Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2022


Recommended Posts

atingimos 21,6 °C na última hora em POA (INMET), e poderá ser a máxima do dia. Ficaria bem próxima aos 21,4 °C de ontem.

E tal como ontem, estamos tendo outro dia lindo, agradável, com céu limpo. 

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.. Esta tarde tb esta bem fria e um bonito ceu azul em Friburgo. A máxima em Salinas foi de apenas 17 graus e no Alto das Braunes 16,6°C. Agora (16:45) em Conselheiro Paulino já faz 16 graus, essa madrugada promete!

16:45

Alto_das_Braunes_NF_16_45.jpg

Edited by Rafael
  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 6/15/2022 at 1:33 PM, Eclipse said:

 

 

devo concordar. Toda vez que procuro dar uma espiada em previsões do Hemisf Norte eu me apavoro principalmente com a continuidade do calor no verão, e com o potencial para extremos.

Nova York, Miami, oeste dos EUA no geral, Tokyo, cidades de clima mediterrâneo na Europa, etc.

tem verões por lá que fazem os de POA serem Nutella. 

 

mas que POA é condenada, isso é kk

 

O pior verão que passei minha vida foram os meses de junho, julho e agosto no norte da Itália, na latitude 45N. Na definição clássica o clima de lá é subtropical também, mas o calor é muito mais continuo que aqui e o inverno muito mais frio também.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 17:50, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

To achando muita choradeira, por aqui acho que tá tudo bem. Com excessão desse pré-frontal da semana que vem

 

PINHEIRO MACHADO

1981505964_ScreenShot2022-06-15at17_45_16.png.e3cf9f494cbaeb8922d68c6d9a868f96.png

 

LAJEADO

512085388_ScreenShot2022-06-15at17_50_24.png.fdaa2f326e0de99bf730322b372a218b.png

 

GRAMADO

1643273253_ScreenShot2022-06-15at17_45_38.png.6485752dbb072ea151f2bb0aeba5a740.png

 

AUSENTES

531566479_ScreenShot2022-06-15at17_46_03.png.bbedafd30656fcd096b189b08ded5e79.png

Aqui no Sul vai ser só um pré frontal mesmo, mas no sudeste vai ser literalmente um veranico 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 17:55, Luide Luckmann disse:

Aqui no Sul vai ser só um pré frontal mesmo, mas no sudeste vai ser literalmente um veranico 

Aqui vai ficar +4/5 na média das máximas no pico desse veranico (algo em 28/29), acho que nós do sudeste, principalmente quem mora mais pro interior reclama pelo fato de sempre formar bloqueios que matam várias mps, já aconteceu do sul congelar e o sudeste ficar vendo tudo de camarote numa pre frontal, se pelo menos ainda chovesse, mas esse bloqueio vai vir seco pelo que indica o euro, ja q o mesmo antes dele da um dia de chuva fraca e só...

 

a sorte do sudeste é que com o tempo seco esfria a noite, então mesmo q beire os 29 de dia, de noite fica sempre 13/15... mas que é frustante ter essas temperaturas em pleno junho, isso é, mesmo que aquecimentos sejam "normais" ... 

 

Enfim hoje foi mais quente aqui, mais nublado tb, mas não choveu, variou entre 11,8/25,6 hoje 

Edited by Luke
  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Bom fim de tarde a todos,

 

se ontem a mínima surpreendeu, hoje, devido à presença de ventos e nuvens altas, elas decepcionaram, variando entre 15 e 11°C entre as estações da cidade e quase sem queda ao longo da madrugada. Pampulha, uma boa referência para a maior parte dos bairros, teve mínima de 13,1°C (no começo da madrugada, antes da atmosfera de 'instabilizar', chegou a bater 13,3C).

 

As mesmas condições que avacalharam as mínimas, contribuíram para boa sensação de frio de manhã e frescor pela tarde, que não passou dos 22,8°C. Um dia típico de inverno, com sol fraco (muitas nuvens na 1ª metade da manhã), frio leve de noite e de manhã e zero sensação de calor ao longo do período.

 

Agora, ao anoitecer, voltamos a ter uma condição mais favorável de estabilidade e a temperatura está em acentuado declínio. Pampulha já bateu excelentes 15,6ºC às 18h e é possível que a mínima seja invertida (nas próximas horas). A previsão para amanhã cedo é de 9ºC.

