Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Posts

    953
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    12

Tstorm last won the day on December 10 2021

Tstorm had the most liked content!

3 Followers

About Tstorm

  • Birthday 12/24/2000

Location

  • Location
    Queimada Nova - PI, Petrolina - PE

Recent Profile Visitors

3492 profile views

Tstorm's Achievements

Mentor

Mentor (12/14)

  • Conversation Starter Rare
  • Very Popular Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Posting Machine Rare

Recent Badges

8.5k

Reputation

  1. Durante a tarde de ontem (20) tivemos uma pancada bem isolada de chuva. Foram 12 mm aqui na zona rural e 5 mm na cidade. *Essa foto não é do núcleo que me atingiu, mas sim de outro. Assim, o acumulado mensal está em 84 mm na cidade e de 58 mm aqui na zona rural. Ainda bem abaixo da média, mas pelo menos com essa chuva tivemos chuvas em todas as semanas do mês. Já hoje (21) tivemas mais algumas pancadas muito isoladas, mas nenhuma me atingiu. Apesar das chuvas estarem decepcionando muito em março, o ponto de orvalho tem estado muito elevado para os padrões daqui. Hoje, por exemplo, o PO chegou a 24,2ºC em Paulistana. É muita umidade e abafamento, mas pouca chuva.
  2. Gravíssimo cenário previsto no estado do Rio de Janeiro para esta semana, sobretudo entre sexta e sábado. Todos os principais modelos internacionais (ECMWF, ICON e GFS) indicam volumes extremos de chuva até domingo. Isso numa região que já tem um histórico de graves problemas com chuva extrema. A previsão abaixo é do modelo modelo europeu (via Yr.no) para a cidade de Guapimirim.
  3. Essa estação do Alerta Rio de Guaratiba é completamente bugada. Como todos sabem, esses cálculos de sensação térmica (muito duvidosos por sinal), são baseados em temperatura e umidade, e essa estação não registra nenhum dos 2 corretamente. Primeiramente, sobre a temperatura. A estação de Guaratiba fica localizada exatamente no mesmo local do INMET de Marambaia, como é possível observar no mapa abaixo do site do INMET. Os pontinhos verdes são cada uma das estações. Hoje, por exemplo, o INMET registrou máxima de 38,5ºC. Ontem, o Alerta Rio registrou 40,0ºC, enquanto o INMET 38,0ºC. Ou seja, a estação do Alerta Rio está registrando máximas 2ºC acima da realidade. Quanto a umidade, infelizmente o INMET/Marambaia não está registrando dados de UR. Porém, há uma estação particular a 5,8 km de ambas que pode ser utilizada para realizar essas comparações (marcada com um ponto vermelho no mapa). Essa PWS (WS-1400) registra tempeturas bem próximas ao INMET de Marambaia. Ontem (16), o Alerta Rio registrou UR mínima de 55%, na PWS foram 47%. Sexta (15), a diferença foi de 74% no Alerta Rio contra 56% na PWS. Na quinta, foram 83% do Alerta Rio e na 64% PWS. Ou seja, são em média 15% de diferença na umidade. O resultado desses erros são essas ínumeras matérias com sensações térmica estratoféricas que o próprio Alerta Rio divulga. E por fim, mesmo utilizando dados reais de temperatura e umidade, eu acho bastante questionáveis esses cálculos de sensação térmica, sobretudo se tratando de calor. Como o próprio nome diz é uma sensação, algo biológico e pessoal, não vejo sentido em utilizar um número para isso.
  4. Queimada Nova teve uma quarta-feira (13) chuvosa. Foram 21 mm aqui na zona rural e 9 mm na cidade. O acumulado foi dividido em duas chuvas que caíram de manhã e de tarde. Na zona rural, a maior parte (15 mm) caiu durante a tarde, enquanto na cidade choveu mais pela manhã (6 mm). Chegamos na metade do mês, e o acumulado mensal agora está em 77 mm na cidade, em 46 mm aqui no sítio e em apenas 34 mm na localidade Pereiros. Os volumes de chuva previstos para o restante do mês estão baixos, embora as previsões iniciais indicassem um março chuvoso, provavelmente não vão se confirmar, pois a média é de 152 mm. É até curioso que apesar das águas do Atlântico na costa do NE estarem extremamente quentes, provalmente nunca estiveram tão quentes na história como agora, março deve terminar abaixo da média aqui. O problema é que tem subido poucas frentes-frias devido ao bloqueio no centro-sul do país e a ZCIT sozinha não consegue trazer grandes acumulados pra cá. No duelo entre o El Niño e Atlântico aquecido, o El Niño parece que já se saiu vencendor neste mês.
