Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2532
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    32

Everything posted by CloudCb

  1. Aparentemente pode voltar a chover hoje no Sertão da PB. Pela imagem de satélite mais recente é possível observar a presença de Cbs no leste do estado do RN, assim como há presença de muitas nuvens do centro para o leste deste estado, da PB e do PE. Fazendo um apanhado dos registros dos pluviômetros daqui de Pombal, vemos que todos já estão com mais de 70% da média anual acumulada. Como ainda tem o mês de maio e de junho, provavelmente atingiremos a média anual nesses dois meses (será mais difícil disso acontecer na estação oficial, mas ainda creio que vá ocorrer).
  2. Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje voltamos a registrar chuvas fortes em pontos do Sertão da PB. Aqui em Pombal ocorreu uma pancada de chuva por volta das 22h20, com duração de mais ou menos 20 minutos. Não houve trovões nesta chuva, apenas algum vento. Na estação automática do norte caíram 6,4 mm; na oficial da AESA foram 3,7 mm; e aqui em casa foram 7,5 mm. Satélite das 22h30 de ontem. Já de madrugada, houve a formação de um forte sistema no médio e alto Vale do Piancó, que provocou chuva volumosa em alguns municípios. Satélite de 1h da madrugada de hoje. Segundo a AESA, tivemos 77 mm em Curral Velho; 69 mm em Santana de Mangueira (na automática foram 84 mm); 51,8 mm em Montevideo, em Conceição (estação automática) e 43,5 mm em Serra Grande.
  3. Se depender do modelo europeu, irá chover mais no Brasil Central do que aqui no Sertão da Paraíba nas próximas 2 semanas, quando deveria ser o inverso. Kkkk.
  4. Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje ocorreram algumas chuvas fortes entre o Cariri e o Sertão da PB. Satélite das 23h de ontem. O maior volume do estado ocorreu no Cariri, segundo a AESA: Esse registro de 155 mm em Assunção é seu novo maior valor chuva em 24h de sua curta série histórica (início em 2005), superando o antigo recorde de 127 mm em 20 de março de 2014. Em Pombal, choveu forte entre meia noite e 1h da madrugada. Em alguns momentos caiu com forte intensidade, acompanhada de alguns trovões fortes e sem ventos. Os volumes variaram, aqui em casa tive 21,1 mm, enquanto que no norte da cidade a automática registrou 26 mm e na oficial foram 29,2 mm. Com esta chuva, agora a oficial também atinge a média de Abril:
  5. No final da noite de ontem e início da madrugada de hoje ocorreram algumas pancadas de chuva isoladas no Sertão da Paraíba. Satélite de meia noite de hoje. Aqui em Pombal choveu fraco por alguns minutos (<10 min), coisa rápida. Tive 0,9 mm. Nem choveu na cidade toda. Pelo CEMADEN, choveu 16,6 mm em Coremas; pelas automáticas da AESA tivemos 14 mm em Cajazeiras e em Triunfo, e 11,4 mm em Sousa. Não foram grandes chuvas, porém eu sequer esperava que fosse se formar alguma coisa, então estamos no lucro. Hoje tem chance de algo, embora eu não tenha certeza de que vá mesmo chover em Pombal. Aposto mais nas outras cidades. O print do satélite acima, das 15h20, mostra algumas nuvens entre o Seridó do RN, Cariri da PB, seguindo pela região do Capibaribe do PE. Ao mesmo tempo, vemos o enorme núcleo convectivo no mar, que provavelmente será a instabilidade responsável pelo aumento das chuvas amanhã. Vamos vendo...
  6. Aparentemente amanhã ou domingo as chances de chuvas aqui no sertão da PB devem aumentar. As modelagens indicam aumento de umidade no domingo, com a chegada de instabilidades que estão no mar neste momento: Previsão do GFS para domingo (20) às 21h. Vendo as modelagens do europeu, de domingo (20) em diante haveria chance de chuva todo dia no sertão da PB. Na prática pode ser algo totalmente diferente. Vamos acompanhar.
  7. Na noite de ontem voltou a ocorrer chuvas fortes em pontos localizados do Sertão da PB. Satélite de 23h30 de ontem. Segundo a AESA, choveu 34,2 mm em Paulista, 24,2 mm em Santa Teresinha e 22 mm em Condado. Aqui em Pombal choveu bem fraco e rápido, tive só 2,1 mm. O que não tive de chuva tive de trovoadas, mais de 1h ouvindo elas.
