Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Posts

    2556
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    32

CloudCb last won the day on April 15

CloudCb had the most liked content!

About CloudCb

  • Birthday 11/09/1997

Location

  • Location
    Pombal, Paraíba

Recent Profile Visitors

12282 profile views

CloudCb's Achievements

Veteran

Veteran (13/14)

  • Dedicated Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

22.1k

Reputation

  1. Hoje a estação automática a 2km daqui de casa, em Pombal-PB, registrou a menor temperatura do ano, até agora. 18,9°C às 5h30. Deu pra sentir um friozinho, considerando que ainda não havia baixado dos 20°C até agora em 2025. Acredito que a maior dificuldade das temperaturas baixarem esteja relacionada a quantidade de nuvens, o mês de junho foi bem nebuloso aqui, enquanto hoje o céu esteve (e está) sem nenhuma.
  2. Por influência do distúrbio de leste, ontem ocorreram várias pancadas de chuva ao longo da tarde e noite em Pombal, no sertão da PB. Foram chuvas rápidas e fracas. Tive 3,1 mm ao todo. Na imagem de satélite mais recente, é possível notar mais dois distúrbios (ou três se considerar o que está mais distante, quase fora da imagem, ao leste da PB): o que está na costa do Alagoas e o que está ao leste do Sergipe no meridiano 30° W.
  3. Estação chuvosa de 2025 aqui em Pombal - PB, mais especificamente, nos meus registros. Os meses de Janeiro e Março contribuíram bastante pra que a estação chuvosa terminasse acima da média. O mês de fevereiro foi extremamente seco, algo bem anormal. Quanto aos dias que registraram chuva acima de 1 mm, apenas Janeiro ficou acima da média, com 5 dias a mais. Março ficou na média e os outros 3 meses fecharam abaixo, resultando em um desvio negativo de 3 dias. Apesar da irregularidade, já é o 6° ano seguido em que terminaremos com volumes acima dos 800 mm. O último ano abaixo de 800 mm foi 2019.
  4. O distúrbio de leste atingiu o litoral do Pernambuco, provocando chuva muito volumosa. Igarassu chegou a ter quase 70 mm em apenas 1h. Satélite das 6h.
  5. Há um distúrbio de leste no mar, provavelmente deve chegar na costa hoje à noite ou na madrugada de amanhã. Não espero por chuva, apenas que o céu fique nublado. Se cair alguma chuvinha, ótimo. Hoje cedo tive registro de chuviscos, aqui em Pombal-PB, mas nada demais.
  6. Há um distúrbio de leste no oceano, com atividade convectiva, a leste do RN. Pelas projeções deve chegar amanhã à noite ou na madrugada de domingo, podendo influenciar com pancadas de chuva no Sertão.
  7. Sábado, dia 14, houve a ocorrência de algumas pancadas de chuva aqui em Pombal, no Sertão da PB. Algumas chegaram a cair com moderada intensidade no período da noite, apesar da curta duração. Tive 5,2 mm ao todo. Hoje de madrugada voltou a chover novamente, foi fraco, acumulando 2,7 mm em casa. Tenho 16,1 mm em Junho. 2025 vai em 839,8 mm, acima da média de 831,2 mm.
  8. Entre o final da noite de ontem e o começo da madrugada de hoje ocorreram algumas pancadas de chuva no Sertão da Paraíba. Satélite da 00h. Em alguns municípios ela veio com bastante intensidade, com volumes acima dos 15 mm em 10 minutos. Segundo a AESA, os volumes foram os seguintes: Monteiro (automática): 66,2 mm Monteiro (convencional): 60,6 mm Sousa (automática): 56,2 mm Cajazeirinhas: 48,5 mm Olho D'água: 25 mm. Aqui em Pombal os volumes variaram de 7,9 mm aqui em casa a 15,8 mm na estação automática.
  9. Tem um núcleo muito isolado no sul do Cariri da Paraíba nesse momento, que está provocando uma chuva muito intensa em Monteiro. A estação automática da AESA de lá já vai em quase 60 mm em pouco mais de 40 minutos de chuva:
  10. Irônico seria se isso realmente ocorresse, aí seria um repeteco do episódio de 1985 considerando as datas, a frente chegando no Nordeste e provocando chuvas intensas em vários pontos do Sertão em pleno mês de Junho.
  11. No final da tarde de ontem se formou uma instabilidade isolada próximo de Pombal, no sertão da PB. A chuva passou apenas de raspão aqui na cidade, tive somente 0,6 mm enquanto que a estação automática no norte teve 3,8 mm. O que não teve de chuva teve de raios e trovoadas. No mês eu tenho 41,3 mm (42,3% da média de maio), e faltam apenas 10,2 mm pra média anual ser atingida aqui em casa (tenho 821 mm até agora). Talvez volte a cair alguma chuva hoje ou amanhã, porque tem uma onda de leste na costa do Alagoas nesse momento:
  12. Entre a tarde e a noite de ontem choveu muito em pontos do Sertão da Paraíba. Em Pombal choveu forte por alguns momentos por volta das 17h. Os volumes foram bem uniformes na cidade, já que aqui em casa eu tive 30,6 mm e a estação automática, no norte da cidade, teve 30,8 mm. No alto Vale do Piancó foi onde ocorreram os maiores volumes do Sertão, com 116 mm em Manaíra, 100,5 mm em Santana de Mangueira, 87 mm em Ibiara, 68,5 mm em Santa Inês, 55,5 mm em Conceição e 55 mm em Curral Velho. O valor de Manaíra representa a chuva mais intensa em 24h para o mês de maio, além de ser o único evento acima dos 100 mm registrado em maio. No lado pernambucano destacou-se Triunfo, que segundo o CEMADEN foram registrados 180 mm. A título de curiosidade eu comparei esse registro com a série histórica do município, vi que esse valor supera o maior volume já registrado em um único dia para maio (144 mm em 27/05/1940) e o maior volume de toda a série (161 mm em 03/04/1937), porém como eu não sei se essa estação está no mesmo local do pluviômetro convencional, ficará apenas a título de curiosidade.
  13. Está chovendo muito no litoral da PB e do PE. Nas últimas 12h os volumes já passam dos 40 mm em várias estações: Aparentemente a chuva deve seguir madrugada adentro.
  14. É impressionante a quantidade de chuva que está caindo em pontos da região do alto Vale do Piancó, na PB, e na região de Triunfo, no PE. O print acima é de Santana de Mangueira, estação automática da AESA, na PB, que teve 68 mm em 1h e continua chovendo forte. Este acima é de Flores, no PE, com dados do CEMADEN. Lá chegou a ter 69,2 mm em apenas 1 hora, e 22,9 mm em 10 minutos. Já este abaixo, é de Triunfo, também com dados do CEMADEN: Lá ainda tá chovendo forte (em Flores já diminuiu), nas últimas 6 horas caíram 121,8 mm. Satélite mais recente ☝️
  15. Com a continuidade da chuva no litoral do Alagoas, a região de Maceió ultrapassou a marca dos 200 mm nas últimas 24h, segundo o CEMADEN: A projeção mais recente do modelo europeu de algum modo conseguiu aumentar a intensidade dos volumes previstos até a quarta (21): Ontem não houve registro de precipitações no Sertão da PB, porém hoje talvez venha a chover por aqui. Considerando que tem vários núcleos de chuva entre o Cariri sul da PB e a região de Caruaru segundo o radar, talvez mais tarde ocorram algumas pancadas aqui em Pombal (ou não, vai saber).
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.