Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2398
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    26

CloudCb last won the day on March 27

CloudCb had the most liked content!

About CloudCb

  • Birthday 11/09/1997

Location

  • Location
    Pombal, Paraíba

Recent Profile Visitors

6331 profile views

CloudCb's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

20.4k

Reputation

  1. Vem chegando uma outra onda de leste. No momento está no mar em frente ao litoral do RN e da PB: Minha expectativa é que, apesar do vento em 700 hPa ficar de ENE/NE na costa, esse sistema cause apenas tempo nublado aqui em Pombal-PB. Em termos de volumes, o GFS (1ª imagem abaixo) e o europeu (2ª imagem abaixo) projetam valores elevados até a manhã de sexta, dia 24, mas o europeu é mais agressivo:
  2. Nesse momento, tem um outro distúrbio na costa, em frente ao litoral do Pernambuco e Alagoas. Pelo GFS, ele deve influenciar o sertão também, mas se vai provocar chuva é outra história: O nível de ventos é 700 hPa Chama a atenção também a projeção do GFS pra quinta: O nível de ventos é 700 hPa Um outro sistema que pelo visto vem pelo nordeste. Também não sei se ele vai provocar chuvas aqui no sertão. Mas se chover aqui em Pombal, vai só contribuir pra aumentar o saldo positivo, porque tenho 204,5 mm no mês (100,3% acima da média).
  3. Ontem o distúrbio de leste provocou eventos de chuva significativos tanto na Paraíba como no Rio Grande do Norte. Primeiramente tivemos ocorrência de chuvas fortes no Cariri sul, por volta das 16h. Satélite de 19/05 - 16h Segundo a AESA, choveu 102,3 mm em Sumé e 73 mm em Camalaú. Uma estação do CEMADEN em Patos registrou 39,6 mm em apenas 30 minutos (todas na PB). Mais tarde, depois das 20h30, apareceu um Cb enorme entre o RN e a PB: Satélite de 19/05 - 21h Esse sistema provocou, segundo a EMPARN, 162,4 mm em Campo Grande e 150,2 mm em Janduís (essas 2 são do RN). Aqui em Pombal-PB tive apenas 2 mm numa chuvinha fraca que caiu depois das 20h.
  4. De fato entrou, mas não provocou nada, apenas jogou nuvens médias que deixaram o tempo encoberto e o ambiente confortável: Uma tarde típica de inverno. Talvez hoje tenha alguma chance melhor de chuva. Esperar pra ver. Tem uma outra onda de leste atuando, mas agora está entre o litoral norte da Bahia e o Alagoas:
  5. Hoje foi um dia meio típico de inverno em Pombal. As nuvens não tinham muito topo, as chuvas quando apareciam eram só uma cortina rala e havia algum vento com rajadas ocasionais. Amanhã aparentemente as chances de chuva devem aumentar, provavelmente por conta desses Cbs que estão no mar nesse momento: Deve ser alguma outra onda de leste, que deve adentrar até o sertão no fim da tarde:
  6. Em Pombal, PB ontem choveu muito. Choveu em 2 momentos (embora não tenha havido uma divisão de fato pois desde o início não chegou a parar, no máximo ficava um chuvisco audível no telhado): entre 20h e 21h30 e entre 22h40 e meia noite. Predominou chuva com moderada intensidade, mas em determinados momentos, principalmente depois de 23h, chegou a ficar bem forte. Ocorreram algumas trovoadas também depois de 23h30. Ao todo caíram 67,4 mm aqui em casa, elevando o total mensal para 202,5 mm (98,5% acima da média). Nesses 10 anos de medição foi só a 2ª vez que atingi a casa dos 200 mm em maio (a outra foi em 2020). Nos municípios ao redor de Pombal ocorreram altos volumes também segundo a AESA, de destaque tivemos Vista Serrana (104 mm), São José de Espinharas (98,2 mm) e São Bentinho (86,1 mm).
