Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tstorm

Advisors
  • Posts

    1033
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    14

Everything posted by Tstorm

  1. Maceió teve 314,8 mm em apenas 48 horas. Print tirado hoje às 17h00m. E essa é a previsão do europeu até quarta-feira:
  2. Abril foi o terceiro mês seguido com chuvas abaixo da média na maior parte do estado do Piauí. Em abril, no entanto, tivemos uma mudança na distribuição da chuva em relação a fevereiro e março. Em abril, os volumes ficaram mais bem distribuídos. Muitas áreas do sul do estado tiveram chuva dentro da média em abril, ou até acima em alguns poucos pontos, caso de Queimada Nova que teve 135 mm (+96% da média | 68,7 mm). Já na cidade vizinha de Acauã, foram só 5,2 mm (menor acumulado do estado). No Centro-Norte, mesmo com volumes de chuva maiores, a chuva ficou chuva bem abaixo da média. Em Teresina, por exemplo, os acumulados variaram entre 68 mm e 98,8 (média de 264,9 mm). Mesmo no local que mais choveu em abril, Piripiri com 266,4 mm, a chuva também foi abaixo da média mensal, que é de 311,1 mm.
  3. Mesmo com baixa chance de chuva, voltou a chover forte hoje em Queimada Nova. Foram 64 mm na cidade por volta das 1h da madrugada. Foi apenas a segunda chuva do mês, mesmo assim abril já está com 134 mm (97% acima da média - 68,7 mm), pois choveu 70 mm na madrugada do dia 12. Choveu forte também em alguns municípios ao oeste daqui, como em Canto do Buriti com 65 mm e São João do Piauí com 42 mm. Aqui no sítio, 9 km ao leste da zona urbana de Queimada Nova, a chuva foi bem fraca: só 5 mm, sendo 48 mm abril. Apesar de não ter sido uma chuva forte generalizada. Essa chuva deve ajudar a aliviar a seca que estamos enfrentando. Lembrando que ficamos 71 dias sem nenhuma chuva acima de 5 mm entre 31 de janeiro e 11 de abril.
  4. Finalmente! Ontem (12) de madrugada, após 71 dias sem nenhuma chuva acima de 5 mm, finalmente choveu forte em Queimada Nova. Foram 70 mm na zona urbana, praticamente a média do mês (68,7 mm) em poucas horas. Imagem das 5 UTC de ontem (12) mostra grandes núcleos cobrindo o setor leste do Nordeste. Aqui no sítio registrei 43 mm, foi a chuva mais forte desde 30 de janeiro. Apesar do acumulado não ter sido tão alto, o riacho que passa aqui teve a maior cheia desde janeiro de 2024, devido aos altíssimos acumulados em suas nascentes, ao sul. Em um pluviômetro, 6 km ao sul, foram 110 mm. A chuva foi bem generalizada. Na zona rural do município de Lagoa do Barro do Piauí, houve relatos de 135 mm. Enquanto, nessa área circulada em vermelho no mapa, no município de Queimada Nova, foi a terceira chuva com acumulado superior a 100 mm desde novembro¹. A orografia da região favorece esses eventos extremos. Mapa dos acumulados de ontem na região de Queimada Nova. Embora não resolva o problema, essa chuva representa um alívio muito importante na grave seca que estamos enfrentando. ¹Meu tio mora nessa área e me envia os dados. Ele registrou 111 mm em 25/11/2024 e 119 mm em 14/01/2025. Porém, o pluviômetro quebrou e não foi trocado ainda, por isso ficou sem dados desse evento, mas segundo ele essa chuva foi mais forte que as anteriores. Supondo que choveu 130 mm ontem, seriam 550 mm no período chuvoso (desde outubro), sendo que 65% caíram em apenas 3 dias. São as peculiaridades do clima semiárido.
  5. Assim está a caatinga em Queimada Nova hoje (10), após 70 dias sem chuva significativa. E a seca não está restrita a Queimada Nova, todo o sul do Piauí, além dos estados da Bahia e de Pernambuco estão na mesma situação. https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2025/04/06/sem-chuva-sem-plantio-sem-comida-e-sem-vida-mais-da-metade-do-piaui-esta-em-decreto-de-seca-e-estiagem.ghtml Felizmente, pra amanhã e depois, retornam as condicões de chuva pra cá. É uma última esperança, já que estamos na reta final da estação chuvosa climatológica. Previsão pra amanhã (11) e sábado (12), respectivamente.
