Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2174
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    23

Everything posted by CloudCb

  1. Choveu muito nas últimas horas no litoral da PB. Estações do CEMADEN mostram volumes bem elevados. Satélite mostra muitos Cbs entre o leste do PE e o norte do RN. Pelo GFS a chance de chuva no sertão da PB aumenta amanhã e quarta, provavelmente por conta da junção desses sistemas de agora com aqueles que tão no mar, marcados em vermelho: Qualquer coisa ao menos tempo nublado terei aqui em Pombal, como ontem (ainda tive um chuvisco) e hoje.
  2. Por volta das 16h de ontem caiu uma pancada de chuva forte e rápida aqui em Pombal, PB. Ela veio acompanhada de muita ventania e alguns trovões. Rafael Santos Aqui em casa foram 8,8 mm. Tenho 83,6 mm em maio, se cair 18,5 mm atinjo a média, e como tem chance de chuva ainda pelos próximos 4/5 dias talvez eu consiga.
  3. As chuvas que caíram ontem no Agreste e Cariri paraibano foram muito volumosas. O destaque da vez foi Cabaceiras, que teve vários alagamentos (os créditos estão no vídeo): SnapInsta_281337883_368918791967600_7862642983308270500_n.mp4 Na estação oficial da AESA de Cabaceiras foram 163 mm, este foi o maior acumulado em 24h para maio de toda a série (que começa em 1911). Inclusive só essa chuva foi o suficiente pra maio de 2022, que está com 188,8 mm, conseguir o posto de maio mais chuvoso, superando os 185 mm do maio de 1964. Ainda no Cariri, tivemos 78,2 mm em Barra de Santana e 75 mm em Baraúna. No sertão da PB também choveu muito, embora ela tenha ficado mais concentrada nas regiões de fronteira com o RN. Riacho dos Cavalos registrou 76 mm e Belém do Brejo do Cruz 64,2 mm. Aqui em Pombal vem ocorrendo chuvas fracas/chuviscos desde o começo da madrugada, o volume não passou dos 3,2 mm.
  4. Muita instabilidade no Cariri e parte do Agreste paraibano. Barra de Santana, cidade a sul de Campainha Grande, teve 65 mm nas últimas 2h. No sertão tem alguns núcleos de chuva mais esparsos. Talvez chova aqui em Pombal mais tarde ou pela madrugada.
  5. Um resumo do que ocorreu de sexta pra cá no sertão da PB. Em Pombal choveu em todos os dias de quarta a ontem, mas já comentei sobre os eventos de quarta e quinta na semana passada. Na sexta tivemos várias pancadas de chuva entre 16h e 22h. Elas vinham acompanhadas de trovoadas e tinham curta duração. Ao todo foram 13,9 mm aqui em casa. Rafael Santos Em cidades próximas o acumulado foi bem elevado: *** No sábado a chuva foi mais tardia, depois das 20:30. Foram 7 mm numa chuva que me atingiu de raspão, essa mesma chuva derrubou 47 mm em São Domingos (cidade a 13 km a sudoeste daqui). Satélite das 21h do sábado *** Já a chuva de ontem ocorreu por volta das 16:45, foi uma pancada bem forte mas rápida, também veio acompanhada de trovões e ventania. Tive 8,9 mm.
  6. Pombal voltou a ter chuva na tarde de ontem. Foi pouco depois da hora do almoço, chuvas moderadas com algum vento e sem trovões. Após a chuva a tarde seguiu com tempo encoberto e clima bastante ameno. À noite voltou a chover moderado perto das 21h30. Ao todo foram 10,9 mm aqui em casa, a oficial não divulgou o dado. Rafael Santos *** Nesse momento está chovendo com moderada a forte intensidade em Pombal, de vez em quando ocorre trovões bem fortes. A instabilidade responsável é essa 👇
  7. Na tarde de ontem voltou a chover em Pombal. Foi uma pancada forte mas bem rápida. Na estação oficial caiu 9,2 mm em 13 min. Novamente ocorreram muitos raios. Rafael Santos
  8. Ontem voltou a chover em Pombal, depois de vários dias sem nada. Foi uma pancada de 11 min com acumulado de 8,3 mm na estação oficial. Apesar da curta duração tivemos muitos trovões. Rafael Santos No estado choveu com mais intensidade no Vale do Piancó, com 48,9 mm em Itaporanga e 44,7 mm em Igaracy.