  7. No final da tarde de ontem houve a formação de algumas pancadas de chuva a sudeste de Pombal, PB. Rafael Santos Aqui em casa caiu uma pancada bem rápida, acumulando 3,4 mm. São Bentinho, 14 km a sudeste, teve 15,1 mm. Pela madrugada, houve a formação de novos Cbs muito isolados uns 25 km ao norte daqui: 1h da madrugada de hoje Essas instabilidades foram responsáveis pelo volume de 119,7 mm em Jericó e 43 mm em Mato Grosso (essas localidades ficam apenas 10 km distantes uma da outra). Hoje a instabilidade aumentou, no momento muitos núcleos segundo o radar: Inclusive, aquele sistema na região de Campina Grande está bem severo, derrubando enorme quantidade de água na cidade:
  8. Ontem na hora do almoço, pouco antes do meio dia, caiu uma pancada de chuva em Pombal, que durou uns 5 minutos. Por volta das 13:30 voltou a ocorrer outra pancada de chuva, durando uns 7 minutos, mas diferente da anterior, teve quase 1 minuto que ficou torrencial: Devido aos fortes ventos em 850 hPa e 700 hPa (>35 km/h) as chuvas não duravam mais que 10 minutos, o que não impediu a formação de Cb no Vale do Piancó, derrubando 32,7 mm em Itaporanga. Aqui em casa tive 6,8 mm o que eleva o total de maio pra 131,1 mm.
  9. Agora é possível ver melhor no satélite a nova onda de leste, que conta com alguns Cbs. Deve atingir a costa na noite de hoje.
  10. Neste momento, existe um banco de nuvens no mar dentro desse quadrado branco, mais ou menos no meio desse monte de nuvens altas, que não permite visualizar com nitidez: Sobre ele, o GFS nas suas projeções põe que vire mais uma onda de leste, chegando ao litoral do Alagoas e Pernambuco na noite de amanhã, quarta: Seria mais um sistema que, supostamente, poderia provocar novas chuvas aqui no sertão da Paraíba na quinta:
  11. A onda de leste que afetou o litoral do Alagoas provocando volumes de até 200 mm em 24h, também jogou instabilidade pra cá pro sertão da Paraíba. A chuva foi se formando no meu leste por volta de 1:30 da madrugada, e ganhando força. Até que por volta das 2:30 começa a chover fraco em Pombal, aumentando pra moderada a forte intensidade de 2:40. Mais ou menos de 3:10 a chuva ficou bem intensa. Apesar da intensidade, não teve nenhum vento e nenhuma trovoada. Pelo satélite era um pequeno Cb: Só fui ouvir um único trovão por volta das 4:15. Mais ou menos de umas 4:25 ela foi perdendo força de maneira gradual até parar por volta das 4:40. Foram cerca de 2 horas de chuva, totalizando 95,1 mm aqui em casa. Esse foi o maior valor que registro em um único dia de maio desde que comecei meus registros, em 2014, superando os 73,8 mm de 18/05/2020. Com isso, tenho agora 123,4 mm neste mês, acima da média (que é de 102,1 mm). E em 2024 até agora tenho 1052,7 mm, 28,4% acima da média anual de 820,1 mm.
  12. Algumas estações já ultrapassaram os 200 mm em 24 horas. A chuva perdeu força na região, mas ainda chove fraco.
  13. A onda de leste enfim atingiu o Alagoas. Várias estações do CEMADEN no litoral já ultrapassam os 40 mm.
  14. Bom dia. No momento há uma onda de leste no mar, que deve ganhar força ao longo do dia e atingir o litoral do Alagoas, segundo o GFS. Satélite das 7h10👆 Projeção do Earth, das 7h, em 850 hPa, na variável água precipitável, mostrando a onda O mesmo que na imagem anterior, mas para as 23h de hoje, com a onda atingindo o litoral do AL principalmente Pela previsão do GFS esse sistema deve adentrar o interior e chegar no sertão. Talvez chova aqui em Pombal pela tarde amanhã: Projeção do Earth para as 15h de amanhã, terça A acompanhar.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.