  6. Março de 2025 foi uma versão menos pior de fevereiro. Novamente, a chuva ficou abaixo da média em praticamente todo o estado do Piauí, com excessão de alguns pontos no centro norte do estado. Aqui no sudeste piauiense a situação está crítica. Em março, foram apenas 6 mm aqui em Queimada Nova, após fevereiro ter ficado zerado.
  7. Climatologicamente, abril é o último mês do período chuvoso em Queimada Nova com média de 68,7 mm. Porém, esse não é o caso deste ano. Em 2025, este será o terceiro mês do período seco, considerando que a última chuva acima de 5 mm foi em 30 de janeiro e não existe previsão de chuva forte para este mês. O que aconteceu em fevereiro e março foi HISTÓRICO E SEM PRECEDENTES. Na cidade de Queimada Nova foram só 6 mm somados entre fevereiro e março (tudo em março). Eu tenho 29 pluviômetros das redondezas tabelados (alguns desde 1911). Neles nunca houve um bimestre FM com 6 mm ou menos, incluindo em Petrolina e Juazeiro que são bem mais secos que aqui. Em Paulistana - PI, choveu um pouco mais no bimestre FM, 20,8 mm, ainda assim foi o FM mais seco da série histórica (iniciada em 1914). Fevereiro e março são os 2 meses mais chuvosos do ano, somados tem média de 272,5 mm. Por isso, a maioria dos agricultores plantam nessa época, significando que a produção foi praticamente toda perdida. Para piorar, está muito quente. Março de 2025 foi o março com maior média máxima da série em Paulistana: 35,4ºC.
  8. Ontem de madrugada (23), finalmente voltei a registrar uma chuva mais significativa no sítio da minha família. Foram 14 mm que caíram em intensidade fraca entre 4 e 7h. Apesar do volume baixo, essa foi a chuva mais volumosa em 52 dias (desde 30 de janeiro). Agora são 20,1 mm em março (14,2% da média - 141,4 mm). Amanhecer de ontem com chuva fraca. Na cidade, a chuva foi mais fraca. Foram apenas 5 mm (também foi a chuva mais forte em 52 dias), totalizando 6 mm em março (4,2% da média). Apesar do alívio (muito sutil) que essa chuva deve proporcionar pra agricultura, esta estação chuvosa segue desastrosa. Continuamos com previsão de baixíssimos volumes para os próximos dias.
  9. Ontem (20) e hoje (21) eram os dias do mês com maior possibilidade de chuva em Queimada Nova, porém ocorreram apenas algumas pancadas MUITO isoladas. Foto da tarde de ontem (20). Por volta das 4h50 da madrugada de hoje finalmente choveu aqui no sítio. Foi uma chuva bem rápida e isolada que acumulou 4,8 mm. Apesar do acumulado extremamente baixo, foi a chuva mais volumosa desde o dia 30 de janeiro. Agora são 6,1 mm no mês. Porém, na zona urbana não choveu, permanecendo com apenas 1 mm em março (média de 150 mm). Dessa forma, hoje foi o 50º dia seguido sem chuva (> 1 mm). A expectativa para o restante do mês infelizmente é de pouca chuva.
  10. Entre ontem e hoje, houve também acumulados muito elevados no estado do Ceará e em alguns locais do Piauí. No Piauí, um pluviômetro da ANA em Cabeceiras do Piauí registrou 211,2 mm. Além disso, houve registros não oficiais de 133 mm em Pio IX (divisa com o CE). Cabeceiras registrou em 1 dia quase o mesmo valor que registrei neste ano na zona rural de Queimada Nova (217,8 mm).
  11. Queimada Nova completou hoje 46 dias sem chuvas (> 1 mm). A última vez que choveu foi no dia 30 de janeiro. Considerando apenas o trimestre JFM (o mais chuvoso), esta já é a segunda maior sequência de dias consecutivos sem chuva em Queimada Nova. Como a chuva na primavera também foi abaixo da média, esta vem se encaminhando para ser a pior estação chuvosa registrada por mim (dados desde 2013). O acumulado de outubro até hoje é de apenas 367 mm. Até então, a estação mais seca que registrei foi a de 18-2019 com 444 mm (out/18 a mai/19). A seca na região foi destaque ontem no Globo Rural, em reportagem gravada no município de Acauã - PI, na divisa com Queimada Nova. Lá, de acordo com a reportagem, são 6 reservatórios secos em pleno mês mais chuvoso do ano. https://globoplay.globo.com/v/13426228/ Para o restante do mês, está previsto somente pancadas isoladas em alguns poucos dias. Em abril, que naturalmente chove bem menos que março, as previsões também são de precipitações abaixo da média.