  8. Em qual estação? Tem uma automática lá gerenciada pela AESA, e a mínima de hoje nela foi esta 👇
  9. Já na madrugada de hoje, voltou a se formar um sistema convectivo no extremo oeste do estado. Satélite de 1h30 de hoje. Os maiores volumes foram registrados justamente nessa região: Aqui em Pombal, choveu fraco na noite de ontem pouco antes das 22h, mas nada demais, fora que não pegou a cidade toda, só em alguns bairros, em casa tive 1,1 mm. Inclusive, no mês, já superei a média de abril: A média utilizada foi a da oficial da AESA, que é de 163,2 mm na 1994/2023.
  10. Já no sábado, dia 12, ou melhor dizendo, na madrugada de domingo, ontem, houve a formação de um forte núcleo bem próximo daqui de Pombal. Radar de Maceió de 00h40 de ontem. Mapa de raios pouco antes de 23h50 do sábado, 12. Em Pombal foi uma pancada de chuva relativamente rápida, porém bem forte. Na estação automática da UFCG, no sul da cidade, houve um registro de 15 mm em 10 minutos: Esse sistema ganhou bastante força após passar por aqui, como mostra o satélite de 1h30 da madrugada de ontem: Na estação automática do norte, foram 36 mm; na oficial 22,4 mm; na UFCG 25,8 mm; e aqui em casa tive 30,1 mm. Segundo a AESA, choveu muito no oeste do Sertão:
  11. Na noite de sexta, dia 11, entrando na madrugada de sábado, dia 12, houve a formação de núcleos extremamente intensos em vários pontos do centro e oeste da PB, provocando chuva muito volumosas em diversas regiões. Satélite de 23h de sexta, dia 11. Falando de Pombal, a chuva começou pouco antes das 23h, com duração de aproximadamente 3h. Ela veio com muita intensidade, acompanhada de inúmeros raios e trovões. Houve poucas rajadas de vento. A chuva caída foi um evento histórico, entrou no top 5 de chuvas mais intensas já registradas em 24h desde o início da série histórica. Pegando o comportamento de como foi a chuva na estação automática localizada no norte da cidade, vemos vários acúmulos acima dos 10 mm em 10 minutos: Nesta estação acima, o acumulado total foi de 157,4 mm. O resultado, infelizmente, não poderia ser outro. Diversas residências foram invadidas pelas águas, calçamentos destruídos, houve alagamentos nas principais vias etc. VID_20250414_201818_255.mp4 VID_20250414_201521_802.mp4 Messenger_creation_B3622A00-91C5-4E81-8179-8DF471FDC50C.mp4 Alguns vídeos. Fonte: reprodução. Aqui em casa eu tive 130,1 mm, enquanto que na estação oficial foram registrados 131,1 mm. Esse valor que registrei, foi a maior chuva desde que iniciei minhas medições lá em 2013, superando o antigo recorde de 122,6 mm de 24/Abr/2020. Lá, na AESA, essa chuva (131,1 mm) ocupa agora o 2° lugar no ranking de Abril, e o 4° lugar no geral: Foi a chuva mais intensa em mais de 20 anos, desde 2004 que não chovia tanto em 1 único dia. Não deixando de falar de outros pontos do estado, também tivemos registros superiores a 100 mm em diferentes localidades, segundo a AESA:
  12. Na madrugada da sexta (11), áreas de instabilidades provocaram chuvas moderadas a fortes em pontos do Sertão da PB. Os maiores volumes, segundo a AESA, foram registrados em Curral Velho (56,5 mm) e Monte Horebe (43,5 mm). Satélite de 1h da madrugada de sexta, dia 11.
  13. Mês de março em Pombal, no Sertão da PB, foi de chuva acima da média. A estação do Monsenhor Vicente Freitas (ou Polivalente) fica no norte da cidade. A oficial fica no leste, e eu moro no extremo sul da cidade. As chuvas dos últimos dias do mês praticamente só atingiram o sul da cidade (a exceção foi a chuva do dia 30 que atingiu melhor o centro e leste da cidade), ainda assim com acumulados irrisórios que sequer chegaram a 1 mm.
