Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2217
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    23

Everything posted by CloudCb

  1. Domingo, segunda e ontem foram dias mais nebulosos aqui no sertão da PB. Principalmente ontem, quando tivemos pancadas de chuva isoladas na zona rural do município de Pombal no final da tarde. Na zona urbana caíram apenas alguns pingos esparsos. Rafael Santos
  2. Tem um "projeto" de onda de leste no mar, pelo GFS as chances de chuva aumentam amanhã aqui no sertão da PB. Espero que isso se traduza em tempo nublado e ventoso. Satélite mais recente 👆 Earth de 21h, 850 hPa mostrando ventos e umidade
  3. Lembro que o Bruno da página tempo online postou em julho ou junho (não lembro) isso que tá no print abaixo, que o dipolo do índico também ajudaria nessas chuvas do centro norte. Talvez isso seja melhor sentido na segunda quinzena do mês, provavelmente.
  4. O céu tá meio carregado agora aqui em Pombal, inclusive caiu até uns pingos, mas nada demais. Pela imagem de satélite dá pra ver o banco de nuvens cobrindo um pedaço do sertão da PB 👇 Um início de mês com o pé direito, considerando que a média de setembro é só de 0,7 mm.
  5. Amanhecer de sábado (27/08) foi gelado por aqui. Estação automática de São Gonçalo-PB, a oeste, teve mínima de 16,8°C, e hoje ela também registrou uma boa mínima, 17,6°C. São bons valores se tratando de fins de agosto. Nessa época do ano isso é o máximo de reporte de condições de tempo que trago do sertão, já que não ocorre nada. Ainda tenho que postar os resumos mensais que estou devendo desde março daqui, farei isso até o final da semana.
  6. Tem uma onda de leste no mar, próximo a costa do RN e da PB. Não sei quais serão seus efeitos, mas torço pra pelo menos um céu mais nebuloso amanhã pro sertão paraibano.
  7. Boa noite. Voltou a chover bem em pontos do sertão paraibano no dia de ontem, mas com bem menos intensidade em comparação ao dia anterior. Desta vez os maiores acumulados ficaram concentrados nos municípios que fazem fronteira com o RN. Satélite das 17:30 de ontem👆 O maior acumulado de chuva ocorreu em Uiraúna: Em Pombal choveu 3 vezes, todas pancadas bem curtas, de 13:30 e no final da tarde. Aqui em casa tive 2,6 mm. Rafael Santos
  8. O evento de chuva que ocorreu na noite de ontem e parte da madrugada de hoje no sertão paraibano foi muito forte. Foram vários e vários pontos que registraram volumes acima dos 50 mm em uma região onde a média mensal sequer atinge os 14 mm. Nas estações oficiais da AESA os acumulados foram esses: Coloquei na frente da chuva caída ontem e hoje a média de agosto de cada estação. Desse top 10, as 7 primeiras ficam a menos de 30 km daqui de Pombal. Não chovia com tanta intensidade e abrangência em um mês de agosto desde o ano de 2009, quando nos dias 25 e 26 de agosto daquele ano ocorreram chuvas fortes na nossa região. Muito provável que este evento de chuva atual tenha sido o mais forte de 2022 até agora (não verifiquei). Em Pombal choveu de forma moderada a forte por mais de 6h, em alguns momentos ela caiu com muita intensidade e contou com a presença de trovões bem fortes. Na estação oficial da AESA caíram 54,6 mm, enquanto aqui em casa foram 61,4 mm, para uma média de 7,3 mm. Com este evento agosto de 2022 ocupa o 4° lugar do ranking de agosto mais chuvoso (1914, 2009, 1972, 2022). Não que isso importe ou seja relevante, mas esta foi apenas a 2ª vez na vida que ouvi trovões em agosto kkkkk (a 1ª foi justamente em 2009). Foto mostrando a linha chegando: Rafael Santos Print do satélite das 21:30 de ontem:
  9. Boa noite. Muita chuva em vários pontos do sertão da PB nesta noite por causa da influência da onda de leste. Em Pombal chove desde 18h, a chuva vem de forma moderada a forte e acompanhada de trovões. A média de agosto no sertão varia entre 5 e 15 mm, mas já tem estações com mais de 40 mm, até 70 mm (CEMADEN de Coremas).
  10. No sábado ocorreram chuvas fortes em pontos do leste da PB por conta da onda de leste. O gfs conseguiu pegar melhor o local de acumulados mais elevados (embora tenha colocado valores bem maiores). No sertão da PB também houve influência desse sistema, em alguns pontos choveu forte (Curral Velho, no Vale do Piancó, teve 42 mm) e em outros caiu apenas chuvas bem fracas, esparsas. Eu tirei essa foto no final da tarde do sábado mostrando pancadas fracas e isoladas a noroeste da cidade de Pombal: Pelo gfs tem um outro sistema pra chegar entre o fim da noite de terça e madrugada de quarta: Ele teria uma boa influência por aqui no sertão da PB, considerando a velocidade dos ventos e esses valores de umidade.
