessante porque os tremores de terra por aqui geralmente têm epicentro no interior do estado, e dessa vez foi no mar e bem próximo da costa. Fazia anos que eu não sentia tremor aqui na capital, mesmo que de vez em quando ocorra muito fraco, o último acho que tinha sido o 4.4 de 2011, bem mais forte que esse aliás.
  7. Nevando São Francisco de Paula https://visao.com.br/ao-vivo/86/rota-do-sol-trevo-lajeado-grande-litoralcxs-rota-do-sol-rs
  8. Bastante neve prevista para os próximos dias no leste da Austrália, nos estados de Victoria e Nova Gales do Sul são esperados grandes acumulados acima dos 1000 metros e as estações de ski já abriram mais cedo esse ano. Também há chances de neve no estado de Queensland, onde é mais raro nevar. ‘Significant’ polar weather event set to lead to torrential rain, plummeting temperatures and widespread snow https://www.news.com.au/technology/environment/significant-polar-weather-event-set-to-lead-to-torrential-rain-plummeting-temperatures-and-widespread-snow/news-story/13f415af230c5ea7f8a87cb5272c8e9b
  9. Sim, ainda estamos na metade do mês mas em várias cidades já choveu o equivalente a Mai/20 aqui na região. Isso é, se a segunda quinzena não for totalmente seca vai fechar acima.
  10. O padrão desse Maio está sendo bem mais favorável ao Rio Grande do Norte que a Paraíba, Mossoró já tem cerca de 180 mm no mês e choveu todos os dias do mês até agora. Ontem duas shelf clouds passaram pela cidade, coisa que não é incomum pelo relevo plano da região, mas as de ontem foram especialmente bonitas: A primeira por volta das 16hrs da tarde shelf1.mp4 E a segunda, mais desenvolvida, por voltas das 19hrs, acompanhada de muitos raios e ventania:
  11. Pra quem acha que tá ruim só no sul do Brasil, vejam a previsão para Santiago do Chile:
  12. Centro norte do RN e Ceará deve ser uma das regiões com mais casos. Na região de Mossoró só nos últimos anos teve registro de 2 nuvens funis e um evento na zona urbana da cidade em 2016. Serra do Mel, vizinho a Mossoró ano passado: Evento de múltiplos landspouts na zona urbana de Mossoró em 2016, causou vários estragos na zona leste da cidade. Estragos na universidade federal da cidade:
  13. Oeste do RN e Norte do CE com chuvas regulares nesse começo de Março, como é normal pra época. Em Mossoró segue chovendo todo dia, dá 2 da tarde começam as trovoadas. Acumulados entre 60 e 100 mm pela cidade nesses primeiros 5 dias. Pelo GFS deve continuar chovendo regularmente na região, enquanto boa parte do Seridó do RN e sertão paraibano devem ter pouca chuva.
  14. Não sabia muito bem onde postar isso, mas como é algo com mais influencia para Europa vai ser aqui mesmo. Essa semana saiu um estudo científico mostrando que a Corrente do Golfo, responsável por deixar os invernos na Europa mais brandos, está na sua circulação mais fraca em um milênio, o que pode trazer consequências não só para a Europa como para todo o Atlântico nos próximos anos. Scientists see stronger evidence of slowing Atlantic Ocean circulation, an ‘Achilles’ heel’ of the climate Basicamente com o aquecimento global e o derretimento das geleiras no Ártico, mais água doce está sendo jogada no Atlântico, fazendo com que a Circulação Meridional do Atlântico, sistema por onde flui a Corrente do Golfo que depende de água mais salgada, enfraqueça. São esperados invernos e verões cada vez mais extremados em toda a região.
  15. Depois de uma primeira quinzena sem chuva, Fevereiro terminou por incrível que pareça na média em Mossoró, choveu nos últimos 10 dias do mês 115 mm, indo em contra a todos os modelos que previam pouca chuva. Última noite de Fevereiro com trovoadas: https://www.instagram.com/p/CL2vLe2FsSQ/ Março tem média em torno dos 230 mm em Mossoró, é junto com Abril o mês mais chuvoso. Esperamos que os modelos errem novamente!
  16. Parece que o padrão finalmente deu uma mudada para a costa norte, em Mossoró que praticamente não tinha tido chuva em 2021 já choveu 85 mm nos últimos 5 dias. Inclusive acabou de cair um rápido temporal com muitos raios que acumulou 15 mm, temperatura em 23ºC.
  17. Impossível caminhar direito porque por baixo dessa camada de neve é puro blocos instáveis de gelo. Chicago é uma cidade que venta muito e tem muitas ondas nesse lago (que inclusive chamam de praia).
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.