Edited by LeoP
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

MATÉRIA DE HOJE DO JORNAL O GLOBO,  menciona o forum

 

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/06/onda-de-frio-pode-quebrar-recorde-historico-em-itatiaia.ghtml

 

 

Onda de frio pode quebrar recorde histórico em Itatiaia

Menor temperatura já registrada na região foi de 12 graus negativos no ano passado

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

15/06/2022 04h31  Atualizado há 5 horas

 

Onda de frio pode quebrar recorde histórico em Itatiaia

Um dos lugares mais gelados do país, o Parque Nacional do Itatiaia, no Sul Fluminense, pode bater um recorde histórico nos próximos dias. Na madrugada desta terça-feira, a estação meteorológica Campo Belo marcou 11,4 graus negativos, a mais baixa temperatura registrada no Brasil este ano. A marca quase igualou os 12 graus negativos registrados em 2021, ainda não superados por nenhuma outra estação do Brasil. E a previsão é de mais frio para o resto da semana.

 

 

As informações são do geógrafo William Siqueira, membro de um grupo de aficionados por baixas temperaturas, o "Portal do Tempo Frio”. Eles são responsáveis pela instalação da estação Campo Belo, às margens de rio homônimo, a cerca de 2.400 metros de altitude, que realizou todas as medições mencionadas acima.

— A temperatura no local deve ficar variando mais uns dias entre 10 e 12 graus negativos — diz William.

 

Na noite desta terça-feira, a estação Campo Belo já marcava 8,5 graus negativos. Para o geógrafo, é possível que o recorde seja derrubado já na manhã desta quarta. Ele acrescenta que a madrugada de terça pode já ter alcançado os 13 ou 14 graus negativos, período em que a medição ficou comprometida por causa de uma falha na estação — causada justamente pelo frio.

 

 

O "Portal do Tempo Frio”, composto por leigos em meteorologia, se originou de outro grupo da internet, o "Brasil Abaixo de Zero", criado em 2001. Discussões relacionadas à diferença de gosto entre os integrantes do fórum original — o que é melhor, o calor ou o frio? — levaram à cisão.

Insurgidos, os mais apaixonados pelo frio resolveram caçá-lo Brasil afora. E instalaram 220 estações meteorológicas em todas as regiões do país, começando por Itatiaia.

 

Além da estação Campo Belo, o grupo fincou outras duas estações no local: Rebouças e Delfim Moreira. Os radares ficam 2350 metros e 2605 metros de altitude e operam à base de energia solar.

A quarta estação na região é a do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que marcou 7,8 graus negativos na madrugada desta terça.

  • Like 11
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 10:21, Marcos disse:

 

Nem tinha visto a máxima daquela joça ontem. Mas isso é bem a cara do INMET. Várias vezes vi a estação dar a máxima do RS na rede do instituto com o centro da alta na costa. Ontem deu 21,4° (eu tive 20,7°). Empatou com a fronteira oeste e quase superou Teutônia. Por que isso acontece? Porque é POA, simplesmente. Há tempo vejo isso acontecer.

 

A urbanização tem contribuído nos últimos 10 anos, mas não é algo decisivo nas máximas. O fato é POA mesmo.

 

Hoje consegui mínima de 9,7°, a maior de todas as estações da cidade, kkkkkkk! Perdi até pra Auxiliadora!!! Agora faz 16,5° com 70%.

 

 

 

Eu sempre penso que a urbanização de Porto Alegre é consideravelmente grande. Ao menos com as estações onde estão atualmente. Eu sempre achei que POA tinha médias compatíveis com o local onde está. Não tinha aquelas estações do Belém Novo e Lomba do Pinheiro que eram rurais e tinha médias menores?

 

Eu não sei se por sorte, mas quase sempre quando vejo POA tem máximas menores que Canoas.

 

POA não tem média menor ou parecida com Canoas?

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 13:23, Eclipse disse:

o que mais explicaria esses 0,2 mm registrados no INMET entre 8h e 9h?

acho que andam cuspindo no pluviômetro de lá

 

(perdoem a caligrafia, ainda não tô bem alfabetizado no Snippet do Windows)

image.png.3c64ff6d345b3de316e1d8b8acb53b4a.png

 

Pode ser orvalho.

Entretanto, as automáticas às vezes dão "tilt" e aparecem umas leituras "mandrakes" nos pluviômetros. :D

Pode ser isso também.