  9. Entre sexta e sábado choveu muito em alguns pontos da fronteira do sertão da PB com o RN, no centro na região de Patos e no médio Vale do Piancó. Satélite das 0h de 23/04 Dados da AESA Pombal teve apenas 1,7 mm. ** No sábado a chuva se concentrou mais entre o meio da tarde e o início da noite. A área preferencial da chuva intensa não mudou, com a diferença de que choveu forte também no litoral. Satélite das 17h de 23/04 Dados da AESA Vemos que Brejo dos Santos teve 149 mm em apenas 2 dias. Em Pombal choveu 5,7 mm apenas. No mês vamos com 56,9 mm, apesar da previsão de chuva todo dia até o dia 30, não creio que vá cair os 110 mm necessários à média.
  10. Na madrugada de hoje tivemos algumas pancadas de chuva no sertão da PB. Em Pombal choveu por apenas 5 minutos por volta das 2h30, porque o núcleo morreu quando chegou aqui, foram 2 mm apenas, antes disso passou ±1h trovejando. Satélite de 1h50 👆 Imagens de radar mostrando a instabilidade 👆 O maior acumulado ocorreu em Mãe D'água (as cidades do print abaixo aparecem na 1ª imagem do radar acima): Apesar do Atlântico ter se apresentado bastante favorável às chuvas na minha região (print da anomalia de TSM de 1 a 17 deste mês 👇), elas estão devendo e muito. Abril tem apenas 49,5 mm em Pombal na AESA, tem que cair ao menos 112 mm pra média ser atingida nesses 10 dias que restam.
  11. Fim de semana foi instável na PB. Choveu muito no sábado em vários pontos do Cariri (pela tarde e início da noite) e do Sertão (no fim da noite se estendendo pela madrugada do domingo). Satélite das 22h de sábado 👆 Satélite das 3h de domingo Na AESA o maior volume do sábado foi registrado em Soledade, no Cariri: Em Pombal caiu apenas um sereno por volta das 3h30 do domingo, reflexo de uma instabilidade que provoco esse acumulado em São Domingos (seta vermelha no print acima). * Ontem choveu em menor volume mas com bons acumulados ainda, Monteiro foi o destaque no estado: Em Pombal choveu fraco por cerca de 2h, acumulando 9,9 mm. Satélite das 22h de ontem 👆
  12. Boa noite. Entre a noite de ontem e a madrugada de hoje choveu muito no sertão da PB. A chuva caiu muito volumosa em pontos do Vale do Piancó e no oeste (municípios das regiões de Sousa e Cajazeiras). Pombal teve chuva em 2 momentos. A 1ª pancada veio às 23:15, com forte intensidade acompanhada de rajadas de vento, e a 2ª ocorreu às 00:09, também com forte intensidade mas sem ventos (os trovões marcaram presença antes, durante e depois das chuvas). As duas pancadas duraram ±15 min cada, acumulando 22,7 mm ao todo na estação oficial. As imagens de radar abaixo mostram o momento de chegada da 1ª e da 2ª chuva. Voltando a falar do sertão, o maior volume registrado ocorreu em Cajazeiras 👇 E por fim a animação do satélite com o sistema responsável pela chuvarada (1ª imagem é das 23:10, com intervalo de 50 min entre cada imagem) 👇 1_5093838505910469291.mp4
  13. Entre o final da noite de ontem e começo da madrugada de hoje ocorreram algumas pancadas fortes de chuva no sertão da PB. Em Pombal, mais especificamente aqui em casa, choveu por apenas 6 minutos, rendendo 4 mm, considerando que o núcleo mal me atingiu e que não choveu na estação oficial está ok. Na região tivemos Vista Serrana com 34 mm e Jericó com 22,9 mm. No estado o maior volume foi de 48,1 mm em São José do Sabugi.
  14. Tem uma linha de chuva intensa ao leste daqui, indo da região de Patos ao Seridó do RN. Há muita atividade elétrica nesse sistema. Mais cedo Jardim do Seridó, no RN, teve 40 mm em 20 minutos: Em Patos, aqui na PB, caíram 34 mm também em 20 minutos. Os dados são do CEMADEN.
  15. Ontem de noite se formaram algumas instabilidades no sertão da PB. Pombal teve chuva moderada por volta das 23h, uma pancada que durou uns 11 min, acumulando 2,7 mm na estação oficial da AESA e 5,1 mm aqui em casa. No estado o maior volume foi registrado no município de Sousa: No momento tem uma instabilidade a sudeste e sul de Pombal: Tem raios caindo dele 👇, porém ainda não ouço trovões Rafael Santos
  16. O mês de março no sertão da PB fechou com 239,1 mm. A média para o mês é de 190 mm, logo, ficou quase 26% acima do normal. No estado, o maior acumulado ocorreu no Vale do Piancó, no município de Igaracy: Em Pombal também choveu acima do normal em março, ficando 22,6% acima da média: O grande destaque de março em Pombal foi a quantidade de dias com chuva, foram 21 dias com alguma precipitação. Foi o mês mais chuvoso (em quantidade de dias com chuva) desde março de 2008 (quando na ocasião choveu em 23 dos 31 dias do mês).