  5. Ontem (3) não tivemos muitas emoções em Queimada Nova, com excessão de um núcleo isolado que se formou ao norte no fim da tarde. Já hoje (4), acordei às 4:30 com uns pingos grossos de uma chuva forte. Houve relatos de granizo bem miúdo, mas eu não cheguei a levantar pra observar. Mas a chuva foi muito rápida, acumulando apenas 12 mm aqui no sítio, embora tenha continuado chuviscando até uma 8:00. Na cidade a chuva foi volumosa. Ao chegar lá hoje, o pluviômetro estava com 65 mm. Essa foi a soma dos acumulados das chuvas de sábado à tarde, domingo de manhã e a da madrugada de hoje. Desse total, só hoje foram no mínimo uns 50 mm, pois as outras chuvas foram relatadas como fracas. Março já está com 68 mm na cidade e 25 mm aqui no sítio. A média de março é de 152,0 mm
  6. Sobre ontem (2), tivemos um repeteco de sexta. Pela manhã, tivemos neblina novamente, mas mais fraca e localizada nas áreas baixas. A tarde novamente temporais, desse vez foram os mais fortes da semana na região. Contudo, aqui na zona rural foram apenas 2 mm. Os núcleos passaram ao norte. Na cidade a chuva foi mais forte (uns 10 mm talvez), ainda não sei acumulado. Essa chuva de lá foi de uma nuvem isolada. Dessa forma, chegamos ao terceiro dia seguido com chuva à tarde, algo muito raro aqui. A imagem de satélite da região Nordeste na tarde de ontem estava linda novamente. Nas primeiras horas da noite tínhamos muitos relâmpagos no céu, conforme mostra o print do site da Sigma, mas não choveu mais. Na expectativas de mais temporais na tarde de hoje.
  7. Sobre sexta (1), depois da garoa na noite anterior, o céu deve ter ficado limpo e ao amanhecer houve mais um evento raro aqui: nevoeiro! Logo após, o sol apareceu com força. Assim, à tarde houve mais temporais isolados. Foram 11 mm aqui no sítio e 3 mm na cidade. Mas de modo geral, houve menos núcleos na minha região do que na quinta.
  8. Os últimos 3 dias reservaram eventos raros em Queimada Nova (vou fazer mais posts). Primeiramente sobre quinta (29), foi um dia típico de verão (mas não o daqui), muito sol pela manhã e fortes pancadas de chuva à tarde. Na cidade choveu 21 mm por volta das 14:15. Aqui está a raridade do dia. Essa foi a primeira chuva com acumulado superior a 15 mm que cai à tarde desde o dia 15/02/2023. Ou seja, eram mais de 1 ano sem nenhuma chuva minimamente expressiva à tarde. Em Acauã, munícipio limítrofe, o temporal acumulou 68,2 mm, enquanto em Paulistana (11 km de Acauã) foram apenas 4,0 mm. À noite houve uma chuva fraca continua que acumulou 4 mm, totalizando 25 mm no dia na cidade. Assim, fevereiro finalizou com 129 mm, deixando o mês precisamente dentro da média que é de 129,6 mm. Aqui na zona rural foram apenas 6 mm quinta-feira e 120 mm mensais.
  9. Queimada Nova teve 2 mm de chuva na madrugada de ontem (24), chegando assim, ao oitavo dia seguido de chuva. Desde 2013, quanto eu comecei a registrar as chuvas aqui, este é o meu recorde de dias consecutivos de chuva, superando os 7 dias consecutivos entre os dias 16 e 22 de janeiro de 2016, porém diferente daquela ocasião na qual tivemos 242 mm, dessa vez tive apenas 81 mm nos 8 dias. A tabela acima mostra os acumulados em 3 pluviômetros no munícipio de Queimada Nova em fevereiro. Ou seja, embora com tanta chuvas a média do mês não foi superada, pois elas foram fracas. A média mensal é de 129,6 mm. Alguns locais próximos tiveram uma melhor sorte. São João do Piauí, por exemplo, teve 329,2 mm no mês até agora.
  10. Mais alguns vídeos do tornado em Estrela de Alagoas. Certamente foi o melhor tornado já registrado no Nordeste. Fenomeno-atinge-Estrela-de-Alagoas-5.mp4 VID-20240222-WA0082.mp4