Inclusive, essas precipitações "fantasmas" de 0,x mm em dias sem chuva e sem orvalho também ocorrem de vez em quando nas estações automáticas do CGE. :D

 

No caso das convencionais, quando acontecem essas leituras de 0,x mm em dias sem chuva, certamente é orvalho.

 

Por isso que se usa o termo precipitações e não chuva.

Inclusive granizo... derrete no pluviômetro e acaba sendo medido como se fosse chuva.

 

Também por isso, quando se contabiliza o número de dias de chuva, só se considera precipitações acima de 1 mm.

Justamente para não contar dias em que houve apenas orvalho.

Embora, neste caso, uma leve garoa também acaba não entrando na conta do número de dias.

 

-----------------

 

Para não fugir ao monitoramento...

Depois de mais uma noite nublada, a cidade de São Paulo teve um dia de sol, sempre com quantidade variável de nuvens.

Pela manhã, chegaram a ocorrer curtos períodos de céu nublado.

O vento marítimo esteve presente o tempo todo.

 

Mirante (Aut): 11,6°C / 19,9°C

IAG: 9,8°C / 20,3°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 19:24, wallace silva disse:

Pra não perder a zueira com POA e se manter no tópico, RM do Rio ta fria 

Screenshot_20220615-192005(1).png.5ad3ac0e659c25b960745613f283c1e1.pngScreenshot_20220615-191817(1).png.1fc902381a51b452ff4f77d439cb9a0b.png

 

 

Hoje vi uma cena um tanto inusitada. Em um canal de TV uma repórter estava na rua no Rio de Janeiro, próximo ao Maracanã falando sobre um jogo, estando ela e todo mundo que passava ao fundo bem agasalhados, com moletons, jaquetas, isso ainda no início da noite, 18h. Não é muito comum ver isso na cidade do RJ, nem mesmo no inverno, hehe.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 17:50, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

To achando muita choradeira, por aqui acho que tá tudo bem. Com excessão desse pré-frontal da semana que vem

 

PINHEIRO MACHADO

1981505964_ScreenShot2022-06-15at17_45_16.png.e3cf9f494cbaeb8922d68c6d9a868f96.png

 

LAJEADO

512085388_ScreenShot2022-06-15at17_50_24.png.fdaa2f326e0de99bf730322b372a218b.png

 

GRAMADO

1643273253_ScreenShot2022-06-15at17_45_38.png.6485752dbb072ea151f2bb0aeba5a740.png

 

AUSENTES

531566479_ScreenShot2022-06-15at17_46_03.png.bbedafd30656fcd096b189b08ded5e79.png

 

Esse calor é pra ser breve, mas parece que vem com bastante intensidade. Em Lajeado, e imagino que em várias outras cidades, pode ter mínima perto de 20, além de máxima chegando perto de 30.

 

Por menos que isso dure, já dá aquela sensação de quebra na estação, fica mais parecendo um dia de verão de fato, não apenas um leve calorzinho de inverno (como vai ser amanhã). Mas isso é típico de acontecer todo ano, não é novidade. Normalmente mais de uma vez inclusive, podendo se repetir em julho, e quase com certeza em agosto. 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 18:11, LeoP disse:

Bom fim de tarde a todos,

 

se ontem a mínima surpreendeu, hoje, devido à presença de ventos e nuvens altas, elas decepcionaram, variando entre 15 e 11°C entre as estações da cidade e quase sem queda ao longo da madrugada. Pampulha, uma boa referência para a maior parte dos bairros, teve mínima de 13,1°C (no começo da madrugada, antes da atmosfera de 'instabilizar', chegou a bater 13,3C).

 

As mesmas condições que avacalharam as mínimas, contribuíram para boa sensação de frio de manhã e frescor pela tarde, que não passou dos 22,8°C. Um dia típico de inverno, com sol fraco (muitas nuvens na 1ª metade da manhã), frio leve de noite e de manhã e zero sensação de calor ao longo do período.

 

Agora, ao anoitecer, voltamos a ter uma condição mais favorável de estabilidade e a temperatura está em acentuado declínio. Pampulha já bateu excelentes 15,6ºC às 18h e é possível que a mínima seja invertida (nas próximas horas). A previsão para amanhã cedo é de 9ºC.

