Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2421
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    26

CloudCb last won the day on March 27

CloudCb had the most liked content!

About CloudCb

  • Birthday 11/09/1997

Location

  • Location
    Pombal, Paraíba

Recent Profile Visitors

6539 profile views

CloudCb's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

20.7k

Reputation

  1. Não foi comentado, porém a onda de leste de ontem não chegou a provocar chuvas no sertão da PB, ao menos significativas (acima de 10/15 mm). Por outro lado, elas caíram com boa intensidade no sertão do PE. Satélite de 17:30 de ontem Segundo a APAC choveu 31 mm em Ipubi, 26,5 mm em Lagoa Grande, 21,8 mm em Calumbi e 21,6 mm em Petrolina. As médias dessas cidades, para julho, ficam entre 1 e 11 mm.
  2. Pela imagem de satélite abaixo é possível observar 2 sistemas distintos. 1 atuando entre o PE e AL, e 1 no oceano a nordeste do RN: O 1° sistema, do PE e AL, provocou acumulados significativos no leste do PE, de até 60 mm nas últimas 12 horas segundo o CEMADEN: A estação de Pedra, que fica no interior, próximo de Arcoverde, também registrou chuva forte, com 35 mm acumulados, caídos hoje à tarde. Aqui em Pombal-PB no momento cai alguns chuviscos. Pelo GFS talvez possa cair algo aqui na região amanhã, mas não confio muito nisso não.
  3. O distúrbio de leste provocou alguns temporais típicos de verão no sábado (06/07) aqui no sertão da Paraíba. Satélite de 16h30 de 06/07 Em Pombal choveu em 2 ocasiões. A primeira delas foi num temporal que caiu entre 16h e 16h30 (voltou a chover novamente de 16h50 até 17h40 mas foi bem fraca). Essa chuva foi um evento típico de verão, muito forte, muitos raios e trovões bem fortes, além de rajadas de vento. Inclusive o vento causou alguns estragos na região, como mostra o vídeo abaixo (fonte já no vídeo). Fotos que tirei da chuva pouco antes dela chegar. An_n6T4E8vHi_0svcxCgt1_2wKtID2XzTVCCmM1WH89vQudGXY_4e_Rd4DbHfuJ.mp4 A segunda chuva caiu por volta das 19h40. Durou cerca de 25 minutos, e em alguns momentos ela caiu com forte intensidade, mas sem raios e ventos. Aqui em casa ao todo eu tive 30,1 mm, fazendo com que julho fique acima da média (que é de apenas 21,4 mm).
  4. Tarde bem instável entre o PE e a PB por influência da onda de leste. Próximo daqui de Pombal tem várias instabilidades se formando:
  5. Atualizando: tem mais convecção do que eu imaginava no sistema: E, também, ele está mais forte do que imaginei: Ventos em 850 hPa, água precipitável Bora ver o que esse monstrinho vai provocar no litoral do PE e da PB.
  6. No momento, há uma infiltração atuando no leste da região nordeste, causando algumas chuvas nas cidades costeiras (no PE e AL) da ordem de 20 a 30 mm segundo o CEMADEN: Mas, olhando a imagem de satélite, nota-se um distúrbio de leste logo em frente ao litoral da PB e PE. Esse sistema deve chegar no final da noite de hoje ou na madrugada de amanhã. Talvez caia algo aqui no sertão da PB amanhã, assim eu espero, mas fico satisfeito se o céu ficar nublado (como hoje).
  7. A automática do INMET de São Gonçalo - PB teve mínima de 16,7°C hoje. Não foi a menor mínima do ano porque essa ocorreu ontem, com 16,0°C.
  8. Apesar do dia todo ter sido fechado e com alguns pingos esparsos pela manhã e início da tarde, só veio chover de fato em Pombal-PB depois das 16h. De lá pra cá ora chuvisca ora chove fraco, de forma ininterrupta. Não gera volumes altos, mas chega a escorrer no telhado e molha bem a terra. No leste nas últimas 12h foram registrados volumes mais significativos, segundo o CEMADEN:
  9. Hoje foi um dia bem instável no sertão da PB. O dia todo foi assim: Rafael Santos São Gonçalo teve máxima de 29,6°C às 12h, de lá pra cá foi só caindo. Patos teve máxima de 28,4°C, e fazia apenas 23,9°C às 17h lá.
  10. No momento tem várias instabilidades entre o Cariri e Agreste da PB, e no Agreste do PE. Talvez volte a chover aqui no Sertão de madrugada. Devido a essas instabilidades no PE, várias cidades acumulam volumes bem significativos, segundo o CEMADEN: Olhando o satélite, dá pra notar as instabilidades responsáveis por essas chuvas: Isso que destaquei em azul é outra onda de leste, que deve chegar amanhã. Pelo europeu deve chover de forma volumosa até a noite de amanhã no litoral do PE:
  11. Hoje de madrugada choveu em vários municípios do sertão da Paraíba, em função da onda de leste que provocou altos volumes no litoral do RN. Aqui em Pombal choveu umas 3 ou 4 vezes, acumulando 9,4 mm ao todo aqui em casa. Com isso tenho 20 mm no mês, o que significa que temos metade da média na metade do mês. Segundo a AESA choveu 36 mm em Belém do Brejo do Cruz, 24 mm em Emas e 20,6 mm em Riacho dos Cavalos.
  12. No momento a onda de leste está bem mais visível comparando com ontem à noite. Pelo GFS deve chegar hoje à noite ou de madrugada. Uma coisa que me chamou a atenção é que, hoje é dia 11, mas já tem várias estações na região central do Ceará que já acumulam o dobro da média do mês de junho, segundo a FUNCEME:
  13. Tem uma onda de leste se desenvolvendo mais ou menos nessa região abaixo, não dá pra ver direito por causa da alta quantidade de nuvens altas: Mas ele aparece no campo de água precipitável: Pelo GFS esse sistema deve chegar na noite de amanhã na costa: A acompanhar.
  14. De madrugada se formaram algumas instabilidades entre o sudoeste do RN e o centro-leste do CE. Segundo a FUNCEME choveu 69 mm em Solonópole, 61 mm em Bastiões e 57 mm em Canafistula (ambos postos no município de Iracema) e 56 mm no Açude Santa Maria (no município de Irerê). Satélite de 1h da madrugada de hoje.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.