  17. Apareceu um funil numa nuvem que gerou uma pancada de chuva na zona rural aqui em Pombal. Rafael Santos As chances de chuva por aqui aumentam bem amanhã, diminuindo na quinta e aumentando de vez novamente na sexta-feira em diante.
  18. No final da noite de sexta-feira se formaram algumas instabilidades no norte do sertão da PB que provocaram chuvas fortes em alguns municípios. Foi nessa região que ocorreu o maior acumulado: Em Pombal choveu bem forte por cerca de 20 minutos. Foram 16,9 mm aqui em casa, embora na estação oficial tenha caído somente 1,9 mm. Agora tem uma área de chuva (supostamente) forte a caminho daqui:
  19. Fevereiro de 2022, ao contrário de Janeiro, terminou abaixo da média no sertão da PB. Caíram 76,8 mm para uma média de 133,5 mm. Quanto aos municípios, o maior acumulado ocorreu em Cachoeira dos Índios, na divisa com o CE: Em Pombal choveu um pouco mais da metade da média (ficou 40,6% abaixo): Aqui em casa choveu um pouco mais que na estação oficial: 96,1 mm. Dentro de algumas semanas posto o resumo de março.
  20. No final da madrugada de hoje se formaram algumas instabilidades a oeste daqui. O resultado disso 👆 foram os registros de 25,2 mm em Aparecida e 19,5 mm em Sousa. Mais cedo voltou a se formar chuva nessa mesma região: Aqui em Pombal caiu apenas uma chuva bem fraca e ocorreu alguns trovões (vindos dessa chuva a oeste mostrada no radar 👆). No momento tem núcleos entre o Cariri e Agreste da PB e o leste do AL
  21. Se formaram algumas instabilidades no Cariri central e sul. O vento está de sudeste, se continuar favorável (e se não desviar caso continue) pode chover aqui em Pombal mais tarde. No dia de ontem tivemos o registro de chuvas isoladas em locais do médio Vale do Piancó, e na região de Catolé do Rocha, mas nenhuma estação ultrapassou a marca dos 15 mm. Qualquer chuva que cair a partir de agora será contabilizada para abril.
  22. Na sexta-feira, dia 25, choveu forte em Pombal por volta das 23h. A chuva veio acompanhada de fortes rajadas de vento e muitos trovões, com duração total de 1h40 aprox. Aqui em casa caíram 40,1 mm nesse evento (quase tudo caiu nos primeiros 30 min), e na estação oficial 27,3 mm. No final da tarde de segunda voltou a chover forte, mas bem rápido. Foram 11 minutos de chuva com 9,5 mm acumulados aqui em casa (na oficial foram 4,7 mm). As fotos abaixo mostram a instabilidade responsável: Rafael Santos A ZCIT hoje está muito ativa, apesar disso a chance de chuva hoje em Pombal é média (são mais altas nas regiões de divisa com o RN).
  23. Tem uma área de chuva forte se aproximando de Pombal. Céu está bem laranja e ocorrem rajadas de vento. Tem trovoadas também.
  24. No final da tarde de quarta, dia 23, tivemos instabilidades (fotos abaixo) ao sul de Pombal, aqui choveu pouco (4,8 mm), em Coremas foram 37 mm em 40 minutos. No sertão da PB o maior acumulado ocorreu em Catolé do Rocha, 53,8 mm. Rafael Santos O destaque desse Cb 👆 foi a grande atividade elétrica, passou quase 1h caindo raios e trovões fortes. *** Ontem novamente tivemos o registro de chuvas fortes no sertão, e novamente Pombal teve pouca chuva (2,6 mm). O maior acumulado do estado ocorreu em Paulista (a NE daqui uns 20 km), 85 mm. O responsável foi esse núcleo 👇 Rafael Santos Tem previsão de chuva todo dia até o fim do mês, o que deve aumentar muito mais o acumulado mensal dessas estações:
  25. O evento de chuva de ontem em Pombal (PB) durou várias horas, embora a chuva tenha caído forte por cerca de 1h. Na madrugada de hoje voltou a chover forte mas foi rápido. Na estação oficial caíram 48,8 mm. No estado os maiores acumulados ocorreram no Vale do Piancó e no norte (apesar de todas as regiões de estado ter registrado chuvas volumosas), segundo a AESA: Podemos ter novas chuvas volumosas hoje. No momento instabilidades ganhando força no centro e leste da PB e do RN:
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.