  11. Entre a tarde de ontem e a manhã de hoje tivemos muita chuva novamente no Piauí. O mapa abaixo representa os acumulados nas últimas 24 horas referente às 10h30 de hoje. Foram 6 municípios que registraram acumulados superiores a 100 mm em 24 horas. Foram eles: 154,8 mm - Parnaíba (INMET) 122,4 mm - Oeiras (ANA) 122,0 mm - Santa Cruz do Piauí (ANA) 109,6 mm - Uruçuí (ANA) 107,0 mm - São João do Piauí (ANA)* 105,0 mm - Ilha Grande (Cemaden) Apesar do maior acumulado ter sido em Parnaíba, vou destacar o caso de São João do Piauí. Localizada no semiárido do estado, a cidade já tinha registrado 108,4 mm em 24 horas entre domingo e segunda-feira. Foram 217,3 mm em apenas 72 horas. No mapa aparece a estação automática do INMET com 178,0 mm, mas como já citado em um post anterior ela está descalibrada. Na convencional do INMET foram 79,4 mm hoje e 120,8 mm segunda-feira. Aqui em Queimada Nova tivemos outro dia chuvoso, embora os acumulados tenham sido baixos. Choveu em todos os turnos, com excessão da madrugada. Foram 2,5 mm pela manhã, com maior parte desse acumulado caindo umas 7h45, mas chuviscou ou garoou a manhã quase toda. Pela manhã, ainda houve o registro de 66,1 mm em Rajada, distrito de Petrolina, conforme mostra o mapa acima. Durante a tarde, umas 16h, algumas nuvens escuras se formaram aqui em cima, as bases estavam aparentemente bem baixas, então comecei a prestar atenção nelas. Foi quando eu notei a formação de uma nuvem funil ao sul daqui. Esse núcleo ainda trouxe mais 2 mm, mas antes disso e após a nuvem funil se dissipar, ao olhar para leste era possível observar um belo paredão branco de cbs, em constrate com as nuvens escuras em cima de mim e o céu azul mais a frente. Agora a noite voltou a chover fraco, foram 7 mm entre 21h00 e 22h30. Enfim, mais um dia típico de ZCAS.
  12. Queimada Nova teve mais um dia de chuva hoje (20). Foi um dia de pouquíssimo sol, a maior parte do dia teve predomínio de nuvens médias ou baixas. A chuva caiu por volta das 11h30 aqui no sítio, acumulando 25 mm. Na cidade choveu 22 mm. No extremo sul do município houve relatos de acumulados de 58 mm. Além disso, vale destacar a circulação atmosférica hoje no Brasil. Estava um espetáculo!
  13. A madrugada de hoje foi de chuva intensa aqui na região, especialmente ao norte e ao oeste de Queimada Nova. São João do Piauí, 94 km ao oeste, registrou 120,8 mm na convencional do INMET. A automática registrou 173,8 mm, mas no caso de dados pluviométricos confio mais nas convencionais. A média de fevereiro na cidade é de 123,7 mm. Na zona rural de São Francisco de Assis do Piauí a chuva teria ultrapassado os 180 mm. Usei a palavra "ultrapassado" porque os pluviômetros teriam transbordado. No extremo norte de Queimada Nova, já próximo a divisa com São Francisco de Assis, houve relatados de um acumulado de 150 mm. Aqui mais próximo a chuva foi fraca, foram 14 mm aqui no sítio e 19 mm na cidade, mas foi uma chuva leve que durou várias horas entre a madrugada e começo da manhã.
  14. Ontem, depois de um dia bem quente, tivemos uma chuvinha no ínicio da noite em Queimada Nova. Foram 17 mm aqui na zona rural e 10 mm na zona urbana. A chuva caiu entre 18h30 e 19h50. Mais ao sul a chuva foi mais forte pois veio água no riacho que passa aqui perto. Em Petrolina choveu até 52,0 mm no Cemaden durante a noite. Deve ter sido o primeiro dia de uma sequência de dias bem chuvosos. Os acumulados previstos são bem altos até quinta-feira. Essa é previsão do europeu para os próximos 10 dias: Hoje, até agora já tivemos garoa (1 mm), mas choveu forte perto. Na zona rural de São Francisco de Assis do Piauí, munícipio límitrofe ao norte, caíram 62 mm.
  15. Reportagem muito boa! Para complementar o assunto, segue os dados históricos da cidade de Juazeiro. É notável a queda acentuada dos acumulados anuais na cidade, conforme indica a linha de tendência. Em 2023, por exemplo, choveram apenas 182,6 mm, um ano de boas na maior parte do Nordeste. Nessa região, o relevo é bem plano, então é difícil até mesmo a formação daquelas "chuvas de verão", por conta simplesmente do calor e da umidade. As chuvas em Petrolina/Juazeiro geralmente só ocorrem em eventos de chuvas generalizadas, como na atuação de uma ZCAS. Mas é curioso notar que em Paulistana, estação que uso como referência para Queimada Nova, os anos estão com uma leve tendência de aumento de precipitação, ao contrário de Juazeiro. Por aqui, eu suponho que o aquecimento do planeta tem favorecido a ocorrência de chuvas cada vez mais volumosas. Em 2023, foram 758,0 mm aqui em Queimada Nova, seguindo a tendência de aumento de precipitação.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.