  12. O mês de fevereiro foi de chuvas muito abaixo da média na maioria do estado do Piauí. Aqui em Queimada Nova, assim como em diversos locais do sudeste do estado, o mês terminou zerado, repetindo feito de 2013.
  13. Fevereiro, segundo mês mais chuvoso do ano com média de 130 mm, terminou com 0 mm em Queimada Nova. Mês horroroso, para dizer o mínimo, mas não é a primeira que vez que vivencio isso, já que fevereiro de 2013 também terminou zerado. Antes disso, fevereiro de 1994 teve 0,1 mm em um antigo pluviômetro que operou na cidade na década de 90. Além desses, outros fevereiros zerados em pluviômetros próximos ocorreram em 1997 e 1981. Com a falta de chuva, a vegetação já está bem murcha. A última chuva ocorreu no dia 30 de janeiro, e para março, infelizmente, as previsões também são muito ruins. A foto abaixo foi tirada na quinta-feira (27).
  14. A situação em fevereiro segue trágica em Queimada Nova e na maior parte da faixa leste do País. Fevereiro tem média de 130 mm aqui, mas até agora não caiu uma única gota do céu. Abaixo é uma imagem da manhã de ontem, um bom retrato do mês. Para o restante do mês até o fim de março, as previsões são bem desanimadoras de acordo com o europeu.
  15. Queimada Nova completou 15 dias sem chuva hoje (desde 30/01). O dia de hoje foi como os anteriores: poucas nuvens e nada muito relevante. Fevereiro está zerado e sem qualquer perspectiva de chuva até quarta-feira (20), no mínimo. Dessa forma, este provavelmente será um raro caso de um fevereiro abaixo da média aqui. Dos 12 meses de fevereiro que tenho registrados (2013-2024), apenas 3 foram abaixo da média: 2013 (0 mm); 2016 (41 mm); e 2022 (91 mm). As temperaturas estão comportadas para o padrão daqui, com médias de 21,7ºC / 32,5ºC.
  16. Excente mês de janeiro em todo o estado do Piauí. O mapa abaixo foi produzido a partir de dados de estações públicas (INMET, Cemaden, ANA, Funceme e IPA), particulares (Wunderground, Weatherlink e Ecowitt) e pluviômetros convencionais particulares. Em áreas com baixa densidade de estações, utilizei o auxílio do MERGE (CPTEC).
  17. Janeiro finalizou com 241 mm em Queimada Nova - zona urbana (média 128,4 mm | +88%). Com esse acumulado, janeiro de 2025 foi o sexto mês mais chuvoso que já registrei (desde 2013). É interessante notar que do top 6 de meses mais chuvosos, 4 são meses de janeiro, então é comum que janeiro seja muito chuvoso. Outro destaque do mês foi a quantidade de dias de chuva (≥ 1 mm): 12. Entre todos os meses que tenho registro, esse foi o segundo com mais dias de chuva, empatado com março de 2020 e perdendo para janeiro de 2016 que teve 16 dias. Aqui no sítio, o acumulado mensal foi ligeiramente menor com 216,5 mm em, também, 12 dias de chuva. Na localidade Pereiros, foram 253 mm. Para fevereiro, a expectativa é de chuvas abaixo da média.
  18. Hoje (30), depois de 9 dias secos, voltou a chover em Queimada Nova. A chuva começou às 5h10 e caiu com forte intensidade até às 6h35. Após, ainda choveu fraco por mais 2,5 horas. Aqui no sítio, o acumulado foi de 53 mm, sendo a chuva mais volumosa desde o dia 25/01/2024. Na zona urbana, foram 58 mm acumulados. Houve também muita chuva no vale do São Francisco. Em Dormentes - PE (Lagoas), o acumulado diário foi de 92,0 mm (391,0 mm em janeiro). Em Orocó - PE, foram 86,9 mm e em Juazeiro - BA choveu 83,6 mm. A tarde, ainda foi possível observar cbs ao norte (fotos) e ao leste (vídeo), mas não choveu mais em Queimada Nova.