  11. Tem uma onda de leste ativa no mar próximo a costa do RN e da PB no momento. Pelo modelo europeu e canadense os acumulados desse sistema serão bem elevados, em diferentes locais: As projeções vão até às 9h do domingo (31). O modelo europeu coloca valores bem mais baixos, de até 50 mm na costa.
  12. Mais uma onda de leste a caminho. Desta vez o modelo europeu é quem projeta os maiores volumes: O americano projeta volumes menores e menos espalhados: As projeções vão até às 6h de sexta. Satélite mais recente mostra a onda no mar, além de outra menor e mais fraca entre o AL e o SE:
  13. Ontem foi mais um dia instável no sertão da PB. Em vários momentos da tarde ocorreram pancadas de chuva ao redor do município de Pombal. Rafael Santos Só no final da tarde que caiu uma pancada de chuva aqui em casa (a última foto mostra ela 👆), acumulando 3,5 mm. As chuvas mais significativas no sertão ocorreram a noroeste daqui, nas cidades que fazem fronteira com o RN e CE: As setas vermelhas são das cidades do sertão. Bernardino Batista vai em 80,1 mm em apenas 5 dias, sendo a média de julho lá de 33,7 mm.
  14. O sábado foi bem instável aqui em Pombal, no sertão da PB. Houve ocorrências de pancadas no município em vários momentos a partir do começo da tarde. Algumas fotos (estão em ordem cronológica): Rafael Santos Aqui na cidade ocorreu uma pancada forte por volta das 17h30, tirei uma foto dela chegando: Foram 13,8 mm nessa chuva. Não choveu ontem embora tenha passado o dia quase todo fechado, e hoje há pequenas chances. Pelo GFS tem outro sistema que pode chegar na quinta-feira: Ventos em 850 hPa, 17h de quinta
  15. Saída mais recente dos modelos europeu e americano. A previsão vai até o fim da segunda. O local com o pico de volume de chuva varia nos 2 modelos. Satélite das 23h
  16. GFS veio naquele pique bem exagerado pra sua região: O europeu já é bem mais comportado (ainda assim altos volumes em apenas 3 dias): As previsões são para até o fim da segunda-feira. Tem essas nuvens no mar ao leste, provavelmente serão elas as responsáveis pelas chuvas:
  17. Olhando esses recordes de Vitória da Conquista eu fico em dúvida sobre aquele valor de 1976 de Monteiro, no caso esse: Seria bom um comentário de alguém que entende bem sobre a veracidade desse dado. *** A chuva caiu forte no litoral da PB por volta do meio dia, com volumes elevados em algumas estações no CEMADEN:
  18. GFS tá colocando alguma coisa, provavelmente outra onda de leste, pra chegar na costa leste do Nordeste a partir de amanhã: 29/06 30/06 01/07 02/07 As imagens acima são todas do horário das 18h, e os ventos são do nível 850 hPa. Seriam 3 ou 4 dias de atuação. Diferentes modelos (o americano e o europeu nos prints abaixo) colocam volumes entre 80 mm e 150 mm até o fim do sábado em pontos entre RN e PE. Esperar que sobre alguma chuvinha pra nós aqui no sertão da PB.
  19. A estrutura do sistema está muito bem desenvolvida. Vários modelos estão colocando valores entre 80 mm e 120 mm até a manhã de sexta entre o AL e a PB. Nesse ritmo provavelmente vai acabar saindo valores de chuva significativos até no sertão.
  20. As pancadas de chuva ocorridas no dia de ontem aqui em Pombal-PB acumularam 7,3 mm em casa. No mês tenho 86,7 mm, esse número já é maior que o valor caído no mês de abril (83,3 mm) que foi bem ruim. No final da tarde choveu muito em Itaporanga, no Vale do Piancó, ela teve duração de 35/40 minutos a julgar pelas imagens de radar no momento. Foram 68,4 mm, várias ruas ficaram alagadas na cidade. A foto abaixo mostra o Cb visto daqui: Rafael Santos Print do radar da funceme mostrando o núcleo responsável pela chuva forte em Itaporanga 👆 *** O modelo americano mostra um distúrbio de leste chegando na madrugada de amanhã na costa leste: Já é possível ver o sistema no satélite:
  21. Ontem voltou a ocorrer pancadas de chuva no sertão da PB. Aqui em Pombal choveu por volta das 16h50, foi uma pancada forte que durou quase 20 minutos, com trovões. Algumas fotos da chuva chegando: Rafael Santos Aqui em casa essa pancada acumulou 12,4 mm. Tenho 79,4 mm nesse mês de junho, bem acima da média (o dobro dela mais especificamente). Dos meus registros (2013 até agora) esse junho já é o mais chuvoso. *** Hoje novamente tivemos pancadas de chuva. Em Pombal já choveu 3 vezes. O sistema responsável é essa onda de leste: Até o fim do dia podem vir novas pancadas.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.