  14. Hoje é o 3° dia seguido dessa rodada estranha do GFS. Colocando chuvas significativas em vários pontos do Nordeste entre 6 e 14 de abril: Sempre ficaremos na expectativa, descobrindo apenas ao fim da 1ª quinzena se isso é verdade ou se é apenas mais um (entre tantos) surto do GFS. Ao menos o Atlântico está favorável pra ZCIT pro mês que vem, com uma mancha grande de >29°C ao sul do Equador e próximo do RN, resta saber se haverá resposta:
  15. No momento tem alguns núcleos esparsos entre o Seridó do RN e o nordeste do Sertão da PB. Desde domingo que tem estado mais seco. O motivo provavelmente é a falta de instabilidade entrando no continente pelo oceano, já que desde sábado que tem um VCAN atuando com o centro quase aqui em cima, e mesmo assim está saindo Cb: Pelo GFS amanhã a chance de chuvas aumenta, a julgar pelas nuvens presente no mar na imagem de satélite abaixo, isso talvez deva ocorrer mesmo: O VCAN também dá uma mínima recuada, ficando no norte da Bahia. O GFS, também, indica chance de alguma chuva (mesmo que venha bem esparsa) até o final do mês, pelo menos.
  16. Olá. De madrugada voltamos a registrar chuvas intensas em pontos bem isolados do Sertão da Paraíba. Desta vez a região mais atingida foi justamente a minha, Pombal e arredores. As imagens de satélite abaixo mostram que o sistema basicamente se formou por aqui mesmo: Satélite de 2h. Satélite de 3h. Em Pombal houve apenas chuvas, torrencial, mas só, não teve ventos, nem trovões. Na verdade só ouvi trovoadas no oeste depois que parou de chover, e foram bem baixos. O radar mostra o sistema em dois horários diferentes: Na região, o destaque foi pra São Domingos, que teve 96,5 mm. No extremo oeste Santa Helena registrou 47,5 mm. E são só esses dados (oficiais) que tive acesso até agora. Já na área urbana de Pombal, a chuva variou um pouco nos volumes. No norte da cidade, a automática lá presente (MFV) registrou 30,6 mm, enquanto a oficial teve 35,5 mm. A estação da UFCG, que fica a meu sudeste, teve 49,4 mm, só que ela ficou sem reportar dados justo no momento em que a chuva teve seu ápice (entre 2h30 e 2h36): Por isso acredito que lá tenha chovido mais de 60 mm, mas nunca saberemos... Já aqui em casa, tive 57,7 mm. Com esse valor, acabo de atingir os 300 mm no mês: É o 3° março seguido que atinjo a casa dos 300 mm.
  17. Entre o final da noite de ontem e a madrugada de hoje voltamos a registrar chuvas muito intensas no Sertão da Paraíba. Desta vez elas se concentraram no médio/alto Vale do Piancó. Satélite de 1h da madrugada. Segundo a AESA, o maior volume foi registrado em Pedra Branca: 1) Pedra Branca: 150 mm 2) Serra Grande: 113,5 mm 3) São José de Caiana: 98,8 mm 4) Boa Ventura: 97 mm 5) Diamante: 92 mm 6) Nova Olinda: 63,8 mm O volume caído em Pedra Branca foi o 3° maior em 24h de sua série história (com início em 1995):
  18. Na noite de ontem voltou a chover forte em pontos do Cariri e do Sertão da Paraíba. Por volta das 20h, a chuva caiu com muita intensidade no Cariri, enquanto que no Sertão choveu forte após 22h. Satélite de 20h. Satélite de 23h30. Segundo a AESA, os maiores volumes ocorreram em Taperoá (115,8 mm) que registrou 94,5 mm na segunda à noite, Riacho dos Cavalos (71,3 mm), Desterro (62,5 mm), Catolé do Rocha (59,4 mm), São José dos Cordeiros (55,2 mm) e Vista Serrana (51 mm). Em Pombal, a chuva teve início às 22h14 e caiu forte por cerca de 1h. A estação automática do norte da cidade, no Monsenhor Vicente Freitas (MFV), chegou a reportar 21,4 mm em apenas 10 minutos. Houve algumas rajadas de vento, mas nada demais, porém tivemos muitos raios. O vídeo abaixo é do centro da cidade. video_2025-03-20_15-57-19.mp4 Reprodução. Dentro da cidade, os volumes foram os seguintes: 51,3 mm aqui em casa; 55,5 mm na oficial da AESA; e 57,8 mm na estação automática localizada no norte da cidade. No mês já estamos acima da média:
  19. Ontem choveu de forma muito volumosa em diversos pontos do Cariri e do Sertão da Paraíba, em função da forte atividade da ZCIT. Satélite de 17h30. Aqui em Pombal, no final da tarde, um temporal passou de raspão, provocando apenas uns pingos e muitas trovoadas. Nesse período ocorriam as chuvas do Cariri, que geraram volumes extremamente elevados, quebrando alguns recordes (mais detalhes abaixo). Já à noite, novas instabilidades foram se formando no Sertão e ganhando tamanho. Em Pombal começou a chover por volta das 18h50, com fraca intensidade. Ela ganhou força apenas depois das 21h, durando até 00h, mais ou menos. Satélite de 21h. Tive 32,6 mm ao todo. Com esse evento, Março agora vai em 193,1 mm em casa, faltando apenas 4,2 mm pra atingir a média. Falando dos volumes caídos nas outras localidades, tivemos 3 com mais de 150 mm (que se tem conhecimento), todas no Cariri: Pus somente os valores acima dos 80 mm, houve um número alto de estações com mais de 40 mm. Falando especificamente de Santo André e Parari, elas tiveram o maior volume registrado em 24h de suas séries:
  20. Chuva extremamente intensa nesse momento no Cariri da Paraíba. A estação automática de Juazeirinho registrou mais de 50 mm em apenas 20 minutos! Já passa dos 120 mm:
  21. Como dito acima, a previsão se confirmou. Durante a noite de ontem, se formaram diversas instabilidades no Sertão da Paraíba. Uma delas, logo no início da noite, atingiu Catolé do Rocha, provocando chuvas intensas, acompanhadas de vendavais, que provocaram estragos, como vários destelhamentos, queda de árvores e de muros. O vídeo abaixo é de lá: AQMnEMHJL4I4rH02H-cNo6tz152RRimXAkY6NkJ4LGfcQZY6rybfrLV68iQoivj4fzDBc5coR6cIzd6PnkVxTgQe.mp4 Reprodução. Ao todo, a estação automática lá presente, gerida pela AESA, registrou 50,4 mm, sendo 42 mm em apenas 30 minutos. Em Pombal a chuva chegou por volta das 21h15, acompanhada de muitos trovões. Não sei que horas terminou, fui dormir 23h e ainda chovia moderado. Em casa tive 39,8 mm. No mês tenho 154 mm ou 78% da média de Março (197,3 mm). Satélite das 22h de ontem. Pelo GFS tem chance de chuva todos os dias até quarta (19). Satélite mais recente, das 12h40, já mostra vários Cbs no leste da PB e no RN.
  22. Ontem, durante a tarde, eu fiz uma viagem de Assu/RN pra Pombal/PB, e no caminho eu peguei umas 4 chuvas. Eu tirei foto de algumas de dentro do ônibus. A qualidade é bem duvidosa, mas deve servir. Estas acima eu tirei da mesma chuva, que estava entre Triunfo Potiguar, Campo Grande e Upanema. Já esta debaixo, eu tirei depois de Serra Negra do Norte.
  23. No momento há algumas instabilidades da ZCIT margeando a costa do RN: Essas outras instabilidades no mar, na altura da costa da PB, devem chegar amanhã, aparentemente. Pelo GFS há chance de alguma chuva boa até a segunda (17). A projeção acima é das 18h de amanhã (14), mostrando a água precipitável e os ventos em 250 hPa, que destaca o padrão típico de forte atividade da ZCIT. Vamos ver se vem aí.
  24. Ontem à noite tivemos chuvas com moderada a forte intensidade em alguns pontos do Sertão da PB. Satélite das 18h30 de ontem. Em Pombal a chuva chegou por volta das 18h, acompanhada de rajadas de vento, sem trovões. Segundo a AESA, choveu bem em Mato Grosso (38 mm), Santa Teresinha (37,1 mm) e em Jericó (36,1 mm), no Sertão. Aqui em Pombal, os volumes variaram entre os bairros: na automática do norte (MFV) foram 27,2 mm; na automática do sul (UFCG) foram 19,8 mm; em casa foram 25 mm, e na oficial da AESA foram 31,3 mm. Março está se encaminhando bem, pra quem não esperava muita chuva nesse início de mês. O balanço nesses 10 dias nas 4 medições (a minha, obviamente, não é oficial): Os desvios foram calculados com base na média de 197,3 mm da normal 1994/2023, feita com os dados da AESA (estação oficial). Estou com o maior volume só por causa do dia 4, se não a automática do norte estaria na frente. Em todo caso, em 10 dias já temos a metade da média mensal.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.