Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

camilo79

Members
  • Posts

    60
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by camilo79

  1. Pelo INMET das 20h aqui, 30,3°C e 68% de URA. De Campo Bom, registrando céu de Novo Hamburgo, há 20 minutos: WhatsApp Video 2024-03-20 at 20.29.54.mp4
  2. COSMO tá metendo mais de 30°C de mínima (!) no fim da grade aqui pra Campo Bom. O fim da grade não tem limites. (todavia, aguardemos. Não dá pra saber ainda 😬)
  3. Parabéns à família! Que o Lucas tenha vida saudável e feliz! ____________________ Calor abafado em Campo Bom e Novo Hamburgo, hoje. Na INMET de C. Bom, Tmáxima de 32,3°C @13h e URA mínima de 51%. Nebulosidade impediu maior aumento de temperatura (e maior decréscimo de umidade, claro).
  4. Boa tarde. Depois de uma mínima de civilizados 15,4°C no fim da madrugada, a automática do INMET anotou máxima de 37,2°C aqui em Campo Bom - RS. URA mínima de 25%. Há pouco, registrei leve iridescência numas nuvens:
  5. Bueno, o tal do ciclone está sugando ar do meio da Argentina através do Uruguay para o RS. Pelo canal de vapor do GOES, dá pra ver que chega a SP: Aí, mais uma vez temos este eye-candy da formação das "micro"nuvens: Pela automática do INMET daqui, tivemos mínima de 16,2°C ao redor das 5h. Na última leitura (às 14h), 27°C e 37,0% de URA.
  6. COSMO tá botando uma providencial cobertura de nuvens bem na hora que a temperatura chegaria a níveis "extremos" por aqui. Oremos. No mais, INMET automática daqui marcou 34°C e 45% às 10h. Céu de brigadeiro. Felizmente, a FF já ingressou no estado. É uma linha de tamanho BEM considerável, bonitaça, nmho: A diferença de temperatura tá bem nítida:
  7. Aproveita e pede - educadamente, claro - para ver se a equipe não pode derrubar umas árvores, também, caso tenham equipamento à mão. 😁
  8. Não sei, não. Umidade despencando, nuvens indo embora... Região metropolitana ao Sul daqui já está bem mais quente: Máxima de 33,9°C na automática do J. Botânico às 13h, com 49% de URA mínima e quase 4000 Kj/m² de insolação. Comparando com a de Campo Bom: 30,0°C, 59% e 900 Kj/m². Aliás: terminando de escrever o post e o Sol já está castigando aqui no centro de C. Bom. Não duvido nada passar dos 35°C entre 15 e 16h.
  9. Bom dia. Vários pluviômetros da região pegaram chuvarada acima de 30mm/h. Na automática do INMET aqui em Campo Bom, chegou a 56,4mm/h: Felizmente, o dilúvio poupou as cidades mais habitadas, mais próximas à Porto Alegre. Acumulado de 24h (mas que se resume à umas 4-5h de chuva de fato): Pluviômetro automático da ANA registrou pico de 20mm em 15min: ___________ No momento (às 10h), tempo nublado, abafado com 26°C e 80% de URA.
  10. Assim estamos, das 9h da manhã até há pouco: No radar de Canguçu, uns trechos transparentes contíguos a trechos vermelhos: Aqui na automática do INMET em Campo Bom, tivemos máxima de 39°C entre 13 e 14h. Nas leituras seguintes (15h e 16h), máximas um pouco mais baixas, devido à presença de nuvens. ================ EDIT - Outra imagem do radar com os espaços transparentes grudados nos vermelhos, sem transição gradual:
  11. COSMO tá tocando o terror aqui. Acho que bate os 40°C na automática do INMET entre quinta e sábado. Mas o bicho pega, mesmo, nessas mínimas, nmho. Noite escaldante é foda. E, pra mim, temperatura atmosférica que passou dos 37, pouca diferença faz se está 38,0 ou 41,5°C. Tá mais quente fora do meu corpo do que dentro dele. "Sauna", portanto. ________________________ Monitoramento: Pela automática do INMET daqui, a máxima bateu 33,9°C, entre 15 e 16h. URA mínima de 32% no mesmo intervalo. Há pouco, às 23h, foram registrados 23,3°C e 75%.
  12. Como esperado, com a virada do vento, o Guaíba parou de baixar e logo reverteu para subida de nível. Na régua do cais do Porto, a subida recomeçou às 4h30: Na régua do Terminal CATSUL, em Guaíba, foi às 5h15. Inclusive o nível logo ultrapassou o pico de ontem(!): Pra contexto: a régua em Guaíba está a 12Km aos Sudoeste da régua do Cais: Os modelos indicam persistência na direção do vento: 😟
  13. Previsão do início do vento S, pelos modelos disponíveis no windy: (pra quem é de fora: esse vento S prejudica o escoamento do Guaíba na Lagoa dos Patos, levando à tendência de cheia do lago, frente à chegada de muita água dos seus afluentes Jacuí, Sinos, Caí e Gravataí)
  14. Atualizou. O nível tá subindo, ainda. 338cm às 23h15: ...subindo constantes 1cm/h nas últimas três horas, pelo menos. É bem menos do que
  15. ...Há uma queda considerável na temperatura da régua que coincide com o pôr-do-sol (1). Depois, há uma queda considerável que coincide com o fim das atualizações do nível do lago (2). 🤔
  16. Os 335cm são das 20h15. Não sei o motivo de não ter atualizado mais. A água chegou no sensor? 🤔
  17. Isso: Exato. Botei as flechinhas, ao invés de circular os "cílios" para não poluir tanto. Enfim... Repito a pergunta: alguém sabe do que se trata? Uma hora depois dos gifs acima, estava assim: Aí, às 4 da manhã, o "fenômeno" já estava menos nítido, mais dissipado: Depois, às 6 da manhã, voltou a se formar, mas mais ao SE. Às 8h, estava assim a imagem do infravermelho: Voltando a um frame do gif anterior, havia me chamado muito a atenção esse ripple do realce do GOES, ao Sul do CCM à meia-noite e meia: Por fim, comparação do canal visível com o canal 13, às 8h20:
  18. O radar de Canguçu pegou essas duas linhas indo a NE às 9h: Uma hora e meia mais tarde, a coisa já estava menos organizada:
  19. Correntona de jato chegou aqui em Campo Bom mais cedo, trazendo uma amostra do clima paraguaio, sem escalas. O resultado foi esses pulos aí:
  20. Foi meu primeiro ano na Liberato, também com 15 anos. Baita experiência. Até agora, não revivi nada parecido. Pra fevereiro de 2027, tou pretendendo ir pro mais pro Sul pra pegar o eclipse anular.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.