 

Aqui em casa, em Contagem, estou começando a testar meus novos termômetros. Por enquanto  o sensor externo está do lado de fora de uma janela que é coberta e que recebe vento mas o sol não bate. O outro, fica dentro do meu quarto. Essa foi a variação por aqui:

 

16553349462655980808020890477345.thumb.jpg.95181414812d8bf749ba7de014bf0c80.jpg

 

Ontem a variação do externo foi de 10°C/21°C. Achei os valores muito bons considerando o local em que ele está. Se eu conseguir colocar em uma área realmente aberta deve ficar bem parecido com as estações oficiais. 

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 14:18, Eclipse disse:

pessoal, uma dúvida. Esses eventos de chuva forte no Nordeste têm a ver com a La Niña?

 

 

Sim,

Em anos de el niño há uma mudança na circulação geral da atmosfera, quando ela está acoplada (oceano + atmosfera) faz com que o ar que subiu devido ao aquecimento das águas lá do pacífico desça sobre a região nordeste formando um certo bloqueio, em anos de la nada ou la niña  isto fica em aberto, mas outras coisas estão ajudando, primeiro que o atlântico anda mais aquecido na altura da região nordeste, isto ajuda nos distúrbios de Leste (Dols) e segundo que em anos de la nina mps avançam mais pelo atlântico ffs chegam com mais facilidade e se juntam com estas instabilidades e pelo próprio giro das mps, muitas vezes elas entram pela região nordeste ajudando ainda mais neste processo.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 21:01, Luide Luckmann disse:

Gente a estação do Morro da Igreja bateu hoje o recorde de máxima para junho desde a abertura em 2007. Mas isso tudo com um ar ainda fresco na atmosfera. Como é possível? To achando isso um erro da estação, só pode

image.thumb.png.8b94a3204c55fc2f41de725d9bf49e0d.png

Luide, essa máxima de 19, acredito que foi em consequência da umidade baixíssima, que ficou na faixa de 7% a 8% de 23 h de ontem até 13 h de hoje, na baixada do Campo Belo/Alto de Itatiaia, fica 2400 m, hoje marcou 18,6 e umidade de 9% no mesmo horário da temp. máxima

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite menos fria em relação aos dias anteriores.

É possível ainda notar a presença daquela nebulosidade proveniente do cavado que está se afastando e perdendo força.

Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 12 graus no extremo sul e 15/16 graus em áreas próximas ao centro.

lt404GF.png

 

Imagem do satélite das 21 horas mostra um pouco dessas instabilidades na metade leste de SP.

us9RaEN.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Primeira quinzena de junho terminou com anomalia negativa nas médias máximas e mínimas em Vacaria, já fazem 21 dias que as máximas estão abaixo dos 20°C, dando uma sensação de frio constante, porém parece que a máxima vai subir pra 21/22 graus amanhã e acabar com essa sequência de máximas baixas. 

 

Junho até agora na estação do INMET:

 

 

 

 

Capturara junho.PNG

  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 21:01, Luide Luckmann disse:

Gente a estação do Morro da Igreja bateu hoje o recorde de máxima para junho desde a abertura em 2007. Mas isso tudo com um ar ainda fresco na atmosfera. Como é possível? To achando isso um erro da estação, só pode

image.thumb.png.8b94a3204c55fc2f41de725d9bf49e0d.png

E o ponto de orvalho chegou a -27,3°C as 07 UTC.

Morro da Igreja.PNG

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2022 em 21:33, marinhonani disse:

Luide, essa máxima de 19, acredito que foi em consequência da umidade baixíssima, que ficou na faixa de 7% a 8% de 23 h de ontem até 13 h de hoje, na baixada do Campo Belo/Alto de Itatiaia, fica 2400 m, hoje marcou 18,6 e umidade de 9% no mesmo horário da temp. máxima

Continua não fazendo sentido. Não é a umidade que "manda" na temperatura e sim o contrário.

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Nas últimas 24h o canal de umidade desabou no litoral de Alagoas, principalmente na região da capital Maceió:

Screenshot_20220615-235543.png.13dc9ae6ac29ab8bd424281efac50f26.png

 

No Pernambuco também choveu, mas até agora os maiores volumes se concentraram nas regiões de Garanhuns e de Arcoverde, no Agreste. Buíque vai em 75 mm nas últimas 24h segundo o CEMADEN.