  19. Ontem, finalmente consegui condições perfeitas para a vizualização do cometa. Segue os registros:
  20. Ontem, eu consegui registrar o cometa C/2024 G3 (ATLAS) em Queimada Nova. Eu só fiquei sabendo da existência desse cometa na noite de domingo através deste tópico. Então, eu perdi os melhores dias de vizualização que foram entre sexta e domingo, que foram inícios de noite com céu limpo aqui. Segunda, o céu ficou completamente encoberto, então não foi possível registrar. Ontem, então, apesar de ter tido um temporal pouco antes do anoitecer, felizmente consegui registrar o cometa, primeiramente ele apareceu acima do que foi uma cb. Nesse momento, 45 minutos após o pôr-do-sol, o cometa era facilmente visto a olho nu. Era possível, inclusive, registrar ele no modo automático da câmera do celular, sem necessidade de ir no modo PRO. Depois, ele se "escondeu atrás da cb, sendo vísivel apenas sua longa cauda (visível a olho nu também). Depois, ele voltou a aparecer, apesar de eu já não consegui ver a olho nu. Esse foi o cometa com melhor visibilidade que já presenciei. Bem diferente do Tsuchinshan–ATLAS do ano passado e do NEOWISE em 2020, em que também fui capaz de ver a olho nu, mas com uma certa dificuldade, esse era vísivel com muita facilidade, pena que a grande mídia está ignorando. Hoje, se as condições meteorológicas permitirem, vou fazer outros registros.
  21. Hoje a tarde (21), a chuva voltou a cair em Queimada Nova. Foram 13 mm acumulados aqui no sítio em apenas 15 minutos de uma chuva intensa. Na estação, o rain rate chegou a 62,4 mm/h, maior taxa de precipitação que já registrei na estação (desde setembro de 2024). Eu fiz um time-lapse da chuva de aproximando, onde é possível observar também a formação de um arco-íris. Na cidade foram 4 mm nessa chuva, totalizando 183 mm em janeiro. Aqui no sítio são 162,9 mm no mês. No momento tenho 21,6ºC, com céu estralado e relâmpagos ao sudeste. É possível até ouvir uns trovões baixinhos, o núcleo está a uns 60 km daqui.
  22. Ontem (20), houve algumas chuvas isoladas ao redor de Queimada Nova. Apesar da beleza, não registrei chuva nos meus pluviômetros. A temperatura ontem dia variou de 22,5ºC a 31,6ºC.
  23. Hoje foi o único dia desta semana sem precipitação em Queimada Nova (ontem ainda tive 1,1 mm de madrugada). Foi um belo dia de sol. Após vários dias de chuva, a mata e as pastagens já estão bem verdes. Também é de destacar a queda da temperatura que está ocorrendo ao longo do mês. Hoje, mesmo com sol, foi um dia relativamente fresco, com variação de 20,5ºC a 31,7ºC.
  24. Hoje (16) foi o décimo dia de chuva em janeiro em Queimada Nova. A chuva caiu na forma de algumas pancadas rápidas entre o fim da manhã e começo da tarde. Foram 5,8 mm acumulados aqui no sítio e 2 mm na cidade. Com os 10 dias de chuva, esse já é o segundo mês de janeiro com mais dias de chuva (≥ 1mm) que registro, empatado com 2020 e atrás de janeiro de 2016 que teve 16. O acumulado na zona urbana agora é de 179 mm (média: 128,4 mm). Curiosamente, janeiro do ano passado mesmo com apenas 6 dias de chuva teve mais chuva que este: 242 mm. A segunda quinzena do segundo mês mais chuvoso do ano promete ser seca por aqui, principalmente em comparação com a primeira.
  25. Tivemos novamente muita chuva em boa parte do sertão nordestino hoje. No mapa abaixo, o acumulado nas últimas 24 horas: Maior destaque para Senhor do Bonfim - BA com 171,6 mm hoje*. Também choveu muito em Castelo do Piauí (151,8 mm), em alguns locais do Ceará e no oeste de Pernambuco, como em Petrolina que teve 114,2 mm na zona rural. Vários locais do Nordeste já superaram os 200 mm nos últimos 7 dias: Um desses locais é o povoado de Moderna em Sertânia - PE que teve 364,7 mm nos últimos 7 dias, mesmo com uma média mensal de 61,6 mm. *O acumulado diário de Senhor do Bonfim na realidade é maior porque a estação apresentou falhas em alguns horários hoje.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.