 

Eu coloco abaixo a previsão do modelo europeu e do modelo americano até o final da noite de sexta:

xx_model-en-178-0_modez_2022061512_63_11415_157.thumb.png.72b05a011129b14f7268320065e50a91.png

xx_model-en-178-0_modusa_2022061518_57_11415_157.thumb.png.936043a733ebc55aa7558ea1bc856882.png

 

A região de preferência do pico de acumulados expressivos é diferente pouca coisa entre os dois modelos, ficando basicamente na fronteira dos dois estados. Atualmente é possível ver o canal de umidade no oceano bem organizado apontando pro litoral norte do Alagoas, onde há Cbs:

received_2213689288778496.thumb.jpeg.87a4cf8f3c32bcba32d34e4f2fb0867f.jpeg

 

 

Edited by CloudCb
  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje tive máxima de 21,5° às 16 h. Bem tarde!! Dia de céu totalmente limpo e sem vento. Estabilidade absoluta.

 

Nessa noite os microclimas estão com tudo. Aqui tenho 12,5° com 86%. Faz 11,0° na Vila Floresta, perto do aeroporto. Nova Santa Rita, na baixada, só 6,0°!!!

 

Aí está meu pequeno tour pela Zona Leste da cidade conferindo os microclimas. Peguei variação de até 5°, mas certamente teria mais do que isso se me afastasse mais da mancha urbana.

 

 

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos.

 

Frio expressivo no Leste de Minas

Em Guanhães, 700 m, 5,6˚C e em G Valadares, 200 m, 9,9˚C.

 

Aqui tivemos ontem a menor máxima do ano, 16,5˚C.

Hoje cedo marcamos a mínima de junho nos três anos de observação: 8,0˚C

 

No momento, céu claro entre nevoeiros: 9,9˚C (7h40min).

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 13/06/2022 em 18:38, Renan disse:

Boa noite a todos. 
 

Antes de mais nada , gostaria de deixar CLARO que eu sei MUITO BEM que esse local onde está minha estação de Ibitipoca, não está 100% padronizado por estar próximo de árvores, a foto pode enganar mas a árvore mais próxima fica a uns 3/4 metros do sensor. Mesmo assim, sei que fica demasiadamente perto. 
 

Esse local foi um “paliativo” que eu encontrei antes de colocar no local definitivo. Na verdade eu provavelmente vou retirar ela deste terreno da pousada em que está , uma vez que o dono não permitiu que eu afastasse mais alguns metros das árvores (fiquei chateado com isso). Mas isso só poderei fazer a partir de Julho, quando tiver tempo para achar um novo terreno e negociar com outra pessoa. 
 

Eu gostaria da opinião sincera dos amigos, se pelo menos para uma visão prévia do clima de lá , eu poderia considerar os dados que consegui até agora. 
 

Marco neste post, alguns amigos que são bastante entendidos do assunto, como por exemplo o @Felipe Backendorf @jean10lje @Aldo Santos

 

6B6732D9-6FDE-469D-B37E-88E13DFF188F.thumb.jpeg.4f2a9683335d14282732d430ab760b75.jpeg
 

@sjmolive também queria saber a localização. Atualmente é essa. Fica numa encosta quase na baixada (tem mais características de baixada). 

Opa Renan, valeu pela citação e parabéns pela nova estação!

 

Eu recomendaria afastar ela da vegetação mais alta em local aberto e plano como disse o @jean10lj 

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A primeira quinzena de junho foi excelente em SC, especialmente pelas máximas constantemente baixas, o agasalho tem sido uma constante mesmo em cidades quentes como Florianópolis e Blumenau. Em Blumenau Junho está assim:

image.thumb.png.b6ac78c9a4233e4b08a57e565ac71999.png

 

Floripa INMET:

Mínima média: 12,8ºC (-1,1)

Máxima média: 19,6ºC (-2,3) -> quinta menor pra um mês de Junho desde 1968

 

Mas onde está absurdo mesmo é no oeste, os dados de Chapecó INMET nesse mês estão impressionantes:

image.thumb.png.cae9a51dd44bee11f544f29ab0a2baa4.png

 

-3,4ºC de desvio da média simples normal 1991-2020!!! @danilo brumana sortudo...

Edited by Felipe Backendorf
desvio de Floripa corrigido
  • Like 15
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.